You are on page 1of 9

AS DIFICULDADES NO PROCESSO DE ENSINO DO CONTEDO DE HISTRIA DO BRASIL COLONIAL.

Daniel Rodrigues de Lima Professor-Tutor Externo: Jlio Csar Queiroz de Souza Centro Universitrio Leonardo da Vinci - UNIASSELVI Licenciatura em Histria (HID0167) Prtica do Mdulo IV 19/10/2012 RESUMO As dificuldades no processo de ensino do contedo de Histria do Brasil Colonial tema abordado em nosso paper. O objetivo geral de nosso artigo identificar as dificuldades que os professores possuem no Ensino de Histria do Brasil Colonial. A metodologia utilizada para conseguirmos os nossos objetivos consistiu em analisar obras bibliogrficas acerca do assunto de Histria do Brasil Colonial, para podermos conceituar o tema, fizemos abordagem do livro didtico utilizado pelos professores, para sabermos o espao destinado aos contedos de Histria do Brasil Colonial e entrevistas com os professores, onde estes nos elencaram vrias dificuldades acerca do ensino dos contedos de Histria do Brasil Colonial. Por fim, entendemos que apesar de diversas dificuldades para o ensino que vo desde salas superlotadas de alunos, falta de interesse pela disciplina de histria, dificuldade de leitura e interpretao dos textos de histria e at a falta de acompanhamento das famlias nos desempenhos dos estudantes, onde diante destes enfrentamentos os professores buscam nas metodologias atravs das mdias eletrnicas ensinarem um contedo de histria do Brasil Colonial, onde sejam visualizadas rupturas e permanncias com o processo histrico em que os alunos esto inseridos, e com isso, transformar e formar sujeitos crticos e reflexivos para o viver em sociedade. Palavras-chave: Dificuldades de Ensino. Contedos. Brasil Colonial. . 1 INTRODUO O tema de nosso paper ser As Dificuldades no processo de ensino do contedo de Histria do Brasil Colonial. O desenvolvimento de tal tema foi elaborado a partir do componente curricular da prtica do quarto mdulo de estudos do Centro Universitrio Leonardo Da Vinci (UNIASSELVI) do Curso de Licenciatura em Histria. Com isso, temos como objetivos a atingir: Geral: Identificar as dificuldades que os professores possuem no Ensino de Histria do Brasil Colonial. Enquanto os especficos so: Conceituar o que Histria do Brasil Colonial; Analisar o espao destinado nos livros didticos ao

contedo de Brasil Colonial; e Identificar como os professores interveem para poderem suprir as dificuldades. O tema relevante no sentido de sermos talvez pioneiros em tratar sobre as dificuldades que o contedo de Histria do Brasil Colonial proporciona ao professor, pois no conseguimos encontrar suportes bibliogrficos que tratassem exclusivamente do tema. Porm somente do ensino de Histria do Brasil por completo. Algumas obras nos servem como referencial terico, em que nos permitem analisar e compreender o tema proposto. Em Formao do Brasil Contemporneo: Colnia, o historiador, Caio Prado Jnior, nos permite desenvolver a partir de suas ideias uma anlise acerca do que representa esse perodo do Brasil Colonial para nossa formao enquanto Estado Nao, alm de ns ajudar a conceituar o que vem a ser Histria do Brasil Colonial. Os professores Evandro Andr de Souza e Thiago Juliano Sayo com a obra Histria do Brasil Colonial, tambm, ns ajudam a compreender o perodo em questo e, com isso, podermos conceitua-lo. A historiadora Circe Bittencourt com o artigo Identidade Nacional e Ensino de Histria do Brasil, nos ajuda a entender de forma geral a disciplina, pois o ensino desta permite com isso a construo do sentimento de identidade nacional, onde se busca ensinar uma histria no dogmtica que privilegia grupos de heris como principais agentes histricos, mas uma histria onde todos que compem a sociedade so agentes em seu processo histrico. A metodologia empregada consiste nos dilogos e entrevistas com os professores Marcelo Monteiro e Janana Barreto, onde nos permitiram entender quais so suas dificuldades no ensino do contedo de Histria do Brasil Colonial. Alm disso, analisamos o livro didtico que estes professores utilizam em suas aulas para entendermos qual o espao do contedo, onde temos o livro Histria: Sociedade e Cidadania de Alfredo Boulos Junior (2009) como fonte de analise, em que este relativo ao stimo ano do ensino fundamental. O artigo segue com os seguintes itens: 2) Histria do Brasil Colonial, onde buscamos conceituar o que vem a ser este perodo de acordo com a historiografia; 3) O espao destinado pelo livro didtico ao contedo de Histria do Brasil Colonial, em que verificamos o espao relegado a esse contedo; 4) As dificuldades dos professores no ensino de Histria do Brasil Colonial, que neste tpico elencamos as dificuldades encontradas pelos professores e mostramos como estes utilizam de metodologias apoiadas em materiais didticos como o vdeo e a imagem para trabalharem os contedos em sala; Consideraes finais e, por fim, as referncias bibliogrficas e fontes que fundamentaram nossas anlises e discusses.

