You are on page 1of 16

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE ENGENHARIA ELTRICA E INFORMTICA UNIDADE ACADMICA DE ENGENHARIA ELTRICA

______________________________________________________

IV SEMINARIO DE ELETROTCNICA APLICADA SUSTENTABILIDADE


CAMPINA GRANDE, PARAIBA 05 A 29 DE JUNHO DE 2012.

ENERGIAS SUSTENTVEIS A prtica da Sustentabilidade


Rivana Mabel Lucena Oliveira1 Luis Reyes Rosales Montero2 Graduando do curso de Engenharia Qumica; rivana_mabelzinha@hotmail.com Professor da Unidade Acadmica de Engenharia Eltrica da UFCG, professorluisreyes@hotmail.com
2 1

Resumo. A sustentabilidade do planeta uma responsabilidade coletiva e aes para melhorar o ambiente global so necessrias, isto inclui a adoo de prticas de produo de energia eltrica sustentvel. As energias limpas vm se destacando nos estudos da sustentabilidade, j que as mesmas poluem menos que as produes convencionais de energia. Apesar de requererem um alto custo de investimento para instalao, as energias sustentveis apresentam lucros em longo prazo, alm de no polurem o meio ambiente. Neste trabalho esto destacadas as principais fontes de energia sustentveis, bem como suas vantagens e desvantagens, como tambm um estudo sobre eficincia energtica em prdios residenciais, comerciais e industriais.

Palavras-chave: energias, sustentabilidade, eficincia energtica.

1. INTRODUO Nas prximas dcadas, o mundo enfrentar uma srie de desafios, dos quais se destacam as questes que cercam a gerao e distribuio de energia, necessria ao desenvolvimento e competitividade da indstria nacional. A energia fundamental para o desenvolvimento humano e est conectada de muitas formas a muitos desafios. Em consequncia, a transio para recursos e sistemas sustentveis de energia, cria a oportunidade de abordar mltiplas necessidades ambientais, econmicas e de desenvolvimento. A poluio do ar um dos fatores mais relevantes na degradao da qualidade de vida. Devido ao estado de destruio ambiental em que chegamos, pode-se deduzir que
IV Seminrio Organizado Pelo Dr. Luis Reyes Rosales Montero, Professor do Departamento de Engenharia Eltrica da UFCG no Auditrio do Reenge salas 11 e 14 nos dias 05 ao dia 29 Junho de 2012.

IV SEMINARIO DE ELETROTCNICA APLICADA SUSTENTABILIDADE. U F C G / U A E E - O u t u b r o 2 0 1 2

as condies naturais do planeta no voltaro a ser como antes. Contudo, ainda podemos frear esse processo investindo na sustentabilidade. Neste momento, falar em energias renovveis contribuir para a melhoria no quadro socioambiental do planeta, ao passo que essas energias tm um nvel de poluio reduzido se comparadas com as fontes de energia fsseis. Energia sustentvel aquela que no se esgota e pode ser reposta, e, alm disso, no processo de queima h uma emisso muito pequena de gases poluentes. Podemos citar como exemplo: a energia solar, a energia elica, o biogs, entre outras que sero detalhadas a seguir. 2. TIPOS DE ENERGIAS LIMPAS. FONTE: [8] 2.1. Energia Solar O sol a maior fonte de energia existente no planeta, apesar disso as tecnologias existentes conseguem hoje aproveitar somente cerca de 1% deste potencial. As tecnologias de converso da energia solar, mais difundidas hoje, so a trmico-solar e a fotovoltaica. 2.1.1. Energia Solar Fotovoltaica Este tipo de energia sustentvel usa semicondutores para converter ftons de luz diretamente em eletricidade, como mostra a Figura 1.

