You are on page 1of 7

COLGIO GRACCHO Aluno (a) _________________________________________ 2 SERIE REVISO DE FILOSOFIA Data _______/_______/2011 Prof.

: TAS FISCINA

I UNIDADE: A FILOSOFIA, O HOMEM E OS VALORES TICOS

AFINAL, O QUE O HOMEM?


O CONCEITO DE HOMEM: Ligado ao conceito de essncia, o sentido do conceito de homem tem diferentes sentidos, os quais dependem das caractersticas idiossincrticas atribudas a ele por diferentes filsofos ou linhas filosficas, a saber, o de que ele um ser material, racional, psquico, social e poltico, da prxis, livre, esttico e tico, finito, perfectvel e inacabado. E A FILOSOFIA? O papel da Filosofia na definio do que o Homem provocar uma reflexo sobre o sentido de sua vida, de sua existncia, p-lo no mundo como um ser histrico considerando seu lado existencial. O HOMEM COMO TEMPO: Tomando como base a reflexo do grande pensador Martin Heidegger, o homem deve passar a se perguntar sobre o sentido e finalidade da sua existncia de modo no-tradicional, pois isso mudar o seu modo de ver a si mesmo e de ver o mundo e, por fim, a sua existncia. Assim, e de um modo diferente, o homem deve ser capaz de se perguntar sobre o Sentido do Ser. Para tanto, ele deve levar em considerao alguns principais conceitos, tais como o de Ser-a, Ser-no-mundo, imanncia, transcendncia, Pr-sena, corpo e alma, Ser-para-a-morte, Existencialidade, impessoalidade, autenticidade, angstia, vida e morte etc.

OS VALORES TICOS
SENSO MORAL E CONSCINCIA MORAL: Enquanto o senso moral se relaciona com o sentimento de indignao diante ou em meio a alguma questo que fere atica, a conscincia moral diz respeito diretamente co do indivduo nesta situao. JUZO DE FATO E DE VALOR: O prprio nome indica que o primeiro se imbrica aos fatos, e o segundo aos valores, capacidade de julgar os fatos como algo bom ou ruim, justo ou injusto, certo ou errado; e ainda o bem, o mal e a felicidade. Aqui, h uma distino entre tica pessoal (aquilo que j na pessoa) e a tica normativa (contida nos juzos de valor e que fala dos valores como o que deve ser, e deve ser para todos. Esta distino leva outra: a diferena entre Natureza e cultura. A natureza o que , enquanto que a cultura molda o indivduo em seus sentimentos e aes. TICA E VIOLNCIA: Em tica, violncia tudo aquilo que fere a natureza ou o invade o espao alheio. Esta invaso ou este ferimento pode ser fsico ou psquico, ocorrendo pela fora fsica ou pelo abuso emocional, psicolgico. OS CONSTITUINTES DO CAMPO TICO. H uma polaridade nos constituintes do campo tico: o sujeito moral (ou seja, o agente consciente, ou agente moral, ou seja, a PESSOA) que deve ativa, em vez de passiva; e os valores ticos ou virtudes ticas. Os casos de tica ajudam a compreender melhor isto.

APOLOGIA DE SCRATES
IDEIA-CHAVE: Seguir a conscincia a despeito de tudo e de todos. No confundir conscincia com costumes nem com a exaltao de si mesmo. ALGUMAS DAS PRINCIPAIS IDEIAS: Diante das acusaes, ele chamado a falar, o que faz sem se afetar nem pretender se defender para ser inocentado, mas para cumprir a lei da cidade. Ele usa o seu mtodo da maiutica inclusive neste momento no Tribunal. Ele acusado de criar novos deuses na cidade, de corromper os jovens e de tornar a razo dbil mais forte, enfim, de corromper os jovens. Scrates aceita a imputao da pena para cumprir a lei e no aceita fugir porque se isto fizesse, estaria confirmando uma culpa que no teve. QUESTES

