You are on page 1of 20

Audacity, uma das vrias possibilidades de acervo de ideias.

Deisi Geneci Sander1 A sociedade atual convive com o apogeu das Tecnologias de Informao e Comunicao (TICs) de tal forma que seu comportamento, sua forma de pensar e sua maneira de aprender modificaram-se. Dificilmente encontraremos alguma comunidade, mesmo distante de centros urbanos, que no utilize, no manipule algum artefato tecnolgico na sua rotina. Esse uso no se restringe televiso2, trazida, ao Brasil, por Assis Chateaubriand, na dcada de 1950, nem ao rdio3, inaugurado oficialmente, no pas, em 7 de setembro de 1922, pois, alm desses, est presente o aparelho de celular, suporte de mdias diferentes, tornando-se uma ponte a seus usurios comunicao e informao. Esse novo jeito de a sociedade relacionar-se e compartilhar informaes traz mudanas Educao, a qual deve adaptar-se a elas, porque, como menciona Tnia Maria Esperon Porto:

As tecnologias pem disposio do usurio amplo conjunto de informaes/conhecimentos/linguagens em tempos velozes e com potencialidades incalculveis, disponibilizando a cada um que com elas se relacione, diferentes possibilidades e ritmos de ao. (PORTO, p. 5, 2006)

Por isso, essa realidade lana um desafio s escolas, pois no basta equip-las com salas de informtica, com aparelhos de DVD, TV, data-show, j que, como afirmou Porto (2006), a simples manipulao de algum artefato tecnolgico no garante uma efetiva ao pedaggica. preciso que professores recebam formao adequada para pensarem as tecnologias miditicas como recursos pedaggicos e de que forma podem contribuir ao uso crtico delas por parte dos alunos. De acordo com Jos Manuel Moran, em seu artigo Educao inovadora na Sociedade da Informao , Temos que repensar
1

Graduada em Letras: Portugus Licenciatura Plena (Unisinos); Estudante do curso de especializao Mdias na Educao (UFPEL); Professora de Lngua Portuguesa e Literatura na rede pblica de ensino. 2 http://pt.wikipedia.org/wiki/Televis%C3%A3o_no_Brasil <acesso em 07.10.12> 3 http://www.abert.org.br/site/images/stories/pdf/AHistoriadoR %C3%A1dionoBrasiVERSaO%2020112.pdf <acesso em 07.10.12>

seriamente os modelos aprendidos at agora. Ensinar e aprender com tecnologias telemticas um desafio que at agora no foi enfrentado com profundidade. Assim, com o objetivo de aprofundar as relaes entre mdias e educao a fim encontrar resultados promissores no processo ensinoaprendizagem, nasce este projeto que ser aplicado em uma turma de Educao de Jovens e Adultos (EJA), na escola Ildo Meneghetti, em Ivoti/RS.

Municpio e escola

Inserida dentro do processo de colonizao do pas, de acordo com o site oficial do municpio4, em meados de 1826, diversas famlias de origem germnica, instalaram-se nos 48 lotes de terra, distribudos ao longo do Arroio Feitoria e nas Colnias de Bom Jardim. Em 1966, os dirigentes municipais contriburam diversidade cultural, destinando uma rea de terras para serem ocupadas por 26 famlias de imigrantes japoneses, surgindo, assim, a Colnia Japonesa, produtora de uvas de mesa, kiwi, hortalias e flores. Fundada em 19 de outubro de 1964 e com populao de 20.160 habitantes (IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica- 2009) dos quais 14.354 so eleitores (TRE Tribunal Regional Eleitoral - , 21/06/2010), Ivoti, a cidade das flores, abriga-os numa rea de 63,14 km, a 55 quilmetros da capital gacha. Para atender sua populao em relao sade, oferece um hospital com 41 leitos, 5 postos de sade, 1 unidade mvel e 1 centro de Fisioterapia. Sua economia dividi-se em trs setores: primrio (accia negra, hortifrutigranjeiros, flores, laticnios, milho, mandioca, feijo), secundrio (indstria de calados, couros, laticnios, malhas, raes e sucos) e tercirio (servios em geral), colaborando para um PIB per capita de R$ 16.863,00 (IBGE 2007). Politicamente, a cidade representada por diferentes partidos
4

