You are on page 1of 6

Anlise sobre a Construo de Sentidos entre Psiclogos e Assistentes Sociais do Judicirio acerca da homoconjugalidade e homoparentalidade projeto de pesquisa.

Jaime Roberto Tavares de Lima- Psiclogo Jurdico 1 Vara da infncia e da Juventude e Especializando em Psicologia Faculdade Frassineti do Recife- FAFIRE. E mail: jaime.lima@ig.com.br Epitcio Nunes de Souza Neto (Orientador) - Mestre em Psicologia Universidade Federal de Pernambuco- UFPE. RESUMO

A famlia contempornea sofreu grandes transformaes que puseram em cheque o modelo patriarcal e nuclear, resultando em novas concepes e configuraes, que implicaram na incluso de famlias classificadas como monoparentais, homoparentais e reconstitudas. Tais conceitos mostram-se ainda insuficientemente absorvidos pelo discurso dos profissionais da justia e da sociedade civil como um todo. Este estudo objetiva analisar a construo de sentidos sobre as noes de homoconjugalidade e homoparentalidade entre os psiclogos e assistentes sociais das Varas da Infncia e da Juventude na cidade do Recife. Busca-se identificar os fatores relevantes para as compreenses e concepes individuais relacionadas s unies homoafetivas e a socializao de crianas, que possam influenciar na atuao profissional da equipe interprofissional, bem como, verificar a correlao entre estas concepes e a emisso de pareceres para a adoo, guarda e tutela de crianas por casais homossexuais.

Palavras Chave: Famlia, adoo, homossexualidade, homoparentalidade, homoconjugalidade. ABSTRACT Analysis About the Construction of Meaning Among Psychologists and Social Workers of judiciary about Homoaffetivity and Homosexual Parenthood The contemporary family suffered great transformations that put into question the patriarchal and nuclear model , resulting in new designs and configurations that imply in the inclusion of families classified as monoparental, homoparental, reconstituted, etc.. These concepts prove to be insufficiently absorbed by the discourse of legal practitioners and civil society as a whole. This study

aims to analyze the construction of meaning of notions of homoaffective unions and homoparentality among psychologists and social workers of the Courts for Children and Youth in Recife. We seek to identify the relevant factors to the understandings and personal concepts related to homoaffective unions and socialization of children, which may influence the professional practice of interprofessional team as well as verify the correlation between these views and opinions for adoption, custody and guardianship of children by homosexual couples. Key Words: Family, Adoption, Homosexuality, Homoaffectivity, Homosexual Parenthood.

A famlia contempornea tem se mostrado atravessada por diversos conflitos e presses de mudana. Observamos, nas duas ltimas dcadas, grandes transformaes conceituais que puseram em cheque o modelo patriarcal e nuclear, evidenciando a necessidade de se repensar novas concepes e configuraes para a famlia. O final do sculo XX imps novos desenhos e redesenhos com a ampliao conceitual e incluso de famlias classificadas e categorizadas como monoparentais, homoparentais, reconstitudas, unio estvel, entre outros. Contudo, em consonncia com Uziel (2007), torna-se importante destacar que embora estes novos modelos j constituam uma realidade social, seus conceitos mostram-se pouco absorvidos pelo discurso dos profissionais da justia e da sociedade civil como um todo.

Para Giddens (1993) as transformaes sociais contriburam para o surgimento de novas formas de relacionamentos, outras conjugalidades e parentalidades. Neste sentido, segundo Mello (2005) as representaes sociais relativas famlia vm sofrendo alteraes significativas no Brasil e no mundo, havendo uma reinveno dos limites e das caractersticas da concepo clssica baseada num modelo de unio entre homem e mulher para fins de procriao e transmisso de bens (ARIS, 1981; COSTA, 2004).

Os novos modelos ou arranjos familiares passam a adotar uma classificao que os identifica de acordo com o nmero de pessoas que compem os laos parentais com a(s) criana(s), entendidas enquanto monoparentais ou pluriparentais (UZIEL, 2007). Quanto forma de composio, estaro classificados enquanto recomposta ou por adoo. E por fim, referente orientao sexual dos pais, sero denominadas como heteroparentais ou homoparentais.

