You are on page 1of 7

Nome: Karla Franciele Moura De Oliveira GE 1ciclo Fatec BS

QUESTIONRIO ADMINISTRAO - Profa.Miriam Vidal Correia Franzese

QUESTES DE REVISO E DISCUSSO:


1. O desenvolvimento do pensamento administrativo foi determinado pelas pocas e condies. Voc concorda ou discorda desta afirmao? Sim, pois h muitos fatores que foram determinantes para essa afirmao, como por exemplo os pensamentos filosficos que foram aliados a esses tema e como disse Chiavenato, a administrao uma cincia da rea humana que no decorrer do desenvolvimento e da evoluo da sociedade teve seu significado e contedo ampliado e aprofundado (...) 2. O que uma organizao? Por que administradores so importantes para o sucesso de uma organizao? A organizao o conjunto de pessoas com habilidades administrativas que buscam os mesmo objetivos e com a combinao de esforos para um certo ambiente. Os administradores so importantes para uma boa organizao para que as empresas consiga atingir os seus objetivos buscando propor ideias e solues para a empresa. 3. Quais as quatro funes comuns ao trabalho de todo administrador? Descreva-as de forma breve. As funes esto resumidas em siglas como PODC, que significa: Planejamento-planejar para alcanar metas e objetivos e obter recursos; Organizao-disposio dos recursos em uma estrutura; Direo-focar sempre para a realizao dos planos; Controle-verificar os resultados obtidos; 4. De quais habilidades administrativas precisa um administrador? Explique como a importncia destas habilidades muda de acordo com o nvel da administrao. So trs habilidades essenciais que mudaram o conceito da pirmide, em que um determinado indivduo apenas tinham uma nica funo, porm hoje em dia so necessrias as trs habilidades tcnicas-que consiste em saber fazer, humanasgerencia que persiste em sabe trabalhar com pessoas e conceituais-parte da direo que exige no saber pensar. 5. Como poderia o estudo da administrao beneficiar um programador de computadores que planeja: (a) trabalhar em uma grande empresa de desenvolvimento de software ou (b) iniciar sua prpria empresa de desenvolvimento de software?

(A)Ele deve est de acordo com o sistema da empresa, para poder se interagir aps isso, poder propor novas ideias e passar por todos os setores da empresa, propondo um conhecimento maior e expansivo, ele deve buscar sempre o melhor para si porm tambm pensando em buscar sempre o melhor para a empresa. (B)Ele dever criar estrategicamente os propsitos a que se deve chegar, Seguir uma direo com objetividade, e tentar buscar a melhor equipe de profissionais bem qualificados e com os mesmo objetivos, buscando sempre o melhor conhecimento em empreendorismo para adicionar a sua empresa e expandir cada vez mais os valores e obtendo metas com eficincia e eficcia. 6. O seu professor na faculdade um administrador? Comente, com base nas funes da administrao de Fayol, os papis da administrao de Mintzberg e as habilidades de Katz. Sim, o professor tem como objetivo passar o conhecimento para os alunos para uma melhores resultados. Ele deve ter o melhor planejamento e gerenciamento em relao a administrao. Se comparando com Katz podemos dizer que, o conhecimento o instrumento que o professor utiliza para transmitir para o aluno as suas necessidades. Ele necessita ter papeis que entra na administrao de Mintzberg como a deciso, informao e habilidades pessoais e finalizando, segundo Henri Fayol, o administrador precisa utilizar as cincos regras ou deveres estabelecidos como a previso, organizao, comando, coordenao e controle. 7. H um estilo de administrao timo? Por qu, ou por que no? No, h um estilo adequado para cada organizao em que se trabalha. 8. Defina ambiente organizacional. O ambiente das tarefas para uma nova empresa baseada na internet seria o mesmo que o de um rgo de beneficncia do governo? O ambiente organizacional so conjuntos de ambientes diferenciados que so determinados pela parte interna e a parte externa. As empresas apresentadas possuem diferentes conjuntos e so totalmente distintas, pois so direcionadas a pblicos diferentes, ou seja, tem objetivos diferentes. 9. O que uma organizao orgnica? E uma mecanstica? Como os ambientes influenciam as estruturas orgnicas e mecansticas? A organizao orgnica mais flexvel com a mo- de-obra (profissionais com a viso do todo). A mecanstica so voltadas a especialistas em uma nica rea de produo ou uma nica tarefa, so muitas regras (h muitos chefes). As empresas podem se estabelecer em duas maneiras flexvel ou estvel, obter mais funcionrios para uma tarefa ou ter tarefas com distino. 10. Explique a vantagem da diviso do trabalho em uma organizao?