01. Os problemas ticos caracterizam-se pela sua generalidade, e isso os distingue dos problemas morais da vida cotidiana, que so os que se nos apresentam nas situaes concretas. Marque a alternativa INCORRETA sobre a tica. A) A tica parte do fato da existncia da histria da moral, isto , toma como ponto de partida a diversidade de morais no tempo, com seus respectivos valores, princpios e normas. B) A tica teoria, investigao ou explicao de um tipo de experincia humana ou forma de comportamento dos homens, o da moral, considerado, porm, na sua totalidade, diversidade e variedade. C) A tica ou moral, conforme uma das definies mais corriqueiras, o estudo da atividade humana com relao a seu fim ltimo, que a realizao plena da humanidade; D) A tica a teoria ou cincia do comportamento moral dos homens em sociedade. E) o ramo da filosofia que lida com a essncia da realidade. A tica cria a moral. 02. (UFU 2 a fase SETEMBRO de 2002 ) Leia, abaixo, o trecho de Plato, extrado da Apologia de Scrates. () descobrem uma multido de pessoas que supem saber alguma coisa, mas que na verdade pouco ou nada sabem. () e afirmam que existe um tal Scrates () que corrompe a juventude. Quando se lhes pergunta por quais atos ou ensinamentos, no tm o que responder; no sabem, mas para no mostrar seu embarao apresentam aquelas acusaes que repetem contra todos os que filosofam: as coisas do cu e o que h sob a terra; o no crer nos deuses; fazer prevalecer o discurso e a razo mais fraca. Isso porque no querem dizer a verdade: terem dado prova de que fingem saber, mas nada sabem. Apol., 23 c-e. A partir do trecho apresentado acima, responda s seguintes questes. A) Para Plato, qual a verdadeira acusao que se faz contra Scrates? B) Quais elementos caractersticos da filosofia socrtica podem ser extrados deste trecho? C) Que acusaes, tendo em vista as caractersticas especficas da filosofia de Scrates, so apresentadas como no tendo fundamento? 03. (UEL-2005) - Mas a cidade pareceu-nos justa, quando existiam dentro dela trs espcies de naturezas, que executavam cada uma a tarefa que lhe era prpria; e, por sua vez, temperante, corajosa e sbia, devido a outras disposies e qualidades dessas mesmas espcies. - verdade. - Logo, meu amigo, entenderemos que o indivduo, que tiver na sua alma estas mesmas espcies, merece bem, devido a essas mesmas qualidades, ser tratado pelos mesmos nomes que a cidade. (PLATO. A repblica. Trad. de Maria Helena da Rocha Pereira. 7 ed. Lisboa: Fundao Calouste Gulbenkian, 1993. p. 190.) Com base no texto e nos conhecimentos sobre a justia em Plato, correto afirmar: a) As pessoas justas agem movidas por interesses ou por benefcios pessoais, havendo a possibilidade de ficarem invisveis aos olhos dos outros. b) A justia consiste em dar a cada indivduo aquilo que lhe de direito, conforme o princpio universal de igualdade entre todos os seres humanos, homens e mulheres.

c) A verdadeira justia corresponde ao poder do mais forte, o qual, quando ocupa cargos polticos, faz as leis de acordo com os seus interesses e pune a quem lhe desobedece. d) A justia deve ser vista como uma virtude que tem sua origem na alma, isto , deve habitar o interior do homem, sendo independente das circunstncias externas. e) Ser justo equivale a pagar dvidas contradas e restituir aos demais aquilo que se tomou emprestado, atitudes que garantem uma velhice feliz. 04- - Mas a cidade pareceu-nos justa, quando existiam dentro dela trs espcies de naturezas, que executavam cada uma a tarefa que lhe era prpria; e, por sua vez, temperante, corajosa e sbia, devido a outras disposies e qualidades dessas mesmas espcies. - verdade. - Logo, meu amigo, entenderemos que o indivduo, que tiver na sua alma estas mesmas espcies, merece bem, devido a essas mesmas qualidades, ser tratado pelos mesmos nomes que a cidade. (PLATO. A repblica. Trad. de Maria Helena da Rocha Pereira. 7 ed. Lisboa: Fundao Calouste Gulbenkian, 1993. p. 190.) Com base no texto e nos conhecimentos sobre a justia em Plato, correto afirmar: a) As pessoas justas agem movidas por interesses ou por benefcios pessoais, havendo a possibilidade de ficarem invisveis aos olhos dos outros. b) A justia consiste em dar a cada indivduo aquilo que lhe de direito, conforme o princpio universal de igualdade entre todos os seres humanos, homens e mulheres. c) A verdadeira justia corresponde ao poder do mais forte, o qual, quando ocupa cargos polticos, faz as leis de acordo com os seus interesses e pune a quem lhe desobedece. d) A justia deve ser vista como uma virtude que tem sua origem na alma, isto , deve habitar o interior do homem, sendo independente das circunstncias externas. e) Ser justo equivale a pagar dvidas contradas e restituir aos demais aquilo que se tomou emprestado, atitudes que garantem uma velhice feliz. 05. Para as duas questes seguintes, considere o trecho extrado da Apologia de Scrates, de Plato. Tendo ido certa vez a Delfos, (Querefonte) ousou inquirir o orculo com esta questo (peo-vos no perturbeis com o que vou dizer) se haveria algum mais sbio do que eu. A Ptia respondeu-lhe que ningum me superava em sabedoria.[...] Quando tive notcia da resposta do orculo, interroguei-me a mim mesmo: _ que significa o orculo do deus, que sentido oculto h em suas palavras? Por mim estou cnscio de que no sou sbio, nem muito nem pouco. Que pretende ele significar, ao afirmar que sou o mais sbio? Ele certamente no pode mentir, isso lhe impossvel E durante muito tempo fiquei perplexo, sem atinar com o significado do orculo. Por fim, e com grande relutncia, decidi-me a investigar isso [...]. Plato. Apologia de Scrates. Lisboa: Guimares Editores, 1993. p. 39-40. Traduo de Pinharanda Gomes. Como resultado de sua investigao, Scrates concluiu que A) pouco valor ou nenhum tem a sabedoria humana.