2 BRASIL COLONIAL: FORJANDO CONCEITOS

O perodo compreendido que vai 1500, com a chegada dos portugueses ao territrio que posteriormente o denominariam de Brasil, at 1822 com sua Independncia poltica em relao a Portugal, o que tradicionalmente a historiografia tratou como Brasil Colnia. Onde Boris Fausto divide o perodo colonial brasileiro da seguinte forma:
Podemos dividir a histria do Brasil Colonial em trs perodos muito desiguais em termos cronolgicos: o primeiro vai da chegada de Cabral instalao do governo geral, em 1549; o segundo um longo lapso de tempo entre a instalao do governo geral e as ltimas dcadas do sculo XVIII; o terceiro vai dessa poca Independncia, em 1822. O que justifica essa periodizao no so os fatos apontados em si mesmos, mas sim aquilo que expressam. O primeiro perodo se caracteriza pelo reconhecimento e posse da nova terra e um escasso comrcio. Com a criao do governo geral inicia-se a montagem da colonizao que ir se consolidar ao longo de mais de dois sculos, com marchas e contramarchas. As ltimas dcadas do sculo XVIII so uma referncia para indicar um conjunto de transformaes na ordem mundial e nas colnias, que do origem crise do sistema colonial e aos movimentos pela independncia. (1995, p.41)

Souza e Sayo (2011) entendem a colonizao do Brasil como um processo de dominao dos portugueses, onde segundo os autores: Temos que entender que o processo de povoamento e colonizao do Brasil no foi um conto de fadas, mas sim um processo histrico doloroso, principalmente para os povos nativos, processo este repleto de rupturas. (2011, p.39). Caio Prado Jnior dando sentido colonizao portuguesa no Brasil nos informa que:
[...] No alvorecer do sc. XV, a histria portuguesa muda de rumo. Integrado nas fronteiras geogrficas naturais que seriam definitivamente suas, constituindo territorialmente o Reino, Portugal se vai transformar num pas martimo; desliga-se, por assim dizer, do continente e volta-se para o Oceano que se abria para o outro lado; no tardar, com suas empresas e conquistas no ultramar, em se tornar uma grande potncia colonial. (1997, p.20-21)