Com um profissional que capacitado pra uma determinada tarefa pode se produzir muitas mais do que a capacidade de uma atarefado. 11. Como a Revoluo Industrial aumentou a necessidade de uma teoria formal da administrao? A revoluo industrial foi a grande pioneira do aumento da produtividade do trabalho e do mercado de trabalho. Foram garantidas um aumento na mecanizao e interao da organizao e lealdade por parte consciente. E a moderna administrao surgiu em resposta as duas consequncias provocadas pela Revoluo Industrial: a-) Crescimento acelerado e desorganizado das empresas que passaram a exigir uma administrao cientifica capaz de substituir o empirismo e a improvisao; b-) necessidade de maior eficincia e produtividade das empresas, para fazer face intensa concorrncia e competio no mercado.

12. EXPLIQUE O CONCEITO DA INVERSO DA PIRMIDE. NA SUA OPINIO, AS EMPRESAS APLICAM TAL MODELO? QUAIS TIPOS DE NEGCIO ESSE CONCEITO MELHOR SE APLICA?

O conceito downsize foi reduzir o nmero de funcionrios, assim ficando com uma estrutura enxuta para reduzir custo e garantindo melhor interao com a direo. A inverso da pirmide se aplica ao conceito para garanti o melhor atendimento ao cliente, pois todos os indivduos da pirmide invertida tem que conter todos os fatores e as habilidades que so proposto, como, tcnica, humana e conceitual. Praticamente todas as empresas buscam sempre priorizar o atendimento e contendo esse modelo o negcio evolui melhor. Qualquer loja do setor comercial pode ter esse modelo, principalmente comrcios pequenos. 13. Qual a importncia se existir alguma da administrao cientfica para a prtica atual da administrao? Explique A Teoria da Administrao , em certos aspectos, uma decorrncia daquilo que ocorre nas empresas, um meio de operacionalizar conceitos e ideologias a respeito das empresas. A Teoria da Administrao trata do estudo da administrao dessas organizaes em geral e das empresas em particular, sendo uma teoria em crescente expanso e gradativamente abrangente. O principal objetivo da administrao deve ser o de assegurar o mximo de prosperidade ao patro e, ao mesmo tempo, o mximo de prosperidade ao empregado. Esse modelo ainda apresentado em muitas empresas mostrando-se eficiente. 14. Como os princpios de administrao de Fayol se comparam com os de Taylor?

As cinco funes essenciais da gerencia administrativa defendida por TAYLOR, j conhecidas e estudadas nas escolas de administrao, so os fundamentos da TEORIA CLASSICA defendida por FAYOL. Essa teoria considera: a obsesso pelo comando, a

empresa como sistema fechado e a manipulao dos trabalhadores, que semelhante a ADMINISTRAO CIENTIFICA, desenvolvia princpios que buscavam explorar os trabalhadores. Traando um paralelo entre a ADMINISTRAO CIENTIFICA, de TAYLOR e a ADMINISTRAO CLSSICA de FAYOL conclui-se que: -Enquanto Taylor estudava a empresa privilegiando as tarefas de produo, Fayol estudava a empresa privilegiando as tarefas da organizao. A nfase dada por TAYLOR era sobre a adoo de mtodos racionais e padronizados e mxima diviso de tarefas, enquanto FAYOL enfatizava a estrutura formal da empresa e a adoo de princpios administrativos pelos altos escales. 15. Explique os princpios fordistas e destaque as principais vantagens do modelo fordista. Tal modelo - na sua opinio- ainda vlido ou praticado hoje? Explique. Fordismo um sistema de produo, cuja principal caracterstica a fabricao em massa. Henry Ford criou este sistema para sua indstria de automveis, projetando um sistema baseado numa linha de montagem. O objetivo principal deste sistema era reduzir ao mximo os custos de produo e assim baratear o produto, podendo vender para o maior nmero possvel de consumidores. Desta forma, dentro deste sistema de produo, uma esteira rolante conduzia a produto, no caso da Ford os automveis, e cada funcionrio executava uma pequena etapa. Logo, os funcionrios no precisavam sair do seu local de trabalho, resultando numa maior velocidade de produo. Tambm no era necessria utilizao de mo-de-obra muito capacitada, pois cada trabalhador executava apenas uma pequena tarefa dentro de sua etapa de produo. Modelo ainda inteiramente moderno, pois a melhor forma dessa categoria de montagem. 16. Por que os primeiros tericos da administrao no deram muita ateno aos aspectos humano e social da organizao? Os primeiros tericos da administrao tratavam a organizao como uma mquina, priorizavam a execuo das tarefas ou das tecnologias. Sua nfase era o cumprimento das regras e regulamentos atravs da autoridade centralizada, linhas claras de autoridade, especializao, competncia, diviso do trabalho e etc. Desta forma o aspecto humano e social dessa poca era deixado para trs. 17. Descreva os estudos de Hawthorne e sua contribuio para a prtica administrativa.

