You are on page 1of 20

ALEXSANDER NASCIMENTO MATOS

Os limites da tecnologia no ambiente educacional fundamental

Artigo apresentado ao Curso de Ps-graduao em Metodologia do Ensino de Matemtica e Fsica, como parte da exigncia para concluso de curso

Eunpolis 2013

SUMRIO 1 INTRODUO ....................................................................................................... 01 2 Novas Tecnologias no Ambiente Escolar e Seus Recursos ............................ 02 3 A Tecnologia superando os paradigma da educacional tradicional ........... Erro! Indicador no definido.4 4 Computadores e tablets nas mos dos alunos .... Erro! Indicador no definido.06 4.1 A TECNOLOGIA FACILITADORA E INCLUSIVA ............................................... 08 4.2 IMPLEMENTAO E CUSTOS DAS NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAO .........................................................................................................................09 4.3 APRENDIZAGEM POR DESCOBERTA ATRAVS DE RECURSOS

INFORMATIZADOS ................................................... Erro! Indicador no definido.0 4.4 FACILIDADES PERTINENTES A ESTA EVOLUOErro! definido.1 5 Formao dos Educadores ................................................................................. 12 Consideraes Finais ............................................................................................. 15 Referncias ................................................................... Erro! Indicador no definido.6 Indicador no

RESUMO

Ao longo dos anos vrios profissionais da educao iniciaram uma corrida em busca de especializao, uns para alcanarem o nvel superior nas reas especficas de suas atuaes e outros no aperfeioamento de sua formao cientifica. Mesmo neste universo de especializaes onde se descobre novas teorias, metodologias e formas de se renovar a educao como instrumento socializador persiste em particular em nossa educao a perene problemtica econmica e humana. Na dada realidade de nossa educao so mais valorizadas evolues metodolgicas sem o cunho de uma evoluo estrutural e material cabveis em um processo educacional. A educao nacional vive o paradigma entre o que h de mais inovador no pensamento pedaggico e conserva-se no cmodo e tradicional jeito de se transitar o conhecimento dentro de uma sala de aula. Ruma a contramo dessa poltica educacional se encontra as metodologias que incluem o emprego das novas tecnologias, que sofre com a limitada preocupao dos gestores e rgos governamentais mais pelo seu custo do que pela sua real eficcia. Esbarrando-se facilmente em diversos fatores negativos como: distribuio de renda, informatizao inadequada das escolas, estruturas fsicas destas e principalmente a preparao dos docentes as novas tecnologias. inadmissvel constatar que sua introduo como ferramenta auxiliadora esteja s amplamente celebrada no ensino a distncia onde o seu emprego ganha mais fora alcanando cada vez mais comunidades desassistidas pelo ensino tradicional potencializando o sucesso destas instituies educacionais nos novos e desconhecidos rumos da educao moderna e atual.

Palavras chave: Tecnologia Compartilhamento Preparao - Incluso.

ABSTRACT

Over the years various education professionals began a race for specialization, some to reach the top level in the specific areas of their performances and others in developing their scientific training. Even in this world of specialization where it discovers new theories, methodologies and ways to renew education as socialization persists particularly in our education the perennial problematic economic and human. In the given reality of our education are more valued methodological developments without the incuse of a structural evolution and materials applicable in an educational process. The national education lives the paradigm between what is most innovative in educational thinking and keeps it in the cozy and traditional way to transit the knowledge within a classroom. It trend go on against the educational policy that meets the methodologies that include the use of new technologies, which suffers from a limited concern for managers and government agencies at cost more than for its actual effectiveness. Bumping up easily in several negative factors such as: income distribution, inadequate computerization of schools, these physical structures and especially the preparation of teachers to new technologies. It is unacceptable to see that its introduction as a tool only helper is widely celebrated in distance learning where their job earns more force reaching increasingly unassisted communities by traditional teaching enhancing success of those educational institutions in new and unknown direction of modern education and current.

Keywords: Technology - Share - Preparation - Inclusion.

