You are on page 1of 27

Reservados todos os direitos de autor pela legislao brasileira em vigor

NDICE

IIIIIIIVV-

Introduo Energia das Mars O Caso Da Usina Maremotriz De La Rance Centrais Tubirnas Submersas Turbinas

I- INTRODUO

I- Introduo
As energias renovveis marinhas, teoricamente explorveis, so numerosas e variadas. Quando estamos perante uma explorao com nveis de produo de energia razoveis, esta energia elctrica poder ser exportvel para o solo firme. Na conquista de novas fontes de energias que no emitem gazes de efeito de estufa, nem contribuem para o agravamento dos impactos ambientais negativos, as energias marinhas devem desempenhar um papel de relevo, contribuindo para este objectivo. O Brasil tem em toda a sua extenso, a costa banhada pelo oceano atlntico, tendo por isso todo o interesse e condies para recorrer a estas formas alternativas de energia. Vrios pases j se envolveram em projectos associados a estas energias alternativas e apoiam activamente a I&D bem como a indstria. O desenvolvimento harmonioso desta nova maneira de explorar os mares deve ser feito em consenso com os outros ocupantes do espao martimo. O conhecimento indispensvel de todos os impactos ambientais e sociais s podem ser adquiridos pela experincia com instalaes de projectos-piloto de tamanho significativos. Este trabalho tem por objectivo o estudo mais aprofundado de uma das energias marinhas nomeadamente a energia das mars.

II- ENERGIA DAS MARS

II- Energia das mars A energia das mars, tambm chamada de energia maremotriz, uma energia renovvel e limpa. O fenmeno de mar, deve-se s interaces gravitacionais entre a Terra e outros astros (principalmente a Lua e o Sol). Traduz-se pelas variaes peridicas do nvel do mar associadas s correntes. A energia correspondente pode ser captada sob duas formas:

Energia potencial pelas variaes do nvel do mar; Energia cintica pelas correntes martimas.

Em resumo, a energia das mars, resulta da rotao da Terra no seio dos campos gravitacionais da Lua e do Sol, isto , baseia-se na recuperao da energia cintica da Terra.

Energia Potencial Este tipo de aproveitamento da energia das mars obtido atravs da construo de diques e reservatrios. Duma maneira muito simples, quando a mar sobe, a gua enche o reservatrio passando atravs duma turbina (tipo bulbo) produzindo energia elctrica. Quando a mar desce, o reservatrio esvaziado, a gua sai do reservatrio passando novamente pela turbina (em sentido contrrio), produzindo novamente energia elctrica. Como aspectos tcnicos a ter em conta temos:

Aproveitamento que necessita de uma costa apropriada para a construo do respectivo reservatrio; Para que este sistema funcione bem so necessrias mars e correntes fortes; Tem que haver um aumento do nvel da gua pelo menos 5,5 metros da mar baixa para a mar alta;

Energia Cintica Este tipo de aproveitamento corresponde essencialmente a explorao da energia cintica associada s massas de gua movidas pelas correntes martimas. A tcnica utilizada, de uma forma geral, pode ser definida como uma elica submarina tendo aproximadamente os mesmos princpios bases de funcionamento diferena que estas utilizam a gua para serem movidas. Como aspectos tcnicos a ter em conta temos:

Necessita de uma velocidade mnima da corrente, cerca de 1 m/s variando com a tecnologia; Restringida a stios com correntes fortes, normalmente em profundidades baixas, ou seja, na maioria dos casos na proximidade das costas. Estrutura robusta, relativamente pequena e que necessita de pouca manuteno.

Tal como no caso da energia elica, a localizao fundamental para as turbinas de energia das mars. Estes sistemas devem situar-se em reas com correntes rpidas, com fluxos naturais entre pontos rochosos, cabeceiras, entre ilhas, nas entradas de baias e rios ou outras massas terrestres. Comparativamente com a energia elica, a energia das mars produz energia de forma anloga. No entanto, quando comparamos a densidade da gua com a densidade do ar, verificamos que a densidade da gua 832 vezes superior do ar, da que um nico gerador, no caso da energia das mars, pode proporcionar valores de potncia significativos em situaes com baixas velocidades de fluxos das mars, quando comparado com a velocidade do vento. Uma vez que a potncia varia com a densidade do meio e com o cubo da velocidade, fcil perceber que, para sistemas com turbinas com as mesmas dimenses, fluxos de gua com velocidades de 1/10 da velocidade do vento fornecem aproximadamente a mesma potncia. No entanto, este facto vai limitar a sua aplicao na prtica a lugares onde a mar se desloque com velocidades de pelo menos 2 ns (1 m/s).

