You are on page 1of 22

Cortando a Rede1

Marilyn Strathern
Traduo: Ana Letcia de Fiori

Novas tecnologias estimularam a retomada de velhos debates sobre o que novo e o que velho nas descries da vida social. Este artigo considera alguns dos usos correntes dos conceitos de hbrido e rede e pode ser visto como atendendo ao chamado de Latour para uma antropologia simtrica, que rene formas modernas e no modernas de conhecimento. No processo, o artigo reflete sobre o poder das narrativas analticas de se estender infindavelmente e no lugar interessante que a propriedade possui em um mundo que s vezes parece ilimitado.

O dono da licena de distribuio da Shell em Camares ocidental vive parte do ano em Londres, seus filhos estudam na Inglaterra, Frana e nos Estados Unidos, e mantm casas tanto na capital quanto no interior (Rowlands, 1995). A extenso de sua rede revelada em um estilo de vida suntuoso. O negcio no qual ela se baseia dirigido segundo princpios hierrquicos; jovens solteiros so mandados para trabalhar com ele na esperana de que ele os ajudar a se estabelecerem. Rowlands considera uma descrio adequada a imagem que o povo Bamilk ofecereu a Warnier: um notvel [chefe de famlia] uma poupana viva para todo um grupo de descendncia: nele est contida a plenitude do sangue recebido desde a criao, por meio de uma cadeia de ancestrais (traduzida por Rowlands 1995, p. 33, a partir de Warnier 1993, p. 126). O sangue uma metonmia para a transmisso de essncia de vida, mas apenas quando canalizado atravs daqueles que possuem o ttulo de pai, a ssegurando que o contedo do banco no se dissipar. Um herdeiro passa por um ritual de instalao [que] transforma seu corpo em uma poupana do grupo de descendncia, contendo seu sangue e smen, que em conjunto com o osun [Camwood, ou Baphia nitida - n. da. T.] e leo, tambm suas posses, formam o estado corporado da linhagem (Rowlands, 1995, p. 33). Ele deve proteger este container. O homem de negcios enfatiza a importncia da conteno para suas operaes comerciais, pois isto permite que ele recuse as reivindicaes de parentes prximos enquanto mantm seu apoio, porquanto dele que fluir sua futura prosperidade. Considere a deliberada formulao de Rowland: o corpo de um homem que transformado em uma poupana. Quando os hageanos, das Terras Altas de Papua-Nova Guin, pontuaram que as mulheres eram como lojas comerciais (M. Strathern, 1972, p. 99, 120), a analogia era com o fluxo de dinheiro que passa pela loja: como o repositrio de sustentos de seus parentes que ela contm, uma noiva tambm um armazm ou banco da riqueza graas a seus parentes. Alhures, os melansios traduzem termos de dote da noiva no idioma de compra e venda ingls (cf. Thomas, 1991: 194-6). De fato, metforas
1

Originalmente publicado em Strathern, Marilyn. Cutting the Network. In: The Journal of the Royal Anthropological Institute. Vol 2. No. 3 (set. 1996).

monetrias poderiam parecer fluir como o prprio dinheiro e, como o dinheiro, agir como smbolos condensados de poder. Por sua vez, essas pessoas imaginadas como repositrios, tanto homens de negcios camaronenses quanto noivas das Terras Altas, pareceriam tanto conduzir o fluxo quanto interromp-lo2. Ou seja, ret-lo dentro de si. O idioma monetrio por meio do qual os melansios falam de transaes como o dote frequentemente tomado como um sinal de relaes de mercadoria, ou de um tipo indgena (Gell 1992) ou como o efeito de uma exposio ao trabalho assalariado e economia mundial (Carrier 1995, p. 95). No so compra e venda como tais, claro, que esto no corao do entendimento antropolgico da mercantilizao, mas a qualidade das relaes. O marido Hagen que fala de sua esposa como uma compra, como algo adquirido em uma loja, premia a si mesmo com novas liberdades. Mas em algumas formulaes, a noiva tambm a loja em si. Assim sendo, ento ela um armazm de riquezas para outros que se beneficiam de suas relaes por meio dela e parece que a pessoa da noiva quem, como o notvel camaronense, contm a possibilidade de converter as essncias frteis ou os sustentos dos outros em riqueza. Os euramericanos3 do sculo XX, por contraste, no gostam de imaginar a si mesmos como pessoas mercantilizadas e, ao menos no ingls vernculo, no falam de corpos como poupanas. Pessoas podem ter propriedade, serem possuidoras, mas no so elas mesmas propriedades. Ao contrrio, reconhecer a agncia do dono4, e assim manter pessoas separadas do que pode ser possudo como propriedade, foi um projeto conseguido a muito custo pela modernidade. At recentemente, quer dizer. Algumas das transaes em pessoas que caracterizam as sociedades de Papua Nova Guin oferecem recursos tericos interessantes para pensar sobre os experimentos euramericanos recentes com relacionamentos. Uma questo a incurso das mercadorias, especialmente dinheiro, nas relaes de parentesco, como em inquietaes manifestadas sobre os acordos de barriga de aluguel (ver, a este propsito, Wolfram, 1989; Ragon, 1994, p. 124). O contrrio tambm pertinente, ainda que no discutido aqui. Os debates euramericanos sobre transaes de tecidos humanos (ver, a este propsito, Conselho de Biotica de Nutfield, 1995) oferecem recursos tericos interessantes para pensar sobre os experimentos melansios recentes com mercadorias. Nos anos 1960 e 1970, os habitantes das Terras Altas de Papua-Nova Guin estavam sempre comentando sobre dinheiro. De toda forma, o dinheiro (valores em conchas) estava presente h muito tempo, mas naquele perodo o dinheiro (libras e dlares) tinha chegado a eles como uma coisa nova, um objeto de especulao notria acerca da
2

Taylor (n.d) se foca no fluxo e no bloqueio em certas compreenses do s canais de potncia da frica Central e Oriental. A. Weiner (1992) e Godelier (1995) comentaram sobre questes similares com fins tericos diferentes, assim como J. Weiner (1995a; 1995b). 3 Eu personifico um discurso para convenincia da exposio. 4 Um dos leitores do The Journal of Royal Anthropological Institute comentou o papel do pensamento legal nessas separaes. De fato, poderia-se considerar o desenvolvimento da lei como historicamente crucial para o senso comum da modernidade, a distino entre sujeito e objeto. Se o desenvolvimento no sculo XVIII da lei de copyright, por exemplo, levou a reivindicaes de paternidade autoral sobre produtos; ela tambm caracterizou, por meio do conceito de lucro comercial, os trabalhos dos autores como separados de suas pessoas.

mudana social, o pressgio de uma nova era. Forasteiros tambm se preocuparam com preocupaes de parentesco nas relaes de mercadorias, como estas lojas seriam de fato dirigidas, posto que noes sobre obrigaes para com os parentes supostamente interfeririam no desenvolvimento do comrcio. Os paralelos no podem ser levados demasiadamente longe. A poupana camaronense e a noiva-loja sugerem misturas entre pessoas e propriedades que os euramericanos consideram inaceitveis. De fato, os antroplogos tradicionalmente dissiparam essas imagens fortes ao falar de conjuntos de direitos ou ao referir-se ao dote da noiva no lugar de preo da noiva, e analisando a propriedade de pessoas em termos de governana. Assim foi traduzido o sistema de autoridade dos Maasai do Qunia por Llewelyn-Davies (1981). No entanto, ela deixa perfeitamente claro que a propriedade maasai tambm envolve direitos de alienao, exercidos sobre recursos humanos e no humanos da mesma forma. E que era, portanto, apropriado referir-se a propriedade sobre mulheres. Jolly (1994) relata que no sul da ilha de Pentecostes, em Vanuatu, as mulheres tem um preo (para o qual h um termo indgena) tanto quanto os bens nas lojas; e os homens hoje em dia preferem pagar em dinheiro ao invs de valores tradicionais que reservavam para transaes entre eles (como a compra de posies sociais). Agora os benefcios e malefcios do dinheiro (Bloch & Parry, 1989) foram suplementados por um novo assunto da ansiedade e especulao euramericana: tecnologia. Para todos os efeitos, a tecnologia (a era das mquinas) est presente h um longo tempo, mas nos anos 1980 e 1990, tecnologia (alta tecnologia e microtecnologia) atingiram as pessoas de uma nova maneira. ubquo, ameaador, capacitador, empoderador, o pressgio de uma nova era. E se as ansiedades dos Hagen eram sobre como controlar o fluxo do dinheiro (A.J. Strathern, 1979), estas ansiedades euramericanas eram sobre onde por limites s invenes tecnolgicas que prometiam acabar com todas as antigas divises categricas (Warnock, 1985). Estas incluam a diviso entre humano e no humano. Esta diviso foi geralmente sustentada (tornada durvel) por uma srie de outras, incluindo distines entre pessoas e propriedade, entre parentesco e comrcio5. Atravs de diversas reas da vida6, elas parecem ameaar dobrar umas sobre as outras, j noes de humanidade e vises de desenvolvimento tecnolgico ameaam recentemente a interferir umas com as outras.