01 INTRODUO

Pretende-se neste trabalho analisar a importncia do emprego da tecnologia assim como no tratamento da informao e auxilio a uma educao facilitadora e scia educadora. Seguindo esta vertente proporciona uma anlise das discrepantes diferenas e assistncia tecnolgicas disponibilizadas s distintas classes envolvidas no meio educacional. Nota-se que no contexto atual a necessidade do emprego de novas metodologias que possam permear de forma produtiva e facilitadora o conhecimento que se pretende ofertar dentro da j esquematizadas linhas de objetivos de cada ano letivo e a elevao de produtividade e aprendizagem por parte do alunado dentro e fora da sala da aula. Recursos informatizados podem abrir portas a alunos das classes menos privilegiadas economicamente e alm desta oferta a outra classe que se encontra entre as minorias, porm ainda muito mal atendida pelas escolas pblicas, alunos com deficincia visual e auditiva. Diante da baixa demanda de profissionais capacitados a atenderem a este tipo de pblico torna-se mais vivel e palpvel o uso de equipamentos informatizados em cada escola e que possam atender alm de uma caracterstica mais especifica de problemas atinjam tambm alunos que no apresentam nenhum caso de atendimento especial. Alm, desta possibilidade de se trabalhar com pblicos distintos a informatizao pode se tornar uma ferramenta facilitadora e mais barata e eficaz que os cursos de especializao que duram um curto perodo. Sendo assim a informatizao das escolas poder oferecer novas perspectivas de entendimento e reflexo de determinados problemas da sua esfera social problemticas envolvidas em diversas disciplinas. As principais caractersticas assim como toda problemtica do referido assunto sero aqui expostos a fim de que se perceba a inquietante falta de incentivos, preparo e recursos das escolas pblicas. Diante do exposto surge a questo: Em que ponto a tecnologia seria essencialmente necessria e em que medida esta deve ser utilizada como recurso e apoio ao aprendizado levando em conta a aproximao da realidade do aluno e ambiente educacional a qual este pertence?

Para desenvolver esta pesquisa, foram utilizados tericos que abordam com muita propriedade questes relacionadas s metodologias e introduo destes recursos no ambiente escolar como tambm pesquisas na internet. 2.0 NOVAS TECNOLOGIAS NO AMBIENTE ESCOLAR E SEUS RECURSOS A informatizao das escolas vem acontecendo perturbadoramente de maneira lenta e desinteressada pelas diversas esferas governamentais, o que torna este novo e rico recurso em uma amarga sensao de utopia metodolgica. Tal sentimento se explica no interesse em investir em poucos computadores que se encontram enclausurados em salas chamadas de laboratrios de informtica com pouca integrao e utilidade a comunidade envolvida em cada escola. Sem falar na falsa impresso de tais avanos na informatizao que focam como pice desta evoluo a introduo da internet em tais laboratrios, que tambm recaem na mesma tecla de restrio deste meio de informao a estas salas reservadas e disputadas por professores e alunos atravs de reservas priori de tempo em turno ou horrios opostos s aulas. E segundo Valente, (1998):
A mudana da funo do computador como meio educacional acontece juntamente com um questionamento da funo da escola e do papel do professor. A verdadeira funo do aparato educacional no deve ser a de ensinar, mas sim a de criar condies de aprendizagem (VALENTE, 1998, p 6)

Outro detalhe crucial que pesa neste processo no to dispendioso e sim necessrio que a preparao das classes diretamente envolvidas no processo de ensino e aprendizagem, mesmo to limitada a sua tmida introduo at os dias de hoje, a ponto de se adequarem a essa nova fase e mtodo de transio de conhecimento. O investimento para isto pode ser ainda menor no preparo destes profissionais por parte do governo quando esta evoluo tecnolgica ganhar um aspecto mais srio e enftico dentro da grade de todos os cursos de licenciatura. A aplicao do dinheiro pblico na infraestrutura e informatizao das escolas ainda insatisfatrio como aponta um levantamento tcnico do Censo Escolar do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais (Inep), de 2011. No qual fora apontado que at ento apenas 42,6% das escolas pblicas de ensino fundamental tm acesso internet e 55,9% delas ainda no possuem laboratrio de informtica.

Entretanto, projetos como o Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo), no intuito de difundir a tecnologia na rede pblica de ensino. Segundo as informaes disponibilizadas no site Todos Pela Educao diz que dentro destas aes est a distribuio de tablets aos professores e laptops aos alunos. O Programa Um Computador por Aluno (Prouca) a diretriz destinada a estas aes, porm com mais de 8 anos de criao, at ento o programa s atingiu 2% das escolas brasileiras. Este atraso tecnolgico desloca a educao do seu eixo principal que formao e integrao do cidado em uma sociedade, deixando crianas e jovens assim como o pblico com mais idade assistido por programas educacionais como o do EJA (Educao de Jovens e Adultos) na excluso digital, que vista claramente como um padro ou fator determinante na atuao ativa do ser humano dentro de um cotidiano que no para de progredir e que ao mesmo tempo exige de todos o acompanhamento de sua contnua evoluo. No momento em que o Estado deixa de visar investimento no aparato tecnolgico das escolas e de proporcionar ao cidado de classes menos privilegiadas o gozo do mesmo direito de uso e conhecimento das novas tecnologias como suas vantagens educacionais, instrutivas muito distintas a ela, acabam por tirar da escola a principal motivao e real sentido de sua existncia. E segundo Valente, (1998):
A educao deve ser de tal forma que propicie um salto qualitativo substancioso para sobrepujar os estigmas e os atrasos eventualmente adquiridos durante a vida na rua. Esse salto somente possvel atravs da tecnologia de ponta, como os computadores. Portanto, o computador tem um papel de grande relevncia no processo de ensino-aprendizagem da criana carente. (VALENTE, 1998, p.203).