Dessa forma compreendemos que colonizar um territrio consistia em tomar posse e dominar, onde se buscava povoar, defender e administrar seu novo empreendimento econmico, Prado Junior salienta:
Nestas condies, colonizao ainda era entendida como aquilo que dantes se praticava; fala-se em colonizao, mas o que o termo envolve no mais que o estabelecimento de feitorias comerciais, como os italianos vinham de longa data praticando no Mediterrneo, a Liga Hansetica no Bltico, mais recentemente os ingleses, holandeses e outros no Extremo-Norte da Europa e no Levante; como os portugueses fizeram na frica e na ndia. Na Amrica a situao se apresenta de forma inteiramente diversa; um territrio primitivo habitado por rala populao indgena incapaz de fornecer qualquer coisa de realmente aproveitvel. Para os fins mercantis que se tinham em vista, a ocupao no se podia fazer nas simples feitorias, com um reduzido pessoal incumbido apenas do negcio, sua administrao e defesa armada; era preciso ampliar estas bases, criar um povoamento capaz de abastecer e manter feitorias que se fundassem e organizar a produo de gneros que interessassem ao seu comrcio. A idia de povoar surge da, e s da. (1997, p. 24).

Compreendemos que o termo colonizao um conceito que significa o estabelecimento ou fundao de reas comerciais fora dos domnios de origem, que podem funcionar como entrepostos de comercio com estabelecimentos militares, mas sem inteno de povoamento (feitorias) como na frica e ndia, o outro tipo de colonizao a do tipo de explorao e povoamento de uma dada regio, onde se transplanta e cria-se um aparelho burocrtico, politico, administrativo e militar com o objetivo de povoar e servir como lugar fornecedor de riquezas em forma de matria primas metrpole, e depois como local de escoamento de produtos manufaturados ou industrializados, fazendo com isso o pacto colonial funcionar.

3 O ESPAO DESTINADO PELO LIVRO DIDTICO AO CONTEDO DE HISTRIA DO BRASIL COLONIAL. Pretendemos neste momento entender o espao reservado que os autores de livros didticos legaram aos contedos de Histria do Brasil Colonial, onde o livro didtico base que utilizamos ser Histria: Sociedade e Cidadania de Alfredo Boulos Junior, que utilizado nos stimos anos de ensino fundamental, pelos professores de histria Marcelo Monteiro da Escola Estadual Rosina Ferreira da Silva e Janaina Barreto da Escola Estadual Maria Rodrigues Tapajs. O livro didtico um material produzido sob a encomenda do Ministrio da Educao (MEC), onde foram distribudos pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educao (FNDE), fazendo parte do Plano Nacional do Livro Didtico-PNLD. um recurso didtico produzido de acordo com a percepo da Histria Integrada, ou seja, busca-se integrar Histria Geral e do Brasil em um padro de acordo com a periodizao cronolgica em estudo, onde as subdivises didticas da histria so: Pr-histria, Histria Antiga, Histria Medieval, Histria Moderna e Contempornea. Acerca desse estudo de Historia Integrada a historiadora Circe Bittencourt nos informa:
Em decorrncia dessa corrente de anlise, surgiu uma produo didtica denominada Histria Integrada. Trata-se de uma abordagem que apresenta inovaes, dentre elas a de procurar introduzir o tempo sincrnico, que permite estabelecer nas relaes tempo/espao e contexto histrico, apesar de manter a lgica de construo de contedos pela ordenao cronolgica. [...]. (2004, p.187)

A obra que analisamos desenvolvida em suas divises em quatro unidades, composta ao todo de quinze captulos, onde temos as seguintes divises em unidades: 1) A Europa medieval, 2) rabes, africanos e chineses, 3) Mudanas na Europa e, por fim, 4) Amrica e Europa.

