You are on page 1of 23

CasaCivildoPresidentedaRepblica

ASSEMBLEIANACIONAL

Lein.16/94 De7deOutubro

Odiagnsticosobreasituaoemqueseencontraaindstriaextractiva de diamantes em Angola, implicou a anlise pormenorizada da legislao em vigornestedomnioedosseusreflexosnofuncionamentodasinstituies,nas actividades das empresas mineiras e na situao socioeconmica das populaes das Lundas e do Pas em geral. Tal diagnstico evidenciou a existncia de um processo extremamente acelerado do aumento da garimpagem e do roubo de diamantes dentro das reasde concesso, o que temcomoconsequnciasadelapidaodesenfreadadasjazidasmaisricas,a deteriorao social e econmica das populaes, a inevitvel fuga de somas extraordinriasemdivisasparaoexteriordoPas,grandesdificuldadesparaas empresasconcessionrias,tudoistosetraduzindonumaflagranteviolaoda LeiConstitucionaledalegislaoaprovadapelosrgosdesoberania,como consequente desprestgio para o Estado e uma quebra de autoridade das instituies. Umadasrazesfundamentaisdasituaoqueactualmentesevivenas reasdeactividadediamantferaresultadaaplicaodaLein.30/91,queveio liberalizar a posse e a comercializao de diamantes, criando a ideia de que qualquer cidado se pode apropriar de uma riqueza que, em termos constitucionaispertenceaoEstado,edeveserexploradaembenefciodetoda aNao.Essaliberalizao,almdasconsequnciasextremamentenegativas que acarretou para a economia nacional, velo a criar a ideia falsa de que a circulaodepessoasebensemtodooterritrionacionalinteiramentelivree no tolera restries e condicionalismos, o que contraria a Lei Constitucional, alm de ter criado uma situao no mnimo descontrolada, em matria de preveno e represso do trficoilcito dediamantes, j que actualmente no seaplicamasnormaspenaisrelativasaessamatria. Tornase assim evidente, a necessidade de se alterar radicalmente a actual situao, criando novas bases legais que possibilitem a proteco de umariquezanacionalque,pelasuaimportncia,exigeumtratamentotcnicoe politicamente cuidado, j que de uma actividade diamantfera protegida e controladapeloEstado,deformaracional,deveroadvirbenefciosparatodaa Nao,emgeral,eparaapopulaodasreasdeproduodiamantferaem espacial.

Assim,oEstadodevedispordeumrgonecessariamenteempresarial, aEmpresaNacionaldeDiamantes,paraaexecuodapolticademineraoe decomercializaodediamantes,qualdevemserconcedidos,emexclusivo, ou s empresas mistas em que ela participe, os direitos mineiros relativos a diamantes.Poroutrolado,setalexclusivonoforconcedidoENDIAMA,esta ficarreduzidaaopapeldeoperadora,emcompetiomuitodesfavorvelcom osinvestidoresestrangeiros. Talregimedeexclusividadenoimplicaporm,queparacadaprojecto, a ENDIAMA no tenha de solicitar a concesso dos respectivos direitos mineiros,pedidosessesqueoGovernoapreciar,casoacaso,emfunodos interessesdoEstado. Destemodo,enalegtimaexpectativadeAngolavoltaraserumgrande produtordediamantes,aENDIAMAdeversermantidaefortalecida,nopara desempenhar o papel de competidora das empresas investidoras e sim para ser o agente de interveno e participao empresariais, mnimas, mas essenciais, do Governo, na complexa e delicada actividade tcnicocomercial dediamantes. Entendeuse ainda que a racionalizao da minerao e da comercializao de diamantes incompatvel com a legalizao da posse e venda de diamantes ainda que adquiridos fora das reas de concesso mineira, j que a Lei n. 30/91 desencadeou um processo contrrio, a garimpagem e o roubo de diamantes dentro daquelas reas, bem como a circulaoefixaoilegaldecidadosestrangeiros. Afimdeseevitarochoquedeumamudanaradicalnasituaocriada, apresenteleitemcomoprincipalinovaoaadmissodaexploraoartesanal de jazidas de diamantes seleccionadas pelas suas caractersticas, segundo normas racionais e de forma controlada. Este tipo de explorao incidir nas jazidasquenoforemexplorveisescalaindustrialesserpermitidadentro dasreascircundantes(zonasdeproteco)dasactuaisoudasfuturasreas demarcadasparaasexploraesindustriais. Aleiequacionaaquestodosinvestimentosnaactividadediamantfera, dadaasuaespecificidade,ecrianormasinovadorasreguladorasdacirculao de pessoas e bens nas zonas de produo de diamantes e nas reas de reserva, permitindo a explorao por empresas nacionais ou estrangeiras, desdequerenamascondiesindispensveis. Finalmente, a lei define os rgos encarregados da fiscalizao, segurana e controlo das referidas zonas, permitindo a aco de empresas privadasdesegurana,almdereformulartodaamatriarelativapreveno erepressodotrficoilcitodediamantes.

