You are on page 1of 8

Aspectos Ambientais da Indstria Moveleira no Brasil

As questes ambientais esto ganhando cada vez mais ateno na vida das pessoas. O setor moveleiro, por sua vez, pela presso da legislao e de consumidores conscientes do mercado nacional e internacional, tem procurado tomar medidas para tornar sua produo mais ambientalmente correta. Ainda h muito a ser feito, mas existem muitos exemplos positivos nessa direo, como veremos nesse mini-artigo. As atividades industriais foram por muito tempo consideradas como das mais poluidoras pela sociedade. Hoje, atravs da gesto ambiental, busca-se a minimizao dos impactos ambientais por elas gerados com a otimizao do uso de recursos naturais e da energia, reutilizao e tratamento de resduos, etc. (Schneider et al., 2003). A busca da sustentabilidade refora a conscincia ambiental dos gestores e funcionrios das empresas, gerando melhor qualidade de vida dentro e fora da indstria. As estratgias de proteo ambiental adotadas pelas empresas melhoram sua imagem frente aos pblicos e mercados. Alm disso, diminuem os custos de produo, aumentando os lucros finais. Tudo isso bem afinado com o que prope o desenvolvimento sustentvel. Assim, programas que visam a gesto ambiental so atualmente uma realidade no setor moveleiro, o qual apresenta grandes melhorias nestes aspectos. Contudo, ainda muito pode ser feito em benefcio tanto das empresas como do meioambiente. por isso que estudos vm sendo realizados com foco na questo ambiental, avaliando a conscincia das indstrias moveleiras nos principais plos do Brasil. Estas pesquisas avaliam as medidas realizadas em busca da sustentabilidade e tambm ressaltam o quanto ainda falta para alcanar esta desejada meta. Atravs de reviso bibliogrfica, este mini-artigo tem como objetivo mostrar aos leitores e interessados algumas das realidades do setor moveleiro do Brasil em termos ambientais, incluindo as principais pesquisas que tm sido publicadas recentemente sobre o assunto. Pretende-se levar conhecimento sobre as principais alternativas adotadas por indstrias do setor para a conservao dos recursos naturais: ou seja produzindo melhor e com menores impactos sobre os recursos naturais.

Economia e importncia do setor moveleiro Os principais plos de fabricao de mveis brasileiros situam-se nas cidades de Bento Gonalves (RS), So Bento do Sul (SC), Arapongas (PR), Mirassol e Votuporanga (SP), Ub (MG) e Linhares e Colatina (ES) (Abimvel, 2006). O setor moveleiro possui grande relevncia na economia brasileira, principalmente nas regies de maior concentrao destas empresas (plos), por gerar inmeros empregos diretos e indiretos, ajudando na circulao de capital. Dados da Abimvel (2006) ressaltam que existiam na poca mais de 16.100 empresas atuantes do setor moveleiro no pas, gerando um total de 206.352 empregos diretos. A entidade ainda aponta um grande nmero de micro empresas que muitas vezes atuam na informalidade. A grande maioria das empresas do setor est localizada no sul e sudeste do Brasil, totalizando 81% do total. O faturamento do setor foi de R$ 12.543 milhes, sendo 22% deste valor adquirido com exportao, no ano de 2004 (Nahuz, s/d). Oitenta e cinco por cento das empresas do setor fabricam mveis predominantemente de madeira (Nahuz, s/d). Logo, o setor madeireiro faz parte da cadeia produtiva moveleira por ser o grande fornecedor da sua principal matriaprima: a madeira serrada e outros produtos derivados como chapas, aglomerados e painis. A madeira do setor moveleiro provm hoje em sua maioria de reflorestamentos de Pinus, eucalipto e de algumas rvores nativas brasileiras.