O que observamos que dos quinze captulos da obra apenas trs tratam especificamente da colonizao portuguesa na Amrica, onde o captulo onze da unidade quatro do livro fala dos Povos indgenas no Brasil antes da chegada dos europeus e o que esta representou a essas populaes, o captulo quatorze intitulado Colonizao portuguesa: administrao, que trata das primeiras expedies extrativas de pau-brasil, da implantao das capitanias hereditrias, da instalao do governo geral e da expanso do catolicismo e a ao dos missionrios no territrio a colonizar e o captulo quinze que trata sobre A economia e sociedade colonial, buscando visualizar a economia aucareira, a sociedade colonial, a presena dos holandeses no Brasil e a Guerra dos Mascates. Diante disso, o que percebemos que o espao ao contedo de Brasil Colonial bem pouco, onde podemos entender que se torna muito difcil seu ensino, pois se tenta em poucas pginas ensinar aos alunos sobre processo to complexo que a formao do Brasil. Devido a essa falta de espao ao contedo de Histria do Brasil em todos os seus perodos, a historiadora Circe Bittencourt, informa que:
A diminuio de contedos de Histria do Brasil nas diferentes sries do ensino fundamental e mdio possui um significado que no se situa na Histria Integrada enquanto possiblidade de organizao e seleo de contedo, mas na fundamentao terica e na lgica que a sustenta. Se a produo de Histria Integrada tem reservado pouca importncia a Histria Nacional, isso se deve a uma postura terica metodolgica e a uma opo sobre as finalidades do ensino de Histria. Dessa forma, em sentido oposto atual forma de organizao de contedos, poderia ser feita uma Histria Integrada inversa, na qual a Histria Brasileira constitusse a maioria dos tpicos e captulos, dependo da abordagem e da opo diante da problemtica nacional e da concepo sobre a posio econmica e poltica que o pas ocupa na nova ordem mundial capitalista. (2004, p.188-189)

Acreditamos e concordamos com a autora, pois entendemos que a Histria do Brasil enquanto disciplina deve ter um maior espao nos programas da disciplina de Histria, e com isso, o contedo de Histria do Brasil Colonial passa a ser amplamente explicitado e trabalhado em sala de aula, pois so de extrema importncia para entendimento de nossas relaes polticas administrativas e alm, de nos dar entendimento acerca da formao do Brasil como Nao, pressupostos esses que so herana de nosso perodo colonial.

4 AS DIFICULDADES DOS PROFESSORES NO ENSINO DO CONTEDO DE HISTRIA DO BRASIL COLONIAL: NAS ESCOLAS ESTADUAIS ROSINA FERREIRA DA SILVA E MARIA RODRIGUES TAPAJS.

Nossa forma para compreender as dificuldades dos professores em ensinar o contedo de Histria do Brasil Colonial, consistiu em entrevistas, em que elaboramos duas perguntas apenas,

que so as seguintes: 1) Quais as dificuldades do ensino de Histria do Brasil Colonial; e 2) Como fazer para amenizar tais dificuldades. Com tais questionamentos nos dirigimos aos professores de Histria Marcelo Monteiro e Janaina Barreto. Nas conversas com os professores encontramos um discurso semelhante sobre as dificuldades em ensinar Histria do Brasil colonial, onde de acordo com as suas palavras temos:
Janaina (Escola Estadual Maria Rodrigues Tapajs)- As maiores dificuldades so a falta de vontade dos alunos de aprenderem a disciplina de Histria, alm disso, somam-se as dificuldades de leitura e Histria requer muita leitura e interpretao de texto, salas lotadas que causam a disperso e falta de ateno dos alunos, alm da falta de acompanhamento dos pais com relao estada dos filhos na escola. Marcelo (Escola Estadual Rosina Ferreira da Silva)- As dificuldades maiores so fazer com que os alunos se concentrem nas aulas, onde o dficit de ateno enorme. Os alunos acerca do entendimento do assunto de Histria do Brasil colonial possuem dificuldades, pois no compreendem e no conseguem visualizar as diferentes temporalidades histricas, e como o Brasil est inserido no tempo e espao histrico.