Tendo em conta que este tipo de geradores relativamente recente no existe nenhum esquema de sistemas, nem de tecnologias padro que se tenha assumido como claro vencedor. Existem sim, uma grande variedade de modelos a serem testados, estando alguns destes prximos de uma implementao em larga escala. Existem diversos projetos diferentes com o objetivo de explorar a energia cintica das ondas e das mars para a gerao de eletricidade. Entre eles, h sistemas baseados em, turbinas submersas, msculos artificiais, longas bias flutuantes, apenas para citar alguns que chegaram fase de projetos-piloto.

Barragem de Mars

Turbinas Submersas

Msculos Artificiais

Longas Bias Flutuantes

Para a instalao de usinas maremotrizes so necessrias condies topogrficas, hidrolgicas e de dinmicas marinhas especiais. So poucos os stios mundiais potencialmentes tecnicamente para instalao de usinas maremotrizes ou adequados

condies.

Mapa com locais propcios a instalaes de usinas maremotrizes em nosso planeta.

Em nosso planeta, os locais susceptveis para instalao de uma usina maremotriz so raros, pois, deve satisfazer vrios critrios tcnicos, topografia litornea que deve permitir a construo de uma barragem de conteno e mars com amplitudes excepcionais. O stio deve ter tambm uma proximidade com a rede ou anel de distribuio, para compensar a intermitncia da produo, fato este inerente a qualquer maremotriz. No Brasil, o litoral maranhense possui como caracterstica uma amplitude de mar de 6,5 m. Na dcada dos anos 1960 o Governo brasileiro executou o projeto para a construo da Usina Talassomtrica de Bacanga, no esturio do rio Bacanga em So Luis do Maranho. A iniciativa foi motivada pela recm inaugurada

Usina Maremotriz de La Rance na Frana em 1966. As obras de construo da Barragem do Bacanga, atual ligao entre So Lus e o Porto do Itaqui pela BR-315, foram iniciadas e concludas entre as dcadas de 1960 e 1970. Todavia, os fundamentos que justificaram a construo da barragem, no foram adequadamente documentados, o que gerou uma srie de dvidas sobre a real concepo e execuo da obra. Naquela poca, a finalidade de uma usina talassomtrica (que usa como fonte a energia das mars) foi: a) Gerao de energia eltrica; b) Reduzir a distncia ao Porto de 36 km para apenas 9 km, o que seria muito importante para a ampliao do Porto do Itaqui; c) Formao do lago artificial para auxiliar no processo de urbanizao e de saneamento da cidade. Vrios problemas na gesto do projeto e a dicotomia com os planos de desenvolvimento regional, como a expanso urbana, inviabilizaram o funcionamento da usina de Bacanga. Atualmente h interesse pelos pesquisadores da Universidade Federal do Maranho em transformar a Usina em um Programa Piloto para fins acadmicos. Ressalto como modelo, a experincia portuguesa em utilizar este potencial talassomtrico e instalar o sistema gerador sobre flutuadores em nvel industrial.

III-O CASO DA USINA MAREMOTRIZ DE LA RANCE

III-O Caso da Usina Maremotriz de La Rance A Usina Maremotriz de La Rance (utiliza a energia cintica das mars), em Dinard, Alta-Bretanha, Frana Localizado entre Saint-Malo e Dinard, a Usina Maremotriz de La Rance , foi inaugurada em 1966 pelo General de Gaulle aps cinco anos do incio da sua construo. Ela est ligada s redes de distribuio de eltricidade da EDF (lectricit de France) desde 1967 e assim, contribui com uma pequena parcela para a demanda de energia eltrica da Bretanha. O stio onde est localizada o ideal. Na verdade, o esturio do Rance possui uma das maiores amplitudes de mars do mundo. A Usina de La Rance (do tipo de usina de energia de mars com reservatrio) produz 45 % da eletricidade produzida na Bretanha, o que representa 3,5 % de energia eltrica consumida nesta Regio a Oeste da Frana, o equivalente ao consumo durante um ano da cidade de Rennes e sua aglomerao (em torno de 250.000 habitantes). O custo de produo deste tipo de energia mais interessante para a EDF do que a energia eltrica gerada por uma usina nuclear ou trmica : 18 centavos de (Euro) contra 20.

