You are on page 1of 11

____________________________________________________________________________

CURSO: ENGENHARIA CIVIL DISCIPLINA: HIDRULICA GERAL PROFESSOR(ES): ALEXANDRE MARCOS FREIRE DA COSTA E SILVA PERODO LETIVO: 2011 - JANEIRO A JUNHO TURMA(S): ECI 5 NA; ECI 5 NB; ECI 5 NC PERODO DE AULA: 07/02/2011 A 30/06/2011

Aula 01

- Noes Introdutrias e Princpios Fundamentais


1. Hidrulica Conceito e Origem. Hidrulica palavra que vem do grego e a unio de hydra = gua, e aulos = conduo/tubo , portanto, uma parte da fsica que se dedica a estudar o comportamento dos lquidos em movimento e em repouso. responsvel pelo conhecimento das leis que regem o transporte, a converso de energia, a regulagem e o controle do fluido agindo sobre suas variveis (presso, vazo, temperatura, viscosidade, etc). 2. A gua no planeta. gua substncia natural nica, sem ela a vida no nosso planeta seria impossvel. No mundo h bastante gua, mas ela no est distribuda com igualdade, alguns lugares possuem em abundncia e em outros lugares ela falta. A superfcie da Terra constituda de trs quartos de gua, cerca de 70%, a maior parte est concentrada nos oceanos e mares, cerca de 97,5%, o restante 2,5% est concentrado em icebergs e geleiras, sendo que s 0,007% vai para os rios, lagos e reservatrios da superfcie do planeta. Na natureza, encontramos diversos tipos de gua, dependendo dos elementos que ela contm. Algumas so ideais para o consumo, enquanto que outras so prejudiciais sade. So elas:

____________________________________________________________________________

a) gua potvel: o tipo ideal para o consumo, fresca e sem impurezas; b) gua poluda: a gua suja ou contaminada, isto , contm impurezas, micrbios, vrus, etc; c) gua doce: a gua dos rios, lagos e das fontes; d) gua salgada: a que contm muitos sais dissolvidos, como por exemplo, a gua do mar; e) gua destilada: constituda unicamente de hidrognio e oxignio, no h impurezas e nenhum tipo de sal dissolvido; f) guas minerais: so denominadas assim porque contm uma grande quantidade de sais minerais dissolvidos, assim ela possui cheiro e sabor diferente da gua que consumimos. 3. Ciclo natural da gua. Pode admitir-se que a quantidade total de gua existente na Terra, nas suas trs fases, slida, lquida e gasosa, se tem mantido constante, desde o aparecimento do Homem. A gua da Terra, que constitui a hidrosfera, se distribui por trs reservatrios principais, os oceanos, os continentes e a atmosfera, entre os quais existe uma circulao perptua denominada ciclo da gua ou ciclo hidrolgico. O movimento da gua no ciclo hidrolgico mantido pela energia radiante de origem solar e pela atrao gravtica. A energia solar esquenta a gua dos oceanos, mares e massas terrestres, transferindo-as atmosfera como vapor de gua. Na atmosfera, o vapor forma as nuvens, essas so transportadas por patres do clima, que recebe influncia da topografia do terreno. s vezes o vapor se condensa em forma de neblina ou nuvens e eventualmente desce Terra como precipitao, acumulando-se em guas superficiais e sob o terreno. Ato contnuo, o processo de reciclagem, com o regresso da gua para a atmosfera continua. Os principais processos desse ciclo so: evaporao, transpirao, precipitao, infiltrao, respirao e a combusto. Para seguir o movimento da gua atravs deste ciclo, a energia do sol evapora a gua do mar at a atmosfera. Enquanto o vapor ascende dos oceanos e do terreno, deixa atrs de si minerais, tais como sais, que podem converter em inspita a terra. Mas nos oceanos, este s uma parte de um processo natural, que no causa efeito na vida marinha. O vapor de gua invisvel se une ento a procisso de molculas de gua numa viajem que o levar de regresso ao solo ou gua, em forma de precipitao. A precipitao pode tomar uma das vrias formas possveis, mas sempre comear como gua congelada.

____________________________________________________________________________

As molculas de gua se juntam e se lanam at a superfcie da Terra. Assim, a gua termina como gota de chuva, cristal de neve ou granizo, o que depende da estao do ano, da localizao e do clima.

4. Evoluo histrica do uso da gua (hidrulica). Egito Antigo (3500 a.C): Abundncia das guas do rio Nilo uso na irrigao e consumo humano atravs de barragens e canais. Mesopotmia: Povos antigos (Sumrios, Assrios, Persas, Caldeus, Babilnicos) localizados na regio de plancies do Oriente Mdio, utilizavam as guas dos rios Tigres e Eufrates regies alagadias (agricultura e consumo humano). Primeiro sistema pblico de abastecimento de gua (o Aqueduto de Jerwan, na Assria 691 a.C.). Incas, Astecas e Maias (Amrica): Construram numerosos sistemas de canalizao de guas para irrigao, principalmente nas terras ridas da costa do Peru. Imprio Romano: Maior civilizao antiga que atuou no saneamento e com obras hidrulicas. Guiados pelo bom senso, os romanos deram grande importncia aos cuidados sanitrios e de higiene. a) No sculo IV a.C., Roma contava com 856 banhos pblicos, 14 termas (750 milhes de litros/dia) distribudos por uma rede com mais de 400Km de extenso.