B) os atenienses eram incapazes de aprender filosofia. C) o seu mtodo de ensino era mais eficaz do que o dos sofistas. D) o deus estava enganado, pois ele, Scrates, no era, definitivamente, um sbio. 05. No processo formal, Scrates acusado de A) agir como traidor numa batalha naval e corromper os jovens. B) liderar uma nova seita religiosa e organizar uma rebelio poltica. C) no crer nos deuses reconhecidos pela cidade e corromper a mocidade. D) praticar a sofstica e ser homossexual. E) Nenhuma alternativa acima. 06. Para responder acusao de pesquisar os fenmenos celestes e, por isso, no acreditar nos deuses, Scrates se defende nos seguintes termos: A) afirma que o atesmo no um crime, pois sendo Atenas uma democracia, todos tm o direito de expressar suas opinies, sejam quais forem. B) ridiculariza tais pesquisas, procurando diferenciar-se dos filsofos da natureza, que so aqueles que de fato pesquisam esses fenmenos. C) afirma que de fato ele possui essa cincia, mas que nem por isso ele ateu. D) afirma no possuir tal cincia, mas sem desprez-la, dizendo que a mesma seria uma cincia acima das capacidades humanas. E) NRA 07. Scrates no foi muito bem aceito por parte da aristocracia grega, pois defendia algumas idias contrrias ao funcionamento da sociedade grega. Criticou muitos aspectos da cultura grega, afirmando que muitas tradies, crenas religiosas e costumes no ajudavam no desenvolvimento intelectual dos cidados. Sobre este filsofo correto afirmar: a) Sua arte de dialogar, conhecida como maiutica, provocava aquilo que ficou conhecido como "a parturio das idias". b) Sua arte de dialogar, conhecida como dialtica, provocava aquilo que ficou conhecido como "a parturio das idias". c) Scrates nasceu em Atenas e morreu na mesma cidade, anos mais tarde, de velhice. d) Scrates procurava responder questes do tipo: "O que a natureza ou o fundamento ltimo das coisas?" e) N. D. R. 08. () enquanto tiver nimo e puder faz-lo, jamais deixarei de filosofar, de vos advertir, de ensinar em toda ocasio quele de vs que eu encontrar, dizendo-lhe o que costumo: Meu caro, tu, um ateniense, da cidade mais importante e mais reputada por sua sabedoria, no te envergonhas de cuidares de adquirir o mximo de riquezas, fama e honrarias, e de no te importares nem pensares na razo, na verdade e em melhorar tua alma? E se algum de vs responder que se importa, no irei embora, mas hei de o interrogar, examinar e refutar e, se me parecer que afirma ter adquirido a virtude sem a ter, hei de repreend-lo por estimar menos o que vale mais e mais o que vale menos (). PLATO. Apologia de Scrates, 29 d-e.