Sendo a realidade da educao brasileira, ela se encontra na contramo da evoluo educacional. O triste fato que nossa educao se esbarra na grande burocracia de um sistema lento e muitas vezes corrupto, quando no conveniente os dois. Pois, infelizmente por meio destes atos pagamos mais caro passando a impresso irreal que investir na educao caro e mais ainda em recursos tecnolgicos que possam a ela integrar e beneficiar. Para comprar um computador que atenda de maneira eficaz e com o mximo de tempo possvel a cada escola ou aluno, deve-se levar em considerao a configurao de recursos de hardwares e licenas dos softwares instalados nas

mquinas ofertadas a cada U.E. e ao governo. O que ocorre que quando h o entendimento destas principais caractersticas por parte dos elementos envolvidos pela negociao, geralmente licitaes, surgem o fator corrupo que aliado a maus empresrios, polticos e servidores pblicos desonesto empurram produtos com as caractersticas supracitadas, mas com valores superfaturados. Por outro lado, existe o fator desinformao por parte das pessoas envolvidas como gestores escolares que tm verbas como a do FUNDEB (Fundo de Manuteno e Desenvolvimento da Educao Bsica e de Valorizao dos Profissionais da Educao) que acabam por realizar compras que no atendem satisfatoriamente a instituio de ensino, mesmo que estes saiam por um preo baixo devido ao prazo limitado de atualizao e suporte. A informatizao da educao um tema complexo com limitaes comuns ao nosso pas, como recursos financeiros e desabilidade por parte dos envolvidos diretos e indiretos na educao. Seu emprego deve ser estudado e avaliado com grande ateno desde inicio do investimento ao uso efetivo desta ferramenta. E importante frisar que ela s mais uma pea dentre outras na forma de ensinar e aprender, tendo assim suas limitaes e abrangncias muito fortemente eficazes. 3.0 A TECNOLOGIA SUPERANDO OS PARADIGMA DA EDUCACIONAL TRADICIONAL Considerados como facilitadores do aprendizado, os livros, as apostilas, quadro de giz ou piloto j firmaram o seu espao no ambiente educacional, tornando-se assim recursos consagrados e at certo ponto eficientes na transio de contedo de todas as matrias obrigatrias em qualquer rea do ensino. Destacados no s como as principais fontes de informaes para o aluno e professor, so tambm os mais baratos e tradicionais recursos didticos oferecidos por nossas escolas. Porm, quando se trata do aprendizado ativo estes no conseguem suprir satisfatoriamente as necessidades particulares de cada grupo, passando ao aluno informaes que se tornam limitadas ao que est redigido dando a impresso que os meios so estticos e provenientes de alguns poucos locais e que tambm no necessria uma segunda indagao ou opinio sobre o contedo ali exposto. O que tende a entender que esses meios didticos tornam-se s vezes insuficientes para se afirmarem como nicas ferramentas facilitadoras de dado

objetivo, o aprendizado facilitador, por no oferecerem sempre ao aluno uma flexvel forma de observar, pesquisar, manipular e pr em prtica do inicio ao fim as suas constataes de forma mais ativa, pontos que so vitais no aprendizado da matemtica por exemplo. Ao mostrar a opo de pesquisa atravs do uso da internet, e-books no prprio computador, projetores multimdia e outros meios informatizados podem gerir de maneira mais prazerosa e familiar a cultura atual dessa gerao de jovens o que garante uma viso particular nativa destes na compreenso e busca de novos conhecimentos por meio destes recursos. Graas informatizao e a grande facilidade de compartilhamento de informaes o aprendizado por esta via, sobre tudo na modalidade virtual, por exemplo, concerne um processo ativo onde docente e discente participam de maneira ativa a criar uma conexo de aprendizagem e que em suma forma-se uma cadeia entrelaada entre esses indivduos a at possveis interessados fora do ncleo, que dentro de uma educao tradicional se mantem isolada aos participantes diretos, e que graas ao mundo virtual se ramificam e fazem uso dos frutos desta conexo de aprendizagem fontes de conhecimento a quem queira em qualquer parte do mundo. Por isto inegvel a obteno de formao e conhecimento criada de maneira colaborativa e ativa durante este processo de informatizao sem limites de uma educao tradicional, ou seja, sem instalaes fsicas e presenciais. Quando se fala em educao scio educadora deve-se refletir o quo atual a escola se preserva para que possa oferecer a seus alunos informaes que correm a uma velocidade quase impossvel de se acompanhar sem o uso destas tecnologias, onde cada segundo disponibilizada na rede mundial de computadores dados de acentuada importncia ao desenvolvimento emancipatrio do aluno s consideradas menos influentes e decisivas ao seu desenvolvimento intelectual. E para alastrar ainda mais esta tendncia a indstria fomenta na cultura consumista novas tecnologias e chaves de acesso a toda e qualquer informao. Smartphones, tablets vm ferozmente tomando espao na vida dos adolescentes e do pblico adulto, seja esse consumo advindo de atividades profissionais ou mesmo pela diverso, tornam-se tendenciosamente destinados ao preenchimento das necessidades do atual modelo social transformando as informaes do mundo em algo inimaginavelmente pequeno o suficiente para est na palma da mo de

