You are on page 1of 29

A TEORIA CR TICA CRTICA

Rela Relaes Internacionais

A chamada Teoria Crtica surge em 1924, no mbito da sociologia alem, com a formao da Escola de Frankfurt e do Instituto de Pesquisas Sociais, sediados na Universidade de Frankfurt am Main, Alemanha.

Um dos principais objetivos do Instituto de Pesquisas Sociais era o de explicar, historicamente, como se dava a organizao e a conscincia dos trabalhadores industriais. Entretanto, os pressupostos tericos da Escola de Frankfurt se estenderam a diversas reas das relaes sociais, entre elas a Comunicao Social, o Direito, a Psicologia, a Filosofia, a Antropologia, entre outras diversas, inclusive as Relaes Internacionais.
3

A primeira gerao de cientistas sociais que integrou a Escola de Frankfurt foi composta por um grupo de intelectuais alemes de esquerda, entre os quais figuram: Walter Benjamin, Theodor Adorno, Max Horkheimer e Herbert Marcuse. Em seu aspecto geral, pode-se afirmar que a Teoria Crtica est baseada numa interpretao ou abordagem materialista - de carter marxista e multidisciplinar (porque agrega contribuies de vrias cincias: sociologia, filosofia, psicologia social e psicanlise) - da sociedade industrial e dos fenmenos sociais contemporneos. A chamada Revista de Pesquisa Social foi a principal publicao da Escola de Frankfurt.
4

A teoria parte do princpio de uma crtica ao carter cientificista das cincias humanas, ou seja, de uma crtica da crena irrestrita na base de dados empricos e na administrao como explicao dos fenmenos sociais (por exemplo, como crtica ao Funcionalismo). A preocupao, pautada pela organizao dos trabalhadores, est centrada, principalmente, em entender a cultura como elemento de transformao da sociedade.
5

Neste sentido, a Teoria Crtica utiliza-se de pressupostos do Marxismo para explicar o funcionamento da sociedade e a formao de classes, e da Psicanlise para explicar a formao do indivduo, enquanto elemento que compe o corpo social. Esta postura se fortalece, principalmente, com o Nazismo e o Fascismo na Europa. Um dos principais questionamentos se dava no sentido de entender como os indivduos se tornavam insensveis dor do autoritarismo, negando a sua prpria condio de indivduo ativo no corpo social.
6

Contexto histrico
Os programas de pesquisas tericas associados Teoria Crtica passaram por significativas mudanas no decorrer das dcadas, em razo da alternncia de intelectuais no cargo de diretor do Instituto de Pesquisas Sociais - e tambm devido ao contexto histrico mais amplo, tanto da Alemanha como da realidade mundial. A Escola de Frankfurt, contudo - e, por conseguinte, a Teoria Crtica -, conseguiram se institucionalizar apenas no final da dcada de 1940, justamente aps o fim da Segunda Guerra Mundial.
7

Contexto histrico
Como o Instituto era patrocinado com recursos judeus, alm de sua explcita linha marxista de anlise, os pesquisadores como Max Horkheimer (diretor) e Theodor Adorno, entre outros, se vem obrigados a deixar a Alemanha Nazista, fugidos da perseguio de Hitler. J nos Estados Unidos, estes pesquisadores acompanham o surgimento do que os funcionalistas chamam de "Cultura de Massa" com o desenvolvimento de novas tecnologias de comunicao, principalmente o Rdio. Os pensadores da Escola de Frankfurt contestam o conceito de Cultura de Massa, no sentido de que ele seria uma maneira "camuflada" de indicar que ela parte das bases sociais e que, portanto, seria produzida pela prpria massa.

