You are on page 1of 17

Histria da Radioatividade

Introduo
Aradioatividadedefinidacomoacapacidadequealgunselementos fisicamenteinstveispossuemdeemitirenergiasobformadepartculasou radiaoeletromagntica. A radioatividade foi descoberta no sculo XIX. At esse momento predominava a ideia de que os tomos eram as menores partculas da matria.Comadescobertadaradiao,oscientistasconstataramaexistncia de partculas ainda menores que o tomo, tais como: prton, nutron, eltron.Vamosreverumpoucodessahistria? No ano de 1896, o fsico francs AntoineHenri Becquerel (18521908) observou que um sal de urnio possua a capacidade de sensibilizarumfilmefotogrfico,recobertoporumafinalminademetal. Em1897,acientistapolonesaMarieSklodowskaCurie(18671934) provouqueaintensidadedaradiaosempreproporcionalquantidadedo urnio empregado na amostra, concluindo que a radioatividade era um fenmenoatmico. Anossepassarameacinciafoievoluindoatserpossvelproduzira radioatividade em laboratrio. Veja a diferena entre radiao natural e artificial: Radioatividadenaturalouespontnea: aquesemanifestanos elementosradioativosenosistoposqueseencontramnanatureza. Radioatividade artificial ou induzida: aquela produzida por transformaesnuclearesartificiais. A radioatividadegeralmenteprovmde istoposcomournio235, csio137,cobalto60,trio232,quesofisicamenteinstveiseradioativos, possuindoumaconstanteelentadesintegrao.Taisistoposliberamenergia atravsdeondaseletromagnticas(raiogama)oupartculassubatmicasem altavelocidade: oquechamamosderadiao.Ocontatodaradiaocom seresvivosnooquepodemoschamardeumaboarelao. Osefeitosdaradiaopodemser emlongoprazo,curtoprazo ou apresentarproblemasaosdescendentesdapessoainfectada(filhos,netos).O indivduo que recebe a radiao sofre alterao gentica, que pode ser transmitidanagestao.Osraiosafetamos tomosqueestopresentesnas clulas, provocando alteraes em sua estrutura. O resultado? Graves problemas de sade como a perda das propriedades caractersticas dos msculosedacapacidadedeefetuarassntesesnecessrias sobrevivncia.

Aradioatividadepodeapresentarbenefciosaohomemeporisso utilizada emdiferentesreas.Namedicina,elaempregadanotratamentodetumores cancergenos;naindstriautilizadaparaobterenergianuclear;enacincia temafinalidadedepromoveroestudodaorganizaoatmicaemolecular deoutroselementos.

Istopos so tomosdeumelementoqumicocujosncleostmo mesmonmeroatmico,ouseja,osistoposdeumcertoelementocontmo mesmo nmero de protes designado por "Z", masdiferentes nmeros de massa(amassaatmicavulgarmentedesignadaspor"A"). Umexemplo.Oelementoqumicocarbonoformadoportomocujo ncleopossui6prtons,ouseja,possuinmeroatmico6.Desteelemento soistopos,querdizer,doistiposdetomosdecarbono.Umcontendo,alm dos6prtons,6nutronseoutrocontendo8nutrons.Comissoamassa atmicadestes tomosser,respectivamente:12e14.Simbolicamentepode serrepresentadocomosegue:
6

C12(carbono12)6C14(carbono14).

Osegundoistopo,odemassa14, relativamenteinstvel.Comoo nmerodeprtonsmenorqueametadedonmerodenutronsestetomo temaemitirradiao,easetransformano tomodenmerodemassa12. Combasenesseprincpioqueserealizaadataodeobjetosantigos. Naspginasqueseseguemiremosvercomoacinciafoiaprendendo a compreender este fenmeno da natureza, que a radioatividade. Perceberemosquenofoiobradeumanicamente.Poisotrabalhocientfico ,emprincpio,umtrabalhoemequipe,mesmoquealgunsconceitossejam descobertoanteriormenteaoutros.

HistriadaRadioatividade
A construo do tubo de raios catdicos e a descoberta dos raios catdicos(eltrons)desencadearamadescobertadeumanova readafsica: aRadioatividade. Nosanosseguintes divulgaodadescobertadosraioscatdicos, muitoscientistasreproduziramasexperinciasrealizadasporJ.J.Thomson, comoacontecianormalmentequandosedescobriaalgodenovona poca. Wilhem Conrad Roentgen, cujo interesse oscilava entre a f sica e a matemtica, tambm realizou este experimento em seu laboratrio em Wrzburg,Alemanha.

Fig.1Roentgem RoentgententouobservarumestranhofenmenodescritopelofsicoPhilip Lenard: osraios catdicos que escapavam do tubo terminicoiluminavam uma superfcie, a uma certa distncia do tubo, que tinha recebido uma camada de material fosforescente. Era essa estranha fosforesc ncia que

Roentgententavaduplicar,quandoobservoualgonot vel. Emboraotubo termoinicodeRoentgenestivesseinteiramenteencerradoempapel opreto, ainda eram produzidos raios que iluminavam uma tela fosforescente fora dele.Masomaissignificativoeraqueessefen menoocorrianoimportando seasuperfcierevestida[fosforescente],ouooutrolado,estivesseoun o voltadosparaotubodedescarga.Segundoparecia,osraioseramdotadosde umpoderdepenetrao. Roentgenimediatamentedeterminouqueafluorescnciaeracausada por invisveis raios originados de um vidro parcialmente evacuado, que HittorfCrookes tinham usado para estudar os raios catdicos (eltrons). Surpreendentemente,estesmisteriososraiosatravessavamumpapelpretoe opacocolocadoemfrenteaotubo. Percebendo a propriedade que estes raios tinham de atravessar materiais de densidade relativamente baixa, ele comeou a realizar experinciascom chapasfotogrficasedescobriuque poderiauslaspara produzirfotosqueeramsombrasdointeriordosobjetos.Ent o,em22de dezembro de 1895, seis semanas aps iniciar suas experincias, Roentgen usouosraiospara"fotografar"amodesuaesposa(elefezistoparatirara suspeitadesuaesposadequeeleestariatraindoaduranteasnoitesemque dizia estar trabalhando.). O resultado foi uma imagem imprecisa, mas inconfundvel, do esqueleto escuroda mo esquerda dela, com seus anis fazendoumborroescuronoquartodedo. RoentgenhaviadescobertoosRaiosX(eleutilizouestenome,poisa princpionosabiaseeramondasoupartculas),umfatoquerevolucionou oscamposdaFsicaedaMedicina.Porsuadescoberta,Roentgenrecebeuo primeiroPrmioNobelemFsica,em1901. Em20dejaneirode1896,semanasdepoisdeRoentgenterfeitosua descoberta, Henri Poincar fez uma relatrio sobre os Raios X para a academia Francesa de Cincias. Alm de sua explicao sobre os raios X, estavamalgumasobservaesreferentesafosforescnciasestranhasqueele observou. Este fenmeno interessou Henri Becquerel, filho de AlexandreEdmound Becquerel (que havia estudado extensivamente os materiaisfosforescentes).