http://www.ivoti.rs.gov.br/ <acesso em 06.12.110>

polticos no Poder Legislativo: Partido dos Trabalhadores (PT), Partido do Movimento Democrtico Brasileiro (PMDB), Democratas (DEM), Partido Socialista Brasileiro (PSB), Partido Progressista (PP), Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e Partido da Social Democracia (PSDB) e, no poder executivo, sua representante Maria de Lourdes Bauermann do PP. Em relao Educao, de acordo com o levantamento de dados, realizado pela Secretaria Municipal de Educao e Cultura (Semec), em 2010, Ivoti tem 2.632 matrculas em seus estabelecimentos de ensino, os quais esto distribudos da seguinte maneira: Educao Infantil (inclui Pr-A e Pr-B e creches) - 2 municipais e 4 particulares; Ensino Fundamental - 2 estaduais, 9 municipais, 1 particular; Ensino Mdio - 1 estadual e 1 particular; Ensino Superior - 1 particular. Entre as escolas municipais de Ensino Fundamental, est a EMEF Engenheiro Ildo Meneghetti, localizada na Rua Sapiranga, n 354, no bairro Morada do Sol, pertencente zona urbana do municpio, onde atuo como professora contratada na modalidade de ensino EJA. Para fazer um levantamento de dados e impresses da escola, conversei com a vice-diretora Marlise Pires de Arruda e a coordenadora pedaggica Carla Isabel Haupenthal. Haupenthal relatou-me que o bairro Morada do Sol formado por imigrantes de diversas regies do Estado e de Estados vizinhos, como Santa Catarina e Paran. Disse que eles foram atrados pela oferta de emprego no setor coureiro-caladista e que hoje considerado, pela cidade, o bairro que abriga a populao mais carente economicamente. Depois dessa informao, Arruda acrescentou:

Desde sua fundao em 1984, apesar da comunidade ser carente, os pais so efetivamente participativos. Comparecem em peso a todas as atividades e promoes que a escola oferece. E, por causa dessa participao, ela o que hoje. E junto com o trabalho da equipe diretiva e dos professores estamos conseguindo transformar a realidade dessas pessoas.

Quando a vice-diretora disse ela o que hoje, estava referindo-se ao espao fsico que a escola tem atualmente, pois se tornou, com o passar dos anos, uma das maiores escolas do municpio, com 29 salas de aula, 6 banheiros, uma cozinha ampla, 2 laboratrios de informtica, 1 laboratrio de aprendizagem, 1 biblioteca com um amplo acervo, 1 laboratrio de Cincias, 1 sala para a equipe diretiva, 1 sala para a coordenao, 1 sala para atendimento psicolgico, 1 sala para a secretaria, uma recepo e um ginsio de esporte, anexo escola, e um espao ao cultivo das tradies gacha chamado de Piquete: porteira do futuro. Alm disso, h reas de recreao cobertas e ao ar livre. Para ter ideia de seu crescimento, a escola, no ano de sua fundao, contava com apenas 2 salas de aula, 1 pequena cozinha e 1 banheiro. O grfico mostra o desenvolvimento que a escola apresentou ao longo dos anos.

Fonte:Plano Poltico Pedaggico da escola, escrito em 2010.

Distribuio de alunos por srie/ano/etapa

Fonte: Plano poltico Pedaggico da escola, escrito em 2010.

Apesar de iniciar suas atividades em 1985, a gesto da escola passou a ser democrtica somente a partir de 1998, ano em que a comunidade escolar passou a eleger o(a) diretor(a), que escolhe sua equipe, inclusive seus coordenadores pedaggicos. Haupenthal informou que os vice-diretores e coordenadores pedaggicos no atuam por turnos, e sim por etapas de ensino:

sries iniciais, sries finais e EJA. Assim, tem-se o seguinte quadro: sob a direo geral da escola est o professor Antnio Osmar Bervanger, na vicedireo (Ed. Infantil a 4 srie) a professora ngela Dilly Graeff e a coordenadora pedaggica a professora Mrcia Werlang Berghan. De 6 a 9 ano na vice-direo est a professora Neiva Isabel Mielke Silva e a coordenadora pedaggica a professora Juliana Petry e, na Educao de Jovens e Adultos (EJA), a vice-diretora a professora Marlise Pires Arruda e a coordenadora pedaggica a professora Carla Isabel Haupenthal O EJA foi implantado, na escola, no ano de 2010, com etapas 1, 2, 3 e 4, correspondendo a sries do Ensino Fundamental. Atualmente recebe cerca de 60 alunos com idade entre 15 a 55 anos.

