You are on page 1of 364

Conhecimentos Bsicos de Administrao Financeira e Oramentria

Prof. Alessandro Lopes

Prof. Alessandro Lopes

Mdulo I 1. Oramento na Constituio de 1988 2. Leis Oramentrias: PPA, LDO, LOA. 3. Oramento Fiscal e de Seguridade Social.
Prof. Alessandro Lopes 2

Mdulo I 1. Oramento na Constituio de 1988


Artigos: 165 ao 169

Art. 165: Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecero: o plano plurianual, as diretrizes oramentrias e os oramentos anuais
Prof. Alessandro Lopes 3

Mdulo I 1. Oramento na Constituio de 1988 Os projetos de lei desses instrumentos de planejamento so de iniciativa PRIVATIVA do Chefe do Poder Executivo, ou seja, somente o Presidente da Repblica, no caso da Unio, pode encaminhlos ao Congresso Nacional (art. 84, CF/88: compete privativamente ao Presidente da Repblica - XXIII: enviar ao CN o PPA, a LDO e a LOA).
Prof. Alessandro Lopes 4

Mdulo I 1. Oramento na Constituio de 1988 Os Projetos de Lei relativos ao Plano Plurianual, s Diretrizes Oramentrias, ao Oramento Anual e aos Crditos Adicionais, sero apreciados pelas DUAS Casas do Congresso Nacional, na forma do REGIMENTO COMUM. (art. 166 CF88).
Prof. Alessandro Lopes 5

Mdulo I 1. Oramento na Constituio de 1988 JULGUE:


A despeito de sua importncia, o PPA, a LDO e a LOA so leis complementares

Prof. Alessandro Lopes

Mdulo I 1. Oramento na Constituio de 1988


As Leis Oramentrias so Leis Ordinrias, no entanto, de acordo com o 9 do art. 165 da CF/88, cabe Lei COMPLEMENTAR dispor sobre: vigncia, organizao, exerccio financeiro, prazo e elaborao.
Prof. Alessandro Lopes 7

Mdulo I 1. Oramento na Constituio de 1988


Tipos de Oramentos:

Legislativo, Executivo e Misto

Prof. Alessandro Lopes

PPA
At 4 meses antes do encerramento do primeiro exerccio financeiro

LDO
8,5 meses antes do encerramento do exerccio financeiro Encerramento do 1 perodo da sesso legislativa

LOA
At 4 meses antes do encerramento do exerccio financeiro

Encerramento da sesso legislativa

Encerramento da sesso legislativa

Prof. Alessandro Lopes

JULGUE:
Institudo pela CF/88, o plano plurianual, de vigncia coincidente com a do mandato do chefe do Poder Executivo, estabelece, de forma regionalizada, as diretrizes, os objetivos e as metas da administrao pblica federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de durao continuada.
Prof. Alessandro Lopes 10

JULGUE:
De acordo com o calendrio vigente, o Presidente da Repblica, no primeiro ano de seu mandato, governa o pas com o plano plurianual, a lei de diretrizes oramentrias e a lei oramentria anual aprovados pelo seu antecessor, embora no esteja impedido de propor alteraes.
Prof. Alessandro Lopes 11

ESAF/2010/SUSEP - A respeito dos prazos relativos elaborao e tramitao da lei que institui o PPA, a LDO e a LOA, correto afirmar: a) o projeto de PPA ser encaminhado at cinco meses antes do trmino do exerccio em que inicia o mandato do Presidente da Repblica, enquanto a LOA deve ser encaminhada at quatro meses antes do trmino do exerccio. b) os projetos de PPA e de LDO devem ser encaminhados juntos at seis meses antes do trmino do exerccio uma vez que h conexo entre eles. c) a Constituio Federal determina que esses projetos de lei so encaminhados ao Congresso Nacional de acordo com as necessidades do Poder Executivo, exceto no ltimo ano de mandato do titular do executivo. d) os projetos de LDO e de LOA devem ser encaminhados ao Congresso Nacional at seis meses antes do trmino do exerccio e devolvidos para sano at o encerramento da sesso legislativa. e) a proposta de LOA dever ser remetida ao Congresso Nacional at quatro meses antes do trmino do exerccio financeiro e o projeto aprovado da LDO deve ser devolvido para sano at o encerramento do primeiro perodo da sesso legislativa.
Prof. Alessandro Lopes 12

Mdulo I 2. Leis Oramentrias: PPA Art.165, 1: A lei que instituir o plano plurianual estabelecer, de forma regionalizada, as Diretrizes, Objetivos e Metas da administrao pblica federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de durao continuada.
Prof. Alessandro Lopes 13

Mdulo I 2. Leis Oramentrias: PPA


FORMA REGIONALIZADA: no caso Federal, consistem nas 5 regies geogrficas que dividem o pas; em determinados Estados, a base da regionalizao so as regies administrativas.

Prof. Alessandro Lopes

14

Mdulo I 2. Leis Oramentrias: PPA


DIRETRIZES: so ORIENTAES GERAIS que nortearo a captao, gesto e gasto de recursos a longo prazo, visando ao alcance dos objetivos programados;

Prof. Alessandro Lopes

15

Mdulo I 2. Leis Oramentrias: PPA


OBJETIVOS: consistem na DISCRIMINAO dos resultados que se pretendem alcanar com a execuo das aes governamentais (elevar o nvel educacional e combater o analfabetismo);

Prof. Alessandro Lopes

16

Mdulo I 2. Leis Oramentrias: PPA


METAS: representam a QUANTIFICAO FSICA dos objetivos (contratao de 300 professores);

Prof. Alessandro Lopes

17

Mdulo I 2. Leis Oramentrias: PPA


DESPESAS DE CAPITAL: grupo de despesas da Adm. Pblica, utilizadas para classificar os gastos com investimentos, inverses financeiras e transferncias de capital (construo de escolas, hospitais, creches...);
Prof. Alessandro Lopes 18

Mdulo I 2. Leis Oramentrias: PPA e outras delas decorrentes: so despesas correntes (de custeio, de manuteno, operacionais) que sero geradas aps a concluso dos investimentos realizados (despesas de capital). Ex: contratao de professores, mdicos...
Prof. Alessandro Lopes 19

Mdulo I 2. Leis Oramentrias: PPA PROGRAMAS DE DURAO CONTINUADA: so programas cuja execuo ultrapassam UM exerccio financeiro (ex: bolsa escola, programas relacionados as reas de sade e educao). So aes de natureza finalstica, de prestao de servios comunidade.
Prof. Alessandro Lopes 20

Mdulo I 2. Leis Oramentrias: PPA O PPA doutrinariamente conhecido como Planejamento Estratgico, de mdio prazo, da administrao pblica brasileira, que contm os projetos e atividades que o governo pretende realizar, ordenando as aes e visando consecuo de objetivos e metas a serem atingidos em quatro anos.
Prof. Alessandro Lopes 21

O plano plurianual, um instrumento de administrao pblica que, segundo o 1 do artigo 165 da Constituio Federal, dever conter: a) de forma geral, as metas da administrao pblica federal para as despesas de capital e para as relativas aos programas de durao continuada. b) de forma regionalizada, as diretrizes, os objetivos e as metas da administrao pblica federal para as despesas corrente e de capital. c) de forma setorial, as diretrizes, os objetivos e as metas da administrao pblica federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes, e para as relativas aos programas permanentes. d) de forma regionalizada, as diretrizes, os objetivos e as metas da administrao pblica federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes, e para as relativas aos programas de durao continuada.

Prof. Alessandro Lopes

22

Mdulo I 2. Leis Oramentrias: PPA A elaborao dos Planos e Programas Nacionais, Regionais e Setorias, assim como a elaborao das LDO e LOA, sero realizados em consonncia com o PPA e apreciados pelo Congresso Nacional. (Art. 165 4, CF/88).
Prof. Alessandro Lopes 23

Mdulo I 2. Leis Oramentrias: PPA Nenhum INVESTIMENTO (ou obra de grande vulto) cuja execuo ultrapasse 01 (um) Exerccio Financeiro poder ser INICIADO sem prvia incluso no Plano Plurianual, OU sem lei que autorize a incluso, sob pena de crime de responsabilidade (art. 167 1. CF/88).
Prof. Alessandro Lopes 24

Mdulo I 2. Leis Oramentrias: PPA Lei 12.593/2012: O PPA 20122015 instrumento de planejamento governamental que define diretrizes, objetivos e metas com o propsito de viabilizar a implementao e a gesto das polticas pblicas, orientar a definio de prioridades e auxiliar na promoo do desenvolvimento sustentvel.
Prof. Alessandro Lopes 25

Mdulo I 2. Leis Oramentrias: PPA


De acordo com o art. 7 da Lei 12.593/2012, integram o PPA 20122015 os seguintes anexos:

Anexo I Programas Temticos;


Anexo II Programas de Gesto, Manuteno e Servios ao Estado; e

Anexo III Empreendimentos Individualizados como Iniciativas.


Prof. Alessandro Lopes 26

Integravam o PPA os seguintes anexos:

1) Programas Finalsticos 2) Programas de Apoio s Polticas Pblicas e reas Especiais 3) rgos Responsveis por Programas de Governo
Prof. Alessandro Lopes 27

Mdulo I 2. Leis Oramentrias: PPA


NO integram o PPA os Programas destinados EXCLUSIVAMENTE a Operaes Especiais. OPERAES ESPECIAIS: despesas que no contribuem para a manuteno, expanso ou aperfeioamento das aes do governo federal, das quais NO RESULTAM UM PRODUTO, e no geram contraprestao direta sob a forma de bens ou servios.
Prof. Alessandro Lopes 28

Mdulo I 2. Leis Oramentrias: PPA A excluso ou a alterao de programas constantes do PPA ou a incluso de novo programa sero propostas pelo Poder Executivo por meio de Projeto de Lei de Reviso Anual.

Prof. Alessandro Lopes

29

Mdulo I 2. Leis Oramentrias: PPA Os Projetos de Lei de Reviso Anual, quando necessrios, sero encaminhados ao Congresso Nacional at 31 de agosto.

Prof. Alessandro Lopes

30

Mdulo I 2. Leis Oramentrias: PPA O Poder Executivo enviar ao Congresso Nacional, at 15 de setembro de cada exerccio, o Relatrio de Avaliao do Plano Plurianual (objetivo: subsidiar a elaborao da LDO de cada exerccio).
Prof. Alessandro Lopes 31

Mdulo I 2. Leis Oramentrias: PPA O projeto do PPA poder receber EMENDAS dos parlamentares, apresentadas na Comisso Mista de Planos, Oramentos Pblicos e Fiscalizao, onde emitiro PARECER e apreciadas, na forma regimental, pelo PLENRIO das duas Casas do Congresso Nacional (2, art. 166, CF/88).
Prof. Alessandro Lopes 32

Mdulo I 2. Leis Oramentrias: PPA O Presidente da Repblica poder enviar Mensagem ao Congresso Nacional, propondo modificaes nos projetos de PPA, LDO, LOA e Crditos Adicionais, enquanto NO INICIADA a VOTAO, na Comisso Mista, da parte cuja alterao proposta. (5, art. 166, CF/88)
Prof. Alessandro Lopes 33

Mdulo I 2. Leis Oramentrias: LDO A LDO, inovao da Constituio Federal de 1988, o instrumento norteador da LOA, ela responsvel pela conexo entre o Plano Estratgico das aes governamentais (Plano Plurianual) e o Plano Operacional (Oramento Anual).
Prof. Alessandro Lopes 34

Mdulo I 2. Leis Oramentrias: LDO


METAS e PRIORIDADES DESPESAS de CAPITAL Orientar a ELABORAO da LOA

Dispor sobre as ALTERAES na Legislao Tributria Estabelecer a POLTICA de APLICAO das Agncias Financeiras Oficiais de Fomento.
Prof. Alessandro Lopes 35

Mdulo I 2. Leis Oramentrias: LDO


Devero constar, ainda, na LDO:

1) parmetros para iniciativa de lei de fixao das remuneraes no mbito do Poder Legislativo;
Prof. Alessandro Lopes 36

Mdulo I 2. Leis Oramentrias: LDO


2) limites para elaborao das propostas oramentrias do Poder Judicirio e do Ministrio Pblico;

Prof. Alessandro Lopes

37

Mdulo I 2. Leis Oramentrias: LDO 3) autorizao para a concesso de qualquer vantagem ou aumento de remunerao, para a criao de cargos, empregos e funes ou alterao de estrutura de carreiras, bem como para a admisso ou contratao de pessoal (art. 169 1).
Prof. Alessandro Lopes 38

A Lei de Diretrizes Oramentrias, segundo a Lei de Responsabilidade Fiscal:

a) Dispor sobre o equilbrio entre receitas e despesas. b) Aprovar normas para o controle de custos e a avaliao dos resultados dos programas financiados pelo oramento. c) Disciplinar as transferncias de recursos s entidades pblicas e privadas.
Prof. Alessandro Lopes 39

d) Definir o resultado primrio a ser obtido com vistas reduo do montante da dvida e das despesas com juros.
e) Estabelecer critrios e formas de limitao de empenho, a serem efetivados nas hipteses de risco de no cumprimento das metas fiscais ou de ultrapassagem do limite da dvida consolidada. f) fixar, em percentual da Receita Corrente Lquida, o montante da Reserva de Contingncia e sua forma de utilizao.
Prof. Alessandro Lopes 40

g) Estabelecer a programao financeira e o cronograma de execuo mensal de desembolso, a serem estabelecidos pelo Poder Executivo, trinta dias aps a publicao da Lei Oramentria.

h) Dispor sobre concesso ou ampliao de incentivo ou benefcio de natureza tributria da qual decorra renncia de receita.
Prof. Alessandro Lopes 41

Mdulo I 2. Leis Oramentrias: LDO


De acordo com a LRF, a LDO conter ainda:

1) O Anexo de Metas Fiscais; e 2) O Anexo de Riscos Fiscais.


Prof. Alessandro Lopes 42

Mdulo I 2. Leis Oramentrias: LDO AMF onde sero estabelecidas as metas anuais, em valores correntes e constantes, relativas a receitas, despesas, resultados nominal e primrio, e montante da dvida pblica, para o exerccio a que se referirem e para os dois seguintes.
Prof. Alessandro Lopes 43

Mdulo I 2. Leis Oramentrias: LDO


ARF - onde sero avaliados os PASSIVOS CONTINGENTES e outros riscos capazes de afetar as contas pblicas, informando as providncias a serem tomadas, caso se concretizem.

Prof. Alessandro Lopes

44

Mdulo I 2. Leis Oramentrias: LDO O encaminhamento da LDO, pelo Chefe do Poder Executivo, ocorrer at OITO MESES E MEIO antes do encerramento do exerccio financeiro, ou seja, at o dia 15/04, e ser devolvido para sano at o encerramento do primeiro perodo da sesso legislativa, que ocorre no dia 17/07, que no ser encerrada sem a APROVAO do Projeto.
Prof. Alessandro Lopes 45

Mdulo I 2. Leis Oramentrias: LDO


CF/88, art. 57, 2: a sesso legislativa no ser interrompida sem a aprovao do Projeto de Lei de Diretrizes Oramentrias.

Prof. Alessandro Lopes

46

Mdulo I 2. Leis Oramentrias: LDO No Congresso Nacional, o projeto da LDO poder receber EMENDAS dos Parlamentares, desde que compatveis com o PPA. As EMENDAS sero apresentadas na Comisso Mista de Planos, Oramentos Pblicos e Fiscalizao, onde recebero PARECER prvio para serem submetidas ao Plenrio do Congresso, na forma de Regimento Comum.
Prof. Alessandro Lopes 47

Mdulo I 2. Leis Oramentrias: LDO O Presidente da Repblica, a exemplo do que ocorre no PPA, tambm poder enviar MENSAGEM ao Congresso Nacional para propor modificaes no projeto da LDO, enquanto NO INICIADA A VOTAO na Comisso Mista, da parte cuja alterao proposta.
Prof. Alessandro Lopes 48

A Lei de Diretrizes Oramentrias LDO norteia a elaborao dos oramentos anuais e compreende: a) as metas e as prioridades da administrao pblica, incluindo as despesas de capital para o exerccio financeiro subsequente, orienta a elaborao da lei oramentria anual, dispe sobre as alteraes na legislao tributria e estabelece a poltica de aplicao das agncias financeiras de investimento. b) as metas e as prioridades da administrao pblica, incluindo as despesas correntes para o exerccio financeiro subsequente, orienta a elaborao do plano plurianual, dispe sobre as alteraes na legislao estatutria e estabelece a poltica de aplicao dos bancos. c) os objetivos e as prioridades da administrao pblica, incluindo as despesas correntes para o exerccio financeiro subsequente, orienta a elaborao do plano plurianual, dispe sobre as alteraes na legislao estatutria e estabelece a poltica de aplicao dos bancos. d) as metas e as prioridades da administrao pblica federal, incluindo as despesas de capital para o exerccio financeiro subsequente, orienta a elaborao da lei oramentria anual, dispe sobre as alteraes na legislao tributria e estabelece a poltica de aplicao das agncias financeiras oficiais de fomento.
Prof. Alessandro Lopes 49

MPU Analista Oramento (ESAF 2004). No que diz respeito Lei de Diretrizes oramentrias (LDO) no se pode afirmar que: a) orienta a elaborao da Lei Oramentria Anual (LOA), bem como sua execuo. b) estabelece diretrizes, objetivos e metas da administrao pblica para programas de durao continuada, sendo componente bsico de planejamento estratgico governamental. c) compreende metas e prioridades da administrao, incluindo as despesas de capital para o exerccio financeiro subseqente. d) dispe sobre as alteraes na legislao tributria. e) estabelece a poltica de aplicao das agncias de fomento.

