You are on page 1of 80

Metalografia

Aline Aguiar Ferrer Santiago


nina.0702@hotmail.com aline@cooinsp.com.br

Metalografia
Estudo dos Materiais

fcil avaliar a importncia dos materiais em relao existncia e evoluo da espcie humana. No necessrio aprofundar tal exame para se perceber que inmeras etapas do desenvolvimento do homem foram marcadas pela variedade de materiais por ele utilizado.

Metalografia
Desde o incio da civilizao os materiais so usados com o objetivo de permitir e melhorar a vida do ser humano.

Pr-histria: - Slex lascado, - Pedra polida, - Barro ( uso do fogo e fabricao de peas cermicas).

Metalografia
Cincia e Engenharia dos Materiais

Tal rea de estudo analisa o comportamento dos materiais no tocante as suas partculas sub-atmicas, aos seus tomos, aos seus arranjos atmicos e, finalmente, ao nvel macroscpico. Geralmente, esta rea do conhecimento trata os materiais em funo de suas composies qumicas, da natureza e disposies de seus tomos no espao e da influncia dos processos de transformao em suas propriedades e caractersticas.

Metalografia
A possibilidade de transformar um material malevel em outro com propriedades mecnicas totalmente diferentes marcou o incio da cincia e engenharia dos materiais. Nessa mesma poca, o uso do barro reforado com vigas de madeira e palha, que constitui um material compsito, possibilitou a construo de casas. Com a descoberta dos metais, finda-se a idade da pedra e inicia-se a idade dos metais. Inicialmente, o homem empregou o cobre em substituio pedra. Para refinar e moldar apropriadamente esse metal, foi utilizado o fogo, o que deu origem metalurgia.

Metalografia
A baixa resistncia mecnica do cobre estimulou alternativas para se produzir um material mais resistente, o que levou mistura desse metal, inicialmente com o arsnio e depois com o estanho, o que resultou no bronze.

Metalografia
Ainda na pr-histria, o homem processou e utilizou ferro na confeco de ferramentas, armamentos e utenslios. Milhares de anos mais tarde, o desenvolvimento de novos processos de produo dos aos e dos ferros fundidos permitiram a viabilizao da revoluo industrial. Neste sculo, o desenvolvimento dos materiais polimricos, compsitos avanados, das cermicas de engenharia, dos aos inoxidveis, dos materiais semicondutores, dos biomateriais, permitiram avanos significativos em inmeras reas, como na medicina, odontologia, indstria aeroespacial, eletrnica, automobilstica, naval e mecnica.

Metalografia
Cincia dos Materiais
Est associada ao desenvolvimento e gerao de conhecimento fundamental sobre os materiais, tentando compreender o comportamento dos materiais em funo de sua estrutura interna e dos processos utilizados em seu processamento.

Metalografia
Engenharia dos Materiais

Est ligada utilizao do conhecimento fundamental sobre os materiais, na viabilizao e otimizao de processos de transformao dos materiais em produtos finais.

Metalografia
Seleo de Materiais
Na concepo e fabricao de um novo produto manufaturado, a etapa associada seleo apropriada dos materiais que o constituiro e ao planejamento do processo de fabricao a ser empregado fundamental. Esta etapa est associada a fatores como o ambiente de operao, os nveis de solicitao mecnica presentes, as temperaturas de trabalho ou ainda, a necessidade de obter-se um produto com custos reduzidos.

Metalografia
A concepo desse produto exige que o responsvel pela mesma, tenha noo da estrutura interna dos materiais, pois esse conhecimento aos nveis atmico e sub-atmico permite prever o desempenho do material em servio, bem como permite controlar suas caractersticas, dentro de certos limites. Existem vrios critrios nos quais a deciso final por um determinado material normalmente baseada. Antes de tudo, as condies em servio devem ser caracterizadas, uma vez que estas ditaro as propriedades requeridas do material. Somente em ocasies raras um material possuir uma combinao mxima ou ideal de propriedades. Assim pode ser necessrio perder uma caracterstica para ter uma outra.