A turma Antes de apresentar a turma na qual ser aplicado este projeto importante trazer informaes sobre a populao atendida na EMEF Ildo Meneghetti. De acordo com Plano Poltico Pedaggico da escola, a maioria dos pais dos alunos, cerca de 80%, casada e tem casa prpria. Em relao escolaridade, mais de 50% estudou at a 4 srie e cerca de 10% continua os estudos. A escola, antes de escrever seu PPP, tambm fez pesquisa entre os alunos da modalidade de ensino EJA, a qual revelou que metade desses alunos tem menos de 25 anos. A modalidade EJA, na escola, oferecida com um currculo diferenciado, o qual engloba o desenvolvimento de projetos cujos temas so escolhidos pelas turmas. Alm disso, a escola oferece a oportunidade de avano de etapas antes do tempo para alunos que apresentam um bom rendimento escolar a fim de diminuir a discrepncia entre idade do estudante e a srie em que est. Em relao turma que participar deste projeto, 4B, que corresponde a 4 e ltima etapa do EJA, 74% dos alunos que a compem so menores de idade (15 a 17 anos), e 26% dos alunos maiores de idade (18 a 40 anos). Cerca de 90% deles era/foi estudante da escola anteriormente. A maioria dos

alunos dessa turma mantm uma postura positiva em relao aos estudos, ou seja, presta ateno nas explicaes do professor, faz as atividades solicitadas, participativa e questionadora. Somente alguns alunos, menores de idade, demonstram certa displicncia diante das aulas e de seus estudos. Essa diferena, no entanto, no gera conflitos na turma, pois aqueles que se apresentam desinteressados, em algum momento, no atrapalham o ritmo das aulas. Cerca de 40% dos estudantes da turma costuma participar das discusses, em sala, contribuindo, com opinies, para o debate. Para que o restante da turma participe oralmente necessria minha interveno. Em relao a um aproveitamento dos estudos, h quatro estudantes que se destacam, ambos do sexo feminino, trs maiores de idade que permaneceram fora da escola por mais de sete anos e uma menor de idade que pediu transferncia do regular h um ano. O restante da turma, exceto quatro alunos que haviam parado de estudar h 22 anos, alcana notas um pouco acima do conceito bom. Esse quatro alunos aos quais me referi apresentam dificuldades de leitura e de escrita. Por isso, exigem ateno dos professores de maneira particular. De acordo com pesquisa realizada por mim, a qual levantava aspectos relacionados a nveis de satisfao e de insatisfao em relao escola e s aulas, a maioria dos alunos confirmou gostar da escola e das aulas. No entanto, em conversas informais entre ns desde o incio de minhas atividades nessa escola (maio de 2012), j havia constatado que os alunos menores de idade, os quais vieram do ensino regular, oferecido no diurno, reclamaram das aulas, julgando-as chatas e montonas. Mesmo que eu tentasse com que aprofundassem suas justificativas em relao s aulas do diurno, eles no conseguiam explicar o porqu consideravam chatas e montonas, apenas alegavam no se adequarem a elas. Situao que fez com que repetissem o ano diversas vezes. A insatisfao registrada por eles, no momento da pesquisa, tem relao com a merenda, oferecida pela escola. Quanto ao levantamento de dados referentes ao uso de mdias, tanto pelos estudantes quanto por seus familiares, todos disseram que usam as mdias diariamente, principalmente para se comunicarem. Apesar disso, apenas 2 dos 30 alunos da turma sugeriram o uso do notebook em substituio

de cadernos e canetas durante as aulas. Somente 16 alunos confirmaram ter internet em casa, realidade que aos poucos est mudando, pois o municpio firmou contrato com empresa de telefonia para disponibilizar sinal a todos os moradores da cidade. De maneira geral, posso dizer que a turma ainda no v possibilidades de uma nova abordagem no processo ensino-aprendizado pelas mdias, os 2 alunos que sugeriram o uso de notebook, na aula, pensaram-no apenas como mudana de suporte. Sobre esse aspecto, posso dizer que cabe ao professor propiciar a incluso digital para esses alunos com o objetivo de apresentar um novo paradigma de educao, com a mesma viso de Porto