qualquer um que se disponha linkar-se a este. Brando, (1995 p. 24) alega que tudo o que existe disponvel e criado em uma cultura como conhecimento que se adquiri atravs da experincia pessoal com o mundo ou com o outro . Estes desenvolvimentos so sempre encarados como foradas e at desnecessrias, mas no se pode esquecer que o mundo virtual por muito tempo foi visto como um mundo inerente a pessoas solitrias isoladas em seus quartos, mas que hoje cogitado a mais nova forma de se realizar operaes mdicas, elaboraes de projetos cooperativos e construo e mais infinitas coisas. 4.0 - COMPUTADORES E TABLETS NAS MOS DOS ALUNOS Se existem potenciais cernes de conhecimento e disseminao de informao mais atrativa a essa gerao de estudantes seriam os smartphones, computadores portteis como notebooks e tablets. Estas novas opes conseguem ser mais apelativas ao pblico jovem de hoje f e consumista de tecnologia e que por isto tendem a colaborar na renovao do ensino dinamizando-o e trazendo-o para o campo de interesse da nova gerao. De acordo com o ministro da educao Aloizio Mercadante, ele afirma que a escola atual segue o modelo do sculo XVIII e que preciso renov-la diz ainda que esta precisa se reinventar para atrair e dialogar com essa juventude. Alm do forte atrativo para os jovens e o contato da frao menos favorecida da populao brasileira a essas tecnologias colocam a gerao de alunos mais velhos a sentirem o gosto pela evoluo tecnolgica que mesmo indiretamente faz parte do seu dia a dia e que por dificuldade e desconhecimento evitam ou acabam se tornando as maiores vtimas de fraudes e roubo, causando assim uma dor de cabea enorme as empresas que oferecem recursos facilitadores do gnero. Exemplo bsico desta necessidade se inspira ao que diz Drska, (2011): o uso de caixas automticos em Bancos est disseminado de tal forma que chega a gerar problemas operacionais nas diversas agncias ao longo do Brasil. A educao inclusiva est a, e entende-se como em incluir pessoas com algum tipo de dificuldade em se encaixar no perfil padronizado de uma sociedade, por isso introduzir equipamentos eletrnicos no ambiente escolar, principalmente para este pblico se torna uma grande oportunidade de provocar nestas pessoas a curiosidade, dissipando o temor e problemas rotineiros por qualquer meio eletrnico.

Seria uma grande derrota no acreditar em senhores de mais de 40 anos de idade que nunca tiveram oportunidade em usar o computador, seja pela impossibilidade econmica ou mesmo por crendices, iniciar a criao do seu prprio blog no qual publicariam informaes variadas do seu aprendizado atravs de discurses em tempo real dentro de uma sala com acesso a internet ou fora desta. Dando assim a sua criao a importncia, por exemplo, de um portflio que no final poderia servir como contedo avaliativo de seu aprendizado. Valente (1998) vem afirmando que:
Isto significa que o professor deve deixar de ser o repassador do conhecimento o computador pode fazer isto e o faz muito mais eficientemente do que o professor e passar a ser o criador de ambientes de aprendizagem e o facilitador do processo de desenvolvimento intelectual do aluno. As novas tendncias de uso do computador na educao mostram que ele pode ser um importante aliado neste processo que estamos comeando a entender. (VALENTE, 1998)

