You are on page 1of 9

1

GUIA PARA A ELABORAO DE ATOS NORMATIVOS

Contedo 1 TCNICA LEGISLATIVA.........................................................................................2 2 ESTRUTURA DAS PROPOSIES LEGISLATIVAS............................................3 3 REDAO DAS NORMAS.......................................................................................5 4 ALTERAES DAS LEIS.........................................................................................6 5 REGRAS DE FORMATAO..................................................................................7 6 LEGISLAO APLICVEL.....................................................................................9

GUIA PARA A ELABORAO DE ATOS NORMATIVOS


1 TCNICA LEGISLATIVA Conjunto de procedimentos e normas redacionais especficas, que tem como finalidade a elaborao de um texto legal que trar repercusso para o mundo jurdico.

GUIA PARA A ELABORAO DE ATOS NORMATIVOS


2 ESTRUTURA DAS PROPOSIES LEGISLATIVAS 2.1 Parte Preliminar Compreendida pela epgrafe, ementa, prembulo, enunciado e a indicao do mbito de aplicao de suas disposies. a) Epgrafe - indica a espcie normativa da proposio, o respectivo nmero e a data de edio do ato. b) Ementa - sintetiza o contedo da lei de modo claro e conciso permitindo o conhecimento da matria legislada. c) Prembulo - contm a declarao da autoridade e do fundamento constitucional e legal, quando necessrio, no qual se apia para expedir o decreto ou promulgar a lei. No prembulo, a autoridade competente, mediante ordem de execuo, baixa o ato de que titular, utilizando-se nas formas verbais decreta, resolve ou promulga, nos termos da competncia de que esteja investido. d) Enunciado e Especificao: compreende o objeto da norma e a especificao do mbito de sua aplicao, respectivamente. O Enunciado do objeto e o mbito de aplicao das disposies normativas sero indicados no artigo primeiro da lei, de forma especfica. 2.2 Parte Normativa Compreende o texto normativo de contedo substantivo relacionado com a matria regulada. Trata-se dos dispositivos que inovam ou alteram a ordem jurdica. Cada projeto, excetuados os de cdigo, dever tratar de um nico objeto. - Articulao do Texto Legal a) Artigo - unidade bsica para a apresentao, diviso ou agrupamento de assuntos num texto normativo. Deve conter um nico comando normativo fixado em seu caput, as excees ou complementos devem ser fixados em suas subdivises (pargrafos e incisos). b) Pargrafo - o complemento aditivo ou restritivo do caput do artigo. Constitui a imediata diviso de um artigo sendo representado pelo sinal grfico , salvo quando se tratar de pargrafo nico, caso em que se utiliza a expresso Pargrafo nico. Deve abrir excees ou completar o sentido do comando normativo contemplado no caput do artigo.

GUIA PARA A ELABORAO DE ATOS NORMATIVOS


c) Inciso o desdobramento do caput do artigo ou do pargrafo, comumente destinado enumerao ou quando o assunto tratado no puder ser concentrado no prprio artigo ou no se mostrar adequado a constituir pargrafo. d) Alnea - constitui desdobramento de inciso. e) Item usado para desdobramento da alnea. - Agrupamentos necessrio quando um grande nmero de artigos de um ato normativo exige a sistematizao da matria, de acordo com idias que se correlacionam. Usado para diviso de leis mais extensas. Observa o seguinte esquema: a) Um conjunto de artigos pode compor uma SEO OU SUBSEO; b) Vrias subsees compem uma SEO; c) Um conjunto de sees compem um CAPTULO; d) Um conjunto de captulos compem um TTULO e e) Um conjunto de ttulos compem um LIVRO. 2.3 Parte Final Compreende as disposies necessrias implementao da norma, as disposies de carter transitrio, a clusula de vigncia e a clusula revogatria. a) Clusula de Vigncia - dispe sobre a data em que a lei entra em vigor: se na data de sua publicao, em data futura ou aps determinado perodo. Caso a lei no determine data ou prazo para o incio da vigncia, aplica-se a Lei de Introduo ao Cdigo Civil segundo a qual, salvo disposio em contrrio, a lei comea a vigorar em todo o pas 45 (quarenta e cinco) dias aps a sua publicao. b) Clusula Revogatria o artigo que deve indicar expressamente as leis ou dispositivos legais revogados. vedado utilizar a expresso genrica Revogam-se as disposies em contrrio.

