You are on page 1of 33

VALIDADE

Texto base: Cap. 5 (Hogan, 2006)


Sabrina Magalhes Mestranda em Psicologia, linha Avaliao e Reabilitao Neuropsicolgica, UFPR

Roteiro da aula
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. Definio de validade; Conceitos complementares; Tipos de validade; Relao entre Fidedignidade e Validade; Concluso; Dvidas para a prova; Trabalho.

Definio
Validade o grau em que um teste de fato mensura aquilo que se prope mensurar.

Definio de Validade
O que avaliado a interpretao dos escores, em funo da utilizao que se faz do teste.
O Mini Exame do Estado Mental vlido? O Mini Exame do Estado Mental vlido para identificar demncia do tipo Alzheimer?

Gradao: a validade suficiente para se confiar na utilizao do teste?

Conceitos complementares
Construto: Trao ou caracterstica; operacional de um conceito. definio

Validade: sobreposio entre construto e teste;

Mas....

Conceitos complementares
O construto nunca totalmente abarcado pelo teste Sub-representao do construto

O teste tambm pode medir outras caractersticas alm de mensurar parte do construto Varincia irrelevante do construto

O Construto

Sub-representao do construto Medida vlida Varincia irrelevante do construto

O Teste

Conceitos complementares
A sub-representao do construto refere-se ao grau com que um teste falha em capturar os aspectos importantes desse construto; A varincia irrelevante do construto refere-se ao grau com que os escores do teste so afetados por processos estranhos ao construto que se pretende mensurar.

Validade
Validade a considerao mais fundamental que se deve fazer na construo e na correo dos testes. O estabelecimento da validade envolve a apresentao de um conjunto integrado e multifacetado de evidncias (demonstraes empricas).

Tipos de validade
1. Validade de face ou validade aparente 2. Validade de contedo 3. Validade relacionada ao critrio
a) Convergente b) Discriminante

4. Validade de construto

VALIDADE DE FACE
Grau no qual um instrumento parece mensurar o construto-alvo. Prs e contras. Nunca deve ser um substituto para a validade emprica, embora possa ser til.

Exemplo: Teste de Fluncia Verbal


Anote quantas palavras voc puder pensar que comecem com uma certa letra do alfabeto que eu j irei lhe dizer. Voc pode escrever qualquer tipo de palavra que quiser, exceto nomes prprios (como Beto ou Brasil), nmeros, ou palavras que sejam uma variao uma da outra. Eu direi para voc parar aps 1 minuto. Voc est pronto? Agora, me diga quantas palavras voc pode pensar que comeam com a letra F.

VALIDADE DE CONTEDO
Aborda a relao entre o contedo de um teste e um domnio bem definido de conhecimento ou comportamento. Exemplos de aplicao: testes de proficincia (conhecimento), testes aplicados a candidatos a emprego.
O propsito desses testes determinar a extenso do conhecimento do examinando em relao a um determinado corpo de contedo.

VALIDADE DE CONTEDO
Realizada atravs da anlise dos itens mediante a opinio de juzes.
Tabela de especificaes para a rea de contedo: tpicos e processos mentais (conhecer, habilidade para aplicar ou sintetizar o contedo). A anlise deve indicar as reas que no foram cobertas pelo teste e os itens do teste que no se adequam s especificaes do contedo.

VALIDADE DE CONTEDO
Aplicao na Psicologia:
Limitada, porque poucas reas so suscetveis de especificao clara do domnio que elas cobrem. Exemplo: demonstrar que um teste cobre todas as caractersticas especificadas por um distrbio especfico descrito no DSM-IV.

Problemas: especificao do contedo de um domnio e grau em que os itens so adequadamente julgados.

VALIDADE DE CRITRIO
Estabelece uma relao (comparao) entre o desempenho no teste e algum outro critrio considerado um indicador importante do construto de interesse. Coeficiente de validade: expressa a correlao entre o teste e o critrio (correlao de Pearson).