Contexto histrico
Ainda nos anos 1940, os pesquisadores de Frankfurt propem o conceito de Indstria Cultural em substituio ao conceito de Cultura de Massa. Pensadores como Adorno e Lazarsfeld chegaram a desenvolver pesquisas em conjunto, buscando aproximar os conceitos do Funcionalismo com o da Teoria Crtica. Entretanto, a proposio de Indstria Cultural e de Cultura de Massa estavam distantes demais. O processo tardio de institucionalizao da Teoria Crtica se deve ao advento do regime nazista na Alemanha, com a ascenso de Adolf Hitler ao poder. A maioria dos membros da Escola de Frankfurt era formada por judeus, e as perseguies polticas na Alemanha dividiram o grupo e foraram a transferncia do Instituto de Pesquisas Sociais para Genebra (Sua), Paris (Frana) e, depois, Estados Unidos.

Contexto histrico
A disperso da primeira gerao de cientistas sociais da Escola de Frankfurt dificultou a unidade e a regularidade da produo terica e da realizao de pesquisas consistentes. Por conta disso, uma das caractersticas da Teoria Crtica sua fragmentao numa srie de estudos, muitos deles contraditrios e antagnicos.

10

Contexto histrico
A primeira gerao de cientistas sociais pertencentes Escola de Frankfurt desejava que todo conhecimento social produzido no mbito do Instituto de Pesquisas Sociais transbordasse para fora do crculo acadmico, de modo que pudesse ser utilizado para produzir intervenes prticas na sociedade, com o objetivo de provocar mudanas ou transformaes sociais.

11

Propostas da Teoria Crtica


Ela prope a teoria como lugar da autocrtica do esclarecimento e de visualizao das aes de dominao social, visando no permitir a reproduo constante desta dominao (na verdade, esta formao crtica a que se propem os pensadores de Frankfurt pode ser entendida como um alerta necessidade do esclarecimento da sociedade quanto s ordens institudas). Neste sentido, a Teoria Crtica visa oferecer um comportamento crtico nos confrontos com a cincia e a cultura, apresentando uma proposta poltica de reorganizao da sociedade, de modo a superar o que eles chamavam de "crise da razo" (nova crtica ao Funcionalismo). Eles entendiam que a razo era o elemento de conformidade e de manuteno do status quo, propondo, ento, uma reflexo sobre esta racionalidade.
12

Propostas da Teoria Crtica


Desta forma, h uma severa crtica fragmentao da cincia em setores na tentativa de explicar a sociedade (ordens funcionais - a sociedade entendida como sistemas e subsistemas). Assim, propem a dialtica como mtodo para entender a sociedade, buscando uma investigao analtica dos fenmenos estudados, relacionando estes fenmenos com as foras sociais que os provocam. Para eles, as disciplinas setoriais desviam a compreenso da sociedade como um todo e, assim, todos ficam submetidos razo instrumental (o prprio status quo) e acabam por desempenhar uma funo de manuteno das normas sociais.
13

Propostas da Teoria Crtica


A dialtica se d no sentido de entender os fenmenos estruturais da sociedade (como a formao do capitalismo e a industrializao, por exemplo), fazendo uma crtica economia poltica, buscando na diviso de classes os elementos para explicar a concepo do contexto social (como o desemprego, o terrorismo, o militarismo, etc.). Em resumo, h uma tentativa de interpretar as relaes sociais a fim de contextualizar os fenmenos que acontecem na sociedade.
14

Propostas da Teoria Crtica


Partindo deste pressuposto, as cincias sociais que "reduzem" seus estudos coleta e classificao de dados (como acontece com a pesquisa norte-americana) estariam vedando a si prprias a verdade, porque estariam ignorando as intervenes que constantemente ocorrem no contexto social.
15

A TEORIA CRTICA E AS RELAES INTERNACIONAIS: ANTECEDENTES

A partir dos anos 80, o debate chamado neo x neo (em referncia ao neo-realismo e neoliberalismo) dominou as pesquisas no campo das RI. No entanto, e ao mesmo tempo, perspectivas alternativas comearam a surgir, desafiando a viso convencional das relaes internacionais. Esse debate interparadigmtico (ou seja, entre os paradigmas) abriram a disciplina para uma diversidade de abordagens que, anteriormente, no encontravam espao diante do domnio do realismo nas reas de pesquisa em RI 16

