You are on page 1of 2

O Ministrio da Agricultura atravs de sua Superintendncia Federal de Agricultura no Rio de Janeiro, atendendo solicitao do OrganicsNet, esclarece algumas dvidas

s sobre o SIF: OrganicsNet: O que o SIF e qual a sua importncia para os produtos de origem animal? Superintendncia Federal de Agricultura no Rio de Janeiro: o Servio de Inspeo Federal do Ministrio da Agricultura. O SIF d a garantia ao consumidor da sanidade e segurana alimentar do produto de origem animal que est sendo produzido. ON: Como o mercado de produtos orgnicos ainda pequeno, existem produtos de origem animal que no possuem o carimbo do SIF, ou mesmo do SIE (Servio de Inspeo Estadual). Um produto orgnico para ser comercializado precisa ter carimbo? Como isso deve ser feito? SFA- RJ: Todo o produto de origem animal tem que ser inspecionado seja pelo sistema de inspeo municipal, estadual ou federal, ou seja, tem que ter o carimbo. No caso dos produtos orgnicos de origem vegetal, estes s podem ser comercializados sem o carimbo, apenas se o comrcio for feito diretamente ao consumidor, nas feiras livres, por exemplo. Mas se o objetivo da produo for o comrcio em grande escala, o interessado deve procurar o rgo competente, seja a Superintendncia Federal de Agricultura, em seu estado e solicitar a inspeo, caso seu interesse seja a comercializao interestadual ou internacional; a Secretaria Estadual de Agricultura, se o interesse for o comrcio no estado ou a Secretaria Municipal de Agricultura, no caso de querer vender seu produto apenas no municpio. Desta forma, o produto receber o carimbo do rgo competente aps a inspeo e apresentao da documentao pertinente exigida pelo rgo competente. ON: E os produtos que no tiverem o carimbo, podem ser comercializados, mesmo em pequenas feiras? SFA-RJ: Se o produto for de origem animal, no. Estes produtos so clandestinos e oferecem grande risco sade da populao. ON: Produtos como queijo feito com leite de cabra deve ter um SIF ou SIE? SFA-RJ: Sim, porque so produtos de origem animal. Caso o produtor deseje um comrcio interestadual ou internacional obrigatoriamente ter de ter o SIF. ON: Mel deve ter SIF? SFA -RJ: Mel um produto de origem animal, logo dever ter SIF, SIE ou Sim. ON: No SIF aparece um nmero do MAPA. Que nmero esse e para o que serve? De que forma o varejista pode conferir esse nmero no MAPA, para saber se ele verdadeiro ou no?

SFA-RJ: Este nmero refere-se ao registro do estabelecimento perante ao Ministrio da Agricultura. Ele pode ser checado atravs do site oficial do mapa: www.agricultura.gov.br. ON: Onde no MAPA conseguir o SIF, o que precisa e por quanto tempo so vlidas as certificaes do SIF? SFA-RJ: O SIF solicitado no SIPAG (Servio de Inspeo de Produtos de Origem Animal) dentro das Superintendncias Federais de Agricultura no estado de localizao do estabelecimento. Para se ter um SIF, o primeiro passo solicitar ao rgo, por escrito, a vistoria do terreno do local onde se pretende construir o estabelecimento. Aps esta etapa e feita a vistoria, o SIPAG exigir uma srie de documentos pertinentes ao processo, incluindo a documentao para estabelecimento de empresa concedida pelo estado e municpio, alm de licena ambiental, plantas e memoriais, assim como um responsvel tcnico pela empresa. A relao de documentos constar no site do MAPA no momento que se obtm o registro do SIF. O SIF permanente e no precisa ser renovado, mas a empresa deve se manter dentro dos padres higinico-tecnolgico e sanitrios preconizados pela legislao para no ter o seu registro cancelado.

You might also like