Nestes termos, ao abrigo da alnea m) do artigo 89. da Lei Constitucional,aAssembleiaNacionalaprovaaseguinte:

LEIDOSDIAMANTES

CAPTULOI mbitoeConcessodeDireitosMineiros

Artigo1. (mbito) A presente lei aplicvel s actividades de prospeco, pesquisa, reconhecimento, explorao, tratamento e comercializao de diamantes em bruto,noterritriodaRepblicadeAngola.

Artigo2. (Concessodosdireitosmineiros) 1. Os direitos mineiros de prospeco, pesquisa, reconhecimento, explorao, tratamento e comercializao de diamantes em todo o territrio nacional, incluindo a plataforma continental e zona econmica exclusiva, seroexclusivamente concedidos ENDIAMA U.E.E., ou as empresasmistasemqueelaparticipe,nostermosdaLein.1/92. Os direitos a que se refere o nmero anterior podero ser exercidos directamentepelaENDIAMAU.E.E.,ouporempresasmistasemqueela participe, nos termos da Lei n. 1/92, e sero atribudos, caso a caso, mediante contrato de concesso, a aprovar por decreto do Conselho de Ministros,nostermosdamesmalei. No caso de projectos prprios da ENDIAMA U.E.E., o Conselho de Ministrosaprovarorespectivoprojecto,nohavendolugarcelebrao decontrato. Nocasodeprojectosdeinvestimentocomvistaconstituiodeempresa mista na qual a ENDIAMA U.E.E. participe, o contrato ser assinado entreaENDIAMAU.E.E.eosparceirosdaempresaaconstituir.

2.

3.

4.

5.

A ENDIAMA U.E.E. poder ainda exercer os direitos que lhe forem atribudos atravs de associaes em participao ou mediante outros contratos a celebrar com empresas nacionais ou estrangeiras, que podero revestir qualquer das modalidades utilizadas internacionalmente naactividademineira. A participao de empresas nacionais dever ser incentivada desde que estasrenamascondiestcnicasefinanceirasnecessrias. Dos contratos de concesso de direitos mineiros constaro as regras especficas dos regimes fiscal, cambial e aduaneiro, previamente acordadas com as entidades competentes, sem prejuzo das normas constitucionais relativas matria das obrigaes fiscais e cambiais previstasnalegislaoemvigor. No permitida nos projectos diamantferos, prestao de servios e fornecimentos,pelasassociadasoucontratadaspelaENDIAMAU.E.E. A proibio aque serefere o nmero anterior no abrange as empresas participadas das associadas ou contratadas pela ENDIAMA U.E.E., desdequevigoreoregimeconcorrencial.

6.

7.

8.

9.

10. Paraoexercciodosdireitosmineirosaseremconcedidos,aENDIAMA U.E.E.dever,semprequepossvel,abrirconcursoparaacontrataoou associaocomoutrasentidades.

CAPTULOII InvestimentosEstrangeirosnareaDiamantfera

Artigo3. (Legislaosobreinvestimentosestrangeiros) 1. Os investimentos estrangeiros no sector diamantfero regemse pelas disposiesdoartigoseguinteepelospreceitosaplicveisdaLein.1/92. Aos casos no regulados ns termos do nmero anterior aplicamse subsidiariamente as normas e princpios gerais da Lei do Investimento Estrangeirocomasnecessriasadaptaes.

2.

Artigo4. (Processodeinvestimento) O processo relativo aos investimentos estrangeiros regese pelas normasseguintes: a) Como regra, nos contratos relativos actividade diamantfera, dever ser adoptada a modalidade de contrato em duas fases, quandohouver lugarfasedeinvestigaogeolgicomineira b) Para a fase de investigao geolgicomineira, o potencial investidor dever apresentar uma declarao de inteno de investimento ENDIAMAU.E.E.,definindoareaeoprogramadetrabalhos,comas etapassucessivasaqueserefereaLein.1/92 c) Para a fase de explorao o investidor dever apresentar o estudo de viabilidade tcnicoeconmica, o qual, uma vez aprovado, ser parte integrantedocontratodeconcessodedireitosmineiros d) Quandooprojectodisserrespeitoajazigosdediamantescomreservas calculadas e demais dados que permitam a elaborao imediata do estudodeviabilidadetcnicoeconmicaaENDIAMAU.E.E.realizar, depreferncia,concursopblicooulimitado e) Os termos de referncia dos concursos a realizar pela ENDIAMA U.E.E. so previamente acordados com o Ministrio da Geologia e Minas, o Ministrio das Finanas, o Banco Nacional de Angola e o GovernodaProvncianaqualsepretenderealizaroinvestimento f) Os contratos de concesso de direitos mineiros so negociados pela ENDIAMAU.E.E.quedeverobteroacordodosorganismosreferidos naalneaanterior,previamentesuaremissoaConselhodeMinistros peloMinistriodaGeologiaeMinas g) AENDIAMAU.E.E.onicointerlocutorporpartedoEstadoangolano emtudooquerespeitasdisposiesdocontrato h) Aps a aprovao pelo Conselho de Ministros, os contratos relativos concessodedireitosmineirosseroenviadosaoMinistriodaGeologia e Minas, que remeter cpias dos mesmos ENDIAMA U.E.E., ao MinistriodasFinanas,aoBancoNacionaldeAngolaeaoGovernoda respectivaprovncia.