A TEORIA CRTICA E AS RELAES INTERNACIONAIS: ANTECEDENTES

A Teoria Crtica uma das mais importantes, seno a mais importante, contribuio alternativa surgida desde ento, apresentando uma crtica contundente concepo realista das relaes internacionais como poltica de poder e questionando a pretenso cientfica das teorias internacionais, em particular seu compromisso com o positivismo. Ampliou o leque de temas, indo alm das esferas tradicionais como segurana e poltica externa.
17

A TEORIA CRTICA E AS RELAES INTERNACIONAIS: ANTECEDENTES

O crescimento da influncia da Teoria Crtica reflete a insatisfao dos estudiosos com as teorias dominantes diante de suas evidentes limitaes na compreenso e anlise das mudanas em curso na poltica mundial. No decorrer da Guerra Fria, cresceram demandas por perspectivas alternativas que levassem a reflexes sobre outras questes importantes tais como:
Ameaa nuclear; Terrorismo; Pobreza; Devastao do meio ambiente; Outras.

Pode-se dizer, ento, que a teoria crtica nas RI nasce no contexto de turbulncias caracterstico de um perodo de transio para uma ordem mundial cada 18 vez mais globalizada.

A TEORIA CRTICA E AS RELAES INTERNACIONAIS: ANTECEDENTES

O objetivo do texto discutir as contribuies dos principais expoentes da teoria crtica nas RI, destacando os temas e conceitos que mais influenciaram o desenvolvimento do debate na rea dos ltimos 20 anos:
Novas interpretaes da obra de Marx; Os intelectuais da Escola de Frankfurt; A teoria da hegemonia de Antonio Gramsci.

1. 2. 3.

Ao trazer a obra desses autores para o campo das RI, os tericos crticos abriram o caminho para o desenvolvimento de uma crtica vigorosa ao realismo, cujo impacto transformou, definitivamente, a maneira como pensamos a teoria na disciplina hoje.
19

A TEORIA CRTICA E AS RELAES INTERNACIONAIS: ANTECEDENTES

A teoria crtica traz o marxismo de volta para as Relaes Internacionais. Os autores resgatam os escritos filosficos e polticos de Marx nos quais esto presentes anlises complexas de processos histricos.

20

10

A TEORIA CRTICA E AS RELAES INTERNACIONAIS: ANTECEDENTES

Nas obra de Marx 18 de Brumrio e Guerra na Frana h uma preocupao do autor em compreender as mudanas na relao entre economia e poltica, tendo em vista as formas mais complexas de organizao do Estado, que tornavam impossvel simplesmente atribuir sua ao ao atendimento dos interesses econmicos da burguesia. A dimenso econmica dos conflitos muitas vezes era superada por interesses polticos orientados para a conquista de poder por grupos no vinculados ao universo da produo.
21

Karl Marx
Marx foi herdeiro da filosofia alem, considerado ao lado de Kant e Hegel um de seus grandes representantes. Foi um dos maiores (para muitos, o maior) pensadores de todos os tempos, tendo uma produo terica com a extenso e densidade de um Aristteles, de quem era um admirador. Marx criticou ferozmente o sistema filosfico idealista de Hegel. Enquanto que, para Hegel, da realidade se faz filosofia, para Marx a filosofia precisa incidir sobre a realidade. Para transformar o mundo necessrio vincular o pensamento prtica revolucionria, unio conceitualizada como prxis: unio entre teoria e prtica. A teoria marxista , substancialmente, uma crtica radical das sociedades capitalistas. Mas uma crtica que no se limita a teoria em si. Marx, alis, se posiciona contra qualquer separao drstica entre teoria e prtica, entre pensamento e realidade, porque essas dimenses so abstraes mentais (categorias analticas) que, no plano concreto, real, integram uma mesma totalidade complexa.