Usina Maremotriz de La Rance, Bretanha, Frana. Vista area

Sua barragem de conteno com 750 m de comprimento, abrange toda a largura do esturio. Ainda em 1967, foi construda uma rodovia em cima da barragem que liga Saint Malo Dinard. Assim, a distncia entre Saint Malo e Dinard que era de 45 km, foi reduzida para apenas 15 km. A barragem beneficia tambm o setor turstico, recebendo mais de 400.000 mil visitantes por ano, colocando a Usina La Rance em primeiro lugar como turismo industrial francs. Com a criao de um lago de gua doce sobre o Rance e a reduo da velocidade das correntezas, as atividades nuticas se desenvolvem em uma superfcie total de 22 quilmetros

quadrados. Assim, a usina maremotriz tem contribudo significadamente para o desenvolvimento econmico e social da regio. No caso da Usina Maremotriz de La Rance, o esturio do rio Rance longo, com extenso de 22 km at desembocar no Canal da Mancha (Fig. XX). Ele possui alta capacidade de armazenamento de gua cujo volume chega a 184.000.000 m3. Na sua embocadura, no nvel das cidades de Dinard e de Saint Malo, a distncia de 750 metros considerada estreita em termos geogrficos, o que possibilitou a construo de uma barragem para obstruir a embocadura do rio Rance, permitindo direcionar, canalizar o fluxo da mar e o seu aproveitamento energtico.

Localizao da Usina Maremotriz de La Rance (crculo azul), em imagem de satlite. A cidade da margem direita Saint Malo e da margem esquerda Dinard.

Podemos afirmar que a amplitude de mar excepcional neste esturio, quando a diferena entre a mar alta e a mar baixa chega a 13,5 metros durante os equincios (o que corresponde a uma mdia de 8,2 m) neste local. Da ser considerada uma das amplitudes mais alta da Europa e entre as maiores do mundo. Na Frana, a amplitude da mar no seu valor mdio indicada pelo Coeficiente de Mar que tem um valor entre 20 e 120. O valor Coeficiente 100 est associado a uma amplitude de uma mar, fixada arbitrariamente pelo Servio Hidrogrfico e Oceanogrfico da Marinha francesa (SHOM). A escala arbitrria ou relativa tem a seguinte legenda :

Uma mar de Coeficiente superior 70 qualificada como Mar de guas Vivas.

Uma mar de Coeficiente inferior 70 qualificada como Mar de guas Mortas.

Uma mar de Coeficiente 95 uma Mar de guas Vivas Mdias.

Uma mar de Coeficiente 45 uma Mar de guas Mortas Mdias.

As mars cujo Coeficiente tenha o valor 120 so consideradas de amplitudes excepcionais. Devemos observar tambm que o Coeficiente de Mar idntico em uma determinada rea litornea, em uma mesma data para uma determinada mar (por exemplo, para as costas do Canal da Mancha e do Oceano Atlntico) porque ela atingida pela mesma onda de mar, sabendose que as amplitudes variam uma vez que elas dependem da configurao geomorfolgica da zona costeira. A geomorfologia estuarina favorece ao surgimento do fenmeno de ressonncia: a onda de mar incidente rebate no final do esturio e gera uma onda refletida. Como o esturio tem um determinado comprimento, isto faz as ondas incidentes e as ondas refletidas ficarem em fase, que duplica a amplitude de mar. Este fenmeno ocorre no esturio do rio Rance que est inserido no complexo da baa do Monte So Miguel, no Canal da Mancha. Fato idntico ocorre na baa de Fundy, Canad, aonde a amplitude da mar chega a 16,0 m, uma das maiores e mais importantes do mundo referente ao aproveitamento da energia das mars.

Gerando Eletricidade ao Ritmo das Mars Conforme descrio no item anterior, a diferena entre o volume da mar alta que entra no esturio e o menor nvel do volume de gua da mar baixa, transformada em energia cintica que por sua vez aproveitada para a gerao de energia eltrica.

Gravura esquemtica da barragem da Usina de La Rance, detalhando o sistema de gerao com uma turbina Kaplan em primeiro plano.

A mar sobe, entra para o esturio e faz girar as ps dos 24 Grupos de turbinas, sentido baa-esturio do Rance. Quando o volume da mar alta chega ao seu nvel mximo, as comportas so fechadas e a vazante da mar controlada. As ps das hlices so viradas para girarem no sentido contrrio ao enchimento do esturio e o fluxo no sentido esturio-baa, e assim continuamente .

Detalhe de uma turbina do sistema gerador, que trabalha nos dois sentidos do fluxo de gua das mars.