No s de bobagens vive as redes sociais, curtir ou compartilhar um debate ou apresentao dentro da sala de aula onde todos esto conectados pode ser uma forma bem interessante de avaliar os mesmos. Por mais que no se pense podemos ver pais conectados nestas redes e porque no ver uma curtida on-line destes que assistem na integra a apresentao do filho dentro da sala de aula em local de trabalho ou ate mesmo em sua casa. Isto muda muita coisa, os jovens valorizam muito este mundo e mesmo aparentemente intil esse meio tambm traz informaes bem pertinentes as suas realidades. Com um tablet ou notbook nas mos colegas podero se sentir mais instigados a buscar na mesma hora as informaes passadas por um grupo ou aluno, avaliar a atualizao e validade dos fatos. A internet dar a sensao de se achar tudo e exatamente por isto que ela bem vista. Pesquisar em livros leva tempo e muitos dos alunos no gostam disto, no que eles deixaro de procurar por este meio, mas sempre bom proporcionar prazer no conhecimento, mesmo que tenha de vim com certas facilidades. E alm dessas opes tambm h a possibilidade de executar jogos educativos e compartilhar informaes quase que instantaneamente com o acesso internet com indiscutvel portabilidade e acesso hbil, como no caso dos smartphones, estes esto na prtica 24 horas ao lado de qualquer usurio. O que a educao informatizada precisa realmente para alar voo ser encarada com mais seriedade e est alm de uma sala exclusiva para alguns computadores intil a totalidade dos alunos, desconhecida e tambm invisvel a sociedade que a cerca. Brando (1995) admite que:

8
A educao existe sob tantas formas e praticada em situaes to diferentes, que algumas vezes parece ser invisvel, a no ser nos lugares onde pendura alguma placa na porta com seu nome. (BRANDO, 1995, P. 16)

Com essa afirmao podemos perceber que a escola um tanto inimaginvel diante de tantas tecnologias e com o tempo os alunos podem perceber que o uso de computadores no aprendizado da matemtica ou em qualquer outra matria no alteraria suas atividades comuns e sim se tornariam extenses de conhecimento e possibilidades de aprendizado. 4.1 A TECNOLOGIA FACILITADORA E INCLUSIVA Com a introduo de recursos tecnolgicos e a probabilidade de promoo desta a todo cidado, casos que igualmente poderiam contribuir para excluso, a tecnologia hoje traz s pessoas portadoras de deficincias ferramentas produtivas como o DOSVOX (sistema voltado para uso dos portadores de deficincia visual), que est contemplado pelo Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo) nas escolas pblicas. Alm dele h outros como o Virtual Vision, o JAWS e muitas outras disponveis no mercado que servem ao mesmo tipo de pblico. A eficiente aplicao destes programas est no fato de um bom contingente de pessoas com baixa viso ou cegas que ainda no conseguiram aprender o Braille a terem acesso a grande maioria de livros e revistas que em sua maioria no so publicadas em Braille, mas se encontram disponveis para o acesso digital. Mesmo sem o uso de programas especficos a este pblico, programas bsicos apresentam os recursos que aumentam as imagens ou textos facilitando a leitura das pessoas com problemas menos graves de viso. A modernidade neste caso chega como facilitadora e trazendo com consigo uma bagagem com mais prs que contras seria inevitvel a sua aceitao e acesso. 4.2 IMPLEMENTAO E CUSTOS DAS NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAO
No incio dos anos 80, comearam a aparecer livros e publicaes desmistificando a viso idealista da informtica como ferramenta inevitvel para a automao e para o aumento do desempenho no trabalho. Eles

9
trazem numerosos exemplos sobre perturbaes na organizao do trabalho, sobre os altos custos e perigos da informtica. (LANDAUER, 1996, SPERANDIO, 1996).

Como se ver a viso limitada ao presente fora a prevalncia do conservadorismo que ilustram a conhecida frase no se meche em time que est ganhando. Se tratando de uma educao que s avana no aspecto terico no se pode tratar que a forma em que passado o conhecimento como vitria. E vendo o espao devastador que os computadores assumiram nos dias de hoje, pode-se notar o tom de atraso daqueles que vm a tecnologia como algo sem fundamento e altamente caro para implementar em uma escola. Falando-se em custos, que essa tecnologia possa acarretar ao sistema educacional, podemos observar a publicao do peridico Em Aberto do Inep onde o Professor Nilson Jos Machado da Universidade de So Paulo (USP) diz; que as vendas de livros didticos aos rgos governamentais mesmo com preo abaixo do oferecido em mercado no conseguem atingir um valor inferior a R$ 20,30 a unidade. Tomando este valor como referencia possvel simular o custo total para atender um nico aluno do Ensino Fundamental II na rede pblica de ensino, levando em conta a grade curricular de dez matrias que atualmente a mais seguida pelas instituies de ensino que tambm incluem as tidas matrias da parte diversificada da grade curricular de cerca de R$ 203,00 anuais aos cofres pblicos para atender somente a este aluno. Enquanto o preo mdio de um tablet bsico fica em torno de R$ 150,00, que pode cair ainda mais na compra por atacado que normalmente 30 a 40% menos que o valor do varejo. Mesmo levando em conta os custos de manuteno como concerto e troca de peas destes aparelhos pode-se de certa forma abater estes custos das eventuais atualizaes e renovao do acervo dos livros didticos, pois os gadgets (apetrechos tecnolgicos) que utilizariam os conhecidos e-books tirariam da escola e do governo o peso anual da renovao daqueles materiais impressos que exigem recursos naturais por seguinte fsicos custosos de produo, transporte e como por sequente traz a tona certo impacto ambiental que no final voltariam a custar quase o dobro do valor desse mesmo tablet. E mais, bom relembrar as possveis trocas provenientes de erros grotescos e gafes comuns em algumas publicaes de livros didticos como no caso da Coleo Escola Ativa para cerca de 1,3 milho de estudantes. Entre os erros encontrados no material didtico de apoio esto frases