Metalografia
Outra considerao a ser feita na seleo qualquer perda de propriedades dos materiais que pode ocorrer durante operao em servio. Por exemplo, significativas redues da resistncia mecnica podem resultar da exposio a temperaturas elevadas ou ambientes corrosivos. Porm, geralmente a considerao mais importante a da economia. O quanto o produto acabado custar.

Pode-se encontrar um material que tenha um conjunto ideal de propriedades mas seja demasiadamente caro. Deve-se considerar tambm o custo de fabricao para produzir o equipamento, componente ou acessrio desejado.

Metalografia
Quanto maior for a familiaridade com as vrias caractersticas e correlaes estrutura-propriedade, bem como tcnicas de processamento de materiais, tanto mais eficiente e confivel ele ou ela ser para fazer escolhas sensatas de materiais baseadas nestes critrios.

Metalografia
Classificao dos Materiais
Os materiais empregados industrialmente podem ser classificados no tocante a caractersticas particulares ligadas constituio e arranjos de seus tomos. Tal classificao permite que os materiais sejam agregados em trs classes principais:
Materiais metlicos, Materiais cermicos e

Materiais polimricos.

Metalografia
Um estudo mais abrangente deve incluir um outro tipo, que exibe, atualmente, grande importncia tecnolgica: os materiais compsitos, tambm denominados de materiais conjugados.

Em adio, existem outro grupo de material importante na engenharia: os semicondutores.

Metalografia
Materiais Metlicos
So substncias inorgnicas compostas por um ou mais elementos metlicos e podem tambm conter elementos no-metlicos, como o oxignio, carbono e nitrognio. A principal caracterstica dos materiais metlicos est relacionada forma ordenada com que os seus tomos esto arranjados no espao, o que pode ser melhor sintetizado pelo termo estrutura cristalina. Em funo do arranjo atmico, os materiais metlicos apresentam, em geral, boa resistncia mecnica e podem ser deformados permanentemente sob a ao de foras externas. Alm, disso, como resultado das ligaes metlicas, eles so bons condutores de calor e eletricidade.

Metalografia
Os metais so vitais para indstria moderna, pois seu uso ocorre em uma gama de aplicaes excepcionalmente diversificada, da indstria de microeletrnica automotiva.

Dentre os materiais metlicos, destacam-se as ligas de alumnio, largamente empregadas na construo de aeronaves, as ligas de titnio usadas na confeco de implantes ortopdicos e as superligas de nquel, apropriadas para fabricao de componentes para operao em temperaturas elevadas.

Metalografia

Metalografia
Materiais Cermicos
Os materiais classificados como cermicos envolvem substncias altamente resistentes ao calor e no tocante estrutura atmica, podem apresentar arranjo ordenado e desordenado, dependendo do tipo de tomo envolvido e forma de obteno do material. Esses materiais so constitudos por elementos metlicos e no metlicos, formando reaes qumicas covalentes e inicas. Em funo do arranjo atmico e das ligaes qumicas presentes, os materiais cermicos apresentam elevada resistncia mecnica, alta fragilidade, alta dureza, grande resistncia ao calor e, principalmente, so isolantes trmicos e eltricos.

Metalografia
Nas ltimas dcadas, uma gama bastante variada de novos materiais cermicos foi desenvolvida. Tais materiais caracterizam-se, principalmente, pelo controle de suas composies, das dimenses de suas partculas e do processo de produo dos componentes. Como resultado desse procedimento, possvel produzir dispositivos de alta resistncia mecnica e resistentes a temperaturas elevadas, o que possibilita a aplicao dos mesmos em mquinas trmicas, onde o aumento do rendimento est ligado ao aumento da temperatura de trabalho.

Metalografia
Com relao ao comportamento mecnico, materiais cermicos so duros mas muito frgeis. os

Exemplos: a alumina, a slica, o nitreto de silcio, a zircnia e o dissiliceto de molibdnio, todos caracterizados como materiais cermicos de engenharia.