Prof. Alessandro Lopes

50

Prof. Alessandro Lopes

51

Prof. Alessandro Lopes

52

Mdulo I 2. Leis Oramentrias: LOA A Lei Oramentria Anual compreende a programao das aes a serem executadas, visando atingir as diretrizes, objetivos e metas estabelecidas no Plano Plurianual. o cumprimento ano a ano das etapas previstas no PPA, em consonncia com a LDO / LRF.
Prof. Alessandro Lopes 53

Mdulo I 2. Leis Oramentrias: LOA


O Oramento Anual, em atendimento ao prprio Princpio da ANUALIDADE, possui vigncia Anual, perodo tambm chamado de EXERCCIO FINANCEIRO, e que por fora do artigo 34 da lei 4320/64, coincide com o ano civil.
Prof. Alessandro Lopes 54

Mdulo I 2. Leis Oramentrias: LOA O prazo para encaminhamento, aprovao e sano da LOA, coincide com o do PPA, isto Projeto de Lei Oramentria da Unio ser encaminhado at quatro meses antes do encerramento do exerccio financeiro, 31/08, e devolvido para SANO at o encerramento da sesso legislativa, 22/12.
Prof. Alessandro Lopes 55

Mdulo I 2. Leis Oramentrias: LOA


Caractersticas Gerais: 1) Instrumento atravs do qual se viabilizam as Aes Governamentais

2) As aes so traduzidas por Programa de Trabalho (ATIVIDADES, PROJETOS e OPERAES ESPECIAIS)


3) Considerado planejamento operacional
Prof. Alessandro Lopes 56

Mdulo I 2. Leis Oramentrias: LOA Lei Oramentria Anual compreender:


Oramento FISCAL: referente aos Poderes da Unio, seus Fundos, rgos e Entidades da Administrao Direta e Indireta, inclusive Fundaes institudas e mantidas pelo Poder Pblico;
Prof. Alessandro Lopes 57

Oramento de INVESTIMENTO: das Empresas em que a Unio, direta ou indiretamente, detenha a maioria do Capital Social com direito a voto;
Oramento da SEGURIDADE SOCIAL: abrangendo todas as Entidades e rgos a ela vinculados, da Administrao Direta ou Indireta, bem como os Fundos e Fundaes institudos e mantidos pelo Poder Pblico.
Prof. Alessandro Lopes 58

Mdulo I 3. Oramento Fiscal e de Seguridade Social


Art. 194, CF/88: A Seguridade Social compreende um conjunto integrado de aes de iniciativa dos Poderes Pblicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos SADE, PREVIDNCIA e ASSISTNCIA SOCIAL.
Prof. Alessandro Lopes 59

Trata-se aqui, de um oramento de reas funcionais, que cobre todas as despesas classificveis como de seguridade social e no apenas as entidades e rgos da seguridade social. Nesse sentido, praticamente todos os rgos e entidades que integram o oramento fiscal tambm fazem parte, ainda que parcialmente, do oramento da seguridade social.

Prof. Alessandro Lopes

60

O Departamento de Governana e Coordenao das Empresas Estatais (DEST) o rgo responsvel pela elaborao do Programa de Dispndios Globais (PDG) e da proposta do Oramento de Investimentos das empresas em que a Unio detenha, direta ou indiretamente, a maioria do capital social.
Prof. Alessandro Lopes 61

Mdulo I 3. Oramento Fiscal e de Seguridade Social Os recursos dos Oramentos Fiscal e da Seguridade Social provm essencialmente da cobrana de Tributos e Contribuies, e da explorao do patrimnio dos rgos e entidade pblicas includas nesses oramentos.

Prof. Alessandro Lopes

62

O oramento de investimento das estatais compreende apenas as aplicaes na reposio e ampliao de sua capacidade de produo. A LDO tem considerado como investimentos apenas os dispndios com aquisio do ativo imobilizado, no includos os relativos a arrendamento mercantil.
Prof. Alessandro Lopes 63

Quando a programao da empresa estatal constar integralmente dos oramentos fiscal e da seguridade social, no ser a empresa includa no oramento de investimento das estatais.

Prof. Alessandro Lopes

64

No integraro os OF / OSS: 1) os fundos de incentivos fiscais 2) os conselhos de fiscalizao de profisses regulamentadas


3) as empresas que recebam recursos apenas sob a forma de: participao societria, pagto pelo fornecimento de bens e pela prestao de servios, pagto de emprstimos e financiamentos concedidos.
Prof. Alessandro Lopes 65

O Oramento FISCAL e o de INVESTIMENTO, compatibilizados com o Plano Plurianual, tero entre suas funes a de reduzir desigualdades inter-regionais, segundo critrio POPULACIONAL. (165, 7 ).

Prof. Alessandro Lopes

66

LOA, segundo a Lei 4.320/64:


A Lei do Oramento conter a discriminao da receita e despesa de forma a evidenciar a poltica econmica financeira e o programa de trabalho do Governo, obedecidos os princpios de unidade, universalidade e anualidade

Prof. Alessandro Lopes

67

Integraro a Lei de Oramento: I - Quadro demonstrativo da Receita e Despesa segundo as Categorias Econmicas;
II - Quadro discriminativo da receita por fontes e da despesa por funes;

III - Quadro das dotaes por rgos do Governo e da Administrao.

Prof. Alessandro Lopes

68

LOA, segundo a Lei 4320/64:


A Lei de Oramentos compreender todas as receitas, inclusive as de operaes de crdito autorizadas em lei. No se consideram para os fins deste artigo as operaes de credito por antecipao da receita, as emisses de papel-moeda e outras entradas compensatrias, no ativo e passivo financeiros
Prof. Alessandro Lopes 69

LOA, segundo a Lei 4320/64:


A Lei de Oramento compreender todas as despesas prprias dos rgos do Governo e da administrao centralizada.

Prof. Alessandro Lopes

70

LOA, segundo a Lei 4320/64:


A Lei de Oramento no consignar dotaes globais destinadas a atender indiferentemente a despesas de pessoal, material, servios de terceiros, transferncias ou quaisquer outras.

Prof. Alessandro Lopes

71

LOA, segundo a Lei 4320/64:


Todas as receitas e despesas constaro da Lei de Oramento pelos seus totais, vedadas quaisquer dedues.

Prof. Alessandro Lopes

72

LOA, segundo a LRF:


Compatvel com: PPA, LDO e LRF

Conter em ANEXO: Demonstrativo da compatibilidade da programao dos oramentos com os objetivos e metas constantes no AMF
Prof. Alessandro Lopes 73

LOA, segundo a LRF:


Ser Acompanhada de: 1. Demonstrativo regionalizado do efeito, sobre as receitas e despesas, decorrentes de subsdios, isenes, remisses, anistias e benefcios de natureza financeira, tributria e creditcia
2. Medidas de compensao a renncia de receita e ao aumento de despesa obrigatria de carter continuado
Prof. Alessandro Lopes 74

LOA, segundo a LRF:


Conter RESERVA DE CONTINGNCIA, cuja forma de utilizao e montante, definido com base na RCL, sero estabelecidos na LDO, destinada ao atendimento de PASSIVOS CONTINGENTES e outros riscos e eventos fiscais imprevistos.

Prof. Alessandro Lopes

75

LOA, segundo a LRF:


Conter TODAS as despesas relativas DVIDA PBLICA, mobiliria ou contratual, e as receitas que as atendero.

Obs: o refinanciamento da dvida pblica tambm constar na LOA, porm, SEPARADAMENTE.


Prof. Alessandro Lopes 76

LOA, segundo a CF/88:


3, art. 166: As EMENDAS ao Projeto de LOA ou aos projetos que o modifiquem somente podem ser aprovadas caso: 1) sejam compatveis com o Plano Plurianual e com a Lei de Diretrizes Oramentrias;
Prof. Alessandro Lopes 77

2) Indiquem os RECURSOS necessrios, admitidos apenas os provenientes de ANULAO DE DESPESA. EXCLUDAS as que incidam sobre:
a) dotaes para pessoal e seus encargos; b) servios da dvida; c) transferncias tributrias constitucionais para Estados, Municpios e Distrito Federal.
Prof. Alessandro Lopes 78

Ou Sejam relacionadas: 1) com a correo de erros ou omisses; ou 2) com dispositivos do texto do projeto de lei.

Prof. Alessandro Lopes

79

Os recursos que, em decorrncia de veto, emenda ou rejeio do Projeto de Lei Oramentria Anual, ficarem sem despesas correspondentes PODERO ser utilizados, conforme o caso, mediante Crditos ESPECIAIS ou SUPLEMENTARES, com prvia e especfica autorizao legislativa.
Prof. Alessandro Lopes 80

As seguintes aes SO VEDADAS aps o incio da execuo oramentria: Incio de projetos no includos na LOA Despesas ou obrigaes maiores que a LOA ou Crditos Adicionais Operaes de Crdito maiores que Despesas de CAPITAL Vinculaes de impostos a fundos, rgo, despesa
Prof. Alessandro Lopes 81

As seguintes aes SO VEDADAS aps o incio da execuo oramentria:


Abertura de Crdito SUPLEMENTAR ou ESPECIAL sem autorizao legislativa e sem indicao de recursos. Transposio, remanejamento, transferncia de recursos de uma categoria de programao a outra.

Concesso ou utilizao de Crditos ILIMITADOS


Prof. Alessandro Lopes 82

As seguintes aes SO VEDADAS aps o incio da execuo oramentria:


Utilizao de recursos dos OF/OSS para suprir necessidade ou cobrir dficit de empresas, fundos, fundaes.

Criao de fundos sem autorizao legislativa Incio de investimento de mais de um ano sem prvia incluso no PPA ou lei que autorize
Prof. Alessandro Lopes 83

ESAF - 2012 - CGU - Assinale a opo incorreta a respeito da Lei Oramentria Anual - LOA de que trata o art. 165 da CF88. a) O efeito das remisses nas receitas das entidades deve constar de anexo ao projeto de LOA. b) O projeto da LOA apreciado por comisso mista do Congresso Nacional. c) Empresas em que a deteno da maioria do capital pela Unio for de forma indireta no integra o oramento. d) Autorizao para a abertura de crditos suplementares contida na LOA no fere dispositivo constitucional. e) Entidades da administrao indireta integram o oramento fiscal.
Prof. Alessandro Lopes 84

6 do art. 165: O projeto de lei oramentria ser acompanhado de demonstrativo regionalizado do efeito, sobre as receitas e despesas, decorrente de isenes, anistias, remisses, subsdios e benefcios de natureza financeira, tributria e creditcia.

Prof. Alessandro Lopes

85

RENNCIA de RECEITA, compreende: 1.Subsdio incentivos, apoios financeiros dado pelo ente 2.Iseno a dispensa do tributo devido 3.Remisso perdo total ou parcial do montante devido 4.Anistia perdo total ou parcial das multas e dos juros 5.Crdito Presumido utilizado quando se pretende reduzir a carga tributria do contribuinte 6.Alterao de alquota ou modificao da base de clculo.

Prof. Alessandro Lopes

86

A concesso ou ampliao de incentivo ou benefcio de natureza tributria da qual decorra renncia de receita dever estar acompanhada: 1) de estimativa do impacto oramentrio-financeiro (3) 2) atender ao disposto na LDO, e 3) a PELO MENOS UMA das seguintes condies: * Demonstrao de que a renncia foi considerada na estimativa da receita da LOA e de que no afetar as metas de resultados fiscais; * Estar acompanhada de medidas de compensao, por meio de aumento de receita.
Prof. Alessandro Lopes 87

ESAF - 2012 - CGU - Assinale a opo incorreta a respeito da Lei Oramentria Anual - LOA de que trata o art. 165 da CF88. a) O efeito das remisses nas receitas das entidades deve constar de anexo ao projeto de LOA. b) O projeto da LOA apreciado por comisso mista do Congresso Nacional. c) Empresas em que a deteno da maioria do capital pela Unio for de forma indireta no integra o oramento. d) Autorizao para a abertura de crditos suplementares contida na LOA no fere dispositivo constitucional. e) Entidades da administrao indireta integram o oramento fiscal.
Prof. Alessandro Lopes 88

ESAF - 2012 - CGU - Assinale a opo que indica matria que, segundo dispe a Constituio Federal, no objeto da Lei de Diretrizes Oramentrias LDO. a) Diretrizes para a elaborao dos oramentos. b) Estabelecimento da poltica de aplicao das agncias financeiras de fomento. c) Regras para alterao da legislao tributria. d) Orientao relacionada aos gastos com transferncias a terceiros. e) Prioridades da Administrao Pblica Federal.
Prof. Alessandro Lopes 89

PROGRAMAS: instrumentos de organizao da ao governamental que articulam um conjunto de aes visando concretizao do objetivo nele estabelecido, sendo classificado como: 1) Finalsticos 2) de Apoio s Polticas Pblicas e reas Especiais.
Prof. Alessandro Lopes 90

ESAF - 2012 - CGU - Segundo o que dispe a Lei de Diretrizes Oramentrias - LDO, programa de governo definido como: a) o segundo nvel da categoria de programao e destina-se especificao dos gastos governamentais cuja mensurao se faz por indicadores do PPA. b) instrumento de organizao dos gastos governamentais, composto por aes e mensurao a partir de indicadores da LOA. c) conjunto de aes e metas de um determinado exerccio cuja mensurao se faz pelo volume de gasto realizado. d) mecanismo de organizao da ao governamental, detalhado por projetos cuja mensurao se faz por indicadores do PPA. e) instrumento de organizao da ao governamental, visando concretizao dos objetivos pretendidos cuja mensurao se faz por indicadores do PPA.
Prof. Alessandro Lopes 91

ESAF - 2010 - CVM - Complete o texto abaixo, de modo a tornar a afirmao correta. Instrumento de organizao da atuao governamental que articula um conjunto de aes que concorrem para a concretizao de um objetivo comum preestabelecido, a(o) ______________ o mdulo comum integrador entre o plano e o oramento. a) funo b) subfuno c) programa d) projeto e) atividade
Prof. Alessandro Lopes 92

ESAF/2010/CVM- Nos termos da CF/88, correto afirmar que: a) o Plano Plurianual possui status de lei complementar. b) a Lei de Diretrizes Oramentrias compreende o oramento fiscal, o oramento de investimento das estatais e o oramento da seguridade social. c) o Poder Executivo deve publicar, at trinta dias aps o encerramento de cada trimestre, relatrio resumido da execuo oramentria. d) o Plano Plurianual compreende as metas e prioridades da administrao pblica federal, incluindo as despesas de capital para o exerccio financeiro subsequente. e) os oramentos fiscal e de investimento das estatais possuem, entre outras, a funo de reduzir desigualdades inter-regionais, segundo critrio populacional.
Prof. Alessandro Lopes 93

JULGUE:
Os rgos do Poder Judicirio, as casas do Congresso Nacional e o Ministrio Pblico, amparados na autonomia administrativa e financeira que lhes garante a Constituio Federal, devem elaborar as respectivas propostas oramentrias dentro dos limites estipulados na lei de diretrizes oramentrias e encaminh-las ao Congresso Nacional no mesmo prazo previsto para o envio do projeto de lei oramentria do Poder Executivo, ou seja, at quatro meses antes do encerramento do exerccio.
Prof. Alessandro Lopes 94

SLIDE
6

GABARITO
FALSO

SLIDE
52

GABARITO
D

10
11

FALSO
VERDADEIRO

84
88

C
C

12
22

FALSO
D

89
91

D
E

49
50 51

D
B C

92
93 94

C
E FALSO

Prof. Alessandro Lopes

95

Conhecimentos Bsicos de Administrao Financeira e Oramentria

Prof. Alessandro Lopes

Prof. Alessandro Lopes

96

Mdulo II
1. Crditos Adicionais

2. Princpios Oramentrios

Prof. Alessandro Lopes

97

Mdulo II 1. Crditos Adicionais Os Crditos Adicionais so autorizaes de despesas no computadas ou insuficientemente dotadas ou programadas na lei oramentria, ou seja, so considerados instrumentos de ajustes oramentrios, que visam, dentre outras coisas, corrigir planejamentos mal formulados, atender situaes inesperadas, emergenciais, imprevisveis, etc.
Prof. Alessandro Lopes 98

Mdulo II 1. Crditos Adicionais Os Crditos Adicionais AUMENTAM a Despesa Pblica do exerccio, j fixada no oramento. A fim de no prejudicar o equilbrio do oramento em execuo, a lei determina que cada solicitao de crdito adicional ser acompanhada da indicao de recursos hbeis, com EXCEO dos Crditos Adicionais EXTRAORDINRIOS.
Prof. Alessandro Lopes 99

Mdulo II 1. Crditos Adicionais

Os Crditos Adicionais se dividem em trs espcies/tipos: SUPLEMENTARES, ESPECIAIS e EXTRAORDINRIOS.