10

que no terminam problemas de reviso e contas aritmticas com resultados errados, como o exemplo trazido pela cartilha de que 10 - 7 = 4. O material produzido pelo MEC e custou cerca de R$ 13,6 milhes. 4.3 APRENDIZAGEM POR DESCOBERTA ATRAVS DE RECURSOS INFORMATIZADOS Aproveitando erros como os do caso da Coleo Escola Ativa, professor e aluno podem explorar tais falhas em conjunto, questionando e efetuando eles mesmos a correo do material sem custos e impactos ambientais que seria necessrio para a reposio destes materiais, quando no usado equipamentos com e-books. Este processo traria a tona questionamentos e ao mesmo tempo pontos de vista diferentes e consequncias dos mais variados aspectos. E novamente voltando para a possibilidade de compartilhar o debate na rede, far-se- ainda mais instrutiva e valorizada no qual os alunos podero ver imediatamente suas ideias ganhando um destino anteriormente isolado no silncio das paredes de uma sala. A educao por descoberta no atingiria o seu real significado somente atravs das correes de erros instantaneamente, mas em situaes em que professores de matemtica ou fsica que, por exemplo, observam a volta da tenso na fronteira entre as duas Coreias, notam que este assunto vem tomando espao na mdia, o que torna para alguns alunos um assunto mais interessante e curioso de maneira global, tais professores poderiam facilmente desfazer o dado fictcio do livro sobre grficos, transformao de medidas, funes, velocidade vetorial, onda, energia atmica e entrar imediatamente com dados obtidos sobre o conflito tornando-os reais e atuais atravs de um acontecimento que entra para histria. Possibilidade que poderia ser muito facilmente apropriada por qualquer outra matria, que parte de uma introduo, premissas que gerariam uma reflexo a dado problema e a este se volta problemtica bruta isola muito comumente empregada na matemtica tradicional, fazendo com o aluno reflita sobre os seus conhecimentos prvios, afastando assim a ideia de que os problemas partem de dados inventados que aparecem do nada e de forma arbitrria. Como afirmam os autores, Moreira e Masini,
(1982), Moreira, (1999, 2000).

Que no-literal e no arbitrrio, o novo conhecimento adquire significados para o aprendiz e o conhecimento prvio fica mais rico, mais diferenciado,

11
mais elaborado em termos de significados, e adquire mais estabilidade. (MOREIRA e MASINI, 1982; MOREIRA, 1999, 2000).

Outro exemplo de contexto que convenientemente entraria nesta anlise o ataque bomba durante uma maratona na cidade americana de Boston. Imediatamente surgiram de todos os lados informaes sobre o atentado, que falavam das possibilidades de grupos terroristas, do material da bomba e causas que levaram os jovens a fazerem isto. Alm destas notcias que possibilita criar vrias problemticas, surgiram s contra matrias, que contradiziam algumas informaes repassadas pelas polcias americana e imprensa mundial. Isto tudo gera um prazeroso prato de informaes que inegavelmente mais bem digerido enquanto est quente. Wachiliski (2009) nos remete a pensar que:
Na maioria dos casos, as situaes-problema surgem relacionadas com outras reas do conhecimento, e partes de suas resolues so obtidas por meio da Resoluo de Problemas matemticos, que auxiliam nesse processo, mas que nem sempre so as principais atividades. As situaesproblema aproximam os alunos da realidade e, com isso, possibilitam que haja um maior entendimento do conhecimento da matemtica e de seus procedimentos algortmicos. (WACHILISKI, 2009 p.46)

Outro lado que passa meio que despercebida novamente a colaborao das redes sociais, em especial a do Facebook, sem perceber as pessoas curtem, compartilham e comentam fatos corriqueiros e de certa importncia social atravs de fotos e vdeos postados na rede. Compartilhar uma foto na qual denuncia o abuso de motoristas que estacionam o carro sobre a calada algo aparentemente insignificante, mas notando-se que elas exercem um papel scio educador que caberiam aos pais muitas vezes ausentes ou omissos. Almeida, (2006):
Na sociedade do conhecimento e da tecnologia torna-se necessrio repensar o papel da escola, mais especificamente as questes relacionadas ao ensino e aprendizagem. O ensino organizado de forma fragmentada, que privilegia a memorizao de definies e fatos bem como as solues padronizadas, no atende s exigncias deste novo paradigma (ALMEIDA, 2006, p. 54)

Pois, assim de compartilhamento a compartilhamento e curtida a curtida os jovens aprendem a lidar com papeis importantes dentro de uma sociedade, que de tomar para si uma reflexo crtica do que certo ou errado, tomando estas aes como pequenos reforos de valores esquecidos pela escola e por seus pais.