As distines no excluem, mas tornam mais poderosos as vinculaes de pessoas as suas propriedades. Propriedade , obviamente, totalmente integrante da vida familiar, para no falar de heranas e negcios de famlia. 6 Tais pares so incontveis em termos de ingls (humano e no humano, cultura e natureza, lei e sociedade, pessoa e propriedade, assim por adiante). Estas conexes merogrficas so uma fonte de flexibilidade nas conceptualizaes euramericanas, dando uma inflexo particular s camadas de redundncia que se espera encontrar na vida social (Battaglia, 1993, p. 439). Como constructos similares, mas no idnticos, esses pares sustentam uns aos outros. De fato, que nenhum deles seja idntico ao outro parte de seu poder retrico, desde que contrastes similares aparecem se manter atravs de diversos campos discretos (todos levemente diferentes). Portanto, pode-se falar do embrio como um humano, mas no uma pessoa, enquanto se faz discriminaes morais entre humanos e no humanos, pessoa e propriedade.

A interferncia mtua mais interessante do que parece; eu sugiro que ela compreende comparaes entre coleta, interrupo ou conteno de fluxos de riqueza ou fertilidade. De modo mais amplo, se a conscincia crescente do papel da tecnologia em assuntos humanos recentemente une fenmenos humanos e no humanos, ela nos convida a repensar os tipos de fluxos entre pessoas e coisas que os antroplogos descreveram em outros lugares? I Narrativas misturadas Ao mesmo tempo em que antroplogos tornavam explcita a natureza etnocntrica ou artificial de muitas de suas divises analticas, eles se encontram vivendo em um mundo cultural cada vez mais tolerante s narrativas que apresentam uma natureza misturada. Eu me refiro combinao entre fenmenos humanos e no humanos que, em 1980 e no comeo dos 1990, produziu a imagem dos ciborgues e hbridos. Esta imagtica foi alimentada pela descoberta euramericana do final do sculo XX da cincia como uma fonte de discurso cultural (Franklin, 1995). Nem a cultura nem a cincia so externa uma a outra. No caso do hbrido, combinaes foram pressionadas para o interior do servio interpretativo ao ponto de saturao. Narayan (1993, p. 29) estava compelida a identificar uma sano do hibridismo nas escritas antropolgicas, citando nove trabalhos que surgiram entre 1987 e 1992. O que vale no interior da antropologia tambm vlido fora dela. Culturas esto em toda parte interpretadas como amlgamas hbridas, seja de um modo indgena ou como efeito de uma exposio s outras: quase toda discusso sobre identidade cultural agora a evocao de um estado hbrido (Papastergiadis, 1995, p. 9). A biografia do homem de negcios camaronense parece ser outro exemplo. No entanto, a fonte de Rowland sobre os Bamilk, Warnier, chama a ateno para um tipo particular de objeto hbrido, usando o termo hbrido no sentido dado por Latour (1993) e ao qual eu retornarei. O objeto era o conhecimento heterogneo criado por uma equipe de pesquisa investigando as redes de negcios de uma companhia (Warnier, 1995, p. 107). A equipe de pesquisa abrangia uma rede de competncias diferentes. Seu conhecimento, um misto de tcnica combinada a relaes sociais, poderia ser usado para iluminar as operaes de negcios presentes, ainda que Warnier duvidasse de sua legitimidade aos olhos dos especialistas. Eles pareciam sentirse proprietrios de certos componentes de seu conhecimento cuja forma pura poderiam reivindicar como pura tecnologia. Os comentrios de Warnier considera a tenso entre formas puras e hbridas como parte da construo de reivindicaes entre diferentes especialistas. A interpretao das culturas levou a uma competio semelhante; nas mos dos hibridizadores, no entanto, o prprio conceito de hbrido assinala uma crtica das separaes, das divises categoriais, envolvendo mesmo aquela entre o puro e o hbrido. Hibridismo invocado como uma fora no mundo. Isto se aplica ao mundo criado por certas formas de narrativa crtica nas quais o alvo a interpretao como tal, e o conceito de hbrido

torna-se um movimento poltico para tornar alguns tipos de representao impossveis (Bhabha, 1994). Agora, frequentemente a imaginao da impossibilidade de representao se torna concreta por meio da escoriao de fronteiras (divises artificiais) ou a celebrao das margens (espaos desterritorializados, descentrados). Tais conceptualizaes tm sido, por sua vez, criticadas como re-sancionando as velhas inverses de uma diviso ns/eles quando se deveria prestar ateno aos processos de traduo mtua (Papastergiadis, 1995, p. 15; Purdon, 1995). O massivo ataque crtico contra como pensar o modo pelo qual diferentes identidades impactam umas sobre as outras deu origem a uma multiplicidade de conceitos hibridizantes como amlgama, cooptao e conjuntura. Porm a despeito da saturao dos termos, h apelos constantes ao que este ou aquele escritor deixou de fora; mais regularmente, apelos s relaes de poder. como se a poltica que reside dentro da imagem de hibridismo no realizasse suficiente trabalho analtico a poltica recriada como se estivesse de fora da s anlises de representao. Consequncia disso, tambm, so os apelos frequentes a categorias como raa ou gnero que so apresentadas, no inflexionadas, como anteriores ao trabalho que o conceito de hbrido supostamente realiza em enfraquec-las (poder deve ser pensado no hibridismo de raa e sexualidade [Bhabha, 1994, p. 251]). Uma razo pode ser que a linguagem de fronteiras e traduo cultural7 levanta expectativas inapropriadas de anlise social. Tais expectativas so ao mesmo tempo suprfluas e insuficientes: a complexidade das interaes entre pessoas tais como podem ser apreendidas sociologicamente no encontram um substituto simples na sutileza com que as fronteiras entre categorias podem ser repensadas. Para comear, o conceito de fronteira um dos menos sutis no repertrio das cincias sociais. , portanto, interessante considerar uma abordagem sociolgica recente que hibridiza suas ferramentas de anlise social, e inventa um novo termo: rede. Este claramente um velho termo recentemente inflexionado. Redes (a anlise de redes convencional) est presente h tempos, mas agora temos redes (na teoria ator -rede) de um novo tipo. Eu implantei a ltima em referncia ao misto de competncias tcnicas e sociais na equipe de pesquisa de Warnier, enquanto justapunha o velho uso em face da gama de contatos da companhia. Mas o que as novas redes transmitem sobre os hbridos? Os tericos de ator-rede estabeleceram campos narrativos para mostrar como efeitos so produzidos a partir de alianas entre entidades humanas e no humanas. O corpo, como uma rede de materiais, uma dessas narrativas, pois lana mo de diversos sinais,

Papastergiadis (1995, p. 14-15) fornece o exemplo da semiosfera de Lotman (1991). Para Lotman, a semiosfera est em um constante estado de hibridismo. Est sempre oscilando entre identidade e alteridade, e esta tenso mais evidente em suas fronteiras. Fronteiras so contidas nessas formas em primeira pessoa que diferenciam o self do outro. Na frase de Lotman (1991, p. 131), cada cultura comea por dividir o mundo em seu prprio espao interno e o espao externo deles. dessa insensatez perigosa que se forma a xenofobia europeia (Stolcke, 1995). Ficar claro que eu no fao mais que pincelar as recentes crticas culturais; para um comentrio antropolgico, ver os ensaios editados por Fardon, 1995.

