You are on page 1of 4

Barco de Ia

A iniciao pode ser de apenas um Ia ou pode ser de muitos nesse caso recebe o nome de "Barco de Ia". Quando entra para fazer o santo sozinho ser chamado de Dofono (homem) ou Dofona (mulher), por ser o primeiro e nico. No caso do barco o primeiro Ia ser chamado de Dofono, o segundo dofonitinho, o terceiro ser chamado de Fomo, o quarto de Fomutinho, quinto de Gamo, sexto de Gamutinho, stimo de Vimo, Oitavo de Vimutinho, nono de Gremo, decimo Gremutinho, decimo primeiro de Caula e da por diante, essa sequncia de nomes so usadas na maioria das casas de candombl de cultura Jeje-nag. J houve barcos com quinze Ias que se tem notcia, mas isso muito raro, pois implica muito trabalho e dedicao de muitas pessoas para cuidar dos Ias, a maioria das casas recolhem no mximo trs ou quatro. Existem Orixs que no podem ser iniciados junto com outros nesse caso ser recolhido sozinho.

Iniciao

Nos 3 primeiros dias a pessoa ficar descansando e fazendo os ebs de limpeza que sero apurados no jogo de bzios, e tomando banhos com folhas sagradas e ab, ficar recolhida no ronc (quarto especfico de recolhimento), prximo ao peji e ser feita a primeira obrigao que o bori, no final dos trs dias suspenso o bori e passa para as fases seguintes. Em seguida comea a contar o perodo de 16 dias, a tem incio o longo aprendizado das rezas, costumes, prticas, lendas, histrias e a iniciao propriamente dita, que consiste em raspar a cabea, fazer curas (pequenos cortes), assentamento do orix, sero oferecidos animais, comida ritual, flores e frutas. Segunda sada de Ia, pintura colorida. No final tem a festa que chamada de "sada de ia", essa festa dividida em 4 partes: A primeira sada no barraco interna sem a presena do pblico, somente os membros da casa estaro presentes. Pode ter variao de uma casa para outra ou de nao para nao, uns fazem trs sadas pblicas outros fazem quatro. Inicia-se o candombl normalmente despachando o Pad (pode ser despachado durante o dia tambm, depende da casa) e canta-se algumas cantigas para cada um dos Orixs, enquanto isso os Ias esto sendo preparados para a primeira sada no barraco de festas. Na primeira sada pblica o Ia sai do ronc (nome dado ao quarto onde ficam recolhidos) para o barraco todo vestido de branco, essa sada em homenagem a Oxal, trs na testa uma pena vermelha chamada Ekodid e na parte superior da cabea o adoxu e pintado com efun, ele vem acompanhado de sua me pequena, do Babalorix ou Iyalorix e todos que ajudaram na feitura. Nessa sada o Ia dever saudar a porta, os atabaques o Ax do centro do barraco onde estar o fundamento da casa e a Iyalorix. Em seguida recolhido para mudar de roupa. A segunda sada pblica do Ia no barraco as roupas so coloridas em homenagem todos os orixs e a pintura feita com o p azul wji, branco efun, e vermelho osn. O Ia sendo de oxal ou determinados orixs funfuns a roupa no pode ser colorida, predominando o branco, todavia a pintura colorida seja relevante em quantidade discreta. Orunk. Hora do nome do Ia candombl. A terceira sada do Ia a mais esperada por todos da comunidade, nota-se um momento de tenso muito grande e a expectativa dos sacerdotes que contriburam nesta sagrada iniciao, que pode ser afirmada ou negada pelo novio de que tudo foi bem feito ou no, com o grito triunfal do seu nome. Novamente o Ia trazido ao ile ax, desta vez sem a pintura geral, s com uma pintura de wji no centro da cabea (cuia de wji) ou boril (ritual feito com ej do pombo branco) e ornado com penas do mesmo. O Orix dir seu Orunk para todos ouvirem, nesse caso escolhida uma pessoa (normalmente um Babalorix ou Iyalorix de outra casa) presente para tomar o nome do Orix, so feitas algumas cerimnias onde a pessoa pergunta por trs vezes o nome do Orix e na terceira ele grita em voz alta seu Orunk para todos ouvirem. Depois do nome dado o Ia recolhido novamente para trocar a roupa.

