You are on page 1of 24

2

C# 2008 Para Leigos


Fazer o C# e outras linguagens .NET portteis para outros sistemas operacionais muito alm do escopo deste livro. Mas voc pode esperar que, dentro de poucos anos, os programas C# do Windows que voc descobrir como escrever neste livro rodaro em todos os tipos de hardware sob todos os tipos de sistemas operacionais combinando com a alegao da linguagem Java da Sun Microsystems de rodar em qualquer mquina. Isso , sem dvida, uma boa coisa, at mesmo para a Microsoft. A estrada para esse ponto ainda est sob construo, ento sem dvida perfurada com fossas e obstculos para a verdadeira portabilidade do C#. Mas no mais que apenas estrada da Microsoft. Para o momento, entretanto, o Visual Studio da Microsoft tem as verses mais maduras do C# e do .NET e o conjunto de ferramentas mais preenchido de atributos para programao com eles. Nota: dois autores escreveram este livro, mas pareceu mais econmico dizer eu em vez de ns, ento foi isto o que ns (eu?) zemos por toda parte.

O que h de novo no C# 3.0


Enquanto a maioria do C# 3.0 ainda virtualmente a mesma coisa da verso anterior, o C# 3.0 adiciona sim alguns novos atributos excitantes. A grandes novas adies que este livro trata incluem o seguinte: Linguagem Integrada de Consulta (LINQ): O LINQ permite que voc execute operaes em dados usando uma sintaxe C# muito parecida com a Linguagem de Consulta Padro (SQL) que geraes de programadores tm usado para trabalhar com bases de dados. No apenas o LINQ simpli ca o cdigo de base de dados, mas voc pode us-lo para escrever consultas em arquivos Linguagem de Marcao Estendida (XML) tambm. O Captulo 17 uma gentil introduo ao LINQ, tratando de minha parte favorita: usar a nova sintaxe de consulta para trabalhar com qualquer coleo de dados, incluindo colees e banco de dados C#. Mtodos de Extenso, Tipos Annimos e Mais: Toneladas de atributos de linguagem legais que enriquecem o C# enquanto servem de base para fazer o LINQ funcionar. Trato destes atributos por todo o livro. HashSet: Uma nova verstil classe de coleo HashSet, tratada no Captulo 5. Deixando de lado algumas das mais esotricas e avanadas adies, mencionarei alguns itens menores aqui e ali, conforme apropriado (no se preocupe se partes desta Introduo forem Grego para voc.Voc chegar l). Em adio aos atributos novos em folha do C# 3.0, o livro adiciona a cobertura de alguns atributos mais antigos que eu no tinha tratado ainda em particular, delegaes, eventos e enumeraes. E voc encontrar forte cobertura de classes de colees C# e muito mais sobre seqncias, interfaces e excees, mais um monte de ajustes, notas e dicas.

Introduo
e inclui um novo captulo explicando classes de coleo do C# em detalhes, incluindo a nova classe HashSet.

Parte III: Usando Objetos


Uma coisa declarar variveis aqui e ali e adicion-las e subtra-las. Outra coisa escrever programas reais para pessoas reais. A Parte III foca em como organizar seus dados para torn-los mais fceis de usar na criao de um programa.

Parte IV: Programao Orientada a Objetos


Voc pode organizar as partes de um avio o tanto que quiser, mas at que voc as faa fazer alguma coisa, no mais do que uma coleo de partes. At que voc ative as engrenagem e inicie a oscilao das asas, ele no ir a lugar algum. Do mesmo modo, a Parte V explica o fundamental de programao orientada a objeto (OOP). Se voc for completamente novo no OOP , a Parte V deve fornecer uma transio suave. E um captulo muito melhorado em interfaces leva voc alm do fundamental comum OOP .

Parte V: Mostrando Agora o C# 3.0


Aps o avio sair do cho, ele tem que ir a algum lugar. Neste livro, voc voar sem medo para dentro dos novos atributos do C# 3.0. Em particular, voc pode atualizar suas habilidades em C# para o nvel de piloto no comando com a nova Linguagem Integrada de Consulta (LINQ) agora construda diretamente dentro do C#. Os objetos e colees de objetos que voc esteve explorando nas partes anteriores do livro xam novos recordes de vo de mar a mar quando voc comear a escrever consultas LINQ. Para ajudar voc a se atualizar, adicionei um novo captulo sobre delegaes e eventos.

Parte VI: A Parte dos Dez


O C# timo em encontrar erros nos seus programas as vezes, ele parece um pouco bom demais em apontar meus defeitos. Entretanto, acredite ou no, o C# est tentando fazer um favor a voc. Qualquer problema que ele encontra outro problema que voc iria de outra forma encontrar por si mesmo. Infelizmente, as mensagens de erro podem ser confusas. Esta parte apresenta as dez mais comuns mensagens de erro na construo C#, o que elas signi cam e como diabos se livrar delas.