revelando habilidades, carisma e patologia (Law, 1994, p. 183) 8. Desse modo a descoberta de Pasteur do micrbio de antraz dependeu de toda uma srie de fatores estatsticos, retricos e operacionais que tiveram que ser mantidos em conjunto para sustentar, no interior uma rede contnua de efeitos, os vnculos cruciais entre bacilos, doena, laboratrio, experimento de campo e a vida e morte de animais individuais (Latour, 1988, p. 84-92). O conceito de rede invoca o rendilhado dos elementos heterogneos que constituem tal objeto ou evento, ou srie de circunstncias, unido pelas interaes sociais: em resumo, um hbrido imaginado como um estado socialmente estendido. O conceito de rede fornece a obteno analtica dessas interaes. Latour (1993, p. 10-11) explcito: a atividade em rede das interpretaes que une em uma cadeia contnua as representaes, polticas e do mundo das descobertas cientficas, criam narrativas mistas. As interpretaes dos tericos so tanto redes quanto qualquer outra combinao de elementos. Para Latour, o poder retrico dos hbridos reside na sua crtica da forma pura, da qual o arqutipo a separao entre tecnologia e sociedade, cultura e natureza, e humano e no humano. E isto de fato crtica: nos seus termos, o trabalho de traduo depende do trabalho de purificao, e vice versa. Ao mesmo tempo, as formas hibridizadas apelam para uma realidade que a forma pura poderia esconder. Euramericanos sempre misturaram suas categorias. So as disciplinas acadmicas (modernas) que tentaram fingir o contrrio, e Latour repreende a antropologia como condenada a territrios e incapaz de seguir redes (1993, p. 116). Agora, os antroplogos so perfeitamente capazes de seguir tais redes, ou seja, rastrear entre os Achuar e os Arapesh (seus exemplos) e, na organizao do conhecimento, entre cincia e tecnologia 9. De fato, no esprito de sua explicao (os euramericanos sempre tiveram hbridos), antroplogos sempre o fizeram nas suas tradues de outras culturas. Como estudantes de investigao comparativa, no entanto, eles no necessariamente terminaram com uma crtica das mesmas formas puras que preocuparam os euramericanos, como tecnologia e sociedade. Ou seja, seus estudos no necessariamente parecero como algo que pode ser aplicado anlise social da cincia e tecnologia. De fato, ns sabemos que os antroplogos so frequentemente distrados pelo parentesco, e podem dirigir-se ao contrrio a assuntos como o fluxo da substncia ou aplicao de regras de matrimnio. Ao antropologizar alguns desses assuntos, no entanto, eu no apelo a outras realidades culturais simplesmente porque eu quero recusar o poder dos conceitos euramericanos de hbrido e redes. O ponto , ao contrrio, estend-los com imaginao social. Isto inclui ver como eles so postos para funcionar em seu contexto indgena, bem como, como

Quando Law (1994, p. 18-19) define rede, ele sublinha que ela no tem muito a ver com uso sociolgico padro como na tradio dos estudos de parentesco. Eu sugiro que, ao contrrio, o parentesco ingls oferece um modelo interessante de rede que abrange elos no apenas entre as pessoas, mas entre entidades humanas e no humanas. Isto abordado no final do artigo. 9 As ferramentas de suas disciplinas incluem mtodos de classificao e comparao que so, discutivelmente, um efeito da mesma imaginao cientfica euramericana com a qual elas se digladiam em cada descrio etnogrfica.

eles podem funcionar em um contexto exgeno 10. Isso inclui tambm ateno ao modo como eles se tornam operacionalizados como artefatos manipulveis e utilizveis nas buscas das pessoas por seus interesses e em sua construo de relacionamentos. Na cultura natal, parte de seu poder vai residir em seu efeito analogizante, em sua ressonncia com outros conceitos e com os usos de outras pessoas; fora da cultura natal, antroplogos devem fazer suas prprias decises interpretativas quanto sua utilidade. Eu proponho utilizar uma caracterstica do hbrido, sua aparente ubiquidade, e considerar como isto complementado pelo conceito de rede. Redes podem ter comprimentos? Latour se refere moderna proliferao dos hbridos como um resultado da prtica de purificao. Quanto mais hbridos so suprimidos quanto mais divises categricas so feitas mais eles secretamente se reproduzem. Sua visibilidade atual apenas isto: o resultado da conscincia atual desse processo. Porm a capacidade dos hbridos de proliferar tambm contida em seu interior. Pois precisamente o conceito de hbrido presta-se a infindveis narrativas de (sobre, contendo) mistura, incluindo a constante emenda de dados culturais de um modo que um geneticista poderia chamar de culturologia recombinante. De fato, o conceito pode unir qualquer coisa, uma ubiquidade consonante com a ubiquidade percebida da prpria cultura. Eu vejo a apreenso da saturao, ento, como um momento de pausa interpretativa. Interpretao deve reter objetos de reflexo estveis o suficiente para serem teis. A reteno estvel pode ser imaginada como interrompendo o fluxo ou cortando uma extenso, e talvez algumas das preocupaes expressadas pelos euramericanos sobre os limites recoloca a questo de Derrida acerca de como interromper a interpretao. Como podemos pausar narrativas extensveis, para no falar da infindvel produo antropolgica de significados culturais (Munro, no prelo)? Cortar usado como uma metfora pelo prprio Derrida (1992, como citado por Fitzpatrick, no prelo) para o modo no qual um fenmeno interrompe o fluxo de outros. Assim a fora da lei corta uma expanso ilimitada da justia, reduzindo-a e tornando-a exprimvel, criando no julgamento legal um objeto manipulvel de uso; a justia operacionalizada assim para produzir efeitos sociais. Se eu percebo na rede de alguns tericos de ator-rede um hbrido socialmente expandido, porque eles capturaram um conceito com propriedades similares de autoilimitao; ou seja, um conceito que trabalha de forma autctone como uma metfora para as ilimitadas extenses e entrelaamentos dos fenmenos. Uma rede uma imagem adequada para descrever o modo pelo qual se pode unir ou enumerar entidades dspares sem fazer pressuposies sobre nveis ou hierarquias. Pontos em uma narrativa podem ser de qualquer material ou forma, e uma rede parece uma frase neutra para interconectividade. A prpria viso simtrica de Latour rene no
10

Considerando que as breves referncias Melansia que se seguem destilam extensos questionamentos etnogrficos, as referncias aos incidentes euramericanos so etnograficamente anedticas, ou seja, no so mais que exemplos do culturalmente possvel. Seu valor reside em sua destilao de reflexo em modelos analticos no interior da disciplina.

apenas humanos e no humanos no ordenamento da vida social, mas traz tambm insights de sociedades modernas e pr-modernas. E este o propsito de sua negativa democratizadora, Jamais fomos modernos (1993). Os modernos dividem sociedade de tecnologia, cultura de natureza, humano de no humano, exceto que eles no o fazem os euramericanos modernos so iguais aos outros ao fazer hbridos, apesar de raramente serem to explcitos. Antes de repreender a antropologia por no ir longe o bastante, ele elogia a disciplina tanto por criar explicaes hbridas (misturando o natural e o sobrenatural em suas etnografias, poltica e economia, demnios e ecologia) e por desvelar o pensamento daqueles que tornam os hbridos explcitos (ao conviver com eles, ele diz, esses povos de fato os mantm sob controle). As divisas do pensamento dos povos modernos no correspondem aos mtodos que eles de fato implantam, e isto o que os povos de Papua-Nova Guin podem dizer a eles. H similaridades, ele insinua, no modo como todos colocam os hbridos juntos: A bomba de ar de Boyle mais estranha que as casas dos espritos dos Arapeh? (1993, p. 115). Para os euramericanos, o desenvolvimento tecnolgico oferece uma viso das formas mistas implicadas pela tcnica (materiais no humanos modificados pela engenhosidade humana, ou disposies humanas moldadas por ferramentas). A imagtica da rede oferece uma viso de anlise social que vai tratar os itens sociais e tecnolgicos da mesma forma; qualquer entidade ou material pode ser digna de ateno. Assim ao invs de colocar questes sobre a relao entre a cincia e a sociedade no desenvolvimento de Pasteur da vacina contra o antraz, Latour (1988, p.91) sugere que devemos seguir o que Pasteur fez e do que sua inveno dependia. No entanto, o poder de tais redes analticas tambm o seu problema11: teoricamente, elas no tm limites. Se diversos elementos compem uma descrio, eles parecem to extensveis ou reduzidos quanto a anlise extensvel ou reduzida. A anlise parece ser capaz de levar em conta, e assim criar, qualquer nmero de formas novas. E algum pode sempre descobrir redes dentro das redes; uma lgica fractal que apresenta qualquer comprimento como um mltiplo de outros comprimentos, ou um elo numa cadeia como uma cadeia de outros elos. Assim a anlise, como a interpretao, precisa ter um ponto; precisa ser encenada como um ponto de parada. Agora se as redes possuem comprimentos elas podem interromper a si mesmas. Um tipo de comprimento imaginado por Latour: redes em ao so mais longas conforme mais poderosos so os aliados ou mediadores tecnolgicos que podem ser envolvidos nelas. (A tecnologia tem um efeito de alongamento e, em seu ponto de vista, os prmodernos tendem a ter redes limitadas). Ns podemos dizer tambm que uma rede to longa quanto seus diferentes elementos podem ser enumerados. Isso pressupe uma totalizao; ou seja, uma enumerao residindo em um objeto identificvel (a soma). Em determinado momento, a rede pode ser cortada em um ponto, ser barrada de futuras extenses. Como isso poderia ser feito? Vale a pena consultar alguns dos atores que pe estas imagens em uso em suas formas de lidar uns com os outros.
11

E no so inocentes (Riles, 1994). A prtica contra-retrica de desconstruir narrativas de unidade do observador ou escritor conduz sua prpria poltica (Jean-Klein, n.d.), assim como a fcil assimilao da conjuntura ao conceito de hibridismo (Thomas, no prelo).

