You are on page 1of 33

1.

0 - INTRODUO AO COMRCIO INTERNACIONAL


A importncia do estudo do comrcio e das finanas internacionais reconhecida desde a era dos mercantilistas, no sculo XVI, quando tornou-se evidente que, participando do comrcio internacional, cada pas poderia usar seus recursos de forma mais eficiente, especializando-se em algumas atividades mais apropriadas sua dotao de fatores e obtendo sensveis economias de escala em sua produo. Como conseqncia, o comrcio entre as naes possibilitava o aumento da renda real de cada pas, acarretando da uma melhoria do bem estar da populao. Mais ainda, verificou-se que o comrcio internacional criava condies para que as melhorias tecnolgicas desenvolvidas em um pas fossem compartilhadas por outros pases, seja pelo fato de que vm embutidas nos bens de capital importados, seja porque aumentam a eficincia produtiva e a qualidade do produto nos setores de exportao de cada pas. Alm do comrcio de mercadorias e servios, tambm se constatou quo importante era a participao do pas nos mercados financeiros internacionais. nesses mercados que os pases podem obter recursos financeiros notadamente via emprstimos para complementar sua poupana domstica e, assim, possibilitando um maior nvel de investimentos internos. A percepo de todos esses fatores positivos fez com que o comrcio internacional se tornasse, com o passar dos anos, pea essencial para o com desempenho econmico das naes. Ao observador menos avisado poder parecer, primeira vista, que o comrcio internacional nada mais seria do que um prolongamento do comrcio interno, podendo, pois, ser analisado mediante a aplicao dos mesmos critrios e mtodos comumente utilizados para explicar o comrcio interno. De fato, tanto o comrcio internacional quanto o comrcio interno apresentam vrias semelhanas no que se refere a determinados aspectos. Ambos encontram-se alicerados nos desejos e nas necessidades humanas e tm, como objetivo primordial, o atendimento dessas necessidades e desejos. O principal motivo que da origem ao comrcio internacional a impossibilidade de uma regio ou pas produzir vantajosamente todos os bens e servios de que tenham necessidade os seus habitantes. Isto decorrncia de fatores diversos, dentre os quais podem ser destacados: a desigualdade da distribuio geogrfica dos recursos naturais, as diferenas de clima e de solo e as diferenas de tcnicas de produo. Algumas regies ou pases so possuidores de recursos naturais que no so encontrados em outros: o carvo abundante na Amrica do Norte e em alguns pases da Europa, enquanto escasso em outras regies; o petrleo ocorrem em determinados pases apenas; o estado de Minas Gerais possui abundncia de reservas de minrio de

ferro, enquanto que outra regies no possuem ou, ento, possuem em pouca quantidade. As diferenas de clima e de solo tambm contribuem para essa desigual distribuio: a cana-de-acar e o caf podem ser produzidos em larga escala em certas regies do Brasil; o trigo floresce em pases como a Rssia ou a Argentina, mas sera muito difcil obt-lo em climas quentes, como os de vrias regies da frica. Pelo que vimos at aqui, muitos poderiam concluir que um bem sucedido diretor ou gerente vendas no mercado interno estaria automaticamente capacitado a tornar-se um eficiente diretor ou gerente de vendas internacionais. Todavia, no obstante a existncia das semelhanas j apontadas, o comrcio internacional possui tantos pontos divergentes em relao ao comrcio interno, que se justifica o seus tratamento como assunto parte.

1.1- Alguns Conceitos Bsicos.


Comrcio Internacional: Comrcio Exterior: Exportao: Comrcio entre todos os pases do mundo. Comrcio de um pas em relao a terceiros pases ou blocos. Remessa de bens de um pas para outro. Em um sentido amplo poder compreender, alm de bens propriamente ditos, tambm servios ligados a essa exportao (fretes, seguros, servios bancrios etc.) As exportaes podero ser com cobertura cambial ou sem cobertura cambial. Diz-se que a exportao com cobertura cambial quando implica um pagamento a ser efetuado pelo importador estrangeiro. A exportao sem cobertura cambial quando no acarretar pagamento da parte do importador. importante observar que as exportaes, cujo pagamento feito em R$ (reais) considerada sem cobertura cambial. Importao: Reexportao: Reimportao: Denomina-se importao a entrada de mercadorias em um pas, provenientes do exterior. Entrada de mercadorias em um pas para serem exportadas posteriormente. Retorno de mercadorias a um pas aps sua sada temporria.

1.1- PRINCIPAIS DIFERENAS ENTRE O COMRCIO INTRAREGIONAL E O COMRCIO EXTERIOR.

Variao No Grau de Mobilidade dos Fatores de Produo Embora a mobilidade dos fatores ocorra tanto no mercado interno como no internacional, ela se apresenta em maior grau no primeiro, especialmente em relao ao fator trabalho. Se para a instalao de uma determina indstria no Nordeste se fizerem necessrios equipamentos ou mquinas produzidos em So Paulo, sua remessa para aquela regio farse- sem maiores dificuldades jurdicas, polticas, etc. Se em uma regio houver falta de mo-de-obra enquanto houver excesso em outra, verificam-se movimentos migratrios espontneos por parte da populao. No caso de um empreendimento em uma regio necessitar de recursos financeiros e, desde que se oferea adequada compensao aos possuidores desses recursos, estes imediatamente se quela regio. No mercado internacional porm, essa mobilidade de fatores muito menor, por uma infinidade de motivos. Se pases como o Brasil no oferecem dificuldades em relao entrada de elementos aliengenas, o mesmo no ocorre em pases como os Estados Unidos, onde a legislao imigratria dificultam grandemente a entrada de trabalhadores de outras nacionalidades. A transferncia de matrias-primas e outros produtos tambm esta sujeita a restries de diversas naturezas, tais como existncia de quotas para importao (ou exportao), exigncias quanto a embalagens, regulamentos sanitrios, presses de produtores locais etc. O mesmo ocorre em relao as capitais, cuja, movimentao poder ser dificultada ou, conforme o caso proibida.

Natureza de Mercado Quando se considera o mercado interno, o que salta a vista a unidade de idioma, costume, gostos, hbitos de comrcio, sistemas de pesos e medidas, etc. Essa unidade tende a padronizar os hbitos de consumo e os bens produzidos, o que, indiscutivelmente, apresentar maiores facilidades para a produo de um sistema de produo em larga escala. No mercado internacional, porm, as existentes diferenas com relao aos aspectos apontados tornam problemtica essa padronizao. Uma empresa que opere no mercado internacional dever aprofundar-se no estudo dos hbitos e reaes dos habitantes dos

pases com os quais comercie e adaptar seus produtos de modo a atender, na medida do possvel, s peculiaridades de cada populao. O fato de um produto ser bom e ter xito no mercado interno insuficiente para se impor no exterior. Muitos artigos podem ter sucesso em um mercado e fracassar em outro. Cada mercado deve ser tratado e analisado separadamente. Isso, evidentemente, dificultar de certo modo a aplicao de uma poltica de produo em massa. Embalagens brancas devem ser evitadas na China, pois significa luto. O vermelho para alguns pases africanos cor de feitiaria ou morte. A figura do porco no deve ser utilizada em pases muulmanos. A imagem do cachorro deve ser evitada em pases rabes onde considerado um animal maldito. A vaca um animal sagrado para os indianos. Para os americanos o nmero 13 considerado azaranto. Entre ns o 24 . . .

O mercado interno apresenta maior unidade emocional; como os naturais de um mesmo pas, esto sujeitos s mesmas leis, tradies histricas e familiares, vibram diante dos mesmos estmulos, econmicos ou no. No mercado internacional isso geralmente no ocorre, uma vez as leis, tradies histricas e familiares no so mesmas, e motivos de ordem poltica podem colocar certos povos em oposio. Quando, por exemplo, o Brasil iniciou negociaes comerciais com pases comunistas, inmeras foram as objees que se levantaram concretizao dessas negociaes, algumas de fundo econmico, porm, a maior parte de fundo poltico ideolgico.

Existncia de Barreiras Aduaneiras e Outras Restries Durante a idade mdia era comum a ocorrncia de barreiras aduaneiras internas, condicionando o comrcio entre cidades de um mesmo pas. Tais barreiras foram desaparecendo progressivamente, porm ainda persistem no campo internacional. Essas barreiras e outras restries, alm de dificultarem, como j vimos, a movimentao dos produtos no campo internacional, contribuem para o surgimento de um novo elemento para restringir esse movimentao: a cobrana de direitos aduaneiros acarreta maiores dificuldades para as empresas que se dedicam ao comrcio internacional, pois devero ser considerados os reflexos da cobrana desses direitos nos preos dos produtos e nas possibilidades de sua colocao junto aos consumidores de outros pases. Um exportador brasileiro, por exemplo, poder esforar-se para diminuir o custo visando tornar seu produto competitivo no exterior. Seus esforos, porm, podero ser anulados em virtude da imposio de uma tarifa aduaneira proibitiva em outros pases.

