You are on page 1of 8

CHARLES AMMI CUTTER: sua contribuio para organizao da informao

Noemi Oliveira Martinho* Emanuel Ferreira Guedes**

RESUMO O campo da organizao da informao conheceu em Charles Ammi Cutter um dos seus maiores tericos. Sua obra foi extremamente profcua e influencia at hoje o desenvolvimento no apenas de instrumentos de recuperao da informao, mas tambm o prprio desenvolvimento terico da rea. Cutter foi um dos primeiros a buscar a fundamentao terica e as diretrizes que poderiam nortear questes prticas de construo de catlogos. Por isso temos por objetivo apresentar a partir de um estudo terico, a vida e obra de Cutter e sua colaborao para o desenvolvimento da organizao da informao, tendo em vista alm da sua importncia a necessidade da rea de revisitar seus marcos histricos.

1 INTRODUO O percurso histrico do tratamento temtico da informao passou por vrias etapas de desenvolvimento que levaram aos catlogos como conhecemos hoje. At o incio do sculo XX, questes tericas ou metodolgicas quanto a construo de catlogos passaram a se tornar uma necessidade cada vez maior, tendo em vista o aumento dos acervos, a diversificao do pblico, alm do desenvolvimento cientfico, tecnolgico e educacional exigirem mais formas de divulgao e acesso informao. nesse contexto, que Cutter, procura propor diretrizes e discusses quanto ao desenvolvimento dos catlogos. Seus estudos foram fundamentais para o desenvolvimento da Organizao da Informao, principalmente quando a rea sofreu o forte impacto da mudana de paradigma ocorrido nas unidades de informao que de meros depsitos se transformaram em unidade de disseminao da informao. O trabalho de Cutter no apenas contribuiu para o incio da prtica da catalogao moderna ao lado dos estudos de Panizzi e Jewett, como tambm inseriu questes do tratamento temtico da informao a partir da catalogao de assunto, dando origem a novas concepes de como tratar a informao visando seu fluxo continuo na sociedade. Nesse trabalho abordamos a contribuio de Cutter sob o prisma da organizao da informao, a partir da reviso de literatura, destacando os marcos que contriburam para o desenvolvimento da rea.

*Mestranda PPGCI /UNESP. E-mail: oemiy@marilia.unesp.br **Mestrando PPGCI /UNESP. E-mail: egfguedes@marilia.unesp.br

2 O surgimento da catalogao moderna: o novo olhar da organizao A moderna catalogao teve incio no sculo XIX nos Estados Unidos e Europa a partir da consagrao dos catlogos como instrumento de mediao das bibliotecas (GARRIDO ARRILLA, 1999), fato que impulsionou o desenvolvimento da organizao da informao. Durante muito tempo o catlogo foi caracterizado como simples lista abrangente de documentos contidos na biblioteca, era utilizado como modo de inventariar e registrar a coleo, fase em que as bibliotecas funcionavam como meros depsitos de livros, com seu acesso restrito a igreja, donos de bibliotecas particulares e a monarquia (na Europa). Nessa poca no havia normas especficas para a construo dos catlogos, os bibliotecrios atuavam como catlogos vivos e os documentos eram em geral, facilmente localizveis. Alguns fatores sociais foram determinantes para mudana de paradigma das bibliotecas e conseqentemente da organizao da informao, pois favoreceram a socializao da cultura. Como a Reforma, a Revoluo Francesa, incentivo leitura, criao das bibliotecas nacionais e pblicas, expanso das universidades que contribuiu para o desenvolvimento da pesquisa cientfica. Nesse perodo a biblioteca passou a assumir uma funo educativa na sociedade (GARRIDO ARRILA, 1999), movimento liderado pelos Estados Unidos, pois na Europa a tradio resistia. A partir desses marcos no se bastava mais apenas inventariar a informao, mas sim represent-la com o propsito de criar estruturas eficazes para sua busca e recuperao pelos usurios. Tendo em vista, a funo atuante da informao como elemento chave para o progresso da sociedade, o foco dessas unidades passa a ser na coletivizao do conhecimento. Desse modo, o catlogo que no tinha o propsito maior de atuar como instrumento de busca, passa a ser caracterizado como objeto de recuperao de informao (BAPTISTA, 2006). A partir disso, j no era mais possvel definir o catlogo como uma simples lista organizada de documentos e dessa forma, se tornou um instrumento de comunicao, responsvel por informar ao usurio a respeito dos documentos existentes na biblioteca e a pertinncia a sua necessidade. Os problemas enfrentados pelos bibliotecrios durante a construo dos catlogos das bibliotecas com grandes acervos contriburam na elaborao das primeiras normas de catalogao, qualificadas como modernas na concepo de Garrido Arrila (1999). Na Europa com Anthony Panizzi bibliotecrio do British Museum e nos Estados Unidos com Charles Coffin Jewett do Smithsonian Institute e Charles Ammi Cutter do Boston Athenaum.