A partir do trecho acima de Plato, correto afirmar que para Scrates I - a Filosofia um saber que se transmite como lies morais, visto ele conhea a verdade. II - o filosofar uma atividade que busca a verdade e a melhora da alma pela refutao de falsos saberes. III - o questionamento ao interlocutor s ocorre se este espontaneamente se dispuser a responder s Questes formuladas por Scrates. IV - a posse de bens materiais para ele um valor inquestionvel. Assinale a alternativa que contm as afirmativas corretas. A) Apenas II e III. B) Apenas I e II. C) Apenas I e IV. D) Apenas III e IV. E) NRA 10. Na sua abordagem da fenomenologia, diferentemente dos demais pensadores, Heidegger busca o entendimento do conceito de ser, que para ele era um termo filosoficamente vazio na reflexo filosfica contempornea. Qual das proposies abaixo no pode ser associada ao tratamento do ser em Heidegger? a.( ) O Ser-a possui conscincia de sua realidade. b. ( ) Na noo do Ser-a, no h relao entre a essncia e a existncia. c. ( ) Ser-no-mundo envolve relaes de ser com os outros, os quais tambm so seres-nomundo. d. ( ) Para o entendimento do significado de ser, no bastaria retornar linguagem aristotlica, preciso buscar a dos pr-socrticos. e. ( ) O significado do ser necessita da compreenso de um ente que Heidegger designa como Ser-a. 11. (UEL-2004) - O que significa exatamente essa expresso antiquada: virtude? perguntou Sebastio. - No sentido filosfico, compreende-se por virtude aquela atitude de, na ao, deixar-se guiar pelo bem prprio ou pelo bem alheio esclareceu o senhor Barros. - O bem alheio? perguntou Sebastio. - Sim disse o senhor Barros. verdade que a coragem e a moderao so virtudes, em primeiro lugar, para consigo mesmo, mas tambm h outras virtudes, como a benevolncia, a justia e a seriedade ou confiabilidade, ou seja, a qualidade de ser confivel, que so disposies orientadas para o bem dos outros. (TUGENDHAT, Ernst; VICUA, Ana Maria; LPES, Celso. O livro de Manuel e Camila: dilogos sobre moral. Trad. de Suzana Albornoz. Goinia: Ed. da UFG, 2002. p. 142.) Com base no texto, correto afirmar: a) As aes virtuosas so reguladas por leis positivas, determinadas pelo direito, independentemente de um princpio de bem moral. b) A virtude limita-se s aes que envolvem outras pessoas; em relao a si prprio a ao independente de um princpio de bem. c) A ao virtuosa orientada por princpios externos que determinam a qualidade da ao.

d) Ser virtuoso significa guiar suas aes por um bem, que pode ser tanto em relao a si prprio quanto em relao aos outros. e) As virtudes so disposies desvinculadas de qualquer orientao, seja para o bem, seja para o mal. 12. Com relao ao correto uso da moral, assinale a opo correta. A - O saber tico trata do agir do ser humano, tendo em vista qualquer fim que se proponha a executar materialmente. B - Segundo o pensamento aristotlico-tomista, a cincia moral considera as aes humanas ordenadas para a realizao do fim ltimo, entendido como a busca da felicidade pela plena realizao da natureza humana. C - A alienao moral uma das possibilidades morais da tica, sendo vlido o seguinte princpio moral: "No h princpio moral", fundamentado na liberdade humana. D - O saber tico trata da aquisio do conhecimento teolgico transcendental, considerando o homem um ser religioso. 13. "A tica ou filosofia moral a parte da filosofia que se ocupa com a reflexo a respeito das noes e princpios que fundamentam a vida moral." (ARANHA, Maria L. de Arruda e MARTINS, Maria H. Pires. Filosofando: introduo Filosofia. 3 ed. So Paulo: Moderna, 2003, p. 301). A tica nasce quando a indagao formula duas questes: primeiro, de onde vm e o que valem os costumes; segundo, o que o carter de cada pessoa, isto , seu senso e conscincia moral. Assinale V ou F. ( ) Para Nietzsche, a tica institui um "dever ser" moral, os princpios e os valores que ela dita so universais, portanto vlidos para todos os homens, independentemente do tempo e do espao. ( ) As perguntas dirigidas por Scrates aos atenienses sobre o que eram os valores nos quais acreditavam e que respeitavam ao agir inauguram a filosofia moral, porque definem o campo no qual valores e obrigaes morais podem ser estabelecidos pela determinao do seu ponto de partida, isto , a conscincia do agente moral. ( ) Para Aristteles, a tica fundamenta-se em princpios ascticos, em uma moral da abnegao, como condies indispensveis para impor aos homens um "dever ser" capaz de conter o carter perverso dos seus instintos e paixes. ( ) A tica no se confunde com a poltica, todavia elas mantm entre si uma relao necessria, pois a formao tica , ao sobrepor os interesses coletivos aos individuais, importante para o exerccio da cidadania. ( ) Para Kant, no existe bondade natural. Por natureza, o homem egosta, ambicioso, destrutivo, vido de prazeres que nunca o saciam e pelos quais mata, mente, rouba; a razo pela qual precisa do dever para se tornar um ser moral. 14. Em filosofia, a rea que estuda os valores morais. Reflete sobre o bem e o mal, o que certo ou errado e procura responder, por exemplo, se os fins justificam os meios ou os meios justificam os fins. A partir de Scrates (470 a.C-399 a.C.), a filosofia passa a se ocupar de problemas relativos ao valor da vida, ou seja, das virtudes. O primeiro a organizar essas questes Aristteles. Em sua obra destacam-se os estudos da relao entre a tica individual e a social e entre a vida terica e a prtica. Assinale V ou F: ( ) Ele tambm classifica as virtudes. A justia, a amizade e os valores morais derivam dos costumes e servem para promover a ordem poltica. A sabedoria e a prudncia esto vinculadas inteligncia ou razo. ( ) J houve predomina a tica crist, impregnada de valores religiosos e baseada no amor