CAPTULOIII ProduoArtesanal

Artigo5. (Exploraoartesanal) 1. Considerase explorao artesanal, aquela em que so usados exclusivamente mtodos e meios artesanais, isto , sem a interveno de meiosmecnicosedetecnologiamineira. 2. A ENDIAMA U.E.E. poder autorizar a delimitao de reas para explorao artesanal de ocorrncias de diamantes que no possam ser explorados economicamente mediante operaes normais da empresa concessionria.

Artigo6. (Zonasparaexploraoartesanal) 1. As exploraes artesanais s podero ser autorizadas nas zonas de proteco,definidasnoartigo15.dapresentelei. 2. No caso do artigo 15., n. 1, alnea a), a delimitao para efeitos de explorao artesanal, ser proposta ENDIAMA U.E.E. pela respectiva empresaconcessionria. 3. No caso do artigo 15., n. 1, alnea b), compete ENDIAMA U.E.E. procederdelimitaodirectamenteeporiniciativaprpria,semprequeo titular de licena de prospeco no requerer o ttulo de concesso de direitosdeexplorao.

Artigo7. (Licenciamentodaexploraoartesanal) 1. Aslicenasparaexploraoartesanal,nasreaspreviamentedelimitadas, spodemserconcedidasaoscidadosnacionaisresidenteshmaisde10 anos nas comunas circundantes s reas destinadas explorao artesanal. 2. A residncia a que se refere o nmero anterior deve ser atestada pelas autoridades tradicionais da rea respectiva. Em caso de dvida deve recorrerseaoAdministradorComunal.

3. As licenas para explorao artesanal s podero ser requerida por cidados maiores de 18 anos, devendo, para o efeito, exibir o Bilhete de Identidadeoudocumentooficialqueproveessaidentidade. 4. A licena para explorao artesanal pode ser solicitada por escrito, concessionriaou,ENDIAMAU.E.E.,deacordocomodispostonosns 2e3doartigoanterior. 5. A licena concedida pelo Ministrio da Geologia e Minas, a ttulo individual,nosendopermitidaaconstituiodesociedades,associaes oucooperativasparaefeitosdeexploraoartesanal. 6. OMinistriodaGeologiaeMinaspoderdelegarnaENDIAMAUJE.E.,o poderdeconcederlicenasdeexploraoartesanal. 7. Emitida a licena e demarcada a rea para a correspondente explorao artesanal, remetida cpia s autoridades comunais, municipais e ao GovernodaProvncia. 8. O titular da licena pode empenhar na explorao, membros do seu agregado familiar ou da sua aldeia, no excedendo o total de cinco elementos,nostermoscondiesdefinidasporregulamento.

CAPTULOIV ComercializaodeDiamantes

Artigo8. (Comercializao) 1. Acomercializaodediamantesdeverteremcontacarcterespecficoe altamente especializado da avaliao e as caractersticas particulares do mercado internacional, procurando valorizar, tanto quanto possvel, este recursonacional. 2. A comercializao de diamantes feita exclusivamente pela ENDIAMA U.E.E. ou por uma empresa constituir expressamente para a funo especfica de comercializao acautelando os legtimos interesses dos produtores. 3. Sem prejuzo do que vier a ser contratualmente estabelecido a esse respeito entre as empresas concessionrias produtoras de diamantes e a empresa de comercializao, esta ter direito a uma comisso para coberturadoscustosoperacionais,quenopoderexceder2,5%dovalor dosdiamantesexportados.

4. As contratadas da ENDIAMA U.E.E que partilhem os resultados da produo de diamantes, tm o direito de negociar e participar na elaborao dos contratos ou acordos de comercializao dos diamantes queforemproduzidos.

Artigo9. (Licenciamentodasexportaes) As exportaes sero objecto de licenciamento pelo organismo competente do Ministrio do Comrcio, dandose conhecimento ao Ministrio daGeologiaeMinas.

