You are on page 1of 3

PARTICULAS MAGNETICAS O ensaio por partculas magnticas usado para detectar descontinuidades superficiais e subsuperficiais em materiais ferromagnticos.

. So detectados defeitos tais como: trincas, junta fria, incluses, gota fria, dupla laminao, falta de penetrao, dobramentos, segregaes, etc. O mtodo de ensaio est baseado na gerao de um campo magntico que percorre toda a superfcie do material ferromagntico. As linhas magnticas do fluxo induzido no material desviam-se de sua trajetria ao encontrar uma descontinuidade superficial ou subsuperficial, criando assim uma regio com polaridade magntica altamente atrativa a partculas magnticas. No momento em que se provoca esta magnetizao na pea, as partculas magnticas so aplicadas sobre a pea; esta, por sua vez, ser atrada localidade da superfcie que contiver uma descontinuidade, formando assim uma clara indicao de defeito. Alguns exemplos tpicos de aplicaes so fundidos de ao ferrtico, forjados, laminados, extrudados, soldas, peas que sofreram usinagem ou tratamento trmico (porcas e parafusos), trincas por retfica e muitas outras aplicaes em materiais ferrosos. Para que as descontinuidades sejam detectadas importante que elas estejam de tal forma que sejam "interceptadas" ou "cruzadas" pelas linhas do fluxo magntico induzido; consequentemente, a pea dever ser magnetizada em pelo menos duas direes defasadas de 90. Para realizar este ensaio, so utilizados os conhecidos yokes mquinas portteis com contatos manuais ou equipamentos de magnetizao estacionrios para ensaios seriados ou padronizados. O uso de leitores ticos representa um importante desenvolvimento na interpretao automtica dos resultados. EQUIPAMENTOS Os principais equipamentos usados no ensaio com partculas magnticas tm por funo basicamente produzir correntes eltricas e induzir campos magnticos nas peas em exame, total ou localmente e podem ser portteis ou estacionrios. Outros equipamentos auxiliares so usados para avaliao da sensibilidade e calibrao, para iluminao adequada e para desmagnetizao dos materiais testados. Os equipamentos estacionrios em geral so formados por vrios mdulos, tais como: fonte de corrente eltrica , bobina de magnetizao e desmagnetizao , barras de contato eltrico , reservatrio de suspenso lquida de partculas magnticas , bomba e sistemas de controle. Um equipamento tpico mostrado na figura 1.

Figura 1 Equipamento estacionrio tpico para inspeo com partculas magnticas.

Os equipamentos portteis podem formar conjuntos a partir de peas avulsas , dentre elas; barras de contato eltrico , eletroms, conhecidos como yokes , que podem ter pernas fixas ou articuladas, bobinas de magnetizao e desmagnetizao , fontes de luz ultra-violeta .Alguns dispositivos auxiliares para avaliao da sensibilidade do ensaio e calibrao dos equipamentos.

MATERIAIS E CONSUMVEIS As partculas magnticas receberam este nome e ele tem sido usado por razes histricas, mas na verdade elas so facilmente magnetizveis e no devem reter um magnetismo residual elevado. Elas so, em geral, uma combinao de finas partculas de ferro e xido de ferro, com a aparncia, quando secas, de uma farinha fina como a de trigo, e so o principal consumvel usado neste ensaio. Seu tamanho varia entre 0,2 m e 0,4 mm, com distribuio granulomtrica bem controlada. Elas podem ser coloridas (tambm chamadas de visveis) ou fluorescentes. A figura 10 mostra partculas coloridas vistas a olho nu e ao microscpio. As caractersticas desejveis para as partculas magnticas so: devem possuir alta permeabilidade magntica; devem possuir baixa retentividade; devem ter o tamanho e a forma bem controlados; devem ser atxicas e devem estar livres de sujeira, graxa e outros materiais que comprometam o seu uso.

Figura Partculas magnticas coloridas vistas a olho nu e ao microscpio eletrnico. TCNICAS DE INSPEO Diversas tcnicas podem ser usadas na inspeo com partculas magnticas, dependendo dos materiais e equipamentos disponveis e da sensibilidade desejada. Com relao s partculas, pode-se usar a tcnica a seco ou mida e a visvel ou fluorescente. Quanto magnetizao, esta pode ser total ou parcial em relao ao objeto inspecionado, pode ser longitudinal ou transversal (ou circular) em relao ao eixo principal da pea, e ainda pode-se usar a magnetizao contnua ou residual. Quanto ao tipo de corrente eltrica usado para induzir os campos magnticos, esta pode ser alternada ou contnua, retificada em meia onda ou onda completa, O ensaio com partculas secas geralmente superior ao ensaio por via mida para a deteco de descontinuidades prximas superfcie, no exame de objetos grandes, com o uso de equipamentos portteis para magnetizao local e tambm quando a magnetizao realizada utilizandose uma fonte de corrente retificada de meia onda, situao em que a mobilidade das partculas maior para descontinuidades relativamente profundas. Esta tcnica, entretanto no pode ser utilizada em reas confinadas sem a utilizao de protetores para respirao, a probabilidade de deteco de descontinuidades superficiais finas bem menor do que a obtida pela tcnica por via mida e as taxas de produo so menores dos que as obtidas utilizando-se a tcnica via mida. A tcnica do p seco ainda apresenta dificuldades para adaptao em sistemas de movimentao para a realizao dos exames e difcil de ser utilizada em posies de magnetizao sobre-cabea. NORMA N-1598 Essa norma tcnica foi regida pela Petrobrs, norma fixa as condies exigveis na realizao do ensaio no destrutivo por meio de partculas magnticas complementando as normas nacionais e normas estrangeiras:

You might also like