22

11

Karl Marx
O marxismo constitui-se como a concepo materialista da Histria, longe de qualquer tipo de determinismo, mas compreendendo a predominncia da materialidade sobre a idia, sendo esta possvel somente com o desenvolvimento daquela, e a compreenso das coisas em seu movimento, em sua interdeterminao, que a dialtica. Portanto, no possvel entender os conceitos marxianos como foras produtivas, capital, entre outros, sem levar em conta o processo histrico, pois no so conceitos abstratos e sim uma abstrao do real, tendo como pressuposto que o real movimento. Karl Marx compreende o trabalho como atividade fundante da humanidade. E o trabalho, sendo a centralidade da atividade humana, se desenvolve socialmente, sendo o homem um ser social. Sendo os homens seres sociais, a Histria, isto , suas relaes de produo e suas relaes sociais fundam todo processo de formao da humanidade. Esta compreenso e concepo do homem radicalmente revolucionria em todos os sentidos, pois a partir dela que Marx ir identificar a alienao do trabalho como a alienao fundante das demais. E com esta base filosfica que Marx compreende todas as demais cincias, tendo sua compreenso do real influenciado cada dia mais a cincia por sua consistncia.
23

A TEORIA CRTICA E AS RELAES INTERNACIONAIS: ANTECEDENTES

Os tericos crticos rejeitam as leituras ortodoxas do marxismo, que tendem a transform-lo em uma frmula aplicvel a qualquer tempo e lugar, para propor um marxismo mais prximo do prprio Marx, que reconhecia que toda teoria relativa ao seu tempo histrico
24

12

A TEORIA CRTICA E AS RELAES INTERNACIONAIS: ANTECEDENTES

A teoria crtica procura incorporar anlise marxista conceitos que ajudem a explicar o papel de fatores como o nacionalismo e o autoritarismo nos conflitos entre Estados e, para tanto, recorre aos escritos de Marx que abordam temas como a ideologia e a alienao. Marx faz a crtica da prpria razo ao identificar os mecanismos que limitam nossa capacidade de compreenso da realidade ao mesmo tempo em que ameaam nossa liberdade e autonomia.
25

A TEORIA CRTICA E AS RELAES INTERNACIONAIS: ANTECEDENTES

O mais importante desses mecanismos a alienao, que nos impede de distinguir a realidade objetiva de construes sociais destinadas a promover o interesse de uma classe. Na verdade a alienao faz com que os indivduos tratem estruturas sociais resultantes da ao humana como um dado da natureza que dificilmente pode ser transformado pelos prprios seres humanos.
26

13

A TEORIA CRTICA E AS RELAES INTERNACIONAIS: ANTECEDENTES

As teorias positivistas eram o alvo principal da Escola de Frankfurt; As teorias tradicionais abordam os problemas sociais de maneira anloga s cincias exatas, na busca de um rigor cientfico que julgam faltar s cincias sociais; Separao entre sujeito e objeto; O positivismo almeja uma cincia social livre de valores, cientificamente neutra, de modo a produzir teorias capazes de explicar a realidade e fazer previses sobre as possibilidades de ocorrncia de certos fenmenos.
27

A TEORIA CRTICA E AS RELAES INTERNACIONAIS: ANTECEDENTES

Nas teorias de RI o realismo tido como uma teoria tradicional justamente porque busca compreender a realidade como realmente , evitando a contaminao de crenas e valores em anlises, levando a erros desastrosos como havia ocorrido com os liberais utpicos. O problema com as teorias tradicionais o seu conservadorismo, pois, ao considerar o objeto de estudo dado, assumem que imutvel.
28

14

A TEORIA CRTICA E AS RELAES INTERNACIONAIS: ANTECEDENTES

Os pensadores da Escola de Frankfurt no fizeram nenhuma contribuio especfica para a anlise das relaes internacionais. Contudo, exerceram grande influncia sobre um grupo de autores preocupados em renovar, criticamente, a teoria de Relaes Internacionais
29