Cortando redes Tericos do ator-rede, e seus aliados e crticos, esto interessados em diferentes apetrechos, para usar a formulao de Law (1994), que sustentam as aes das pessoas, e no modo em que apetrechos so mantidos no lugar por tempo suficiente para faz-lo. Redes tornadas contingentes nas interaes entre pessoas parecem ter uma temporalidade frgil. Elas no duram para sempre; ao contrrio, a questo se torna como elas so sustentadas e tornadas durveis. Elas podem parecer que dependem das continuidades de identidade (ou seja, na homogeneidade). Mas redes heterogneas tambm tm seus limites. Eu argumentarei que se tomarmos certos tipos de redes como hbridos socialmente expandidos ento podemos tomar hbridos como redes condensadas. Essa condensao funciona como uma totalizao ou uma parada. O hbrido euramericano, como uma imagem de fronteiras dissolvidas, de fato desloca a imagem de fronteira quando toma o lugar da fronteira. Eu forneo duas breves ilustraes, a primeira um exemplo no qual os atores envolvidos podem reconhecer a si mesmos como uma rede no sentido social convencional, e a segunda um caso no qual os cientistas sociais podem pensar na cadeia de elementos como uma rede no sentido de Latour e no artefato resultante como um hbrido. Tanto a rede perceptvel no primeiro caso, quanto o hbrido analtico no segundo, trazem uma pausa s extenses potenciais. Em ambos os casos tais imagens de rede ou hbrido servem o apoio s reivindicaes de propriedade. Em 1987 uma corporao da Califrnia descobriu o vrus da hepatite C12. A descoberta do vrus teve o sentido de trazer luz um conhecimento novo sobre o mundo. Mas os meios de detectar o vrus levaram inveno de um exame de sangue para o qual a corporao requisitou, e conseguiu, uma patente. Patentes so reivindicaes a invenes; ou seja, aos usos que outros poderiam fazer da inventividade de algum, mas esto proibidos de faz-lo sem dar crdito. O exame se adequava a todos os critrios modernos para uma patente. Era novidade, produzido por interveno humana e, dentro dos interesses que simultaneamente protegem e promovem competio, capaz de aplicao industrial13. Como resultado, o Servio Nacional de Sade britnico vai pagar mais de $2 para cada exame de hepatite C que administrar em torno de $3 milhes ao ano. Aparentemente, a tecnologia para o exame de sangue padro. O que os inventores adicionaram foi a sequncia gentica do vrus, tornando a identificao do DNA uma parte integral do exame. A hepatite C esteve sob investigao por doze anos antes de o vrus ser isolado. Relatou-se que o conselho de patente para a companhia que desenvolveu o exame disse: Ns no alegamos que fizemos toda a pesquisa, mas ns fizemos a pesquisa que
12

Eu usei o exemplo alhures (Strathern n.d.) do ponto de vista do elemento adicionado ao empreendimento humano. Os detalhes so como The Independent os relatou em 1 de dezembro de 1994, seguindo uma deciso da Suprema Corte sobre aplicao da patente neste pas. 13 Os crticos apontaram que h apenas um conjunto de sequncias de DNA a serem identificadas no genoma humano, e nenhuma reivindicao identificao poderia ser desafiada por invenes futuras; a patente est protegendo a companhia da competio, no promovendo competio.

solucionou o problema (The Independent, 01 de dezembro de 1994). Qualquer inveno apenas possvel pelo campo de conhecimento que define uma comunidade cientfica. As redes sociais aqui so longas; a patente as torna truncadas. Assim, importa muito sobre qual segmento ou fragmento de uma rede pode exercer direitos de propriedade. Em outro caso, quarenta nomes de um artigo cientfico se tornaram seis nomes em uma requisio de patente; o resto no participou. A longa rede de cientistas que formalmente contribuiu para o conhecimento drasticamente cortada. A propriedade assim restringe as relaes entre pessoas; proprietrios excluem aqueles que no pertencem. Cientistas trabalhando aludindo uns aos outros podem sem dvida reconhecer a si mesmos como uma rede social, junto s linhas de anlise social convencional (anlise de redes). Nesse sentido, os interesses unindo os diversos investigadores do vrus eram comparveis: no incio, qualquer um deles era um potencial reivindicante. A rede como cordo de obrigaes, uma cadeia de colegas, uma histria de cooperao, poderia ser sustentada por continuidades de identidade. No obstante a diversidade de seus papis, os participantes replicavam uns aos outros na medida de sua participao 14. A patente introduz a questo acerca de por qual rea a rede se espalha; quem participa da arrancada final. A extenso de uma rede homognea, como esta aqui, parece ser circunscrita pelas definies de quem pertence a ela. No entanto, a diviso, criada para os propsitos da patente, entre aqueles que pertencem ou no, foi estabelecida no pelo cessar do fluxo de continuidade, mas por um fator deveras alheio: o potencial comercial do trabalho que transformou uma descoberta em uma inveno patentevel. Ns podemos dizer que a possibilidade de propriedade corta a rede. A reivindicao de ter realizado a pesquisa que resolveu o problema justificou um ato deliberado de hibridizao: cooperativo ou competitivo, o trabalho anterior dos cientistas pde ento ser tambm avaliado inteiramente pelos critrios de um mundo diferente: o mundo do comrcio. Agora, enquanto poderamos esperar que nossos (no to hipotticos) cientistas falem sobre redes, nos surpreenderamos se eles falassem de hbridos. No entanto, um terico de ator-rede poderia observar que o ato de hibridizao foi duplamente alcanado nesse caso, pois envolveu uma forma clssica de hbrido latouriano: a inveno. Uma inveno implica por definio que a cultura foi adicionada natureza. A engenhosidade do inventor operada para alterar o carter de uma entidade; a atividade intelectual confere propriedade sobre ela, assim como a aplicao de uma habilidade ou trabalho que d as pessoas (a possibilidade de) propriedade sobre produtos15. Assim,

14

Hill e Turpin (1995, p. 145) citaram o vice-presidente de cincia e tecnologia da IBM que observou em 1991: A maioria das grandes companhias no mundo possuem extensas licenas cruzadas umas co m as outras. Licenas exclusivas quase no existem. A chave no posse, acesso. Claro que a chave posse, mas posse de uma rede ou seus segmentos pelas quais o acesso, como o dinheiro, flui. 15 Nenhuma habilidade ou trabalho foi a exercido; e no houve nenhuma mudana em seu carter um juiz dissidente recusando reivindicaes pela propriedade de um cadver, citado no Conselho de Biotica de Nuffield, 1995, p. 80. Tais princpios so, claro, abertos a contestao no modo pelo qual so

uma pessoa de quem o tecido original proveio encontra dificuldade em reivindicar propriedade das linhas de clulas subsequentemente produzidas em laboratrio. Direitos de propriedade no podem ser reivindicados sobre uma natureza inalterada; eles se aplicam apenas a uma natureza alterada. A reivindicao do inventor que o tecido humano foi demonstravelmente modificado pela engenhosidade, incluindo a engenhosidade incorporada ao processo tecnolgico. Um comentrio americano s linhas imortais de clulas, ou seja, clulas infinitamente reproduzveis no laboratrio, explcito. J se garantiram patentes a muitas clulas humanas nos EUA baseadas no fato de que no existiriam seno pela interveno de um inventor, que as extraiu e manipulou (New Scientist, 12 de janeiro de 1991). No famoso caso Moore16, o homem que tentou reivindicar direitos de propriedade sobre clulas desenvolvidas de tecidos removidos de seu corpo durante uma operao perdeu o caso. Era a reivindicao a um hbrido heterogneo, fato de que estas clulas foram imortalizadas pela engenhosidade humana, que foi mantida. De fato Moore foi criticado por um juiz (ver Rabinow, 1992) por seus motivos comerciais, imprprios em relao ao corpo de algum, mas apropriados para aqueles desenvolvendo tecnologia tendo aplicaes comerciais em mente. Entre Moore e seus oponentes, a reivindicao poderia ser construda como se fosse de ordens diferentes; um reivindicou uma parte do corpo como parte de sua pessoa, o outro um processo intelectual como resultado de certas atividades. O objeto hbrido, ento, a clula modificada, reuniu uma rede nele mesmo; ou seja, condensou em um nico item diversos elementos de tecnologia, cincia e sociedade, enumerados juntos como uma inveno e disponvel posse como propriedade. De fato h uma boa questo em considerar propriedade como um artefato hibridizante, mas eu no desenvolvo este ponto aqui. A propriedade corta ambos os tipos de redes, homogneas e heterogneas. Em primeiro lugar, pode truncar uma cadeia de diversos reivindicantes, de outro modo identificvel por meio de suas relaes sociais uns com os outros, dividindo aqueles que pertencem e aqueles que no pertencem. Cria-se assim uma fronteira ao pertencimento. Em segundo lugar, a propriedade pode unir uma rede de elementos dspares totalizados em um artefato (tal como a inveno) que retm ou contm a todos. Se a adio percebida de empreendimento humano que concede direitos de propriedade, o elemento humano adicionado ao no humano, ento a prova de que o hibridismo restringe outros interesses. Como ao mesmo tempo a coisa que se tornou o objeto de um direito, e o direito de uma pessoa sobre ela, a propriedade , por assim dizer, uma rede em forma manipulvel.