4.4 FACILIDADES PERTINENTES A ESTA EVOLUO

12

Algumas outras vantagens do uso de gadgets como os tablets o grande nmero de livros e artigos disponveis a qualquer um, incluindo exemplares raros e com pouco apelo popular que por questes de lgica de vendas so evitados, pois estes acabam ocupando espao na prateleira destinado aos best-sellers e outros com melhor venda e repercusso. No se pode esquecer que livrarias e bibliotecas fsicas sofrem com um problema bsico que o de espao local cabendo-se limitadamente a este. Situaes que beiram ao exagero ou que se digam apelativas a adoo dos ebooks se potencializa atravs de um prtico exemplo colocado na reportagem da revista Super Interessante (2013), na matria intitulada o ano do livro digital. Onde feita uma comparao facilidade de se baixar um livro com o tempo que se gasta em fazer uma baliza no estacionamento de um shopping para compr-lo. Isto sem levar em conta os vrios destinos que sero necessrios percorrer caso o livro no seja de to grande repercusso. Nisto se pode at mesmo excluir o tempo gasto na fila do caixa na hora da compra. Facilidades como uma rpida pesquisa ou associao a contedos e assuntos tornam esta modalidade muito mais atraente aos novos leitores principalmente os natos em tecnologia. Lembrar trechos de uma citao no to conhecida, por exemplo, de um determinado autor infinitamente mais simples do que ir a uma estante de livros e procurar um a um, pgina por pgina o referido trecho, quando para quem faz uso destas gadgets basta usar uma ferramenta de busca, onde ser procurado o autor e palavras que coincidam com parte do texto desejado.

5.0 FORMAO DOS EDUCADORES


A verdadeira cozinheira aquela que sabe produzir fome, o professor. E para isso, preciso algum que desfrute dessas delcias: o aluno, sabendo de fato o real sabor do saber. Rubens Alves

s a problemtica desta ferramenta de aprendizagem que a tecnologia. Pois, por mais difcil que parea mesmo que com todo este tempo que a informatizao e computadores fazem parte da vida de muitos ainda difcil encontrar cozinheiros que entendam bem dos materiais, recursos e facilidades do preparo de uma boa receita de ensino aprendizagem. A introduo da informtica em sala de aula acaba sendo encarado como um o famoso bolo de caixa de preparo imediato e sem segredos o que contribui para

13

uma rotulao negativa da falta de experimentos de ingredientes diferentes podem proporcionar. Mas, para que esta formula de receita pronta seja rompida se faz necessrio trazer a realidade do professorado algo que realmente difcil de fazer, que trazer estes a experincia de se trabalhar como aluno e ao mesmo tempo como mestre. Hoje, vivemos uma nova fase da educao o que torna a atual classe de professores a primeira gerao que realmente esteja emersa mesmo que limitada nos recursos tecnolgicos no meio escolar. Nota-se certa resistncia e dificuldade devido ao fato em que eles no terem tido a chance de provar na sua fase como aluno a experincia de lidar com tais recursos no seu dia a dia, tornando-os grandes experimentadores e estagirios desse novo universo. O professor para estimular e obter sucesso em um determinado objetivo antes de tudo dever entender e mais que isto, saber como tirar proveito daquele objetivo atravs de algum meio, assim o quando este pretende oferecer ao aluno a riqueza de ferramenta auxiliadora que so os recursos informatizados, no dar para produzir um bom trabalho instigando os seus discentes sem que ao menos este cozinheiro tenha um mnimo entendimento naquilo que faz. Quando se trata de ser eficaz e conciso por este meio metodolgico infelizmente a grande maioria dos professores, em especial os da rede pblica, se sentem perdidos e inaptos ao uso efetivo de tal recurso. Tal ideia ganha fora partindo de questionamentos como o de Klaus Schlnzen Junior, coordenador do Ncleo de Educao a Distncia da Universidade Estadual Paulista Jlio de Mesquita Filho (Unesp) no qual afirma que: a tecnologia por si s no melhora a educao. Isso algo bvio e evidente. Educao um processo humano que depende de bons professores. Ela precisa ser vista como um novo instrumento pedaggico como qualquer outro. Apenas aliada a um professor com boa formao inicial e continuada que ele poder trazer efetivos avanos. Com relao a esses avanos tecnolgicos dentro do ambiente educacional o diretor da Editacuja, Martin Restrepo, explica que os tablets permitem que professores e alunos deixem de ser apenas consumidores de contedos limitados e rgidos, mas possam construir um modelo editorial baseado na colaborao que atende necessidades especficas de cada escola. Com as ferramentas de interatividade, imagens animadas e geolocalizao, qualquer lugar transformado em sala de aula. possvel reinventar atividades como gincanas, trilhas de caa ao tesouro, que so extremamente educativas, diz. No entanto, o engenheiro de