Robert Cox e a crtica s teorias dominantes nas Relaes Internacionais


O autor canadense Robert Cox publicou uma srie de artigos que se tornaram clssicos da perspectiva crtica nas Relaes Internacionais; Pioneiro no resgate do neomarxismo e das obras de Antonio Gramsci; Tornou-se conhecido por sua brilhante crtica ao realismo contida em um artigo publicado no volume organizado por Robert Keohane em 1986; Afirma abertamente que toda teoria para algo e para algum, ou seja, toda teoria interessada em um estado de coisas, seja ele poltico, social ou econmico;

30

15

Robert Cox e a crtica s teorias dominantes nas Relaes Internacionais Cox defende a idia que toda teoria relativa ao seu tempo e lugar e, portanto, no pode ser transformada em um modelo absoluto, aplicvel universalmente, como se no estivesse associada a certo contexto histrico e poltico. As teorias tm sempre uma perspectiva, um olhar engajado com a realidade sobre a qual est refletindo, sendo influenciada e influenciando tal realidade.
31

Robert Cox e a crtica s teorias dominantes nas Relaes Internacionais

Para Cox, no faz sentido separar, como fazem os positivistas, modelos cientficos de teoria normativa. Cox prope duas classificaes para as teorias existentes: Teoria de soluo de problemas Teoria Crtica

32

16

Robert Cox e a crtica s teorias dominantes nas Relaes Internacionais


Teorias de soluo de problemas: Voltadas para a anlise do funcionamento das diferentes reas de um sistema social, produzindo conhecimento especializado com vistas a solucionar entraves e desequilbrios que comprometam o desempenho do sistema; Procuram identificar como as diferentes variveis interagem, sem questionar se os problemas que se prope a solucionar esto relacionados s caractersticas intrnsecas da sociedade; Nunca consideram a possibilidade de mudanas, de transformao, assumindo, portanto, o perfil de uma teoria conservadora.
33

Robert Cox e a crtica s teorias dominantes nas Relaes Internacionais


Teorias crticas: Reconhecem seu lado relativo e historicamente situado; Reconhece a necessidade de refletir sobre uma realidade em constante mudana e assume seu interesse em transformar tal realidade no sentido de superar as formas de dominao existente; Procura sempre atualizar seus conceitos de modo a ser capaz de acompanhar a natureza dinmica de seu objeto de estudo e ser capaz de melhor analisar o significado dos conflitos e contradies que movem os processos histricos; No se trata de uma viso utpica ou idealista, mas, antes, de uma teoria que no se conforma em explicar a realidade como ela .
34

17

Robert Cox e a crtica s teorias dominantes nas Relaes Internacionais A partir dessa diferenciao, Cox procede crtica do realismo, considerada uma teoria de soluo de problemas pois o realismo: - adota uma metodologia que se diz neutra; - saber tcnico - considera-se uma teoria que transcende a histria, ou seja, aplicvel a qualquer contexto histrico

35

Robert Cox e a crtica s teorias dominantes nas Relaes Internacionais


Para Cox, a falta de interesse do realismo por processos de mudana reflete seu conservadorismo e sua preferncia por uma ordem mundial dominada por um pequeno nmero de Estados poderosos; O realismo privilegia as unidades mais poderosas e limita as possibilidades de mudana em sua estrutura anrquica; A Teoria Crtica nega que a realidade social seja imutvel e afirma que Estados e sistemas de Estados no so governados pela natureza, mas sim resultado da ao humana e em constante mudana; O realismo assume os contornos de uma tcnica preocupada, fundamentalmente, com a produo de equilbrios que preservem a ordem internacional
36

18

Robert Cox e a crtica s teorias dominantes nas Relaes Internacionais


desse ponto de vista que os crticos afirmam que a teoria no reflete simplesmente o real, mas tambm o molda. A separao rgida entre sujeito e objeto falsa. H uma relao dialtica entre teoria e prtica, fazendo com que as contradies do real, que impulsionam mudanas, tenham impactos na atividade intelectual. Para Cox, o realismo no pode ser considerado neutro. Ao contrrio, ao tratar o mundo da anarquia e da poltica de poder como natural, tem um papel decisivo na reproduo das estruturas da poltica mundial tal como elas existem e na excluso de alternativas que visem a transformlas.