Apesar do evidente crescimento de registros e publicaes sobre unies homoafetivas estveis, verifica-se a manuteno do preconceito, configurado na discriminao conjugalidade homossexual (MELLO, 2005) e na imposio de certa invisibilidade social (GOFFMAN, 1988). Enquanto fenmeno psicossocial o preconceito envolve aspectos ideolgicos e polticos. Assim devemos tanto considerar a influencia dos contextos sociais sobre os comportamentos individuais, como tambm a participao dos processos individuais na construo das realidades sociais. Dentro deste contexto, este estudo tem como principal objetivo analisar a construo de sentidos sobre as noes de homoconjugalidade e homoparentalidade entre os psiclogos e assistentes sociais das Varas da Infncia e da Juventude na cidade do Recife. Desta forma, buscaremos identificar os fatores relevantes para as compreenses e concepes individuais relacionadas s unies homoafetivas e a socializao de crianas, que possam influenciar na atuao profissional da equipe interprofissional, bem como, verificar a correlao entre estas concepes e a emisso de pareceres para a adoo, guarda e tutela de crianas por casais homossexuais. Como marco terico, estabelecemos o Construcionismo Social, que tem como premissa a busca por explicaes para os processos pelos quais as pessoas descrevem, explicam, ou, de alguma forma, do conta do mundo em que vivem, incluindo-se a si mesmas. Para tanto recorreremos aos postulados de Jerome Bruner (1990), que salienta que para se compreender o homem preciso entender como suas experincias e os seus atos so modelados pelos estados intencionais, que somente se realizam mediante a participao deste mesmo homem nos sistemas simblicos da cultura. A compreenso quanto configurao real de nossas vidas s nos ser possvel, e tambm aos outros, graas aos sistemas culturais de interpretao. neste contexto que entendemos ser a cultura, ao invs da biologia, quem d forma vida e a mente humana, conferindo significados ao e situando num sistema interpretativo os seus estados intencionais subjacentes (SOUZA NETO, 2009). Para Bruner (1990), atravs da linguagem e modos de discursos, das formas de explicao lgica e de narrativas, bem como, dos padres reciprocamente dependentes da vida comunitria, a cultura passa a impor padres inerentes aos sistemas simblicos. A experincia no mundo social e a memria que temos dele estaro poderosamente estruturadas no s por concepes profundamente interiorizadas e narrativizadas da psicologia comum, mas tambm

pelas instituies historicamente enraizadas que uma cultura elabora para se apoiar e reforar. Neste sentido, no existe uma natureza humana independente da cultura, e no processo de significao, os seres humanos tendem a centrar-se nas atividades simblicas que empregam na construo e criao de sentido, no s a propsito do mundo, mas tambm de si mesmos. Em consonncia Hall (2005) destaca que uma das formas pelas quais as identidades estabelecem reivindicaes por meio do apelo a antecedentes histricos. A cultura torna-se referncia e passa a influenciar diretamente o processo de construo da identidade. Os sistemas simblicos utilizados pelos indivduos para a construo de significados so sistemas j existentes, profundamente enraizados na cultura e na linguagem (BRUNER, 1990; HALL, 2005). A linguagem define o que somos em essncia e atravs dela que passamos a ser aquilo que nos permitido ser, e acreditamos naquilo que nos permitido acreditar. Apenas a linguagem pode nos fazer entender e aceitar algo do outro como familiar e natural, ou ainda em contrrio, reconhec-lo como estranho, antinatural e ameaador (COSTA, 1995). Quanto aos procedimentos metodolgicos, utilizar-se- os princpios da pesquisa exploratria junto s equipes interprofissionais das Varas da Infncia e da Juventude da cidade do Recife. Para uma discusso terica mais abrangente, sero utilizados os estudos de Uziel (2007) sobre famlias e homossexualidade, em paralelo com os trabalhos de Mello (2005) e Santos (2004), que apresentam significativa afinidade, alm de considervel concordncia terica e metodolgica. No que se refere aos sujeitos da pesquisa, psiclogos e assistentes sociais das Varas da Infncia e da Juventude, tais informantes so profissionais do Poder Judicirio, exercendo suas atividades h mais de um ano. Como tcnicas de coleta de dados, sero desenvolvidas estratgias que abrangero duas frentes, a partir de duas tcnicas de investigao: Observao participante nas Varas da Infncia e Juventude e entrevistas semiestruturadas com 06 profissionais, gravadas em MP4, versando sobre as concepes e entendimento sobre homoconjugalidade e homoparentalidade, objetivando assim, analisar a construo de sentido acerca do tema pesquisado e a influncia de suas percepes nas tomadas de decises relativas a adoo de crianas por homossexuais. Para desenvolvimento da pesquisa sero observados os aspectos ticos, de acordo com as normas de pesquisa envolvendo seres humanos (Conselho Nacional de Sade- CNS Resoluo 196/96), considerando a capacidade civil dos prprios voluntrios interessados em colaborar para dar o seu consentimento livre e esclarecido. Sero fornecidas aos sujeitos participantes, informaes sobre a pesquisa, garantindo a inteira liberdade em participar ou no da mesma.