Prof. Alessandro Lopes

100

Crditos Adicionais Suplementares

Prof. Alessandro Lopes

101

Mdulo II 1. Crditos Adicionais - SUPLEMENTARES Os Crditos SUPLEMENTARES tm a finalidade de reforar o oramento, isto , existe oramento previsto, porm em montante inferior ao necessrio. (caso tpico dos acrscimos de despesas com pessoal, por subestimativa da previso, por aumento de vencimentos...).
Prof. Alessandro Lopes 102

Mdulo II 1. Crditos Adicionais - SUPLEMENTARES

ATENO - O Poder Legislativo pode autorizar a


abertura de Crdito SUPLEMENTAR na prpria Lei Oramentria, AT DETERMINADO VALOR.

Prof. Alessandro Lopes

103

Mdulo II 1. Crditos Adicionais - SUPLEMENTARES O perodo de vigncia dos Crditos Suplementares ADSTRITO ao exerccio financeiro em que forem abertos. Este o NICO Crdito Adicional que no pode ser reaberto no exerccio seguinte, ainda que aberto nos ltimos quatro meses do exerccio anterior.

Prof. Alessandro Lopes

104

Mdulo II 1. Crditos Adicionais - SUPLEMENTARES O Crdito Suplementar AUTORIZADO por LEI (P.Legislativo) e ABERTO por DECRETO (P. Executivo).
A sua abertura DEPENDE DA INDICAO DE RECURSOS disponveis que sustentaro a abertura dos respectivos crditos e ser PRECEDIDA de EXPOSIO JUSTIFICATIVA.
Prof. Alessandro Lopes 105

Crditos Adicionais Especiais

Prof. Alessandro Lopes

106

Mdulo II 1. Crditos Adicionais - ESPECIAIS Os Crditos ESPECIAIS so destinados s despesas para as quais NO HAJA DOTAO ou categoria de programao especfica na prpria Lei Oramentria, visam atender DESPESAS NOVAS, no previstas na LOA, mas que surgiram no decorrer do exerccio. (criao de rgo)

Prof. Alessandro Lopes

107

Mdulo II 1. Crditos Adicionais - ESPECIAIS Em regra, os Crditos Adicionais ESPECIAIS tero vigncia dentro do prprio exerccio financeiro em que forem abertos, salvo se o ATO DE AUTORIZAO for promulgado nos LTIMOS QUATRO MESES do exerccio, caso em que, reabertos nos limites de seus saldos, sero incorporados ao oramento do exerccio financeiro subseqente.
Prof. Alessandro Lopes 108

Mdulo II 1. Crditos Adicionais - ESPECIAIS A abertura do Crdito Especial realizada por meio de DECRETO do Poder Executivo, aps prvia autorizao legislativa em lei especial e depende da indicao de recursos.

Prof. Alessandro Lopes

109

Crditos Adicionais Extraordinrios

Prof. Alessandro Lopes

110

Mdulo II 1. Crditos Adicionais - EXTRAORDINRIOS Os Crditos EXTRAORDINRIOS so destinados somente ao atendimento de DESPESAS URGENTES e IMPREVISVEIS, tais como as decorrentes de guerra, comoo interna ou calamidade pblica.

Prof. Alessandro Lopes

111

Mdulo II 1. Crditos Adicionais - EXTRAORDINRIOS Os Crditos Extraordinrios, devido ao seu carter de urgncia, NO NECESSITAM:
1) de autorizao legislativa prvia para sua abertura; 2) da indicao de recursos.

Prof. Alessandro Lopes

112

Mdulo II 1. Crditos Adicionais - EXTRAORDINRIOS Os Crditos Extraordinrios, no caso da Unio, so abertos pelo Poder Executivo por meio de MEDIDA PROVISRIA e submetidos imediatamente ao Poder Legislativo, por fora do artigo 62 da CF 88, justificando as causas determinantes do ato. (poder ser aberto, tambm, por Decreto do Executivo).

Prof. Alessandro Lopes

113

Mdulo II 1. Crditos Adicionais - EXTRAORDINRIOS O artigo 44 da Lei n 4.320/1964 regulamenta que os crditos extraordinrios devem ser abertos por DECRETO do poder executivo e submetidos ao poder legislativo correspondente. Na Unio, esse tipo de crdito aberto por medida provisria do Poder Executivo e submetido ao Congresso Nacional.

Prof. Alessandro Lopes

114

Mdulo II 1. Crditos Adicionais - EXTRAORDINRIOS A VIGNCIA dos Crditos Extraordinrios, a exemplo dos Crditos Especiais, ser dentro do exerccio financeiro, no entanto se a lei for promulgada nos ltimos quatro meses do exerccio financeiro, podero ser reabertos pelos seus saldos no prximo exerccio.

Prof. Alessandro Lopes

115

Para a compra emergencial de um marca passo, por determinao judicial, sabendo que tal gasto no consta da Lei Oramentria Anual, ser utilizado o seguinte crdito adicional:
a) suplementar b) ilimitado c) especial d) extraordinrio e) global.

Prof. Alessandro Lopes

116

ESAF - 2004 - MPU - De acordo com a classificao dos crditos adicionais, assinale a opo correta em relao a crditos extraordinrios. a) So autorizados para cobertura de despesas eventuais ou essenciais e, por isso mesmo, no considerados na Lei do Oramento. b) So os destinados a despesas urgentes e imprevistas, como em caso de guerra, comoo intestina ou calamidade pblica. c) So os destinados a despesas para as quais no haja dotao oramentria especfica. d) So autorizaes abertas por decreto do Poder Executivo at o limite estabelecido em lei. e) Destinam-se ao reforo de dotaes oramentrias.
Prof. Alessandro Lopes 117

Imprevistas so aquelas que por falta de planejamento governamental no foram includas na LOA. H erro do administrador. Ex: vamos supor que determinado rgo no previu o gasto com um contrato de manuteno de uma grande frota de veculos, embora eles j tivessem 05 anos de uso. Ao ocorrerem problemas, solicitou que fosse includo no oramento o crdito como sendo extraordinrio por ser uma situao imprevista. Realmente foi imprevisto, mas no imprevisvel, pois seria possvel prever. Portanto NO cabe crdito extraordinrio e ter que ser feito pelo crdito especial, com autorizao legislativa. Imprevisveis so aquelas em que no h possibilidade de prever sua ocorrncia. EX: Guerras, desastres, etc.
Prof. Alessandro Lopes 118

OS CRDITOS ADICIONAIS SE INCORPORAM AO ORAMENTO PBLICO? NO! Somente o Crdito SUPLEMENTAR se incorpora ao oramento, adicionando-se a importncia autorizada dotao oramentria a que se destinou o reforo. Os Crditos ESPECIAIS e EXTRAORDINRIOS apresentam as respectivas despesas realizadas separadamente.
Prof. Alessandro Lopes 119

A Lei 4.320/1964 determina que os Crditos Suplementares e Especiais sero abertos por Decreto do Poder Executivo, dependendo de prvia autorizao legislativa, necessitando da existncia de recursos disponveis e precedida de exposio justificada. Na Unio, para os casos onde haja necessidade de autorizao legislativa para os crditos adicionais, estes SERO considerados autorizados e abertos com a sano e publicao da respectiva lei.
Prof. Alessandro Lopes 120

A abertura de Crditos Suplementares e Especiais depender da existncia de recursos disponveis e dever ser justificada por meio das seguintes fontes de recursos: 1) O supervit financeiro apurado em balano patrimonial do exerccio anterior; 2) O excesso de arrecadao;
Prof. Alessandro Lopes 121

3) Os recursos que, em decorrncia de veto, emenda ou rejeio do projeto de lei oramentria anual, ficarem sem despesas correspondentes, desde que haja prvia e especfica autorizao legislativa; 4) Os resultantes de anulao parcial ou total de dotaes oramentrias ou de crditos adicionais, autorizados em lei;

Prof. Alessandro Lopes

122

5) O produto de operaes de crdito autorizadas, em forma que juridicamente possibilite ao Poder Executivo realiz-las;
6) Os resultantes da reserva de contingncias, estabelecidos na LOA;

Prof. Alessandro Lopes

123

Art. 43, 2, da Lei n 4.320/64, entende-se por supervit financeiro a diferena positiva entre o ativo financeiro e o passivo financeiro, conjugando-se, ainda, os saldos de crditos adicionais transferidos e as operaes de crditos a eles vinculadas.
Prof. Alessandro Lopes 124

ESAF/2010/SUSEP - Segundo a Lei n. 4.320/64, considera-se supervit financeiro: a) a diferena positiva entre o ativo e o passivo verificado no balano patrimonial. b) o saldo positivo apurado na conta de controle financeiro do ativo, conjugado com os saldos de fornecedores a pagar. c) a diferena positiva apurada no confronto entre os ingressos e dispndios do Balano Financeiro. d) o supervit apurado na demonstrao das variaes patrimoniais, observada a existncia destes no balano patrimonial. e) a diferena positiva entre o ativo financeiro e o passivo financeiro, conjugando-se, ainda, os saldos dos crditos adicionais transferidos e as operaes de credito a eles vinculadas.
Prof. Alessandro Lopes 125

EXCESSO DE ARRECADAO: o saldo positivo das diferenas acumuladas ms a ms entre a arrecadao prevista e a realizada, considerando-se, ainda, a tendncia do exerccio.

Prof. Alessandro Lopes

126

Recursos resultantes de ANULAO PARCIAL ou TOTAL de DOTAES ORAMENTRIAS: So fatos meramente permutativos, onde se anulam total ou parcialmente determinadas dotaes e remaneja os recursos para outra dotao, desde que tais remanejamentos sejam permitidos na LDO.

Prof. Alessandro Lopes

127

OPERAES DE CRDITO: So receitas obtidas por meio de emprstimos, geralmente de longo prazo, portanto compem a dvida fundada ou consolidada do ente .

Prof. Alessandro Lopes

128

ATENO
O Endividamento do patrimnio pblico s se justifica em aplicaes que proporcionem retorno de capital, ou se se tratar de casos urgentes e inadiveis que possam resultar srios prejuzos populao ou ao patrimnio pblico, e em casos de calamidade pblica
Prof. Alessandro Lopes 129

RESERVAS DE CONTINGNCIA: Art. 91 do Decreto-Lei 200/67: sob a denominao de reserva de contingncia, o oramento anual poder conter DOTAO GLOBAL no especificadamente destinada a rgo, unidade oramentria, fundo, programa, categoria econmica ou despesa.
Prof. Alessandro Lopes 130

RESERVAS DE CONTINGNCIA 1) Forma de utilizao e montante ser definida com base na Receita Corrente Lquida.

2) institucionalizada pelo Decreto-Lei 200/67: fim exclusivo para suplementar as despesas de pessoal no mbito do Governo Federal 3) Decreto-Lei 1763/80: autorizou que ela servisse de fonte de recursos para abertura de crditos suplementares e especiais.
Prof. Alessandro Lopes 131

Atualmente, a LRF dispe que o PLOA conter a Reserva de Contingncia cuja forma de utilizao e montante, calculados com base na RCL, sero estabelecidos na LDO e destinados, em princpio, ao atendimento de Passivos Contingentes e outros riscos e eventos fiscais imprevistos.
Prof. Alessandro Lopes 132

A Portaria Interministerial 163/01, art 8: a Dotao Global denominada Reserva de Contingncia, permitida para Unio no Decreto-Lei 200, ou em atos das demais esferas de governo, a ser utilizada como fonte de recursos para abertura de crditos adicionais e para o atendimento ao disposto no art 5 III da LRF.
Prof. Alessandro Lopes 133

ESAF/2010/ SUSEP- Assinale a opo falsa a respeito dos crditos adicionais de que tratam os artigos 40 a 46 da Lei n. 4.320/64. a) Crdito extraordinrio uma das classificaes de crditos adicionais. b) Crditos especiais e suplementares so autorizados por lei. c) Crditos suplementares no podem ser abertos sem a indicao da fonte de recursos. d) Os crditos suplementares abertos no exerccio no podem exceder a um tero daqueles originalmente consignados na lei oramentria. e) O supervit financeiro apurado no balano patrimonial pode ser fonte de recursos para a abertura de crditos adicionais.
Prof. Alessandro Lopes 134

ESAF/2009-Receita Federal - Assinale a opo falsa a respeito dos crditos adicionais. a) Os crditos adicionais aumentam a disponibilidade de crdito para a emisso de empenho ou descentralizao. b) A abertura de crditos especiais exige a indicao da fonte dos recursos. c) Crditos extraordinrios tm sua abertura submetida a restries de natureza constitucional. d) permitida a reabertura de crditos especiais e extraordinrios no exerccio seguinte ao da abertura. e) A abertura de crdito suplementar est condicionada existncia de despesa j pr-empenhada no exerccio.
Prof. Alessandro Lopes 135

Os crditos extraordinrios sero abertos por


a) medida provisria do Poder Executivo, que submeter aprovao do Poder Legislativo. b) lei complementar do Poder Legislativo, que dar imediato conhecimento ao Poder executivo. c) lei ordinria do Poder Legislativo, que dar imediato conhecimento ao poder Executivo. d) decreto do Poder Executivo, que submeter imediata aprovao do Poder Legislativo. e) decreto do Poder Executivo, que dar imediato conhecimento ao Poder Legislativo.
Prof. Alessandro Lopes 136

JULGUE: Considere a seguinte situao hipottica. Um Prefeito Municipal encaminhou Projeto de Lei Oramentria Cmara Municipal. No projeto, consta dispositivo que autoriza o Poder Executivo a abrir crditos adicionais at o correspondente a 20% da despesa total autorizada.
Prof. Alessandro Lopes 137

JULGUE:
Os Crditos Adicionais distinguem-se dos Oramentrios propriamente ditos por alterarem a LOA. Tanto os Crditos Suplementares e Especiais como os Extraordinrios requerem a existncia de recursos e a indicao de sua fonte. Nesse ltimo caso dos crditos extraordinrios , embora o presidente da Repblica possa abri-los sem autorizao prvia do Congresso Nacional, sua utilizao est condicionada existncia prvia de recursos especificamente identificados.
Prof. Alessandro Lopes 138

Durante o exerccio financeiro, o oramento pblico poder ser retificado por meio dos crditos adicionais. Com base nessa premissa, analise as afirmativas a seguir: I. Os crditos suplementares so aqueles destinados a reforar dotaes oramentrias, cuja abertura depende da existncia de recursos disponveis e precedida de exposio justificativa. II. Os crditos especiais so aqueles destinados a despesas urgentes e imprevistas para as quais no haja dotao oramentria.
III. Os crditos adicionais tero vigncia no exerccio financeiro em que forem autorizados. No caso de a autorizao ser promulgada nos quatro ltimos meses do exerccio, podero ser reabertos, at o limite de seus saldos, e incorporados ao exerccio financeiro subsequente. Assinale: a) se somente a afirmativa I estiver correta. b) se somente a afirmativa III estiver correta. c) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas. d) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas. e) se todas as afirmativas estiverem corretas.