Fig.2Becquerel Becquerel pensou em investigar se todos os corpos fosforescentes poderiam emitir raios similares. Ao investigar os materiais fosforescentes, descobriu evidncias do que queria descobrir e apresentou ensaios academia sustentando a idia completamente falsa de que substncias fosforescentesproduziriamraiospenetrantes,comoosraiosX. Comestaidia,eleiniciousuasinvestigaesutilizandoumcomposto base de Urnio. Colocando o composto sobre uma chapa fotogrfica, Becquerel exponhaos ao Sol por um perodo e, ento, revelava a chapa. Assim,constatouqueestematerialafetavaachapadeformasimilaraosraios X. Mas as investigaes adicionais, de 26 e 27 de fevereiro, foram adiadas por causa do cu nublado de Paris e o Urnio, que Becquerel pretendiaexporaoSol,foicolocadoemumenvelopequeficousobreachapa dentro de uma gaveta. No primeiro dia de maro, ele revelou a chapa fotogrfica com a expectativa de obter uma imagem fraca e, para sua surpresa, a imagem foi clara e forte. Isto significou que o Ur nio emitia radiao sem a necessidade de uma fonte de energia do tipo do Sol. Becquerel havia descoberto a Radioatividade, a espontnea emisso de radiaovindadeummaterial. Depois, Becquerel demonstrouquea radiao emitida peloUrnio compartilhavacertascaractersticascomoosraiosX.Pormnoeracomoos raiosX,poispodiaserdesviadoporumcampomagn ticoe,poressarazo, deveria ser composto por partculas carregadas. Por sua descoberta,

Becquerelfoilaureado,em1903,comumPrmioNobelemFsica. Embora at o filho de Becquerel, Jean, tenha defendido que ele tenha"descobertoaradioatividade",nofoiBecquerelquemdeuessenome aofenmenonemqueexplicouasuaorigem.Of sicoJeanPerrin,olhando retrospectivamenteparaahistriadaradioatividade,notouqueBecquerelfoi "umprisioneirodahiptesequelheserviratobem,inicialmente(deque todos os materiais fosforescentes emitiam algum tipo de radia o)". Antes queosraiosdeurniopudessemserentendidos,"umsegundograndepasso teriadeserdado." Aps a divulgao das estranhas emisso de radiao vinda de algunsmateriais,houveumpequenoperododegrandeinteresseporeste fenmenoeumintervalodecincoanossemmaioresestudos.At que,ao iniciar os estudos para obter seu doutorado, Marie Sklodowska Curie interessousepelofenmenoobservadoporBecquerel.Arelativaneglig ncia deBecquerelcomrelaoaosraiosumadasrazesquefizeramMarieCurie decidirestudlos,almdeserumexcelenteassuntoparaserapresentado comotesededoutorado. Marieeseumarido,Pierre,souberamdestaestranhaemanaoeque elaionizavaoar voltadomaterial.SendoPierreummecnicotelentoso, que preferia fazer sua prpria aparelhagem (e o descobridor da piezoeletricidade: eletricidade obtida atravs de alta presso em cristais), desenvolveram um mtodo com o qual poderiam medir o quanto era radioativoumaamostradematerialcomrelaoaoutra.

Fig.3MarieCurie Atravsdeseustrabalhos,MarieePierredescobriramedivulgarama radioatividade de determinados materiais. Com esta descoberta muitas pessoasseinteressarampelaspesquisasnestecampo.Dentreestaspessoas,

estavaErnestRutherford,pupilodeJ.J.Thomson. Napocahaviamduasteoriascorrentes:opontodevistacorpuscular, ou atomstico, sustentava que a matria era descontnua, composta por partculas distintas, extremamente pequenas. O outro ponto de vista postulavaum tercontnuo,umaespciedecola,quemantinhatudojuntoe queexistia,nasmaioriasdasverses,numaoutradimensoimprecisa. Na poca, pensar na teoria de Thomson seria sugerir que os elementosnoso,emsi,elementares.Isto,paraamentedeMendeleiev,era algoparecidocomaalquimia. Em seu primeiro ensaio escrito, Rutherford observou que as substnciasradioativastmaltopesoatmicoesuaradioatividadepareceser independentedeestadosqumicos(implicandoatividadeemaltosnveis). Com isto, no estavase muito longe de responder como a radioatividadeestavaligada composioatmica.Oqueconfundiaerao fatodenohaverfonteparaaemissodestaenergia. ParacompreenderaexplicaodeRutherfordsobrearadioatividade, eraprecisoumsaltodeimaginaomuitograndecomrelaoaqualquer umadasduasexplicaesj existentes.Radioatividade umamanifestao dadesintegraodosncleosatmicos.Quandoordioemiteradiao,est enviando partculas subatmicas: minsculos eltrons e partculas maiores (emboraextremamentepequenas)comcargaspositivas compostaspordois prtonsedoisnutrons,quehojesabemosseremncleosdehlio,bemcomo raios gama (onda eletromagntica de comprimentos de onda muito mais curtos do que a luz visvel). Todos os elementos mais pesados, com se verifica,soinerentementeinstveiseseachamemcontnuatransmutao. Um tomo de urnio ou rdio repetidamente altera a si mesmo, algumas vezesapssegundosouminutose,emoutrasvezes,apsmilharesdeanos. Agorachamamosesteprocessode"decadncia"etemosumconhecimento detalhadodecadeiasdedecadncia.Porexemplo: UrnioTrioRdioRadnioPolnioChumbo ComoodecaimentoeralentonamaioriadoselementosqueosCurie trabalhavam,ecomoaenergiadisponvelnoncleoeraenorme,osCuriee outros no conseguiram detectar qualquer mudana. E na verdade a mudana,atransmutao,quecausaaradiao. Em1903,osCurieeBecquerelderamcontribui esdecisivas,bem comotambmalgunspesquisadoresalemes.Masosgrandessaltostericos

datransmutaoforamdadospelosbritnicose,particularmente,porErnest Rutherford.