37

Robert Cox e a crtica s teorias dominantes nas Relaes Internacionais Inspirado na obra de Antonio Gramsci, Cox desenvolve um modelo no qual tenta incorporar trs dimenses bsicas para entendermos a dinmica da poltica mundial: - a dimenso vertical das relaes internacionais; - a relao entre Estado e sociedade civil; - a dinmica do processo produtivo

38

19

Robert Cox e a crtica s teorias dominantes nas Relaes Internacionais As relaes de poder no realismo, por exemplo, so horizontais, ou seja, baseadas nas diferentes capacidades de poder dos Estados. A tradixo marxista, que inspira a Teoria Crtica, dirige seu foco para a dominao dos Estados mais ricos e poderosos sobre os mais fracos.
39

Robert Cox e a crtica s teorias dominantes nas Relaes Internacionais


Cox acredita que seja necessrio compreender melhor como se estruturam essas relaes verticais de poder na poltica mundial e, para tanto, introduz o conceito gramsciano de hegemonia para analisar como as ordens mundiais formam relaes hierrquicas que no so necessariamente imperialistas, mas muitas vezes baseadas numa combinao de consenso e coero

40

20

Robert Cox e a crtica s teorias dominantes nas Relaes Internacionais


Ao contrrio do realismo, portanto, a hegemonia no deve ser entendida apenas como a supremacia dos Estados mais poderosos, mas tambm como uma relao na qual as potncias assumem um papel dirigente com base em uma combinao de recursos materiais, idias e instituies que convenam os demais Estados das vantagens daquela ordem para o conjunto do sistema.
41

ANTONIO GRAMSCI
Antonio Gramsci (1891 1937) foi um filsofo, poltico, cientista poltico, comunista e antifascista italiano

Hegemonia significa, para Gramsci, a relao de domnio de uma classe social sobre o conjunto da sociedade. O domnio se caracteriza por dois elementos: fora e consenso. A fora exercida pelas instituies polticas e jurdicas e pelo controle do aparato policial-militar. O consenso diz respeito sobretudo cultura: trata-se de uma liderana ideolgica conquistada entre a maioria da sociedade e formada por um conjunto de valores morais e regras de comportamento. Segundo Gramsci, toda relao de hegemonia necessariamente uma relao pedaggica, isto , de aprendizado.
42

21

ANTONIO GRAMSCI
A hegemonia obtida, segundo Gramsci, por meio de uma luta de direes contrastantes, primeiro no campo da tica, depois no da poltica. Ou seja, necessrio primeiro conquistar as mentes, depois o poder. Isso nada tem a ver com propaganda ou manipulao ideolgica. Para Gramsci, a funo do intelectual (e da escola) mediar uma tomada de conscincia (do aluno, por exemplo) que passa pelo autoconhecimento individual e implica reconhecer, nas palavras do pensador, o prprio valor histrico. No se trata de um doutrinamento abstrato, diz Paolo Nosella, professor de filosofia da educao da Universidade Federal de So Carlos.
43

ANTONIO GRAMSCI
O terreno da luta de hegemonias a sociedade civil, que compreende instituies de legitimao do poder do Estado, como a Igreja, a escola, a famlia, os sindicatos e os meios de comunicao. Ao contrrio do pensamento marxista tradicional, que tende a considerar essas instituies como reprodutoras mecnicas da ideologia do Estado, Gramsci via nelas a possibilidade do incio das transformaes por intermdio do surgimento de uma nova mentalidade ligada s classes dominadas.
44