Prof. Alessandro Lopes

139

Princpios Oramentrios

Prof. Alessandro Lopes

140

Mdulo II 2. Princpios Oramentrios Art. 2 da 4320/64: A Lei do Oramento conter a discriminao da Receita e Despesa, de forma a evidenciar a poltica econmico-financeira e o programa de trabalho do governo, obedecidos os princpios da UNIDADE, UNIVERSALIDADE E ANUALIDADE.
Prof. Alessandro Lopes 141

Princpio da UNIDADE
O oramento deve constituir UMA S PEA, ou seja, deve haver SOMENTE UM NICO ORAMENTO para o exerccio financeiro, evitando oramentos paralelos. Cada entidade de direito pblico deve possuir apenas um oramento, fundamentado em uma nica poltica oramentria e estruturado uniformemente. Assim, existe o oramento da Unio, o de cada Estado e o de cada Municpio.
Prof. Alessandro Lopes 142

Princpio da UNIVERSALIDADE
A Lei oramentria deve incorporar TODAS as Receitas e Despesas, inclusive as operaes de crditos autorizadas por lei, com exceo das Operaes de Crdito por Antecipao de Receita, das Emisses de Papel-Moeda e outras entradas compensatrias no Ativo e no Passivo Financeiros.

Prof. Alessandro Lopes

143

Princpio da ANUALIDADE
As previses de receitas e despesas devem referirse sempre a um perodo limitado de tempo; estabelece que a cada ano financeiro (perodo de 12 meses) seja elaborado uma nova lei oramentria. No Brasil, por fora do artigo 34, o exerccio financeiro coincidir com o ano civil.

Prof. Alessandro Lopes

144

Esta regra obriga o Poder Executivo a pedir, periodicamente, nova autorizao para cobrar tributos e aplicar o produto da arrecadao;
Permite tambm um maior controle do legislativo sobre os atos administrativos de natureza financeira, alm de possibilitar que os planos sejam revistos anualmente, de forma a aperfeio-los.
Prof. Alessandro Lopes 145

EXCEO: 2 do art. 167 CF/88: os Crditos ESPECIAIS e EXTRAORDINRIOS tero vigncia no exerccio financeiro em que forem autorizados, salvo se o ATO de AUTORIZAO for promulgado nos ltimos 4 meses daquele exerccio, caso em que, reabertos nos limites de seus saldos, sero incorporados ao oramento do exerccio financeiro subsequente.
Prof. Alessandro Lopes 146

Princpio da EXCLUSIVIDADE
A lei oramentria dever conter somente matria de natureza oramentria, no podendo constar dispositivo estranho previso da receita e a fixao da despesa.

Prof. Alessandro Lopes

147

EXCEO: autorizao para abertura de crditos suplementares na prpria Lei Oramentria Anual (LOA) e a contratao de operaes de crdito, ainda que por antecipao da receita, para atender a insuficincia de caixa.

Prof. Alessandro Lopes

148

Princpio da ESPECIFICAO
Tambm conhecido como princpio da DISCRIMINAO ou da ESPECIALIZAO, visa impedir a incluso de Dotaes Globais, tanto para arrecadar tributos como para aplicar os recursos financeiros; exige que o plano de cobrana dos tributos e o programa de custeio e investimentos sejam expostos pormenorizadamente.
Prof. Alessandro Lopes 149

EXCEO: Reserva de Contingncia: destinada a atender pagamentos inesperados, que no puderam ser previstos durante a elaborao do oramento (aes judiciais trabalhistas, indenizao por desapropriao...).

Prof. Alessandro Lopes

150

Princpio da PUBLICIDADE Mais do que um princpio oramentrio, a PUBLICIDADE um Princpio Constitucional (art. 37) que deve nortear todos os atos da Administrao Pblica. O maior objetivo deste princpio proporcionar publicidade aos atos pblicos na busca da to difundida transparncia dos gastos pblicos.
Prof. Alessandro Lopes 151

Princpio da transparncia
Aplica-se tambm ao oramento pblico, pelas disposies contidas nos arts. 48, 48-A e 49 da LRF, que determinam ao governo, por exemplo: divulgar o oramento pblico de forma ampla sociedade; publicar relatrios sobre a execuo oramentria e a gesto fiscal; disponibilizar, para qualquer pessoa, informaes sobre a arrecadao da receita e a execuo da despesa.
Prof. Alessandro Lopes 152

ESAF - 2012 - CGU - A transparncia do processo oramentrio, possibilitando a fiscalizao pela sociedade, pelos rgos de controle e pelo Congresso Nacional, conferida especialmente pelo seguinte princpio oramentrio:
a) Publicidade. b) Universalidade. c) Unidade (Totalidade). d) Exclusividade. e) Transparncia (Especificao ou Especializao).

Prof. Alessandro Lopes

153

Princpio do EQUILBRIO
Estabelece que NO haver Despesa sem Receita correspondente; o total da despesa oramentria no pode ultrapassar o total da receita oramentria prevista para cada exerccio financeiro.

Prof. Alessandro Lopes

154

Princpio do ORAMENTO BRUTO


As receitas e as despesas devem constar da lei oramentria e de crditos adicionais pelos seus valores brutos, sem nenhuma deduo.

Prof. Alessandro Lopes

155

Princpio da No-Vinculao vedada a vinculao da receita de impostos a determinado rgo, fundo ou despesa.
* Todos os recursos devem ser recolhidos a uma caixa nica do tesouro, sem discriminao quanto a sua destinao.
Prof. Alessandro Lopes 156

EXCEO: vinculao de % da arrecadao da receita do IR/IPI: 1) manuteno e desenvolvimento da educao; 2) destinao de recursos para aplicao na rea de sade; 3) fundo de participao dos estados e dos municpios; 4) prestao de garantias s operaes de crditos por antecipao de receita; 5) para realizao de atividades da administrao tributria; e 6) de acordo com o art. 80 do ADCT, para o fundo de combate e erradicao da pobreza.

Prof. Alessandro Lopes

157

ESAF - 2012 - CGU - Segundo disposio da CF88, so excees ao princpio oramentrio da No Afetao da Receita: a) os Fundos de Participao dos Estados e dos Municpios, as despesas de pessoal, as despesas com a sade at o limite constitucional. b) os Fundos de Participao dos Estados e dos Municpios, Fundos de Desenvolvimento do Norte, Nordeste e Centro-Oeste e garantias s operaes de crdito por antecipao de receita. c) as despesas obrigatrias de pessoal, as despesas obrigatrias da sade e as transferncias constitucionais. d) apenas as transferncias constitucionais e legais destinadas aos municpios. e) despesas relacionadas dvida externa, despesa com pessoal e transferncias para a sade desvinculadas pela DRU.
Prof. Alessandro Lopes 158

ATENO: Art. 56 da Lei 4320/64 o recolhimento de todas as receitas far-se- em estrita observncia ao Princpio de UNIDADE de TESOURARIA, vedada qualquer fragmentao para criao de caixas especiais

Prof. Alessandro Lopes

159

Giacomoni: LOA compreende no OF, OI e OSS, esse modelo segue a concepo da TOTALIDADE ORAMENTRIA, isto , mltiplos oramentos so elaborados de forma independente, sofrendo, entretanto, a consolidao que possibilita o conhecimento do desempenho global das finanas pblicas.
Prof. Alessandro Lopes 160

O Principio Oramentrio que deve ser seguido para que a Lei oramentria incorpore todas as receitas e despesas necessrias para a manuteno dos servios pblicos pelos seus valores totais, sendo vedada qualquer deduo, denominada:
a) Especificao b) Anualidade c) Universalidade d) Exclusividade
Prof. Alessandro Lopes 161

JULGUE: (CESPE CONSULTOR DO SENADO 1996). O princpio da unidade flagrantemente desobedecido, haja vista a existncia de mltiplos oramentos elaborados de forma independente, como o oramento monetrio.

Prof. Alessandro Lopes

162

JULGUE:
(CESPE CNPq/2004). A Lei n. 4.320/1964 determinou que a Lei de Oramento compreendesse todas as receitas, inclusive as operaes de crdito autorizadas em lei. Esse dispositivo incorpora o princpio da unidade na legislao oramentria brasileira.
Prof. Alessandro Lopes 163

JULGUE: (CESPE.2004.Contador). De acordo com os princpios oramentrios, o princpio da universalidade est claramente incorporado legislao oramentria brasileira. Esse princpio possibilita ao legislativo conhecer a priori todas as receitas e despesas do governo, dar prvia autorizao para a respectiva arrecadao e realizao e impedir o executivo de realizar qualquer operao de receitas e despesas sem prvia autorizao parlamentar.
Prof. Alessandro Lopes 164

SLIDE
21

GABARITO
D

SLIDE
44

GABARITO
A

22
30

B
E

58
63

E
B

39
40

D
E

66
67

C
FALSO

41
42 43

E
FALSO FALSO

68
69

FALSO
V

Prof. Alessandro Lopes

165

Conhecimentos Bsicos de Administrao Financeira e Oramentria

Prof. Alessandro Lopes

Prof. Alessandro Lopes

166

Mdulo III
1. Ciclo Oramentrio

2. Tipos de Oramento: Tradicional, Programa e por Desempenho

Prof. Alessandro Lopes

167

Mdulo III - Ciclo Oramentrio


O oramento passa por diversas fases; inicia-se com uma proposta que se transformar em projeto de lei que ser apreciado, emendado, aprovado, sancionado e publicado passando pela execuo (momento em que ocorre a arrecadao da receita e a realizao da despesa), dentro do exerccio financeiro, at o acompanhamento e avaliao da execuo, realizada pelos controles internos e externos.
Prof. Alessandro Lopes 168

Mdulo III - Ciclo Oramentrio - ELABORAO Proposta Parcial (Unid. Gestora) Proposta do rgo (Setorial Oram.) Encaminhamento SOF-MPOG Consolidao de todas as propostas Projeto de Lei Oramentria Envio ao Congresso Nacional pelo Presidente da Repblica (Mensagem)
Prof. Alessandro Lopes 169

LDO: Art. 14. Os rgos dos Poderes Legislativo e Judicirio e o Ministrio Pblico da Unio encaminharo Secretaria de Oramento Federal do Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto, por meio do Sistema Integrado de Dados Oramentrios SIDOR, at 15 de agosto, suas respectivas propostas oramentrias, para fins de consolidao do Projeto de Lei Oramentria.

Prof. Alessandro Lopes

170

As propostas oramentrias dos rgos do Poder Judicirio e do Ministrio Pblico da Unio devero ser objeto de parecer do Conselho Nacional de Justia e do Conselho Nacional do Ministrio Pblico, respectivamente.

Obs: No se aplica ao Supremo Tribunal Federal e ao Ministrio Pblico Federal.


Prof. Alessandro Lopes 171

Se as propostas do Poder Judicirio e do Ministrio Pblico no forem encaminhadas dentro do prazo estabelecido na LDO, o Poder Executivo considerar, para fins de consolidao da proposta oramentria anual, os valores aprovados na Lei Oramentria vigente; se as propostas forem encaminhadas em desacordo com os limites estipulados, o Poder Executivo proceder aos ajustes necessrios para fins de consolidao.
Prof. Alessandro Lopes 172

A LRF prev que o Poder Executivo dever informar aos demais Poderes e ao Ministrio Pblico os estudos e as estimativas das receitas, pelo menos, 30 dias antes de esgotar-se o prazo de envio das respectivas propostas oramentrias. O projeto do PPA elaborado pela SPI-MPOG (Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratgicos). Competncia: elaborar, implementar, monitorar, avaliar o PPA A SOF: coordenar, consolidar, supervisionar a elaborao da LDO e da LOA
Prof. Alessandro Lopes 173

NO-ENVIO da LOA:

1) Caracteriza crime de responsabilidade do Chefe do Poder Executivo 2) A CF/88 no menciona o que deve ser feito, caso no seja enviado ao Poder Legislativo o PLOA.
3) O art. 32 da Lei 4320/64 estabelece que, caso no receba a proposta no prazo fixado, o Poder Legislativo considerar como proposta a LOA vigente.
Prof. Alessandro Lopes 174

Mdulo III - Ciclo Oramentrio - APROVAO Aps o Projeto ser remetido ao Congresso Nacional, ele ser apreciado pela Comisso Mista Permanente de Oramento (Comisso Mista de Planos, Oramentos Pblicos e Fiscalizao) composta de Deputados e Senadores. Esta Comisso tem a funo de examinar e emitir PARECER sobre o Projeto de Lei e Emendas apresentadas, bem como ACOMPANHAR e FISCALIZAR a Execuo do Oramento.
Prof. Alessandro Lopes 175

Recebida a proposta, a Comisso Mista realizar a adequao oramentria e financeira do Projeto, fundamentando-se 1) no exame da conjuntura macroeconmica e do endividamento, 2) na anlise das metas fiscais, da evoluo e da avaliao das estimativas das receitas, 3) na observncia dos limites previstos na LRF, 4) na anlise da programao das despesas e 5) na comparao do projeto apresentado com a execuo do exerccio anterior e com a lei oramentria vigente. Emitindo posteriormente seu Parecer.
Prof. Alessandro Lopes 176

O Projeto de Lei Oramentria, assim como as Emendas propostas ao Projeto aps Parecer da Comisso Mista Permanente sero apreciadas pelo PLENRIO das duas Casas do Congresso Nacional. Com a APROVAO do Projeto pelo Plenrio do Congresso Nacional, ser devolvido ao Presidente da Repblica que poder SANCION-LO ou propor VETOS.

Prof. Alessandro Lopes

177

Se o titular do Poder Executivo (Presidente da Repblica) no estiver de acordo, poder vetar total ou parcialmente o projeto de lei, dentro de 15 dias teis contados do recebimento do projeto, comunicando ao Poder Legislativo (Presidente do Senado) os motivos do veto, em at 48 horas.
Prof. Alessandro Lopes 178

O veto parcial ou total dever ser apreciado em sesso do CN e votado num prazo no superior a 30 dias. Com o voto da MAIORIA ABSOLUTA dos Deputados e Senadores, em escrutnio secreto, o veto ser rejeitado e o projeto aprovado anteriormente pelo Legislativo retornar ao Executivo para promulgao, que ter 48 horas; em caso de silncio, ser promulgado pelo Presidente do Senado ou o Vice-Presidente do Senado, aps 48 horas... no caso de manuteno do veto parcial, o projeto ser promulgado pelo Executivo sem a parte vetada.
Prof. Alessandro Lopes 179

REJEIO DAS LEIS ORAMENTRIAS


1) PPA e LDO: de acordo com a doutrina, o Poder Legislativo no pode rejeitar. O art. 35 do ADCT prev que ambas as leis devem ser devolvidas ao Poder Executivo para sano. 2) LOA: de acordo com o art. 166 8 pode haver rejeio da LOA (os recursos que, em decorrncia de veto, emenda ou rejeio do projeto de lei oramentria anual, ficarem sem despesas correspondentes, podero ser utilizados, conforme o caso, mediante crditos especiais ou suplementares, com prvia e especfica autorizao legislativa).
Prof. Alessandro Lopes 180

RESUMINDO: Projeto enviado ao CN Parecer emitido pela Comisso Mista Permanente (CMPOF)
Apreciado pelo PLENRIO Devolvido para o Ch. do Poder Executivo para SANCIONAR ou propor VETOS
Prof. Alessandro Lopes 181

Mdulo III - Ciclo Oramentrio - EXECUO


No incio do exerccio financeiro, aps a publicao do QDD, os rgos comearo a executar o oramento. Para que os rgos possam comear a executar o oramento, a STN providenciar a consignao da dotao oramentria a todos os rgos e ministrios contemplados na Lei de Meios, que, a partir desse momento, podem efetivamente executar os seus programas de trabalho, concretizando, assim, os diversos atos e fatos administrativos, como emisso de empenhos, registro da liquidao da despesa, emisso de ordens bancrias e registro da arrecadao da receita, dentre outros.
Prof. Alessandro Lopes 182

Mdulo III - Ciclo Oramentrio - EXECUO


Aps a publicao da lei oramentria, o Poder Executivo dispe de 30 dias para estabelecer a programao financeira e o cronograma de execuo mensal de desembolso, de forma a cumprir as metas estabelecidas.
A Programao Financeira se realiza em trs nveis distintos, sendo a STN o rgo Central, contando ainda com a participao das Subsecretrias de Planejamento, Oramento e Administrao (ou equivalentes os rgos setoriais - OSPF) e as Unidades Gestoras Executoras (UGE).
Prof. Alessandro Lopes 183

Mdulo III - Ciclo Oramentrio - CONTROLE Nesta fase ocorre o ACOMPANHAMENTO e AVALIAO do processo de execuo oramentria, que segundo a legislao em vigor ser INTERNO quando realizado pelos Agentes do prprio rgo, ou EXTERNO quando realizado pelo Poder Legislativo, auxiliado tecnicamente pelo Tribunal de Contas. Art. 71, CF/88: o controle externo, a cargo do CN, ser exercido com auxlio do TCU
Prof. Alessandro Lopes 184

Mdulo III - Ciclo Oramentrio

1 Elaborao 2 Aprovao 3 Execuo 4 Controle

Prof. Alessandro Lopes

185

Mdulo III
1. Ciclo Oramentrio

2. Tipos de Oramento: Tradicional, Programa e por Desempenho

Prof. Alessandro Lopes

186

Mdulo III - Oramento CONCEITO: Instrumento de planejamento de que dispe o Poder Pblico para expressar, em determinado perodo, seu programa de atuao, discriminando a origem e o montante dos recursos a serem obtidos, bem como a natureza e o montante dos dispndios a serem efetuados.
Prof. Alessandro Lopes 187

Mdulo III - Oramento

A ao planejada do Estado quer na manuteno de suas atividades, quer na execuo de seus projetos, materializa-se atravs do Oramento Pblico.