Matrias-primas e resduos gerados Segundo Nahuz (s/d) 80% da madeira na indstria moveleira efetivamente usada atravs das chapas, painis e madeira macia para a elaborao de mveis, sendo o restante transformado em resduos. Apesar de parte dos resduos proverem da madeira, ainda existem vrias outras matrias-primas utilizadas muitas vezes para acabamento final como as tintas, vernizes e colas. Estes tambm geram sobras que acabam se misturando aos resduos de madeiras. Existem tambm outros produtos slidos como vidros e cristais, metais, couros e plsticos e pedras empregados na confeco de mveis. Logo, pode-se perceber que h uma alta variedade de resduos que variam em forma, tamanho e estado, tornando complexas as prticas de reciclagem e reutilizao (Nahuz, s/d). As indstrias fabricantes de mveis geram resduos slidos, gasosos e lquidos. Os resduos lquidos so aqueles provenientes de solues qumicas e de lavagens e os gasosos so oriundos principalmente do processo de polimento e lixao da madeira, ficando as partculas em suspenso no ar. H ainda emisses gasosas de processos de combusto. Os trs tipos de resduos so capazes de gerar impactos ambientais (Nahuz, s/d). O mesmo autor aborda que nas zonas urbanas, onde grande parte do setor moveleiro se encontra, seus resduos podem s vezes passarem quase que despercebidos, diludos nos grandes volumes de lixo domstico existente. Isso entretanto, no significa se descuidar de sua preveno e tratamento.

A questo ambiental A alta complexidade dos resduos oriundos de indstrias produtoras de mveis, conseqncia da grande variedade de componentes, principalmente quando misturados (Nahuz, s/d), torna sua gesto difcil, principalmente para a separao, reciclagem e reutilizao. Ainda no existem programas especficos e permanentes para a conservao ambiental neste tipo de setor e estima-se que menos de 5 % de suas empresas estejam realizando medidas eficientes de conservao do meioambiente (Nahuz,s/d). Logo, vrios estudos esto sendo realizados neste setor buscando diagnosticar a conscincia das empresas e a situao da gesto ambiental para ajudar no estabelecimento de metas ambientais setoriais (Venzke, 2002). O intenso uso de madeira no setor tambm aponta necessidades da verificao da procedncia desta matria-prima, a qual muitas vezes retirada de florestas de forma indiscriminada e predatria (Uliana, 2005). Por outro lado, com os processos de certificao da madeira, h inmeros casos de empresas com alta conscientizao e ao ambiental positiva.

Legislao - resduos slidos e seus impactos ambientais Resduos so sobras de processos industriais, domsticos, hospitalares e agrcolas que no possuem mais utilidade e nem valor para os seus geradores. Os resduos passam a ser lixo e so descartados, podendo causar impactos ambientais caso seu destino final no seja devidamente efetuado (Lima & Silva, 2005; Oliveira et al., 2007). Segundo a NBR 10004 apud Lima & Silva (2005), os resduos slidos, considerados como os de maior quantidade gerados pelo setor moveleiro, possuem trs classificaes: Classe I considerados perigosos sade humana e meio ambiente sendo seu tratamento obrigatrio, bem como cuidados com armazenamento e disposio. Os resduos da classe I so considerados txicos e podem ser corrosivos, inflamveis e ter elevada reatividade e patogenicidade. Ex.: borras de tinta. Classe II - Produtos que no so inertes no meio ambiente, podendo ter propriedades biodegradveis, solubilidade e/ou combustibilidade. Apesar de no serem perigosos, tais resduos tambm necessitam de tratamento, causando impactos de menor intensidade no meio-ambiente. Ex.: papel, lodos de