Fig.4RutherfordFig.5JosephThomson Oprimeiropassofoidadoporseumentor,Thomson,quandoprop s oeltron(1897).Em1899,elepublicouumensaio,ondeafirmavaofatode que as emisses radioativas so compostas de ,no mnimo, dois tipos diferentesde"raios"(raiosbeta,quepenetramatrav sdegrossasbarreiras;e osraiosalfa,quelevavamumacargabemmaiormasn oatravessavamnem mesmoumafinabarreira). Temposdepois,Pierre,MarieeBecquerelfizeramensaiosnosquais mostraramqueosraiosbetaeram,defato,idnticosspartculascomcargas negativadeThomson. Porsuasinvestigaesnadesintegraodoselementoseaqumica dassubstnciasradioativas,ErnestRutherfordrecebeu,em1908,umpr mio NobeldeQumica.

AfamliaCurie
AfsicapolonesaMariaSkodowskaCurie(18671934) umafamosa personagem da histria da cincia. Foi a primeira mulher a ganhar um prmioNobel,conseguindosedestacarcomopesquisadoraemuma pocaem queasuniversidadeseramumdomniomasculino.Masqual,afinal,foisua contribuioimportantecincia?Podemosdizerque,comacolaboraode seumaridoPierreCurie,elainventouaradioatividadeedescobriunovos elementosradioativosotrio,opolnioeordio.Foiapenasapartirdo seutrabalhoquesurgiuumenormeinteressepelosfen menosradioativose queessareacomeouasedesenvolverdefato. Costumase dizer que a radioatividade foi descoberta pelo f sico francs Henri Becquerel (18521908) em 1896. No entanto, somente dois anosdepois,em1898(umsculoatrs)ofenmenodaradioatividadefoi percebidocomoalgototalmentenovo,graas spesquisasdeMariaCuriee seu marido, o fsico francs Pierre Curie (18591906). Vamos contar essa histria.

Fig.6MarieCurie(aos20anos) O tema escolhido para o doutoramento foi a estranha radiao emitida pelos compostosde urnio, queHenriBecquerel havia descoberto dois anos antes. Nessa poca, no se falava sobre radioatividade essa palavras foiinventadaemmeadosde1898,pelaprpriaMariaCurie.A descobertadeBecquereleraumacoisaconsideradadepequenaimport ncia. Ele notara que diversas substncias contendo urnio emitiam certos raios invisveisparecidoscomosraiosX,queatravessavamopapeleproduziam manchasemchapasfotogrficas.Noentanto,essefenmenonopareciaalgo extraordinrio: era explicado pelo prprio Becquerel como um tipo de fosforescnciainvisvelumfenmenosemelhante,portanto,aoutrosbem conhecidos. Seguindo uma sugesto do fsico ingls Silvanus Thompson (18511916),ofenmenoerachamadodehiperfosforescncia.Becquerel haviaescritoalgunsartigoscurtossobreoassunto,edepoisabandonaraessa linha de pesquisa, que no lhe parecia promissora, dedicandose a outro fenmeno que, na poca, lhe pareceu muito mais importante. Trabalhos publicadospordiversosautoresda pocapareciamindicarquemuitosoutros materiaistambmemitiamradiaesinvisveiscapazesdeproduzirmarcas nopapelfotogrfico:giz,papelcomum,acar,eatvagalumes. MariaCuriedeveteriniciadooestudodasradiaesdourniosem grandes expectativas. O primeiro tpico que estudou foi a condutividade

OINCIONAVIDAACADMICA Em1897aos30anosdeidade,MariaCurieaindaeraumapessoa desconhecida.Polonesa,defamliapobre,conseguiucommuitasdificuldades estudaremParis,ondeobteveaslicenciaturasemFsica(1893)eMatemtica (1894).CasousenoanoseguintecomPierreCurie,umpesquisadoroitoanos mais velho do que Marie, experiente, que j tinha publicado importantes trabalhosexperimentais(sobreapiezoeletricidade,umfen menoemque cristais submetidos a tenses produzem eletricidade) e tericos. Maria realizousuasprimeiraspesquisassobreumteman omuitointeressantede fsicaaplicada:oestudodomagnetismodeaosindustriais.Em1897,aps umagravidezdifcil,nasceusua primeirafilha,Irne.Logo depois,como apoiodomarido,Mariaresolveutentaraquiloquenenhumamulherhavia aindaconseguido:umttulodedoutoraemfsica,pelaSorbonne.

eltricadoarproduzidaporessesraios.Quandosecolocaumcompostode urniopertodeumobjetoeletrizado,elesedescarrega.Emsuapesquisa, MariaCuriefezmedidasdesseefeitoutilizandouminstrumentoquePierre Curiehaviainventadoumaparelhodemedidasel tricasqueutilizavaum quartzopiezoeltrico. No h dvidasdequePierrefoiquemorientouos primeirospassosdeMarianessapesquisa. Aescolhadomtodoeltricofoiumgolpedesorte.Ousodechapas fotogrficasparaestudarasradiaeseraumatcnicainadequada,porque elassoinfluenciadasporinmerosfatores:calor,presso,umidade,efeitos qumicos, etc. Enquanto apenas se utilizava chapas fotogr ficas, era impossvelperceberqueasradiaesdournioeramumacoisadiferentedas outrassupostasradiaesinvisveis.Noentanto,quandoforamestudadosos efeitoseltricos,foipossvelperceberqueogiz,opapel,oacareasoutras substnciasquepareciamemitirraiosinvisveisnotornavamoarcondutor deeletricidade. MariaCurietestoudiversoscompostosemineraiscontendour nio. Todos eles tornavam o ar condutor. O efeito observado dependia da proporodeurnionoscompostos,masnodependiadosoutroselementos presentes.Issoindicavaqueaemissoderadiaonoestavaassociada estrutura molecular ou cristalina das substncias em questo, dependendo apenasdaquantidadedetomosdeurnionomaterial. Maria Curie examinou um grande nmero de substncias comuns, depois comeou a testar sistematicamente todos os compostos qu micos e mineraisqueexistiamnolaboratriodaEscolaIndustrialdeQumicaeFsica, onde trabalhava. Inicialmente, nenhum deles parecia produzir efeitos semelhantesaournio.Apsmuitosresultadosnegativos,noentanto,Maria Curie encontrou a primeira novidade: os compostos de t rio tambm produziamefeitosiguaisaosdournio. Perceber que as radiaes estudadas por Becquerel no eram uma propriedadeexclusivadourniofoiumpassoimportante,masnaverdade essadescobertadeMadameCuriejtinhasidoantecipada:doismesesantes, ofsicoalemoGerhardSchmidt(18651949)jtinhadescobertoqueotrio tambmemitiaradiaesdomesmotipo. Almdournio,dotrioeseuscompostos,elanotouqueocrio,o nibioeo tntalo tambm pareciamfracamente ativos. J sesabia queo fsforobrancotambmeracapazdeionizaroar,masMariaCurienotouque outrasformasdofsforo(fsforovermelho,oufosfatos)noproduziamo

