You are on page 1of 28

MITRA ARQUIDIOCESANA DE DIAMANTINA FACULDADE DE CINCIAS ADMINISTRATIVAS DE CURVELO DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAO

MANUAL DE NORMAS TCNICAS

CURVELO 2011

1 APRESENTAO

O Manual de Normas Tcnicas da Faculdade de Cincias Administrativas de Curvelo tem como objetivo servir de orientao para a padronizao dos trabalhos apresentados por alunos, em todas as disciplinas do curso de Bacharelado em Administrao, em especial, Mtodos e Tcnicas de Pesquisa em Administrao e Estgio Supervisionado.

A elaborao deste Manual teve como referncia as principais Normas Tcnicas para apresentao de trabalhos cientficos, segundo a ABNT (Associao Brasileira de Normas Tcnicas). O Manual de Normas Tcnicas da Faculdade de Cincias Administrativas de Curvelo no pretende esgotar todas as normas para a elaborao e publicao de trabalhos; pretende apenas explicitar aquelas de utilizao mais freqente. Todos os casos no abordados neste documento devero ser pesquisados nas normas tcnicas abaixo, disponibilizadas na Biblioteca Monsenhor Paulo Vicente de Oliveira: NBR 6022: Apresentao de artigos em publicaes peridicas NBR 6023: Informao e documentao referncias elaborao NBR 6024: Numerao progressiva das sees de um documento NBR 6027: Sumrio NBR 6028: Informao e documentao resumo e apresentao. NBR 6029: Informao e documentao livros e folhetos apresentao. NBR 10520: Informao e documentao citaes em documentos apresentao. NBR 10719: Apresentao de relatrios tcnico-cientficos. NBR 12256: Apresentao de originais. NBR 14724: Informao e documentao trabalhos acadmicos.

2 ESTRUTURA DO TRABALHO CIENTFICO A estrutura da Monografia, ou do Trabalho de Concluso de Curso (TCC), compreende: elementos pr-textuais, elementos textuais e elementos ps-textuais.

2.1 Elementos Pr-Textuais Os elementos pr-textuais antecedem o texto (propriamente dito do trabalho) e contm informaes que ajudam a identificar e a utilizar o trabalho. Este grupo de elementos compreende: 1 Capa 2 Folha de Rosto 3 Folha de Aprovao 4 Dedicatria 5 Agradecimentos 6 Epgrafe 7 Resumo 8 Lista de Ilustraes 9 Lista de Siglas e Abreviaturas Sumrio

Sero discriminados cada um desses elementos a seguir, sendo que, ao final do Manual, estaro demonstrados os exemplos com os respectivos anexos.

2.1.1 Capa (ANEXO A) Elemento obrigatrio que deve conter as informaes indispensveis identificao da obra, na seguinte ordem: a) Nome do autor; b) Ttulo; c) Subttulo, se houver; d) Local (cidade) da instituio onde deve ser apresentado; e) Ano de entrega.

2.1.2 Folha de Rosto (ANEXO B) Elemento obrigatrio, que contm os elementos essenciais identificao do trabalho, conforme a seguinte ordem: a) Nome do autor: responsvel intelectual do trabalho; b) Ttulo principal do trabalho: deve ser claro e preciso, identificando seu contedo; c) Subttulo: se houver, deve ser evidenciada a sua subordinao ao ttulo principal, precedido de dois pontos (:); d) Natureza (Tese, dissertao, monografia ou trabalho de concluso de curso) e objetivo (aprovao em disciplina, grau pretendido e outros); nome da instituio a que submetido; rea de concentrao. e) Nome do orientador; f) Local (cidade) da instituio onde deve ser apresentado; e g) Ano de depsito (da entrega).

2.1.3 Folha de aprovao Elemento obrigatrio, que contm autor, ttulo por extenso e subttulo, se houver, local e data de aprovao, nome, assinatura e instituio dos membros componentes da banca examinadora.