Metalografia

Rolamentos de esferas cermicos.

Metalografia
Materiais Polimricos
Os materiais polimricos, apesar de abrangerem diversos materiais classificados como naturais, envolvem ainda aqueles de natureza sinttica e artificial. Grande parte desses ltimos tiveram sua utilizao viabilizada a partir da dcada de 20, com os avanos da qumica orgnica.
A principal caracterstica que diferencia os materiais polimricos dos outros tipos de materiais est relacionada presena de cadeias moleculares de grande extenso constitudas principalmente por carbono. O arranjo dos tomos da cadeia molecular pode levar a mesma a ser caracterizada como linear, ramificada ou tridimensional.

Metalografia
Embora esses materiais no apresentem arranjos atmicos semelhantes ao cristalino, alguns podem exibir regies com grande ordenao atmica (cristalinas) envolvidas por regies de alta desordem (no-cristalina).

Devido natureza das ligaes atmicas envolvidas, a maioria dos plsticos no conduz eletricidade e calor. Alm disso, em funo do arranjo atmico de seus tomos, os materiais polimricos exibem, em geral, baixa densidade e baixa estabilidade trmica. Tal conjunto de caractersticas permite que os mesmos sejam frequentemente utilizados como isolantes eltrico ou trmico ou na confeco de produtos onde o peso reduzido importante.

Metalografia
Um dos materiais polimricos mais versteis o polietileno, com um nmero de aplicaes industriais bastante amplo. Outros exemplos de materiais polimricos incluem os poliuretano, que usado na fabricao de implantes cardacos ou a borracha natural utilizada na fabricao de pneus.

Metalografia

Automvel experimental projetado pela Chrysler com carroceria produzida em uma nica pea de plstico, o que pode resultar em reduco de at 25% de seu preo final .

Metalografia

Conexes e acessrios em metal e polmero (teflon)

Metalografia
Materiais Compsitos
Os materiais compsitos, tambm denominados de materiais conjugados, podem ser descritos como a combinao de dois ou mais diferentes materiais, o que resulta em propriedades no apresentadas pelos constituintes individuais. Alm disso, os materiais constituintes do material compsito no dissolvem um no outro e exibem uma interface bem definida entre eles.
Esses materiais podem ser divididos em materiais compsitos naturais ou tradicionais e em materiais compsitos avanados.

Metalografia
grupo dos materiais compsitos naturais, enquadramse a madeira, o concreto e o asfalto. Os materiais compsitos avanados surgiram h poucas dcadas, como resultado de necessidades resultantes de avanos tecnolgicos nas indstrias aeronutica, naval e automobilstica. Dentre os materiais compsitos mais comuns destacam-se os de matriz plstica reforada com fibras de vidro ou carbono, ou ainda, as ligas de alumnio reforadas com filamentos de boro.

O material compsito matriz plstica/fibras de carbono permite obter uma relao resistncia mecnica/peso extremamente elevada e muito maior que a de diversos materiais metlicos.

Metalografia

Emprego de materiais compsitos na aeronave ERJ145

Metalografia
Materiais Semicondutores
Semicondutores tm propriedades eltricas que so intermedirias entre os condutores eltricos e os isolantes. Alm disso, as caractersticas eltricas destes materiais so extremamente sensveis presena de diminutas concentraes de tomos impurezas, cujas concentraes podem ser controladas ao longo de muito pequenas regies espaciais. Os semicondutores tornaram possvel o advento do circuito integrado que revolucionou totalmente a eletrnica e as indstrias de computadores.

Metalografia

Painis solares fotovoltaicos

Metalografia
Introduo :
A Metalografia surgiu praticamente com o trabalho pioneiro de Henry Clifton Sorby (1826-1908), tido como o precursor da moderna metalografia, quando em 1863 observou pela primeira vez uma estrutura metlica ao microscpio. Desde ento se pode defini-la como o ramo da tecnologia que estuda e interpreta a estrutura interna dos metais e suas ligas, como tambm a relao entre as suas composies qumicas, propriedades fsicas e mecnicas.