Figura 1 - Princpio de funcionamento da energia solar fotovoltaica. Fonte: [1]

Energias Sustentveis - 2

IV SEMINARIO DE ELETROTCNICA APLICADA SUSTENTABILIDADE. U F C G / U A E E - O u t u b r o 2 0 1 2

Figura 2 - Mdulos FVs.Fonte: [1]

No Brasil, este tecnologia pouco usada, sendo principalmente utilizada em comunidades isoladas atravs dos incentivos do programa do governo Luz para Todos e em rodovias para abastecimento das unidades remotas de iluminao e controle. Estimativas sobre a contribuio futura da energia solar variam amplamente e, como todas as projees, dependem muito dos pressupostos de polticas e custos. Na medida que os mdulos FVs (mostrados na Figura 2) possam ser integrados ao ambiente construdo, alguns dos desafios de localizao que se aplicam a outras tecnologias de gerao so evitados. O principal obstculo s aplicaes dessa tecnologia em conexes com a rede o custo elevado, tais custos variam de acordo com a qualidade do recurso e do mdulo solar utilizado, mas so normalmente mais altos que o custo da gerao de energia convencional e substancialmente mais elevados do que os custos atuais de gerao de energia elica, sobre a qual falaremos mais adiante [1]. Conseguir novas redues no custo da energia solar provavelmente ir exigir aperfeioamentos tecnolgicos adicionais e pode eventualmente envolver novas tecnologias inovadoras. Nesse meio temo, provvel que a energia solar fotovoltaica continue a ter um importante potencial, no curto prazo, em aplicaes diversas, de gerao distribuda, como parte integrante de projetos de envelopagem de edifcios e como alternativa a outras opes no conectadas a rede em reas rurais.

2.1.2. Energia Solar Trmica A energia solar trmica consiste na captura da radiao solar e converso em calor, como mostrado na Figura 3, mais difundida no Brasil, sua principal aplicao consiste em unidade de aquecimento de gua em residncias, hotis, indstrias e at mesmo aquecimento de piscinas, como mostra a Figura 4. A energia solar trmica pode ser efetivamente captada usando caractersticas arquitetnicas passivas, como vidros voltados para o sol, coletores solares montados em parede ou no telhado, paredes externas duplas, janelas para ventilao cruzada, paredes termicamente macias por trs de vidros, ou pr-aquecimento do ar atravs de tubos embutido [7]. Energias Sustentveis - 3

IV SEMINARIO DE ELETROTCNICA APLICADA SUSTENTABILIDADE. U F C G / U A E E - O u t u b r o 2 0 1 2

H tambm uma srie de tecnologias para concentrar a energia solar trmica para gerar calor para processos industriais e produzir eletricidade. Normalmente, calhas torres e antenas parablicas que seguem o sol so utilizadas para concentrar a luz solar a uma alta densidade de energtica; a energia concentrada ento absorvida por alguma superfcie material e usada para operar um ciclo de energia convencional.

Figura 3 - Energia Solar Trmica. Fonte: [2].

Figura 4 - Energia trmica utilizada para aquecer a gua de uma piscina. Fonte: [2].

2.2. Energia Hdrica considerada renovvel quando para utilizao de seu potencial no seja necessria a formao de reservatrios de grande extenso. o aproveitamento da energia cintica da queda dgua para transformao em energia eltrica ou mecnica, como pode-se ver na Figura 5.

Energias Sustentveis - 4

IV SEMINARIO DE ELETROTCNICA APLICADA SUSTENTABILIDADE. U F C G / U A E E - O u t u b r o 2 0 1 2

Figura 5 - Funcionamento de uma usina hidreltrica. Fonte: [3].

Continua a ser o recurso renovvel mais desenvolvido no mundo: responde, hoje, pela maior parte (85%) da produo de eletricidade renovvel e uma das tecnologias disponveis de gerao de custo mais baixo. O Brasil possui uma das maiores represas hidreltricas do mundo, Itaipu localizada no Estado do Paran (PR), alm de outras entre as maiores, como Ilha Solteira em So Paulo, entre outas. Atualmente, os movimentos ecolgicos e as novas regras de gesto do meio ambiente fazem com que empreendimentos dessa envergadura sofram grande oposio, criando uma janela de oportunidades para a construo de pequenas usinas de baixa queda. 2.3. Energia Elica O vento um recurso de energia que foi muito utilizado no passado como fora motriz para o deslocamento de embarcaes e moagem. A energia elica advm da transformao de energia do deslocamento do vento em energia mecnica, que por sua vez pode ser transformada em energia eltrica, como nas Figura 6 e 7.

