You are on page 1of 4

Trabalho de Educao fsica Tema: Handebol

Nome: Jean Pierre de Camargo Junior. N 15 5B Professor: Marcelo.

Handebol
O Handebol uma modalidade desportiva criada pelo alemo Karl Schelenz, em 1919 embora se baseasse em outros desportos praticados desde fins do sculo XIX, na Europa setentrional e no Uruguai. O jogo inicialmente era praticado na relva em um campo similar ao do futebol com dimenses entre 90m a 110m de comprimento e entre 55m a 65m de largura, a rea de baliza (gol em portugus do Brasil) com raio de 13m, a baliza com 7,32 m de largura por 2,44 m de altura (a mesma usada no futebol), e era disputado por duas equipas de onze jogadores cada, sendo a bola semelhante usada na verso de sete jogadores. Hoje em dia a maioria dos jogadores pratica apenas o handebol de sete.

Histria do handebol no Brasil


Apesar de muitas pessoas no Brasil ainda no conhecem o Handebol, este j tem vasta matria a seu respeito, depois de sua introduo. Sabemos que h alguns anos atrs vrios Estados comearam a prtica de Handebol e, por isso, tm suas histrias. No ano de 2009 o Handebol brasileiro, completou 60 anos no Estado de So Paulo, onde at 1973 foi a base e o domnio. Em 1978 aconteceu a crise e So Paulo perdeu a hegemonia, a liderana, que dominou longos e longos anos seguidos. Nesta poca, sem ningum esperar e para surpresa de muitos (para no dizer de todos) surgiu o Estado de Minas Gerais pela sua prtica de Handebol. Aparecem aps Rio de Janeiro, Braslia, os Estados do Paran, Maranho, etc., para constar o desenvolvimento de Handebol nestes referidos Estados.

Regras bsicas
1) Dimenses da quadra: 40x20m. 2) Distncia que devem observar os jogadores adversrios at que os tiros sejam cobrados: 3m. 3) considerado gol: Quando a bola ultrapassar completamente a linha de gol. 4) Tiro de 7m: cobrado quando um jogador de quadra passa a bola para o seu prprio goleiro dentro da rea de gol. Durante a execuo de um tiro de 7m qual a colocao dos jogadores de defesa e de ataque fora da linha dos 9m

5) Sanes disciplinares: No jogo as sanes so progressivas seguindo a ordem: advertncia, excluso, desqualificao, expulso. 6) Passos: Pode-se dar, no mximo, 3 passos com a bola na mo. 7) 4 casos onde ordenado Tiro Livre: ordenado Tiro Livre no handebol nos seguintes casos: entrada ou sada irregular de um jogador, lance de sada irregular, manejo irregular da bola, comportamento incorreto para com o adversrio, execuo ou conduta irregular no lance livre e no tiro de 7m; conduta anti-desportiva. 8) Os casos em que o jogo reiniciado com um Tiro de rbitro: Um tiro de rbitro de handebol ordenado quando: a) jogadores de duas equipes cometerem aes anti-regulamentares ao mesmo tempo na quadra. b) a bola encostar o teto ou objeto fixado sobre a quadra. c) o jogo interrompido sem que tenha acontecido qualquer infrao e a bola no estar em poder de nenhuma equipe. d) o primeiro ou o segundo meio tempo tenha sido encerrado antes do tempo regulamentar e os jogadores tenham abandonado a quadra. Neste caso, o jogo de handebol retomado por um tiro de rbitro executado do centro da quadra aps o apito do rbitro. Sem apitar, o rbitro central lana a bola para cima no local onde a bola se encontrava no momento da interrupo do jogo. Caso, o local fosse situado na rea do goleiro ou nos 9m, o tiro executado do local mais prximo fora da linha dos 9m. Neste tiro os jogadores, salvo um de cada equipe, devem estar pelo menos a trs metros do juiz. Os dois jogadores devem estar um de cada lado do rbitro, cada um do lado de seu prprio gol. 9) Equipe de arbitragem: A equipe composta por dois rbitros assistidos por um secretrio (que o marcador dos gols, faltas,etc.) e por um cronometrista. 10) Tiro de meta: O tiro de meta no handebol ordenado quando antes de ultrapassar a linha de fundo, a bola tenha sido tocada, por ltimo, num jogador da equipe que ataca ou pelo goleiro da defensora. 11) Tiro de lateral: Na execuo deste tiro, uma parte do p do executor deve estar em contato permanente com o solo. permitido levantar o outro p e recoloc-lo no solo diversas vezes.

O Jogo
O jogo de handebol constitudo por dois tempos de 30 (trinta) minutos com 10 (dez) minutos de intervalo entre eles, nas ltimas olimpadas em Atlanta 1996 foi permitida a utilizao do tempo, como no voleibol. O nmero de substituies ilimitado mas elas tem de ser feitas no espao de 4,45m que cada time possui especialmente para isso, elas so feitas tambm sem a interrupo do jogo e preciso que um jogador saia completamente da quadra, antes que outro entre em seu lugar, caso ocorra uma substituio incorreta, ela deve ser avisada ao rbitro da partida pela mesa do jogo, que constituda por um cronometrista e um marcador de gols. E, ento, o jogador que cometeu a infrao recebe uma punio de dois minutos. O objetivo bsico do jogo de handebol manobrar o adversrio passando a bola hbil e rapidamente entre os jogadores e quando possvel arremess-la ao gol adversrio, marcando um ponto caso a bola ultrapasse completamente a linha de gol. preciso muito jogo de corpo para enganar o adversrio e deixar um companheiro livre. Como no futebol e no basquete, preciso mudar rapidamente de direo, velocidade e usar passes inesperados (s vezes no estilo NBA) para atingir o gol. As punies no handebol so bastante rgidas e variam desde a advertncia com o carto amarelo at a desclassificao com o vermelho. A seguir, uma lista com todas as punies possveis: Carto amarelo (advertncia): serve como advertncia a um jogador, usado em algumas faltas, por reclamao ou quando o jogador no deixa a bola no lugar aps a marcao do rbitro. Dois minutos: o jogador de handebol que receber esta punio deve ficar por dois minutos fora do jogo, sem direito substituio, ou seja, seu time fica com um jogador a menos durante dois minutos, esta punio dada a faltas violentas ou a substituies incorretas. O jogador tambm recebe dois minutos caso for receber o segundo amarelo e caso o time j tenha dois amarelos, o prximo carto ser substitudo por um dois minutos. Carto vermelho (desqualificao): quando um jogador receber um carto vermelho ele deve retirar-se da quadra, tambm do banco de reservas e no pode mais voltar para a quadra durante a partida. O time fica com um jogador a menos durante dois minutos e depois desse tempo pode completar o time com outro jogador, desde que no seja aquele que foi expulso. Um jogador de handebol no pode receber mais de trs durante uma partida, se isso acontecer ele desclassificado do jogo, como se tivesse ganho um carto vermelho.

You might also like