tratamentos de gua, cinzas de caldeira, entre outros. Classe III - Resduos considerados inertes na natureza e que com o passar do tempo no apresentam modificaes em sua estrutura. Ex. pedras, sucatas e entulhos. Perante a legislao, resduos derivados da madeira so classificados com no inertes (Classe II). Depsitos destes resduos, caso efetuados de maneira indevida podem ser focos de multiplicao e disperso de insetos filfagos, como os cupins da madeira seca. Alm disso, a madeira tratada pode liberar compostos qumicos no solo podendo contamin-lo. Outro resduo derivado da madeira que causa problemas ambientais o p de serra e de lixao (Nahuz, s/d; Oliveira et al., 2007). Estima-se que grande parte das empresas no setor (mais de 80 %) no possui sistema de exausto central para a captura deste tipo de resduo. Isso se reflete em problemas de sade de seus empregados, diminuindo o rendimento operacional da empresa, principalmente se o uso de equipamento de proteo individual (EPI) for negligenciado (Nahuz, s/d). Os impactos no ambiente que os resduos de qualquer natureza oriundos do setor moveleiro podem causar so preocupao principalmente das agncias ambientais dos governos, alm das prprias indstrias poluidoras que so obrigadas a remediar seus danos e a pagar multas. Nahuz (s/d) alega que h pouca cobrana e exigncia das agncias ambientais no cumprimento da legislao, o que gera muitas vezes o descaso de algumas empresas nas questes ambientais.

Estudos-de-caso envolvendo resduos Estudos vm sendo realizados contabilizando os resduos gerados por empresas do ramo e analisando o destino final dessas sobras. Vejam a seguir alguns dos resultados j publicados sobre o tema. Venzke (2002), em estudo de caso realizado com 27 empresas do setor moveleiro de Bento Gonalves-RS, objetivando a gesto de resduos, observou que 41 % delas realizavam reciclagens externas, 37 % descartavam em aterros, 7% realizavam reciclagem internas, a mesma percentagem para o destino de aterros de terceiros. A grande maioria (63 %) utilizava seus resduos para a prpria gerao de energia em caldeiras de queima de biomassa. Para o autor, o fato se explica pela grande participao de derivados da madeira, que so combustveis, no montante dos resduos das empresas. J existem muitas empresas no Brasil que transformam resduos de madeira em energia eltrica. Logo, este resduo principalmente utilizado para gerar energias trmica e eltrica, sendo assim eliminado pela sua queima. Concomitantemente, geram um benefcio ambiental, pois so oriundos de material renovvel (madeira), enquanto os derivados do petrleo no o so. Segundo a mesma pesquisa, a maior parte das empresas ainda no est realizando projetos para reduo de resduos na localidade. Schneider et al. (2003) avaliaram a destinao de resduos de 40 % das empresas moveleiras existentes em Bento Gonalves, RS. Grande parte dos resduos gerados eram oriundos da madeira, sendo que o principal destino final era a venda a terceiros para outras finalidades inclusive como biomassa, 16,5 % das empresas queimavam estes resduos e 25,3 % reaproveitavam as sobras. Lima & Silva (2005) avalizaram a quantidade de resduos gerados e a sua destinao final em 91 empresas do plo moveleiro de Arapongas, PR. Os resultados mostraram que os resduos de madeira foram os de maior quantidade nessas fbricas e que eram enviados para processamento em usina de resduos vinculada s prprias empresas. Os resduos que no eram destinados usina ficavam sob responsabilidade das empresas que reaproveitam parte deles, queimando ou vendendo para terceiros. Uliana (2005) avaliou a porcentagem mdia da gerao de resduos finos e grossos de madeira provindos da fabricao de quatro tipos diferentes de cadeiras de uma mesma empresa em So Paulo. A cadeira que gerou menos resduos foi a nica que

no era fabricada com madeira certificada. A autora afirma que o tamanho da madeira era mais adequado a confeco daquele produto, ao contrrio dos outros modelos que necessitavam de reajustes, consequentemente perdendo mais matria-prima. Teixeira (2005) utilizou resduos de madeiras provindos de indstrias moveleiras (serragem e p de madeira) em misturas com resinas de polister, havendo um aproveitamento total de 95 % dos resduos para essa nova produo. O uso deste resduo de indstrias madeireiras foi considerado pelo autor como uma forma ecoeficiente de produo de resinas plsticas.