Metalografia
Para a determinao de uma microestrutura foram desenvolvidos ao longo dos anos muitos mtodos de preparao de amostras, entretanto a observao atravs de um microscpio, continua sendo um dos mais importantes. Qualquer exame para revelar os micro-constituintes de um metal por meio ptico, envolve basicamente trs estgios de preparao de um corpo de prova: - Obteno de uma seo plana e polida, - Realce da micro-estrutura, atravs de um adequado, - Observao ao microscpio.

ataque

Metalografia
Estes estgios esto to intimamente ligados que o resultado final do ensaio depende nica e exclusivamente de sua execuo, exigindo assim que o metalgrafo domine perfeitamente a tcnica metalogrfica, geralmente relegada a um segundo plano.

Metalografia
A Metalografia Aplicada no Controle de Qualidade

Genericamente o Controle de Qualidade de um produto metalrgico pode ser:

Dimensional Estrutural

Metalografia
A Metalografia Aplicada no Controle de Qualidade

Dimensional: Como o prprio nome indica, aquele que se preocupa em controlar um determinado produto em geral acabado ou semi-acabado, quanto s suas dimenses fsicas. Este campo tambm denominado de Metrologia.

Metalografia
A Metalografia Aplicada no Controle de Qualidade

O controle estrutural preocupa-se com o material que forma a pea, sua composio, propriedade, estrutura, aplicao, etc. Classifica-se em:

a) Ensaios fsicos (destrutivos e no destrutivos), b) Anlise qumica, c) Ensaio metalogrfico, d) Ensaios especiais.

Metalografia
Ensaio Metalogrfico
-Verificaes complementares: Para se ter uma idia aproximada da natureza de certos materiais metlicos ou de como certas peas foram fabricadas, podem-se usar os seguintes exames complementares: a) Aspecto da superfcie. b) Aspecto da fratura. c) Ao da lima. d) Centelhas ao esmeril. e) Atrao pelo im, sonoridade, etc.

Metalografia
Estes exames elementares so rpidos, econmicos e do ao analista experimentando uma srie de informaes bsicas. Entretanto, com o incremento da tecnologia, um controle mais severo tornou necessrio o exame em laboratrio, com outros meios, ou seja, com mquinas, aparelhos ou instrumentos que forneam, de preferncia, um valor numrico que servir para o confronto com normas e especificaes. Este procedimento constitui um critrio justo e seguro na avaliao das qualidades dos materiais, contribuindo para a correo dos defeitos e para melhoria da qualidade.

Metalografia
Ambos os controles, na oficina e no laboratrio, se completam perfeitamente. Basicamente o ensaio metalogrfico composto de trs estgios :

- Preparao da Superfcie; - Ataque; - Observao / Anlise.

Metalografia
Apesar de parecer num primeiro momento pouco importante, a preparao da superfcie o estgio mais negligenciado. Esta atitude desastrosa, comum na maioria dos laboratrios metalogrficos motivada no somente pelo aspecto laborioso inerente a este estgio, que exige grande destreza do analista, bem como s dificuldades de adequao dos diversos mtodos de preparao disponveis, ao ensaio a ser realizado. Qualquer analista, que deseja obter informaes concretas, atravs do uso da metalografia ptica, deve antes de tudo ser um exmio preparador, estando tambm apto a escolher o mtodo de preparao mais indicado ao seu tipo de trabalho.

Metalografia
A habilidade manual conseguida pela prtica diria no laboratrio, enquanto que a capacidade de aplicao do mtodo de anlise prende-se a vrios fatores, que para efeitos prticos podem ser resumidos como: - A amostra dever ser representativa, devendo todos os seus micro-constituintes serem preservados durante a preparao.

- A superfcie da amostra deve ser plana e isenta de qualquer deformao.

