You are on page 1of 3

A sociologia econmica francesa: a contribuio de Pierre Bourdieu Frdric Lebaron UNESP/ ARARAQUARA 10 de abril 2012 Do ethos ao habitus econmico:

uma alternativa teoria da escolha racional


Introduo: a teoria da ao racional e sua extenso O indivduo, tomo do social; O ator faz escolhas antes de agir, sob a restrio do meio o qual ele age (recursos, etc.) O ator segue objetivos conscientes; Os processos coletivos resultam a associao dos comportamentos individuais; O modelo se particulariza no domnio econmico: o objetivo do indivduo de maximizar sua utilidade intertemporal (atualizao) => descrio formal e quantificao unidimensional; 1. Um quadro terico alternativo: a teoria disposicional da ao Os indivduos so em parte fabricados pelo meio social, que eles incorporam sob forma de disposies; Os comportamentos no so sempre escolhidos, e as escolhas so fortemente restritas simultaneamente pelo contexto e pelas disposies incorporadas; As escolhas no so totalmente conscientes, as determinantes das escolhas (notadamente as preferncias) menos ainda; Exemplos variados na obra de Bourdieu: oferta de trabalho; consumo cultural; estratgias escolares... 2. Gnese e primeiras realizaes da teoria do ethos econmico O contexto da gnese da teoria do habitus: um fenomenlogo na Arglia durante a guerra (1956-1960). Dois sistemas: um capitalismo do Estado e uma civilizao multisecular. Uma guerra simblica. O arbitrrio social dos comportamentos econmicos e a racionalidade: sistema econmico e lgicas simblicas. O exemplo dos camponeses da Kablia e a lgica da honra VS do clculo. Pesquisa em Barn. As condies econmicas e sociais da ao econmica racional. O exemplo dos subproletrios urbanos. As categorias econmicas dos atores esto situadas e datadas. A noo de desemprego e a quantificao dos fatos econmicos.
Material publicado no dia 26/04/2012 pelo site : www.nespom.com

Grfico 1: Mapa mostrando a localizao de Bearn, na Frana. 3. Da generalizao da noo de ethos ao habitus econmico O conceito de ethos de Weber Bourdieu: a moral econmica concreta dos agentes e seus fundamentos. Durkheim revisitado por Marx (conferir Halbwachs). Retorno Frana metropolitana: a diversidade dos sistemas de valor dos agentes sociais e suas consequncias. Darras 1966. Um programa coerente de pesquisas coletivas: pesquisa sobre o casamento dos camponeses em Barn; desigualdades do acesso ao ensino superior; esttica, gostos e estilos de vida (museu, foto...); acesso ao crdito... Como estudar os habitus econmicos? Dados sobre os oramentos. Observao in loco das prticas concretas (etnografia econmica). Inovaes metodolgicas: - Utilizao intensa de um material qualitativo (pesquisas, observaes de interaes...), - Interesse pelos discursos dentro da ao econmica. - A interao econmica ordinria como relao social reveladora das estruturas profundas. - Combinao entre este material e dados quantitativos (oramento, poupana do lado dos consumidores...). 4. As perspectivas da teoria do habitus aplicada aos fenmenos econmicos Reconstituir a coerncia das prticas econmicas dos agentes ordinrios, notadamente nas classes populares. Exemplo: desempregados, famlias em situao de super endividamento (exemplo: A. Perrin-Hrdia)... Religar as prticas/ disposies da coerncia dos habitus, do gosto popular, etc. Novos resultados sobre os fundamentos biolgicos do conceito disposicional da ao: neurocincia e habitus. Rumo uma teoria materialista da ao? Atualidade econmica de La distinction (A distino) O retorno das classes sociais na sociologia francesa internacional. Um conceito simultaneamente realista e construtivista das classes. Consumo, cultura e estilos de vida: um vnculo estreito. A dialtica e o ajuste entre campos de produo (oferta) e espao social (procura). A oferta cria a procura, a procura suscita a oferta. Quais os lugares para a teoria do valor e o mecanismo de preo? Concluso Por que a teoria da ao racional tambm dominante nas cincias sociais?

Material publicado no dia 26/04/2012 pelo site : www.nespom.com

Uma fora social e poltica (performativa), em afinidade com o contexto do capitalismo financeirizado e a racionalizao empresarial: individualizao e quantificao das performances; utilitarismo consumista. A dominao da cincia econmica no campo das cincias sociais e no espao pblico. A illusio do campo econmico?

Traduo de Sandria C. Martins de Souza

Material publicado no dia 26/04/2012 pelo site : www.nespom.com

You might also like