You are on page 1of 2

Pastoral

A RESPONSABILIDADE DE ACONSELHAR
Texto-base: J 42:9 Introduo: Os trs amigos de J queriam ajuda-lo a se livrar de seu sofrimento, mas se excederam ao falar de acordo com o corao deles. Por isso, o Senhor irou -Se e deu-lhes a opo de procurar o patriarca, oferecer sacrifcio pelos seus pecados cometidos e pediu-lhes que orasse por eles. A intercesso de J foi aceita e, com isso, mudou sua prpria sorte. Ento, foram Elifaz, o temanita, e Bildade, o suta, e Zofar, o naamatita, e fizeram como o SENHOR lhes dissera; e o SENHOR aceitou a face de J (J 42.9). ACONSELHAR UMA OPORTUNIDADE DE SER USADO POR DEUS Ainda que julguemos que um conselho seja til a algum, se ele no for bblico, no o devemos -dar. Por outro lado, quando Deus, de fato, orienta-nos a transmitir uma mensagem, no podemos jamais acrescentar alguma coisa Sagrada Escritura ou tirar-Lhe algo, pois o recado tem de ser passado como o Senhor deseja. - Os trs amigos de J se excederam em tentar ajudar o patriarca. Que essa advertncia fique bem viva no corao de todos os cristos: para ajudarmos realmente, no podemos usar a sabedoria ou os conceitos do homem, pois o auxlio verdadeiro origina-se da Palavra do nosso Deus. Por isso, quem utiliza o que a mente elabora ou o que algum iluminado declarou, inevitavelmente, falha. ACONSELHAR UMA RESPONSABILIDADE QUE SER COBRADA POR DEUS -Falar do que se pensa ou do que parece lgico pode ser um grande engano do inimigo. Por essa razo, no podemos dar algum conselho segundo o nosso querer, mas, sim, de acordo com o que o corao do Senhor nos revela em Sua Palavra. sempre bom termos o cuidado de verificar o que estamos respondendo s pessoas; afinal, elas, ao nos pedirem uma orientao, precisam ouvir da parte do Altssimo, e no de outra fonte. O homem est sempre pronto a dar palpites, mas eles, em sua maioria, atrapalham, pois costumam afastar do verdadeiro Deus quem os recebe. -Que grande responsabilidade temos quando fazemos algum crer no que falamos! O ministrio de aconselhamento muito srio, pois, ao menor sinal de deslize, a pessoa pode depositar a f no que falamos, e no naquilo que o Pai revela como Sua vontade. Ningum ter sucesso se fundamentar suas aes em qualquer dogma religioso, na filosofia de algum lder ou na tradio dos homens. S quem possui o Verbo de Deus em suas mos consegue ajudar os necessitados. Concluso: As palavras que Elifaz, Bildade e Zofar deram a J levaram o Senhor a irar-Se e a quase castig-los. Eles agiram mal, mas, como eram bem-intencionados, Deus os orientou a pedir ao patriarca que orasse por eles. Alm disso, os trs tambm teriam de fazer oferendas pelos seus pecados. Ento, quando obedeceram ao recado divino, J orou e no s os amigos foram perdoados, como tambm a condio do patriarca foi mudada naquela orao. Que perigo falar do Todo-Poderoso sem que Ele tenha colocado Sua Palavra em nossos lbios! Por isso, sempre d o recado como lhe foi ministrado, sem acrescentar alguma coisa Palavra ou tirar algo dEla.