No propomos a apologia das tecnologias, mas a utilizao destas como uma das alavancas para reflexo na sala de aula, como um dos elementos desencadeadores de percepes sobre as complexidades do mundo atual e como mediadoras de processos comunicacionais. (PORTO, 2009, p. 48)

A viso dos professores e da coordenadora pedaggica do EJA sobre o uso das TICs positiva. Em vrios momentos do nosso planejamento, realizado em conjunto, todos afirmaram que deveramos utilizar, como recurso pedaggico, o uso da internet e programas nas aulas. Essa afirmativa sempre veio justificada pela oportunidade de apresentarmos a convergncia de mdias aos alunos mais velhos, os quais ainda apresentam resistncia ao manipul-las e de orientarmos o olhar dos alunos que j as usam frequentemente no seu cotidiano. Mesmo que o grupo reconhea a importncia de se incluir a tecnologia no planejamento pedaggico, ironicamente h um frequente enfrentamento com o uso que os alunos fazem de seus celulares no momento em que esto na aula ou quando usam os computadores da escola. Muitos alunos frequentemente interrompem sua ateno durante a explicao do professor ou o desenvolvimento de alguma atividade para lerem ou mandarem mensagens no celular ou acessarem sites de relacionamento. Em relao a isso j se discutiu a possibilidade de dar liberdade aos alunos para utilizarem as mdias

na escola, mas a maioria do grupo de professores afirma que os alunos no tm maturidade para usufrurem dessa liberdade. Como trabalho em outra escola, posso dizer que essa situao no exclusiva do grupo de professores da Ildo Meneghetti. Pelo menos percebo que, nesta, talvez por planejarmos nossas aulas em grupo, discute-se o uso das tecnologias miditicas nas aulas, diferentemente daquela que, alis, pouco discute sobre os rumos da educao no pas ou sobre uma nova abordagem de ensino. necessrio que todos os educadores envolvam-se em transformar a Educao, como j mencionou Edma Santos:

Entendemos a Educao, com letra maiscula, como um processo amplo que vai alm da modalidade de organizao dos processos de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, as tecnologias digitais em rede podem potencializar a educao em geral (presencial ou online) e a formao de educadores, pois permitem: extenso e novas arquiteturas da sala de aula para alm da localizao fsica, acesso a diversos objetos de aprendizagem, interfaces e informaes em rede, comunicao interativa entre seres humanos e objetos tcnicos, formao de comunidades de prtica e de aprendizagem para alm das fronteiras institucionais, vivenciar novas relaes com a pesquisa em suas diversas fases. (SANTOS, 2011, p. 26)

Sobre esse aspecto e como professora que j conheceu diversas realidades escolares durante 11 anos de carreira, afirmo que o que mais me perturba no meu trabalho justamente a pouca oportunidade de discutirmos sobre a Educao em nosso pas e nas nossas escolas. Percebo que ainda mantemos uma atuao solitria no nosso ambiente de trabalho, esquecendonos de que Educao se faz compartilhando informaes e experincias. Acredito que a atuao solitria d-se pelo fato de os professores no terem um momento para isso a no ser no intervalo das aulas, que tem durao mdia de 15 minutos. Muitas escolas ainda mantm um horrio de planejamento isolado para esses profissionais, o que dificulta a construo de um projeto em conjunto e a socializao de fracassos e sucessos da atuao

de cada um. Sem um tempo devido para refletir a prtica e as mudanas da sociedade ser invivel uma mudana de paradigma educacional e dificilmente dar uma boa resposta, como menciona Libneo (2010), em entrevista para o SIMPROSP5, complexidade desse mundo contemporneo. Em contrapartida, percebo que a maioria das escolas d liberdade de atuao aos seus professores e respeita a concepo pedaggica de cada.

