You are on page 1of 6

Biologia VOLUME 1 | Unidade 2 | Captulos 4 a 11

Citologia
1. Toda clula tem membrana citoplasmtica. ela que delimita a clula e determina o que pode entrar

e sair dela. Quimicamente, a membrana composta principalmente por protenas e lipdeos, e foi proposto um modelo de mosaico fluido para explicar a estrutura molecular e espacial da membrana. Entre os mecanismos de entrada e sada de substncias nas clulas, podemos citar a osmose, a difuso facilitada e o transporte ativo. Para seres que vivem na gua, o controle osmtico diretamente com o meio fundamental, e no nosso cotidiano podemos presenciar situaes em que a osmose est presente. Um caso clssico quando temperamos as folhas da salada, e aps alguns minutos elas ficam murchas, ou seja, elas realizaram osmose.

Sobre essa discusso, so feitas algumas observaes que devem ser definidas e discutidas. a) Escreva um texto que explique o modelo do mosaico fluido e algumas propriedades da membrana que so explicadas por esse modelo. b) O seguinte experimento foi montado: em dois frascos contendo solues de gua com glicose, com concentraes diferentes, foram colocadas diversas hemcias (clulas sanguneas). Aps algum tempo, observou-se a concentrao das solues, que foram representadas no grfico abaixo.

Ao iniciar o experimento, como estavam essas solues em relao ao meio interno das hemcias? Por que ocorreu alterao na concentrao das solues? laboratrios de fisiologia celular. Essas substncias emitem sinais que podem ser detectados por aparelhos muito sensveis radiao. Deste modo, se quisermos verificar o percurso de uma dada substncia em uma clula, possvel acrescentar nestas substncias tomos radioativos e acompanhar a radioatividade por ela emitida. Utilizando essa metodologia experimental, um cientista incubou clulas em uma soluo contendo aminocidos radioativos e, aps alguns minutos, comeou a detectar protenas radioativadas no meio de cultura. Verificou ainda que essa radiao era emitida de diversas partes tambm no interior da clula. Redija um texto em que voc demonstre de forma explicativa os locais onde se espera encontrar a radioatividade na clula e em seguida justifique a presena de protenas no meio de cultura onde anteriormente havia apenas aminocidos.

2. O uso de substncias radioativadas nos experimentos um procedimento normalmente utilizado em

3. Uma clula pode efetuar respirao aerbia, com gasto de oxignio, ou anaerbia, tambm conhecida

como fermentao. As clulas musculares tm a capacidade de realizar os dois tipos de respirao, dependendo das condies fisiolgicas do momento.

Um maratonista, ao participar de uma prova de 10 km, inicia a corrida em um ritmo lento porque sabe das dificuldades que ter de enfrentar ao longo do percurso. Nos ltimos 5 km, ele acelera visando chegar em primeiro lugar. Mas, infelizmente, faltando 0,5 km para o trmino da prova, comea a sentir fortes cimbras musculares e desiste da prova.

Biologia VOLUME 1 | Unidade 2 | Captulos 4 a 11

Citologia

No grfico abaixo, est representado, sem critrios rigorosos de dosagem bioqumica, o que ocorreu no sangue no atleta durante a prova.

Explique as alteraes no nvel de oxigenao e produo de cido ltico a partir dos 6 km de corrida. fotossntese:

4. Em um texto produzido por um aluno do curso de Biologia, existiam as seguintes observaes sobre a

Sobre esse texto, responda: Fotossntese o mecanismo de transformao energtica mais eficiente que se tem conhecimento. Os ftons luminosos so captados pelo vegetal e essa energia transformada em energia qumica, que fica acumulada nas ligaes qumicas da molcula de glicose. A glicose servir de alimento para o vegetal e tambm para toda a cadeia alimentar. O oxignio que os seres aerbicos utilizam na respirao celular para retirar da glicose a energia ali contida e transport-las para a molcula de ATP, tambm produzido na fotossntese. Os tomos de oxignio da molcula do gs oxignio liberados na fotossntese so produto do gs carbnico. a) Qual a substncia responsvel em captar a energia luminosa? b) A frase os tomos de oxignio da molcula do gs oxignio liberados na fotossntese so produto do gs carbnico est correta? Explique. c) Em quais fases da fotossntese ocorre a produo de gs oxignio e de glicose? Em quais regies do cloroplasto elas ocorrem?

5. amplamente conhecido o fato de que a luz branca formada por vrias faixas do espectro luminoso,

que vai do vermelho ao violeta. A separao desse espectro e suas respectivas cores podem ser observadas em um prisma ou mesmo na formao do arco-ris. Um aluno de Biologia intrigado com esse fato realizou o seguinte experimento: Colocou trs plantas da mesma espcie e em igual fase de desenvolvimento em trs caixas, cada uma delas com uma abertura coberta, respectivamente, com papel celofane azul, vermelho e verde, como mostra a imagem abaixo. Em seguida, exps as caixas s mesmas intensidades de luz branca pelo mesmo perodo de tempo. Somente a parte lateral da caixa, coberta com papel celofane, permite a passagem de luz. Com base no resultado desse experimento, um floricultor pretende construir uma estufa utilizando um plstico colorido para filtrar a luz. Por qual das trs cores o floricultor dever optar? Explique com base nos conhecimentos da Fsica e da fisiologia celular.