Logas Distncias Embora possam ocorrer excees, as distncias a serem percorridas no campo internacional so, de modo geral, muito maiores do que no mercado interno. Alm das despesas mais elevadas com fretes, outros fatores devem ser considerados, como por exemplo, o temo gasto nesses transportes e sua influncia sobre as condies fsicas dos produtos transportados, implicando a necessidade de embalagens e condies especiais de transporte etc. Variaes de Ordem Monetria A utilizao de diferentes moedas no comrcio internacional um dos fatores de distino comumente apontados no confronto entre o comrcio interno e o comrcio internacional. No mercado interno inexiste o problema do poder liberatrio da moeda nacional; todas as transaes realizadas internamente so liquidadas na moeda do pas. No mercado internacional isso no ocorre, j que no ser possvel impor a um exportador que aceite o pagamento de sua exportao em outra moeda que no seja a do seu pas. Surge assim o problema do cmbio, ou seja, a troca de diferentes moedas. Todavia, no que se refere ao aspecto monetrio, a principal distino no resida tanto no emprego de diferentes moedas, mas sim na possibilidade de mudana das relaes de valor entre elas. Alteraes dirias nas taxas cambiais podem diminuir os lucros dos comerciantes e grandes alteraes podem transformar lucros em perdas.

Variaes de Ordem Legal No mercado interno, as transaes comerciais esto sujeitas a um mesmo sistema legal, o que implica unidade de regulamentos, tributos etc., embora possam surgir pequenas variaes de uma regio para outra. No mercado internacional, contudo, poder haver grandes dessemelhanas entre os sistemas legais, originando diversidade de critrios no julgamento das pendncias que porventura ocorram. Ainda que o Direito tenda a se universalizar, essas distines persistem. Em conseqncia, deve o comerciante internacional levar em considerao uma grande variedade de dispositivos e complexidades de ordem legal que inexistem quando se considera a penas o mercado interno.

1.2- Textos Complementares.


COMENDO POEIRA Globalizao? Listagem dos 62 pases mais globalizados remete o Brasil, a bordo do 12 maior PIB do mundo, para a rabeira do megabloco - em sofrvel e sofrido 57 lugar. O "ranking" da extroverso econmica nas duas mos da consultoria americana A.T. Kearney. A metodologia de avaliao e classificao embaralha indicadores econmicos com indicadores cientficos, tecnolgicos, regulatrios, polticos e sociais. Nos indicadores econmicos, destaque para o grau de insero de cada pas no comrcio internacional e no trnsito do capital. Nos indicadores regulatrios, a unidade de conta combina a elasticidade e a volatilidade da legislao econmica com a segurana jurdica dos contratos. Nos indicadores sociais, o grifo vai para o sistema nacional de capacitao de recursos humanos - das turmas da escola primria educao continuada dentro das empresas (no sentido de que o estudo virou trabalho e o trabalho virou estudo). A pontuao por competitividade interna e externa adensa a importncia da pesquisa e do desenvolvimento tecnolgico (que inclui a recepo de tecnologias alheias). E prospecta a extenso e a qualidade da infra-estrutura econmica da energia, da telecomunicao e do transporte intermodal. Assim equipada, a A.T. Kearney elege os cinco pases mais globalizados do mundo. Pela ordem: Irlanda, Sua, Sucia, Cingapura e Holanda. O Brasil perde posio na tabela das empresas nacionais com atuao externa direta. Nesse item, a Coria do Sul nos d uma surra. At o Mxico j nos deixou na poeira. No desfrute das tecnologias da informao (TI), figuramos em 35 lugar. nfase na incluso digital da internet e na informatizao acelerada do sistema financeiro e de reparties pblicas. Receita Federal frente. Na transferncia global de tecnologias e de capitais produtivos, o Brasil situa-se entre os 25 maiores receptores. Sem mistrio. Aqui esto instaladas as subsidirias de 574 empresas transnacionais - a maior plataforma do gnero em todo o planeta dos emergentes. Elas fazem a ponte pnsil da transferncia de tecnologias e de capitais. Em oito anos corridos da Era FHC (1995/2002), elas investiram no Brasil, ponta a ponta, a dlar mdio de 2000, cerca de US$ 144 bilhes. S ficamos no retrovisor da China, com US$ 327 bilhes. Onde fazemos feio no carto de visita da globalizao dos mercados: exportaes/importaes. Estamos movimentando na soma das duas mos menos de um quinto do PIB, contra quase um tero da mdia global. Na dcada passada, nossas trocas cresceram 3,1% ao ano. As dos 147 pases da OMC (includa a China) emplacaram a mdia anual de 7,1%. Nessa toada, o mundo dobra o comrcio exterior a cada 10 anos e o Brasil s a cada 25.

Na dcada passada, no conseguimos duplicar as vendas externas, malgrado a reiterada bravata do embarque anual de US$ 100 bilhes. No mesmo perodo, o Mxico quintuplicou as exportaes. Com o Nafta, a meio caminho, concentrou at 70% de seus embarques para o megamercado do Big Brother. Bem, o planeta China, que ainda est comunista, um fenmeno da transformao capitalista nas guas quentes e turvas da globalizao. At porque, j nos ensinava Emmanuel Todd nos anos 70, no se deve confundir governo de socialistas com sociedade do socialismo. Na cpia escancarada dos modelos do Japo e da Coria, a China precisou de apenas uma dcada para multiplicar por 12 suas exportaes. No ranking" da A.T. Kearney, o item comrcio exterior situa a China em 7o. lugar. Sem contar, dentro dela, a preservao de uma Hong Kong faanhuda. Metrpole menor que o Rio de Janeiro, ela exporta quase trs vezes mais que o Brasil inteiro. No momento em que este Brasil na muda ainda discute se deve ou no usinar uma poltica industrial digna do nome, bom dar uma espiada no livrinho azul de Deng Xiaoping: mercado interno e mercado externo no so excludentes ou alternativos; bem ao contrrio, eles so complementares ou aditivos. (22/04/2003)Joelmir Beting A GLOBALIZAO E SEUS MALEFCIOS "Nosso sonho um mundo onde no exista misria" est escrito na porta de entrada da sede do Banco Mundial (Bird), numa rua de Washington. Foi o que chamou a ateno do economista Joseph Stiglitz ao chegar l, numa manh de fevereiro de 1997, para assumir o cargo de economista-chefe e vice-presidente snior do banco. Um ms depois, Stiglitz foi Etipia, em sua primeira misso no banco e comeou a perceber quo longe estava o "sonho de um mundo com menos misria", a misso mais modesta auto-imposta naquele primeiro dia no Bird. E, ao longo de sua experincia de quatro anos no banco concluiu que um dos mais srios obstculos concretizao do sonho o Fundo Monetrio Internacional, cuja sede fica do outro lado da tal rua de Washington. FMI e o Banco Mundial, cujo nome completo Banco Internacional de Reconstruo e Desenvolvimento, o Bird, tm origens comuns e, instituies irms, se confundem na mente das pessoas, diz Stiglitz. A eles se junta a Organizao Mundial do Comrcio como principais agentes da globalizao que marca este novo sculo e milnio. A misso do banco erradicar a misria; a do fundo, manter a estabilidade global. Cabe OMC regular o livre comrcio entre as naes. Mas a que est o problema, como mostra bem o caso da Etipia mencionado pelo economista. O FMI suspendeu o programa de emprstimos ao pas - que passara por anos de seca, fome e guerras de reconstruo porque sua posio oramentria era crtica. Para o Banco, a ajuda deveria ser mantida para estabilizar o pas, cuja receita ainda era instvel. Para o Fundo, a solidez s viria se as

despesas do pas se limitassem prpria receita. Resultado: a ajuda do FMI e de outros pases se dissolveu no ar. Comrcio livre, nem em sonho. Em meio sculo de vida do FMI e do Bird, o que era para ser metas complementares acabou se transformando em processos irreconciliveis e o mundo, que deveria ter sido salvo por eles depois da Segunda Guerra Mundial, enfrenta, agora, "A Globalizao e seus Malefcios". Este o ttulo do livro de Stiglitz, Prmio Nobel de Economia de 2001, um ano depois de seu autor deixar o Banco, de volta ctedra na Universidade de Columbia. Stiglitz tambm chefiou o conselho de consultores do governo Clinton, de 1993 a 1997. O economista est no Rio, esta semana: na quinta, 12, fala no Instituto de Economia da Universidade Federal sobre propostas de reforma e uma nova agenda para a Amrica Latina. Na sexta, 13, na Federao do Comrcio, fala sobre a situao da economia mundial depois do atentado terrorista nos EUA. E participa de seminrio internacional promovido pelo BNDES. Com o livro e com suas palestras mundo afora, Stglitz quer abrir o debate sobre a "as injustias do sistema comercial global" e sobre a "hipocrisia de fingir que se est ajudando pases em desenvolvimento ao for-los a abrir seus mercados para produtos de pases industrializados e desenvolvidos, que mantm, entretanto, suas polticas protecionistas". Esse debate, assinala Stiglitz, j existe - e ele cita as grandes manifestaes de protesto durante as assemblias do FMI e da OMC -, mas deve ganhar os gabinetes de governos e as universidades. Pe o dedo na ferida, ao dizer que "aqueles cuja vida afetada pelas decises sobre a globalizao tm direito de participar da discusso". Em oito captulos, Stiglitz conta o caminho errtico das grandes instituies internacionais nos anos mais recentes, e conclui com um captulo propondo reformas. Sete pontos so indicados para a reforma do sistema financeiro internacional: 1) considerar os riscos da liberalizao dos mercados de capitais e das externalidades dos fluxos de capital especulativo; 2) implantar reformas e interrupes falimentares; 3) no atribuir excessiva confiana a pacotes de socorro; 4) melhorar a regulao bancria; 5) melhorar o gerenciamento de risco; 6) melhorar as redes de segurana; 7) melhorar as respostas a crises. A reforma do Banco Mundial deve, segundo Stiglitz, refinar o critrio de condicionalidade seguido pelo banco, substituindo-a pelo de seletividade, para melhorar a ajuda aos pases, reconhecer suas estratgias prprias de desenvolvimento e eliminar a microadministrao. A reforma da OMC, conclui, implica um programa comercial mais equilibrado, que considere os interesses dos pases em desenvolvimento e as preocupaes ambientais e de justia econmica. Como se v, alm de chave de abertura ao debate, o livro do Stigltz obra para ongueiro