mesmoefeitoeque,portanto,provavelmentesetratavadeumfen menode naturezadiferente. Examinandodiversosmineraisnaturais,MarieCurienotouque,como eradeseesperar,todososquecontinhamurnioetrioemitiamasradiaes ionizantes. Porm, para sua surpresa, observou que alguns minerais produziam radiaes mais intensas do que o urnio ou o trio puros. A calcolitanatural,porexemplo,eraduasvezesmaisativadoqueour nio metlico.Issocontrastavacomosresultadosanterioresqueindicavamquea intensidadederadiaoeraproporcional quantidadedetriooudeurnio doscompostos.Paraverificarseesseresultadoeradevido naturezaqumica dos materiais, Curie sintetizou um dos minerais, a calcolita (fosfato cristalisadodecobreedeurnio)apartirdesubstnciasqumicaspuras,e notouqueessacalcolitaartificialeratoativaquantooutrossaisdeurnio,e menosativadoqueourniopuro.MarieCurieconjeturouqueessesminerais deviam conter algum outro elemento desconhecido, mais ativo do que o urnio. Essesprimeirosresultadospareciammuitoimportantes.PierreCurie, queat essemomentoapenasacompanhavaotrabalhodeMaria,resolveu abandonarsuasoutraspesquisasededicarsetotalmente,comsuaesposa,a essenovotema. Apartirdesseinstante(abrilde1898),apesquisadeMariaePierre Curiefoiguiadapelahiptesede queaemissodasradiaesqueestava estudando era uma propriedade atmica, peculiar a certos elementos qumicos.Certoselementosemitem,espontaneamente,essasradiaes(so radioativos), e essa propriedade no afetada pelo seu estado fsico ou qumico.Nosetratadeumfenmenoparecido comafosforescncia,porqueno modificadoquandoseiluminao objetoouquandoelemantidonoescuro.Erarejeitada,assim,ahipteseda hiperfosforescncia, que Becquerel adotava. Outros elementos n o so radioativosenopodemadquiriracapacidadedeemitirradiaes.Esseerao conceito bsico de radioatividade, proposto por Maria e Pierre Curie em meados de 1898. Posteriormente, essa hiptese teve que ser modificada (existearadioatividadeartificial,induzida),masissosocorreumuitosanos depois. OsmineraismaisradioativosdeurnioestudadosporMariaCurie foramalgumasamostrasdepechblenda(mineralde xidodeurnio),que chegavam a ser quatro vezes mais ativas do que o urnio metlico.

Baseandose em sua hiptese, Maria e Pierre Curie suspeitaram que esses minerais poderiam conter uma pequena quantidade de outra subst ncia fortementeativa,eresolveramtentarisolaressasubst nciadosminerais,por processosqumicos.Tratavase,evidentemente,apenasdeumahip tese,que poderia se mostrar falsa. No entanto, eles resolveram investir todo seu esforo,duranteosmesesseguintes,nessapesquisa. Notese que o elemento procurado no era nenhum dos conhecidos at ento pela cincia, pois Maria j havia testado todos eles. Tratavase, portanto, de uma tentativa extremamente ambiciosa: descobrir um novo elemento, desconhecido pelos qumicos, mas existente em minerais conhecidos,efazerissoatravsdoestudo da radioatividade. Se a hiptese fosse confirmada, seria um resultado muito importante.Mashaviatambmoriscode um fracasso completo, porque afinal de contas no se sabia quase nada sobre a radioatividade. Fig.7PiereeMarieCurie MariaCuriesededicou separaodoselementosdapechblenda, utilizandoosprocedimentosqumicosconhecidosetestandoaradioatividade de cada substncia isolada do mineral. Depois de muitos processos de separao,obteveummaterialquesecomportava comoobismuto, sobo ponto de vista qumico, mas que era fortemente radioativo enquanto o bismuto comum no emitia radiaes. Seria preciso aceitar que havia um novoelemento,desconhecido,misturadocomobismuto,ouent oqueuma mesmasubstnciapodiaserradioativaouinativa,emsituaesdiferentes. Guiadospelahiptesedequearadioatividade umapropriedadeatmicade certos elementos, os Curie estavam convencidos de que havia algo novo misturadoaobismuto.Mascomoseparlo?Comoprovarqueexistiaalium novoelemento? Seguiuse um perodo de muitas tentativas fracassadas. Maria e Pierre trabalharam juntos, e suas letras se alternam nos cadernos de laboratrio onde eram anotadas suas idias e experimentos. A separao

completa do novo elemento no foi conseguida. No entanto, atravs de sucessivosprocessosdepurificao,foipossvelobterummaterialqueainda separeciacomobismuto,masqueera400vezesmaisativodoqueour nio. Os Curie mantiveram a hiptese de que havia um novo elemento na substnciaquehaviasidoseparada,ederamlheonomedepol nio,em homenagemterranataldeMaria. Continuando a investigar a pechblenda, com a ajuda de Georges Bmont, o casal Curie descobriu que era possvel encontrar mais uma substnciafortementeradioativa.Novamente,essasubstnciapareciadifcil deserisolada.Apsumasriedereaesqumicas,comonocasodopolnio, foipossvelobterummaterialfortementeradioativo,massuaspropriedades qumicas eram dessa vez iguais s do brio. Como no caso anterior, foi possvel aumentar a concentrao do material radioativo, atravs de processosdedissoluoeprecipitao,obtendoummaterial900vezesmais ativodoqueourniopuro,semnoentantoconseguirumaseparaototaldo brio.Elessupuseramquehaviaumnovoelementodesconhecidomisturado aobrio,ederamlheonomederdio. Paratentardemonstraraexistnciadosnovoselementos,osCurie imaginaramumtestedecisivo:analisaroespectrodosmateriaisradioativos quehaviamobtido.Cadaelementoqumico,quandovaporizadoepercorrido por uma descarga eltrica, emite uma luz cujo espectro luminoso constitudoporcertaslinhasluminosascoloridas.AexpectativadosCurieera de que o espectro do bismuto radioativo (que supostamente continha polnio) e o do brio radioativo (que supostamente continha rdio) mostrassemlinhasespectraisnovas,diferentesdasdoselementosconhecidos, oqueseriaumaimportanteconfirmaodesuashipteses. No caso do bismuto radioativo, o teste foi um fracasso. Eug ne Demaray,umqumicoquetrabalhavacomCurienaEscola,especialistaem espectroscopia,fezotesteparaeles.Apesardetodososseusesfor os,no conseguiu notar nenhuma raia espectral nova. No entanto, alguns meses depois, fazendo o mesmo teste com o brio radioativo, a expectativa foi confirmada:Demarayencontrouumaraialuminosadiferentedetodasas conhecidas,equeeramaisvisvelnomaterialmaisradioativo.Essaerauma forteevidnciaafavordaexistnciadordio,umnovoelementoqumico.O trabalhoemqueessesresultadoseramapresentadosfoilidonaAcademiade CinciasdeParisumdiadepoisdoNatal:26dedezembrode1898. Comosresultadosinesperadoseextremamenteimportantesobtidos em1898,estavaabertoocaminhoparaosestudosqueocasalCurierealizou