Artigo10. (Avaliao) 1. PreviamenteexportaoaENDIAMAU.E.E.procederclassificao eavaliaodosdiamantesentreguespelosprodutores. Enquanto a ENDIAMA U.E.E.no possuirinstalaes apropriadaspara proceder avaliao definitiva em territrio nacional, efectuar uma avaliao provisria, sendo avaliao definitiva realizada nas instalaes do comprador, com a interveno de um avaliador internacionalmente conceituado, contratado quer para a avaliao provisria, quer para participarecertificaraavaliaodefinitiva. Em todas as fases do processo de avaliao o produtor tem direito a utilizarumavaliadorporeleescolhido.

2.

3.

Artigo11. (Comercializaodosmineraisacessrios) livre a comercializao de minerais acessrios que ocorrerem nos jazigos em explorao, salvo tratandose de ouro, caso em que toda a produoservendidanostermosdalegislaoemvigor.

Artigo12. (Avaliaoecomercializaodaproduoartesanal) 1. Os diamantes, assim como os minerais acessrios, extrados nas reas de explorao artesanal, sero obrigatoriamente vendidos empresa concessionria no caso referido no n. 2 do artigo 6., e ENDIAMA UEE.ouempresamistaespecializadanacompradediamantesemque elaparticipe,nocasodon.3doartigo6.. Previamente venda dos diamantes referidos no nmero anterior, ser feita uma avaliao dos mesmos no local, para efeitos de determinao dopreodecompra. Quando a avaliao for feita pelos concessionrios referidos no n. 2 do artigo 6., a ENDIAMA U.E.E. participar sempre na avaliao atravs dosseusavaliadores. O valor de cada lote de diamantes adquirido ser pago imediatamente apsaavaliao.

2.

3.

4.

CAPTULOV ControlodePessoaseBensnasreasDiamantferas

Artigo13. (Limitescirculaodepessoasebens) 1. Oacesso,acirculaodepessoasebens,aresidnciaeoexercciode actividades econmicas, podero ser controlados, limitados ou proibidos nas reas de produo mineira ou a ela reservadas, estabelecidas em reas de ocorrncia de diamantes, nos termos do que se dispe nos artigosseguintes. Paraefeitosdapresentelei,asreasdeproduomineiradividemseem ZONASRESTRITASeZONASdePROTECO. So tambm reas de produo mineira as demarcadas para efeitos de exploraoartesanal.

2.

3.

Artigo14. (Zonasrestritas) 1. SoZONASRESTRITAS,asreasparaexploraomineira,demarcadas aoabrigodaLein.1/92. As ZONAS RESTRITAS devem ser assinaladas no terreno atravs de marcosetabuletas,bemvisveisebemlegveis,voltadasparaoexteriore situadas nos vrtices das figuras geomtricas que as definirem, assim como nos pontos de cruzamento com as estradas e caminhos pblicos, contendo os dizeres Zona Restrita Acesso Proibido e a indicao da empresaconcessionria. Compete empresa concessionria construir sua custa e segundo o traado que lhe for indicado pelas autoridades competentes, vias de comunicaoalternativassestradasecaminhospblicosquepassarem porumazonarestrita. A concessionria pode, no seu interesse e sem necessidade de autorizao, delimitar com vedao contnua, no todo ou em parte, as zonas restritas e os depsitos, minas ou instalaes situados dentro delas.

2.

3.

4.

Artigo15. (Zonasdeproteco) 1. SoZONASdePROTECO: a) As reas correspondentes s faixas de terreno que envolvem as zonas restritas numa distncia a estabelecer at 5 Km, a partir dos limitesexternosdademarcaomineira b) Asreascorrespondentessocorrnciasdediamantesencontrados ao abrigo de uma licena de prospeco, acrescidas de uma faixa envolvente numa distncia a estabelecer at 5 Km, a partir dos limitesexternosdosdepsitosoujazigosprotegidos,noperodoque decorrerentreadescobertadasocorrnciasaconcessodosdireitos deexplorao. 2. AsZONASdePROTECOdevemserassinaladasnoterrenoatravsde marcosetabuletas,bemvisveisbemlegveis,voltadasparaoexteriore situadas nos vrtices das figuras geomtricas que as definirem, assim como nos pontos de cruzamento com as estradas e caminhos pblicos, contendo os dizeres Zona de proteco de diamantes Permanncia proibidaeaindicaodaempresaconcessionria.

3.

As ZONAS de PROTECO a que se refere a aliena b) do n.1 devem manterse, com os mesmos ou outros limites, nos casos em que, nas ocorrncias de diamantes protegidos, sejam demarcadas reas de exploraoartesanal. As ZONAS de PROTECO so estabelecidas pelo Ministrio da GeologiaeMinas,apedidodasconcessionriasedestinamseaprevenir asubtraco,extracoetrficoilcitodediamantes.