2 feira - Culto domsticos (em casa) 3 feira - 20:00h - Reunio grupo de homens 4 feira - 20:00h - Culto da Vitria 5 feira - 19:00h - Culto das Crianas 6 feira - 20:00h - Culto do grupo de Mulheres Sbado - 18:00h - culto dos adolescentes Sbado - 20:00h - Culto da Mocidade Domingo - 08:00h -Esc. Bblica Dominical Domingo - 19:30h -Culto de Celebrao
PARTICIPE DAS CLULAS BENO PARA SUA VIDA
LOCAL/ANFITRIO Casa da irm Rosa Casa do Alan LIDER Elza Vera Lcia DIA E HORRIO
2 feira s 19:30h 2 feira s 20:00h

Programao Semanal

Igreja Batista Missionria


em Araguatins
Rua Floriano Peixoto, 930 Centro Araguatins - TO Fone: 3474-3033 Site: www.ibmemaraguatins.com

Pr. Jos Carlos

Informativo IBM 083 Semana de 07 13 de Abril de 2013

Editorial

EXEMPLO DE LIDER (Dt. 34:09)

Casa da irm Josefa Maria de Lourdes 3 feira s 20:00h 3 feira s 20:00h Casa da irm Gislaine Vera Lcia Casa da Nilzabete Nilzabete
3 feira s 20:00h 3 feira s 20:00h 5 feira s 20:00h 5 feira s 20:00h Sbado s 18:30h Sbado s 19:00h

Casa da Amanda G. Amanda Gomes Casa do Tiago Tiago Casa do Danilo Danilo Casa do Cleidson Nilza Amilton (Conj. Vitria) Sergio e Luzia

Palavra Final:

Estejamos atentos, quando Deus nos chama para uma obra, nos encarrega algo para realizarmos na terra. O inimigo sempre se levanta para tentar impedir o projeto de Deus. Mas quando Deus ordena ningum pode impedir. Pode haver o mar a nossa frente, podem at nos lanar numa fornalha ardente de fogo, na cova dos lees, no calabouo, na priso, atarem os nossos ps, e mesmo quando tentamos fugir de Sua presena, Ele prepara o ventre da baleia e nos traz de volta para realizar a Sua obra. A bblia fala de Moiss como algum que realizou a obra de Deus com excelncia, E nunca mais se levantou em Israel profeta algum como Moiss, a quem o SENHOR conhecera face a face; Dt. 34:10. No querendo ser igual a Moiss, mas que sua liderana possa nos inspirar realizar a obra de Deus com excelncia. Tenha uma semana abenoada! Dt.

Uma perspectiva importante que recolhemos deste versculo que Moiss designou Josu como seu sucessor, sabendo que o seu prprio ministrio estava a chegar ao fim. Ao fazer isso, ele estabeleceu um bom exemplo para outros que esto em lugares de liderana espiritual. Alguns podem pensar que isso demasiado elementar para ser enfatizado, mas o facto que muitas vezes h falha grosseira na formao de sucessores e na passagem do trabalho para eles. Parece haver uma resistncia inata ideia de que somos substituveis. Por vezes, este um problema que um ancio enfrenta numa assembleia local. Talvez ele tenha servido fielmente durante muitos anos, mas aproxima-se o dia em que ele j no ser capaz de apascentar o rebanho. No entanto, -lhe difcil formar homens mais novos para ocuparem o seu lugar. Ele pode ver os homens novos como uma ameaa sua posio. Ou ele pode contrastar a inexperincia deles com a sua prpria maturidade e concluir que eles so completamente inaptos. Esquece de como chegou sua atual maturidade. Isto tambm pode ser um problema no campo missionrio. O missionrio sabe que ele deve preparar jovens para assumirem lugares de liderana. Mas ele pensa que eles no podem faz-lo to bem quanto ele mesmo. A resposta a todos estes argumentos que deve-se olhar para si como sendo dispensvel. Quando Moiss foi substitudo por Josu houve uma transio suave. No houve nenhum vazio de liderana. A causa de Deus no sofreu trauma. assim que deve ser. Todos os servos de Deus devem alegrar-se ao ver homens mais novos levantarem-se para lugares de liderana. Devem considerar um grande privilgio partilhar os seus conhecimentos e experincia com esses discpulos, depois passando-lhes o trabalho antes de eles serem forados a faz-lo pela mo da morte. Eles devem ter a atitude altrusta que Moiss exibiu em outra ocasio, quando disse: "Oxal que todo o povo do Senhor fosse profeta".
Adaptado do texto: Preparando sucessores de William MacDonald