O aproveitamento para a gerao de energia se d com a utilizao de 24 Grupos Geradores, compostos por turbinas hidreltricas de quatro (4) ps tipo Kaplan, que trabalha com vazo de 300 m3.s-1, gerando 240 MW, equivalente a 240 J.s-1. Estas turbinas e os alternadores so capazes de funcionar nos dois sentidos.

Um complexo industrial em harmonia com o ambiente. A Usina Maremotriz de La rance explora uma energia prpria, renovvel e perptua. Ela no causa impacto sobre o clima uma vez que no emite nenhum gs do efeito estufa (CO2e). Quaisquer que sejam as restries de produo de energia, a Usina de La Rance funciona de maneira regular com finalidade de manter um ciclo constante para a evoluo dos nveis mximos e mnimos da bacia e no perturbar as espcies que vivem em uma base regular

para manter um ciclo constante para a evoluo de alta e baixa dos nveis de bacia e no perturbar as espcies que vivem no esturio. Um novo equilbrio biolgico por ter sido colocado no lago de conteno, hoje colonizado por muitas espcies habitualmente presentes unicamente nas zonas litorneas. A obra, a barragem da Usina permevel aos peixes vrias vezes ao dia. A riqueza da populao ictiolgica do rio Rance alta e superior quelas dos outros esturios e baas, incluindo a do Mont Saint Michel. Por exemplo, um estudo realizado na regio sobre os peixes migradores, mostrou que a continuidade do seu ciclo migratrio no prejudicada pela grande obra representada pelo complexo da Usina. A Matriz energtica Francesa e as Energias Alternativas Diferentemente da nossa Matriz de Energia Eltrica onde prevalece a hidroeletricidade, a Matriz de Energia Eltrica da Frana h prevalncia da Energia Nuclear, cuja parcela em torno de 77 % como demonstra o grfico abaixo.

Matriz de Oferta de Eletricidade na Frana onde se destaca a Energia Nuclear.

Esta grande dependncia de energia nuclear cria a necessidade premente em projetar cenrios futuros na Matriz Energtica, com frao maior que ser ocupada pelas energias renovveis, que ocupa hoje uma pequena parcela de 13 %. Atualmente, considerando a Matriz de Oferta de Energias Renovveis (Escala de 0 a 10) demonstrada abaixo, a maior parcela cabe fonte que utiliza madeira de resduos de madeira para gerao de energia (91,8 %).

Matriz de Oferta de Energias Renovveis na Frana

A energia gerada na Usina La Rance computada como energia hidrulica.

IV- CENTRAIS DE TURBINAS SUBMERSAS

IV- Centrais de Turbinas submersas No que diz respeito as centrais que aproveitam energia cintica das mars, como j foi referido e explicado antes, estas exploram a energia cintica das massas de gua movimentadas pelas correntes martimas (tidal current energy). O aproveitamento desta energia ainda uma tecnologia em estado embrionrio. Contudo, existem j desenvolvimentos recentes que permitem pensar em aplicaes comerciais num futuro prximo. Presentemente, a maioria destes prottipos esto instalados no continente europeu e baseiam-se em turbinas de eixo horizontal ou vertical. Podemos ver como aproveitada esta energia na figura seguinte:

Funcionamento de uma central de aproveitamento da energia cintica das mars.

Na figura acima, podemos observar o funcionamento de uma Hidrlica, tecnologia recente, alis um projecto da Marine Current Turbines Ltd. Este tipo de instalao pode ser assimilado a uma elica submarina e como no caso

das elicas a potncia fornecida por uma corrente que atravessa um m2 da superfcie do rotor dada pela seguinte expresso:

P: Potncia em m2, V: Velocidade da gua em m/s, : Rendimento hidrulico do rotor, : massa volmica da gua do mar Verifica-se que a produo aumenta rapidamente com a velocidade das correntes, o que mostra ser interessante economicamente equipar os locais privilegiados por correntes fortes. Tendo em conta o rendimento do rotor, a potncia obtida da ordem de 1,2 kW/m2 para uma corrente de 2 m/s e de 4 kW/m2 para uma corrente de 3 m/s. SEAFLOW

Prottipo de uma Hidrlicade 300 kW (Project Marine Current Turbines Ltd)