nenhum botar defeito. A propsito, um dia antes de o ex-economista-chefe do Bird chegar ao Brasil, o diretor gerente do FMI, Horts Khler disse, em visita ao Japo, que "o FMI tem ainda muito a aprender para evitar crises financeiras". E fechou bonito: "Em problemas domsticos, nenhum conselho externo e nenhum financiamento externo devem substituir a coeso poltica e a responsabilidade de uma sociedade". Amm. (11/09/2002) Joelmir Beting EDUCAR OU MORRER No o processo de globalizao que dissolve as naes. A autodissoluo das naes que produz a globalizao. Emmanuel Todd, historiador francs Economia do conhecimento: opo estratgica para exportar. Eis o recheio do painel da tarde, ontem, no 14 Frum Nacional, no Rio de Janeiro. O seminrio levantou a bola na rea e o economista Carl Dahlman, do Banco Mundial, fez o gol de cabea. Sim, j estamos a bordo da economia do conhecimento, a da valorizao suprema do capital humano no processo econmico. At os anos 80, esse repto no passava de discurso em banquete empresarial ou de mutiro em simpsio acadmico. Agora, virou estratgia de vida ou morte para cada nao e para cada empresa dentro dela. Entenda-se por economia do conhecimento o corolrio da revoluo ainda a meio caminho das tecnologias da informao. A valorao da empresa e a afirmao do pas resultam, doravante, da qualificao e motivao de seus trabalhadores, cidadania de primeira instncia. Ou como reprisou Carl Dahlman: o capital humano tornou-se, finalmente, o principal ativo da empresa moderna. Potencialmente, o capital humano vale mais que o capital fsico e o capital intangvel. Este ltimo, feito de marcas, imagem, patentes, alianas, parcerias, cotaes de bolsa, base de clientes e crach de responsabilidade social. O novo fio da meada comea do lado de fora das cadeias de valor: o aparelho educacional do pas. Assim sendo, lembrou Dahlman, o salto de competitividade para exportar (subtema do painel de ontem), no caso brasileiro, parte da capacitao em larga escala da fora nacional de trabalho. Ou seja, tarefa para dois ou trs governos - de 2003 a 2015. O professor Carl Dahlmn fala de camarote. Ele participou pessoalmente da elaborao dos vitoriosos programas de "insero global" (antes da globalizao) da Coria do Sul, desde os anos 70; e da China, a partir dos anos 80, j ento brandindo o livrinho azul de Deng Xiaoping. A "poltica industrial" da Coria do Sul, paradigma da tigrada asitica, comeou pelas escolas, antes de agitar as fbricas. A carapua nossa. Pelo receiturio de Dahlman, at para exportar mais e importar menos,

sob o safano generoso de choques de produtividade, o Brasil precisa com urgncia de duas ncoras: 1) uma revoluo pela Educao; 2) uma revoluo na Educao. Um "front" ao qual tentamos chegar j com meio sculo de atraso. Tanto mais porque, neste advento da economia do conhecimento, a escola tem de operar como empresa e a empresa tem de funcionar como escola. O estudo virou trabalho e o trabalho virou estudo em regime de educao continuada ao longo de toda a carreira de qualquer profissional. Nada de novo na catequese de Carl Dahlman. Temos no Brasil uma vasta literatura de autores nacionais sobre a baciada de retornos econmicos, sociais e polticos dos investimentos em Educao de todos os nveis. Acumulando p nas bibliotecas. Pas distrado, o Brasil se deixou emascular pela traioeira cultura da abundncia: a da existncia de mo-de-obra excedente e barata, autntico DNA da economia fechada de baixa eficincia, geradora contumaz de empregos ruins com salrios pssimos. Economia do conhecimento: opo estratgica para exportar. Esse repto do Frum Nacional estrbico. A economia do conhecimento veio luz em meio mundo para promover a realizao profissional e a afirmao social do Novo Homem na economia e na sociedade. No caso brasileiro, no se trata de "exportar ou morrer", mas de educar ou morrer. (07/05/2002) Joelmir Beting A CULTURA NOSSA? Com a globalizao, haver no futuro apenas trs traos da identidade nacional: a bandeira, o hino e a cultura. Jos Maria de Jesus, analfabeto em ingls A bandeira e o hino ainda d para proteger. A moeda nacional tende a desaparecer. E a cultura genuinamente brasileira? Ser que temos vontade e interesse em realmente preserv-la da pasteurizao global que j comeou? E como zelar pela qualidade dos bens culturais produzidos e consumidos aqui no Brasil? Eis o tema do painel sobre sistema global versus cultura nacional, no 22o Congresso Brasileiro de Radiodifuso. O assunto foi tratado, segunda-feira, pela mesa dirigida por Nelson Sirotsky, presidente da RBS. Participao do ministro da Educao, Paulo Renato de Souza; da Secretria Nacional de Justia, Elizabeth Sussekind; do deputado federal (PTSP), Aloizio Mercadante; do apresentador Carlos Massa (Ratinho); e do jornalista que vos escreve, Joelmir Beting. Organizado pela Associao Brasileira das Emissoras de Rdio e Televiso (Abert), o evento de trs dias discute os impactos da revoluo tecnolgica (e da globalizao a galope dela) na produo e no consumo de bens culturais. Verdadeira corrida contra o relgio digital da globalizao terminal da economia e da sociedade.

Corrida que vai pegar, c por estas bandas, o atalho da futura Alca. A formao do megabloco panamericano acabar forando a convergncia supranacional das regras econmicas e dos estatutos jurdicos. Tambm dos padres culturais? Well, os americanos so chegados produo e exportao de cultura made in Usa e abusa, desde a inveno do gramofone e do cinema mudo de espanto. O reparo do deputado Aloizio Mercadante: o advento da Alca, com aviso prvio, dramatiza a urgncia de medidas de salvaguarda da produo brasileira de bens culturais. No no sentido da reserva de mercado dos produtores brasileiros, mas da garantia de mercado dos contedos aqui produzidos (ainda que por empresas de fora). Novo arete da globalizao invasiva (e evasiva), a futura Alca, disse Mercadante, vir escolada pelo jogo bruto admitido pela Organizao Mundial de Comrcio (OMC). Abriuse o mercado global para a indstria competitiva dos pases desenvolvidos, mas ainda no para a agricultura competitiva dos pases remediados. Com o adendo do ministro Paulo Renato de Souza: "No queremos um Brasil autrquico para os meios de difuso cultural. O problema que no estamos preparados para a negociao das reciprocidades inerentes a tratados bilaterais ou multilaterais. Essa falta de jeito e de treino o maior risco que corremos, seja nos acordos comerciais, seja nos contgios culturais." A produo e difuso de bens culturais tende a ser uma das maiores indstrias do sculo 21. Cultura finalmente encaixada na cesta bsica da qualidade de vida da civilizao do conhecimento (Drucker), do cio criativo (Masi) e do entretenimento (Toffler). Pois o que no falta contedo nacional na grade da radiodifuso brasileira. Na televiso aberta, a programao nacional do horrio nobre cresceu de 63% nos anos 70 para at 85% nos anos 90. S perde hoje para os Estados Unidos, que so do ramo. E em nada menos de 42 pases, telenovelas brasileiras j somam 127 milhes de espectadores por dia. Nas guas turvas da pasteurizao sem bandeira e sem hino, cada pas srio vai ter de fazer a blindagem poltica de seu patrimnio cultural. Como nunca antes, a cultura brasileira est na linha de tiro da cultura estrangeira. Esta deu de navegar em bits e no mais em tomos. Includa, num simples clique, a pirataria chipada dos produtos culturais digitalizveis: filmes, vdeos, discos, livros... (12/06/2001)Joelmir Beting DE BLOCO EM BLOCO O futuro no o que a gente teme. O futuro o que a gente ousa. Carlos Lacerda (1914-1977), jornalista e poltico A armao de blocos econmicos o passaporte para a futura economia global pactuada. A transio desse processo, tido j como irreversvel, est nos acordos de bloco com bloco por