Ilustraes Bblicas

Versculo para Memorizar


O SENHOR, pois, aquele que vai adiante de ti; ele ser contigo, no te deixar, nem te desamparar; no temas, nem te espantes.
Deuteronmio 31:8

Sugesto Musical
Aline Barros: Ressuscita -me Voz da Verdade: Projeto no Deserto (Veja os Clipes desses hinos no Site da IBM)

ALEGRIA

Pv. 17:22

A alegria tem sido chamada um remdio da natureza. Poucas so as pessoas que no podem testificar do valor de um sorriso. Contase que um homem, em viagem de negcios, recebera um telegrama comunicando-lhe que sua casa havia sido completamente destruda pelo fogo. A depresso fsica que se seguiu a esta notcia ameaou por muito tempo o seu equilbrio mental. Aquele homem pensara at em exterminar a prpria vida. Mas enquanto se achava nesse estado perigoso, recebera uma carta da sua filhinha que dizia: "Querido papai, eu fui ver a sua casa que o fogo destruiu e achei-a linda, toda coberta de gelo. Abrao e beijos da Helena." Este pequeno humorismo foi como um raio de Sol numa clula escura e libertou o esprito do homem da priso da tristeza em que se achava. Emerson disse que para valorizar o conhecimento dever haver alegria.
MIL-ILUSTRACOES-D-P-SILVA

02/04 - EDMGNO - MARIANA 03/04 - PEDRO VILARINO 04/04 - CRISTINA CASTRO 08/04 - THAIS LIMA 10/04 - GILDA SOUSA 17/04 - AMANDA GOMES 18/04 - FRANCISCO CAMPELO 21/04 - BRENDA MUNIQUE 22/04 - LARA 23/04 - NAYARA 25/04 - MYKAEL 26/04 - JOS CARLOS 28/04 - MARCOS VIN- CIUS 29/04 - FRANCISCO ALVES

Aniversariantes do Ms
Obs. Os nomes que aparecem nessa lista de aniversariante do ms, so os que constam nos arquivos da IBM, atualize-se!!!

Sugesto de Leitura para a Semana


( ) 2 Feira - deuteronmio - cap. 31 ( ) 3 Feira - deuteronmio - cap. 32 ( ) 4 Feira - deuteronmio - cap. 33 ( ) 5 Feira - deuteronmio - cap. 34 Faa uma reflexo sobre o livro que acabamos de Ler.

Versculos-chave: No acrescentareis palavra que vos mando, nem diminuireis dela, para que guardeis os mandamentos do SENHOR vosso Deus, que eu vos mando (Deuteronmio 4:2).

Desafio para as crianas

O Desejo de Deus: A nica coisa que Deus deseja intimidade, ser nosso melhor amigo; compartilhar de nossos sofrimentos e nossas alegrias, est ao nosso lado o tempo todo. Deus tem vontade, e a vontade de Deus no por de mais telogos, no de mais cantores... A vontade de Deus, de pessoas que amem a sua presena, de pessoas que amem estar com ele, de pessoas que o adorem em espirito e em verdade. Deus quer VOC! acheguemo-nos a Deus e Ele se achegar a ns (Tiago 4.8)

Humor Evanglico
Site: www.mankindtoons.com 2

Sobre o Site:
Fonte: http://tiasdaescolinha.blogspot.com.br

Acesse nosso site! Curta, aprenda, d sua opinio, comente, leia a Bblia on-line! Voc pode ouvir e baixar pregaes do Pr. Jos Carlos. E ainda recomendar o site a todos seus contatos. isso, curta e compartilhe!
Convite especial!!!
Venha para a Escola Bblica Dominical (EBD), a Universidade Celestial. Aqui agente aprende, se expressa, tira dvidas, tem comunho, toma o caf da manh juntos e at brincamos. Todos os domingos s 08:00 horas. Participe!!!

You might also like