O estudo de Hawthorne possua uma perspectiva gerencial cientifica que visou inicialmente determinar a relao entre condies fsicas e local de trabalho com a produtividade. A concluso foi de que a iluminao e a produo no possuam uma relao direta e sim os fatores psicolgicos. Esse estudo e os subsequentes tiveram uma grande

influncia, pois abriu caminho para a gerncia adotar outra viso para as necessidades humanas. 18. Se os princpios cientficos de Taylor ainda so encontrados hoje em muitos locais de trabalho, isto significa que a administrao na verdade no mudou nos ltimos oitenta anos? Explique. Os princpios de Taylor ainda serem usados no significa que a administrao no foi modificada, pois hoje j vivenciamos outra fase da evoluo histrica das empresas que a fase da incerteza, onde a informao o grande pilar. Entretanto ter o conhecimento terico de grandes abordagens possibilita uma viso e aplicao direcionada com possibilidades de adaptao a poca e a necessidade organizacional. 19. Explique as contribuies da Teoria Burocrtica da Administrao.

A contribuio da teoria burocrtica foi uma maior eficincia, padronizao do atendimento, diviso do trabalho, impessoalidade no relacionamento, hierarquizao da autoridade, regras nos procedimentos, mrito, especializao na administrao e previsibilidade do funcionamento. Devido a fragilidade das teorias Clssica e Comportamental. A teoria comportamental est focada nas pessoas e so elas que definem seus comportamentos frente a situaes com que se deparam, prioriza a satisfao do indivduo de acordo com a pirmide das necessidades de Maslow, e classifica o indivduo atravs das teorias X e Y contribuio de Douglas McGregor. As diferenas so bem evidentes, na comportamental viso formal da organizao; viso informal da empresa; autoridade fenmeno psicolgico e individuo atuante na organizao. Apesar de ser muito rica em conceitos e estudos descritivos, ela de difcil aplicabilidade prtica; procura indicar o que mais adequado para a empresa, mas no define claramente como fazer isso. Na burocrtica foi adotado um modelo gerencial racional e sistematizado, com acentuadas caractersticas de formalidade, impessoalidade e profissionalismo, apego exagerado a normas e regulamentos, resistncia a mudanas e excessiva exibio de autoridade. 20. Compare as diferenas do Modelo Burocrtico versus Enfoque Adhocrtico.

Ideal Burocrtico Caractersticas: -Administrao Impessoal -Promoo por mrito -Responsabilidades do cargo definidas -Caidas de Comando

-Regas fixas -Separao da gesto da propriedade -Previsibilidade Funcional Ideal Adhocrtico Caractersticas: -Equipe tarefa temporria -Autoridade descentralizada -Responsabilidades fluidas de trabalhos -Poucas regras -Modelo orgnico 21. Por que as vises contingenciais e de sistemas so importantes para os gerentes?

A viso contingencial importante por deixar claro que o ambiente e as tcnicas administrativas possuem uma relao funcional, apropriados para o alcance eficaz dos objetivos. O desafio e ensinamento deste modelo justamente no possuir a melhor forma de administrar, o melhor plano, estrutura ou controle. E sim a validao de todos eles para encontrar a MELHOR FORMA para uma situao especifica da organizao. J no pensamento sistmico tudo complexo, todas as situaes tm inmeras causas, gerando inmeros efeitos. Neste modelo devemos utilizar os recursos do ambiente e devolve-los na forma de entrada para novos sistemas, desta forma percebemos que uma empresa formada de sistemas interligados, e que o feedback uma importante ferramenta desse modelo. 22. Quais so as tendncias recentes no pensamento gerencial?

As tendncias recentes no pensamento gerencial implica a globalizao como forma de relao e interao no processo de atendimento, melhorando assim seu relacionamento com clientes diferenciados. 23. Na sua opinio, quais as lies da administrao japonesa (toyotismo) que merecem ser copiadas pelas organizaes que buscam competitividade? Por um lado talvez seja bom, pelo fato da flexibilidade e da produtividade ser de maior eficincia e qualidade. Embora possa parecer que o modelo toyotista de produo valorize mais o trabalhador do que os modelos anteriores (fordista e taylorista), tal impresso uma iluso. Na realidade da fbrica, o que ocorre o aumento da concorrncia entre os trabalhadores, que disputam melhores ndices de produtividade entre si. Tais disputas sacrificam cada vez mais o trabalhador, e tem como consequncia, alm do aumento da produtividade, o aumento do desemprego. Em suma, a lgica do mercado continua sendo a mesma: aumentar a explorao de mais-valia do trabalhador.

Ver Apostilas Textos de Apoio Vale at 2 PONTOS NA 1. Avaliao (prova)

You might also like