Ideia pesquisada

O currculo do EJA, na escola Ildo Meneghette, em Ivoti/RS, construdo por projetos cujas temticas so escolhidas pelas turmas. Essa escolha, deliberada pelo grupo de professores e pela coordenao da escola, est embasada na semelhante ideia de Maria Elisabette Brisola Brito Prado (2005)

Na pedagogia de projetos, o aluno aprende no processo de produzir, levantar dvidas, pesquisar e criar relaes que incentivam novas buscas, descobertas, compreenses e reconstrues de conhecimento. Portanto, o papel do professor deixa de ser aquele que ensina por meio da transmisso de informaes que tem como centro do processo a atuao do professor para criar situaes de aprendizagem cujo foco incida sobre as relaes que se estabelecem nesse processo, cabendo ao professor realizar as mediaes necessrias para que o aluno possa encontrar sentido naquilo que est aprendendo a partir das relaes criadas nessas situaes. (Prado, 2005)

A turma 4B, na qual aplicarei meu projeto, decidiu investigar as mudanas ps-guerra e, ns, professores, em conjunto, delimitamos objetivos, gerais e especficos de cada disciplina, que queremos alcanar com ele. Como eu j conhecia algumas curiosidades sobre o ps-guerra, ocorreu-me trabalhar com os alunos sobre o rdio, j que a radiodifuso iniciou-se no fim da 2

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=6kk__FXVwC0

guerra mundial. Assim, decidi fazer pesquisas na internet a fim de encontrar algum projeto que inclusse o rdio no seu programa de estudos. No site Portal do professor, encontrei o trabalho da professora Juliana Gomes de Souza Dias, com participao de Eziquiel Menta, cujo nome Nas ondas do rdio6. A ideia original do projeto fazer com que os alunos pesquisem a histria do rdio e sua influncia no cotidiano das pessoas. Havia mais projetos relacionados com o rdio, mas o de Dias chamou-me ateno pelo fato de incluir, no seu planejamento, a manipulao de variadas mdias. Numa viso geral de sua proposta pedaggica, seus alunos deveriam pesquisar, na internet, sobre a histria do rdio, sobre as principais rdios, sobre as radionovelas, sobre os principais programas de rdio, sobre as diferenas entre rdios AM e FM. Aps a pesquisa, deveriam post-las em um blog criado, em conjunto, por eles. Postadas as informaes no blog, os alunos deveriam criar uma rdio fsica ou uma virtual (web rdio), para a realizao deste, precisavam pesquisar sobre como fazer um podcast. Apesar de julgar 4 aulas de 50 minutos, como descrito no site, pouco tempo para a realizao do projeto, acredito que a ideia de Dias revela sua criatividade e seu compromisso com uma aula inovadora, ampliando, como mencionou Andr Lemos (2005, p. 02), a ...conexo entre homens e homens, mquinas e homens, e mquinas e mquinas motivadas pelo nomadismo tecnolgico da cultura contempornea...

Metodologia

Determinado o tema do projeto da turma 4B, iniciarei meu projeto propondo pesquisa sobre o rdio e slogans de programas de rdio da regio, na internet, sem, inicialmente, direcion-los a sites selecionados por mim a fim de averiguar os caminhos que os alunos iro percorrer.

O suporte digital on-line permite que, por meio dos links , o leitor adentre, construa seus prprios caminhos de leitura, no mais preso
6

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=2062

linearidade das pginas da apostila ou do livro. O fim no hipertexto sempre um novo comeo caleidoscpico, no qual podemos, simultaneamente, ler vrios textos (janelas mixadas), cortar, colar e criar intertextos. (SILVA e SANTOS, 2009, p. 127)