4.

Artigo16. (Zonasdereserva) 1. SoZONASdeRESERVAasparcelasdeterritrioque,notendoainda sidoobjectodequalquerconcessodedireitos mineiros,sodelimitadas comvistaaodesenvolvimentofuturodeactividadesdiamantferas. CompeteaoConselhodeMinistrosestabelecerasZONASdeRESERVA a pedido da ENDIAMA U.E.E., sempre que haja conhecimento ou fundada previso de ocorrncias diamantferas em qualquer parcela do territrionacional. Oslimites,acirculaodepessoasebens,aresidnciaeoexercciode actividadeseconmicasnasZONASdeRESERVA,soreguladosporlei especial.

2.

3.

Artigo17. (Acessoszonasdiamantferas) 1. proibido o acesso s ZONAS RESTRITAS, salvo para o pessoal vinculadoactividadedeproduodediamantes. no entanto, permitido o acesso s pessoas e entidades que se deslocarem s ZONAS RESTRITAS em servio oficial, aosdirigentes do Estado e a outras entidades ou pessoas convidadas ou especialmente autorizadaspelaconcessionria.

2.

Artigo18. (Circulaodepessoas) 1. AcirculaodepessoasdentrodasZONASRESTRITASreguladapelas respectivasconcessionrias.

2.

AcirculaodentrodasZONASdePROTECOspodeserfeitapelas estradas e caminhos pblicos, devendo as pessoas que por eles circularem,fazerseacompanhardosseguintesdocumentos: a) Bilhete de identidade ou outro documento comprovativo da respectivaidentidade b) Documentopassadopelosserviosaquepertencer,pelaautoridade administrativa da rea da respectiva residncia ou pela concessionria.

3.

O Governador da Provncia pode, a pedido da ENDIAMA U.E.E., estabelecer outras restries ao trnsito de pessoas dentro das ZONAS dePROTECO,semprequeanecessidadedeseguranadaactividade deexploraodediamantesoexigir.

Artigo19. (Circulaodebens) 1. Nenhuma mercadoriapodeentrarousairdeumaZONARESTRITAsem autorizaodaconcessionria. AcirculaodemercadoriaspelasZONASdePROTECOpermitida, semprequesefizeremacompanhardeguiadeexpedio,ondeestejam claramenteidentificadas,descriminadasequantificadas,oudecredencial passadapelaconcessionria.

2.

Artigo20. (Actividadeseconmicas) 1. proibida nas ZONAS RESTRITAS e nas ZONAS de PROTECO, qualquer espcie de actividade econmica, seja qual for a sua natureza, industrial,comercial,agrcolaououtra,alheiaproduodediamantes. 2. Compete s empresas concessionrias indemnizar os titulares dos estabelecimentos comerciais e industriais e das exploraes agrcolas ou pecurias ou de quaisquer outros bens existentes, data da criao das zonas restritas e das zonas de proteco, nas respectivas reas, pelos prejuzos que lhes forem cansados pela interdio referida no nmero anterior.

3. permitida a expropriao por utilidade pblica tanto a favor do Estado comoembenefciodaempresaconcessionria,nasZONASRESTRITASe nasZONASdePROTECO.

Artigo21. (Residncia) 1. proibida a residncia nas ZONAS RESTRITAS e nas ZONAS de PROTECO, salvo para as pessoas vinculadas s actividades de produodediamantes. 2. A populao residente nas ZONAS RESTRITAS ou nas ZONAS de PROTECO, data do seu estabelecimento, deve ser reagrupada fora dessas zonas, o mais possvel prximo delas, garantindo, em tal caso, a concessionria: a) A construo de habitaes condignas, nunca inferiores s que possuamaspessoasdeslocadas b) A edificao de infraestruturas sociais e comunitrias, designadamente escolas, centros de convvio, templos, sistemas de abastecimento de gua e outros, em condies equivalentes, pelo menos,squeexistiamnosaglomeradostransferidos. 3. O disposto nas alneas a) e b) do nmero anterior no se aplica aos edifcioseconstruessituadosnasZONASRESTRITASenasZONASde PROTECOqueforemexpropriadosporutilidadepblica. 4. CompeteaoGovernadordaProvnciaaprovaroprojectodereagrupamento propostopelaconcessionria. 5. Oprojectotomaremconsideraoosprogramasdefomentoeconmicoe promoo social definidos pelo Governo, competindo ao Governo da Provnciazelarpeloseuintegralcumprimento.

Artigo22. (Restriesnasreasdeexploraoartesanal) O acesso, a circulao e a permanncia nas reas demarcadas para explorao artesanal s so permitidos aos portadores da respectiva licena, sendonelasrigorosamenteproibidaqualqueractividadeeconmicaestranha exploraodediamantes.