VALIDADE DE CRITRIO: CONVERGENTE


Refere-se a uma correlao relativamente alta entre o teste e algum critrio que se considera seja capaz de mensurar o mesmo construto do teste. Validade preditiva: considera se o teste prediz alguma condio futura do examinando quanto a algum critrio.

VALIDADE DE CRITRIO: DISCRIMINANTE


Mostra que o teste tem uma correlao relativamente baixa com construtos diferentes daquele se pretende mensurar.

ERRO PADRO DA ESTIMATIVA


ndice de erro (desvio padro) devido a validade de critrio.

Sc: desvio padro da medida de critrio r: coeficiente de validade, ou seja, correlao entre teste e critrio

VALIDADE DE CONSTRUTO
o grau em que um instrumento de medida mede acuradamente o construto terico que pretende avaliar. Diz respeito ao quanto a relao existente (vista, observada, a correlao) entre duas medidas consistente com hipteses teoricamente deduzidas sobre os construtos que elas representam.

VALIDADE DE CONSTRUTO: MTODOS


Estrutura interna: consiste em calcular a correlao que existe entre cada item do teste com o restante do item do teste. Anlise fatorial: tcnicas estatsticas que ajudam a identificar as dimenses comuns (variabilidade) subjacentes ao desempenho em muitas mensuraes diferentes.

VALIDADE DE CONSTRUTO: ANLISE


FATORIAL

V1
V = varivel F = fator

V2

V3

V4

V5

V6

F1

F2

EXEMPLO: ESCALA HIPOTTICA DE


DEPRESSO
Item 1: Eu me sinto triste Item 2: Sou um completo fracasso. Item 3: Tenho baixa auto estima. Item 4: No tenho mais apetite. Item 5: Tenho dormido muito mal. Item 6: No consigo mais trabalhar. Aspectos somticos Aspectos sociais Auto-imagem

RELAO ENTRE FIDEDIGNIDADE E VALIDADE


Se um teste no apresenta qualquer fidedignidade seus escores consistem simplesmente em erros aleatrios -, ento no tem qualquer validade. Um teste pode ser perfeitamente fidedigno e ainda assim no ter validade; ou seja, o teste est fidedignamente mensurando algo que, entretanto, diferente daquilo que se quer mensurar.

FIDEDIGNIDADE
Baixa Alta

Alta

VALIDADE
Baixa

PREDIO ESTATSTICA X PREDIO


CLNICA
As predies estatsticas, no mnimo, se igualam e geralmente superam as predies clnicas. No entanto, nem sempre est disponvel uma base de dados confivel que o pressuposto bsico para as anlises estatsticas. Interao: julgamento clnico guiado fundamentado) pelos resultados estatsticos. (ou

CONCLUSO
Validade refere-se a:
Demonstraes empricas de que um teste mensura aquilo que ele se prope a mensurar; Fato de que os escores do teste podem ser interpretados de uma maneira significativa para um propsito especfico.

CONCLUSO
Validade de face no uma demonstrao emprica de validade, mas til para aceitao pblica do teste; Validade de contedo relaciona o teor do teste com um corpo bem definido de conhecimentos ou habilidades.

CONCLUSO
As relaes entre os escores dos testes e outras medidas destinadas a avaliar construtos similares fornecem uma evidncia convergente; Enquanto as relaes entre os escores do teste e medidas especficas para outros construtos constituem uma evidncia discriminante. O critrio de interesse operacionalmente. deve ser definido

CONCLUSO
Validade de construto: evidncia que o teste mensura, ao menos em certo grau e para um determinado propsito, o construto-alvo. O usurio de um teste deve integrar as evidncias de validade coletadas em diversas fontes para chegar a uma deciso sobre a extenso em que o teste satisfaz ao seu propsito. Na anlise final, o usurio tenta responder: melhor utilizar esse teste como uma fonte de informao, ou no?

PROVA
Contedo:
Normas dos testes; Fidedignidade das medidas psicolgicas; Validade das medidas psicolgicas

Dia: 28 de novembro

TRABALHO
Descrio do teste; Objetivo do teste; Normas; Fidedignidade; Validade. Entrega: dia 05 de dezembro

You might also like