Diante do exposto pelos professores podemos elencar que as principais dificuldades no ensino de Histria do Brasil Colonial e no ensino da disciplina de Histria em Geral so: salas com nmero excessivo de educandos o que dificulta a ateno, dificuldades em ler e interpretarem os textos histricos, falta de interesse dos estudantes pelas aulas, o no acompanhamento do desempenho escolar dos filhos por parte dos pais, e ainda em grande parte os colegiais no possurem na faixa etria de 11 e 12 anos de idade, no 7 ano do ensino fundamental, grande capacidade de abstrair sobre os assuntos da disciplina, ocasionando grandes dificuldades de entender e compreender o que ensinado. Corroborando com que os professores nos dizem acerca destas dificuldades Deocirna Campos, que em um estudo sobre e Histria e prtica pedaggica em escolas pblicas do Rio Grande do Sul nos informa sobre as dificuldades dos professores em ensinar a disciplina, onde temos:
[...] a criana antes dos 12 anos de idade [...] no teria condies de perceber o tempo histrico, devido a grande necessidade de abstrao que os contedos de Histria exigem nesse momento. Devido sua relao ainda muito direta com o conhecimento apresentado de forma mais concreta e presente (a histria da famlia, do bairro, da cidade e at mesmo do Estado) a criana no consegue abstrair, entender o que sejam 4000 anos antes de Cristo. Dessa forma, os professores sentem-se desafiados e impotentes ao mesmo tempo. (2000, p. 136)

Alm destas dificuldades elencadas destacamos ainda, por termos analisado o livro didtico, a falta de espao que possui a Histria do Brasil, onde assuntos to complexos como Histria do Brasil Colonial, possuem apenas alguns captulos com poucas informaes acerca do contedo.

Outra questo a prtica pedaggica no ensino de Histria, tambm torna por vezes seu ensino enfadonho, onde se privilegiam apenas aulas expositivas e com contedos escritos no quadro, sem a interveno de outros recursos didticos, onde o livro s vezes o nico recurso utilizado, com isso, causa um desestmulo por parte dos alunos em querer aprender o contedo. Acerca dessa questo que propomos o segundo questionamento onde perguntamos: o que se pode fazer diante destas dificuldades:
Janaina- precisamos lanar mo de uma metodologia onde possamos fazer com que os alunos passem a ver a disciplina de Histria e seus contedos como to importante quanto s outras disciplinas, onde se tem a necessidade de nos auxiliarmos das novas tecnologias para poder ter um ensino mais dinmico e proveitoso, mostrando que o entendimento de Histria do Brasil Colonial pode nos informar sobre as nossas formas politicas, econmicas, sociais e culturais, onde temos heranas identificando as permanncias e rupturas com relao ao perodo. Marcelo- o professor pode suprir essas dificuldades de falta de ateno com uma metodologia, onde a histria do Brasil colonial esteja mais prxima realidade cotidiana dos alunos, mostrando que estes fatos do Brasil colonial esto presentes ainda hoje em seu dia-a-dia, acerca do entendimento do ensino o professor deve se auxiliar do vdeo e da imagem concatenados com o contedo do livro didtico, creio que ajuda o ensino do contedo e da disciplina de Histria em geral.

Verificamos que as dificuldades no ensino no s dos contedos de Histria do Brasil Colonial, existem, assim como da disciplina em geral, onde se busca auxlio das novas metodologias para poder elaborar prticas que faam com que os educandos possam se interessar pela disciplina Histria, pois est de extrema importncia para compreenso do ser humano ao longo do tempo histrico, onde, a partir disto, o homem se entenda enquanto sujeito e agente de sua histria, e com isso, podendo influenciar e ser influenciado pelo processo histrico que est inserido. Acreditamos diante dos que os nos informaram os educadores e obras que analisamos que a histria do Brasil Colonial apesar de possuir suas dificuldades em seu ensino, deve ser trabalhada de uma forma dinmica e prxima da realidade dos alunos, onde o auxlio dos recursos didticos imprescindvel, pois, com isso, os profissionais da educao escapam de aulas meramente expositivas e passam a ter aulas mais ilustrativas e compreensivas, fazendo os educandos se interessarem e terem prazer em aprender o contedo ensinado.