Figura 6 - Energia Elica. Fonte: [4].

Energias Sustentveis - 5

IV SEMINARIO DE ELETROTCNICA APLICADA SUSTENTABILIDADE. U F C G / U A E E - O u t u b r o 2 0 1 2

Figura 7 - Esquema de produo de energia elica. Fonte: [4].

Para produo deste tipo de energia necessrio que o ambiente apresente geografia ambiente que apresente geografia uniforme, e ventos com velocidade e regularidade apropriada. O Brasil possui um grande potencial para a gerao desse tipo de energia, principalmente nas regies Sul e Nordeste, mas o alto custo desta tecnologia no apresenta-se competitivo no cenrio nacional. 2.4. Energia Geotrmica o aproveitamento da energia trmica do subsolo, como apresentado na Figura 8. Pode ser utilizada atravs do aproveitamento de gua quente que brota superfcie ou atravs de sondas que perfuram bolses de gua quente no subsolo. um recurso pouco utilizado, mas com grande potencial de aproveitamento.

Figura 8 - Aproveitamento de energia trmica do solo. Fonte: [8].

Dentre as vantagens de usar a energia geotrmica, podemos citar que: a energia limpa j que as centrais geotrmicas, como vento e centrais solares, no tm de queimar combustveis para manufaturar o vapor para mover as turbinas; no prejudica a terra; fivel, ou seja, so projetadas para funcionar 24 horas por dia, durante todo o ano, alm de ser resistente a interrupes de gerao de energia devido a condies atmosfricas, catstrofes naturais e cises polticas. Energias Sustentveis - 6

IV SEMINARIO DE ELETROTCNICA APLICADA SUSTENTABILIDADE. U F C G / U A E E - O u t u b r o 2 0 1 2

Porm este sistema tem um custo inicial elevado, e a barata manuteno da bomba de suco de calor (que est situada no interior da Terra ou dentro de um edifcio no est exposta ao mau tempo e a vandalismo), contrabalanada pelo elevado custo de manuteno dos canos (onde a gua causa corroso e depsitos de minerais). 2.5. Energia do Mar a forma de energia renovvel menos utilizada hoje, mas fonte de inmeros estudos e pesquisas. Seu aproveitamento pode ser atravs das mars, ondas e correntes martimas. Apresenta grande complexidade em sua instalao e operao. No Brasil existem projetos pilotos sendo implantados no Cear e no Rio de Janeiro, ambas para converso de energia de ondas em energia eltrica. As ondas do alto mar podem oferecer uma tecnologia tecnicamente mais estvel que a das ondas de rebentao ou mesmo que a gerada pelo aproveitamento do vento. O movimento ondular produz energia cintica que pode pr uma turbina a funcionar e a energia mecnica da turbina transformada em energia eltrica atravs de um gerador, como pode ser visto na Figura 9.

Figura 9 - Esquema de produo de energia atravs das ondas do mar. Fonte [5].

Energias Sustentveis - 7

IV SEMINARIO DE ELETROTCNICA APLICADA SUSTENTABILIDADE. U F C G / U A E E - O u t u b r o 2 0 1 2

Figura 10 - Geradores de energia das ondas. Fonte: [5]

Est previsto que um quilmetro quadrado de oceano seja ocupado com os geradores (como mostrado na Figura 10) disponibilizando uma potencia de 24 MW, que pode alimentar aproximadamente 20000 habitaes. 2.6. Biomassa Biomassa todo composto orgnico, sua energia pode ser extrada a partir da queima de composto com elevado poder calorfico, ou da queima de gases provenientes de sua decomposio. A energia trmica gerada atravs da biomassa pode ser transformada em diversos tipos de energia, como mecnica, eltrica, entre outras.