Este dispositivo desenvolvido pela Marine Current Turbines Ltd Consiste num rotor de eixo horizontal montado num pilar metlico assente no solo ocenico. Comeou a ser desenvolvido em 1999 e os testes em mar alto incluram uma unidade de 15 kW com um rotor de 3.5 m de dimetro. Em 2003, foi instalado com sucesso um prottipo a 1 Km ao largo de Foreland Point, perto de Devon, no Reino Unido, a uma profundidade de 30 m. Este prottipo

possui um rotor de 15 m de dimetro e pode gerar 300kW com uma velocidade de corrente de 2.7m/s. Uma patente importante desta tecnologia que o rotor pode ser trazido superfcie para manuteno mais simples Entretanto, o SeaFlow encontra-se em operao h 3 anos, confirmando assim a viabilidade da tecnologia, tendo sido efectuados estudos de impacto ambiental, relativamente ao rudo submarino e outros. Em 2006, a companhia recebeu permisso para instalar um dispositivo com um rotor duplo, capaz de produzir 1 MW, em Strangford Lough, na costa da Irlanda do Norte, cujo intuito ser confirmar o potencial comercial desta tecnologia. Este prottipo estar ligado rede e funcionar com a corrente nas duas direces. Actualmente, encontrase em estudo por parte desta companhia a construo de um parque de energia das correntes martimas com 12 unidades SeaFlow, num total de 10 MW, ao largo de Foreland Point, no norte da costa de Devon. Tocardo

Prottipo Tocardo - tidal stream energy

Este dispositivo desenvolvido pela Teamwork Technology e consiste numa turbina de eixo horizontal que aproveita a corrente martima. Foi estudada para ser instalada nas comportas das diversas barragens que existem, nos Pases Baixos, para conter o mar. O rotor deste prottipo tem 2.8

m de dimetro e possui velocidade varivel. Uma primeira unidade foi testada na Holanda em 2006, com uma velocidade de corrente martima de 4.5 m/s, produzindo 35 kW, sendo que durante o perodo de demonstrao foi fornecida electricidade rede. As primeiras aplicaes comerciais esto a ser implantadas em vrias das barragens existentes na Holanda que, combinadas, tero uma capacidade instalada prevista de 100 a 200 MW. Na Frana encontram-se em paralelo dois projectos a serem desenvolvidos, um pela Hydrohlix Energies et Sofresid Engineering em volta de turbinas de eixo horizontal e outro pelo Institut National Politechnique de Grenoble chamado projecto HARVEST em volta de turbina de eixo vertical do tipo Darrieus, este ltimo simplifica a resoluo do problema mecnico ligado a inverso do fluxo visto que estes so sensveis a direco da corrente.

Projecto desenvolvido pela Hydrohlix Energies et Sofresid Engineering

Projecto HARVEST

Destacam-se aqui algumas tecnologias e projectos a nvel mundial:

A RWE npowers estableceu uma parceria com a Marine Current Turbines para construir uma explorao de turbinas Seagen ao largo da costa de Anglesey no Pas de Gales. Em Novembro de 2007, a British Energy anunciou que a empresa Lunar, em conjunto com a E. ON, iriam construir a primeira explorao da energia das mars, do mundo, ao largo da costa da Pembrokshire no Pas de Gales. Esta seria a primeira explorao do mundo em mar profundo, e iria fornecer electricidade para aproximadamente 5000 casas. Seria constitudo por oito turbinas subaquticas, cada uma de 25 metros de comprimento e 15 metros de altura, que esto a ser instalados no fundo do mar ao largo da

Pennsula St David. A construo estava prevista para comear no vero de 2008 e deveria estar operacional at 2010. Foi descrito e apresentado como o primeiro parque elico no fundo do mar.

A British Columbia Tidal Energy Corp. tem planos para implementar pelo menos trs turbinas de 1,2 MW no rio Campbell ou na costa que rodeia British Columbia em 2009. A Nova Scotia Power seleccionou a turbina OpenHydro para um projecto de demonstrao de energia das mars na baia Fundy, Nova Scotia, Canada e a Alderney Renewable Energy Ltd para o fornecimento de turbinas de mars para as ilhas Channel.

Vrios estudos chegaram a concluso que o potencial europeu estimado neste tipo de energia corresponde a 12,5 GW, ou seja, poderia ser produzido 48 TWh/ano. Tal como a energia potencia das mars, a energia cintica tambm varivel e incontrolvel no entanto a velocidade e os horrios das correntes dependem do ciclo lunar que so facilmente previsveis pelo que se torna interessante este tipo de energia para o preenchimento da base do diagrama de cargas. O Custo de Produo das centrais que aproveitam a energia cintica, pode variar muito nos prximos anos visto ser uma tecnologia em desenvolvimento, no entanto neste momento est compreendido entre os 0,03 a 0,09 /kWh.

You might also like