Prof. Alessandro Lopes

188

Mdulo III - Oramento O Oramento Pblico um plano de trabalho governamental expresso em termos monetrios, que evidencia a poltica econmico-financeira do Governo, consubstancia as finanas do Estado, sendo considerada a pea mais importante da Administrao Pblica, pois nele esto os programas e projetos de um Governo que, ao distribuir entre os vrios rgos o dinheiro arrecadado dos cidados, define suas prioridades.
Prof. Alessandro Lopes 189

Mdulo III - Oramento O estudo do Oramento Pblico pode ser considerado sob o ponto de vista objetivo ou subjetivo. O primeiro considera a fase jurdica de todas as etapas do oramento (o oramento como LEI, como ramo das Cincias das Finanas). No aspecto subjetivo constitui a faculdade adquirida pelo povo de aprovar a priori, por seus representantes legitimamente eleitos, os gastos que o Estado realizar durante o exerccio.
Prof. Alessandro Lopes 190

Mdulo III - Tipos de Oramento 1) TRADICIONAL (ou Clssico): Este oramento caracterizava-se por ser um documento onde apenas constava a PREVISO da Receita e a AUTORIZAO da Despesa. Os melhoramentos dos servios pblicos ocorriam somente em razo do supervit (R>D), e os graus de prioridade eram sujeitos s injunes polticas e ao interesse dos governantes.
Prof. Alessandro Lopes 191

Mdulo III - Tipos de Oramento - TRADICIONAL Neste oramento, a administrao analisava em primeiro lugar os recursos disponveis, em seguida, definia a distribuio desses recursos na manuteno da rede de servios pblicos. No havia nenhuma preocupao com as reais necessidades da administrao ou da populao e no se consideravam os objetivos econmicos e sociais. Alm disso, era corrigido de acordo com o que se gastava no exerccio anterior.
Prof. Alessandro Lopes 192

Mdulo III - Tipos de Oramento - TRADICIONAL - Sua funo principal foi a de possibilitar aos rgos de representao um controle POLTICO sobre os Executivos;
- Objetivo: manter o equilbrio financeiro e evitar ao mximo a expanso dos gastos (colocava frente a frente as despesas e as receitas) - O aspecto econmico tinha posio secundria
Prof. Alessandro Lopes 193

Mdulo III - Tipos de Oramento - TRADICIONAL Adotava classificaes suficientes apenas para instrumentalizar o controle de despesas. Duas eram as classificaes clssicas:
1) Por unidades administrativas (rgos responsveis pelos gastos); e

2) Por objeto ou item de despesa.

Prof. Alessandro Lopes

194

Mdulo III - Tipos de Oramento - TRADICIONAL James Giacomoni,


O oramento assim classificado , antes de qualquer coisa, um inventrio dos meios com os quais o Estado conta para levar a cabo suas tarefas. , pois, bastante adequado ao oramento tradicional o rtulo de Lei de Meios.

Prof. Alessandro Lopes

195

Mdulo III - Tipos de Oramento 2) ORAMENTO-PROGRAMA:


Este oramento foi introduzido no Brasil atravs da Lei n 4.320/64 e do Decreto-Lei 200/67. Pode ser entendido como um plano de trabalho, um instrumento de planejamento da ao do governo, atravs da identificao dos seus programas, projetos e atividades, alm do estabelecimento de objetivos e metas a serem implementados, bem como a previso dos custos relacionados
Prof. Alessandro Lopes 196

Mdulo III - Tipos de Oramento O oramento-programa tem como preocupao bsica a identificao dos custos dos programas propostos para alcanar os objetivos.

O Oramento-Programa pe em destaque as METAS, os OBJETIVOS e as INTENES do Governo; consolida um grupo de programas que o Governo se prope a realizar durante um perodo.
Prof. Alessandro Lopes 197

A elaborao do Oramento-Programa abrange 4 etapas: 1) PLANEJAMENTO: a definio dos OBJETIVOS a atingir; 2) PROGRAMAO: a definio das ATIVIDADES necessrias consecuo dos objetivos; 3) PROJETO: a estimao dos recursos de TRABALHO necessrios realizao das atividades; 4) ORAMENTAO: a estimao dos recursos FINANCEIROS para pagar a utilizao dos recursos de trabalho e PREVER as fontes dos RECURSOS.
Prof. Alessandro Lopes 198

Mdulo III - Tipos de Oramento

Oramento-Programa distingue-se do Oramento Tradicional porque este parte da previso de recursos para a execuo de atividades institudas, enquanto aquele, a previso de recursos a etapa final do planejamento.
Prof. Alessandro Lopes 199

Oramento Tradicional
Dissociado dos processos de planejamento e programao Visa aquisio de meios So tomadas tendo em vista as necessidades das unidades organizacionais So consideradas as necessidades financeiras das unidades organizacionais

Tpico Analisado
Processo Oramentrio Alocao de recursos Decises Oramentrias Elaborao do Oramento

Oramento-Programa
Elo entre o Planejamento e as funes executivas da organizao Visa consecuo de objetivos e metas So tomadas com base em avaliaes e em anlises tcnicas das alternativas possveis So considerados todos os custos dos programas, inclusive os que extrapolam o exerccio

D nfase aos aspectos contbeis da gesto Unidades administrativas e elementos


Inexistem sistemas de acompanhamento e medio de trabalho.

Estrutura do Oramento Principal critrio classificatrio Mensurao de resultado Prof. Alessandro Lopes

Est voltada para os aspectos administrativos e de planejamento. Funcional-Programtico


Utilizao sistemtica de indicadores e padres de medio do trabalho e dos resultado 200

3) ORAMENTO por DESEMPENHO: O oramento tradicional evoluiu para o oramento de desempenho. Evidencia-se a preocupao com o resultado dos gastos e no apenas com o gasto em si. Buscava-se a definio dos propsitos e objetivos para os quais os crditos se faziam necessrios, ou seja, a preocupao era saber as coisas que o governo faz e no as coisas que o governo compra. Entretanto, no deve ser classificado como oramento-programa pois lhe falta uma caracterstica principal, qual seja, a vinculao a um instrumento central de planejamento das aes do governo.
Prof. Alessandro Lopes 201

Oramento Base-Zero: Surgiu no Texas, EUA, na dcada de 1970, e nele no h direito adquirido. O OBZ exige que o administrador justifique, a cada ano, todas as dotaes solicitadas em seu oramento. A nfase na eficincia, e no se preocupa com classificaes oramentarias, mas o porque de realizar determinada despesa.
Prof. Alessandro Lopes 202

ESAF/2010 - A abordagem oramentria cujas principais caractersticas so a anlise, reviso e avaliao de todas as despesas propostas e no apenas das solicitaes que ultrapassam o nvel de gasto j existente, de modo que todos os programas devem ser justificados cada vez que se inicia um novo ciclo oramentrio, denomina-se:
a) oramento tradicional. b) oramento de base zero. c) oramento de desempenho. d) oramento-programa. e) oramento incremental.
Prof. Alessandro Lopes 203

PROF. ALESSANDRO LOPEZ

204

PROF. ALESSANDRO LOPEZ

205

PROF. ALESSANDRO LOPEZ

206

PROF. ALESSANDRO LOPEZ

207

PROF. ALESSANDRO LOPEZ

208

SLIDE 38 39

GABARITO B D

40
41

A
D

42
43

D
A

Prof. Alessandro Lopes

209

Conhecimentos Bsicos de Administrao Financeira e Oramentria

Prof. Alessandro Lopes

Prof. Alessandro Lopes

210

Mdulo IV 1. Conceituao, classificao e execuo da receita oramentria 2. Conceituao, classificao e execuo da despesa oramentria 3. Cota, Proviso, Destaque e Repasse
Prof. Alessandro Lopes 211

Mdulo IV 1. Conceituao, classificao e execuo da receita oramentria Em sentido amplo, Receitas Pblicas so ingressos de recursos financeiros nos cofres do Estado, que se desdobram em receitas oramentrias, quando representam disponibilidades de recursos financeiros para o errio, e em ingressos extraoramentrios, quando representam apenas entradas compensatrias.
Prof. Alessandro Lopes 212

Em sentido estrito, chamam-se Receitas Pblicas apenas as Receitas Oramentrias.

Prof. Alessandro Lopes

213

INGRESSOS EXTRAORAMENTRIOS So recursos financeiros de carter temporrio e no integram a LOA. O Estado mero depositrio desses recursos, que constituem passivos exigveis e cujas restituies no se sujeitam autorizao legislativa. Exemplos: depsitos em cauo, fianas, ARO, emisso de moeda e outras entradas compensatrias no ativo e passivo financeiros.

Prof. Alessandro Lopes

214

Observao:
As caues, as fianas e os depsitos, efetuados em TTULOS, APLICES OU OUTROS VALORES DIFERENTES DA MOEDA NACIONAL corrente, sero classificados em CONTAS DE COMPENSAO, no sendo, nestes casos, considerados receitas extraoramentrias.

Prof. Alessandro Lopes

215

Considerando-se que as receitas oramentrias so representadas por recursos financeiros que ingressam no caixa do governo durante o exerccio oramentrio e que constituem elemento novo para o patrimnio pblico, aumentando-lhe o saldo financeiro, correto afirmar que, excetuando-se as operaes por antecipao de receita oramentria (ARO), as operaes de crdito autorizadas em lei classificam-se como receitas oramentrias. ( ) Certo ( ) Errado

Prof. Alessandro Lopes

216

Resumindo, INGRESSOS EXTRAORAMENTRIOS so: ingressos financeiros de carter temporrio no integram o oramento pblico no se vinculam execuo do oramento no constituem renda do Estado constituiro compromissos exigveis do ente agente passivo da obrigao financeira; e seu pagamento INDEPENDE de autorizao legislativa
Prof. Alessandro Lopes 217

RECEITAS ORAMENTRIAS So disponibilidades de recursos financeiros que ingressam durante o exerccio oramentrio e constituem elemento novo para o patrimnio pblico. Instrumento por meio do qual se viabiliza a execuo das polticas pblicas. As receitas oramentrias so fontes de recursos utilizadas pelo Estado em programas e aes cuja finalidade precpua atender s necessidades pblicas e demandas da sociedade.
Prof. Alessandro Lopes 218

RECEITAS ORAMENTRIAS

Essas receitas pertencem ao Estado, transitam pelo patrimnio do Poder Pblico, aumentam-lhe o saldo financeiro, e, via de regra, por fora do princpio oramentrio da universalidade, esto previstas na Lei Oramentria Anual LOA.

Prof. Alessandro Lopes

219

RECEITA ORAMENTRIA Art. 3 da Lei n 4320/64: A lei de oramentos compreender todas as receitas, inclusive as operaes de crditos autorizadas por lei, com EXCEO de ARO, emisses de papel-moeda e outras entradas compensatrias no ativo e passivo financeiros.

Prof. Alessandro Lopes

220

ATENO
Art. 57 da Lei n 4320/64: Embora haja obrigatoriedade de a LOA registrar a previso de arrecadao, a mera ausncia formal do registro dessa previso, no citado documento legal, no lhes retira o carter de oramentrias.
Prof. Alessandro Lopes 221

Principais classificaes das Receitas


Quanto Natureza: Oramentria Extraoramentria Quanto Afetao Patrimonial: Efetivas No Efetiva Quanto Categoria Econmica: Corrente de Capital Quanto ao Poder de Tributar: Fed / Estad / Municipal Quanto Coercitividade: Originrias Derivadas Quanto Regularidade: Ordinrias Extraordinrias
222

A Receita ORAMENTRIA pode ser classificada:

1) Quanto ao Impacto na Situao Lquida:


a) EFETIVAS - so aquelas que, sem quaisquer reservas, condies ou correspondncia no passivo, integram-se ao patrimnio pblico, como elemento novo e positivo, e deste modo aumentam o patrimnio lquido.

Prof. Alessandro Lopes

223

A Receita ORAMENTRIA pode ser classificada:

1) Quanto ao Impacto na Situao Lquida:


b) NO-EFETIVAS - so aquelas oriundas de mutaes que nada acrescem ao patrimnio lquido, constituindo simples entradas ou alteraes compensatrias nos elementos que o compem.

Prof. Alessandro Lopes

224

:::: ATENO :::: 1) Recebimento da Dvida Ativa: uma Receita Corrente porm GERA Mutao Patrimonial. 2) Transferncia de Capital: uma Receita de Capital, porm NO GERA Mutao Patrimonial, Fato Modificativo.

Prof. Alessandro Lopes

225

A Receita ORAMENTRIA pode ser classificada:

2) Quanto Regularidade:
a) ORDINRIA: so aquelas com caractersticas de continuidade, ou seja, as que representam ingressos permanentes e estveis do Tesouro, servindolhe de fonte perene de recursos, pela regularidade na sua arrecadao. Exemplos: ICMS, IPI, IPTU, IPVA.
Prof. Alessandro Lopes 226

A Receita ORAMENTRIA pode ser classificada:

2) Quanto Regularidade:
b) EXTRAORDINRIA: so aquelas sem a caracterstica de continuidade, ou seja, as que representam ingressos de carter acidental de natureza transitria ou, pelo menos, inconstante.

Prof. Alessandro Lopes

227

A Receita ORAMENTRIA pode ser classificada: 3) Quanto Categoria Econmica:

a) CORRENTE: so arrecadadas dentro do exerccio financeiro, aumentam as disponibilidades financeiras do Estado, em geral com efeito positivo sobre o Patrimnio Lquido e constituem instrumento para financiar os objetivos definidos nos programas e aes oramentrios, com vistas a satisfazer finalidades pblicas.
Prof. Alessandro Lopes 228

Esto associadas ao que na contabilidade geral correspondem s receitas propriamente ditas, ou seja, geram Fatos Modificativos Aumentativos. So os recursos recebidos de outras pessoas de direito pblico ou de direito privado, quando destinados a atender despesas classificveis em Despesas Correntes.
Prof. Alessandro Lopes 229

A Receita ORAMENTRIA pode ser classificada: 3) Quanto Categoria Econmica:

b) CAPITAL: So provenientes da realizao de recursos financeiros oriundos de constituio de dvidas, da converso, em espcie, de bens e direitos; de recursos recebidos de outras pessoas de Dir. Pblico ou Privado, destinados a atender despesas classificveis em despesa de capital; das amortizaes de emprstimos concedidos e do supervit do oramento corrente.
Prof. Alessandro Lopes 230

As Receitas CORRENTES dividem-se em: TRIBUTRIAS de CONTRIBUIES, PATRIMONIAL, AGROPECURIAS, INDUSTRIAL, de SERVIOS, TRANSFERNCIAS CORRENTES e OUTRAS Receitas Correntes.
Prof. Alessandro Lopes 231

As Receitas de CAPITAL constituem Fatos meramente Permutativos. So provenientes da realizao de recursos financeiros oriundos: 1) de constituio de dvidas; 2) de alienao de bens; 3) de transferncias de capital; 4) amortizaes de emprstimos concedidos; 5) supervit do oramento corrente
PROF. ALESSANDRO LOPEZ 232

Lei 4.320/64, Art. 11, 3:

O Supervit do Oramento Corrente o resultado do balanceamento dos totais das receitas e despesas CORRENTES, apurado no Demonstrativo da Receita e Despesa segundo as Categorias Econmicas. NO constituir item de Receita Oramentria.

