You are on page 1of 6

3

PROJETO DE PESQUISA

1 IDENTIFICAO

1.1 Tema: A qualidade de ensino da disciplina qumica no ensino fundamental e mdio do Colgio Municipal Francisco Jovita. 1.2 Orientando: Adriana Carneiro Sampaio; Ana Maria Silva Nascimento; Domingas Diogo de Lima; Gilciane da Silva Souza; Joseilton Oliveira Silva; Marcilia Santos de Oliveira Brito; Orlando Ribeiro Neto; Valria Viana Rodrigues. 1.3 Orientador: Daniel Matos Pinheiro. 1.4 Durao prevista: 2 meses

2 PROBLEMA DE PESQUISA

Em que circunstancias se encontra o ensino da disciplina Qumica no Colgio Municipal Francisco Jovita, quais as deficincias encontradas pelos professores que a lecionam juntamente com as dificuldades encontradas pelos alunos em aprender esta disciplina e o que poderia ser feito para melhorar?

3 JUSTIFICATIVA

Percebendo a ausncia de professores graduados na rea de qumica iremos analisar as principais dificuldades encontradas pelos docentes e discentes no Colgio Municipal Francisco Jovita. Devido a esse problema a disciplina vem perdendo a importncia na formao dos alunos parece que no h um interesse por parte dos professores em se graduar em qumica com isso o aprendizado se torna desestimulante para professores e consequentemente para os alunos.

Esta pesquisa nos ajudar a visualizar analiticamente a situao tida no ensino da referida escola, para ento apontarmos solues que possam ser tomadas para a melhoria do ensino fundamental e mdio. Tornando este estudo mais amplo traaremos um paralelo entre as dificuldades de alunos e professores com relao ao dessa disciplina; focando as desvantagens e desafios encontrados por ambos. Em nosso municpio h uma grande carncia de professores licenciados na rea. Embora o governo facilite meios para a formao do docente em determinada rea, existem professores que no se empenham em profissionalizar-se de modo a melhorar o desenvolvimento educacional. Portanto essa pesquisa nos levar a identificar e relatar toda essa problemtica de ensino fundamental e mdio do colgio municipal Francisco Jovita. Contudo ela nos ajudar reconhecer o panorama da educao na disciplina de qumica nessa escola.

4 OBJETIVOS

Constituem objetivos desta pesquisa:

4.1 Geral

Especificar a ausncia de professores formados na rea de qumica no colgio Municipal Francisco Jovita coletando informaes junto ao corpo discente e docente a respeito do trabalho e comportamento destes educadores.

4.2 Especfico

Analisar a eficincia dos docentes do colgio Francisco Jovita no que se refira funo de lecionar uma disciplina diferente da sua rea de graduao.

Identificar os fatores que afetam a eficincia do corpo docente dessa unidade de ensino. Descrever o grau de dificuldade dos discentes em aprender qumica.

5 FUNDAMENTAO TERICA

A pesquisa proposta neste projeto almeja destacar principais falhas de nosso corpo docente bem como apresentar solues capazes de resolver e amenizar este grave problema educacional no colgio municipal Francisco Jovita. O que se pode observar a insatisfao do corpo discente da referida escola por causa da no qualificao em qumica do corpo docente. A realizao deste projeto de pesquisa circunscrever-se- a um tema recorrente nas discusses ocorridas sobre a eficincia do processo ensino aprendizagem atuantes no mbito educacional nesta escola na matria de qumica. Referimo-nos, aos trabalhos, comportamentos, currculos e desenvolvimento do corpo discente da supracitada instituio de ensino. O que se observa atualmente nesta escola so alunos insatisfeitos com seus professores e consequentemente decepcionados por no absorver os contedos por causa da no capacitao dos professores da disciplina de qumica, j os docentes se sentem insatisfeitos por no lecionarem em sua rea e sim em outra. De acordo com Isabel Sadalla[1]:
A falta de professores licenciados em cincias exatas, especialmente no ensino mdio, tem trazido, como resultado, o que se denomina de analfabetos tecnolgicos. Trabalhos tm mostrado que o estudo da cincia leva a um raciocnio mais desenvolvido, a um melhor desenvolvimento cognitivo, curiosidade cientfica, ao gosto pela pesquisa nessa rea. A distoro provocada por essa ausncia dificulta o desenvolvimento do aluno, trazendo um menor desenvolvimento para o Pas.

Ou seja, o ensino da qumica e de outras disciplinas da rea de exatas muito importante para o desenvolvimento do aluno e tem que ser ministrada por profissionais capacitados. A falta de professores licenciados em qumica no um problema que afeta apenas a escola municipal Francisco Jovita mais o Brasil inteiro. Como afirma Victria ngelo [2]:
A falta de professores graduados com formaes especficas nas reas de exatas tem gerado situaes esdrxulas em escolas pblicas por todo o Brasil. Uma pesquisa realizada na Universidade Federal de Gois (UFG) mostrou, por exemplo, que na rede estadual, h professores de qumica cuja formao superior, no tem nenhuma relao com a disciplina, como histria, letras, filosofia e at violino.

Portanto, esta uma realidade nacional, professores lecionando em reas diferentes de sua graduao, isso trs uma grande insatisfao e um grande problema que s pode ser solucionados atravs de recursos e motivao por parte do governo.

6 METODOLOGIA

A metodologia definida para esta pesquisa compreende: Definio do tema. Definio do subtema. Pesquisa documental Entrevista Leitura e resumo Redao preliminar Redao definitiva Entrega

7 CRONOGRAMA

O tempo necessrio para a realizao desta pesquisa ser: Atividades Definio do tema Pesquisa documental Entrevista Leitura fichamento Redao preliminar Redao definitiva Entrega X X X e X X X Agosto X Setembro

REFERNCIAS

[1] GRISPINO, Izabel Sadalla. O retrato do descaso educacional. Disponvel em: <http://www.izabelsadallagrispino.com.br/index.php?option=com_content&view=a rticle&id=1302:o-retrato-do-descaso-educacional&catid=103:artigoseducacionais&Itemid=456>. Acesso em: 05 de set. 2012 s 08:30.

[2] BACON, Victria ngelo. A falta de professores de exatas e a escassez de cientistas no Brasil. Disponvel em: <http://correiodobrasil.com.br/a-falta-deprofessores-de-exatas-e-a-escassez-de-cientistas-nobrasil/162340/#.UEaa87KPU1N>. Acesso em: 04 de set. 2012 s 14:30.

CRESWELL, John W. Projeto de Pesquisa: mtodos qualitativo, quantitativo e misto; traduo Luciana de Oliveira da Rocha. 2.ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.

You might also like