Salvo alguns estudos de livreiros, a literatura (MEY, 1995; FERRAZ, 1991; FIUZA, 1987) destaca algumas tentativas de elaborao, porm em mbito local no sendo aplicveis a demais unidades de informao. Por isso, os estudos desses homens marcam o incio da catalogao moderna e se constituem como marcos na histria da organizao da informao.

3 Cutter: vida e obra na organizao da informao Os estudos de Cutter nos Estados Unidos no caracterizam apenas a histria da moderna catalogao, mas tambm a histria do tratamento temtico da informao, pois seu estudo deu origem corrente da catalogao de assunto com a publicao da Rules for dictionary catalog1 em1876. Embora haja na literatura indcios dela entre os sculos XIV e XVIII (MEY, 1995; FIUZA, 1987), Cutter foi o primeiro a definir princpios para elaborao dos cabealhos de assunto, diferente de Panizzi e Jewett. Cutter ao propor esses princpios tinha como imperativo o usurio (GARRIDO ARRILA, 1999) e surgiram em resposta demanda crescente da sociedade em buscar a informao por assunto, algo que at ento era feito quase que exclusivamente pela busca de autores. Ele props que o catlogo apresentasse busca por autor, ttulo e assunto. Momento que ocorre a mudana de paradigma do documento como foco para seu contedo, ou seja, para a informao o que veio contribuir futuramente para o surgimento da Cincia da Informao (ROBREDO, 2004, p.1). O catlogo na viso de Cutter tem por funo a partir do princpio de convenincia no usurio: a) permitir encontrar um documento por autor, ttulo ou assunto; b) mostrar o que a biblioteca possui sobre um autor ou assunto; c) ajudar na escolha do material. Ao publicar as Rules for a dictionary catalog, Cutter alm do pioneirismo na construo do mtodo tambm mudou a lgica de organizao, que at ento tinha o critrio sistmico como foco principal, passando a utilizar tambm a ordem alfabtica. Nessa obra, Cutter considerou no apenas as questes mais pragmticas dos cabealhos, mas tambm seu papel de importncia social, o que salientou tambm a sua viso vanguardista em relao ao papel dos catlogos. Isso fica evidente quando Cutter destaca a importncia de que os cabealhos sejam construdos de acordo com a sua utilizao pblica, ou seja, reconhece que os termos e definio de um assunto dependem de um processo que envolve os indivduos, a sociedade e as instituies organizadas.
1

Inicialmente chamado de Rules for a printed dictionary catalogue (CUTTER, 1876).

Esse trabalho foi "[] reconhecido imediatamente como um tratado de catalogao e permanece um clssico" (TAUBER; WISE, 1961). Por mais de meio sculo foi a nica obra sistemtica e bem atualizada de regras sobre a entrada de cabealhos de assunto, embora as muitas crticas, ningum props a adoo nem compilao de um conjunto novo de regras (DIAS, 1967). Foskett (1973, p. 47) observa que Cutter foi [...] prejudicado pelo fato de ter aceitado a linguagem natural como o nico tipo de terminologia possvel, pois isso acarretou em questes fundamentais na criao do catlogo, o que tambm advinha do fato de Cutter acreditar que [...] os nomes de assuntos existiam apenas enquanto tivessem aceitao geral e fossem usados. Essa uma das fragilidades apontadas nas regras de Cutter, outra que merece o comentrio de Foskett, diante de uma opo, como nos cabealhos formados de mais de uma palavra, a soluo que Cutter dava ao problema raiava sublimidade da inocncia: coloque na frente o termo mais significativo. [] o que no deixa de ser uma regra til, mas que relega para o indexador a definio do que seja 'significativo'. Percebe-se nesse ponto que se por um lado, Cutter conseguiu elaborar formas de auxiliar o leitor profissional na anlise de assunto a ser selecionado, por outro lado, definies metodolgicas mais precisas de como faz-lo permaneceram vagas. Quanto a isso Foskett (1973, p.49) relata:
[...] no devemos censurar Cutter por no ter resolvido todos os nossos problemas ou por no ter tomado conhecimento de alguns deles. As informaes com que temos de lidar so quantitativamente muito maiores e individualmente mais complexas do que tudo aquilo que Cutter considerou como passvel de se acomodar s suas regras. O que ele fez foi introduzir ordem num processo antes entregue ao acaso, e ao faz-lo, apontou o caminho para futuros desenvolvimentos.