nosanosseguintes.Alinhafundamentaldetrabalhopassouaseradetentar isolaropolnioeordiodapechblenda,procurandoobteresseselementos em forma pura, para determinar suas propriedades (especialmente o peso atmico).Durantequatroanos,de1899a1902,otrabalhoaqueelesse dedicaram realizado em sua maior parte por Maria foi tratar quimicamenteumatoneladadepechblenda,purificandogradualmenteseus materiaisradioativos.Opolnio,infelizmente,conseguiuresistiratodasas tentativas que fizeram,e no foi isolado por eles.Obtiveram, noentanto, cercadeumdcimodegramadecloretoderdioquasepuro,econseguiram determinaropesoatmicodesseelemento:aproximadamente225. Durante esses quatro anos, a teimosia de Maria Curie n o lhe permitiu desistir do trabalho, mesmo quando ele parecia n o avanar. O esforo fsico exigido pelo trabalho era enorme, pois ao invs de utilizar pequenos tubos de ensaio era preciso manipular baldes e caldeir es com cercade20kgdematerialdecadavez,transportandoosrecipientesdeum ladoparaooutro,fervendooslquidos,misturandocomoutros,borbulhando enormesquantidadesdocidosulfdricofedorento,etc. Paralelamente aos esforos de Maria Curie para separar os novos elementos qumicos, Pierre se dedicou a outras pesquisas sobre a radioatividade(especialmentesobreanaturezaeosefeitosdasradia es). Embora sempre mantivessem uma colaborao ativa, algumas vezes publicaram trabalhos isolados, como em 1903, quando Pierre mediu pela primeira vez, juntamente com Andr Laborde, o calor emitido espontaneamente pelo rdio a descoberta fundamental da grande quantidadedeenergiaatmicacontidanamatria. Os estudos realizados por Maria e Pierre Curie a partir de 1898 despertaram aatenodomundocientfico paraa existnciade umnovo fenmeno, e levaram muitos pesquisadores a se dedicar ao estudo da radioatividade.Comadescobertadordio,osCuriecolocaram disposio dospesquisadoresumafontederadiaomuitomaisintensadoqueournio eotrio,permitindonovostiposdeestudosn os fsicos,mastambm mdicos. OtrabalhodocasalCuriefoisendogradualmentereconhecido,ej em 1900eleseramconsiderados comoosmaisimportantespesquisadores nessa rea. Em 1903, enfim, Maria Curie defendeu a sua tese de doutoramentoemfsicanaSorbonne,efoiaprovadacomdistin oelouvor. Em dezembro do mesmo ano, o casal Curie recebeu o reconhecimento internacional pelo seu trabalho, ganhando o prmio Nobel de fsica, pela

descobertadopolnioedordio(naverdade,meioprmioNobel,poisa outrametadefoiconcedidaaBecquerel,peladescobertadaradioatividade). Em1903ocorreu,portanto,ocoroamentodaspesquisasiniciadasem 1898.Podesedizerque,apsesseperodo,acontribuiocientficadeMaria Curiefoipequenamuitomenordoquenoperodojdescrito. Em poucos anos, no entanto, a liderana das pesquisas sobre radioatividadepassouaoutrasmos.NoforamosCuriequeencontrarama explicao correta dos fenmenos radioativos. A partir de 1902, o fsico neozelands Ernest Rutherford (18711937) e o qumico ingls Frederick Soddy (18771956), trabalhando no Canad, propuseram a teoria que aceitamos atualmente: a de que os tomos dos elementos radioativos se desintegramlentamente,emitindoradiaesesetransformandoemoutros elementosqumicos.ApartirdostrabalhosdeRutherfordeSoddy,apesquisa sobre radioatividade tomou nova direo, e o trabalho pioneiro dos Curie passouafazerpartedopassado. No perodo posterior, Maria Curie continuou seu trabalho de pesquisadora, mas sem obter outros resultados espetaculares como os do incio de sua carreira. Durante a primeira guerra mundial, dedicouse a aplicaesmdicasdosraiosX,edepoisdaguerraempenhousenotrabalho de organizar seu laboratrio, obter verbas, treinar novos pesquisadores, coordenar novas investigaes e proporcionar condies de trabalho aos jovens.Depoisdemuitosproblemasdesade,emgrandeparteassociados suaexposioradiao,acabouporfalecerem1934.

Osfenmenosradioativos
AFisoNuclear Afissonuclear umareaoqueocorrenoncleodeum tomo. Geralmenteoncleopesado atingidoporumnutron,que,apsacoliso, libera uma imensa quantidade de energia. No processo de fiss o de um tomo,acadacolisosoliberadosnovosnutrons.Osnovosnutronsiro colidircomnovosncleos,provocandoafissosucessivadeoutrosncleose estabelecendo,ento,umareaoquedenominamosreaoemcadeia. Um parmetro importante para analisar a estabilidade de um ncleo a razoentreonmerodeprtonseonmerodenutrons.Porumlado,a faltadenutronspodetornaradistnciaentreprtonstopequenaquea repulsosetornainevitvel,resultandonafissodoncleo.Poroutrolado, como a fora nuclear de curto alcance, o excesso de nutrons pode acarretar uma superfcie de repulso eletromagntica insustentvel, que tambmresultarianafissodoncleo.Assim,umdosprincipaisfatorespara a estabilidade do ncleo que tenhamos o nmero de nutrons igual ao nmerodeprtons(N=Z).