22

ANTONIO GRAMSCI
Na escola prevista por Gramsci, as classes desfavorecidas poderiam se inteirar dos cdigos dominantes, a comear pela alfabetizao. A construo de uma viso de mundo que desse acesso condio de cidado teria a finalidade inicial de substituir o que Gramsci chama de senso comum conceitos desagregados, vindos de fora e impregnados de equvocos decorrentes da religio e do folclore. Com o termo folclore, o pensador designa tradies que perderam o significado, mas continuam se perpetuando. Para que o aluno adquira criticidade, Gramsci defende para os primeiros anos de escola um currculo que lhe apresente noes instrumentais (ler, escrever, fazer contas, conhecer os conceitos cientficos) e seus direitos e deveres de cidado.
45

Robert Cox e a crtica s teorias dominantes nas Relaes Internacionais A teoria crtica tal como proposta por Cox nega a possibilidade de separar a poltica da economia e afirma que as relaes de poder na esfera da produo esto em relao constante com as relaes de poder entre Estados.
46

23

Robert Cox e a crtica s teorias dominantes nas Relaes Internacionais


O esforo de Cox se concentra na tentativa de integrar os universos da poltica, da produo, das estruturas internacionais e dos conflitos de classe com um enfoque terico cuja qualidade principal sua historicidade, ou seja, ser capaz de trabalhar com conceitos que levem em conta as foras que transformam os contornos da ordem mundial.

47

Robert Cox e a crtica s teorias dominantes nas Relaes Internacionais


Esse enfoque no esttico como o realismo pois concebe as estruturas sociais como construes histricas que combinam condies materiais, idias e instituies que constrangem a ao dos atores. Para Cox, as estruturas so um quadro de referncia para a ao poltica, estando sujeitas a mudanas resultantes dos projetos e estratgias levados a cabo pelo atores sociais.
48

24

Robert Cox e a crtica s teorias dominantes nas Relaes Internacionais


IDIAS INSTITUIES

CAPACIDADES MATERIAIS

49

Robert Cox e a crtica s teorias dominantes nas Relaes Internacionais


Ao inspirar-se em Gramsci para formular sua teoria crtica, Cox pode incorporar reflexo sobre as relaes internacionais fatores polticos e normativos excludos das abordagens positivistas. Aplicado s relaes internacionais, esse pensamento permite valorizar o papel das instituies e das idias na interpretao dos processos de construo das ordens mundiais, indo alm da mera considerao das capacidades de poder, como o realismo
50

25

Robert Cox e a crtica s teorias dominantes nas Relaes Internacionais


FORAS SOCIAIS ORDENS MUNDIAIS

FORMAS ESTATAIS A relao entre os trs nveis tambm recproca e nunca unilateral. preciso tom-las conjuntamente para compreender como as hegemonias se formam, se consolidam e entram em crise. Nesse sentido, o modelo reflete com clareza a preocupao da teoria crtica em identificar as possibilidades de transformao da ordem vigente, uma vez que comporta uma abordagem dinmica dos processos de crise como momentos 51 em que o novo pode surgir no lugar do velho.

Robert Cox e a crtica s teorias dominantes nas Relaes Internacionais


Para Cox, a poltica mundial no se estrutura, primordialmente, em torno das fronteiras entre o externo e o interno que definem a disciplina em seus moldes tradicionais. Como vimos anteriormente, os Estados continuam a ser uma dimenso importante das estruturas histricas, mas o que define sua forma e, como consequncia, seu padro de comportamento e suas estratgias, o modo das relaes com a sociedade civil. A partir desse modelo de anlise, torna-se possvel estudar a globalizao um tema que as teorias convencionais procuram evitar a partir da disciplina de RI. Cox nos mostra, portanto, como uma teoria ligada ao movimento da histria pode se adequar para compreender as transformaes profundas em curso na poltica mundial. Seu programa de pesquisa nos convida a investigar como idias, capacidades materias e instituies cada vez mais ignoram limites territoriais, redefinindo os espaos de articulao das foras sociais e dos Estados, bem como as caractersticas estruturais das ordens mundiais.
52