Figura 11 - Produo de energia atravs da biomassa. Fonte:[7]

O Brasil utiliza largamente a biomassa na produo de energia trmica na indstria, tendo um grande potencial de expanso para essa fonte de energia atravs do Energias Sustentveis - 8

IV SEMINARIO DE ELETROTCNICA APLICADA SUSTENTABILIDADE. U F C G / U A E E - O u t u b r o 2 0 1 2

aproveitamento dos resduos produzidos no pas, como lixes, dejetos animais, agroindstria, entre outras. 3. O BRASIL NO CONTEXTO DA EFICINCIA ENERGTICA O Brasil um dos pases que apresenta maior aptido para gerao de energia limpa. A matriz eltrica nacional uma das mais limpas do mundo, contando com mais de 78% da energia proveniente de fonte hdrica. O Brasil precisa transformar essa vantagem comparativa em vantagem competitiva, e para isso precisamos apoiar regulamentaes internacionais que subsidiem um crescimento com menos impactos ao nosso entorno. Em 2003, o Brasil lanou um Programa de Incentivo as Fontes Alternativas, o PROINFA, que visa incentivar a instalao de unidades de gerao de energia elica e biomassa no pas.

Figura 12 - Tipos de Energia Limpa. Fonte: [7].

Observando-se os tipos de energia sustentvel dispostos acima, notamos que o uso e tais tipos de energia no Brasil, so possveis, porm, precisa-se de um alto investimento governamental, e particular no caso de indstrias, residncias e estabelecimentos comerciais.

4. EFICINCIA ENERGTICA Eficincia energtica envolve a reduo do consumo de energia para nveis aceitveis de conforto, qualidade do ar e outros requisitos ocupacionais, incluindo energia utilizada de materiais para construo e na construo. Energias Sustentveis - 9

IV SEMINARIO DE ELETROTCNICA APLICADA SUSTENTABILIDADE. U F C G / U A E E - O u t u b r o 2 0 1 2

Os edifcios que consumem zero de energia so que os edifcios como o todo podem produzir tanta energia quanta a utilizada ao longo de um ano. O lucro da eficincia em edifcios provavelmente capaz de proporcionar grandes redues no consumo de energia e em maioria dos casos a opo mais econmica. Na Figura 12, mostra-se um projeto de uma residncia de consumo zero de energia.

Figura 13 - Residncia de Consumo Zero de Energia. Fonte: [7].

Os nmeros apresentados na figura esto descritos abaixo: 1) Conduta terrestre para absoro e tratamento do ar; 2) Sistemas de ventilao para recuperao de calor; 3) Bomba de calor geotrmica; 4) Troca de calor com o solo; 5) Beto oco com condutas de ar para rentabilizar a massa termal; 6) Sistema solar e fotovoltaico para aquecimento de gua para a produo de eletricidade espao entre a fachada e calha de beto oco, aberto no vero para permitir a ventilao; 7) Tanque de gua quente; 8) Tanque de areia grossa com gua da chuva e sistema coletor; 9) Sistema de distribuio de gua da chuva no potvel para lavagem, jardinagem, e sanitrios; 10) Bacia de gua para arrefecimento da fachada sul no vero atravs da evaporao. Em edifcios comerciais, as duas fontes mais importantes de demanda de energia so sistemas de aquecimento de interiores, ventilao e ar condicionado, que respondem por 31% do uso total de energia primria em prdios; e iluminao, que responde por 24% do uso total de energia primria em prdios. O termo edifcios comerciais cobre uma ampla gama de estruturas, incluindo edifcios governamentais, de escritrios comerciais, escolas, hospitais, templos religiosos, lojas, armazns, restaurantes e locais de entretenimento. Em climas quentes e midos, cargas de refrigerao podem ser reduzidas tratando-se do envoltrio do edifcio incluindo o revestimento de janelas e toldos, cortinas e