Alternativas ambientais para o setor As empresas poderiam se unir atravs de cooperativas locais para a elaborao de sistema de controle de resduos, gerando um plano de segregao, quantificao, reutilizao, reciclagem ou/e descarte adequado de suas sobras (Lima & Silva, 2005). Algumas alternativas bastante implantadas em empresas do setor atualmente so: a produo mais limpa, que busca a diminuio de resduos atravs do reuso e da adequao da matria-prima; o ecodesign, que projeta o produto pensando em minimizar impactos ambientais tanto de sua produo quanto na sua posterioridade, aumentando sua moldabilidade e vida til; e o uso de madeira certificada. Outra medida, talvez a mais importante, tem sido a conscientizao ambiental nas empresas, tanto de seus gestores, donos e funcionrios, atravs de treinamentos que os orientam sobre os riscos ambientais que podem gerar as perdas e a poluio, bem como ensinando medidas de remediao e treinamentos em caso de acidentes ambientais. Os consumidores e a comunidade locais prximos aos setores moveleiros tambm devem estar ambientalmente conscientes exigido e dando preferncia produtos que causem menores danos natureza. O melhor caminho para isto a educao ambiental.

Conscincia das empresas Atravs de questionrios e estudos de caso, vrios pesquisadores avaliaram a postura ambiental de empresas moveleiras dos principais plos do pas. Alguns resultados se mostram positivos. Contudo, muito ainda deve e pode ser feito a favor do meio-ambiente. As empresas pesquisadas por Venzke (2002) pertencentes ao setor moveleiro foram classificadas em uma postura mediana em termos de receptividade a novas medidas ambientais. O autor ainda ressalta a potencialidade da utilizao de novas tecnologias ambientalmente corretas na maioria das empresas, pelo fato de algumas j possurem projetos de "ecodesign" e tambm por j terem efetuado medidas para diminuio de seus resduos e impactos ambientais; contudo, ainda existe muito a se fazer para buscar a sonhada sustentabilidade segundo o autor na poca do estudo. Schneider et al. (2003) apontaram uma preocupao tmida das empresas estudadas em Bento Gonalves com relao ao meio ambiente, havendo na maioria dos casos procedimentos incorretos e desperdcio de matria prima. Oliveira (2006) realizou entrevistas com 76 empresas moveleiras de So Bento do Sul e Bento Gonalves a fim de determinar a conscincia ambiental de cada uma das localidades e compar-las de acordo com os tipos de produo. Em So Bento do Sul, a maioria dos modelos de mveis produzidos exportada, o que faz com que as empresas sigam as exigncias estipuladas pelos clientes internacionais. J em Bento Gonalves, grande parte da produo destinada ao mercado domstico da classe mdia brasileira. Os principais resultados observados na poca da pesquisa foram que as empresas de Bento Gonalves possuam menor qualidade

ambiental quando comparadas s de So Bento do Sul. Isto se explicava pelo fato das ltimas seguirem as exigncias internacionais das empresas compradoras. Castro e Oliveira (2006), aps realizao de estudo de caso em empresa fabricante de mveis no estado do Paran, observaram preocupao com questes ambientais, resultando em ajustes na cadeia produtiva e adoo de prticas de gesto ambiental.

Certificao florestal e da madeira O uso consciente e sustentvel da madeira diz respeito a processos que envolvem todo o seu ciclo, iniciando-se desde a produo da muda, seu plantio, ao manejo dado ao reflorestamento, seu corte final e a utilizao ambientalmente correta de sua madeira pela empresa moveleira. As boas prticas de manejo florestal crescem na mesma medida que os consumidores se conscientizam da importncia e do seu papel na conservao dos recursos naturais do planeta. Logo, a certificao florestal surgiu como uma garantia de que a madeira provm de reflorestamentos monitorados pelas certificadoras e que obedecem a prticas sustentveis de manejo (Imaflora, 2008). Tambm reconhecidos como selos verdes, as certificaes so consideradas um avano para a conservao ambiental (Uliana, 2005). Muitas empresas do setor moveleiro, principalmente as exportadoras, so pressionadas pelos seus principais compradores a comprovarem o uso de madeira certificada em seus produtos. Isto evita que madeiras de florestas nativas e protegidas sejam extradas de forma irregular e clandestina e que sejam utilizadas para a confeco de mveis (Uliana, 2005; Oliveira, 2006). H ainda processos de certificao para madeira de florestas naturais, desde que comprovadas as boas tcnicas aplicadas na sua extrao e processamento. Logo, a certificao florestal garante boas prticas de manejo sustentvel dos reflorestamentos contribuindo para que a sustentabilidade se estenda produo de mveis (Uliana, 2005). Essa comprovao deve permitir rastreabilidade ao logo da cadeia produtiva, tambm referida como cadeia-de-custdia.