Alm dessa pesquisa, a fim de contemplar o tema escolhido pelos alunos, solicitarei que busquem, na internet, inovaes trazidas pelo psguerra. Assim que fizerem essa pesquisa, a turma ser dividida em grupos, os quais ficaro responsveis por: elaborarem dois programas de rdio, slogans e propagandas de rdio. Cada grupo dever escrever seu prprio planejamento. De maneira pormenorizada, um grupo ficar responsvel por criar um programa de rdio que ter como tema curiosidades do ps-guerra (invenes), outro grupo ficar responsvel por criar um programa de rdio que traga como tema a histria do rdio, alguns alunos ficaro responsveis por gravarem os slogans e propagandas, que sero inseridos na programao das duas rdios. Na programao, dever constar a participao de ouvintes e a participao de pessoas que sero entrevistadas pelos respectivos locutores. Assim que todos tiverem o planejamento do que iro apresentar, mostrarei um tutorial de como manipular o programa Audacity e proporei a gravao da programao. Salientarei que, para ocorrer a gravao, a turma trabalharia por etapas para perfeita captao do som e que, para isso, a professora Pauline Leopoldo, responsvel pela informtica, ficar responsvel por essa gravao, enquanto permanecerei com os outros alunos em sala. Alm disso, deixarei os alunos a par da informao de que tero de, no final do trabalho, avaliarem o projeto e que ele ser apresentado na semana de socializao dos trabalhos, realizados pelas turmas do EJA.

Aplicao do projeto

Primeiro encontro

Como introduo do projeto sobre o rdio, iniciei um dilogo, com os alunos, sobre as rdios locais. Perguntei quais rdios gostavam e o porqu. Em seguida, solicitei que relembrassem de slogans de rdio e fui listando-os no quadro branco. Durante esse tempo, foi mencionada a importncia do rdio como difusor de informao e o quanto a populao brasileira tem apreo pela comunicao oral. Depois desse momento, expliquei o projeto que eu iria aplicar na turma, justificando sua relevncia para a pesquisa, que a turma escolheu realizar durante o trimestre, Mudanas ps-guerra, j que a radiodifuso iniciou-se com o fim da 2 guerra mundial. A partir disso, a turma foi conduzida sala de informtica, onde deveriam pesquisar sobre a histria do rdio e sobre invenes surgidas durante e depois da guerra. Para essa pesquisa, no direcionei o olhar dos alunos para nenhum site, pois gostaria de averiguar qual site de busca selecionariam para sua pesquisa, que palavras-chave escolheriam para realiz-la e quais sites escolheriam como fonte de informao e se seriam seduzidos a clicarem em outros links, pois, como mencionaram Silva e Santos (2009, p. 127)

O suporte digital on-line permite que, por meio dos links , o leitor adentre, construa seus prprios caminhos de leitura, no mais preso linearidade das pginas da apostila ou do livro. O fim no hipertexto sempre um novo comeo caleidoscpico, no qual podemos, simultaneamente, ler vrios textos (janelas mixadas), cortar, colar e criar intertextos.

Todos os alunos escolheram, como site de busca, o Google, talvez no por escolha prpria, mas pela configurao dos computadores da escola. Os mais velhos tiveram alguma dificuldade de encontrar sites que oferecessem informaes que buscavam, pois digitaram palavras muito amplas, como rdio, segunda guerra mundial. Assim, tive que orient-los a como filtrar suas

pesquisas. Alm disso, chamei ateno de todos para a escolha do site, dizendo que usassem informaes de sites onde pessoas assinavam seus textos, que evitassem utilizar informaes de blogs ou que conferissem a mesma informao em outras fontes, que prestassem ateno se havia patrocinadores mantendo a pgina (ningum patrocinaria um site com contedos duvidosos). De acordo com Jos Manuel Moran ,

A WEB uma fonte de avanos e de problemas. Podemos encontrar o que buscamos, e tambm o que no desejamos. A facilidade traz tambm a multiplicidade de fontes diferentes, de graus de confiabilidade diferentes, de vises de mundo contraditrias. difcil selecionar, avaliar e contextualizar tudo o que acessamos . (MORAN, 2012)

Alguns alunos saram do foco de pesquisa para entrarem em links, trazidos pelos sites, que fugiam do tema proposto. Menciono a atuao de um aluno que clicou em um rtulo vdeos estranhos e visualizou o vdeo do ursinho TED . Tive que adverti-lo, j que no dispnhamos de muito tempo para a realizao da tarefa, pois tnhamos apenas duas semanas para a realizao do projeto, dentro do horrio da disciplina Portugus, equivalente a 8 horas. Dos sites pesquisados , alguns estudantes copiaram as informaes em seus cadernos e outros solicitaram impresso das informaes, justificando que esta prtica facilitaria a possibilidade de releituras. Observei, nesse momento, que os alunos apresentavam dificuldades em usar suas prprias palavras para registrarem as informaes.