cima ou ao largo dos acertos bilaterais de pas com pas. Economia global pactuada? Sim. No futuro, o mercado sem fronteira e sem bandeira no ser uma terra de ningum. Ele estar regido por regras e normas penosamente negociadas e devidamente gerenciadas por instituies multilaterais. Sejam elas de carter jurdico, monetrio, tecnolgico, comercial, trabalhista, ambiental. A maturao do Mercosul, orquestrado em maro de 1991, segue a mesma trilha institucional da Unio Europia, usinada desde 1956. Ou do Nafta, inaugurado em 1995. E com a Alca j queimando etapas a pela proa de 2005. Ou de 2003. No houve acordo prvio do Mercosul com o Nafta nem do Nafta com o Pacto Andino e sequer do Pacto Andino com o Mercosul. A Alca vem de roldo. O processo telrico e nada mais se pode fazer, isoladamente, para det-lo. O negcio, no caso brasileiro, abandonar a antiga diplomacia da contemporizao e cuidar de fazer do limo da Alca apressadinha uma limonada adoada com bom mascavo. O que no falta, entre ns, madura reflexo da comunidade acadmica sobre o que o Brasil pode esperar do Mercosul, da Unio Europia e da Alca. Caso de recentes estudos do Ipea e da FGV. Eles recomendam a negociao simultnea, em paralelo, do tratado continental da Alca e do acordo comercial com a Unio Europia. O desafio maior dessa negociao em duas frentes est na desmontagem de barreiras tarifrias e no-tarifrias. As quais, ainda hoje, para produtos especficos, dificultam as exportaes brasileiras para os Estados Unidos e a Unio Europia. Paradoxalmente, o segundo desafio est na reduo da proteo mdia das economias do Mercosul (de 14%) para os nveis de baixa proteo mdia reinante no mercado americano (4,3%) e no mercado europeu (6,1%). Na Unio Europia, essa proteo mdia sacada da ponderao de barreiras de 4,9% para produtos industriais e de 20,8% para produtos agrcolas. O problema que ainda est para nascer o diplomata sulamericano capaz de levar a Europa a rebaixar o "paredo verde" para menos de 10%. Ele teria de passar a navalha no bigode do espalhafatoso neoprotecionista Jos Bov, produtor de queijo de luxo subsidiado e encalhado. O Mercosul ganharia na reduo das barreiras europias. Mas perderia na invaso de produtos europeus - se a proteo mdia, c por estas plagas, por fora da mesma canetada, baixar de 14% para 6,1%. Pois Domingo Cavallo acaba de propor barreira de 35% para bens de consumo europeus, americanos, japoneses, coreanos, chineses... Esta semana, em Bruxelas, Unio Europia e Mercosul deram a largada na discusso pontoa-ponto da futura rea de livre comercio. Tentativa de fazer a decolagem em 2005, data de ignio da Alca. Para variar, os europeus querem discutir e assinar tudo - de propriedade intelectual a trabalho infantil. Menos a agenda agrcola. A desconversa dos europeus no abrasivo assunto mui verstil. Eles avisaram, quarta-feira, que a questo agrcola s deve ser encarada ao fim e ao cabo da Rodada do Milnio da

OMC. Que sequer veio luz em Seattle, dezembro de 1999, abortada a pedradas por Jos Bov & Cia. Mquinas no desvio Para refrescar a aflio da Argentina, o Brasil topa reduzir a zero as tarifas de importao para mquinas e equipamentos de pases no integrantes do Mercosul. Ressalva: ainda no h consenso no governo brasileiro nem na parceria do Mercosul. A matria ter de estar clareada em abril, quando da reunio extraordinria do Grupo Mercado Comum (GMC) para o encaixe do pacote argentino. Empresrios brasileiros desconversam sobre o assunto. Eles ganhariam tanto na importao de mquinas americanas, europias e japonesas com tarifa zero (a mdia do Mercosul est em 11%) como na elevao da tarifa comum do bloco de 14% para 35% nas importaes de bens de consumo aqui j por eles fabricados. Quem fica no mato sem cachorro e sem codorna a indstria brasileira de bens de capital. Ela ainda junta os cacos da chacina setorial produzida pela "collorstroika" de 1990/92. Uma abertura comercial sem aviso prvio, sem preparao adequada e sem cobrana de reciprocidade da poderosa parceria global. Presidente da Associao Brasileira da Indstria de Mquinas e Equipamentos (Abimaq), Luiz Carlos Delben Leite lembra que o setor teve de reestruturar-se a ferro e fogo. Dezenas de fabricantes fecharam as portas e nada menos de 175 mil lugares de trabalho desapareceram para sempre. De 1990 a 1997, as compras externas saltaram de 6% do mercado interno para 55%. A tal de lista "ex-tarifria" (de mquinas e equipamentos sem similar nacional) deixou-se estufar por mais de 3.600 itens de fcil dissimulao e de difcil fiscalizao. Sem contar as vantagens cambiais, creditcias e fiscais desfrutadas pelos concorrentes de fora. Delben Leite diz que o setor sofre de um "isolamento poltico permanente". Seguinte: todas as fbricas de todos os ramos vestem a camisa da abertura comercial para os bens de capital. Claro, em nome da modernizao e da competitividade do parque industrial brasileiro - como se a indstria de mquinas, fbrica de fbricas, no fizesse parte dele. A Abimaq defende a adoo de polticas setoriais para certas cadeias produtivas. Com nfase no comrcio exterior. Se, como prega o ex-ministro Roberto Campos, "a melhor poltica industrial no ter poltica industrial", o negcio copiar o jeitinho americano: uma slida e petulante poltica comercial, setor por setor, dispensa qualquer poltica industrial. No temos nem uma nem outra. O ministro Pedro Malan prefere uma reduo tarifria fatiada e seletiva para bens de capital. O ministro Domingo Cavallo d prioridade urgncia e no perfeio na reestruturao do parque industrial argentino. A ruptura da Tarifa Externa Comum (TEC) levar o Mercosul a retroagir de "unio aduaneira" (pactuada) para "zona de livre comrcio" (cada um para si e Cavallo para todos).

Em "zona livre", a Argentina ficaria liberada para acordos bilaterais com os Estados Unidos... Delben Leite resume: "J estamos a bordo da economia da globalizao, mas ainda praticamos a diplomacia da contemporizao." Estudo da Abimaq revela que a produo brasileira de bens de capital equivale a US$ 120 per capita. Muito ou pouco? Na Alemanha, US$ 1.200 (nove vezes mais). Nos Estados Unidos, nada menos de US$ 2.040 (16 vezes mais). GUABA VERSUS DAVOS Nem tudo o que estatal socialista. Nem tudo o que socialista estatal. Friedrich Engels (1820-1895), filsofo alemo A globalizao no uma articulao de governos imperialistas nem maquinao de empresas oligopolistas. Ela no foi desejada por nenhum governo nem esperada por qualquer empresa. Os governos perdem poder com ela - includo o salo oval da Casa Branca de susto. O processo no consulta a natureza animal do ente governo, que no de abrir mo de poder, de autoridade, de interveno, de soberania. Que o diga a fuzarca dos capitais volteis - que Charles de Gaulle, na crise cambial de 1967, chamou, simplesmente, de "os chacais da moeda". A globalizao igualmente atropela as grandes empresas sem fronteira e sem bandeira. Elas j se consideravam globais bem antes da globalizao. De repente, tiveram de compartilhar os mercados entreabertos com competidores de todos os portes e tipos. E dentro de novas regras de gesto e de novas estratgias de mercado. Esses mastodontes da economia global obrigaram-se a realizar uma reengenharia corporativa de carter at desumano - ou j teriam desaparecido. No desejada pelos governos nem esperada pelas empresas, a onda de choque da globalizao nada mais que um subproduto da exploso das tecnologias da informao desde meados dos anos 80. Fenmeno ocorrido antes da inaugurao de um moinho de vento ideolgico chamado Consenso de Washington. A prpria palavra globalizao apareceu pela primeira vez na mdia global por volta de 1987. Ela vale hoje para todos os idiomas, exceto o francs de Jos Bov. Em francs, a coisa leva crach de mundializao, patenteada pelo indigesto Le Monde Diplomatique. Domingo, eu me diverti com o debate on-line Davos versus Guaba. Perdo: com a troca de ironias e de insultos via satlite entre magnatas do veterano Frum Econmico Mundial de Davos e camaradas do estreante Frum Social Mundial de Porto Alegre. Eu no entendi porque os segundos toparam o bate-boca justamente pela webcasting, arete digital da

globalizao. Davos versus Guaba. Seis dias corridos de retrica pr-empresa versus seis dias corridos de dialtica pr-Estado. No primeiro, o desafio de tripular os sucessos e os excessos da economia de mercado. No segundo, o constrangimento de rejuntar os cacos dos fracassos e dos fiascos da economia de comando. Com infiltrao, em ambos os comcios, de lobistas do neoprotecionismo. Em Porto Alegre, sob liderana do protegido e subsidiado Jos Bov, prspero fabricante de queijo rockefort. Um acepipe que, at por no cheirar bem, no pode dar liga com o hambrguer Big Mac, moeda global da "The Economist". O neointervencionismo de Porto Alegre, que deu carona a um neocepalismo nostgico dos anos 60, desemboca na utopia do Estado Mximo. Cuja (re)construo tem a ver menos com a engenharia social e mais com a sociologia do poder pelo poder. O neoliberalismo de Davos insiste na catequese do Estado Mnimo, no rodap de um mercado pactuado e auto-regulado. Um discurso que despreza as contradies naturais do capitalismo para brandir as contradies comprovadamente suicidas do socialismo. Davos e Porto Alegre ficaram nos devendo uma discusso tcnica e honesta de um Estado timo. Que pode variar de nao por nao e de estgio por estgio de uma mesma nao. Um Estado arbitral, "governado" pela sociedade. O melhor inventrio da falncia da economia de comando o livro "O Horror Poltico" (Bertrand), do socilogo francs Jacques Gnreux. O melhor periscpio da nova economia de mercado o livro "A Riqueza do Futuro" (Campus), de Stan Davis e Christopher Meyer. (29/01/2001) ABAIXO A AMERICANIZAO Os dizeres do carto so mais importantes que as flores do vaso. Washington Olivetto, publicitrio Mais de 6 mil jornalistas de meio mundo, frente de mais de 15 mil ativistas de ONGs europias e americanas, esto dobrando, nesta sexta-feira, a populao da cidade de Millau. Onde ela fica? No Aveyron, sul da Frana, regio produtora de queijos fortes e de protestantes gauleses. Por que tamanha cobertura jornalstica na pequena Millau? Porque se instaura hoje, na comuna, o processo da McDonald's americana contra o campons Jos Bov. E o que andou aprontando esse tal de Jos Bov, a ponto de atrair o 'focus" da mdia mundial? Arqutipo da oligarquia rural mais empedrada da Europa, bigodudo como um boneco Asterix, Jos Bov simplesmente botou no cho, a marretadas, a fachada da nica loja McDonald's de Millau. Isso aconteceu em agosto do ano passado. Com a competente exposio de motivos: 1) o