A quarta e ltima sada o Orix vem todo paramentado com roupas e ferramentas caractersticas de cada Orix, para danar e ser homenageado por todos os presentes. No final canta-se para Oxal e a festa encerrada.

Porm a Ia ainda no terminou as obrigaes ter ainda que cumprir um resguardo normalmente de trs meses e continuar usando o kel (uma gargantilha de contas) que foi colocada em seu pescoo no incio da feitura de santo. Durante esses trs meses o Ia continuar dormindo numa esteira, usar roupas brancas e seguir uma srie de restries denominada de ewo. Terminado o perodo de quel, feita a retirada do mesmo e outra festa feita para comemorar a comumente chamada "cada de quel". o perodo mais difcil para o Ia que precisa voltar a trabalhar, muitos se iniciam no perodo de frias do trabalho e quando termina as frias precisam voltar para um ambiente onde sem dvida ser notado por todos, discriminado por alguns e ter que se manter calado, ter muitos problemas na hora das refeies, pois est proibido de entrar em bares e restaurantes, ter que levar uma marmita e aceitar os olhares de curiosidade. Algumas casas atualmente por esse motivo tm feito alguns acordos com os Orixs para que o Ia que precisa trabalhar j saia da roa sem o kel, mas ter que cumprir todos os itens do resguardo nos mnimos detalhes. Nesse caso no precisar usar somente branco, poder usar roupas de cores bem claras como azul, rosa, beje, cinza, tudo para no chamar muito a ateno. Existem casos de firmas que o uniforme preto, marrom, azul marinho, nesses casos o Orix permite, no vai querer que seu filho perca o emprego.

Obrigao de um e trs anos


At fazer um ano de feitura ou pagar sua obrigao de um ano (od Kn), ainda ter algumas restries (ewo temporrio. como cortar cabelo, tomar banho mar e outros. Ser feita a obrigao de um ano de feitura, uma nova festa para comemorar a data onde sero oferecidos comida ritual, frutas e flores. Outra obrigao feita aos trs anos de feitura (od kt), algumas casas ou naes fazem tambm uma de cinco anos, mas no candombl ketu considera-se um ano, trs e sete anos. Ele ou ela permanecer como Ia at completar os sete anos de feitura e fazer a obrigao de sete anos

(odu ej).

S quando fizer a obrigao de sete anos Odu ej que ser considerado um Egbomi. A obrigao de sete anos to grande e importante quanto a feitura, nessa obrigao que ser definido se o Egbomi ir abrir uma casa ou no. A Iyalorix entregar para o Egbomi no ato da festa seus pertences (jogo de bzios, pembas, favas, sementes, tesoura, navalha, tudo que vai precisar para iniciar Ias) no Ketu chamdo Odu Ij com Oy, em outras naes chamado de Dek, Peneira, Cuia, etc. Caso o Orix da pessoa no queira abrir uma casa e queira continuar na roa da Iyalorix, o Orix depositar os objetos recebidos nos ps da Iyalorix e sua filha no abrir uma casa, continuar na roa onde normalmente receber um posto para ajudar a Iyalorix. Quando o Orix aceita a Egbomi receber todas as homenagens dos presentes pois est sendo consagrada como uma nova Iyalorix se for homem Babalorix. Nesse caso ter que providenciar uma casa para onde ser levado seu Orix e iniciar um novo Ile ax.