Segundo encontro

No incio da aula, solicitei que os alunos organizassem-se em grupos de acordo com as seguintes propostas: programa de rdio que abordasse sobre as curiosidades ps-guerra, programa de rdio que abordasse a histria do rdio, slogans para os dois programas e para as rdios, propagandas. Organizados, passei a orientao que deveriam planejar os programas com o mximo de autoria, evitando a transcrio literal das informaes coletadas na web. Esse foi o processo mais demorado para os grupos, especialmente para os mais velhos, pois a tarefa exigia, de todos, a compreenso do que leram a fim de construrem seus prprios textos. Assim, detive-me mais no grupo de alunos que estava mais tempo fora da escola na tentativa de alcanar o que props Moran :

Do ponto de vista metodolgico, o educador precisa aprender a equilibrar processos de organizao e de provocao na sala de aula. Uma das dimenses fundamentais do ato de educar ajudar a encontrar uma lgica dentro do caos de informaes que temos, organiz-las numa sntese coerente, mesmo que momentnea, compreend-las. Compreender organizar, sistematizar, comparar, avaliar, contextualizar. Uma segunda dimenso pedaggica procura questionar essa compreenso, criar uma tenso para super-la, para modific-la, para avanar para novas snteses, outros momentos e formas de compreenso. Para isso, o professor precisa questionar, criar tenses produtivas e provocar o nvel da compreenso existente. (MORAN, 2012)

Restando 15 minutos para o trmino da aula, apesar de alguns grupos no terem terminado a tarefa, disponibilizei um tutorial, feito pelo professor Guilherme da Rosa, para a disciplina Oficina de TV e Vdeo, do curso de especializao Mdias na Educao, oferecido pela UFPEL, de como manipular o programa Audacity, informando que, na prxima aula, iniciariam a gravao, com o auxlio da professora de informtica Pauline Leopoldo, j que a captao de som seria feita em partes e s com a presena dos integrantes do grupo, na sala de informtica.

Terceiro encontro

O incio da gravao iniciou-se com o grupo responsvel pela elaborao de slogans e propagandas, enquanto o restante da turma e eu terminvamos o planejamento dos programas de rdio. Nessa aula, dois alunos os quais seriam os locutores dos programas trouxeram material, pesquisado na internet, explicando como fazer a abertura de um programa de rdio, evidenciando a motivao na realizao do projeto. Alm de auxili-los no planejamento, solicitei que comeassem a ensaiar a apresentao, com o objetivo de compreenderem que teriam de usar a voz de outra maneira, com mais desempenho, entonao, clara e atraente, principalmente por parte do apresentador do programa. Esse momento, trouxe situaes descontradas na turma, em os prprios alunos riam de si mesmos, devido a experimentao de uma atividade que nunca realizaram, deixando transparecer tambm a timidez de cada um. Assim que o primeiro grupo terminou a gravao, outro grupo encaminhou-se sala de informtica para iniciar a gravao do programa Curiosidades da rdio Vida e, como restavam poucos minutos para o trmino de minha aula, solicitei a ausncia desses alunos para o professor do prximo horrio, o qual permitiu tranquilamente. Assim, o grupo conseguiu terminar a gravao no mesmo dia em que inicou.

Quarto encontro e concluses do projeto

Enquanto o ltimo grupo encaminhava-se para a sala de informtica para gravarem o programa A histria do rdio, da rdio Ildo Meneghette, disponibilizei o resultado da gravao dos outros grupos e solicitei uma avaliao da proposta pedaggica por escrito com algumas perguntas norteadoras. De acordo com o aluno 1, realizar esse trabalho foi significativo para ele, pois nunca havia ouvido sua voz por meio de um artefato tecnolgico

e que sentiu certo constrangimento no incio, mas que, com o tempo, familiarizou-se com ela. Essa fala lembrou-me da assertiva de Dione (2008):

Esses projetos podem trazer enormes benefcios para a escola, pois enquanto ao educativa priorizam a auto estima e autovalorizao dos membros da comunidade, permitindo sua expresso atravs de sua voz, associada aos exerccios de elaborao coletiva da programao a ser veiculada. (DIONE p. 19, 2008)