Quandooistopournio235(235U)recebeumnutron,elepassaparaum estadoexcitadoquecorrespondeaournio236(236U).Poucotempodepois esse novo ncleo excitado se rompe em dois novos elementos. Esse rompimento,almdeliberarnovosnutrons,liberaumagrandequantidade deenergia. Osnutronsprovenientesdorompimentodon cleoexcitadovoencontrar novosncleos,gerando,portanto,uma reaoemcadeia.Afimdequeos novos nutrons liberados encontrem novos ncleos, para assim manter a reaoemcadeia,apsafissodoncleodeurnio,deveseterumagrande quantidadedeurnio235.Comoaconcentraodeurnio235nomineral urniopouca,obtmseournio235emgrandeescalaatravsdoprocesso deenriquecimentodournio. FusoNuclear Afuso maisfcilcomncleospequenosporque,umavezque necessriohaveracolisoeajunodedoisncleos,arepulsodascargas positivasdessesncleosser menor.Mesmoassim, necessriaumaenergia cinticamuitoaltaparavenceressarepulsoegeraracoliso. Abaixotemosumexemplodefusonuclearemquesefundemdoisncleos, umdedeutrioeumdetrtio,produzindotomosdehlio:

EssetipodereaoafontedeenergiadasestrelascomooSol.Ele compostode73%dehidrognio,26%dehlioe1%deoutroselementos. Issoexplicadopelofatodeocorreremreaesemseuncleo,conforme mostradoanteriormente,emquetomosdehidrogniosefundemoriginando tomosdehlio.

Fig.8ProcessodeFissoNuclear

Fig9Asreaesdefusodohidrogniosoafontedeenergiadasestrelas, incluindooSol. Aquantidadedeenergialiberadanessareaomilhesdevezesmaiorque aenergiadeumareaoqumicacomum,edoismilhesdevezesmaior queaenergialiberadapelafissonuclear.Em1952,omundopdevero poderdessareaonuclearquandoosEUAlanaramemumatoldoPacfico, aprimeirabombadehidrognio(Mike);estatevepotnciamilvezesmaior queasbombasdeHiroshimaeNagasaki.Oatolfoiliteralmentevaporizado. Emrazodessaaltaenergialiberada,osonhodemuitoscientistasproduzir energiapormeiodessetipodereao.Noentanto,issoaindanopossvel, porquereaesdessetiposomenteocorrememtemperaturaselevadssimas, comoocorrenoSol.Enopossveltrabalharaindademaneiracontrolada commateriaisamilharesdegrausCelsius. Masoscientistasnodesistem.Abaixotemosumaimagemeumafotorealde umtipodereator,chamadodetokamak.Essestiposdereatoresconseguem suportartemperaturasaltas,mantendoumplasmalongedasparedes, durantepoucotempo,eusandotcnicasdeconfinamentomagntico. Esses tipos de reatores esto sendo testados. E as tentativas no param,afinaldecontasafusodeapenas2.10 9%dodeutriodariapara fornecerenergiaeltricaparaomundointeiroduranteumano.

ReatorNuclear
Designaseporreatornucleartodaainstalaonaqual mantidae controlada uma reao de fisso nuclear em cadeia com a finalidade de produzirenergiaeltrica. FoiemChicago,a2dedezembrode1942,queofsicoitalianoEnrico Fermiconseguiuaprimeiraproduodeenergiaatmicaatravsdareao em cadeia, durante a fisso do urnio, num reator nuclear. Com esta descoberta a tecnologia nuclear conheceu um grande avan o e desenvolvimento. OreatorusadoporFermiutilizoucomocombustvel4toneladasde urnioe50toneladasde xidodeurnio,almde400toneladasdamais puragrafitecomomoderador.JemLeipzig,em1941,setinhaconstrudoo primeiroreatorexperimentalalemo,masnosetinhaconseguidolevloao estadocrtico(colocaroreatorafuncionar). ApsaSegundaGuerraMundial,inicialmenten ofoidadagrande atenoaousocivildaenergianuclear.S em1954, queaURSSpsem marchaoprimeiroreatornuclearparausopacfico.Em1956construiuseo primeirograndereatoreuropeuemCalderHallnoReinoUnido.Hojeemdia, escala mundial existem mais de 400 unidades produtoras de energia nuclearcomumapotnciaaproximadade311000MW(megawatt).Prevse quenoano2005esteja instaladaumapotnciade500 000 MW,sendoa percentagemdacontribuiodaenergianuclearparaacapacidadeeltrica totalinstaladade15%. Os reatores nucleares tm como desvantagens os problemasrelacionadoscomos resduos radioativos, os elevados custos de construo, a grande potncia requerida para que sejam rentveis e as enormesexignciasnoquediz respeitosegurana.

Constituiodoreatornuclear Afissonuclearoprincpiofsicoemquesebaseiaofuncionamento deumreatornuclear. Na fisso nuclear, a energia liberada pela diviso do ncleo normalmente em dois pedaos menores e de massas comparveis para ncleospesados,existeafissoemmaisdedoispedaos,mas muitorara, umaem1milhoparaurnio.Pelaleideconservaodeenergia,asomadas energias dos novos ncleos mais a energia liberada para o ambiente em formadeenergiacinticadosprodutosdefissoedosnutronsliberados deveserigualenergiatotaldoncleooriginal. A fisso do ncleo raramente ocorre de forma espontnea na natureza,maspodeserinduzidasebombardearmosn cleospesadoscomum nutron,que,aoserabsorvido,tornaoncleoinstvel. OurnioU235,porexemplo,aoserbombardeadocomumnutron, fissiona em dois pedaos menores, emitindo normalmente dois ou trs nutrons(figura1).Sehouveroutrosn cleosde U235prximos,elestm umacertachancedeseratingidospelosn utronsproduzidosnafisso.Se houver um grande nmero disponvel de ncleos de urnio235, a probabilidadedeocorreremnovasfissesser alta,gerandonovosnutrons, queirogerarnovasfisses. Este processo ocorre no ncleo do reator que constitudo essencialmentepeloocombustvelnuclear,omoderador,osabsorventeseo refrigeranteprimrio. Os combustveis usados so o urnio natural ou enriquecido e o plutnio.S ournio235aparecenaNaturezacomo1parteem140partes de urnio natural. O urnio233 e o plutnio239 tm de ser produzidos artificialmente.

Fig.10Ncleodoreatornuclear,mostraasbarrasdecontrole.