Metalografia
Entretanto, em certas ocasies, quando se desconhece de antemo a microestrutura em anlise, como por exemplo, defeitos oriundos de falhas do material, a escolha do mtodo de ensaio e a preparao propriamente dita esto intimamente ligadas exigindo uma maior sensibilidade do analista.

Assim sendo, podem-se utilizar vrios processos para a perfeita adequao do ensaio a ser realizado, distinguindo-se dentre eles o diagrama de superposio de estgios para se avaliar a sucessiva reduo das deformaes causadas na amostra.

Metalografia
CORTE

LIXAMENTO

POLIMENTO

AMOSTRA ISENTA DE DEFORMAES Figura do Diagrama de Superposio de Estgios para avaliao das sucessivas redues das deformaes causadas na amostra.

Metalografia
Este processo efetuado em uma seqncia lgica, onde a versatilidade, reprodutividade e tempo de preparao foram computados, de tal maneira, que as deformaes causadas pelo estgio anterior sejam removidas completamente pelo subseqente, portanto, atendendo ao mesmo tempo s necessidades bsicas dos dois fatores acima comentados.

Metalografia

FLUXO DESCRITIVO DAS ETAPAS DA ANLISE METALOGRFICA

Metalografia
A Macro e a Micrografia

O exame metalogrfico procura relacionar a estrutura ntima do material s propriedades fsicas, ao processo de fabricao, etc. Pode ser: - Macrogrfico
- Microgrfico

Metalografia
Macrografia
O ensaio de macrografia consiste na verificao a olho nu ou com uma ampliao de no mximo 10 vezes, de uma superfcie plana seccionada de uma pea ou amostra metlica, devidamente polida e atacada por um reagente adequado. Por seu intermdio tem-se uma idia de conjunto, referente homogeneidade do material, distribuio e natureza de falhas, impurezas e ao processo de fabricao. O termo macrografia, alm de definir o tipo do ensaio realizado, engloba tambm os documentos gerados a partir dele, tais como fotografias, impresses, etc.

Metalografia
Para a macrografia, o ao o material de maior interesse. Algumas das heterogeneidades mais comuns nos aos so as seguintes: - Vazio, causado pelo resfriamento lento; - Segregao, causadas pelas impurezas e outros metais;

- Dendritas, formao de gros de vrios tamanhos;


- Trincas, devido s tenses excessivas no resfriamento.

Metalografia
Atravs do ensaio de macrografia podemos verificar o processo de fabricao ao qual o produto siderrgico foi submetido, se fundio, forjamento ou laminao; tambm permite verificar a homogeneidade ou heterogeneidade do produto e constatar a existncia de descontinuidades inerentes ao prprio metal, como porosidade e segregaes. O ensaio permite ainda determinar a existncia de soldas no material, alm de revelar as vrias zonas existentes na solda e suas caractersticas, tais como nmero de passes e forma do chanfro.

Metalografia
As heterogeneidades podem ser:

- Cristalinas: compreendem granulao grosseira, profundidade de tmpera e zona afetada pelo calor (ZAC ou ZTA (zona termicamente afetada));
- Qumicas: abrangem profundidade de carbonetao, zonas descarbonetadas, segregao e incluses no metlicas, principalmente sulfetos; - Mecnicas: dizem respeito a regies encruadas, em que se destacam a dissoluo e colorao seletivas, provocadas pelo ataque, alm de trincas e poros, imperceptveis a olho nu que podem ser evidenciados por corroso.

Metalografia

A macroestrutura, que o resultado do ensaio, pode-se apresentar sob diversos aspectos, devido s heterogeneidades do material, as quais podem reagir de maneiras diferentes ao serem atacadas.