3 CONSIDERAES FINAIS O assunto em questo As Dificuldades no processo de ensino do contedo de histria do Brasil Colonial, foi desenvolvido de uma maneira em que buscamos verificar que dificuldades eram essas, onde os educadores Marcelo Monteiro e Janaina Barreto, que lecionam no ensino fundamental de duas escolas da rede estadual de ensino, nos proporcionaram a identificao de quais so esses problemas e como fazer para supri-las. Conseguimos atingir todos os objetivos elencados, onde conceituamos o que Histria do Brasil Colonial, verificou-se o nfimo espao ao qual reservado o contedo de Histria do Brasil colonial nos livros didticos e que os professores se utilizam de metodologias novas auxiliadas pelas mdias tecnolgicas para suprir as dificuldades que os alunos tm em aprender os contedos, e os educadores de os ensinarem. O nosso objetivo geral foi alcanado devido identificao das dificuldades dos professores em ensinar o contedo de Histria do Brasil Colonial, onde nos indicaram as seguintes dificuldades: salas com nmero elevado de alunos o que dificulta o trabalho e o atendimento do educador aos educandos; dificuldades de ler e interpretarem os textos que so propostos acerca do contedo de Histria do Brasil Colonial; a falta de acompanhamento dos pais ou responsveis dos alunos em seu desempenho escolar; falta de interesse dos alunos pelas aulas de Histria e dificuldade na abstrao e cognio devido faixa etria dos alunos do 7 ano do ensino fundamental no os permitirem de forma to eficiente processo. Alm dessas problemticas elencadas contemplando nosso objetivo geral dissemos ainda que as dificuldades esto presentes no ensino de Brasil Colonial devido a: pouco espao reservado aos contedos de Histria do Brasil e a prtica pedaggica de alguns profissionais que no possuem domnio de contedo, e com isso, prendem-se totalmente ao livro didtico e fazem os alunos copiarem extensos textos do quadro branco em seus cadernos, com isso, fazendo uma aula enfadonha e chata, dificultando seu ensino. Por fim, muito ainda h a se pesquisar sobre as dificuldades em ensinar contedos de Histria do Brasil Colonial aos nossos alunos, contudo acreditamos ter encontrado vrios problemas e algumas formas de tentar ameniz-los para um ensino mais prazeroso e, por conseguinte um aprendizado eficiente e eficaz, capaz de formar alunos crticos e reflexivos atravs do ensino da disciplina de Histria.

REFERNCIAS BITTENCOURT, Circe. Identidade Nacional e Ensino de Histria do Brasil. In: KARNAL, Leandro (org.). Histria na sala de aula: conceitos, prticas e propostas. So Paulo: Contexto, 2004. CAMPOS, Derocina Alves. A Histria e a Prtica Pedaggica. In: ALVES, Francisco das Neves; TORRES, Luiz Henrique (orgs.). Anais do IX Ciclo de Conferncias Histricas. Rio Grande do Sul: Fundao Universidade do Rio Grande, 2000. FAUSTO, Boris. Histria do Brasil. 2 ed. So Paulo: Editora da Universidade de So Paulo, 1995. PRADO JUNIOR, Caio. Formao do Brasil Contemporneo: Colnia. 23 ed. So Paulo: Brasiliense, 1997. SOUZA, Evandro Andr de; SAYO, Thiago Juliano. Histria do Brasil Colonial. Indaial: UNIASSELVI, 2011. FONTES BOULOS JNIOR, Alfredo. Histria: Sociedade e Cidadania. 7 Ano. So Paulo: FTD, 2009. Entrevista concedida pelo professor Marcelo Monteiro de Oliveira da Escola Estadual Rosina Ferreira da Silva, onde leciona do 7 ao 9 nos turnos matutino e vespertino, em 21.08.2012. Entrevista concedida pela professora Janana Barreto, que leciona no ensino fundamental e mdio na Escola Estadual Maria Rodrigues Tapajs, em 21/09/2012.

You might also like