Energias Sustentveis - 10

IV SEMINARIO DE ELETROTCNICA APLICADA SUSTENTABILIDADE. U F C G / U A E E - O u t u b r o 2 0 1 2

venezianas e pelo emprego de iluminao energo-eficiente (que produz menos desperdcio de calor). As mais significativas oportunidades de eficincia para edifcios comerciais no futuro envolvem a integrao de sistemas. Um exemplo a luz do dia, em que sensores medem a luz que entra pelas reas perimetrais de um edifcio e acionadores controlam o nvel de iluminao artificial. Isto pode reduzir o consumo de energia com iluminao em reas perimetrais em 75% e produzir economias adicionais reduzindo as cargas de condicionamento de ar. J o setor industrial responde por 37% do consumo global de energia primria; dessa forma, representa uma importante rea de oportunidade para avanos em eficincia. Este setor extremamente diverso e inclui uma ampla gama de atividades, desde a extrao de recursos naturais e sua converso em matrias-primas fabricao de produtos acabados. Os sistemas de energia e de automao proporcionam mltiplas oportunidades de poupana, que se tornam evidentes quando toda a instalao, e no apenas alguns subsistemas so escrutinados, como mostra a Figura 13.

Figura 14 - Eficincia energtica em indstrias. Fonte: [7].

4.1. Vantagens e Desvantagens das Energias Sustentveis Tabela 1 Vantagens e Desvantagens das Energias Sustentveis. Fonte [9]. Tipos de Energia Vantagens Desvantagens 1) A energia solar no 1) Existe variao nas polui durante o seu uso. A quantidades produzidas de poluio decorrente da acordo com a situao fabricao dos climatrica (chuvas, neve), equipamentos necessrios alm de que durante a noite para a construo dos no existe produo painis solares totalmente alguma, o que obriga a que Energias Sustentveis - 11

IV SEMINARIO DE ELETROTCNICA APLICADA SUSTENTABILIDADE. U F C G / U A E E - O u t u b r o 2 0 1 2

Energia Solar

Energia Hdrica

controlvel utilizando as formas de controle existentes atualmente. 2) As centrais necessitam de manuteno mnima. 3) Os painis solares so a cada dia mais potentes ao mesmo tempo que seu custo vem decaindo. Isso torna cada vez mais a energia solar uma soluo economicamente vivel. 4) A energia solar excelente em lugares remotos e de difcil acesso, pois sua instalao em pequena escala no obriga a enormes investimentos em linhas de transmisso. 5) Em pases tropicais, como o Brasil, a utilizao da energia solar vivel em praticamente todo o territrio e, em locais longe dos centros de produo energtica sua utilizao ajuda a diminuir a procura energtica nestes e consequentemente a perda de energia que ocorreria na transmisso. 1) uma energia renovvel, isto , que no se esgota. 2) A sua fiabilidade e a resposta s variaes de procura so elevadas. 3) O custo de produo baixo. 4) No polui o ambiente. 5) Proporciona desenvolvimento local. 6) Permite a forma de abastecimento local para regadios, etc.

existam meios de armazenamento da energia produzida durante o dia em locais onde os painis solares no estejam ligados rede de transmisso de energia. 2) Locais em latitudes mdias e altas sofrem quedas bruscas de produo durante os meses de inverno devido menor disponibilidade diria de energia solar. Locais com frequente cobertura de nuvens, tendem a ter variaes dirias de produo de acordo com o grau de nebulosidade. 3) As formas de armazenamento da energia solar so pouco eficientes quando comparadas por exemplo aos combustveis fsseis e a energia hidreltrica. 4) Os painis solares tm um rendimento de apenas 25%

Energia Elica

1) Provoca a eroso de solos, os quais consequentemente afetam a vegetao local. 2) Pode provocar o deslocamento de populaes ribeirinhas e o alargamento de terra. 3) A sua construo exige a formao de grandes reservatrios de gua que acabam por provocar profundas alteraes no ecossistema. 4) Elevados custos de instalao e de desativao. 1) inesgotvel. 1) A intermitncia, ou seja, 2) No emite gases nem nem sempre o vento sopra gera resduos. quando a eletricidade Energias Sustentveis - 12

IV SEMINARIO DE ELETROTCNICA APLICADA SUSTENTABILIDADE. U F C G / U A E E - O u t u b r o 2 0 1 2

3) Diminui a emisso de gases de efeito estufa. 4) Os parques elicos so compatveis com outros usos e utilizaes do terreno como agricultura e a criao de gado. 5) uma das fontes mais baratas de energia podendo competir em termos de rentabilidade com as fontes de energia tradicionais.