Metalografia
Tcnica Macrogrfica
O primeiro passo consiste em saber qual o fim visado e o que se deseja obter. Para isto necessita-se de um corpo de prova escolhido e preparado com critrio. A tcnica do preparo de um corpo de prova de macrografia abrange as seguintes fases:

1. Escolha e localizao a ser estudada;


2. Preparao de uma superfcie plana e polida na rea escolhida;

3. Ataque da superfcie preparada.

Metalografia
1 - Escolha e localizao a ser estudada: Ficar a critrio do analista, que ser guiado na sua escolha pela forma, pelos dados que se quer obter e por outras consideraes da pea em estudo. Um corte longitudinal ser prefervel quando se quiser verificar:

- Se uma pea fundida, forjada ou laminada;


- Se a pea foi estampada ou torneada; - Solda de barras;

- Extenso de tratamentos trmicos superficiais, Etc.

Metalografia
Um corte transversal permitir verificar: - A natureza do material (ao, ferro fundido); - Seo homognea ou no;

- Forma e intensidade da segregao;


- Posio, forma e dimenses das bolhas; - Forma e dimenses dos dendritas;

- Existncia de restos do vazio; - Profundidade da tmpera, etc.

Metalografia
2 - Preparao de superfcie plana e polida na rea escolhida: Compreende duas etapas: a) O corte que feito com serra ou com cortador de disco abrasivo adequado; quando este meio no vivel, recorre-se ao desbaste, que praticado com esmeril comum at atingir a regio que interessa. Todas estas operaes devero ser levadas a cabo com o devido cuidado, de modo a evitar encruamentos locais excessivos, bem como aquecimento a mais de 100C em peas temperadas, pois estes fenmenos seriam mais tarde postos em evidncia pelo ataque, adulterando a concluso do exame.

Metalografia
b) O polimento iniciado com lixa, em direo normal aos riscos j existentes; passa-se sucessivamente para lixa de granulao mais fina, sempre mudando a direo de 90. Deve-se tomar cuidados especiais para no arredondar as arestas dos corpos de prova. Aps cada lixamento a superfcie deve ser cuidadosamente limpa afim de que o novo lixamento no fique contaminado com resduos do lixamento anterior. Neste estgio, a superfcie denota por vezes algumas particularidades tais como: - Restos do vazio;
- Trincas, grandes incluses; - Porosidades, falhas em soldas.

Metalografia
3 - Ataque da superfcie preparada: Para por em evidncia outras heterogeneidades, indispensvel proceder-se a um ataque comparativo qumico. De acordo com o material e com a finalidade do exame, tm-se diversos reativos: - Reativo de iodo;

- Reativo de cido sulfrico;


- Reativo de cido clordrico; - Reativo Fry;

- Reativo Heyn.

Metalografia

Metalografia
Em soldagem, estamos interessados em verificar no Ensaio Macrogrfico, a geometria (altura e largura dos reforos de solda e dimenses das pernas das soldas de filete) e organizao dos cordes de solda depositados na junta em questo, a presena ou no de descontinuidades e/ou defeitos de soldagem, a regio de transio entre o metal de base e o metal de solda, chamada de ZTA (zona termicamente afetada) ou ZAC (zona afetada pelo calor).

Metalografia

Metalografia

Metalografia

Metalografia

Metalografia

Metalografia
Micrografia
Consiste no estudo dos produtos metalrgicos, com o auxlio do microscpio, permitindo observar a granulao do material, a natureza, forma, quantidade e distribuio dos diversos constituintes ou de certas incluses, etc. Estas observaes so de grande utilidade prtica.

Metalografia
Tcnica microgrfica
A tcnica do preparo de um corpo de prova para micrografia abrange as seguintes fases:

Preparao da amostra; Embutimento da amostra; Lixamento ou pr-polimento; Polimento; Ataque da superfcie preparada.

Metalografia
- Preparao da amostra:
O primeiro passo para a obteno de um bom resultado a escolha e preparao adequada da amostra. Esta deve representar a pea em estudo; para isto no deve sofrer qualquer alterao em sua estrutura. Um aquecimento demasiado (acima de 100C), deformaes plsticas (em metais moles), ou a formao de novos gros por recristalizao devem ser evitados. A rea da amostra a ser examinada no deveria exceder de 1 a 2 cm 2, sob pena de se ter um tempo de preparao excessivo.