Apesar de o projeto no ser a manuteno de uma rdio na escola, j serviu para que os alunos refletissem sobre a construo de uma rdio e sobre seus processos. A aluna 2, relatou que mudou sua voz instantaneamente no momento em que a professora Pauline dizia gravando. Disse que isso era resultado de sua memria como ouvinte de rdio, que ela no poderia falar como falava com amigos ou no corredor da escola, pois no era uma fala to descontrada. De acordo com as leituras que fiz das avaliaes de todos os alunos, percebi que alguns se sentiram motivados na realizao do trabalho pelo fato de perceberem o quanto a leitura competente importante para qualquer atividade na vida, concluso que me deixou satisfeita j que refletiram sobre si mesmos e, consequentemente, mudaram sua relao com os estudos. Ainda, foi possvel observar a postura positiva que mantiveram ao trabalharem juntos para alcanar um mesmo objetivo. Durante todo o processo, os alunos compartilharam informaes e experincias, ajudaram-se a superar dificuldades, elogiaram-se a cada percepo de algum talento evidenciado.

A comunicao, compreendida como troca de conhecimentos, possui uma dimenso educativa que deve ser levada em conta j que educao comunicao, dilogo, na medida em que no transferncia de saber, mas um encontro de sujeitos interlocutores que buscam a significao dos significados (FREIRE; 1992, p.69).

Devido ao entusiasmo pelo resultado do trabalho, os alunos sugeriram que ele fosse postado no blog da escola. Essa ideia chegou aos ouvidos dos professores que pensaram em criar um blog para o EJA da escola, o qual j est sendo planejado. Alm disso, durante a discusso avaliativa, compreenderam que podem usar o programa audacity em outras situaes, em futuros trabalhos ou, at mesmo, para realizarem podcasts.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

PORTO, Tania Maria Esperon. As tecnologias de comunicao e informao na escola; relaes possveis... relaes construdas. Revista Brasileira de Educao. So Paulo, nmero 31, PP 43-57, ano/vol. 11,jan-abril.

SANTOS, Edma. O currculo multirreferencial: outros espaostempos para a educao online. Salto para o Futuro: Cibercultura: o que muda na Educao. Ano XXI Boletim 03 - Abril 2011.

LEMOS, Andr. Cibercultura e Mobilidade. A Era da Conexo. Disponvel em: < http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2005/resumos/r1465-1.pdf> Acesso em 19 out. 2012.

SILVA, Marco. SANTOS, Edma. Contedos de aprendizagem na educao on-line: inspirar-se no hipertexto. Educao & Linguagem. v. 12 n. 19 p. 124142, jan.-jun. 2009.

FREIRE, Paulo. Extenso ou comunicao? So Paulo: Paz e Terra, 1992.

MORAN,Jos Manuel. Disponvel em: http://www.eca.usp.br/prof/moran/pesquisa.pdf. Acesso em: 03 ago. 2012. MORAN, Jos Manuel. Disponvel em <http://www.eca.usp.br/prof/moran/utilizar.htm>. Acesso em: 03 ago 2012.

SCUISATO, Dione Aparecida Sanches. Mdias na educao: uma proposta de potencializao e dinamizao da prtica docente com a utilizao de ambientes virtuais e colaborativos. Disponvel em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2500-8.pdf >. Acesso em: 02 ago. 2012.

SILVA, Marco. SANTOS, Edma. Contedos de aprendizagem na educao on-line:inspirar-se no hipertexto. Educao & Linguagem. v. 12 n. 19 p. 124142, jan.-jun. 2009.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Televis%C3%A3o_no_Brasil <acesso em 07.10.12>

http://www.abert.org.br/site/images/stories/pdf/AHistoriadoR %C3%A1dionoBrasiVERSaO%2020112.pdf <acesso em 07.10.12> PPP Ildo Meneghetti Ivoti/RS http://www.ivoti.rs.gov.br/ <acesso em 06.10.12> As tecnologias de comunicao e informao na escola, relaes possveis... relaes construdas. Tnia Porto. (2006) revista brasileira de educao.

Educao inovadora na Sociedade da Informao , Jos Manuel Moran. ANPEDE. So Paulo, 2006

You might also like