ao prximo, que incorpora as noes gregas de que a felicidade um objetivo do homem e a prtica do bem, um meio de atingi-la. ( ) Para alguns filsofos, a natureza humana tem destino predeterminado e Deus o princpio da felicidade e da virtude. Os critrios de bem e mal esto vinculados f e esperana de vida aps a morte. ( ) O que impe alguns valores como superiores denominado de tica normativa.

( ) A tica defende a adoo de uma moral prpria em relao ao Estado. O que importa so os resultados, e no a ao poltica em si. Por isso, considera legtimo o uso da violncia contra os que se opem aos interesses estatais. 15. Assinale V ou F a respeito de algumas consideraes sobre o tema da tica. ( ) O senso e a conscincia moral dizem respeito a valores, sentimentos, intenes, decises e aes referidos ao bem e ao mal e ao desejo de felicidade. Dizem respeito s relaes que mantemos com os outros e, portanto, nascem e existem como parte de nossa vida intersubjetiva. ( ) Nossas dvidas quanto deciso a tomar no manifestam nosso senso moral, mas tambm pem prova nossa conscincia moral, pois exigem que decidamos o que fazer, que justifiquemos para ns mesmos e para os outros as razes de nossas decises e que assumamos todas as conseqncias delas, porque somos responsveis por nossas aes. ( ) O campo tico , na verdade, uma falsa elaborao da mente humana para que ela possa se regular na sociedade. Constitudo pelos valores e pelas obrigaes que formam o contedo das condutas morais. ( ) A conscincia moral no s conhece tais diferenas, mas tambm reconhece-se como capaz de julgar o valor dos atos e das condutas e de agir em conformidade com os valores morais, sendo por isso responsvel por suas aes e seus sentimentos e pelas conseqncias do que faz e sente. ( ) Ser livre ser capaz de oferecer-se como causa apenas externa de seus sentimentos, atitudes e aes, por no estar submetido a poderes externos que forcem e o constranjam a sentir, a querer a fazer alguma coisa. 16. Explique o Ser-a e o Ser-no-mundo deHidegger. 17. Faa a distino entre senso moral e juzo moral. Em seguida, associe esta explicao que relaciona tica violncia. 18. Explique os diferentes aspectos que constituem o homem. 19. Explique trs das principais idias de Apologia de Scrates. 20. Scrates, apesar de nada ter escrito, que se tenha conhecimento, considerado o pai da tica. Ele considerou mais o estudo sobre o agir humano, operando uma verdadeira revoluo na medida em que mudou o eixo dos estudos de cosmolgicos para antropolgicos. Identifique e explique, sinteticamente, o mtodo socrtico de filosofar.

You might also like