BigMac o mssil mais refinado da globalizao patolgica e patognica desta virada do Milnio; 2) sobre ser o smbolo do poder unipolar da guia ps-Muro, a cadeia americana de fast-food o supra-sumo da "la malbouffe" (m comida)na ptria da gastronomia mais requintada do planeta. Jos Bov, 36 anos, ganhou seus 15 minutos de fama e no mais se falou nisso. Eis que, em novembro, vestido a carater, Bov desembarcou em Seattle, EUA, e assumiu o comando da baderna das ONGs no rodap da Rodada do Milnio da Organizao Mundial de Comrcio (OMC), fiadora institucional da globalizao. Da, sim, a fama do bucaneiro gauls faiscou em todas as lnguas, justificando a presena, hoje, dos 6 mil correspondentes de guerra em Millau. Globalizao? Os franceses preferem o rtulo de mundializao. O campons Jos Bov vai direto ao ponto: o processo no de globalizao nem de mundializao; de americanizao. Discursando outro dia, em Londres, ele disse que a globalizao nada mais que a forma superior do imperialismo americano, fantasiada de neoliberalismo. Isso vende livro e produz passeata. Campons? Jos Bov um dos maiores produtores de queijo Roquefort, empresa fundada pelo bisav no sculo passado. Esse tipo de queijo feito com leite de ovelha, temperado com ervas e mofos e turbinado por 63% de subsdios fiscais e financeiros (na mira da OMC). Ah! A famlia Bov exporta (ou globaliza) mais de metade da produo, desde antes da globalizao. Exportou o prprio Jos Bov. Dom Quixote da americanizao, ele fala ingls fluentemente, com sotaque de Boston e no de Londres. Simplesmente, porque americanizou toda a sua formao universitria na Harvard Business School.

2.0 AS VANTAGEMS DO COMRCIO INTERNACIONAL

2.1 O PONTO DE VISTA DOS MERCANTILISTAS


Para os mercantilistas, a riqueza das naes era medida pelo seu estoque de metais precisos (ouro, principalmente). Com o ouro podia-se equipar os exrcitos, fortalecer a marinha de guerra e de comrcio, alm de propiciar uma melhor circulao das mercadorias. Se isso era verdade, era essencial que os pases buscasse a acumulao de ouro. Dado que a oferta de ouro era relativamente fixa, os mercantilistas defendiam a tese de que a melhor forma para atingir este objetivo principalmente no caso das naes europias, que no dispunham de minas de ouro era exportar mais do que importar, j que, na poca, os pagamentos do comrcio exterior eram feitos em metais preciosos. Da a grande lio poltica econmica dos mercantilistas: O governo deveria envidar todos os esforos para restringir as importaes (poltica protecionista), ao mesmo tempo em que deveria promover aes que estimulassem as exportaes, particularmente atravs da concesso de subsdios. O princpio dos mercantilistas era fcil de explicar: mais ouro significava mais moeda circulando, propiciando maior nvel de atividade econmica e de negcios e, por conseqncia, maiores lucros. Como muitos dos mercantilistas eram, eles prprios mercadores notadamente na Inglaterra do sculo XVII podese concluir que, ao defender o protecionismo contra a concorrncia externa, os mercantilistas defendiam o prprio interesse. De todo o modo, deve-se atentar para o fato de que, se todos os pases seguissem a orientao mercantilista, no haveria comrcio internacional, de vez que as exportaes de um pas nada mais so que as importaes de outro pas. Por isso mesmo, os economistas clssicos que surgiram a partir da metade do sculo XVIII Adam Smith, David Ricardo entre outros bombardearam o ponto de vista mercantilista e desenvolveram novas teorias acerca do comrcio internacional.

2.2 A Teoria das Vantagens Absolutas (Adam Smith)


Em seu famoso livro A riqueza das Naes, publicado em 1976, Adam Smith atacou o ponto de vista dos mercantilistas, defendendo, em seu lugar, o livre comrcio como melhor poltica para as naes do mundo. Baseando-se na mxima de que nenhum pai de famlia deve tentar produzir em casa aquilo que

lhe custara mais para produzir do que para comprar. Smith argumentava que um pas pode ser eficiente na produo de algumas mercadorias e menos eficiente na produo de outras, relativamente a um outro pas. Assim ambos os pases podem se beneficiar se cada um se especializar na produo das mercadorias nas quais tenha uma vantagem absoluta ou seja, naquelas em cuja produo fosse mais eficiente que o outro pas e, atravs da prtica do livre comrcio, poderia exportar parte dessa produo para o outro pas, ao mesmo tempo em que importaria deste aquelas mercadorias em que tinha uma desvantagem absoluta ou em cuja produo fosse menos eficiente. Esse era o princpio da vantagem absoluta. Smith procurou mostrar que a aplicao da diviso do trabalho na rea internacional, permitindo a especializao de produes, aliada s trocas entra as naes, contribua para a melhoria do bem-estar das populaes. A Teoria da Vantagens Absolutas procura explicar por que duas naes devem comerciar entre si, em que circunstncias a especializao na produo e o comrcio ocorrem em situao vantajosa para ambas as partes e quais produtos devem comerciar. Ilustrao da Teoria da Vantagem Absoluta Para entender o argumento de Smith, vamos supor que o Brasil e a Argentina produzem somente duas mercadorias: caf e trigo. Suponhamos mais, que se ambos utilizarem todos os seus fatores de produo num ou no outro produto, a produo mensal nestes pases assim ser (em milhares de sacas por unidade de trabalho empregado): Argentina Brasil Caf 2 3 Trigo 8 6

Como se v, em termos absolutos, e com ambos os pases usando a mesma quantidade de homens, o Brasil produz mais caf que a Argentina enquanto que esta produz mais trigo que o Brasil. Em outras palavras, o Brasil possui uma vantagem absoluta na produo de caf, enquanto a Argentina tem uma vantagem absoluta na produo do trigo. Na ausncia de comrcio, se, por acaso, o Brasil e a Argentina resolvessem produzir, internamente, ambos os produtos, colocando, no primeiro semestre, todos os seus fatores de produo para produzir caf e, depois, no segundo semestre, deslocando todos os fatores para produzir trigo, suas produes anuais dos dois produtos seriam:

Argentina Brasil Total

Caf 12 18 30

Trigo 48 36 84

Observe que, se o Brasil deixasse de produzir 6 mil sacas de trigo, poderoa obter 3 mil sacas de caf a mais ou seja, o custo de 1 saca de caf no Brasil equivale a 2 sacas de trigo significando que 1 saca de trigo, no Brasil, equivale a saca de caf. J na Argentina, se o pas deixasse de produzir 2 mil sacas de caf, conseguiria aumentar em 8 mil sacas a produo de trigo ou seja, na Argentina, o custo de 1 saca de caf equivale a 4 sacas de trigo (ou, ainda, 1 saca de trigo custa o equivalente a da saca de caf). Custo Domstico Produo 1C = 4T 1C = 2T Custo Domstico Produo 1T = 1/4 C 1T = 1/2C

Argentina Brasil

Com estes custos relativos, caso os dois pases se dedicassem a produzir os bens que lhe custassem relativamente menos o Brasil produziria s caf, enquanto a Argentina produziria s trigo (relembrando quem no Brasil, a produo de trigo exige mais sacrifcio da produo de caf, enquanto, na Argentina, a produo de trigo, relativamente mais barata). Em assim procedendo, os dois pases obteriam a seguinte produo. Argentina Brasil Total Ganho Lquido Caf 0 36 36 6 Trigo 96 0 96 12

importante observar, no entanto, que nem a Argentina quer consumir somente trigo, nem o Brasil quer consumir somente caf. Neste caso, o melhor que podem fazer se especializarem na produo do bem em que forem mais produtivos e comerciarem seus excedentes entre si. E para que o comrcio se realize, basta o Brasil obtenha mais de duas sacas de trigo por q saca de caf (pois este o custo de produzir trigo domesticamente) e que a Argentina obtenha mais de de saca de caf por saca de trigo.