aplicados em casos especficos; eu no tenho que acrescentar que quais as pessoas que podem reivindicar propriedade dependero de relaes de produo. 16 Moore vs Regentes da Universidade da Califrnia, 1990, tomado como o locus clssico do debate acerca do tecido humano desenvolvido como a base para um produto comercial (Conselho de Biotica de Nuffield, 1995, p. 72). A formulao desse pargrafo minha. A corte estava tentando um ponto legal preliminar sobre se uma pessoa tinha direitos de propriedade em tecidos tirados do corpo (Conselho de Biotica de Nuffield, 1995, inclui um sumrio do julgamento). Rabinow, 1992, oferece um comentrio antropolgico completo e fascinante.

A estrutura desses vnculos e restries gera um interesse para alm das aplicaes especficas aqui indicadas. , portanto necessrio apontar o fato de que h uma predisposio cultural dos euramericanos imaginar que as relaes sociais dizem respeito mais comunalidade de identidade do que a diferenas, e que a heterogeneidade inevitvel ao combinar o humano e o no humanos. Eu me volto agora para as redes que so homogneas na medida em que elas pressupem uma continuidade de identidade entre formas humanas e no humanas, e heterogneas na medida em que as pessoas so distinguveis umas das outras por causa de suas relaes sociais. II Interrompendo o fluxo O estudo de Copper dos Areare das Ilhas Salomo mostra o poder de fazer objetos que podem ser manipulados. Os Areare dividem as criaturas vivas em trs categorias. Plantas cultivadas tem corpo, porcos domesticados tem corpo e flego, enquanto seres humanos tambm possuem um nome ou imagem. Ao morrer, a pessoa antes viva desintegrada ou decomposta nesses diferentes elementos: o corpo, um produto do sustento recebido dos outros, comido sob a forma de taro e comida vegetal; o flego levado embora junto respirao dos porcos abatidos, enquanto a imagem se torna um ancestral (Coppet, 1994, p. 42, 53, referindo-se, ao que parece, principalmente aos homens). A imagem-ancestral revelada como uma entidade estvel, como se a pessoa fosse despida do corpo, flego e relaes com todas as outras pessoas exceto os ancestrais e descendentes. Dvidas interpessoais so quitadas (Coppet, 1994, p. 53), enquanto que em outros lugares a memria do morto encerrada (Battaglia, 1992). Os seres humanos vivos ento parecem ser hbridos. Mas ns nos enganaramos em enxergar isso na adio do flego ao corpo ou na modificao do corpo que respira pela imagem-ancestral. Cada um dos trs componentes tem sua prpria manifestao e, se o ser humano amalgamado uma pessoa, tambm podemos pensar em cada componente como uma pessoa (uma pessoa feita de pessoas), em continuidades facilitadas pelos fluxos de dinheiro. Eu uso o termo pessoa, visto que o ser humano tambm concebido como um conjunto de relaes; ele pode tomar a forma de um objeto disponvel para consumo pelos outros que o compem. Nesses atos de consumo, a pessoa , por assim dizer, hibridizada, dispersa em uma rede de outros. Substitutos no humanos existem, ento, para cada uma das formas (corpo, flego e imagem) que a pessoa humana toma. Por meio do corpo e do flego as pessoas so intercambiveis com taro e porcos, pois ambos so tambm seres vivos como elas; no caso de sua imagem distintiva, no entanto, eles se tornam intercambiveis com coisas no vivas. A imagem-ancestral aparece na forma de dinheiro, ou seja, cordes de contas de conchas de comprimentos variados. A imagem composta de fios apresentados em banquetes funerais anteriores e destinados aos funerais futuros. O dinheiro de concha viaja de uma plataforma funeral para outra, coletando e dispersando como se poderia imaginar uma multido sombria de ancestrais fazendo; a fragmentao e recombinao

de diferentes fios nos assuntos da vida cotidiana, Coppet nota, antecipa o aparecimento do dinheiro como uma totalidade na morte. Cada transao ajuda a circulao de fragmentos ou segmentos de uma imagem. Esta imagem o morto tornado presente como um ancestral; pois o dinheiro de conchas , com efeito, uma imagem -ancestral (1994, p. 42), uma das pessoas da pessoa, por assim dizer, em uma forma no humana. O que este dinheiro? O dinheiro divisvel em pores padronizadas, medido pela braa contendo vinte e quatro unidades de cinquenta conchas. Ento serve como uma unidade de medida, situando em uma nica escala eventos to diferentes quanto a compra de dez taros ou de uma canoa, um casamento ou um assassinato, a quantia de prestao funeral, o pagamento por um servio ritual ou um conjunto de msicos (Coppet, 1994, p. 40). Marcar um evento em termos monetrios lhe fornece um selo oficial. Tambm constroem a pessoa como um compsito de transaes passadas com diversas outras. H uma outra dimenso do dinheiro. Esse estimulador de fluxos pode interromper o fluxo. O dinheiro de concha tem um poder circulatrio precisamente porque outras entidades, eventos e produtos podem ser nele convertidos: encontros e relaes passados circulam de forma condensada em seu corpo (minha metfora). Agora, na morte h uma sequncia finalizadora de trocas na qual os dois outros componentes do ser vivo se tornam dinheiro; em uma sequncia, o taro convertido em dinheiro, na outra os porcos (Coppet, 1994, p. 53-54). A imagem-ancestral envolve ambos, e as sequncias param nesse ponto. O dinheiro ento se torna o repositrio ou container de trocas anteriores. uma antecipao do cessar final do fluxo na morte, que o dinheiro em outros pontos da vida possa interromper outros fluxos, mais significativamente em pagamentos por homicdio (Coppet, 1994, p. 10-11). Onde houve uma srie de mortes, o dinheiro detm o fluxo da vingana. Os Areare so explcitos sobre esta sequncia final: eles se referem a ela como uma parada ou freio, imaginada como uma queda, como ao pr do sol ou como uma pedra afundando. Tais paradas podem apenas ser efetuadas por meio do dinheiro de concha. Em outros tipos de trocas, por contraste, o dinheiro meramente um elemento que contribui; estas incluem trocas atadas (sucesses unidas) que conectam eventos que conduzem inexoravelmente de um ao outro de modo que a retribuio da dvida do doador constitui uma nova dvida para o receptor. Cada prestao tambm composta por retornos, a menor sequncia de um ciclo de trocas; trocas so , portanto, compostas por trocas. Juntas, estas atividades acarretam redes de diferentes comprimentos: os Areare medem o comprimento da dvida em uma srie de ampliao de atos, do retorno a sucesso unida a parada, a ltima reunindo todos os fluxos precedentes em um nico momento17. Como os fios de dinheiro de concha, estes fluxos so simultaneamente divisveis e indivisveis. Em resumo, redes so compostas tanto por entidades humanas quanto no humanas; elas diferem no modo como so absorvidas ou consumidas.
17

Uma distino entre aqueles mortos por outra pessoa (morte por homicdio) e aqueles mortos pelos ancestrais (mortos por doena) altera as sequncias aqui. Eu devo acrescentar que eu coloquei minha prpria interpretao na anlise de Coppet e que minhas citaes extradas no fazem justia ao seu belo estudo holista.