A fim de garantir o sigilo necessrio quanto identidade, bem como aos dados de possvel identificao dos participantes, saliento que nomes e dados pessoais dos informantes sero alterados em todo o corpo do trabalho, eliminando quaisquer riscos ou danos para os mesmos. Pretendemos com esse estudo, contribuir para uma maior compreenso dos aspectos

relevantes para a construo de sentido sobre homoparentalidade e homoconjugalidade por parte das equipes interprofissionais que atuam como pareceristas nos casos de solicitao de adoo, guarda e tutela de crianas por parte de homossexuais, bem como para a efetiva definio de polticas pblicas mais inclusivas. A partir da atuao das equipes interprofissionais nas Varas de Famlia e da Infncia e da Juventude, observa-se uma crescente valorizao dos pareceres emitidos por esses profissionais junto aos operadores de direito na formulao de sentenas de guarda, tutela e correlatas. Neste contexto alm das solicitaes endereadas por casais heterossexuais, por familiares e pessoas solteiras, cresce a demanda por parte de casais homoafetivos em relao a guarda, tutela, adoo e apadrinhamento de crianas e adolescentes; porm o desconhecimento de direitos leva a maioria destes casais a ocultarem sua condio conjugal, apresentando-se apenas um dos parceiros quando do inicio do processo. Para atender as diversas peculiaridades dos demandantes, as equipes necessitam aprofundar os conhecimentos acerca da homoconjugalidade e homoparentalidade facilitando a construo de pareceres onde os contedos pessoais, culturais ou religiosos desses pareceristas no interfiram de forma negativa nos processos desses casais. Essa reflexo relaciona-se com a necessidade de reduo do nmero de crianas e adolescentes que aguardam acolhimento em lares substitutos, visando assim garantir sua efetiva insero social.

REFERNCIAS
ARIS, Philippe. Histria Social da Criana e da Famlia, 2 Edio, Rio de Janeiro, RJ, LTC Editora, 1981. BRUNER, Jerome. Atos de Significao. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1990. COSTA, Jurandir Freire. Ordem Mdica e Norma Familiar. Rio de Janeiro: Graal, 1989. COSTA, Jurandir Freire. A face e o Verso: estudos sobre o homoerotismo II . So Paulo, Editora Escuta, 1995. CRESWELL, John W. Projeto de Pesquisa: mtodos quantitativo, qualitativo e misto . Porto Alegre: Artemed, 2007. GOFFMAN, Erving. Estigma: notas sobre a manipulao da identidade deteriorada. Rio de Janeiro, LTC Editora, 1988. GROSSI, Miriam Pillar. Gnero e Parentesco. Cadernos Pagu. V.21, 2003. HALL, Stuart. Identidade cultural na ps-modernidade. 10 Edio, Editora DP&A, 2005. MELLO, Luis. Outras Famlias: a construo da conjugalidade homossexual no Brasil. Cadernos Pagu. V. 24, janeiro-junho 2005.

SANTOS, Claudiene. A parentalidade em Famlias Homossexuais com Filhos: um estudo fenomenolgico da vivncia de gays e lsbicas. Tese de Doutorado. Universidade de So Paulo Departamento de Filosofia Cincias e Letras- So Paulo SP, 2005.

SOUZA NETO, Epitcio Nunes. Entre Boys e Frangos: anlise das performances de gnero dos homens que se prostituem em recife. Dissertao de Mestrado. Universidade Federal de Pernambuco. Recife, 2009.

UZIEL, Anna Paula. Homossexualidade e Adoo. Rio de Janeiro: Garamond, 2007.

You might also like