GUIA PARA A ELABORAO DE ATOS NORMATIVOS


3 REDAO DAS NORMAS O ato normativo deve ser redigido de forma a possibilitar a sua compreenso por seus destinatrios. A clareza, a preciso, a ordem lgica, a conciso, a simplicidade, a uniformidade e a imperatividade so seus atributos. 3.1 Regras redacionais: - utilizar frases impositivas; - buscar uniformidade do tempo verbal, dando preferncia ao tempo presente ou futuro do presente do indicativo; - observar regras de pontuao; - construir oraes em ordem direta evitando adjetivaes dispensveis; - empregar termos que tenham mesmo sentido e significado no maior espao territorial possvel, evitando o uso de expresses locais e regionais; - usar siglas consagradas pelo uso sendo sua primeira referncia no texto acompanhada de explicitao de seu significado; - expressar a idia, quando repetida no texto, utilizando as mesmas palavras, evitando o emprego de sinnimos; - grafar por extenso quaisquer referncias a nmeros e percentuais, com exceo de data e nmero de lei; - expressar em algarismos arbicos os valores monetrios seguidos da respectiva indicao, por extenso, entre parnteses; - indicar, expressamente, o dispositivo objeto de remisso.

GUIA PARA A ELABORAO DE ATOS NORMATIVOS


4 ALTERAES DAS LEIS A alterao dos atos normativos poder ser efetuada mediante os seguintes expedientes: a) Revogao integral mediante reproduo integral de novo texto, quando se tratar de alterao considervel. b) Revogao Parcial. c) Substituio, supresso ou acrscimo de dispositivos. 4.1 - Regras para alterao das Leis: - vedada a renumerao de artigos ou de unidade superior ao artigo. Deve-se usar o mesmo nmero do artigo seguido de letra maiscula, em ordem alfabtica, tantas quantas forem suficientes para identificar os acrscimos (ex: art. 3 - A); - permitido o reordenamento de pargrafos, incisos, alneas e itens; - vedado o aproveitamento de nmero ou de letra de dispositivo revogado, vetado ou declarado inconstitucional pelo STF ou cuja execuo tenha sido suspensa, devendo ser acompanhados to somente das expresses revogado, vetado, declarado inconstitucional, em controle concentrado pelo STF ou execuo suspensa pelo senado federal, na forma do art.52 X da CF/88; e - artigo com alterao de redao, supresso ou acrscimo no caput ou em seus desdobramentos deve ser identificado, somente ao final da ltima unidade, com as letras NR maiscula, entre parnteses (NR), para designar Nova Redao.

GUIA PARA A ELABORAO DE ATOS NORMATIVOS


5 REGRAS DE FORMATAO Configurar pgina - margens: superior: 6,00 cm; Inferior: 2,5 cm; esquerda: 2,00 cm; direita: 1,5 cm - tamanho do papel: A4 (210 x 294 mm); - fonte: Times New Roman; tamanho: 12; - tabulao: 2,5 cm; e - entre linhas: 1,5 cm. - centralizada; - caixa alta (ex: DECRETO N DE dia DE ms DE ano); - termina com ponto; - dar dois espaos para a ementa. - recuo: 9,0 cm; - dar dois espaos para o prembulo. - O GOVERNADOR DO ESTADO DE MINAS GERAIS ...; - tabulao: 2,5 cm; - dar um espao para a prxima linha.