PROF. ALESSANDRO LOPEZ

233

As Receitas CORRENTES podem ser classificadas em:

a) ORIGINRIAS (ou de Economia Privada): Resultante da venda de produtos ou servios colocados disposio dos usurios ou da cesso remunerada de bens e valores. a receita segundo a qual os recursos ou meios financeiros so obtidos mediante a cobrana de preo pela venda de bens e servios. Neste caso, o Estado funciona como particular mediante a explorao de atividades privadas.
Prof. Alessandro Lopes 234

As Receitas CORRENTES podem ser classificadas em:

b) DERIVADAS (ou de Economia Pblica): So obtidas pelo Estado em funo de sua autoridade coercitiva, mediante a arrecadao de tributos e multas. receita proveniente do exerccio da competncia ou do poder de tributar os rendimentos ou o patrimnio da coletividade ( caracterizada pelo constrangimento legal para sua arrecadao).

Prof. Alessandro Lopes

235

QUESTO DE CONCURSO - 2012 Constituem modalidade de Receita Derivada, exceto: a) b) c) d) e) Tributos Penalidades pecunirias Multas administrativas Taxas Preos Pblicos

Prof. Alessandro Lopes

236

Nas Receitas ORIGINRIAS, sua arrecadao NO depende de prvia autorizao legal e pode ser cobrada a qualquer poca; enquanto nas Receitas DERIVADAS, a arrecadao depende da obedincia do princpio da anterioridade, que estabelece a vedao de instituir ou aumentar tributo sem que a lei, que o estabelea, esteja em vigor antes do incio do exerccio financeiro

Prof. Alessandro Lopes

237

RECEITA TRIBUTRIA:
So os ingressos provenientes da arrecadao das receitas de TRIBUTOS (impostos, taxas e contribuies de melhoria) pagos pelos cidados em razo de suas atividades, suas rendas, suas propriedades. uma receita privativa das entidades investidas do poder de tributar: U, E, DF, M.

Prof. Alessandro Lopes

238

O art. 3 do Cdigo Tributrio Nacional define tributo da seguinte forma:

"Tributo toda prestao pecuniria compulsria, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que no constitua sano de ato ilcito, instituda em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada".

Prof. Alessandro Lopes

239

RECEITA DE CONTRIBUIES: o ingresso proveniente de: 1) Contribuies SOCIAIS e ECONMICAS (COFINS, PIS, PASEP), 2) Interveno no Domnio Econmico (CID COMBUSTVEL), e 3) Interesse das categorias profissionais ou econmicas, como instrumento de interveno nas respectivas reas.
Prof. Alessandro Lopes 240

A competncia para instituio das contribuies sociais da Unio, exceto das contribuies dos servidores estatutrios dos Estados, DF e Municpios, que so institudas pelos mesmos. Art. 195 da CF88: a Seguridade Social ser financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, mediante recursos da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, e de contribuies sociais.
Prof. Alessandro Lopes 241

A CIDE se d pela fiscalizao de atividades de fomento, como por exemplo, desenvolvimento de pesquisas para crescimento do setor e oferecimento de linhas de crdito para expanso da produo. Exemplo: Adicional sobre Tarifas de Passagens Areas Domsticas, que so voltadas suplementao tarifria de linhas areas regionais de passageiros, de baixo e mdio potencial de trfego.
Prof. Alessandro Lopes 242

ATENO!!!
CONTRIBUIO DE INTERESSE DAS CATEGORIAS PROFISSIONAIS OU ECONMICAS: Espcie de contribuio que se caracteriza por atender a determinadas categorias profissionais ou econmicas, vinculando sua arrecadao s entidades que as instituram. No transitam pelo Oramento da Unio.

Prof. Alessandro Lopes

243

ATENO!!!
A Contribuio de Iluminao Pblica Espcie da Origem Contribuies, que integra a Categoria Econmica Receitas Correntes.

Prof. Alessandro Lopes

244

RECEITA PATRIMONIAL: Resulta da explorao do patrimnio pblico: aluguis, arrendamentos, foros, laudmios, juros de aplicao financeira, dividendos... 1 Imobilirias 2 Valores Mobilirios 3 Concesses/Permisses 4 Compensaes Financeira 5 Explorao de Bens Pblicos 6 Cesso de Direitos
Prof. Alessandro Lopes 245

RECEITA AGROPECURIA: So receitas que resultam das atividades ou exploraes agropecurias, envolvendo a produo vegetal e animal e seus derivados.

Decorrem da explorao econmica, por parte do ente pblico, de atividades agropecurias, tais como a venda de produtos: agrcolas (gros, tecnologias, insumos etc.); pecurios (smens, tcnicas em inseminao, matrizes etc.); para reflorestamento e etc.
Prof. Alessandro Lopes 246

RECEITA INDUSTRIAL: So receitas originrias, provenientes das atividades industriais exercidas pelo ente pblico. Encontram-se nessa classificao receitas provenientes de atividades econmicas, tais como: da indstria extrativa mineral; da indstria de transformao; da indstria de construo; e outras receitas industriais de utilidade pblica.

Prof. Alessandro Lopes

247

RECEITAS DE SERVIOS: So receitas decorrentes das atividades econmicas na prestao de servios por parte do ente pblico, tais como: comrcio, transporte, comunicao, servios hospitalares, armazenagem, servios recreativos, culturais, etc. Tais servios so remunerados mediante preo pblico, tambm chamado de tarifa.

Prof. Alessandro Lopes

248

A distino entre TAXA e PREO PBLICO (tarifa), est descrita na Smula n 545 do STF:

Preos de servios pblicos e taxas no se confundem, porque estas, diferentemente daqueles, so compulsrias e tm sua cobrana condicionada prvia autorizao oramentria, em relao lei que a instituiu.
* preo pblico (ou tarifa) decorre da utilizao de servios

pblicos facultativos (portanto, no compulsrios)


Prof. Alessandro Lopes 249

TRANSFERNCIAS CORRENTES: So recursos financeiros recebidos de outras pessoas de direito pblico ou privado destinados a atender despesas de manuteno ou funcionamento relacionadas a uma finalidade pblica especfica, mas que no correspondam a uma contraprestao direta em bens e servios a quem efetuou a transferncia. Nas Transferncias Correntes, podemos citar como exemplos as seguintes espcies:
Prof. Alessandro Lopes 250

1) Transferncias de Convnios: Recursos oriundos de convnios, com finalidade especfica, firmados entre entidades pblicas de qualquer espcie, ou entre elas e organizaes particulares, para realizao de objetivos de interesse comum dos partcipes e destinados a custear despesas correntes. 2) Transferncias de Pessoas: Compreendem as contribuies e doaes que pessoas fsicas realizem para a Administrao Pblica.
Prof. Alessandro Lopes 251

OUTRAS RECEITAS CORRENTES:


Recursos recebidos em razo da cobrana de MULTAS e JUROS de MORA, do Recebimento da DVIDA ATIVA, de Indenizaes e Restituies, Alienao de bens APREENDIDOS...

Prof. Alessandro Lopes

252

RECEITAS DA DVIDA ATIVA So os crditos da Fazenda Pblica, de natureza tributria ou no tributria, exigveis em virtude do transcurso do prazo para pagamento.

Este crdito cobrado por meio da emisso de certido de dvida ativa da Fazenda Pblica da Unio. Isso confere certido da dvida ativa carter lquido e certo, embora se admita prova em contrrio.

Prof. Alessandro Lopes

253

Dvida ativa tributria o crdito da Fazenda Pblica proveniente da obrigao legal relativa a tributos e respectivos adicionais, atualizaes monetrias, encargos e multas tributrias.
Dvida ativa no tributria corresponde aos demais crditos da Fazenda Pblica.

Prof. Alessandro Lopes

254

A respeito dos crditos relacionados dvida ativa de que tratam a Lei n. 4.320/1964, bem como seu reexo no patrimnio do ente pblico, correto armar, exceto:
a) crditos que no de origem tributria podem ser inscritos em dvida ativa. b) os crditos no recebidos no exerccio e inscritos em dvida ativa so reconhecidos como receita oramentria somente no exerccio do recebimento.

c) quando o crdito a ser inscrito em dvida ativa estiver em moeda estrangeira, dever ocorrer a converso para moeda nacional na data da inscrio.
d) os juros, as multas de mora e as atualizaes incidentes sobre os crditos tambm constituem receitas da dvida ativa. e) no mbito da Unio, a apurao e inscrio da dvida ativa devem ser realizadas pelos rgos da administrao detentores dos crditos.
Prof. Alessandro Lopes 255

RECEITA DE CAPITAL - ALIENAO DE BENS:


o ingresso de recursos provenientes da alienao de componentes do ativo permanente, ou seja, a converso em espcie de bens (mveis e imveis) e direitos. * Art. 44 da LRF: vedada a aplicao da receita derivada da alienao de bens e direitos que integram o patrimnio pblico para o financiamento de DESPESA CORRENTE, salvo se destinada por LEI, aos Regimes de Previdncia Social, Geral e Prprio dos Servidores Pblicos.
* A alienao de bens APREENDIDOS constitui RECEITA CORRENTE > Outras Receitas Correntes
Prof. Alessandro Lopes 256

RECEITA DE CAPITAL - OPERAO DE CRDITO

* Art. 3 da Lei 4320/64: a lei de oramentos compreender todas as receitas, inclusive as de operaes de crdito autorizadas em lei. * 8 art. 165 CF88: ...lei oramentria poder conter autorizao para contratao de operaes de crdito, ainda que por antecipao de receita. * Art. 167 III CF88: vedada a realizao de operaes de crditos que excedam o montante das despesas de capital, ressalvadas as autorizaes mediante crdito suplementares ou especiais com finalidade precisa, aprovados pelo Poder Legislativo por maioria absoluta.
Prof. Alessandro Lopes 257

RECEITA DE CAPITAL AMORTIZAO DE EMPRSTIMOS

So ingressos financeiros provenientes da amortizao de financiamentos ou emprstimos concedidos pelo ente pblico em ttulos e contratos. Embora a amortizao de emprstimos seja origem da categoria econmica Receitas de Capital, os juros recebidos, associados a esses emprstimos, so classificados em Receitas Correntes / de Servios / Servios Financeiros.
Prof. Alessandro Lopes 258

No devem ser reconhecidos como receita oramentria os recursos financeiros oriundos de: a) Supervit Financeiro b) Cancelamento de despesas inscritas em restos a pagar

Prof. Alessandro Lopes

259

O cancelamento de despesas inscritas em RP, consiste na baixa da obrigao constituda em exerccios anteriores, portanto, trata-se de restabelecimento de saldo de disponibilidade comprometida, originria de receitas arrecadadas em exerccios anteriores e no de uma nova receita a ser registrada.

Prof. Alessandro Lopes

260

O cancelamento de restos a pagar no se confunde com o recebimento de recursos provenientes do ressarcimento ou da restituio de despesas pagas em exerccios anteriores que devem ser reconhecidos como receita oramentria do exerccio.

Prof. Alessandro Lopes

261

O reconhecimento da receita oramentria ocorre no momento de sua ARRECADAO, conforme art. 35 da Lei n 4.320/1964 enfoque oramentrio.
Objetivo: evitar que a execuo das despesas oramentrias ultrapasse a arrecadao efetiva.
Prof. Alessandro Lopes 262

Regime Oramentrio x Regime Contbil


Regime Oramentrio (REGIME MISTO) Pertencem ao exerccio financeiro: As receitas nele arrecadadas (REGIME DE CAIXA) As despesas nele legalmente empenhadas Regime Contbil (REGIME DE COMPETNCIA) As receitas e as despesas devem ser includas na apurao do resultado do perodo em que ocorrerem, sempre simultaneamente quando se correlacionarem, independentemente de recebimento ou pagamento.
263

Etapas da Gesto da Receita Oramentria


PLANEJAMENTO (previso)
Direto (de Ofcio) (IPVA / IPTU)
LANAMENTO Indireto (por Homologao) (IPI / ICMS) Misto (por Declarao) (IRPF / ITR) ARRECADAO RECOLHIMENTO

EXECUO

CONTROLE E AVALIAO

264

(LRF: so requisitos essenciais da responsabilidade na gesto fiscal: IPA de todos os tributos) PREVISES de RECEITAS: observaro as normas tcnicas e legais e consideraro os efeitos:
1) 2) 3) 4) das alteraes na legislao da variao do ndice de preos do crescimento econmico de qualquer outro fator relevante.

RECEITA PBLICA

Sero acompanhadas de demonstrativo de sua evoluo nos ltimos 3 anos, da projeo para 2 seguintes e da metodologia de clculo e Prof. Alessandro Lopez 265 premissas utilizadas.

RENNCIA DE RECEITA: A concesso ou ampliao de incentivo ou benefcio de natureza tributria da qual decorra renncia de receita dever estar acompanhada: 1) de estimativa do impacto oramentrio-financeiro 2) atender ao disposto na LDO, e 3) a PELO MENOS UMA das seguintes condies: a) Demonstrao de que a renncia foi considerada na estimativa da receita da LOA e de que no afetar as metas de resultados fiscais b) Estar acompanhada de medidas de compensao, por meio de aumento de receita
Prof. Alessandro Lopes 266

LANAMENTO
o ato da repartio competente, que verifica a procedncia do crdito fiscal e a pessoa que lhe devedora e inscreve o dbito desta.
1) procedimento administrativo 2) verifica a ocorrncia do fato gerador 3) determina a matria tributvel 4) calcula o montante do tributo devido 5) identifica o sujeito passivo 6) aplica penalidade cabvel.

ARRECADAO
o ato em que so pagos os tributos ou as diversas receitas ao agente arrecadador ou bancos autorizados pelo ente.

Ag. Arrecadador PBLICO so as prprias reparties do Governo. Ag. Arrecadador PRIVADO so os bancos autorizados.
A arrecadao da receita pode ser:

DIRETA: realizada pelo prprio Estado ou por agentes credenciados. INDIRETA: aquela em que o Estado transfere a terceiros a responsabilidade pelo recolhimento de suas receitas.

RECOLHIMENTO
o ato pelo qual os Agentes Arrecadadores entregam DIARIAMENTE, ao Tesouro Pblico, o produto da arrecadao. Compreende a entrega do produto da arrecadao pelos agentes arrecadadores (reparties fiscais, estabelecimentos bancrios...) ao Banco do Brasil (agente financeiro) para crdito da Conta nica do Tesouro, referente receita da Unio no Tesouro Nacional, que se encontra no Banco Central do Brasil BACEN.

Art. 56 da Lei n 4320/64: O recolhimento de todas as receitas farse- em estrita observncia ao princpio de unidade de tesouraria, vedada qualquer fragmentao para criao de caixas especiais.

Os Crditos do Estado (fiscais ou de outras naturezas) NO ARRECADADOS at o LTIMO dia do exerccio financeiro a que pertencem, constituiro receita prpria do exerccio em que forem realizados. Estes crditos so conhecidos como Restos a Receber, Restos a Arrecadar, ou simplesmente, DVIDA ATIVA; sero incorporados ao patrimnio, no Ativo Permanente.

QUESTO DE CONCURSO - 2013 Classica-se como receita extra-oramentria:

a) doao. b) tributos relativos a exerccios anteriores. c) antecipao de receitas oramentrias. d) receita de servios no prevista no oramento. e) venda de bens inservveis.
Prof. Alessandro Lopes 272

A respeito da classicao e contabilizao das receitas oramentrias de capital nos entes pblicos, correto armar: a) os ingressos recebidos como transferncias de outros entes de direito pblico so classicados como receitas de capital e pressupem a contraprestao direta ao ente transferidor.
b) os ingressos oriundos da alienao de bens mveis e imveis pertencentes aos entes pblicos so classicados e contabilizados como receita de capital, no sendo permitida a sua aplicao em despesas correntes.

c) o recebimento de recursos oriundos da amortizao de emprstimos concedidos tem seu principal classicado como receita de capital, enquanto os juros relacionados so classicados como receita corrente.
d) as operaes de crditos, tanto internas quanto externas, proporcionam a entrada de recursos no caixa do ente pblico, sendo que somente as da dvida mobiliria so classicadas e contabilizadas como receitas de capital.

e) os ingressos decorrentes da atuao do Estado na atividade industrial so, por fora de lei, classicados como despesas de capital.
Prof. Alessandro Lopes 273

Receitas Impostos Transferncia SUS p/custeio

Previso 100 600

Lanamento 90

Arrecadao 70 500

Recolhimento 60 500

Transferncia FUNDEB p/custeio Operaes de crdito


Patrimoniais Alienao de Bens

900

900

900

300
200 100

250
200 90

250
200 90

1. O valor total da Receita Corrente de: A) 1.460; B) 1.660; C) 1.670; 2. O valor a ser inscrito na Divida Ativa ser de: A) 10; B) 20; C) 30;
PROF. ALESSANDRO LOPEZ

D) 1.800;

E) 1.920.