Artigo23. (rgosdecontrolodepessoasebens) 1. AvigilnciaeocontrolodepessoasebensnasZONASRESTRITASenas ZONAS de PROTECO, assim como a segurana dos respectivos jazigos e da actividade de produo de diamantes, so realizados pelas concessionrias, com meios prprios e pessoal por elas recrutado, em sistema de autodefesa, ou mediante a contratao de empresas de seguranaespecializadas,nostermosemquealeipermitir. 2. A vigilncia e o controlo de pessoas e bens nas reas demarcadas para produoartesanalsorealizadospelasconcessionrias,pelaENDIAMA U.E.E.ouempresamistaqueasubstituir,nostermosdodispostonoartigo 15.. 3. Os poderes de vigilncia e controlo de pessoas e bens atribudos as entidades referidas nos n. 1 e 2 deste artigo no prejudicam a competnciagenricaatribudaporleiPolciaNacional.

CAPTULOVI TrficoIlcitodeDiamantes

Artigo24. (Prevenoerepressodotrficoilcito.Competncia) 1. Aprevenoerepressodotrficoilcitodediamantescompete,emtodoo territrio nacional, aos rgos comuns de preveno e represso criminal doEstado,nostermosestabelecidospelaleiprocessualpenal. 2. O disposto no nmero anterior no prejudica o exerccio das, atribuies que, em matria de vigilncia, segurana, e controlo de pessoas e bens, so conferidas s concessionrias e s empresas especializadas de seguranaprivadanasZONASRESTRITAS,nasZONASdePROTECO e nas reas demarcadas para explorao artesanal, nos termos da presentelei.

Artigo25. (Atribuiesdasconcessionriasedasempresasdesegurana) 1. Noexercciodasatribuiesdevigilncia,seguranaecontrolodepessoas e bens que aleilhes confere,incumbe s concessionrias e sempresas desegurana: a) Manteremconstantevigilnciaaszonassobseucontroloefiscalizar otrnsitodepessoasebens b) Impedir a residncia, o trnsito, o exerccio de actividades econmicaseoacessodepessoasebenssreasemquealeios interdita c) Prevenir toda e qualquer actividade de prospeco, pesquisa, reconhecimentoeexploraonoautorizadadediamantes d) Asseguraraprotecodejazigoseocorrncias,opondoseatodae qualquer actividade de prospeco e explorao no autorizada de diamantes e) Garantiraseguranadasinstalaes,dosbens,serviosepessoas empenhadasnoexercciodasactividadesdiamantferas. 2. No exerccio das suas atribuies, podem as entidades e pessoas encarregadasdocontrolodepessoasebens: a) Identificar eproceder arevistas derotina aos seus trabalhadores e, de um modo geral, s pessoas que entrem ou saiam das zonas restritas ou circulem ou se encontrem nas demais reas sob seu controlo, assim como aos objectos e mercadorias de que sejam portadorasouqueestejamsobsuaresponsabilidade b) Exigir a apresentao de autorizaes de acesso, credenciais ou guiasdeexpediodemercadoriasoubens c) Prender preventivamente em flagrante delito os agentes dos crimes previstosnapresentelei d) Apreendesoprodutoouobjectodasinfraces,osinstrumentoscom que foram cometidos e, de modo geral, todas as provas materiais susceptveisdeseperderemouseremdestrudasouocultadas.

3. Para os efeitos do disposto na alnea d) do nmero anterior, os meios de transporte, as armas e os materiais e apetrechos de acampamento encontradosnapossedosagentesdainfracosoinstrumentosdecrime. 4. Os bens apreendidos e as pessoas detidas devem ser entregues ao Magistrado do Ministrio Pblico ou no posto da Polcia Nacional que se encontrar mais prximo do local da deteno ou apreenso, nos termos e noprazodoartigo9.daLein.718A/92,de17deJulho. 5. Compete s concessionria publicar regulamentos internos sobre matria devigilncia,seguranaecontrolo,aplicveisnaszonasrestritasaosseus trabalhadores e s pessoas por lei autorizadas ou convidadas a entrar naquelaszonas,apsaprovaodoMinistriodoInterior.

Artigo26. (Deverdecolaborao) O pessoal das empresas concessionrias ou das empresas especializadasdeseguranaencarregadodocontrolodepessoasebensnas reas diamantferas deve, na preveno e combate ao trfico ilcito de diamantes e s demais actividades ilcitas previstas na presente lei, agir em estreita colaborao com as autoridades policiais, de instruo criminal e judicirias e regerse pelo mais escrupuloso respeito pelos direitos legtimos doscidadoseasdisposieslegaisemvigor.

Artigo27. (Actividadesdeinvestigaoeinstruo) Os agentes de segurana referidos no artigo anterior no podem, sob qualquerpretexto,realizaractividadesdeinvestigaoeinstruocriminal.