Epgrafe

Ementa Prembulo

8 Art.1 ao - utilizar numerao ordinal; NORMATIVOS GUIA PARA A ELABORAO DE ATOS 9 - no colocar ponto depois do nmero; - dar dois espaos antes de iniciar o texto; - iniciar o texto com letra maiscula. - utilizar numerao cardinal; - colocar ponto aps o nmero (ex: Art.11.); - dar dois espaos antes de iniciar o texto; - iniciar o texto com letra maiscula. - colocar ponto aps o a expresso Pargrafo nico; - dar dois espaos antes de iniciar o texto; - iniciar o texto com letra maiscula; - em caso de se desdobrar em incisos, o texto deve terminar em dois pontos (:). - no colocar ponto e nenhum sinal; - dar dois espaos antes de iniciar o texto; - iniciar o texto com letra maiscula; - em caso de se desdobrar em incisos, o texto deve terminar em dois pontos (:). - utilizar algarismos romanos; - colocar trao aps o algarismo (ex: IV -); - dar um espao antes de iniciar o texto; - iniciar com letra minscula, salvo se for nome prprio; - termina em ponto e vrgula (;) salvo o ltimo inciso do artigo, que termina em ponto final; - no final do penltimo inciso, aps o ponto e vrgula, utilizar a conjuno aditiva e; - em caso de se desdobrar em alneas, o texto deve terminar em dois pontos (:). - utilizar letra minscula seguida de parnteses (ex: a); b); c) etc.); - dar um espao antes de iniciar o texto; - iniciar com letra minscula, salvo se for nome prprio; - termina em ponto e vrgula (;) salvo o ltimo inciso do artigo, que termina em ponto final; - no final do penltimo inciso, aps o ponto e vrgula, utilizar a conjuno aditiva e; - em caso de se desdobrar em itens, o texto deve terminar em dois pontos (:). - utilizar a forma cardinal; - colocar ponto aps o nmero (ex: 1.); - dar um espao antes de iniciar o texto; - iniciar com letra minscula, salvo se for nome prprio; - termina em ponto e vrgula (;) salvo o ltimo inciso do artigo, que termina em ponto final; - no final do penltimo inciso, aps o ponto e vrgula, utilizar a conjuno aditiva e. - colocar tudo em letra maiscula; - no negritar; - utilizar algarismos romanos (ex: CAPTULO VI); - identificar o nome do captulo. - primeira letra em maisculo (ex: Seo I) - no negritar; - identificar por algarismos romanos.

Art. 10 em diante Pargrafo nico

Parte Normativa

1 e seguintes

Incisos

Alneas

Item

CAPTULO TTULO e LIVROS Seo e Subseo

GUIA PARA A ELABORAO DE ATOS NORMATIVOS


6 LEGISLAO APLICVEL 6.1 Legislao Federal: - Constituio Federal de 1988; - Lei Complementar Federal n 95, de 26 de fevereiro de 1998 (alterada pela Lei complementar n 107, de 26 de abril de 2001)- Dispe sobre a elaborao, a redao, a alterao e a consolidao das leis, conforme determina o pargrafo nico do art. 59 da Constituio Federal, e estabelece normas para a consolidao dos atos normativos que menciona; - Decreto-Lei n 4.657, de 4 de setembro de 1942 Lei de Introduo ao Cdigo Civil; - Decreto Federal n 4.176, de 28 de maro de 2002 - Estabelece normas e diretrizes para a elaborao, a redao, a alterao, a consolidao e o encaminhamento ao Presidente da Repblica de projetos de atos normativos de competncia dos rgos do Poder Executivo Federal, e d outras providncias. 6.2 Legislao Estadual: - Constituio do Estado de Minas Gerais; - Lei Complementar n 78, de 09 de julho de 2004 - Dispe sobre a elaborao, a alterao e a consolidao das leis do Estado, conforme previsto no pargrafo nico do art.63 da Constituio do Estado; - Decreto n 44.887, de 4 de setembro de 2008 Consolida a regulamentao da Lei Complementar n 78, de 9 de julho de 2004, que dispe sobre a elaborao, a redao e a consolidao das leis do Estado.

You might also like