Energia Geotrmica

1) Energia Limpa: as centrais geotrmicas, como vento e centrais solares, no tm de queimar combustveis para manufaturar o vapor para mover turbinas. A gerao de eletricidade com a energia geotrmica ajuda a conservar combustveis fsseis no renovveis. 2) No prejudica a terra: a rea de terreno necessria para centrais geotrmicas menor por megawatt do que para quase cada outro tipo de centrais. 3) Fivel: so projetadas para funcionar 24 horas por dia, durante o ano todo. resistente a interrupes de gerao de energia devido a condies atmosfricas, catstrofes naturais e cises polticas que podem interromper o transporte de combustvel.

necessria, tornando difcil a integrao da sua produo no programa de explorao. 2) Pode ser ultrapassado com as pilhas de combustvel ou com a tcnica da bombagem hidroeltrica. 3) Provoca um impacto visual considervel, principalmente para os moradores em redor, a instalao dos parques elicos gera uma grande modificao da paisagem. 4) Impacto sobre as aves do local provocado pelo choque destas nas ps. 5) Impacto sonoro: o som do vento bate nas ps produzindo um rudo constante (43dB). 1) Se no for usado em pequenas zonas onde o calor interior da Terra vem superfcie atravs de giseres e vulces, ento a perfurao dos solos para a introduo de canos e dispendiosa. 2) Os anti-gelificantes usados nas zonas mais frias so poluentes: apesar de terem uma baixa toxidade, alguns produzem CFCs e HCFCs. 3) Este sistema tem um custo inicial elevado, e a barata manuteno da bomba de suco de calor contrabalanada pelo elevado custo de manuteno dos canos.

Energias Sustentveis - 13

IV SEMINARIO DE ELETROTCNICA APLICADA SUSTENTABILIDADE. U F C G / U A E E - O u t u b r o 2 0 1 2

Energia do Mar

1) A constncia e previsibilidade da ocorrncia das mars. 2) O fato de as mars serem uma fonte inesgotvel de energia. 3) A sua fiabilidade. 4) O fato de serem uma fonte de energia no poluente.

Biomassa

1) uma energia renovvel. 2) pouco poluente, no emitindo dixido de carbono. 3) altamente fivel e a resposta s variaes de procura elevada. 4) A biomassa slida extremamente barata, sendo as suas cinzas menos agressivas para o ambiente. 5) Verifica-se uma menor corroso dos equipamentos.

1) Os custos de instalao so bastante elevados. 2) S produzida energia enquanto existir um desnvel entre os nveis de gua que se encontram nas partes superior e inferior do muro da barragem. 3) S podem ser instaladas centrais para a produo de eletricidade a parte desta energia em locais que respondam s necessidades geomorfolgicas necessrias para a mesma e que possuam um desnvel entre mars bastante elevado (cerca de 5,5m). 4) A sua construo pode acarretar grandes impactos ambientais devido criao da albufeira. 1) Deflorestao de florestas, alm da destruio de habitats. 2) Possui um menor pode calorfico quando comparado a outros combustveis. 3) Os biocombustveis lquidos contribuem para a formao de chuvas cidas. 4) Dificuldades no transporte e no armazenamento de biomassa slida.