A cerimnia morturia que torna as redes dos mortos visveis tambm bloqueia seu efeito futuro. Velhas redes so cortadas ao serem reunidas em um ponto (no morto), cuja forma social hbrida dispersa e, portanto, traz novas redes para o jogo. As relaes que uma vez sustentaram o morto so recombinadas nas pessoas dos outros. Trazendo o fluxo de volta Se a pessoa Areare emerge de tais transaes como hbrida, ento sua heterogeneidade vem do modo como as diferenas so sustentadas entre as relaes sociais que a sustentam; o hbrido uma amlgama de relaes sociais. Nesse caso melansio, o hbrido tornado visvel como uma rede via prestaes funerrias, dotes e similares, transaes que dispem a pessoa em termos de reivindicaes que os diversos outros tm. E vice-versa: as mesmas transaes condensam reivindicaes em objetos de consumo socialmente manipulveis (coisas). O que so, em um modo de dizer, homogneas, implicando continuidades de identidade, so as formas humanas e no humanas que estes objetos de consumo tomam (o corpo o taro). Em referncia a transaes similares em Tanga, Foster (1995, p. 166 sqq) nos lembra de que uma iluso imaginar que as diferenas de valor residem na natureza intrnseca das coisas: valores so o resultado de prticas relacionais. Assim produtos idnticos podem ter valores diferentes (cf. Piot, 1991). Coppet analiza trocas em termos de uma hierarquia da abrangncia: da menor troca que carrega uma expectativa de retorno, coero ritual pela qual as pessoas so unidas por meio da realizao de pagamentos requerendo futuros pagamentos, capacidade de reunir tais trocas em uma prestao morturia que arremata a todas. Aqui elas so condensadas em dinheiro. Dinheiro pode, por sua vez, ser espalhado e desagregado. O que verdade sobre a morte de um homem o tambm sobre o casamento de uma mulher. Doadores de noivas conferem aos parentes do marido o potencial de crescimento em sua irm que eles criaram, e eles recebem em troca, e ento consomem, a evidncia de um crescimento efetuada na forma de valores. Aqui so objetos com diferentes valores: riqueza reprodutiva (uma futura esposa) em troca de uma irm no reprodutiva. Agora diz-se que uma poro no-retornvel de dinheiro (dinheiro para deter a mulher) detm a imagem da mulher; a identidade de seu s parentes masculinos no mais fluir atravs dela. E mais, seus parentes recebem mais dinheiro que eles devolvero para o lado do marido em lotes separados como dinheiro, taro ou porcos. Os parentes dela assim recriam, como componentes separados, o corpo, o flego e a imagem da mulher a partir de uma simples ddiva de dinheiro. O dinheiro do ancestral Areare ento uma objetificao condensada da pessoa que pode ser desagregada em vrias manifestaes de relaes com os outros. A rede (homognea) de elementos que fazem uma pessoa humana e no humana tambm uma rede (heterognea) de relaes sociais. Por sua vez, a pessoa age como um container bem como um canal, bloqueando o fluxo e trazendo-o no corpo. Sistemas de parentesco, como os antroplogos os modelam, por muito tempo forneceram analogias para este tipo de processo. Considere tais restries de

reivindicaes que vem com a exogamia, troca de irms ou casamento entre primos cruzados. Se ns imaginamos tais protocolos como criando redes de comprimentos variados, ento eles tm capacidades diferentes de sustentar o fluxo ou interromp-lo. Muitos sistemas de parentesco certamente pressupem medidas para traar a extenso de substncia. De fato, ns podemos tomar isto como um diagnstico de modos lineares de reconhecimento de parentesco. A extenso das reivindicaes pode ser reconhecida em termos de continuidade de identidade, como quando um grupo de descendncia cujos membros compartilham uma substncia comum truncam as reivindicaes sobre seus membros nas fronteiras exogmicas; fazer novas relaes por meio do casamento interrompe o fluxo. Ou velhas relaes podem ter de ser canceladas antes que novas sejam produzidas. Ou, novamente, o tipo de regra matrimonial que provoca pessoas a pensar em si mesmas como casando primos e trocando parentes da mesma gerao, as provoca a pensar na substncia como voltando sobre si mesma. Aqui as redes so interrompidas nas pessoas dos parentes que se tornam o ponto de desvio para direcionar o fluxo da fertilidade de volta18. No sul da Ilha de Pentecostes, um pouco depois do nascimento de uma criana, oradores Sa realizam um pagamento para os parentes da me pela perda do sangue (Jolly, 1994, p. 146). Isto ocorre entre aqueles chamados lo sal, dentro da estrada, do caminho (1994, p. 109). Talvez este pagamento em particular possa ser lido como dado tanto pelo derramamento de sangue na relao sexual e no nascimento (a razo que o povo Sa d) e pelo sangue represado, no mais fluindo com sua fertilidade; o smen do pai bloqueia o fluxo de sangue da me (Jolly, 1994, p. 143). A criana incorpora o sangue materno, mas no o transmite; ao contrrio, pagamentos por toda a vida so devidos aos parentes maternos. Quando o irmo da me recebe um javali em reconhecimento ao sangue que, enquanto contribui para a criana, no tem efeito subsequente, ele proibido de at-lo. Ao contrrio, este papel realizado pelo irmo da me da me, que por sua vez est proibido de com-lo. Este j comeu porcos dados a ele anteriormente pelo irmo da me (Jolly, 1994, p. 111-12); ele , portanto, tornado presente, mas no pode se beneficiar do fluxo de fertilidade alm de uma gerao. A substncia da irm, ento, no passada para seus [dela] netos, mas interrompida em seus [dela] filhos. Os netos da mesma gerao e sexo cruzado, parceiros preferenciais de casamento, subsequentemente refazem o caminho (termo Sa para casamento): um homem casa no lugar de onde veio a me de seu pai. Embora estas cadeias melansias de pessoas e de riquezas que fluem junto com elas so seguidas at certa extenso, algumas podem desviar em pontos chaves e retornar. Isto pode ser realizado com o tempo: geraes anteriores so renascidas, pessoas fazendo outras pessoas. Em termos de processo social, socialidades alternantes so efetuadas pela, entre outros meios, diferena sustentada entre o fluxo que se espalha e o
18

A exegese de diversos melanesianistas relevante aqui, mas eu trunco esta cadeia de trabalho colaborativo ao referir-me a apenas um: J. Weiner (1993b) invoca uma sucesso deliciosa de lugares de repouso em sua descrio das conchas aladas dos Foi capturando na forma endurecida a fora que d vida aos pssaros em vo, enquanto certas conchas deixadas ao lado das casas imobilizam a fora que d vida s conchas em constante circulao.

crescimento que rene ou interrompe o fluxo 19. Para estimular a substncia procriativa tanto para disperso quanto para retorno, preciso ser feito diferente do modo em que suaa rede se espalha. O dinheiro do dote Areare fixa a identidade ancestral da mulher, enquanto o taro e o porco efetuam a transferncia de seu corpo e flego entre grupos de parentesco. Cada lado retm, por assim dizer, sua verso dela. Seja acompanhado de regras matrimoniais ou no, tais relaes procriativas tendem a compartilhar uma caracterstica geral: as transaes constroem redes de comprimento restrito. Redes se tornam mensurveis. Elas so medidas pelo endividamento das pessoas umas com as outras por meio do fluxo de objetos, humanos e no humanos; aqueles que do ou recebem riquezas, ou as pessoas que eles representam, tornam-se elos numa cadeia especificvel. Pode-se conceitualizar as reivindicaes como resultando simultaneamente de laos de substncia corporal e de transaes anteriores. Ento noivas ou ancestrais agem como objetos que podem fluir a favor ou contra o fluxo de outros objetos (Wagner, 1977). Surgem elos na cadeia quando se torna possvel trocar diferentes objetos de consumo social. Pela mesma razo, cadeias repousam nesses objetos, humanos e no humanos, no ponto em que as aes podem ser feitas com eles. O dote dispe quem deve receber no casamento de uma mulher, e antecipa a prxima gerao de transaes no futuro casamento de sua filha. J. Weiner (1993a: 292) salienta que em um mundo relacionalmente baseado a tarefa que confronta os humanos no sustentar relaes humanas... [mas] situar um limite nas relaes. Dar e receber valores em concha no casamento controla o fluxo das relaes entre grupos afins. Assim tambm faz o movimento de pessoas. A herana paterna da noiva hagen termina com ela; ela como a me vanuatu cujo sangue bloqueado na gravidez, ou o ancestral Areare no qual todas as reciprocidades so liquidadas. Ao ponto no qual as reivindicaes cessam ou retornam, elas se tornam truncadas por sua interseco com outras reivindicaes, significadas por uma figura hbrida (ser humano ou item de riqueza ou substncia ritual) que as rene em seu interior, de modo que eles parecem ser detidos em sua pessoa. III Uma classe de sistemas de parentesco no repertrio antropolgico notria por no ter interrupes internas. O reconhecimento de parentesco cognato ou bilateral (no unilateral) permite que a substncia flua, e evidencie a si mesma, em pessoas individuais, mas no se detm nelas ou retorna. De fato, indgenas podem dizer a si mesmos que so todos aparentados trace longe o suficiente no passado e todos compartilham substncia com todo mundo20. Como uma resposta a tais sistemas, houve, nos anos 1950s e 1960s, muito debate antropolgico sobre cortar redes. Estes debates endereavam o problema de redes potencialmente infinitas de relaes que
19