26

tica, soberania e cosmopolitismo crtico de Linklater


A teoria crtica quer recolocar no centro da reflexo sobre as relaes internacionais a vocao marxista original de reafirmar princpios ticos comuns a toda humanidade, criando condies para superar suas divises e conflitos. Para tanto, seria necessrio desenvolver elementos tericos capazes de fundamentar uma nova reflexo sobre o universalismo em um mundo fragmentado poltica e culturalmente. Ou seja, devemos recuperar a capacidade de pensar a evoluo moral da humanidade no sentido da formao de uma comunidade mais ampla e inclusiva, que ultrapasse os limites do Estadonao. Um passo necessrio para empreender tal tarefa formular uma crtica consistente do Estado e das teorias Estadocntricas.
53

tica, soberania e cosmopolitismo crtico de Linklater


O alvo principal da teoria crtica o neo-realismo: - Estado nico ator relevante nas RI; - Generalizao de conceitos para diferentes circunstncias histrico-polticas; - Aspecto a-histrico da estrutura do sistema internacional; - Ao do Estado se resume a uma resposta mecnica s circunstncias; - Aura de imutabilidade sobre o sistema internacional

54

27

tica, soberania e cosmopolitismo crtico de Linklater


Em contraste a essa definio, os crticos do neorealismo desenvolveram estudos sobre as diferentes formas e funes assumidas pelo Estado ao longo da histria moderna. Ao contrrio do que afirmam os relatos convencionais, o Estado, tal como conhecemos hoje, no resultado de um processo natural de organizao das comunidades nacionais para se defender de um ambiente perigoso como a anarquia. Ele uma construo social e histrica que deriva de conflitos e idias sobre como deve ser estruturada a poltica entre grupos humanos diferentes.

55

tica, soberania e cosmopolitismo crtico de Linklater


Respaldados em numerosos estudos da sociologia histrica, os tericos crticos encontraram um forte argumento emprico a favor de sua viso da teoria como uma atividade sempre circunscrita a seu tempo e lugar. Se a definio de soberania, por exemplo, assume significados to diferentes ao longo da histria, devemos desenvolver mtodos e conceitos que reflitam essas variaes, sob pena de naturalizarmos aquilo que artificial, ou seja, produto da ao humana. Com base nessa orientao, abrem-se novas avenidas para a pesquisa do tema da mudana na poltica mundial, antes fechadas pela concepo determinista e anistrica do neo-realismo.

56

28

A excluso
Para os tericos crticos nas Relaes Internacionais, a reproduo das estruturas polticas que dividem a humanidade, organizando-a em grupos nacionais que, frequentemente, recorrem violncia para realizar seus interesses, torna-se um ponto central de sua reflexo. No se trata de deixar de lado o estudo das formas de explorao econmica que tornaram o marxismo uma referncia das lutas sociais modernas. O argumento defende a necessidade de questionar as formas de excluso promovidas pelo particularismo do Estado-nao, que podem ser tanto de tipo cultural, racial ou tnico como tambm social e econmico.
57

A excluso
O que a teoria crtica quer colocar no centro dos debates da disciplina a inevitvel dimenso tica das diferentes questes investigadas pelas Relaes Internacionais, dimenso esta absolutamente ausente das anlises convencionais, que simplesmente aceitam as consequncias negativas do sistema de Estados como um aspecto trgico de uma realidade que no podemos mudar. O problema parece estar, ento, na incapacidade de pensar a poltica para alm do Estado, ou melhor, na insistncia em pensar a poltica como um domnio exclusivo e excludente de uma comunidade circunscrita a um determinado espao territorial.
58

29

You might also like