O combustvel vai dentro de tubos metlicos, constituindo os elementos combustveis. O conjunto dos elementos combustveis forma o ncleodoreator.

provocandomovimentoderotao. Saindo das turbinas, o vapor entra no condensador, onde se transformaemgualquida. Docondensador,a gualquida bombeadaaoncleodoreatoreo ciclorecomea. No condensador, um lquido refrigerante bombeado para uma serpentina imersa no vapor. Entrando com uma temperatura baixa, o refrigeranteabsorvepartedaenergiadovapor,quesetransforma,assim,em gualquida.Orefrigerantesaidaserpentinacomumatemperaturamaiordo queaquelacomqueentrou. Asturbinasfazemgirarosrotoresdosgeradoreseestesproduzem, ento,aenergiaeltricaquedistribudapelaslinhasdetransmisso.

Fig.11Estruturadoncleodoreator.Asbarrasdecontroleabsorvem osnutronsediminuemavelocidadedoprocesso. Omoderadorapareceaoredordoselementoscombustveisedeveser umasubstnciadenmerodemassapequeno,quepoucoounadaabsorva dosnutronsliberadosnasfisses.Seocombustvelforurnioenriquecido, podesergua,eseforurnionatural,guapesadaougrafite. Ocontroledareaoemcadeia feitoatravsdeumconjuntode hastesquepodemserintroduzidaseremovidasdoncleodoreatoreso constitudasdeboro,hfniooucdmio,substnciasqueabsorvemnutrons. Com a energia liberada pelas fisses, a temperatura do ncleo do reator e domoderadortendea aumentar continuamente. Nos reatores de guaemebulio,fazsecircular guaporumcircuitofechadoqueincluio ncleodoreator,asturbinaseumcondensador. Emcontatocom o ncleo doreator, a gua lquida, absorvendoa energialiberadanasfisses,setransformaemvapor. O vapor conduzido s turbinas onde se expande contra as ps,

Fig12.Esquemadofuncionamentodeumreatornuclear EnriquecimentodoUrnio Isso significa que o urnio encontrado na natureza, que contm apenas0,7%doistopoU235,deveserprocessado(enriquecido)paraque essa proporo chegue a 3,5% (figura 3). Em reatores de pesquisa ou de propulso estes ltimos usados como fonte de energia de motores em submarinos e navios , o enriquecimento pode variar bastante. Para a confecodebombasnucleares, necessrioumenriquecimentosuperiora

90% O processo completo de obteno do combustvel nuclear conhecidocomociclodocombustvelecompreendediversasetapas: i)extraodominriodosolo; ii)beneficiamentoparasepararourniodeoutrosminrios; iii) converso em gs do produto do beneficiamento, o chamado yellowcake(ouboloamarelo); iv) enriquecimento do gs, no qual a proporo de 235U aumentadaatonveldesejado; v)reconversodogsdeurnioenriquecidoparaoestadodep; vi)fabricaodepastilhasapartirdacompactaodop; vii)efinalmenteamontagemdoselementoscombust veis,quandose colocam as pastilhas em cilindros metlicos que iro formar os elementos combustveisdoncleodoreator. Atualmente, no mundo, esto em operao 440 reatores nucleares voltados para a gerao de energia em 31 pases. Outros 33 esto em construo.Cercade17%dageraoeltricamundialdeorigemnuclear,a mesmaproporodousodeenergiahidroeltricaedeenergiaproduzidapor gs. Alguns pases desenvolvidos tm seu abastecimento de energia eltricacomumaltopercentualdegeraonuclear.Entreeles,aFranatem 78%,aBlgica57%,oJapo39%,aCoriadoSul39%,aAlemanha30%,a Sucia46%,aSua40%.SomentenosEstadosUnidos,os104reatoresem funcionamento,quegeram20%daeletricidadedaquelepa s,produzemmais eletricidadequetodoosistemabrasileirodegeraoeltrica.Almdesses reatores,funcionammais284reatoresdepesquisaem56pa ses,semcontar umnmeroestimadode220reatoresdepropulsoemnaviosesubmarinos.

Efeitosdaradiao
deconhecimentomundialqueaexposioradiaogeradapela fissonuclearpodetrazersriosdanossade.Talvezsquemjtenhasido vtimadesteacidentesaibasobreosgravesefeitosdaradiaonocorpo humano.Umassuntodetalimportnciaprecisasermaisdifundido,portanto, acompanheaseguirosefeitosdetalradiao. Aradiaopodeprovocarbasicamentedoistiposdedanosaocorpo, umdelesadestruiodasclulascomocalor,eooutroconsistenuma ionizaoefragmentao(diviso)dasclulas. Ocaloremitidopelaradiaotofortequepodequeimarbem maisdoqueaexposioprolongadaaosol.Portanto,umcontatocom partculasradioativaspodedeixarapeledoindivduototalmentedanificada, umavezqueasclulasnoresistemaocaloremitidopelareao. Aionizaoefragmentaocelularimplicamemproblemasde mutaogenticaduranteagestaodefetos,quenascemprematuramente ou,quandodentrodoperododenovemeses,nascemcomgravesproblemas demformao.

Fig13.NainteraodoradiaodaradiaocomoDNAocorre mutaesdogenes.

Quimicamentefalando,seriaassim:aspartculasradioativastm altaenergiacintica,ouseja,semovimentamrapidamente.Quandotais partculasatingemasclulasdentrodocorpo,elasprovocamaionizao celular.Clulastransformadasemonspodemremovereltrons,portanto,a ionizaoenfraqueceasligaes.Eoresultado?Clulasmodificadase, consequentemente,mutaesgenticas. Quandoexpostoaessetipoderadiao,ocorpohumanoafetado, sofrendoalteraesatmesmonoDNAdasclulas."Aradiaotema capacidadedealteraracaractersticafsicoqumicadasclulas.Asmais afetadassoasclulascomaltataxadeproliferao,comoasreprodutivase asdamedula,quesomaisradiossensveis",explicaGiuseppedIpplito, professordoDepartamentodeDiagnsticoporImagemdaUniversidade FederalPaulista(Unifesp). Osefeitosdaradiaosoclassificadoscomoagudosoucrnicos.Os crnicossemanifestamaolongodeanosapsumaexposionodiretamas significativaderadiao.Josagudossoimediatos.Ocorremnaqueles indivduosquetiveramcontatocommaterialradioativoouqueseexpuseram agrandequantidadederadioatividade. SegundoGilsonDelgado,oncologistaeprofessordaPontif ciaUniversidade CatlicadeSoPaulo(PUCSP),osefeitosagudosvariamdequeimaduras nasmucosasatalteraesnaproduodosangue,comrompimentodas plaquetas(clulasqueatuamnacoagulaodosangue)equedana resistnciaimunolgica."Essesefeitossopoucocomunsemacidentesem usinas,poissocorremquandohumaexposiointensaeprxima", explica. Noentanto,emeventoscomooocorridonoJapo,aradiaopode contaminaroambientepormeiodovazamentodecomponentesradioativos. Oriscopassaaseraentradadematerialcontaminadonacadeiaalimentar humana,pormeiodoconsumodagua,devegetaisoudecarnedeanimais mantidoscomalimentaocontaminada."Comessaexposiofrequente aparecemproblemascrnicoscomocncerdepulmo,depeleoudesangue (leucemia),problemasnatireideeesterilidade",contaDelgado. PesquisadoresapontamqueasalteraesnoDNAdasclulaspodemse estenderporgeraes.Pesquisasrecentescomnetosdesobreviventesdo ataquenuclearaHiroshima(Japo),duranteaSegundaGuerraMundial, apontaramaltataxadeinfertilidade.Aexplicaoestarianofatodequeas