D) 40;

E) 50.
274

3) A receita pblica, de acordo com a Lei no 4.320/64, ser classificada nas seguintes categorias econmicas:

a) Receitas de Custeio e Investimentos. b) Receitas Tributrias e Receitas de Capital. c) Receitas Correntes e Receitas de Capital. d) Receitas Oramentrias e Extra-oramentrias. e) Receitas Financeiras e Patrimoniais. 4) A receita de aluguis, recebida por um rgo pblico, classificada como:
a) patrimonial; c) tributria; e) contribuies.
PROF. ALESSANDRO LOPEZ

b) servios; d) capital;

275

13) O supervit do oramento corrente a) o balanceamento dos totais das receitas e despesas correntes e constitui uma receita corrente. b) a diferena entre as receitas de capital e as despesas correntes e constitui uma despesa de capital. c) o balanceamento dos totais das receitas e despesas correntes, sendo considerada uma receita de capital e no constituindo item de receita oramentria. d) a diferena dos totais das receitas e despesas correntes, sendo considerada uma receita oramentria de capital. e) o balanceamento dos totais das receitas e despesas correntes, sendo considerada uma receita corrente e no constituindo item de receita oramentria.
PROF. ALESSANDRO LOPEZ 276

SLIDE

GABARITO

7
46

CERTO
E

63
64 65

C
C 1C 2B

66 67

3C 4A C

Prof. Alessandro Lopes

277

Conhecimentos Bsicos de Administrao Financeira e Oramentria

Prof. Alessandro Lopes

Prof. Alessandro Lopes

278

Mdulo IV
Conceituao, classificao e execuo da Despesa Oramentria

Prof. Alessandro Lopes

279

DESPESA PBLICA
a lei oramentria que fixa a despesa pblica autorizada para um exerccio financeiro. A despesa pblica o conjunto de dispndios realizados pelos entes pblicos para o funcionamento e manuteno dos servios pblicos prestados sociedade.

Os dispndios, assim como os ingressos, so tipificados em ORAMENTRIOS e EXTRAORAMENTRIOS.


Segundo o art. 35 da Lei n 4.320/1964: Pertencem ao exerccio financeiro as despesas nele legalmente empenhadas. Dessa forma, Despesa Oramentria toda transao que depende de autorizao legislativa, na forma de consignao de dotao oramentria, para ser efetivada.

Dispndio Extraoramentrio aquele que no consta na Lei Oramentria Anual, compreendendo determinadas sadas de numerrios decorrentes de

depsitos, pagamentos de restos a pagar, resgate de operaes de crdito por antecipao de receita e recursos transitrios

A DESPESA ORAMENTRIA PODE SER CLASSIFICADA: 1) Quanto ao impacto na situao lquida patrimonial (quanto a afetao):

- Despesa Oramentria Efetiva aquela que, no momento da sua realizao, reduz a situao lquida patrimonial da entidade. (fato modificativo diminutivo) - Despesa Oramentria No-Efetiva aquela que, no momento da sua realizao, no reduz a situao lquida patrimonial da entidade e constitui fato contbil PERMUTATIVO.

Em geral, a despesa oramentria efetiva despesa corrente. Entretanto, pode haver despesa corrente no efetiva como, por exemplo, a despesa com a aquisio de materiais para estoque e a despesa com adiantamentos, que representam fatos permutativos. A despesa no efetiva normalmente se enquadra como despesa de capital. Entretanto, h despesa de capital que efetiva como, por exemplo, as transferncias de capital, que causam variao patrimonial diminutiva e, por isso, classificam-se como despesa efetiva.

A DESPESA ORAMENTRIA PODE SER CLASSIFICADA:

2) Quanto Categoria Econmica

a) Despesas Correntes: so gastos de natureza operacional que se destinam a manuteno e ao funcionamento dos servios pblicos. b) Despesas de Capital: so despesas que implicam, via de regra, acrscimos do patrimnio pblico contribuem diretamente para a formao ou aquisio de um bem de capital.

DESPESAS

ART.12 LEI 4320/64

PORT. SOF/STN 163/01

CORRENTES

Custeio Transferncias Correntes

Pessoal e Encargos Sociais Juros e Encargos da Dvida Outras Despesas Correntes

Investimentos DE CAPITAL Inverses Financeiras Transferncia de Capital

Investimentos Inverses Financeiras Amortizao da Dvida

Classificam-se como Despesas de Custeio as dotaes para manuteno de servios anteriormente criados, inclusive as destinadas a atender a obras de conservao e adaptao de bens imveis. Classificam-se como Transferncias Correntes as dotaes para despesas as quais no corresponda contraprestao direta em bens ou servios, inclusive para contribuies e subvenes destinadas a atender manifestao de outras entidades de direito pblico ou privado.

Classificam-se como Investimentos as dotaes para o planejamento e a execuo de obras, inclusive as destinadas aquisio de imveis considerados necessrios realizao destas ltimas, bem como para os programas especiais de trabalho, aquisio de instalaes, equipamentos e material permanente e constituio ou aumento do capital de empresas que no sejam de carter comercial ou financeiro.

Classificam-se como Inverses Financeiras as dotaes destinadas a: I - aquisio de imveis, ou de bens de capital j em utilizao; II - aquisio de ttulos representativos do capital de empresas ou entidades de qualquer espcie, j constitudas, quando a operao no importe aumento do capital; III - constituio ou aumento do capital de entidades ou empresas que visem a objetivos comerciais ou financeiros, inclusive operaes bancrias ou de seguros.

Participao em constituio ou aumento de capital de empresas ou entidades INDUSTRIAS ou AGRCOLAS: INVESTIMENTOS. Participao em constituio ou aumento de capital de empresas ou entidades COMERCIAIS ou FINANCEIRAS: INVERSES FINANCEIRAS.

CLASSIFICAES DA DESPESA ORAMENTRIA 1) CLASSIFICAO INSTITUCIONAL 2) CLASSIFICAO FUNCIONAL


3) CLASSIFICAO POR ESTRUTURA PROGRAMTICA e 4) CLASSIFICAO POR NATUREZA

CLASSIFICAO INSTITUCIONAL
A classificao institucional reflete a estrutura de alocao dos crditos oramentrios e est estruturada em dois nveis hierrquicos: rgo oramentrio e unidade oramentria.

Unidade Oramentria o agrupamento de servios subordinados ao mesmo rgo, a que sero consignadas dotaes prprias.
Os rgos oramentrios, por sua vez, correspondem a agrupamentos de unidades oramentrias.

No caso do Governo Federal, o cdigo da classificao institucional compe-se de cinco dgitos, sendo os dois primeiros reservados identificao do rgo e os demais unidade oramentria.

CLASSIFICAO FUNCIONAL
A classificao funcional segrega as dotaes oramentrias em funes e subfunes, buscando responder basicamente indagao em que rea de ao governamental a despesa ser realizada.

Trata-se de classificao de aplicao comum e obrigatria, no mbito da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, o que permite a consolidao nacional dos gastos do setor pblico.

A classificao funcional representada por cinco dgitos. Os dois primeiros referem-se funo, enquanto que os trs ltimos dgitos representam a subfuno.

FUNO: pode ser traduzida como o maior nvel de agregao das diversas reas de atuao do setor pblico.
A funo quase sempre se relaciona com a misso institucional do rgo, por exemplo, cultura, educao, sade, defesa, que, na Unio, de modo geral, guarda relao com os respectivos Ministrios.

As SUBFUNES (nvel de agregao imediatamente inferior funo) podem ser combinadas com funes diferentes daquelas s quais esto relacionadas na Portaria MOG n 42/1999.

FUNO

SUBFUNO

Legislativa
Administrao Defesa Nacional Sade Educao

Controle Externo
Planejamento e Oramento Defesa Area, Defesa Naval Assistncia Hospitalar, Vigilncia Sanitria Ensino Fund. Mdio, Profissionalizante.

CLASSIFICAO POR ESTRUTURA PROGRAMTICA


Toda ao do Governo est estruturada em programas orientados para a realizao dos objetivos estratgicos definidos no Plano Plurianual para o perodo de 4 anos.

PROGRAMA - o instrumento de organizao da atuao governamental que articula um conjunto de aes que concorrem para a concretizao de um objetivo comum preestabelecido, visando soluo de um problema ou ao atendimento de determinada necessidade ou demanda da sociedade.

O oramento Federal est organizado em programas, a partir dos quais so relacionadas s AES sob a forma de ATIVIDADES, PROJETOS ou OPERAES ESPECIAIS, especificando os respectivos valores e metas e as unidades oramentrias responsveis pela realizao da ao.

ATIVIDADE - um instrumento de programao utilizado para alcanar o objetivo de um programa, envolvendo um conjunto de operaes que se realizam de modo contnuo e permanente, das quais resulta um produto ou servio necessrio manuteno da ao de Governo. PROJETO - um instrumento de programao utilizado para alcanar o objetivo de um programa, envolvendo um conjunto de operaes, limitadas no tempo, das quais resulta um produto que concorre para a expanso ou o aperfeioamento da ao de Governo.

OPERAO ESPECIAL - Despesas que no contribuem para a manuteno, expanso ou aperfeioamento das aes de governo, das quais no resulta um produto, e no gera contraprestao direta sob a forma de bens ou servios.

CLASSIFICAO POR NATUREZA A classificao da despesa oramentria, segundo a sua natureza, compe-se de:
I Categoria Econmica; II Grupo de Natureza da Despesa; e III Elemento de Despesa.

O oramento anual consignar importncia para atender determinada despesa a fim de executar aes que lhe caiba realizar. Tal importncia denominada de dotao.
Na lei oramentria anual, a discriminao da despesa, quanto sua natureza, far-se-, no mnimo, por categoria econmica, grupo de natureza de despesa e modalidade de aplicao, conforme estabelece o art. 6 da Portaria Interministerial STN/SOF n 163/2001.

A partir da edio da Portaria MOG n 42/1999 aplicada Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios, passou a ser obrigatria a identificao, nas leis oramentrias, das aes em termos de funes, subfunes, programas, projetos, atividades e operaes especiais.

RECONHECIMENTO DA DESPESA ORAMENTRIA

No setor pblico, o regime oramentrio reconhece a despesa oramentria no exerccio financeiro da emisso do empenho e a receita oramentria pela arrecadao.

A Contabilidade Aplicada ao Setor Pblico, assim como qualquer outro ramo da cincia contbil, obedece aos princpios de contabilidade. Dessa forma, aplica-se o princpio da competncia em sua integralidade, ou seja, os efeitos das transaes e outros eventos so reconhecidos quando ocorrem, e no quando os recursos financeiros so recebidos ou pagos
Assim, o art. 35 da Lei n 4.320/1964 refere-se ao regime oramentrio e no ao regime contbil (patrimonial) aplicvel ao setor pblico para reconhecimento de ativos e passivos.

Etapas da Gesto da Despesa Oramentria


Planejamento ( FIXAO )
EMPENHO Execuo LIQUIDAO

PAGAMENTO
Controle e Avaliao
309

Fixao da Despesa
A fixao da despesa refere-se aos limites de gastos, includos nas leis oramentrias com base nas receitas previstas, a serem efetuados pelas entidades pblicas. A fixao da despesa oramentria insere-se no processo de planejamento e compreende a adoo de medidas em direo a uma situao idealizada, tendo em vista os recursos disponveis e observando as diretrizes e prioridades traadas pelo governo.

EMPENHO
- o empenho PRVIO
- est restrito ao limite do crdito oramentrio - vedada a realizao de despesa sem prvio empenho - o ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigao de pagamento pendente ou no de implemento de condio.

- materializa-se atravs da emisso da nota de empenho

Modalidade de Empenho
ORDINRIO: quando o montante a ser pago for previamente conhecido e deva ocorrer de uma s vez
GLOBAL: quando o montante a ser pago tambm for previamente conhecido, mas deva ocorrer parceladamente. Por ESTIMATIVA: quando no se possa determinar previamente o montante a ser pago, por no ser a respectiva base peridica homognea.

LIQUIDAO
Verificao do implemento de condio. Consiste na verificao do direito adquirido pelo credor ou entidade beneficiria, tendo por base os ttulos e documentos comprobatrios do respectivo crdito ou da habilitao ao benefcio. O objetivo da liquidao de apurar o implemento de condio, ou seja, se o credor cumpriu ou no a sua parte, verificando:

1) a origem e o objeto do que se deve pagar; 2) a importncia exata a pagar; e 3) a quem se deve pagar para extinguir a obrigao

PAGAMENTO
o ato pelo qual o Estado faz a entrega de numerrio correspondente, recebendo a devida quitao. O pagamento da despesa s ser efetuado quando ordenado aps sua regular LIQUIDAO. A Ordem de Pagamento (despacho exarado por autoridade competente, determinando que a despesa seja paga) ser dada em documento prprio, assinado pelo Ordenador de Despesa e pelo Agente Responsvel pelo Setor Financeiro.

Mdulo IV
Cota, Proviso, Destaque e Repasse

Prof. Alessandro Lopes

315

Descentralizaes de crditos oramentrios As descentralizaes de crditos oramentrios ocorrem quando for efetuada movimentao de parte do oramento, mantidas as classificaes institucional, funcional, programtica e econmica, para que outras unidades administrativas possam executar a despesa oramentria.

Quando a descentralizao envolver unidades gestoras de um mesmo rgo tem-se a descentralizao interna, tambm chamada de PROVISO.
Se, porventura, ocorrer entre unidades gestoras de rgos ou entidades de estrutura diferente, ter-se- uma descentralizao externa, tambm denominada de DESTAQUE.

Para a Unio, de acordo com o inciso III do 1 do art.1 do Decreto n 6.170/2007, a descentralizao de crdito externa depender de termo de cooperao, ficando vedada a celebrao de convnio para esse efeito.

PROGRAMAO ORAMENTRIA E FINANCEIRA A programao oramentria e financeira consiste na compatibilizao do fluxo dos pagamentos com o fluxo dos recebimentos, visando ao ajuste da despesa fixada s novas projees de resultados e da arrecadao.

Se houver frustrao da receita estimada no oramento, dever ser estabelecida limitao de empenho e movimentao financeira, com objetivo de atingir os resultados previstos na LDO e impedir a assuno de compromissos sem respaldo financeiro, o que acarretaria uma busca de socorro no mercado financeiro, situao que implica em encargos elevados.

MOVIMENTAO DE RECURSOS FINANCEIROS A movimentao de recursos financeiros feita atravs de trs figuras: Cota, Repasse e Sub-repasse Aps aprovao do cronograma de desembolso pela STN, esse rgo coloca disposio dos rgos setoriais, nas respectivas contas no Banco do Brasil, os recursos necessrios aos pagamentos do ms. A Cota a primeira fase da movimentao dos recursos e liberada em consonncia com o cronograma de desembolso de cada Ministrio ou rgo.

O Repasse a movimentao de recursos financeiros efetuados das seguintes formas:


a) dos rgos setoriais de programao financeira para entidades da administrao indireta, e entre estas; e b) de entidades da administrao indireta para rgos da administrao direta, ou entre estes, se de outro rgo ou Ministrio.

O Sub-repasse a movimentao de recurso financeiro, dos rgos setoriais de programao financeira para as unidades gestoras de sua jurisdio e entre as unidades gestoras de um mesmo Ministrio, rgo ou Entidade. A movimentao e utilizao de recursos financeiros oriundos do Oramento Geral da Unio - englobando cotas, repasses, sub-repasses e pagamento de despesas far-se-o, exclusivamente, por meio de Ordem Bancria.