Outras crticas tambm so elencadas por Foskett (1973) em relao metodologia proposta por Cutter, contudo para Silva e Fujita (2004, 143): [...] a obra de Cutter representa o primeiro estudo dos problemas relativos indexao alfabtica de assunto, quanto s implicaes de entradas especficas de assunto e as dificuldades da aplicao dos termos simples, compostos e geogrficos. Vale ressaltar a ausncia de novos cdigos, aps a publicao da obra de Cutter tendo em vista a insuficincia de alguns aspectos em suprir determinadas questes da representao de assunto. Isto conduziu muitos tericos da rea de catalogao a tratar os cabealhos de assunto de modo resumido, orientando a utilizao de listas impressas. J que

durante muito tempo, as escolas de Biblioteconomia contavam apenas com as regras de Cutter para embasamento (DIAS, 1967). A obra de Cutter tambm serviu de base ao Cdigo da Biblioteca da Vaticana que em 1930 reorganizou seu acervo construindo um catlogo dicionrio seguindo as prticas adotadas nos Estados Unidos, pela Library of congress (LC). Isso resultou no primeiro cdigo depois das regras de Cutter, com extenso estudo dedicado aos cabealhos, que teve influncia internacional nos estudos referentes ao tema. Por isso, pode-se dizer que Cutter foi o primeiro terico a sistematizar a prtica de construo de assunto, embora no tenha resolvido todas as questes inerentes a essa problemtica, seus princpios se tornaram um marco na histria da organizao. Provavelmente o maior esforo internacional nesse sentido at agora seja a Declarao dos Princpios Internacionais de Catalogao da IFLA (IFLA, 2008), ltima edio em 2008. A Declarao foi aprovada em 1961 pela Conferncia Internacional de Princpios de Catalogao, e ficou conhecida como Princpios de Paris. Esse um trabalho sem dvida de grande importncia e seus objetivos deixam claro que alm da descrio fsica, a temtica tem ganhado um papel de destaque cada vez maior. Nesse sentido, a Declarao visa alguns objetivos e altamente interessante que o principal deles seja em concordncia com a convenincia do usurio sugerida por Cutter, que o catlogo deveria estar na linguagem natural, mais prxima possvel ao usurio (CUTTER, 1904). Obviamente isto no quer dizer, que a IFLA se viu obrigada a respeitar as opinies de Cutter, mas demonstra um dos pontos em que ele por si s, j possua uma viso vanguardista. Charles Ammi Cutter (DAVIDSON, [199-]) nasceu em Boston, Massachussets em 1837. Desde jovem recebeu uma educao clssica que o preparou para a entrada no clero, de 1851 a 1855 estudou no Harvard College e em 1856 entrou para a Harvard Divinity School,. Antes mesmo de sua graduao foi designado bibliotecrio-assistente da instituio, iniciando o que viria a ser o trabalho de sua vida. Seu primeiro trabalho foi preparar um novo catlogo para a Divinity School, que havia dobrado o volume de seu acervo. Aps a graduao em 1860, Cutter decidiu no ser ordenado sacerdote e assumiu o cargo de bibliotecrio-assistente da Harvard College e iniciou o desenvolvimento de um novo catlogo. Ao contrrio da maioria das bibliotecas da poca, Cutter criou um catlogo baseado em princpios que comeavam a ser criados e sistematizados por ele prprio e dessa forma ao invs de publicar o catlogo em um volume, criou cartes que funcionaram como ndice de autor e catlogo alfabtico, gerando uma forma rudimentar de acesso por assunto: [] este tipo de catlogo preparou Cutter para o seu trabalho posterior com o catlogo dicionrio"

(IMMROTH, 1968). Passando a ganhar notoriedade na rea em 1868 Cutter foi escolhido bibliotecrio do Boston Athenaeum, e iniciou a criao de um catlogo pblico da instituio, o que ocorreu em cinco etapas entre 1874 e 1882. Esse trabalho, segundo seu sobrinho e bigrafo William P. Cutter (1969) foi modelo para outros catlogos dicionrios. Esse projeto alavancou a reputao de Cutter na Biblioteconomia. Outro ambicioso trabalho de Cutter foi a sua Expansive Classification, que pretendia servir a qualquer instituio independente do tamanho do seu acervo, pois, atravs desse esquema, estruturado em sete tabelas, ou sete nveis de detalhamento da classificao poderse-ia atender qualquer volume de acervo, e permitia passar dos nveis mais gerais para os mais especficos de acordo com a necessidade da instituio. Embora no tenha obtido alcance internacional em funo da complexidade de sua aplicao, ela serviu de base para a classificao bibliogrfica da LC. At a dcada de 1930 a Expansive Classification era utilizada por cerca de 100 bibliotecas nos Estados Unidos, certamente caiu em desuso devido a falta de atualizao (SAYERS, 1955 apud PIEDADE 1983). Cutter ainda contribuiu com a idealizao da Tabela ou Cdigo de Cutter, utilizada amplamente at hoje, como forma de abreviar os nomes dos autores e atribu-los uma representao numrica, permitindo assim que os nomes pessoais dos autores tambm sejam utilizados na organizao fsica dos acervos. Alm de todas essas colaboraes Biblioteconomia, Cutter foi um dos membros fundadores da American Library Association, foi editor geral da publicao Library Journal, publicado por essa associao, compareceu aos dois Congressos Internacionais de Bibliotecas realizados em Londres em 1877 e 1897, sendo o vice-presidente da ltima delas. Cutter faleceu em 06 de setembro de 1906 deixando um legado precioso para a Biblioteconomia e para organizao e representao da informao.

