You are on page 1of 2

TEMA1 Condies da Terra que permitem a existncia de Vida

Localizao do Planeta Terra no Sistema Solar A Terra o terceiro Planeta, do Sistema Solar, a contar do Sol. Situa-se entre os planetas Vnus e Marte. o nico planeta que rene todas as condies necessrias para a existncia de vida.

Condies da Terra que permitem a existncia de Vida A existncia e a manuteno da grande diversidade de seres vivos consequncia das condies excecionais existentes na Terra e ausentes em qualquer um dos outros planetas conhecidos e estudados at hoje. Entre essas condies so de destacar as seguintes: A distncia ideal que a separa do Sol, conjuntamente com a existncia de uma atmosfera filtradora, faz com que a Terra tenha temperaturas moderadas, amenas (nem muito quentes nem muito frias), quando comparadas com as de outros planetas. A absoro pela camada de ozono, existente na atmosfera, de parte das radiaes ultravioletas produzidas pelo Sol, permite que estas no atinjam na sua totalidade a Terra, o que seria letal para os seres vivos. A existncia de gua no estado lquido. A gua entra na composio de todos os seres vivos que habitam a Terra, sendo a sua quantidade, em geral, elevada, o que prova a sua importncia para as atividades vitais. A vida sem gua no , provavelmente, possvel, pelo menos tal como ns a conhecemos. A existncia de uma atmosfera com oxignio e dixido de carbono. O dixido de carbono uma das substncias mais importantes para a vida, que resulta do facto de ser utilizada pelas plantas verdes na realizao da fotossntese, com a consequente libertao de oxignio necessrio respirao delas prprias e de todos os outros seres vivos. A existncia de substncias qumicas cujas propriedades permitem os processos complexos do metabolismo, a reproduo, a evoluo e a adaptao dos seres vivos s variaes das condies que os rodeiam. As mais importantes dessas substncias so os cidos nucleicos, as protenas, os glcidos, os lpidos, numerosos minerais, a gua e o dixido de carbono.

Cincia Produto da atividade humana


Cincia e Tecnologia O que a cincia A Cincia um processo contnuo de procura de conhecimento sobre qualquer assunto. A investigao em cincia pode seguir vrios mtodos cientficos para procurar explicaes racionais da realidade, ou para encontrar solues para problemas concretos. O mtodo cientfico tradicional segue os seguintes passos: 1. 2. 3. 4. 5. Observao de um fenmeno Identificao de um problema/questo Formulao de hipteses Teste de hipteses Anlise de resultados

Atravs da anlise de resultados, as hipteses podem ser consideradas aceites ou rejeitadas. No segundo caso, regressa-se ao ponto 4. O que a tecnologia A tecnologia um conjunto de processos atravs dos quais so desenvolvidas ferramentas que permitem controlar e compreender o mundo que nos rodeia. Relao entre cincia e tecnologia A cincia e a tecnologia esto interligadas, influenciando-se mutuamente. O conhecimento cientfico permite o desenvolvimento de novas tecnologias que, por sua vez, vo permitir o desenvolvimento de novos conhecimentos cientficos. Evoluo da cincia Sendo assim, a cincia est em constante evoluo, pois o conhecimento cientfico encontra-se condicionado aos limites da tecnologia da poca. No entanto, o conhecimento cientfico pode tambm estar limitado devido a fatores sociais, polticos e religiosos. Estudo do Universo O que a astronomia A astronomia a cincia que estuda os astros e as suas leis fsicas. Evoluo do conhecimento da Terra Modelo geocntrico Segundo este modelo, apresentado por Aristteles e defendido por Ptolomeu, a Terra era o centro do Universo e os restantes astros giravam em seu redor. Modelo heliocntrico No sc. XVI, Coprnico afirmou que era o Sol o centro do Universo e que os restantes astros que giravam em seu redor. Kepler e Galilieu Galilei, este ltimo com a ajuda do telescpio, defenderam este modelo. Galileu acabou por ter problemas com a Inquisio porque a Igreja no aceitava essa teoria pois continuava a defender que era a Terra o centro do Universo. Modelo atual A utilizao de telescpios cada vez mais evoludos permitiram demonstrar que o Universo muito maior do que se pensava. Atualmente considera-se que nem a Terra nem o Sol so o centro do Universo. A Terra gira em torno do Sol num sistema planetrio chamado Sistema Solar. Este, por sua vez, faz parte de uma galxia, a Via Lctea, apenas uma das muitas galxias existentes no Universo, cada uma com milhares e milhares de estrelas. Sendo assim, o Sol apenas uma estrela de tantas que existem no Universo, estando longe, portanto, de ser o centro do Universo, tal como a Terra, ainda mais pequena que o Sol. A evoluo do conhecimento da Terra e a sua localizao no Universo demonstra-nos a capacidade de evoluo da cincia, como se encontra condicionada pelos limites da tecnologia, e como pode estar limitada tambm devido a fatores sociais, polticos e religiosos.

You might also like