C# 2008 Para Leigos


csharp102.info, meu site da Web. Aqui voc encontrar todo esse mesmo material bnus, alm de muitos artigos que estendem tpicos no livro ou introduzem novos tpicos que eu teria gostado de colocar no livro apenas, claro, impossvel incluir tudo. O site tambm aponta para um nmero de ferramentas de programao e outros recursos C#. No se esquea do arquivo LeiaMe tambm disponvel em ambos os sites da Web , o qual possui todas as informaes mais atualizadas.

Para onde ir a partir daqui


Obviamente, o primeiro passo descobrir a linguagem C#, idealmente usando o C# 2008 Para Leigos, claro.Voc pode querer se dar alguns meses escrevendo programas C# simples antes de dar o prximo passo para descobrir como criar aplicativos do Windows gr cos. Se d muitos meses de experincia em aplicativos do Windows antes de diversi car suas atividades ao escrever programas intencionados a serem distribudos pela Internet. Enquanto isso, voc pode manter as idas e vindas do C# em diferentes locais. Primeiro, veri que a fonte o cial: msdn.microsoft.com/msdn. Alm disso, vrios sites da Web de programador tm extenso material sobre C#, incluindo discusses ao vivo por todo o caminho, desde como salvar um arquivo fonte at mritos relativos a coletor de lixo sobre determinismo versus no determinismo. Ao redor da minha casa, coletor de lixo muito determinista: toda quarta-feira de manh. Aqui esto alguns amplos sites sobre C#: msdn.microsoft.com/vcsharp, a homepage do C#, que leva voc a todos os tipos de recursos C# e .NET blogs.msdn.com/csharpfaq, um blog de Perguntas Freqentes sobre C# msdn.microsoft.com/vcsharp/team/blogs, o qual engloba blogs pessoais de membros do time C# www.c-sharpcorner.com e www.codeproject.com, dois principais sites de C# com artigos, blogs, cdigos, informaes de trabalho e outros recursos C# Mantenho um site da Web, csharp102.info, contendo um grupo de Perguntas Freqentes (FAQs). Se voc encontrar algo que no consiga compreender, tente ir l talvez as FAQs j tenham respondido sua questo. Alm disso, o site inclui uma lista de quaisquer erros que possam ter deslizado para dentro do livro, o cdigo exemplo do livro, vrios captulos bnus e toneladas de outros materiais sobre C# e programao que voc pode achar teis. Finalmente, voc pode encontrar um link para meu endereo de e-mail, no caso de no encontrar a resposta para sua questo no site.

22

Parte I: Comeando com o C#


// Espere pela confirmao dos resultados pelo usurio. Console.WriteLine(Press Enter to terminate...); Console.Read();

A maneira mais fcil de restaurar essas linhas chave em um futuro aplicativo de console que voc escrever como segue.

Salvando cdigo na Caixa de Ferramentas


O primeiro passo salvar essas linhas em um local cmodo para uso futuro em lugar cmodo: a janela Caixa de Ferramentas. Com seu aplicativo de console Program1 aberto no Visual Studio, siga estes passos: 1. No mtodo Main ( ) da classe Program1, selecione as linhas que voc quer salvar neste caso, as linhas acima. 2. Assegure-se de que a janela Caixa de Ferramentas esteja aberta (se no estiver, abra-a escolhendo Visualizar Caixa de Ferramentas). 3. Arraste as linhas selecionadas para dentro da aba Geral da janela Caixa de Ferramentas e deixe-as (ou copie as linhas e cole-as dentro da Caixa de Ferramentas). A Caixa de Ferramentas armazena as linhas l para voc perpetuamente. A Figura 1-3 mostra as linhas colocadas na Caixa de Ferramentas.

Reutilizando cdigo da Caixa de Ferramentas


Agora que voc tem seu texto modelo armazenado na Caixa de Ferramentas, voc pode reutiliz-lo em todos os aplicativos de console que voc escrever daqui para frente. Aqui est como us-lo: 1. No Visual Studio, crie um novo aplicativo de console conforme descrito anteriormente neste captulo. 2. Clique no editor no ponto onde voc gostaria de inserir algum texto da Caixa de Ferramentas. 3. Com o arquivo Program.cs aberto para edio, assegure-se de que a janela Caixa de Ferramentas esteja aberta (se no estiver, veja o procedimento acima). 4. Na aba Geral da janela Caixa de Ferramentas (outras abas podem estar aparecendo), encontre o texto salvo que voc quer usar e d um duplo clique nele.

24

Parte I: Comeando com o C#

You might also like