____________________________________________________________________________

b) Os esgotos eram levados em condutos subterrneos at um local, a cloaca mxima, onde eram lanados no rio Tibre. c) Criaram os primeiros dispositivos de medio de consumo de gua. d) Realizavam prticas de reso, ao utilizarem gua dos banhos pblicos nas descargas das latrinas. e) Para proporcionar gua destinada ao consumo e limpeza, a cidade de Roma era provida de 14 grandes aquedutos que traziam gua de fontes distantes atravs de condutos subterrneos ou suspensos. f) Existe um aqueduto em Nmes, na Frana, que utilizado at hoje, dois mil anos depois de sua construo pelos romanos. g) No ano 70 a.C., Sextus Julius Frontinus foi nomeado Superintendente de guas de Roma.

Condutos subterrneos de esgotos

Banheiros pblicos

____________________________________________________________________________

Obra hidrulica - Aqueduto

Em 250 a.C., Arquimedes enunciou alguns princpios de Hidrosttica no seu Tratado sobre Corpos Flutuantes. A bomba de pisto foi idealizada pelo fsico grego Ctesibius e, no ano 200 a. C., foi construda pelo seu discpulo Hero. Na Idade Mdia, as condies sociais e econmicas determinaram a tendncia para substituir o trabalho manual por mquinas acionadas pela gua. Nos sculos X e XI expandiu-se a utilizao da roda hidrulica e no sculo XIII, sua utilizao foi intensificada para o esmagamento de frutos e sementes, na prensa de fibras, tecidos, minrios e peas metlicas e, como para o acionamento de foles de fornalhas. No sculo XVI, os filsofos voltaram suas atenes para os problemas encontrados nos projetos de chafarizes e fontes monumentais, como o prprio Leonardo da Vinci. Nos sculos seguintes, GALILEU e seus discpulos, principalmente TORRICELI (Itlia), STEVIN (Holanda), PASCAL e o PADRE MARIOTTE (Frana) avanaram nas pesquisas e determinaram as primeiras leis dos movimentos dos lquidos. Mas tarde outros fsicos tambm contriburam com os estudos e os avanos da Mecnica dos Fluidos e da hidrulica, como os aparelhos para medir

____________________________________________________________________________

velocidade dos fluidos PITOT e VENTURE, as contribuies oferecidas por POISEUILLE e BERNOULLI, alm das investigaes de REYNOLDS, os trabalhos de PRANDTL e as experincias de FROUDE. Na primeira metade do sculo XX, as turbinas hidrulicas e as bombas rotativas difundiram-se, ao que esteve associado no desenvolvimento das tecnologias eltricas. A produo de energia hidreltrica sofreu grande expanso, tendo contribudo para o desenvolvimento industrial de muitos pases. No Brasil, a energia eltrica fornecida pelas usinas hidreltricas atualmente a principal fonte de atendimento populao.

Usina Hidreltrica - turbinas hidrulicas e bombas rotativas

____________________________________________________________________________

5. Hidrulica Subdivises e Seguimentos de Aplicabilidade. A Hidrulica pode ser dividida em: a) Geral ou Terica: - Hidrosttica (Fluidos em repouso ou em equilbrio), - Hidrocinemtica (Fluidos em movimento velocidade e trajetrias), - Hidrodinmica (Fluidos em movimento velocidades, aceleraes e foras atuantes). b) Hidrulica Aplicada ou Hidrotcnica: - Hidrulica Urbana: Sistema de Abastecimento de gua, Sistema de Esgotamento Sanitrio, Sistemas de Drenagem Pluvial, Canais.

- Hidrulica Rural ou Agrcola, Sistema de Drenagem, Sistema de Irrigao,

- Hidrulica Fluvial e Martima, Rios, Canais, Portos, Obras Martimas.

- Instalaes Prediais: Hidrossatrio, guas Pluviais, Preveno e Combate Incndio.

- Tcnica Hidreltrica: Usinas hidreltricas.

____________________________________________________________________________

6. Obras Hidrulicas Atuais.

Barragens e Hidreltricas.

Sistema de Abastecimento de gua Estao Elevatria e Adutora.

____________________________________________________________________________

Drenagem Urbana Galeria de guas Pluviais

Sistema de Esgotamento Sanitrio Estao de Tratamento de Esgotos (ETE)

____________________________________________________________________________

7. Conceitos e Grandezas da Fsica e da Mecnica dos Fluidos Aplicadas Hidrulica.

7.1 - Massa Fora Peso.

- Massa: A massa de um objeto a medida da quantidade de matria que constitui um corpo g e Kg (SI). - Peso: O peso de um objeto resulta da fora gravtica que atua sobre a massa deste corpo Kgf e N (SI). - Fora: consiste num agente fsico capaz de produzir acelerao, alterando o estado de inrcia de um objeto (2 Lei de Newton) Kgf e N (SI). 7.2 - Unidades de Medida. - O Newton : 1 N = Kg . m/s2 - A Dina: 1 DIN = g . cm/s2. - O Quilograma-fora: 1 Kgf = kg . 9,8 m/s2. - O Grama-fora: 1 gf = g . 980 cm/s2.

7.3 - Presso.

- Presso: Fora aplicada (atuante) sobre uma superfcie por unidade de rea. Unidade: N/m2, DIN/cm2, Kgf/cm2 e Lbf/pol2. * Pascal: 1 Pa = 1 N/m2, * Baria: 1B = 1 DIN/cm2, * PSI: 1 psi = Lbf/pol2.

10

____________________________________________________________________________

7.4 - Converses de unidades. 1 Kgf = 9,8 N. 1 N = 105 DIN. 1 gf = 10-3 Kgf. 1 gf = 980 DIN. 1 Lbf = 0,454 Kgf. 1 Pa = 1,0197 . 10-5 Kgf/cm2. 1 mPa (mega pascal) = 106 Pa = 106 N/m2. 1mPa = 10Kgf/cm2 = 100 mca. 1Kgf/cm2 = 10 mca.

11

You might also like