Metalografia
Qualquer preparao depende igualmente do material da amostra; a tcnica de lixamento e polimento devem ser adaptadas mesma.

Encruamento a elevao da tenso de escoamento na fase de deformao plstica, ou seja, o fenmeno que ocorre no metal com aumento da dureza devido deformao plstica (s ocorre a frio). O encruamento causa modificaes nas propriedades mecnicas do material.

Metalografia
- Embutimento da amostra:
A necessidade do embutimento de amostras metalogrficas de grande importncia em micrografia, pois alm de facilitar o manuseio de peas pequenas, evita que corpos de prova com arestas rasguem a lixa e o pano de polimento, bem como evita o abaulamento dos corpos de prova durante o polimento, o que influencia bastante na observao microscpica (facilita a observao dos bordos, que ficam planos).

Metalografia
O embutimento com resina sinttica apresenta ainda as seguintes vantagens: - So neutras em relao s solues de ataque;

- Impedem a infiltrao das solues em poros e fendas;


- A dureza pode ser adaptada dureza do material a ser embutido, atravs de aditivos especficos.

Metalografia
O embutimento pode ser:

- A frio: quando se usa resinas sintticas de polimerizao rpida; - A quente: quando a amostra embutida em materiais termoplsticos por meio de prensas.

Metalografia
Micro Constituintes do Ao:
O aumento ou a reduo da dureza do ao depende do modo como ele foi tratado termicamente. Uma fresa requer um tipo de tratamento trmico que a torne dura para retirada de cavacos de um material. Outro exemplo: para que ao adquira deformao permanente, como o caso do forjamento, necessrio um tipo de tratamento trmico que possibilite a mais baixa dureza a esse ao. Temos, assim, duas situaes opostas de alterao das propriedades do ao. Tais situaes mostram a necessidade de se conhecer bem os constituintes do ao, antes de submetlo a um tratamento trmico.

Metalografia
Tomemos duas amostras de ao : uma com baixo teor de carbono ( 0,1 % ) e outra com teor mdio (0,5%). Vamos examinar, com auxlio de um microscpio, a estrutura cristalina dessas duas amostras.

Baixo Carbono

Mdio Carbono

Metalografia

Baixo Carbono

Ao observarmos a amostra de baixo carbono, distinguimos gros claros, com pouco carbono, em maior quantidade, e gros escuros com bastante carbono.

Metalografia

Mdio Carbono

Ao observarmos a amostra de mdio carbono, identificamos mais gros escuros que claros. Portanto, essa amostra contm mais carbono. Os gros escuros so mais duros e resistentes do que os gros claros.

Metalografia
Com auxlio de um microscpio, identificamos dois constituintes da estrutura do ao : gros claros, chamados ferrita, e gros escuro, chamados perlita.

A ferrita (gros claros) apresenta uma estrutura cbica de corpo centrado (CCC). Os tomos que compem essa estrutura se organizam bem juntos entre si, de modo que fica difcil a acomodao de tomos de carbono na rede cristalina. A estrutura da ferrita consegue acomodar, no mximo, 0,025 % de tomos de carbono.

Metalografia
Ampliando vrias vezes o tamanho do gro escuro, vemos uma seqncia de lamelas ou lminas claras e escuras. As lminas claras so de ferrita e as lminas escuras recebem o nome de cementita. A estrutura cementita um carboneto de ferro de dureza elevada, representada por Fe3C. A perlita ( gros escuros ) formada de lminas alternadas com 88 % de ferrita e 12 % de cementita.

Perlita = Ferrita + Cementita

Metalografia
Temos, assim, duas situaes opostas de alterao das propriedades do ao. Tais situaes mostram a necessidade de se conhecer bem os constituintes do ao, antes de submetlo a um tratamento trmico.

You might also like