Artigo28. (Entradanoautorizadaemzonarestrita) 1. Oacessoeapermannciadepessoasnumazonarestrita,foradoscasos emquealeiospermite,sopunidoscom prisoemultaat2anos. Havendo negligncia, a pena a de priso at 6 meses ou multa ate 1 ano.

2.

Artigo29. (Circulaoepermannciaemzonasdeproteco) 1. A circulao e a permanncia de pessoas nas zonas de. Proteco, fora dascondiesestabelecidasnoartigo18.sopunidascomprisoemulta at1ano. 2. Emcasodenegligncia,apenaadeprisoat3mesesoumultaat6 meses.

Artigo30. (Circulaodemercadorias) 1. A circulao de mercadorias fora das condies estabelecidas pelo artigo 19.punidacomprisoat1ano. 2. Em caso de negligncia a pena de priso at 3 meses ou multa at 6 meses.

Artigo31. (Introduoilcitaemreasdeproduoartesanal) 1. Todos os que se introduzirem, sem licena, numa rea demarcada para exploraoartesanalseropunidoscomprisoat6mesesoumultaat1 ano. 2. Apenaadeprisoe multaat2anos,seoagentenotiverresidncia permanentenazonaem quecometerainfraco. 3. Em caso de negligncia a pena a de priso at 3 meses ou multa at 6 meses.

Artigo32. (Condiodepunibilidade) Os agentes dos crimes descritos nos artigos 28. a 31. s sero punidos,seforemsurpreendidosemflagrantedelito.

Artigo33. (ActividadeIlcitadeprospeco) A actividade de prospeco, pesquisa e reconhecimento de diamantes sem licena de prospeco punvel com a pena de 8 a 12 anos de priso maior.

Artigo34. (ActividadeIlcitadeexploraoeextraco) A actividade de explorao de diamantes, assim como a sua simples extraco, sem ttulo de concesso de direitos de explorao, punida como crimedefurtocomapenade8a12anosdeprisomaiorsalvose,havendo extraco,outramaisgravenolhecouber,emrazodovalordosdiamantes subtrados.

Artigo35. (Furtodediamantes) O furto de diamantes no lapidados punvel com a pena de 8 a 12 anos de priso maior se outra mais grave no lhe couber, em razo do valor dosdiamantesextradosedascircunstnciasemqueocrimefoicometido.

Artigo36. (Posseilcitadediamantes) Aposseouameradeteno,foradoscasoslegalmenteautorizados,de diamantes no lapidados, punvel com a pena de 8 a 12 anos de priso maior.

Artigo37. (Trficoilcitodediamantes) 1. Considerase trfico ilcito de diamantes a compra e a venda, a doao em pagamento ou outra qualquer forma de transmisso, assim como a sada do territrio nacional, fora dos casos legalmente autorizados, de diamantesnolapidados.

2.

O trfico ilcito de diamantes punvel com a pena de 8 a 12 anos de prisomaior.

Artigo38. (IntroduoIlcitadediamantesemterritrionacional) A introduo no autorizada, em territrio nacional, de diamantes no lapidados,punvelcomapenade8a12anosdeprisomaior.

Artigo39. (Trficodepedrassemvalor) O trfico de pedras sem valor como sendo diamantes punvel com a penade2a8anosdeprisomaior.

Artigo40. (Actospreparatrios,cumplicidadeeencobrimento) Noscrimesdescritosnosartigos33.a38.: a) Os actos preparatrios so punveis com pena de priso e multa correspondente b) Os cmplices so punidos com as penas aplicveis aosrespectivos autores,mas,atenuadas c) Oencobrimentopunvelcompenade2a8anosdeprisomaior.

Artigo41. (Multaacessria) 1. No caso de condenao qualquer dos crimes previstos nos artigos 33., 34., 35.e 37., a pena pode ser acrescida de uma multa noinferior a Nkz5000000,00enuncasuperiora1/3dovalordosdiamantesobjecto docrimecometido. Seocrimeforcometidoporrepresentantes,mandatriosouempregados de sociedades ou outras pessoas jurdicas e no seu interesse, estas respondem solidariamentepelopagamentodamulta.

2.

Artigo42. (Medidasdesegurana) 1. Em caso de condenao, os agentes dos crimes dolosos previstos na presente lei que sejam estrangeiros, podem ser expulsos do territrio nacional,depoisdeteremcumprido,apena. Se os agentes dos mesmo crimes exercerem profisso titulada ou actividade econmica sujeita a licenciamento ou forem agentes ou administradores de sociedade legalmente constituda, podem ser interditosnasentenadoexercciodaprofisso,actividadedegernciaou administraoreferidas,porumperodode1a5anos. Aplicase interdio estabelecida no nmero anterior, o disposto no pargrafo 5. do artigo 70. do Cdigo Penal, com as necessrias adaptaes.