Prof. Alessandro Lopes

323

Mdulo IV
Conceituao, classificao e execuo da Despesa Oramentria

Cota, Proviso, Destaque e Repasse


Prof. Alessandro Lopes 324

Conhecimentos Bsicos de Administrao Financeira e Oramentria

Prof. Alessandro Lopes

Prof. Alessandro Lopes

325

Mdulo V 1. 2. 3. 4. 5. 6. Lei 10.180/01 Instruo Normativa STN 01/97 Decreto 6.170/07 Portaria Interministerial 507/11 Lei 9.430/96 e Instruo Normativa SRF 1.234/12
Prof. Alessandro Lopes 326

LEI No 10.180, DE 6 DE FEVEREIRO DE 2001

Organiza e disciplina os Sistemas de Planejamento e de Oramento Federal, de Administrao Financeira Federal, de Contabilidade Federal e de Controle Interno do Poder Executivo Federal

O Sistema de Planejamento e de Oramento Federal tem por finalidade:


I - formular o planejamento estratgico nacional;
II - formular planos nacionais, setoriais e regionais de desenvolvimento econmico e social; III - formular o plano plurianual, as diretrizes oramentrias e os oramentos anuais;

IV - gerenciar o processo de planejamento e oramento federal;


V - promover a articulao com os Estados, o Distrito Federal e os Municpios, visando a compatibilizao de normas e tarefas afins aos diversos Sistemas, nos planos federal, estadual, distrital e municipal.

O Sistema de Planejamento e de Oramento Federal compreende as atividades de elaborao, acompanhamento e avaliao de planos, programas e oramentos, e de realizao de estudos e pesquisas scio-econmicas.

Integram o Sistema de Planej. e de Oramento Federal:

I - o MPOG, como rgo central; II - rgos setoriais; III - rgos especficos


Os rgos setoriais so as unidades de planejamento e oramento dos Ministrios, da Advocacia-Geral da Unio, da Vice-Presidncia e da Casa Civil da Presidncia da Repblica. Os rgos especficos so aqueles vinculados ou subordinados ao rgo central do Sistema, cuja misso est voltada para as atividades de planejamento e oramento.

Compete s unidades responsveis pelas atividades de planejamento: I - elaborar e supervisionar a execuo de planos e programas nacionais e setoriais de desenvolvimento econmico e social;

II - coordenar a elaborao dos projetos de lei do PPA. Compete s unidades responsveis pelas atividades de oramento: I - coordenar, consolidar e supervisionar a elaborao dos projetos da LDO e da LOA da Unio, compreendendo os OF, OSS e OI;
II - estabelecer normas e procedimentos necessrios elaborao e implementao dos oramentos federais, harmonizando-os com o plano plurianual;

SISTEMA DE ADMINSITRAO FINANCEIRA


O Sistema de Administrao Financeira Federal visa ao equilbrio financeiro do Governo Federal, dentro dos limites da receita e despesa pblicas

O Sistema de Administrao Financeira Federal compreende as atividades de programao financeira da Unio, de administrao de direitos e haveres, garantias e obrigaes de responsabilidade do Tesouro Nacional e de orientao tcnico-normativa referente execuo oramentria e financeira.

Integram o Sistema de Administrao Financeira Federal:


I - a Secretaria do Tesouro Nacional, como rgo central; II - rgos setoriais.
Os rgos setoriais so as unidades de programao financeira dos Ministrios, da Advocacia-Geral da Unio, da Vice-Presidncia e da Casa Civil da Presidncia da Repblica.

SISTEMA DE CONTABILIDADE FEDERAL


O Sistema de Contabilidade Federal visa a evidenciar a situao oramentria, financeira e patrimonial da Unio.

Integram o Sistema de Contabilidade Federal: I - a Secretaria do Tesouro Nacional, como rgo central; II - rgos setoriais. * Os rgos setoriais so as unidades de gesto interna dos Ministrios e da Advocacia-Geral da Unio. * O rgo de controle interno da Casa Civil exercer tambm as atividades de rgo setorial contbil de todos os rgos integrantes da Presidncia da Repblica, da Vice-Presidncia da Repblica.

SISTEMA DE CONTROLE INTERNO


O Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal visa avaliao da ao governamental e da gesto dos administradores pblicos federais, por intermdio da fiscalizao contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial, e a apoiar o controle externo no exerccio de sua misso institucional.

O Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal compreende as atividades de avaliao do cumprimento das metas previstas no plano plurianual, da execuo dos programas de governo e dos oramentos da Unio e de avaliao da gesto dos administradores pblicos federais, utilizando como instrumentos a auditoria e a fiscalizao.

Integram o Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal:


I - a Secretaria Federal de Controle Interno, como rgo central; II - rgos setoriais.
* Os rgos setoriais so aqueles de controle interno que integram a estrutura do Ministrio das Relaes Exteriores, do Ministrio da Defesa, da Advocacia-Geral da Unio e da Casa Civil. * O rgo de controle interno da Casa Civil tem como rea de atuao todos os rgos integrantes da Presidncia da Repblica e da Vice-Presidncia da Repblica.

CONVNIOS
A celebrao (assinatura de termo de convnio) e a execuo de convnio de natureza financeira, para fins de execuo descentralizada de Programa de Trabalho de responsabilidade de rgo ou entidade da Administrao Pblica Federal, direta ou indireta, sero efetivadas nos termos da Instruo Normativa STN 01/97.

CONVNIO: acordo, ajuste ou qualquer outro instrumento que discipline a transferncia de recursos financeiros de dotaes consignadas nos OF/OSS da Unio e tenha como partcipe, de um lado, rgo ou entidade da administrao pblica federal, direta ou indireta, e, de outro lado, rgo ou entidade da administrao pblica estadual, distrital ou municipal, direta ou indireta, ou ainda, entidades privadas sem fins lucrativos, visando a execuo de programa de governo, envolvendo a realizao de projeto, atividade, servio, aquisio de bens ou evento de interesse recproco, em regime de mtua cooperao;

I - concedente - rgo da administrao pblica federal direta, autrquica ou fundacional, empresa pblica ou sociedade de economia mista, responsvel pela transferncia dos recursos financeiros ou pela descentralizao dos crditos oramentrios destinados execuo do objeto do convnio; II - convenente - rgo da administrao pblica direta, autrquica ou fundacional, empresa pblica ou sociedade de economia mista, de qualquer esfera de governo, ou organizao particular com a qual a administrao federal pactua a execuo de programa, projeto/atividade ou evento mediante a celebrao de convnio;

A execuo descentralizada de ao a cargo de rgo ou entidade pblicos federais, mediante celebrao e execuo de convnio, somente se efetivar para entes federativos (Estado, Municpio ou Distrito Federal) que comprovem dispor de condies para consecuo do objeto do Programa de Trabalho relativo ao e desenvolvam programas prprios idnticos ou assemelhados.

A obrigatoriedade de celebrao de convnio no se aplica aos casos em que lei especfica discipline a transferncia de recursos para execuo de programas em parceria do Governo Federal com governos estaduais e municipais, que regulamente critrios de habilitao, transferir montante e forma de transferncia, e a forma de aplicao e dos recursos recebidos.

O convnio ser proposto pelo interessado ao titular do Ministrio, rgo ou entidade responsvel pelo programa, mediante a apresentao do Plano de Trabalho, que conter, no mnimo, as seguintes informaes: I - razes que justifiquem a celebrao do convnio; II - descrio completa do objeto a ser executado; III - descrio das metas a serem atingidas, qualitativa e quantitativamente; IV - licena ambiental prvia V etapas/fases da execuo do objeto (previso de incio e fim) VI - plano de aplicao dos recursos a serem desembolsados VI - cronograma de desembolso;

O convenente deve provar que no se encontra em situao de mora ou inadimplncia perante rgo ou entidade da Administrao Pblica Federal Direta e Indireta.

Integrar o Plano de Trabalho a especificao completa do bem a ser produzido ou adquirido e, no caso de obras, instalaes ou servios, o projeto bsico, entendido como tal o conjunto de elementos necessrios e suficientes para caracterizar, de modo preciso, a obra, instalao ou servio objeto do convnio, ou nele envolvida, sua viabilidade tcnica, custos, fases ou etapas, e prazos de execuo

A contrapartida, de responsabilidade dos Estados, Municpios e do Distrito Federal, bem como das respectivas entidades autrquicas, fundacionais ou de direito privado (empresas pblicas ou sociedades de economia mista), ser estabelecida de modo compatvel com a capacidade financeira do ente federativo beneficiado

A obrigao de os entes federativos e respectivos rgos ou entidades vinculados comprovarem sua situao de regularidade, perante os rgos ou entidades pblicos federais, e o atendimento das exigncias da Lei de Responsabilidade Fiscal ser procedida mediante apresentao da devida documentao impressa ou, alternativamente, conforme previsto na lei federal de diretrizes oramentrias, via consulta ao Cadastro nico de Convnio (Cauc).

Art. 5, da IN STN 01/97 - vedado: I - celebrar convnio, efetuar transferncia ou conceder benefcios sob qualquer modalidade, destinado a rgo ou entidade da Administrao Pblica Federal, estadual, municipal, do Distrito Federal, ou para qualquer rgo ou entidade, de direito pblico ou privado, que esteja em mora, inadimplente com outros convnios ou no esteja em situao de regularidade para com a Unio ou com entidade da Administrao Pblica Federal Indireta;
II - destinar recursos pblicos como contribuies, auxlios ou subvenes s instituies privadas com fins lucrativos.

Nos convnios em que os partcipes sejam integrantes dos oramentos fiscal e da seguridade social, a participao financeira se processar mediante a prvia descentralizao dos crditos oramentrios, segundo a natureza das despesas que devem ser efetuadas pelo convenente, mantida a Unidade Oramentria e a classificao funcional programtica, respeitando-se integralmente os objetivos preconizados no oramento.

A eficcia dos convnios e de seus aditivos, qualquer que seja o seu valor, fica condicionada publicao do respectivo extrato no "Dirio Oficial" da Unio, que ser providenciada pela Administrao at o quinto dia til do ms seguinte ao de sua assinatura, devendo esta ocorrer no prazo de vinte dias a contar daquela data

Constitui motivo para resciso do convnio independentemente do instrumento de sua formalizao, o inadimplemento de quaisquer das clusulas pactuadas, particularmente quando constatadas as seguintes situaes: I - utilizao dos recursos em desacordo com o Plano de Trabalho;
II - aplicao dos recursos no mercado financeiro em desacordo com o disposto no Art. 20; e

III - falta de apresentao das Prestaes de Contas Parciais e Final, nos prazos estabelecidos.

Art. 3o do Decreto 6170/07: As entidades privadas sem fins lucrativos que pretendam celebrar convnio ou contrato de repasse com rgos e entidades da administrao pblica federal devero realizar cadastro prvio no Sistema de Gesto de Convnios e Contratos de Repasse - SICONV.
No ato de celebrao do convnio ou contrato de repasse, o concedente dever empenhar o valor total a ser transferido no exerccio e efetuar, no caso de convnio ou contrato de repasse com vigncia plurianual, o registro no SIAFI, em conta contbil especfica, dos valores programados para cada exerccio subsequente.

Art. 3 da Portaria 507/11: Os atos e os procedimentos relativos formalizao, execuo, acompanhamento, prestao de contas e informaes acerca de tomada de contas especial dos convnios e termos de parceria sero realizados no Sistema de Gesto de Convnios e Contratos de Repasse - SICONV, aberto consulta pblica, por meio do Portal dos Convnios.

A formao de parceria para execuo descentralizada de atividades, por meio de convnio ou termo de parceria, com entidades privadas sem fins lucrativos dever ser precedida de chamamento pblico ou concurso de projetos a ser realizado pelo rgo ou entidade concedente, visando seleo de projetos ou entidades que tornem eficaz o objeto do ajuste.

vedada a celebrao de convnios: I - com rgos e entidades da administrao pblica direta e indireta dos Estados, Distrito Federal e Municpios cujo valor seja inferior a R$ 100.000,00 (cem mil reais) ou, no caso de execuo de obras e servios de engenharia, exceto elaborao de projetos de engenharia, nos quais o valor da transferncia da Unio seja inferior a R$ 250.000,00 (duzentos e cinquenta mil reais);

II - com entidades privadas sem fins lucrativos que tenham como dirigente agente poltico de Poder ou do Ministrio Pblico
III - entre rgos e entidades da Administrao Pblica federal, casos em que devero ser firmados termos de cooperao; IV - com rgo ou entidade, de direito pblico ou privado, que esteja em mora, inadimplente com outros convnios celebrados com rgos ou entidades da Administrao Pblica Federal, ou irregular em qualquer das exigncias desta Portaria;

V - com pessoas fsicas ou entidades privadas com fins lucrativos;

RETENO DE TRIBUTOS E CONTRIBUIES LEI 9.430/1996 Art. 64. Os pagamentos efetuados por rgos, autarquias e fundaes da administrao pblica federal a pessoas jurdicas, pelo fornecimento de bens ou prestao de servios, esto sujeitos incidncia, na fonte, do IR, da CSLL, da contribuio para seguridade social - COFINS e da contribuio para o PIS/PASEP.

LEI 10.833/2003 Art. 34. Ficam obrigadas a efetuar as retenes na fonte do IR, da CSLL, da COFINS e da contribuio para o PIS/PASEP, as seguintes entidades da administrao pblica federal: I - empresas pblicas; II - sociedades de economia mista; e III - demais entidades em que a Unio, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto, e que dela recebam recursos do Tesouro Nacional e estejam obrigadas a registrar sua execuo oramentria e financeira na modalidade total no SIAFI.

INSTRUO NORMATIVA SRF 480/2004 Art. 1: Os rgos da administrao federal direta, as autarquias, as fundaes federais, as empresas pblicas, as sociedades de economia mista e as demais entidades em que a Unio, direta ou indiretamente detenha a maioria do capital social sujeito a voto, e que recebam recursos do Tesouro Nacional e estejam obrigadas a registrar sua execuo oramentria e financeira no SIAFI, retero, na fonte: 1) o Imposto sobre a Renda da Pessoa Jurdica (IRPJ), 2) a Contribuio Social sobre o Lucro Lquido (CSLL), 3) a Contribuio para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS) 4) a Contribuio para o PIS/PASEP sobre os pagamentos que efetuarem s pessoas jurdicas, pelo fornecimento de bens ou prestao de servios em geral, inclusive obras, observados os procedimentos previstos nesta Instruo Normativa.

A obrigao pela reteno do rgo ou entidade que efetuar o pagamento e o valor retido, correspondente a cada tributo ou contribuio, ser levado a crdito da respectiva conta de receita da Unio. O valor do imposto e das contribuies sociais retido ser considerado como antecipao do que for devido pelo contribuinte em relao ao mesmo imposto e s mesmas contribuies.
O valor retido correspondente ao imposto de renda e a cada contribuio social somente poder ser compensado com o que for devido em relao mesma espcie de imposto ou contribuio.

LEI 9.430/1996 Art. 68. vedada a utilizao de Documento de Arrecadao de Receitas Federais para o pagamento de tributos e contribuies de valor inferior a R$ 10,00 (dez reais).
1 O imposto ou contribuio administrado pela Secretaria da Receita Federal, arrecadado sob um determinado cdigo de receita, que, no perodo de apurao, resultar inferior a R$ 10,00 (dez reais), dever ser adicionado ao imposto ou contribuio de mesmo cdigo, correspondente aos perodos subsequentes, at que o total seja igual ou superior a R$ 10,00 (dez reais), quando, ento, ser pago ou recolhido no prazo estabelecido na legislao para este ltimo perodo de apurao.

Os valores retidos devero ser recolhidos ao TN mediante DARF: I - pelos rgos da administrao federal direta, autarquias e fundaes federais que efetuarem a reteno, at o 3 dia til da semana subseqente quela em que tiver ocorrido o pagamento pessoa jurdica fornecedora dos bens ou prestadora do servio;
II - pelas empresas pblicas, sociedades de economia mista e demais entidades em que a Unio, direta ou indiretamente detenha a maioria do capital social sujeito a voto, e que recebam recursos do Tesouro Nacional e estejam obrigadas a registrar sua execuo oramentria e financeira no SIAFI, at o ltimo dia til da semana subsequente quela quinzena em que tiver ocorrido o pagamento.

O rgo ou a entidade que efetuar a reteno dever fornecer, pessoa jurdica beneficiria do pagamento, comprovante anual de reteno, at o ltimo dia til de fevereiro do ano subsequente, podendo ser disponibilizado em meio eletrnico.
Como forma alternativa de comprovao da reteno, poder o rgo ou a entidade fornecer ao beneficirio do pagamento cpia do DARF.

Anualmente, at o ltimo dia til de fevereiro do ano subsequente, os rgos ou as entidades que efetuarem a reteno devero apresentar, unidade local da SRF, Declarao de Imposto de Renda Retido na Fonte (Dirf), nela discriminando, mensalmente, o somatrio dos valores pagos e o total retido, por contribuinte e por cdigo de recolhimento.

FIM

You might also like