Biologia VOLUME 1 | Unidade 2 | Captulos 4 a 11

Citologia
6. Com os avanos dos conhecimentos do material gentico e das maneiras como ele se manifesta nos

seres vivos, o assunto passou a ser constantemente veiculado nos meios de comunicao. Palavras como Projeto Genoma, paternidade, clonagem, engenharia gentica, alimentos transgnicos, entre outras, so cada vez mais comuns. Nos textos referentes a esses assuntos aparecem termos que so especficos, mas que uma pessoa com nvel de estudo mdio deveria conhecer.

Seguem abaixo alguns desses termos, sem os quais difcil compreender as leituras sobre os assuntos citados acima. Voc dever definir cada um deles. a) cromossomo b) cromatina c) gene d) nucleotdeo e) caritipo f) trissomia g) mitose h) meiose i) diplide j) centrmero

7. Os testes de DNA so atualmente muito utilizados para anlise de paternidade e at para resolver

enigmas criminais. Na cincia, estes testes tm sido base de estudos para a compreenso da evoluo em diversos grupos animais e vegetais. Abaixo est proposto um problema que dever ser resolvido a partir dos seus conhecimentos sobre o cdigo gentico.

Um cientista est estudando uma determinada espcie, j extinta, em que vestgios proteicos foram encontrados conservados em resina vegetal. Sobre essa espcie existem poucas informaes genticas, mas os estudos das caractersticas anatmicas dos fsseis indicam que ela seja precursora de duas espcies atuais. A protena encontrada comum nas duas espcies atuais estudadas, com pequenas variaes nas posies de aminocidos. Estas variaes so derivadas de mutaes. Abaixo, temos parte dos segmentos de DNA presente no filamento que codifica esta protena nas duas espcies atuais. Em seguida, temos o fragmento da protena encontrada na resina. Voc dever identificar qual dos seres atuais est mais prximo evolutivamente da espcie extinta. Justifique. Obs.: o professor dever fornecer a tabela de cdigo gentico com os respectivos aminocidos codificados pelos cdons ou consultar tabela na pgina 225 do livro Ser Protagonista.

Espcie A

AAA GAA TAA CAA AGA GGA TGA CGA ATA GTA TTA CTA ACA GCA TCA CCA

Espcie B

AAG GAA TAA CAA AGG GGA TGA CGA ATA GTT TTA CTA ACA GCA TCA CCT

Segmento da protena encontrada na espcie extinta:

PHE-LEU-ILE-VAL-SER-PRO-THR-ALA-TYR-GLN-ASN-ASP-CYS-ARG-SER-GLY

Biologia VOLUME 1 | Unidade 2 | Captulos 4 a 11

Citologia
8. Abaixo temos duas clulas. Ambas so fases de diviso de uma clula 2n = 8. Determine as fases de

diviso pelas quais as clulas esto passando. Justifique

9. Um pesquisador de Biologia molecular obteve duas amostras de cidos nucleicos de uma espcie mui-

to rara. Embora soubesse que se tratava de cido nucleico por meio de testes bioqumicos e biofsicos, no tinha certeza de que se tratava de DNA ou de RNA. Retirando uma pequena frao do material, o cientista analisou os nucleotdeos presentes na molcula e detectou as seguintes propores:

Adenina = 20 %; citosina = 30%, guanina = 40% e uracila = 10%. A partir desses dados, possvel verificar com qual tipo de cido nucleico o cientista est trabalhando? Justifique. feito para indicar aos pais possveis sndromes derivadas de mutaes cromossmicas presentes no feto. Abaixo, h dois caritipos. Faa o diagnstico e indique, caso haja alguma sndrome, qual o fentipo do afetado.
Dept. of Clinical Cytogenetics, Addenbrookes Hospital/SPL/LatinStock L. Willat, East Anglian Regional Genetics Service/SPL/LatinStocck

10. O caritipo pode ser feito a partir de clulas do lquido amnitico (amniocentese). O exame pode ser

Biologia VOLUME 1 | Unidade 2 | Captulos 4 a 11

Respostas
1. a) O modelo do mosaico fluido indica a presena de uma camada de fosfolipdios onde esto mergu-

lhadas protenas. O termo fluido se refere ao dinamismo da membrana, ou seja, as molculas no esto estticas e sim em movimento e realizando trocas com o meio. H ainda os receptores de membrana ligados s protenas de membrana. b) Soluo A: observe que com o passar do tempo a soluo A diminuiu a sua concentrao, ou seja, recebeu gua do meio intracelular; portanto, a soluo A estava hipertnica em relao clula.