5. CONCLUSO As fontes de energia estudadas so boas alternativas s fontes convencionais. Verifica-se que, apesar de serem fontes provenientes da natureza, no causando a mesma quantidade de poluio que os combustveis fsseis e outras fontes de energia convencionar, as energias alternativas estudadas, contm um nmero significativo de desvantagens. No geral, tendem a ser inicialmente dispendiosas vindo depois, em longo prazo, compensar esses custos elevados de construo e instalao de equipamentos. Alm disso, nota-se que as energias alternativas ainda esto numa fase de desenvolvimento, havendo um fraco aproveitamento energtico. Energias Sustentveis - 14

IV SEMINARIO DE ELETROTCNICA APLICADA SUSTENTABILIDADE. U F C G / U A E E - O u t u b r o 2 0 1 2

Contudo, nota-se que as energias alternativas desempenham um papel importante em se tratando de sustentabilidade, o que faz delas um ponto importante de estudo para os pesquisadores. Portanto, apesar de apresentarem desvantagens em alguns aspectos, nota-se que ainda assim, as energias sustentveis, so a alternativa para a produo de energia no futuro j que a sustentabilidade tem sido to destacada nos ltimos tempos. 6. AGRADECIMENTOS A Deus, por tudo. Aos meus pais e ao meu irmo, pelo apoio nesta jornada. Ao meu namorado, Michel Souto, pelo carinho e fora fornecidos para que este trabalho fosse concludo. Ao professor Luis Reyes, pela pacincia durante a realizao do trabalho e orientao do mesmo. 7. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS [1] PUCRS. Faculdade de Fsica. Ncleo de Tecnologia em Energia Solar, Outubro de 2002. Disponvel em <http://www.pucrs.br/cbsolar/energia.php> Acessado em 03 de Novembro de 2012. [2] GFSOLUES. Especialistas em Energia Solar e Poupana Energtica: Energia Solar Trmica. Disponvel em <http://www.gasfomento.pt/energiasrenovaveis/aplicacoes/energia-solar-termica.html> Acessado em 03 de Novembro de 2012. [3] Ns e os Problemas Ambientais. Energia <http://reciclapah.weebly.com/energia-hiacutedrica.html> Novembro de 2012. Hdrica. Disponvel Acessado em 03 em de

[4] O globo. Energia elica recebe R$ 25 bilhes e vai produzir mais que Belo Monte. 16 de Maio de 2011. Disponvel em <http://www.aspasiacamargo.com.br/site/index.php?option=com_content&view=article &id=433:energia-eolica-recebe-r-25-bilhoes-e-vai-produzir-mais-que-belomonte&catid=61:noticias&Itemid=232> Acessado em 03 de Novembro de 2012. [5] Rodrigo Barba. Energia das mars, maior projeto do mundo. <http://rodrigobarba.com/blog/2007/08/29/energia-das-mares-maior-projeto-do-mundo> Acessado em 03 de Novembro de 2012. [6] Wikipdia. Biomassa. Disponvel em <http://pt.wikipedia.org/wiki/Biomassa> Acessado em 04 de Novembro de 2012. [7] BCSD Portugal, Conselho Empresaria para o Desenvolvimento Sustentvel. Relatrio de Sntese: Eficincia Energtica em Edifcios. Realidades Empresariais e oportunidades. Maio, 2010. Disponvel em <http://pga.pgr.mpf.gov.br/licitacoesverdes/sustentabilidade-e-comprasEnergias Sustentveis - 15

IV SEMINARIO DE ELETROTCNICA APLICADA SUSTENTABILIDADE. U F C G / U A E E - O u t u b r o 2 0 1 2

publicas/eficiencia%20energetica%20em%20edificios.pdf> Novembro de 2012.

Acessado

em

02

de

[8] BRITO CRUZ, C. H.; PALLIS, J. Um Futuro com Energia Sustentvel: iluminando o caminho. So Paulo. Outubro, 2000. 301p. [9] Portal Energia: Energias Sustentveis. Vantagens e Desvantagens das Energias Sustentveis. Dezembro de 2010. Disponvel em <http://www.portal-energia.com> Acessado em 05 de Novembro de 2012.

Energias Sustentveis - 16

You might also like