Existe uma infinidade de calores para troca, mutuamente cantajosa. A ttulo de exemplo, digamos que as relaes de troca que, neste caso, poderamos chamar de taxa de cmbio seja fixada em 1 saca de caf para trs sacas de trigo. Assim ocorrendo, ambos os pases ganhariam, consumido mais de ambos os produtos, conforme se v na tabela a seguir: Brasil Caf Trigo 36 0 1c=2t 14 0 22 4 0 42 42 6 Argentina Caf Trigo 0 96 1c=4t 1c=3t 0 42 14 0 14 54 4 6

Produo Tx. De Cmbio Interna Tx. De Cmbio Externa Exportaes Importaes Consumo Final Ganho Lquido

Como se v, se cada pas produzisse somente aqueles bens cujos custos relativos so menores, ambos os pases sairiam ganhando, pois comprariam os seus produtos a custos menores. Observa-se que exportao de 14 sacas de caf pelo Brasil foi escolhida arbitrariamente. Podria ser qualquer outra quantidade, desde que, aps o comrcio, sobrasse de ambas as mercadorias, para os dois pases, mais do que obtinham antes da especializao e do comrcio. Esta a nica forma de convenc-los a se especializarem na produo da mercadoria em que absolutamente so mais eficientes.

2.3 Exerccio 01
Suponha que o Brasil e a Argentina apresentem a seguinte produo de trigo e tecido por homem-hora. CAF Brasil Argentina Considerando estes dados, ilustre como seria vantajoso o comrcio entre os dois pases. TABELA DE PRODUO DOS PASES SEM ESPECIALIZAO Caf Tecido Brasil Argentina Total TABELA DE CUSTOS DE PRODUO Custo Domstico Produo Brasil Argentina Custo Domstico Produo TECIDO

TABELA DE PRODUO DOS PASES COM ESPECIALIZAO Caf Tecido Brasil Argentina Total Ganho Lquido TABELA DE COMERCIALIZAO ENTRE OS PASES Brasil Argentina Caf Tecido Caf Tecido Produo Tx. De Cmbio Interna Tx. De Cmbio Externa Exportaes Importaes Consumo Final Ganho Lquido

2.4 Exerccio 02
Suponha que o Brasil e a Argentina apresentem a seguinte produo de trigo e tecido por homem-hora. CAF Brasil Argentina 60 40 TRIGO 30 10

Considerando estes dados, ilustre como seria vantajoso o comrcio entre os dois pases. TABELA DE PRODUO DOS PASES SEM ESPECIALIZAO Caf Trigo Brasil Argentina Total TABELA DE CUSTOS DE PRODUO Custo Domstico Produo Brasil Argentina Custo Domstico Produo

TABELA DE PRODUO DOS PASES COM ESPECIALIZAO Caf Trigo Brasil Argentina Total Ganho Lquido TABELA DE COMERCIALIZAO ENTRE OS PASES Brasil Argentina Caf Trigo Caf Trigo Produo Tx. De Cmbio Interna Tx. De Cmbio Externa Exportaes Importaes Consumo Final Ganho Lquido

3.0 - TEORIA DAS VANTAGENS COMPARATIVAS


O economista ingls David Ricardo (1772/1823) aperfeioou as idias de Adam Smith, desenvolvendo a chamada Teoria das Vantagens Comparativas, tambm chamada Teoria dos Custos Comparados. Ao analisar a Teoria das Vantagens Absolutas, David Ricardo concluiu que ela poderia ser aplicada apenas em alguns casos especiais de um princpio mais amplo que poderia ser chamado de vantagens comparativas. Na verdade David Ricardo demonstrou que o comrcio mutuamente vantajoso quando existe uma vantagem comparativa e no necessariamente absoluta de um pas em relao a outro. Para melhor entender o ponto de vista de Ricardo, suponha, por exemplo, que o Brasil e a Argentina consigam, mensalmente, as seguintes quantidades de caf e de trigo (em milhares de sacas), caso distribuam seus fatores de produo igualmente entre os dois produtos: Caf Argentina Brasil 60 40 Trigo 30 10

Neste caso, a Argentina possui uma vantagem absoluta sobre o Brasil na produo dos dois produtos. De acordo com Adam Smith, no haveria a especializao de produo, nem troca entre os dois pases. O grande mrito de Ricardo, foi mostrar que o comrcio tambm seria proveitoso para os dois pases, mesmo que um deles tivesse vantagem absoluta sobre o outro na produo de todas as mercadorias; mas sua vantagem seria maior em alguns produtos do que em outros. Em outras palavras, devem ser consideradas no as vantagens absolutas, mas sim as vantagens comparativas. Como se pode ver na tabela, a Argentina , em termos absolutos, mais produtiva que o Brasil em ambos os produtos. No entanto, olhando em custos domsticos de produo verifica-se que o seguinte: Custo Domstico de Produo - CAF 60C = 30T OU 1C = 1/2T 40C = 10T OU 1C = 1/4T Custo Domstico de Produo - TRIGO 30T = 60C OU 1T = 2C 10T = 40C OU 1T = 4C

Argentina Brasil

Assim, para que a Argentina produza mais 1 saca de trigo por ms, precisa sacrificar 2 sacas de caf, enquanto o Brasil teria de sacrificar 4 sacas de caf para obter uma saca de trigo a mais. Em outras palavras, o custo do trigo mais elevado no Brasil que na Argentina. De outra parte, internamente, o preo do caf relativamente mais baixo no

Brasil (para cada saca de trigo sacrificada, este obtm 4 sacas a mais de caf, enquanto, na Argentina, para cada saca de trigo sacrificada so obtidas apenas 2 sacas de caf.) Baseando-se neste raciocnio, pode-se afirmar que, embora em termos absolutos, a Argentina seja mais eficiente do que o Brasil na produo de ambos os produtos, o mesmo no acontece quando se comparam os custos de produo domsticos. Assim, comparativamente, o Brasil, mais eficiente na produo de caf do que a Argentina pois para cada saca de trigo sacrificada, obtm 4 sacas de caf, enquanto a Argentina s obteria saca de caf por uma de trigo sacrificada. De outra parte, a Argentina mais eficiente na produo de trigo que o Brasil pois para cada saca de caf sacrificada obtm 2 sacas de trigo, enquanto o Brasil s obteria de saca de trigo por uma de caf sacrificada. Da, se conclui que a Argentina tem uma vantagem comparativa sobre o Brasil na produo de trigo, enquanto o Brasil, tem uma vantagem comparativa sobre a Argentina na produo de Caf. O professor Paul A. Samuelson (Prmio Nobel de Economia), em sua linguagem simples esclarece a questo (Samuelson e Nordhaus, 1992: 663). Consideremos, diz ele, o caso de um advogado que o melhor de sua cidade. Ele tambm o melhor datilgrafo. Como deveria ocupar seu tempo? Deveria escrever e datilografar suas prprias aes legais? Ou deveria deixar a datilografia para sua secretria? Claro est que ele deve dedicar integralmente seu tempo s atividades legais (que, afinal de contas, lhe rendem bom dinheiro), nas quais possui vantagem comparativa maior em relao a sua secretria, muito embora ele seja superior a ele tambm em datilografia. O mesmo princpio aplica-se a pases. Como os custos de produo domsticos de caf e de trigo so diferentes nos dois pases, possvel haver especializao produtiva e troca mutuamente vantajosa. Mas, claro, a Argentina , em termos absolutos, bem mais eficiente que o Brasil em ambos os produtos, talvez tal especializao no possa ser completa, sob pena de a produo total de algum dos dois produtos se reduzir, aps a especializao. Em outras palavras, caso somente o Brasil passe a produzir caf, ficando a Argentina s com a produo de trigo, verificar-se- que a produo total de caf se situara em apenas 480 sacas anuais (ou, 40 x 12) (tabela 2) menos do que seria obtido caso cada pas dedicasse a metade do ano produzindo caf e a outra metade produzindo trigo, pois nessa hiptese a produo total de caf seria de 600 sacas (ou, 60 x 6 = 360, da Argentina, mais 40 x 6 = 240, do Brasil) (tabela 1). De onde se conclui que, quando a diferena de eficincia produtiva, em termos absolutos, for muito grande, no conveniente que o pas mais produtivo abandone toda a produo do produto onde ele for menos eficiente internamente.