Soluo B: observe que com o passar do tempo a soluo B aumentou a sua concentrao, ou seja, perdeu gua para o meio intracelular, ficando gradativamente mais concentrada; portanto, a soluo estava inicialmente menos concentrada que o meio intracelular. te ao complexo Golgiense. Esse percurso pode ser indicado pela presena de protenas no meio extracelular. Ou seja, os aminocidos foram incorporados, utilizados pelo retculo endoplasmtico para sntese de protenas que foram enviadas ao complexo Golgiense, onde foram colocadas em vesculas e secretadas para o meio extracelular.

2. Os aminocidos radioativos foram incorporados pelas clulas e conduzidos at o RER e posteriormen-

3. At os 5 km, o atleta corria abaixo da sua capacidade aerbica, ou seja, abaixo da capacidade que suas

clulas tm para utilizar oxignio. A partir dos 5 km, o ritmo do atleta aumentou at atingir seu limite aerbico em 6 km. A partir desta quilometragem, ele comeou a correr muito acima da sua capacidade aerbica, e as clulas passaram a fazer respirao anaerbia acumulando cido ltico, o que levou cimbra.
4. a) A energia luminosa captada pela molcula de clorofila.

b) Errado. Os tomos de oxignio liberados no gs oxignio vm da gua. Essa informao foi descoberta utilizando gua com tomos de oxignio radioativo na fotossntese, cuja radioatividade foi detectada na molcula de gs oxignio. c) O oxignio produzido na fase clara da fotossntese no Tilacoide; na fase escura produzida a glicose e ela ocorre no estroma do cloroplasto.
5. A cor de um objeto determinada pela reflexo da luz, ou seja, um objeto verde quando absorve to-

dos as faixas do espectro luminoso, mas reflete o verde. Portanto, o papel celofane permite a passagem somente nas respectivas cores para dentro da caixa. A caixa 1 receber somente cor azul, a caixa 2, verde, e a caixa 3, vermelho. A clorofila, por ter a cor verde, reflete essa cor e os espectros prximos a ela, mas absorve com maior intensidade as cores vermelha e azul. Verifica-se, portanto que a planta que receber a luz verde crescer menos, podendo at, aps algum tempo, morrer. Vai se desenvolver melhor a caixa que receber as luzes vermelha e azul (sendo a azul ligeiramente mais bem absorvida). Deste modo, o floricultor dever excluir a cor de plstico verde.
6. a) Cromossomo: filamento de DNA condensado visvel na clula em diviso celular.

b) Cromatina: conjunto de filamentos de DNA presente em um ncleo interfsico. c) Gene: seguimento da molcula de DNA responsvel em codificar uma determinada protena. d) Nucleotdeo: unidade de formao da molcula de cido nucleico (DNA e RNA). e) Caritipo: conjunto de cromossomos analisados a partir de uma fotomicrografia do ncleo em metfase da mitose. f) Trissomia: aumento de um dos cromossomos do caritipo. A trissomia mais conhecida a sndrome de Down, decorrente do aumento de um cromossomo n 21. g) Mitose: diviso celular conservativa. Uma clula forma duas clulas com o mesmo nmero de cromossomos. Tambm conhecida como diviso equacional (E!). No organismo pluricelular, a mitose repe clulas perdidas e promove o crescimento. h) Meiose: diviso celular reducional (R!). Na meiose, uma clula forma quatro clulas, cada uma com a metade do nmero de cromossomos. Nos organismos pluricelulares, a meiose aparece na gametognese, na formao de esporos e na meiose zigtica.

Biologia VOLUME 1 | Unidade 2 | Captulos 4 a 11

Respostas
i) Diploide: nome dado a certo nmero constante de filamentos de DNA em uma determinada espcie. Cada filamento de DNA oriundo de cada um dos gametas dos pais durante a fecundao, sendo que os gametas so haploides. As clulas diploides so representadas por 2n, sendo n o nmero haploide. j) Centrmero: regio do cromossomo onde o fuso se liga durante a diviso celular.
7. A espcie B a que apresenta maior proximidade gentica. a nica cujo cdigo gentico codifica os

respectivos e correspondentes aminocidos.


8. a) metfase da mitose.

b) metfase II da meiose.
9. uma molcula de RNA. Se fosse uma molcula de DNA, as propores de timina e adenina seriam

iguais, assim como de citosina e guanina. Isso porque, por ser uma molcula formada por dupla hlice, e adenina sempre parear com timina e citosina sempre parear com guanina, h tal proporcionalidade entre elas.
10. FIGURA 1: sndrome de Down: menor coeficiente intelectual, fenda palpebral estreita, boca pequena com

lngua de tamanho normal, pescoo e dedos curtos, dentio irregular (trissomia do cromossomo 21).

FIGURA 2: sndrome de Turner: baixa estatura, pescoo curto e largo, ovrios atrofiados (nulissomia do cromossomo X).

You might also like