Produo mais limpa Com a crescente preocupao com o ambiente, bem como da necessidade de se praticar o desenvolvimento sustentvel, criaram-se as prticas da produo mais limpa (PmaisL ou simplesmente P+L). A metodologia foi desenvolvida pela UNIDO (United Nations Industrial Development Organization) e atualmente uma das principais opes ambientais para o desenvolvimento de indstrias de pases subdesenvolvidos e/ou em desenvolvimento. A implementao da produo mais limpa em indstrias prioriza a diminuio ou a no gerao de resduos, atravs da otimizao do uso da matria-prima e dos processos (Senai, s/d). A P+L prioriza o uso de fontes de energia renovveis ou utilizao consciente dos recursos no renovveis, causando o mnimo possvel de emisses na atmosfera (Castro e Oliveira, 2006). Assim, as tcnicas de produo mais limpa envolvem toda a cadeia de produo do produto desde antes da porteira, sendo necessrio o planejamento e o estabelecimento de prioridades em seqncias que devem ser seguidas. Estas so: preveno, reduo, reuso e reciclagem, tratamento com recuperao de materiais e energias, tratamento e disposio final (Barbieri apud Castro e Oliveira, 2006). As inovaes tecnolgicas promovidas pela produo mais limpa, alm de benefcios ambientais, tambm atuam eficientemente na melhoria scio-econmica da empresa e da comunidade local. As principais vantagem da tcnica so: aumento da competitividade e do lucro da empresa, cumprimento das normas da legislao ambiental, melhoria da qualidade de vida e de segurana de trabalho dos funcionrios e socialmente, a empresa passa a ser vista com outros olhos, melhorando suas perspectivas de mercado.

Na busca da sustentabilidade, as tecnologias mais limpas buscam a preveno da poluio, utilizando os recursos naturais com eficcia e gerando alternativas viveis para reutilizao e recolhimento de resduos (Venske, 2002). Castro & Oliveira (2006) observaram em estudo de caso de uma empresa moveleira em Marumbi PR, mudanas no processo de produo ao longo dos anos, efetuando-se o reaproveitamento de resduos anteriormente descartados. Logo, o estudo evidencia a crescente preocupao da empresa com o meioambiente que passou a adotar prticas da produo mais limpa, visando a sustentabilidade e a economicidade da produo. Zoldan et al. (2006) relatou as inovaes feitas em empresa produtora do setor moveleiro do Paran em busca da minimizao de impactos ambientais, maior competitividade e economia. A empresa implantou medidas de produo mais limpa, substituindo o leo diesel utilizado como combustvel para o aquecimento de caldeiras pela energia trmica proveniente de seus prprios resduos de madeira de Pinus. A biomassa de Pinus gerou para a empresa uma economia de 140 litros/ms de diesel, contribuindo para a diminuio de emisso de gs carbnico gerado pela queima do combustvel no renovvel na atmosfera. Os autores ressaltam que as medidas de produo mais limpa tm incio desde o manejo das florestas plantadas at as tcnicas de minimizao de gerao de resduos e reaproveitamento destes na indstria.