Em um modo positivo; modos negativos incluiriam fluxos incontrolveis ou bloqueios improdutivos ou obstrues (Taylor, n.d.). 20 No entanto, em contraste com os universos de parentesco nos quais os afins so tambm consanguneos (ver, nesse sentido, Kapadia [1994] sobre o sul da ndia), para os euramericanos a possibilidade ou retrica ou pertence classe de verdades bizarras.

aparentemente no eram cortadas. Poderia-se traar adiante eternamente. Disso veio o pressuposto que no haveria medida para alm dos ditames da contingncia: o parentesco bilateral parecia no ter nenhuma fronteira internamente construda. Argumentou-se que para criar grupos, por exemplo, os laos de parentesco que se ramificavam tinham de ser cortados por meio de outros princpios de organizao social. Eu argumentaria que o que foi aplicado para analisar a formao de grupos nessas sociedades foi os mesmos mecanismos que de fato do s redes de parentesco bilaterais do tipo ingls seu carter auto limitante (Edwards & Strathern, n.d.). Um tipo de reconhecimento nunca opera sozinho; sempre opera em conjuno com fatores de uma ordem diferente. Do ponto de vista comparativo da antropologia, parentesco reside necessariamente nas combinaes. Aqui ns temos o hbrido euramericano: no apenas uma expanso cortada por outros fenmenos, mas uma especifica abreviao de natureza e cultura. Relaes sociais dependem de fatores inumerveis que truncam o potencial de ramificao eternamente das relaes biolgicas. O parentesco biolgico laos de sangue pode, portanto, ser cortado pela falha de anuir com reconhecimento social (algum esquecido), do mesmo modo como relaes sociais podem ser cortadas pelo apelo a princpios biolgicos (dividindo parentes reais dos outros). Ento na prtica no se traam conexes para sempre; e por sua vez o grupo mais ntimo est tambm aberto para descobrir contatos que eles nunca souberam existir. Fatores de diversos domnios podem afetar o alcance de uma rede de outro modo homognea, baseada em sangue ou famlia. O que interessante sobre o bilateralismo ingls, ento, que a base na qual todo mundo pode dizer que aparentado (conexes genticas e biolgicas) pode ser considerada separadamente do trfico de relaes sociais. Isso nos d tanto continuidades quanto descontinuidades de identidade. Na medida em que a biologia e a sociedade so tidas como domnios separados, podemos ver porque os usurios da cultura inglesa presumem uma identidade de interesses nas relaes sociais e porque eles presumem heterogeneidade em misturas de humanos e no humanos. Em termos melansios, eu gostaria de dizer que esses euramericanos imaginam uma fronteira para as pessoas que torna os fluxos internos de substncia radicalmente diferente dos fluxos externos (interaes com os outros). Isso tambm fornece uma tenacidade s suas ideias sobre raa e sexualidade: continuidades esto de algum modo no interior e descontinuidades no exterior. Enquanto meus argumentos foram expostos de modo muito genrico, eu afirmaria que tais generalizaes residem no interior das especificidades da vida social tanto quanto fora delas. Considerando Steve, no estudo de Simpson sobre a famlia incerta constituda pelo divrcio dos pais21.
21

As redes (no sentido de Latour) surgem como resultado das tradues, ou seja, a mobilizao de reivindicaes e interesses pelos quais as pessoas cruzam ou renem componentes de suas vidas. Enquanto Steve e sua atual esposa tentavam tratar todas as crianas igualmente, sua sogra corta a rede:

A narrao de Steve de sua vida familiar o coloca no centro de uma rede de relaes que carregam pesos variveis em termos de afeto e compromisso. Por exemplo, ele v a si mesmo como o pai de seis crianas. No entanto, o modo pelo qual a paternidade expressa e experienciada por Steve em relao a cada um de seus filhos varivel. O rtulo pai condensa e esconde nveis variveis de compromisso financeiro e emocional, diferentes arranjos residenciais e quantidades variveis de contato (1994, p. 834).

Steve ao mesmo tempo um pai (singular) e contm em sua paternidade uma gama de elementos. Eles abrangem conexes com pessoas, prticas sociais diversas, recursos e materiais, elementos heterogneos dos quais, em seu trecho, Simpson selecionou alguns. Desagregada em seus componentes, pareceria que a figura do pai se expande para trazer uma gama de pontos de referncia; contudo ela tambm se contrai na medida em que apenas um pequeno conjunto de componentes escolhido: o que Steve quer dizer com pai parece abranger mais do que pode ser especificado22. Quando a especificao reduzida a elementos distinguveis, como nos compromissos definidos como financeiros e emocionais, ento podemos nos referir ao constructo resultante, o pai que exibe ambos, como hbrido. Como um parente, esta figura constitui uma imagem condensada cuja verso dispersa, em rede, distribuda entre ordens de fatos separveis (dinheiro, emoes). Sistemas de parentesco [kinship] bilaterais ingleses e euramericanos unem razes dspares para o parentesco [relatedness]. Eles tm como premissa a conservao da diferena ontolgica entre domnios: imaginando que as relaes afetivas de parentesco so materialmente diferentes do fluxo da vida econmica, ou que a transmisso de substncia opera sob leis da biologia separadas das leis sociais, ou que pessoas individuais so seres naturais modificados pela sociedade. Aqui os exemplos anteriores de inveno tem um ponto particular na minha narrativa. O inventor um tipo de agente realado. Todos os agentes humanos so inventores (criadores) em um sentido euramericano moderno: a pessoa substncia somada autoinventividade animadora da agncia, uma combinao de elementos distintos. Os elementos podem ser considerados como somados [added together], modificando um ao outro do mesmo modo pelo qual a cultura modifica a natureza. Se, nos termos melansios, os euramericanos s vezes buscam sustentar uma diferena entre fluxos internos e externos (corpo e intelecto versus biologia e cultura, e assim por diante), porque cada um pode ser apresentado
ela ignora os filhos de Steve de seus casamentos anteriores e d ateno apenas aos filhos de sua filha (Simpson, 1994, p. 835). 22 Esta observao deriva da descrio de Wagner (1986) da contrao e expanso no processo perceptivo. A figura do pai serve como uma nica imagem icnica, enquanto contm possibilidades especificveis, simblicas, em si. Isto atua como cdigos ou pontos de referncia para a imagem, mas elas somam menos que o todo. Eu devo notar que em seu trabalho Wagner est preocupado com o fluxo imagtico que interrompido por uma prtica especificadora de referncia simblica. Meu foco aqui com o outro lado do processo: a habilidade infindvel de criar mais e mais pontos de referncia, como em uma narrativa, ou trazer mais e mais elementos para o jogo, o que interrompido pela singularidade da imagem como um objeto particular, inteiro. Law (n.d.) observa que a teoria ator-rede cria elos no prprio processo de criar objetos de estudo. O objeto de estudo, portanto, corta redes potenciais, ao atrair coisas a um ponto ou imagem abrangente particular.

como tendo seu prprio mpeto e lgica. Para que eles possam ser usados separadamente ou em conjuno, como eu indiquei acerca dos conceitos de propriedade. Pertencer marca relaes baseadas em continuidade de identidade, e assim a separao de formas puras, enquanto a propriedade pressupe descontinuidade, e a conjuno da iniciativa humano e recursos no humanos. Eu misturei de propsito o velho e o novo as velhas redes da anlise de rede e teoria do parentesco, e as novas redes da teoria ator-rede. Isto me levou a pensar sobre um mecanismo euramericano autctone de cortar: a propriedade. A propriedade poderosa por causa de seu efeito duplo, sendo simultaneamente uma questo de pertencimento e de propriedade. Os euramericanos no precisam olhar muito longe para determinar o comprimento da rede; eles sempre sabem que o pertencimento divide e a propriedade rejeita. Ento, onde a tecnologia pode aumentar as redes, o direito de propriedade pode garantidamente reduzi-las de tamanho. Talvez, em relao a isso, as noes Areare de parada como uma prestao que um lugar de repouso, repositrio ou ponto de virada permite comparaes com a noo de propriedade que eu esbocei aqui, ainda que no signifique que sejam por ela assimiladas. Estas noes desafiam a possibilidade interpretativa da infinitude: os tipos de interesses, sociais ou pessoais, que provocam a extenso tambm a truncam, e os hbridos que parecem misturar tudo podem servir como fronteiras para reivindicaes.
Este artigo em memria de Jeffrey Clark, e seu estudo (1991) das conchas que fluem e das conchas que crescem. Alan Macfarlane contribuiu com comentrios valiosos para as ideias de propriedade, e eu sou tambm grata aos diversos comentrios do seminrio ESRC em Tecnologia como uma Prtica Especializada, organizado por Penny Harvey na Universidade de Manchester que ouviu uma verso deste artigo. Comentrios de Annelise Riles, Simon Harrison e dos leitores annimos do Journal contriburam muito. Agradeo queles que me deram permisso para citar seus trabalhos no publicados: Peter Fitzpatrick, Iris Jean-Klein, Christopher Taylor e Nicholas Thomas.