4 CONSIDERAES

Os princpios estabelecidos por Cutter podem ser considerados o marco da vertente norte-americana de tratamento temtico, pois nortearam grandemente a construo de outros instrumentos de representao. Eles somados ao prestgio da LC devido difuso de suas listas de cabealhos de assunto, propagaram e influenciaram toda uma praxe de representao, o que se supe foi transmitido s instituies que adotaram esse sistema de tratamento temtico. Ainda hoje aps mais de um sculo muitos desses princpios continuam atuais. Para Cutter, esses princpios deveriam garantir a facilidade de acesso do usurio ao acervo e

provavelmente advm disso a sua abordagem mais pragmtica e mediadora, ou seja, voltada soluo mais rpida possvel dos problemas encontrados. Cutter foi um dos primeiros tericos que buscou superar a prtica baseada no bom senso. Contribuiu fundamentalmente para sistematizao e racionalizao dos procedimentos metodolgicos utilizados durante o processo de representao de assunto, ao buscar minimizar a subjetividade na execuo desse processo, o que permitiu a cientifizao na obteno de resultados claros e objetivos da representao de assunto, uma vez que deixam de se basear apenas nas decises pessoais do catalogador.

REFERNCIAS

BAPTISTA, D. M. A catalogao como atividade profissional especializada e objeto de ensino universitrio. Rev. Informao e Informao, Londrina, v. 11 , n . 1 , jan./jun. 2006. CUTTER, C.A. Rules for a dictionary catalog. 4th ed. rewritten. Washington, Govt. printing office, 1904, p. 69. ______. Rules for a Dictionary Catalog. W. P. Cutter, ed. 4th ed. Washington: Government Printing Office, 1904. (Repr. London: The Library Association, 1962.) CUTTER, W. P. Charles Ammi Cutter. Chicago: American Library Association, 1931. (Repr. Ann Arbor, MI: University Microfilms, 1969.) DAVIDSON, J. H. Famous Librarian: Charles Ammi Cutter. [199-]. Disponvel em: <http://www.chebucto.ns.ca/~ab443/cutter.html> Acessado em: 28 out./2008. DIAS, A.C. Elementos de catalogao. Rio de Janeiro : Associao Brasileira de Bibliotecrios, 1967. FERRAZ, I.M.C. Uso do catlogo de biblioteca: uma abordagem histrica. Transinformao, v. 3, p.90-114. jan-dez. 1991. FIUZA, M.M. A catalogao bibliogrfica at o advento das novas tecnologias. Rev. Esc. De Biblioteconomia da UFMG, v.16, n.1, p.43-53, mar.1987. FOSKETT, A. C. A abordagem temtica da informao. Trad. de Antonio Agenor Briquet de Lemos. So Paulo: Polgono, 1973. GARRIDO ARILLA, M. R. Teoria e historia de la catalocagin de documentos. Madri : Sntesis. 1996. IMMROTH, J. P. Cutter, Charles Ammi. Encyclopedia of Library and Information Science. Ed. Allen Kent and Harold Lancour. 47 vols. New York, M. Dekker [1968- ].

MEY, E.S.A. Introduo catalogao! Braslia : Briquet de Lemos, 1995. 123p. PIEDADE, M. A. R. Introduo teoria da classificao. 2. ed. rev. aum. Rio de Janeiro: Intercncia, 1983. ROBREDO, J. Organizao dos documentos ou organizao da informao: uma questo de escolha. Datagramazero (Rio de Janeiro), Internet, v. 5, n. 1, 2004. SAYERS, W.C.B. An introduction to library classification. 9.ed. London, Grafton, 1955. SILVA, M. dos R.; FUJITA, M. S. L. A prtica de indexao: anlise da evoluo de tendncias tericas e metodolgicas. Transinformao, Campinas, v. 16, n. 2, p. 133-161, maio/ago. 2004. TAUBER, M. F.; WISE, E.. Classification Systems. The State of the Library Art. New Brunswick, NJ: Rutgers U. Graduate School of Library Service, 1961. 1-528.

You might also like