Gesto e inventrio de resduos Uma das principais alternativas que vem sendo empregada para a gesto de resduos em indstrias moveleiras o inventrio de seus resduos gerados. Isto garante dentro da legislao a separao correta das sobras dando tratamento e destinos adequados aos efluentes e resduos (Nahuz, s/d). A realizao de estudos de viabilidade econmica e ambiental tambm so outros pontos a serem realizados no gerenciamento de resduos, implementando aes favorveis para a empresa e para a natureza (Nahuz, s/d). Outra alternativa tem sido a criao de bolsas de resduos, gerando novas oportunidades e produtos em outros segmentos industriais interessados em transformar resduos em suas matrias-primas ou combustveis. Tal medida ajuda a promover o reuso, a reciclagem, a disposio adequada de resduos e a diminuio dos custos atravs de incentivos e de troca de informao e da unio e intercmbio de tecnologias de indstrias de vrios setores (Nahuz, s/d).

"Ecodesign" O "ecodesign" pode ser igualmente referido como: design verde, design ecolgico, design ambiental ou, ainda, na lngua inglesa, "lifecycle design" (Garcia, 2007; Wikipedia, 2008; Ecodesign collaborative, 2008). O "ecodesign" consiste na engenharia e manufatura de produtos levando em conta a importncia do meio-ambiente (Pereira, 2003). Isto abrange uma projeo que minimize os impactos ambientais que seriam gerados pela produo e uso desses produtos. Logo, planejar ambientalmente um mvel depende de uma criatividade consciente visto que decises iniciais viro a influenciar toda a cadeia de produo, bem como os seus resduos gerados (Lewis e Gertsakis apud Garcia, 2007). Praticar o "ecodesign" abrange conceitos sustentveis como a qualidade ambiental e benefcios sociais e econmicos (Pereira, 2003; Ecodesign collaborative, 2008). Segundo estudos realizados por Tischner e Charter apud Garcia (2007) o "design", ou fase de desenvolvimento de projetos, pode influenciar em torno de 80 % dos impactos ambientais gerados pela produo e pelo prprio produto quando este for descartado. Isto torna esta etapa de criao e de decises tecnolgicas extremamente relevante para questes que se relacionam ao futuro ambiental do planeta, pois um produto pode gerar impactos no meio durante todo o seu ciclo de vida, do seu bero (ou concepo) at o tmulo (ou descarte ou reciclagem).

O "design" por si s j um dos principais mecanismos de competio das indstrias do setor moveleiro e busca atender as necessidades do consumidor, tornando aspectos como conforto, ergonomia e a funcionalidade cada vez melhores. J que o "design" busca o que o consumidor necessita, o "ecodesign" vem atender aos valores ambientais destas pessoas exigentes que ocupam um espao j representativo nos mercados nacionais e internacionais (Silva e Oliveira, 2006). O "ecodesign" ou "design para o meio ambiente", assim tambm referido por alguns especialistas, leva em conta a criao de produtos ambientalmente corretos e que possuam competitividade de mercado: preos acessveis, boa performance e qualidade (Graedel e Allenby apud Garcia, 2007). Segundo Garcia (2007) a aplicao do "ecodesign" consiste na identificao de problemas ambientais crticos do produto, no estabelecimento dos objetivos do "ecodesign", na aquisio de informaes sobre "ecodesign", na gerao de idias de "ecodesign" e na sua efetiva implantao. Atravs de pesquisa bibliogrfica, o mesmo autor aponta as novas tendncias para os mveis de escritrio que esto ocupando menor quantidade de matria-prima para a construo devido s inovaes tecnolgicas que favorecem o "ecodesign". Outra nova tendncia a flexibilidade destes mveis que podem servir para mais de uma funo, conceito tambm empregado no "ecodesign". Os mveis de escritrios esto menores e exigem menos espao devido ao surgimento de novas tecnologias da informao que ocasionaram a mudana dos hbitos e funes das pessoas. Esta mudana tambm deveria estender-se s reais necessidades dos escritrios, diminuindo a contnua troca de mveis que prejudica o "ecodesign" pela menor da vida til do produto. O mesmo autor realizou estudo de caso em indstria moveleira de mdio porte especializada na construo de mveis de escritrio. Observou-se que a melhor forma de praticar o "ecodesign" atravs do redesenho ambiental dos produtos. A maioria das empresas do setor moveleiro estudadas por Venzke (2002) possuam medidas de controle e monitoramento de gastos energticos, o que, segundo o autor, uma prtica associada ao "ecodesign". No mesmo trabalho, houve elevada durabilidade dos mveis e seu conserto foi considerado de baixo grau de dificuldade, o que tambm se enquadra nos conceitos do "ecodesign", que prioriza o aumento da vida til dos produtos. As indstrias pesquisadas afirmaram que as principais dificuldades de implantao do "ecodesign" so os custos elevados da implementao de programas ambientais, desconhecimento de novas tecnologias relacionadas com o tema, falta de fornecedores de materiais ambientalmente corretos e falta de cultura ambiental dos funcionrios e consumidores, entre outros. Alguns dos principais problemas so a resistncia ao "ecodesign" e a relativa falta de informao existente nas indstrias do setor sobre o como praticar esse desenho ambiental do mobilirio. De acordo com Garcia (2007) muitas empresas no aplicam o "ecodesign" em suas produes, no usufruindo das vantagens ambientais e econmicas que este traz. Parte das empresas do setor no possui "designers" (Devides, 2006), o que consequentemente contribui para que o "ecodesign" tambm no seja implementado como medida de sustentabilidade.