Tabela 1 Brasil e Argentina colocando, no primeiro semestre, todos os fatores de produo para produzir caf e, depois, no segundo semestre, deslocando todos os fatores para produzir trigo. Argentina Brasil Total dos Dois Pases Tabela 2 Brasil colocando todos seus fatores de produo o ano inteiro na produo de caf e, a Argentina no trigo. Argentina Brasil Total dos Dois Pases Ganho Lquido (em relao tabela 1) Caf 0 480 480 -120 Trigo 360 0 360 120 Caf 360 240 600 Trigo 180 60 240

Vamos supor ento, que a Argentina dedique 9 meses do ano produzindo trigo e 3 meses produzindo caf obtendo assim, uma produo de 270 sacas de trigo e 180 de caf (tabela 3) enquanto o Brasil passa a produzir somente caf, trocando seus excedentes, a produo total de ambos os produtos aumentaria e ambos os pases consumiriam mais do que fariam se no se especializarem. importante observar que, para que os pases sejam convencidos a se especializarem e a trocarem seus excedentes , necessrio que se ache uma taxa de troca (taxa de cmbio) mais favorvel que a taxa de troca domstica, ou seja, que a relao de custos domstica. Tabela 3 Brasil colocando todos seus fatores de produo o ano inteiro na produo de caf e, a Argentina colocando todos os seus fatores de produo 9 meses na produo de trigo e 3 meses na produo de caf Argentina Brasil Total dos Dois Pases Ganho Lquido (em relao tabela 1) Caf 180 480 660 60 Trigo 270 0 270 30

Para um melhor entendimento do que se est dizendo, vamos supor que o mercado estabelea a relao de troca em 3 sacas de caf por 1 de trigo. Ser que esta taxa agrada os dois pases? Vejamos: internamente o Brasil tem que sacrificar 4 sacas de caf para obter uma de trigo. Ento, vantajoso para ele se especializar em caf e trocar 3 sacas por uma de trigo. E quanto Argentina? Internamente, a Argentina obtm apenas 2 sacas de caf quando sacrifica 1 de trigo. Assim, se ela obtiver 3 sacas de caf em troca de uma de trigo, vale a pena sua especializao na produo de trigo. Uma vez que os pases envolvidos foram convencidos a especializar suas produes e trocar seus excedentes e uma taxa de cmbio foi definida, resta apenas definir a quantidade dos produtos a ser trocada entre os dois pases. Como a especializao de produes, aliada s trocas entre as naes visa contribuir para a melhoria do bem-estar das populaes, no interessante para os pases que o consumo final de cada produto seja menor do que o consumo que sua populao teria se no houvesse especializao da produo. (Tabela 1) Desta forma, o Brasil deseja que seu consumo final de Caf seja maior ou igual a 240 (tabela 1). Como o Brasil est produzindo 480 em caf (tabela 3) ele disponibiliza no mximo 240 (480 240) para troca com a Argentina. Da mesma forma, o Brasil deseja que seu consumo final de Trigo seja maior ou no mnimo igual a 60, como o Brasil deve trocar Caf por Trigo e o cmbio foi definido em 1trigo = 3caf, o Brasil deseja trocar no mnimo 180 em Caf para receber suas 60 em trigo. Para a Argentina, com a taxa de cmbio em 1trigo = 3caf, ela deseja que seu consumo de trigo seja maior ou igual a 180 (sua produo sem especializao).Como a Argentina esta produzindo 270 em trigo, ele coloca a disposio para a troca, no mximo 90 (270 180). Como a Argentina est produzindo somente 180 em caf e ela deseja no mnimo 360, ela precisa trocar no mnimo 60 de trigo para receber em troca 180 em caf que acrescentado ao 180 que ela produziu gere um total de 360 (mnimo que ela deseja). Resumindo: Se o Brasil trocar seu valor mximo em Caf 240 dever receber em troca 80 em Trigo da Argentina. Se o Brasil trocar seu valor mnimo em Caf 180 dever receber em troca 60 em trigo da Argentina. Se a Argentina trocar seu valor mximo em Trigo 90 dever receber em troca 270 em Caf do Brasil. Se a Argentina trocar seu valor mnimo em Trigo 60 dever receber em troca 180 em Caf do Brasil.

Veja que se o Brasil trocar 240 (mximo) de Caf por 80 em Trigo, O 80 em trigo est dentro do valor mximo e mnimo que a Argentina deseja trocar. J se a Argentina quiser

trocar seu mximo em trigo (90), dever receber em troca 270 em Caf do Brasil, valor que est acima do valor mximo de caf que o Brasil deseja trocar. Se a Argentina trocar seu mnimo em trigo (60) dever receber em troca 180 em Caf do Brasil, valor este que est no limite do mnimo de troca do Brasil. Da mesma forma se o Brasil trocar seu mnimo de caf (180), dever receber em troca 60 em trigo da Argentina, valor este que est no limite do mnimo de troca de Trigo. Desta forma temos o seguinte quadro de trocas dos dois pases: Comrcio Mximo Comrcio Mnimo Caf 240 180 Trigo 80 60

O Comrcio entre os dois pases deve ser definido por um dos produtos dentro dos limites de mximo e mnimo. O resultado da especializao est mostrado na tabela a seguir: Brasil Argentina Caf Trigo Caf Trigo 480 0 180 270 1t=4c 1t=2c 1t=3c 210 0 0 70 0 70 210 0 270 70 390 200 30 10 30 20

Produo Tx. De Cmbio Interna Tx. De Cmbio Externa Exportaes Importaes Consumo Final Ganho Lquido

Veja agora o que aconteceria se os mximos e mnimos de troca no fossem respeitados: Brasil Argentina Trigo Caf Trigo 480 0 180 270 1t=4c 1t=2c 1t=3c 261 0 0 87 0 87 261 0 219 87 441 183 -21 27 81 3

Caf Produo Tx. De Cmbio Interna Tx. De Cmbio Externa Exportaes Importaes Consumo Final Ganho Lquido

Foi com base nestas constataes que os economistas clssicos (Ricardo, principalmente) recomendavam que os pases deveriam se especializar na produo daqueles bens em que tivessem uma vantagem relativamente maior, derivando, da, a conhecida Teoria das Vantagens Comparativas, elaborada por David Ricardo e aceita por todos os economistas do sculo passado e que tanta influncia exerceu sobre as polticas econmicas de praticamente todos os pases, desde ento. Seu argumento se assentava no fato de que os pases dispem de recursos naturais e outros fatores de produo diferentes em quantidade e qualidade o que os leva a ter custos de produo diferentes. As hipteses de Ricardo Duas naes e duas mercadorias; A teoria do valor do trabalho, sendo este perfeitamente mvel no mercado interno, mas completamente imvel no mercado internacional; Custos de produo constantes; Custos de transporte zero; Comrcio somente por escambo.

3.1- Teoria das Vantagens Iguais


Uma observao importante a fazer que o comrcio ser mutuamente benfico para os pases se e somente se existir uma vantagem comparativa na produo das mercadorias. Se tal condio no ocorrer, no haver base ou margem para comrcio. Suponha, por exemplo, que a Argentina e o Brasil apresentassem as seguintes possibilidades de produo de caf e trigo. Caf Argentina Brasil 60 40 Trigo 30 10

A despeito do fato da Argentina apresentar uma vantagem na produo de ambos os produtos, o custo relativo domstico o mesmo nos dois pases. Este conhecido como vantagem igual, uma situao em que nenhum pas tem vantagem comparativa sobre o outro em nenhuma mercadoria. Neste caso, no h condies para a especializao e comrcio mutuamente vantajoso.

4.0- A dotao de Fatores e a Moderna Teoria de Comrcio Internacional O modelo de Heckscher-Ohlin


Para a poca em que foi desenvolvida, a teoria das vantagens comparativasat que foi bem aceita e reconhecidamente lgica. Com o passar do tempo, no entanto, comeou a sofrer inmeras crticas, a saber: A teoria tem uma viso esttica do processo econmico, supondo que os custos de produo de um bem num pas, seja constantes no tempo, significando dizer que se, um pas tem vantagens produtivas hoje, estas permanecero para sempre. A experincia tem demonstrado que, com o tempo, os pases alteram suas dotaes de fatores e seu padro tecnolgico e, portanto, suas capacidades produtivas. A teoria pressupem a existncia da concorrncia perfeita o que, evidentemente, uma hiptese bastante distante da realidade. O modelo de David Ricardo se baseia na teoria clssica do valor que supe que os custos de produo so determinados unicamente pela quantidade de trabalho nela incorporada. Descarta, assim, os custos de outros fatores, como terra, capital e tecnologia. Mais ainda, trata o trabalho como fator homogneo, esquecendo-se que este apresenta diferentes qualificaes e, portanto, diferentes produtividades e custos.

Por essas e por outras, a verdade que o livre comrcio propugnado pelos economistas clssicos no representa a realidade do comrcio internacional. De uma forma ou de outra, os pases sempre se protegem contra a concorrncia externa, principalmente naqueles setores em que no so suficientemente competitivos. Isso no quer dizer, todavia, que a tese exposta pela teoria das comparativas deve ser renegada. Ao contrrio, no se pode imaginar que os Estados Unidos e o Brasil devam, produzir caf e trigo. Isso est fora de questo. E foi por estas crticas que surgiu uma nova teoria explicativa das relaes econmicas internacionais denominada de moderna teoria do comrcio internacional, e desenvolvida pelos economistas suecos Elie Heckscher e Bertil Ohlin e que, desde os anos 30, tem se tornado na principal teria do comrcio internacional. A exemplo da teoria das vantagens comparativas, essa moderna teoria parte do princpio de que o comrcio internacional decorre das diferenas de custos existentes entre os pases. Porm, ao invs de explicar as diferenas de custos em termos, apenas, do trabalho, os dois economistas introduziram no estudo o fator capital, reconhecendo que as

diferenas de custo so dadas pela soma dos custos dos diversos fatores empregados em sua produo. Partindo da constatao de que os diversos fatores no esto disponveis (em quantidade e qualidade) igualmente entre os pases, os autores argumentaram que, num dado pas, o fator relativamente escasso ter uma remunerao ou preo mais elevado que em outro pas onde este fator seja mais abundante. Vale lembrar que, se fosse possvel uma perfeita mobilidade dos fatores entre os pases, o fator mais abundante emigraria para o pas onde fosse mais escasso. Com esta emigrao, ocorreria uma reduo da oferta do fator onde, antes, ele era abundante, enquanto, no pas para o qual emigrou, sua oferta aumentaria. A continuao deste processo levaria, fatalmente, a uma equalizao das produtividades e dos preos dos pases. Na prtica, no entanto, esta mobilidade no existe, pelo menos com tanta facilidade e ro resultado a manuteno, por longo perodo, das diferenas de produtividade entre os pases. O Teorema de Hecksher-Ohlin O modelo padro de Heckscher-Ohlin se baseia no seguinte teorema: Um pas tem uma vantagem comparativa na mercadoria que utiliza de forma intensiva seu fator abundante. A partir dessa assertiva, a concluso da teoria moderna do comrcio internacional torna-se bvia: Os pases devem ser especializar na produo daqueles bens produzidos por fatores comparativamente abundantes nas suas economias.