14

sistemas eletrnicos alerta que um tablet na sala de aula no faz diferena se o professor for us-lo apenas como PowerPoint. O modelo pedaggico tem que mudar radicalmente, defende. J o socilogo do grupo de estudos de Cincia, Tecnologia e Educao na Contemporaneidade do Departamento de Sociologia da Universidade de Braslia (UnB), Marcello Barra, no otimista nesse sentido e diz que os professores no esto preparados para os tablets e a infraestrutura das escolas tambm no. Com tudo reafirmo que necessrio um srio avano tecnolgico diante das escolas, pois de fato ela esta ai. Num entanto bastam termos incentivos de ambas as partes para que possa ocorrer uma verdadeira obra objetiva e instrutiva nos ambientes educacionais.

15

CONSIDERAES FINAIS

Com os estudos feitos, pde-se perceber que a introduo de meios tecnolgicos como metodologia de ensino veio proporcionar novas possibilidades a educao e ao desenrolar de qualquer matria. Mas nota-se que o seu emprego ainda sofre com as aes corrosivas da corrupo que torna este processo ainda mais caro do que , dando a falsa impresso que o seu uso deve ser restrito a alguns centros de laboratrios de informtica que detm tal exclusividade. Afundando assim qualquer boa intenso de se levar a frente a proposta de modernizao da educao assim como transforma-la em um elemento de grande valia na incluso das minorias e outras classes envolvidas exclusas desse novo modelo social cada vez mais informatizado. Por tanto sem o preparo total daqueles que faro uso direto destas tecnologias e daqueles que por meio destes sero preparados a elevarem o conhecimento sobre o assunto, continuaremos sendo um pas atrasado meramente produtor de matrias primas e da colonial economia rural. Quando preparamos discentes para viverem de promessas e metodologias que esmeram e aspiram velhos mtodos, matamos toda e qualquer oportunidade desses a virem a conhecer um mundo realmente justo e para todos.

REFERNCIAS:

BRANDO, Carlos Rodrigues. O que educao. 12. Ed. So Paulo: Editora Brasiliense, 1984 DERTOUZOS, Michael. O que ser. Como o novo mundo da informao transformar nossas vidas. So Paulo: Companhia das Letras, 1998. FOLLADOR, Dolores. Tpicos Especiais no Ensino de Matemtica: Tecnologias e Tratamento da Informao - 2. Ed. rev., atual e ampl. Curitiba: Ibepex, 2011 Revista Super Interessante, O mundo secreto do inconsciente. Edio 315 Fevereiro 2013, Editora Abril, So Paulo-SP SCHWARTZMAN, Jos Salomo. Autismo infantil. Braslia, RDE, 1994. 56p. : il. SZABO, Cleusa. Depoimentos da me de um autista. 3. Ed. So Paulo: Angelara, 1996. 62p. TAMANAHA, Ana Carina; PERISSINOTO, Jacy; CHIARI, Braslia Maria. Uma breve reviso histrica sobre a construo dos conceitos do Autismo Infantil e da sndrome de Asperger. Rev. soc. bras. Fonoaudiol, v.13, n.3, p. 296-299, jun 2008. VALENTE, J. A. Computadores e Conhecimento: Repensando a Educao, 2 ed. Campinas, SP: UNICAMP/ NIED, 1998. WACHILISKI, Marcelo: Didtica e avaliao: algumas perspectivas da educao matemtica. Curitiba: Ibepex, 2007 Disponvel em:< http://www.pragmatismopolitico.com.br/2013/04/a-outra-historia-doatentado-em-boston-espetaculo-em-cinco-atos.html > Acesso dia: 22/04/2013 Disponvel em:<http://www.cartacapital.com.br/carta-na-escola/tablets-na-sabela-deaula-mais-do-mesmo/ > acesso dia 22/04/2013 Disponvel em: < http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/tablets-substituem-livrosem-escolas-brasileiras/n1597608252795.html > acesso dia: 22/04/2013 Disponvel em: < http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/mec+e+alvo+de+criticas+ devido+a+erros+em+material+didatico/n1597003060986.html 15/03/2013 Disponvel em: <http://www.todospelaeducacao.org.br/comunicacao-e-midia/noticias /23529/menos-da-metade-das-escolas-publicas-de-ensino-fundamental-tem-acessoa-internet/ > acesso dia 15/03/2013 > acesso dia

You might also like