Odu ej, or odn kje ou odum ej so nomes pertinentes a obrigao de sete anos, que pode ocorrer a partir dos sete anos de feitura de santo de um elegun, ia ou outro iniciado, desde que estes tenham pago suas obrigaes de um (1) ano od Kn e trs anos od kt. Esta obrigao uma das mais significativas e impotantes na vida de um iniciado, pelo fato de marcar um novo ciclo, adquirindo posio ou statos na hierarquia familiar do candombl, pois um rito de passagem de ia para ebonmi. Dependendo do esprito de iniciativa, liderana e aptido, que esta pessoa tenha no ciclo de convivncia do povo do santo, pode ser pronunciada a comunidade, pelo seu babalorix ou iyalorix a continuar no ile ax de iniciao, agora como sacerdote ou sacerdotisa, ocupando cargos como iamor, iyalax, sarapemb, iyaefun etc. Ordinariamente se ouve dizer que "fulano de tal" recebeu o cargo na obrigao de sete anos. Neste sagrado ritual, o novo ebonme estar apto tambm a tornar-se um Babalorix ou Iyalorix para fundar o seu prprio ile axe, dependendo da confirmao no jogo de merindilogun consultado previamente. Da a obrigao de odu ej programado e feito com outro ritual chamado de Oy.

Oy, oy ou ip so nomes consernentes a um tipo de cargo especifico na cultura Jeje-Nag, outorgado por um sacerdote do candombl, babalorix ou iyalorix a um elegun, geralmente na obrigao ou depois do odu ej. Igualmente chamado de won Ip rs e Deka no candombl de angola . Complexidade Neste ritual complexo e exaustivo, tem incio at mais de um ano retroativo, pois necessrio a construo de um ile ax com a preparao devida de onile, fundao de um peji e vrios outros assentamentos de orixs, iniciao ritual dos atabaques, Agog, adj etc. Petrechos Rumgebe.Afro brasileiro.candombl.No dia propriamente dito da entrega do Oy, um grande cabaa denominada de igb, tambm chamada de cuia de ax recheada com vrios objetos sagrados, que o novo sacerdote vai utilizar durante muito tempo de sua vida sacerdotal, at mesmo na sua ultima obrigao chamada de axex, contendo obi, orob, aridan, ekodid, navalha, faca, tesoura, efun, limo da costa e o importante fio de conta mais cobiado do povo nag o Humgeb. Desfecho Meridilogun.Sob o igb encontra-se um opon merindilogun, "Peneira de palha" ornada com bzio e palha da costa, onde est depositado o mais precioso e poderoso instrumento de consulta aos Deuses africanos, chamado de merindilogun. A entrega da cuia de ax geralmente feita no barraco na presena de todos presentes, logo em seguida o orix do novo sacerdote responde, confirmando aceitao, todavia o mesmo submetido a teste de aprendizado tendo que jogar os bzios na presena dos sacerdotes mais velhos, inclusive de outros terreiros.

Para os cargos ou postos de Ogan e Ekedi normalmente so pessoas escolhidas pela Iyalorix ou por algum Orix da casa, sero pessoas de sua inteira confiana, pois ficaro com a responsabilidade de zelar da casa e da festa enquanto a iyalorix estiver em transe.

Uma vez que no entram em transe, Ogans e Ekedis passam por todos os preceitos que passam os Ias inicialmente e at um determinado momento, mas durante o desenrolar da obrigao constatado que no entrar em transe, confirmado atravs do jogo de bzios no merindilogun o Orix que trar o Orunk do Ogan ou da Ekedi na festa. Se foi escolhido pelo Orix da Iyalorix ou Babalorix ou pelo Orix de uma das Egbomis da casa, o Orix que o escolheu que sair no barraco acompanhando o iniciado. Nesse caso a festa no ter tantas sadas como as sadas de Ia. Mas no final ter o mesmo banquete de confraternizao entre todos presentes. Quanto ao resguardo e ewo tambm no ser igual ao do Ia, ser de acordo com o jogo de bzios, mas geralmente de 21 dias de Quel e normalmente cumpridos na roa, no caso de impossibilidade por motivo de trabalho, sai de manh para trabalhar e vem dormir na roa at terminar o perodo de Quel.

You might also like