Consideraes finais A grande maioria dos trabalhos pesquisados sobre a indstria moveleira e aspectos ambientais so recentes e seus resultados evidenciam que ainda existe um caminho a ser percorrido em busca da sustentabilidade. Muitas empresas j foram despertadas e esto atuantes em relao a isso, mas muitas sequer tomaram uma posio em favor de prticas e posturas ambientalmente mais corretas e sustentveis. A maioria dos estudos de caso mostra a potencialidade de muitas empresas do setor para mudanas ao longo da cadeia produtiva atravs do uso de tecnologias limpas, do "ecodesign", da certificao florestal da madeira, do gerenciamento dos resduos, da produo mais limpa, dentre outros.

Uma das formas mais concretas da aquisio da sustentabilidade a conscientizao ambiental das empresas que em muitos plos moveleiros ainda deixa a desejar. Muitas indstrias do setor resistem a medidas ambientalmente corretas, achando que tais aes geram somente despesas e no resultados financeiros. Isto no verdade. A longo prazo, empresas que buscam a sustentabilidade, alm de estarem conformes com a legislao ambiental, so melhores vistas pela comunidade, aumentando o consumo de seus produtos no mercado sem que haja modificao nos seus custos de produo. No basta que apenas as empresas contribuam com medidas de conservao ao meio-ambiente. O governo e a prpria comunidade tambm devem unir esforos para assegurar a qualidade da vida e do ambiente para as futuras geraes no planeta (Teixeira, 2005). importante que estudos ambientais do setor moveleiro continuem a ser realizados, incentivados e publicados, despertando a conscincia ambiental da sociedade, das empresas, dos compradores no Brasil e no exterior e do governo brasileiro. A adoo de prticas ambientalmente corretas nas empresas moveleiras reduziria o desperdcio da madeira, sua principal matria-prima. Tais medidas colaborariam para suprir a demanda crescente da madeira mundial. O "ecodesign", atravs do aumento da vida til do mvel tambm contribuiria cada vez mais para o melhor uso da madeira. Infelizmente h muita coisa acontecendo na contramo desses conceitos, como o projeto de mveis e outros produtos "descartveis" aps curto uso. Entretanto, cresce tambm a parcela da sociedade que enxerga cada vez com mais clareza os aspectos ambientais dos produtos, valorizando todos aqueles com os quais tem intimidade na vida diria. Entre esses produtos esto os mveis, que acompanham o ser humano ao longo de toda sua vida, tambm do bero ao tmulo. Fonte: PinusLetter <WWW.madeiratotal.com.br> 18/08/2008

You might also like