Referncias Bibliogrficas Battaglia, D. 1992. The body in the gift: memory and forgetting in Sabarl mortuary exchange . Am. Ethnol. 9, 3-18. _______. 1993. At play in the fields (and borders) of the Imaginary: Melanesian transformations of forgetting, Cult. Anthrop. 8, 430-42. Bhabha, H. K. 1994. The location of culture. London: Routledge. Bloch, M. & J. Parry (eds) 1989. Money and the morality of exchange. Cambridge: Univ. Press. Carrier, J. 1995. Maussian occidentalism: gift and commodity systems. In Occidentalism: images of the west (ed.) J. Carrier. Oxford: Clarendon Press.

Clark, J . 1991. Pearlshell symbolism in Highlands Papua New Guinea, with particular reference to the Wiru people of Southern Highlands Province. Oceania 61, 309-39. Coppet, D. de 1994. 'Are'are. In Of relations and the dead: four societies viewed from the angle of their exchange(se ds) C. Barraud, D. de Coppet, A. Iteanu & R. Jamous (trans.) S. Suffern. Oxford: Berg. Derrida, J. 1992. Force of law: 'the mystical foundations of authority'. In Deconstructioan d the possibility of justice (eds) C. Drucilla et al. New York: Routledge. Edwards, J. & M. Strathern n.d. Including our own. Paper for conference, Boundaries and Identities, Edinburgh, 1996. Fardon, R. (ed.) 1995. Counterworks: managing the diversity of knowledge. (ASA dec. Conf. Ser). London: Routledge. Fitzpatrick, P. in press. Governmentality and the force of law. Teoria Sociologica [spec. iss. 'Regulation, constraints, alternation, governmentality']. Foster, R.J. 1995. Social reproduction and history in Melanesia: mortuary ritual, gift exchange and custom in the Tanga Islands. Cambridge: Univ. Press. Franklin, S. 1995. Science as culture, culture of science. Ann. Rev. Anthrop. 24, 163-84. Gell, A. 1992. Inter-tribal commodity barter and reproductive gift exchange in old Melanesia. In Barter, exchange and value: an anthropoloqical approach (eds) C. Humphrey & S. Hugh-Jones. Cambridge: Univ. Press. Godelier, M. 1995. L'enigme du don, 1 & 2. Social anthrop. 3, 15-47, 95-114. Hill, S. & T. Turpin 1995. Cultures in collision: the emergence of a new localism in academic research. In Transformations in anthropological knowledge (ed.) M. Strathern (ASA dec. Conf Ser.). London: Routledge. Jean-Klein, I. n.d. The 'national community', constructionism and deconstruction - the rhetorical enactment of the suspended community in the West Bank territories during the intifada [mss, University of Edinburgh]. Jolly, M. 1994. Women of the place: kastom, colonialism and gender in Vanuatu. Chur, Switzerland: Harwood Academic. Kapadia, K 1994. 'Kinship bums!': kinship discourses and gender in Tamil South India. Social Anthrop. 2, 281-97. Latour, B. 1988. The Pasteurization of France (trans. A. Sheridan and J. Law). Cambridge, MA: Harvard Univ. Press.

______. 1993. We have never been modern (trans.) C. Porter. London: Harvester Wheatsheaf. Law, J. 1994. Organizing modernity. Oxford: Blackwell. ______. n.d. Traduction/trahison: notes on A.N.T. Paper given to workshop on 'Social theory and social studies of science', Bielefeld, 1995. Llewelyn-Davies, M. 1981. Women, warriors and patriarchs. In Sexual meanings: the cultural construction of gender and sexuality (eds) S. Ortner & H. Whitehead. Cambridge: Univ. Press. Lotman, Y 1991. The universe of the mind (trans.) A. Shukman. London: Tauris. Munro, R. in press.The disposal of the meal. In Food choice and the food consumer (ed.) D. Marshall. London: Blackie. Narayan, K. 1993. How native is a 'native' anthropologist? Am. Anthrop. 95, 19-34. Nuffield Council on Bioethics 1995. Human tissue: ethical and legal issues. London. Papastergiadis, N. 1995. Restless hybrids. Third Text 32, 9-18. Piot, C.D, 1991. Of persons and things: some reflections on African spheres of exchange. Man (N.S.) 26, 405-24. Purdom, J. 1995. Mapping difference. Third Text 32, 19-32. Rabinow, P. 1992. Severing the ties: fragmentation and dignity in late modernity. In Knowledge and society: the anthropology of science and technology (eds) D. Hess & L. Layne. 9, 169-87. Ragon, H. 1994. Surrogate motherhood: conception in the heart. Boulder: Westview Press. Riles, A. 1994. Representing in -between: law, anthropology and the rhetoric of interdisciplinarity. University of Illinois Law Review. vol. 1994: 5 97-650. Rowlands, M. 1995, Prestige of presence: negotiating modernisation through tradition. In Worlds apart: modernity through the prism of the local (ed.) D. Miller (ASA dec. Conf Ser.). London: Routledge. Simpson, R. 1994. Bringing the 'unclear' family into focus: divorce and re-marriage in contemporary Britain. Man (N.S.) 29, 831-51. Stolcke, V 1995. Talking culture: new boundaries, new rhetorics of exclusion in Europe. Curr. Anthrop. 36, 1-24. Strathern, A J. 1979. Gender, ideology and money in Mount Hagen. Man (N.S.), 14, 530-48.

Strathern, M. 1972. Women in between: female roles in male world. London: Seminar (Academic) Press. ______. n.d. The new modernities. Paper for European Soc. for Oceanists conference 'Knowing Oceania: constituting knowledge and identities', Basel 1994. Taylor, C. A. n.d. Fluids and fractals in Central Africa, for session, 'Order out of chaos: non-linear analogical thought and practice'. AAA meetings, San Francisco, 1992. Thomas, N. 1991. Entangled objects: exchange, material culture, and colonialism in the Pacifc. Cambridge, MA: Harvard Univ. Press. Thomas, N. in press. Cold fusion. Am. Anthrop. Wagner, R. 1977. Analogic kinship: a Daribi example. Am. Ethnol. 4, 623-42.

______. 1986. Symbols that stand for themselves. Chicago: Univ. of Chicago Press. Warnier, J-P 1993. L'esprit d'enterprise au Cameroun. Paris: Karthala. ______. 1995. Around a plantation: the ethnography of business in Cameroon. In World as part: modernity through the prism of the local (ed.) D. Miller (ASAD ec. Conf Ser.). London: Routledge. Warnock, M. 1985. A question of life: the Warnock Report on Human Fertilisation and Embryology. Oxford: Blackwell. Weiner, A. 1992. Inalienable possessions: the paradox of keeping while giving . Berkeley, Los Angeles: Univ. of California Press. Weiner, J. 1993a. Anthropology contra Heidegger: Part II: The limit of relationship. Critique Anthrop. 13, 285-301. ______. 1993b. To be at home with others in an empty place: a reply to Mimica. Austral. J. Anthrop. 4, 233-44. ______. 1995a. Beyond the possession principle: an energetics of Massim exchange [Review of A Weiner 1992]. Pacif. Stud. 198, 128-37. ______. 1995b. The lost drum: the myth of sexuality in Papua New Guinea and beyond . Madison: Univ. of Wisconsin Press. Wolfram, S. 1989. Surrogacy in the United Kingdom. In New approaches to human reproduction: social and ethical dimensions (eds) L.M. Whiteford & M.L. Poland. London: Westview Press

You might also like