clulasreprodutorassomuitosensveiseespecialmenteafetadaspela radiao. Incidentesnuclearessorecentesnahistria.Porisso,aindano possvelconhecertodososefeitosquearadiaopodecausaralongoprazo, nasprximasgeraes."Hoje,sabemosque,paraquemafetado,noexiste tratamentopossvel.Aradiaopodeatsairdocorpo,masoefeitobiolgico no",afirmaDelgado.

Aplicaesdaradioatividade
Radioterapia Aradioterapiaummtodocapazdedestruirclulastumorais,empregando feixederadiaesionizantes,temcapacidadededestruirclulas,porisso representahojeumaimportantearmanocombateaocncer.Aradioterapia podeserempregadacomoobjetivodeeliminartotalmenteoc ncer,visando curadopaciente,ouparadiminuirossintomasdadoena,evitandoas possveiscomplicaesdecorrentesdapresenaecrescimentodotumor. Paraalcanaressesobjetivos,aradioterapiapodesercombinada cirurgiaequimioterapia,oumesmoempregadacomorecursoisolado.Ela funcionadoseguintemodo:umadoseprcalculadaderadiaoaplicada emumdeterminadotempo,aumvolumedetecidoqueenglobaotumor. Essatcnicabuscaerradicartodasasclulastumorais,comomenordano possvelsclulasnormaiscircunvizinhas.Amortecelularpodeocorrer entoporvariadosmecanismos,desdeainativaodesistemasvitaisparaa clulaatsuaincapacidadedereproduo. Esterilizaodemateriais Tendoemvistaquearadiaopodeagredirmicrorganismos,sousadas tambmparaesterilizarequipamentosmdicos,alimentosesoros.Oprocesso nodeixaresduostxicos,nemradioativos.Umadasvantagensdatcnica queaesterilizaofeitasemaplicaesdecalor,quepodedeterioraros

materiais. Almdostratamentoscitadosacima,houtrasimportantes utilizaesdaradioatividade. Cintilografia Acintilografiaummtodo,usadonaMedicinaNuclear,quevisaa obtenodeimagensdocorpohumanoatravsdeistoposradioativoseo seurastreamento.Nacintilografia,usaseumasubstncia,chamada radiotraador,quenadamaisdoqueumistoporadioativo,inofensivoao corpodopaciente,aqualrastreada,tantoemquantidadecomolocalde presena,comumaparelhochamadogamacmara,quepermitea visualizaodeimagensdosrgosdospacientes.

comoocasodaosteoporose. Essemtodopossibilitaaobtenodeimagensfuncionaiseprecisas paraeventuaisoperaes,atravsdemeiosnoinvasivosesemreaes alrgica,comoacontecenasradiografiascomousodocontraste.Todavia,este mtodomaiscaro,pelousodeelementosradioativos,almde,emcertos casos,durarsemanasparaumamelhoravaliaodedeterminadosprocessos. Comojsabemoscomocontedodabase terica,osestudosem tornodaradioatividadecomearamdevidoaosestudossobreelementosque possuamcertograudeluminescncia.Dependendodocaso,aluminescncia deumasubstnciaapareceapscertoperododeexposioaluzsolar.Em outroscasos,asubstncia,pornatureza,luminescente. Porpadro,definesecomoluminescnciaacapacidadedeuma substncia,quandoexcitadaporalgummeio,deemitirmaisluzdoqueo normalparaatemperaturadestasubstncia.Comisso,podemosdefinir desdejquealuminescnciadeumasubstncianoestdiretamente relacionadacomatemperaturadoambiente. Umdosfatoresquesoresponsveis porexcitar uma determinada substncia aradiaoionizante(radioatividade).Pormuitosanos,objetos deusopessoalque"brilhavamnoescuro",desderel giosdepulsoatpratos, foram pintados com tintas feitas a base de Rdio, ou Urnio. Sem conhecimentoadequadosobreaquantidadederadiaomximaaqualuma pessoapoderiasuportar,muitosdestesitensforambanidosdomercado. Nosdiasdehoje,aindaexistemrelgioscujaluminescnciaocorrea partirderadiaoionizante.Todavia,taisrelgiosusamelementospouco radioativo,ouquetendamaemitirmaispartculasalfa(aindaqueemuma pequenaquantidade),asquaispodemserfacilmentebarradascomaprpria carcaadorelgio.Todavia,grandepartedosrelgiosavendanomercado usamsaiscompostosporFloreClcio,osquaissoativadoscomaluzsolar.

Fig.14.Comacintilografiapossvelperceberaasadedosossos. Esseprocessobemtilnahoradedeterminarorastreamentode substnciasdentrodeumorganismoourgo.Porexemplo,aanlisede veiasqueporalgumarazopossamestardanificadas,ouatmesmoo corao,podeserfeitacomrelativaprecisoatravsdacintilografia.Alm destas,acintilografiapodeserusadasemdoenasdecartermetablico,

Quantoaousodaradioatividadecomofontedeluminescncia, podesedizerquemuitasmirasdesenhadasparaarmasqueserousadasem operaesnoturnas,sofeitascommateriaisradioativos.Aindaassim,onvel deradiaoemitidoportaismateriaisirrisrio.

Referencias
Radioatividade <http://www.brasilescola.com/quimica/radioatividade> MarieCurie: <http://www.ifi.unicamp.br/~ghtc/Biografias/Curie/Curie3.htm> Fissonuclear <http://www.brasilescola.com/fisica/fissaonuclear.htm> Fusonuclear <http://www.brasilescola.com/quimica/fusaonuclear.htm> Efeitossobreasade. <revistaescola.abril.com.br/ciencias/fundamentos/quaissaoefeitosr adiacaocorpohumanoenergianuclear621960.shtml>.

You might also like