2.

3.

Artigo43. (BensperdidosafavordoEstado) Nos crimes dolosos previstos nos artigos 17. e 19. devem ser declaradas perdidas a favor do Estado, no s as mercadorias que circulem foradascondiesprevistasnoartigo19.,mastambmasviaturasqueessas mercadoriaseosagentesdocrimeforemtransportados,salvosepertencerem, umaseoutras,apessoassemnenhumaparticipaonocrimeequeestejam deboaf.

Artigo44. (Diamantesapreendidos) 1. Osdiamantesapreendidosdevemsersubmetidosaexameeavaliaopor peritosdaENDIAMAU.E.E,devidamentecredenciadospeloMinistrioda GeologiaeMinaseentreguesquelafieldepositria. 2. Osdiamantesapreendidosseroemultimaanliseentregues: a) sempresasdetentorasdelicenadeprospecooudettulosde direitosdeexplorao,quandoestiverclaramentedeterminadoque foram extrados ou furtados nas reas a que as licenas ou os ttulosdizemrespeito AoEstadonosrestantescasos.

b)

3. As pessoas que, por qualquer forma, determinarem a apreenso de diamantes,terodireitoaumprmioequivalentea25%dorespectivovalor.

Artigo45. (Atenuaoexcepcionaleisenodapena) 1. Emcasodeconfissotiladescobertadecrimeedosseusagentes,pode o Tribunal substituir excepcionalmente qualquer pena de priso maior por penasdeprisooudemultaouisentarosrusdocumprimentodapena. 2. O Tribunal podeigualmente, reduzir qualquer pena de priso maiorat ao mnimo de um ano ou substituila por priso correccional nunca inferior a um ano, sempre que, provando circunstancias que justifiquem o uso da faculdade atenuao extraordinria da pena, o dano ou perigo de dano produzido,sejamdevalorreduzidoouinsignificante.

Artigo46. (mbitoterritorialdalei) A presenteleiaplicase atodos os crimes nela previstos cometidos em qualquerparceladoterritrionacionalporcidadosnacionaisouestrangeiros.

CAPTULOVII DisposiesFinaiseTransitrias

Artigo47. (Encerramentodospostosdecompra) 1. So imediatamente encerrados os postos de compra de diamantes autorizadosnostermosdaLein.30/91,de27deDezembroedoDecreto n. 20/92, de 15 de Maio, sem prejuzo do direito reconhecido s respectivasempresaspeloartigo5.doltimodiplomareferido. 2. Para os efeitos do disposto no nmero anterior, devem as entidades possuidoras de postos de compra de diamantes declarar, n prazo de 5 dias,aoMinistriodaGeologiaeMinas,osdiamantesadquiridosatdata daentradaemvigordapresentelei,quetenhamemsuaposse.

Artigo48. (Extinodeserviospoliciais) So extintas a Polcia Mineira e a Segurana Industrial e Vigilncia, criadasaoabrigodoartigo3.doDecreton.1/89,de7deJaneiro,devendoo Ministrio do Interior e a ENDIAMA U.E.E., no prazo de 120 dias, propor o destinoadaraosrespectivosefectivos.

Artigo49. (Delimitaoprovisria) Nas reas em que a ENDIAMA U,E.E. tem operaes geolgico mineiras em curso e que no foram ainda objecto de ttulo de concesso de direitos mineiro, a ENDIAMA U.E,E. requerer ao Ministrio da Geologia e Minasadelimitaoprovisriadaszonasrestritasedasrespectivaszonasde proteco.

Artigo50. (Regimesespeciaisderemunerao) Poder o Conselho de Ministros estabelecer regimes especiais de remuneraoparaaPolciaNacional,osMagistradosJudiciaisedoMinistrio Pblico, funcionrios da justia e demais trabalhadores dos restantes rgos de preveno e represso criminal, colocados nas reas de produo diamantfera, sempre que a necessidade de preveno do trfico ilcito de diamantesojustifiquem.

Artigo51. (Normarevogatria) So revogadas as Leis n. 7/85, de 3 de Agosto e 30/91, de 27 de Dezembro, os Decretos n. 1/89, de 7 de Janeiro, 50/89, de 4 de Setembro, 79/7 1, de 27 de Dezembro, 20/92, de 15 de Maio e todas as outras disposieslegaisquecontrariemapresentelei.

Artigo52. (Regulamentao) Apresenteleideveserregulamentadanoprazode90dias.

Artigo53. (Dvidaseomisses) As dvidas e omisses que surgirem na interpretao da presente lei seroresolvidaspelaAssembleiaNacional.

Artigo54. (Entradaemvigor) Apresenteleientraremvigor90diasapsasuapublicao.

You might also like