Assim, se um determinado pas abundante em mo-de-obra (caso dos pases em desenvolvimento), deveria ele se especializar naqueles produtos intensivos em mo-de-obra (agricultura, txtil, calados), enquanto o pas, cujo fator abundante fosse o capital, deveria se especializar naquelas indstrias intensivas em capital e tecnologia. Um aspecto importante a observar, relativamente a essas abordagem analticas de comrcio internacional o seguinte: apesar de aparentemente bvias, todas essas teorias tm recebido crticas severas. Uma dessas crticas diz que, ao seguir tais teorias, os pases em desenvolvimento estaro fadados pra sempre a exportarem produtos primrios e a importarem os produtos manufaturados e de alta tecnologia. Na viso desses crticos a teoria das vantagens comparativas e a moderna teoria so abordagens estticas e no dinmicas, argumentando que, dependendo do esforo de investimentos empreendido pelos pases, sua dotao de fatores pode alterar com o passar do tempo. Foi em decorrncia dessas crticas que os pases em desenvolvimento embarcaram nas dcadas de 40, 50 e 60, no chamado processo de substituio de importaes que possibilitou uma rpida industrializao desses pases.

4.1 As novas teorias de Vernom e Linder


De tudo que se disse at aqui, pode-se concluir que o pensamento predominante, desde Adam Smith (metade do sculo XVIII) at Heckscher Ohlin (primeira metade do sculo XX) era de que o comrcio internacional trazia benefcios recprocos para os pases e que as trocas externas eram determinadas pela diferena e diversidade estruturais de recursos entre os pases. Esta crena, no entanto, comeou a ser objeto de crticas a partir da dcada de 50, notadamente nos anos 60 e 70. Dentre as vrias abordagens tericas que subsidiaram essas crticas, duas merecem destaque: a de S. Linder e a de R. Vernon. A Abordagem de Linder As bases e concluses das teorias de comrcio internacional centradas na abundncia relativa de fatores e nas diferenas de usos dos mesmos foram revistas a partir da evidncia de que os fluxos de comrcio mais intensos e de valores mais expressivos no ocorriam entre pases com diversidade e diferenas acentuadas na dotao re recursos. Ao contrrio, ocorriam justamente entre os pases que apresentavam semelhantes nveis mdios de renda e semelhantes estruturas internas de demanda agregada. Como expoente desta nova abordagem, Linder mostrou que o comrcio exterior uma extenso, para fora do pas, de suas atividades econmicas desenvolvidas internamente. Na verdade, a intensidade dos rios no sentido de estender os padres de procura ou demanda interna para alm das fronteiras do prprio pas. Segundo esta concepo, a deciso dos empresrios de produzir determinado bem fortemente motivada pela percepo de que existem necessidades insatisfeitas dentro do seu prprio pas o que se traduz em oportunidades de ganho visveis. Se esses empreendimentos, levados assim a feito, so bem sucedidos, o empresrio comea a perceber que o mercado local pequeno e insuficiente e que possvel ampliar o comrcio. Evidentemente, somente aps um longo perodo de produo para o mercado domstico o que os empresrios concretizam a idia de que possvel ganhar mais produzindo para outros pases. Mas, uma vez alcanado este estgio, nada impede que as exportaes passem a ser proporcionalmente maiores que a produo absorvida no prprio pas. E, quanto menor o pas de origem, tanto maior a probabilidade de as exportaes aumentarem sua participao na oferta agregada. Na realidade, do ponto de vista comercial, fronteiras nada mais so que linhas traadas arbitrariamente e que so cruzadas facilmente, to logo surjam oportunidades de negcios do outro lado. E, a bem da verdade, quanto menor for o pas, tanto mais cedo essas linhas so cruzadas. Nesse sentido, o comrcio internacional apenas uma extenso para alm das fronteiras da rede de atividade econmica do prprio pas.

Explorando mais ainda esta viso, Linder foi mais longe, sugerindo que o comrcio exterior que surge a partir dos excedentes de produo domsticos pode de constituir, nos pases importadores, na base de iniciativas de produo substitutivas de importaes. Isto ocorre a partir do momento em que a demanda interna pelo produto importado torna significativa, transformando-se em motivao para novos e novos empreendimentos nos pases importadores. Observa-se que, inicialmente, no pas. A exportador, a ao empresarial interna antecedeu-se ao comrcio exterior, estabelecendo fluxos de exportao para outros pases. Depois, nestes pases importadores, o comrcio exterior antecedeu-se s iniciativas locais substitutivas das importaes. E justamente dessa transmisso de capacidades de produo entre os pases que surgem os ganhos mais expressivos do comrcio internacional. A Abordagem de Vernon Uma outra abordagem desenvolvida na mesma poca e com pressupostos semelhantes aos de Linder a de Vernon que correlacionou os fluxos do comrcio e os investimentos internacionais teoria do ciclo de vida dos produtos. Por este novo enfoque, um pas inovador, industrialmente avanado, desenvolve determinado produto, atendendo procura interna, quanto externa. As exportaes, no entanto, s se mantm dinmicas nas fases de introduo e de maturao do produto. Mais frente, ou sejam mais tarde, aps a maturao do produto, a procura interna tende a estabilizar-se ou, quanto muito, a crescer mais lentamente. Em conseqncia, a produo interna declina, por duas razes bsicas: as foras internas de produo j estaro concentradas e direcionadas para outros produtos novos; e, os pases para os quais se realizavam exportaes tornaram-se produtores e tambm exportadores. Assim, a exemplo da concepo de Linder, no modelo de Vernom, as inovaes se antecipam aos mercados. A absoro interna insuficiente e a existncia de mercados externos estimulam as exportaes. Estas por seu turno, levam criao de novos mercados, que conduzem viabilizao de novas iniciativas empresariais, muitas das quais por investimentos de origem externa. Na verdade, pode-se concluir que os ganhos decorrentes dessas cadeias de transmisso de novos padres de procura e de oferta seriam, mais que as vantagens recproca preconizadas pelas abordagens clssicas, os benefcios efetivos das redes mundiais de intercmbio econmico-comercial. O Comrcio de Produtos Industrializados Vrios estudiosos do comrcio internacional tm questionado a validade da teoria de Heckscher-Ohlin quando esta afirma que o comrcio internacional determinado pelas diferenas de dotao de fatores. A razo para tais crticas reside na constatao dos seguintes fatos:

Existncia de um intenso e crescente comrcio entre pases que apresentam dotaes de recursos bastante semelhantes, como o caso dos pases da Europa Ocidental. Pela teoria de Hecksher-Ohlin, esse comrcio deveria ser pequeno, sendo mais adequado para o comrcio com estruturas produtivas diferentes, como estgre os pases industrializados e os produtores de bens primrios-agrcolas e, A grande troca de produtos bastante similares entre pases, com por exemplo, as exportaes de carros alemes para Frana e vice-versa o que, em princpio, contraria a teria de Heckscher-Ohlin

A partir dessas constataes, surgiram diversos argumentos que procuraram explicar esses aparentes ortodoxos, mostrando que o comrcio de produtos industrializados influenciado pelos seguintes fatores principais: Economias de escala que, em resumo, quer dizer que medida que a escala de produo aumenta, os custos se reduzem e, com isso, os pases se beneficiam com o comrcio e, por conseqncia, aumenta o bem estar dos consumidores com os preos menores. A demanda dos consumidores medida que a renda per capita vai se elevando, os consumidores vo diversificando e sofisticando seus gostos. Ou seja, o crescimento da renda provoca no s aumento na demanda por mais carros, mas por carros de mais qualidade (teoria de Linder) O ciclo do produto baseado na teoria de Vernom, esta tese argumenta que os produtos novos so desenvolvidos e produzidos primeiramente numa economia mais industrializada (Estados Unidos, por exemplo).Isso explicado porque nessa economia a renda alta e, conseqentemente, a demanda maior, a mo-de-obra mais qualificada e as tcnicas de produo so mais desenvolvidas.Uma vez que o produto se tornou de consumo geral dentro do pas, comea-se a busca externa por novos mercados consumidores o que atendido pelas exportaes. Posteriormente, a produo desse produto transferida para pases menos desenvolvidos, porm agora j em condies de produzi-lo, enquanto no pas de origem esto surgindo novos e mais sofisticados produtos para atenderem a demanda interna, tambm cada vez mais exigente.

vista dessas explicaes, pode-se concluir que, a rigor, a teoria de Heckscher-Ohlin se aplicaria quase que exclusivamente ao comrcio de produtos agrcolas que, de fato, explicado pelas diferenas de dotao de fatores entre os pases.

You might also like