2.1.4 Dedicatria (ANEXO C) Elemento opcional, onde o autor presta homenagem ou dedica seu trabalho.

2.1.5

Agradecimentos

(ANEXO D)

Elemento opcional, contendo manifestao de agradecimento a pessoas e/ou instituies que contriburam, de maneira relevante, elaborao do trabalho. Coloca-se no espao superior da folha, centralizada, a palavra

AGRADECIMENTOS.

2.1.6 Epgrafe

(ANEXO E)

Elemento opcional, onde o autor do trabalho apresenta uma citao, seguida da indicao de autoria, relacionada com a matria tratada no corpo do trabalho.

2.1.7 Resumo

(ANEXO F)

Elemento obrigatrio, o resumo consiste na apresentao concisa dos pontos relevantes de um trabalho. Elaborado pelo prprio autor, destaca a natureza, objetivos, resultados e concluses do trabalho, visando fornecer, dessa forma, elementos para o leitor decidir sobre a convenincia ou no de consultar o texto completo. Deve ser redigido em um pargrafo nico, no ultrapassando 400 palavras (cerca de 40 linhas), evitando-se abreviaturas, smbolos e expresses suprfluas tais como: O presente trabalho trata de.... Aps o resumo, devem ser apresentadas as palavras-chaves do trabalho, ou seja, palavras que representam os aspectos centrais do trabalho.

Sumrio (ANEXO G) Elemento obrigatrio, que consiste na enumerao das principais divises, sees e outras partes do trabalho, na mesma ordem e grafia que a matria nele se sucede, acompanhado do respectivo nmero da pgina. Deve ser transcrito em folha distinta, com o ttulo SUMRIO, em letras maisculas, centralizado, ao alto da folha. Para se numerar as divises e subdivises de um trabalho, deve-se usar a numerao progressiva, em algarismos arbicos. Usam-se letras maisculas para identificar os ttulos das sees primrias e somente a inicial maiscula para os ttulos das sees secundrias, tercirias, etc. O Sumrio negritado no geral at os itens com 2 algarismos. O restante fonte normal sem negrito.

2.1.8 Lista de ilustraes (ANEXO H) Elemento opcional, que deve ser elaborado de acordo com a ordem apresentada no texto, seguida do ttulo e do respectivo nmero da pgina onde se encontra.

Recomenda-se a elaborao de lista prpria para cada tipo de ilustrao (quadros, grficos, tabelas e outros), caso haja mais de (3) elementos para cada tipo; por exemplo, se tiver mais de 3 quadros, mais de 3 grficos ou mais de 3 tabelas. Caso contrrio, a lista de ilustraes servir aos trs tipos mencionados. As ilustraes devero aparecer o mais perto possvel do texto onde so mencionadas.

2.1.9 Lista de Siglas e Abreviaturas

(ANEXO I)

Elemento opcional, que deve ser elaborado de acordo com a ordem apresentada no texto, seguida da significao das siglas e abreviaturas

2.2 Elementos Textuais Refere-se parte do trabalho em que exposta a matria pesquisada. Sua organizao determinada pela natureza do trabalho. Deve ter trs partes fundamentais: introduo, desenvolvimento e concluso.

Para simplificar o entendimento da estrutura da Monografia, a seguir so explicadas as oito principais partes referentes aos elementos textuais:

1 Introduo A introduo de um trabalho acadmico diz respeito apresentao do mesmo. Ou seja, consiste em um breve relato dos principais pontos abordados no trabalho, a fim de obter a ateno do leitor e despertar nele o interesse pela leitura. 2 Caracterizao da Empresa Esta parte do trabalho de monografia especificamente deve colocar os dados gerais da empresa pesquisada (objeto de estudo), alm de relatar o histrico da existncia e atuao da empresa no mercado (identificando inclusive principais fornecedores e principais clientes).

Tambm neste item mostrada a estrutura organizacional da empresa, atravs de seu organograma, bem como faz-se importante falar dos procedimentos e normas para seu funcionamento. Poder ainda, opcionalmente, o acadmico falar sobre a misso, viso e os valores propostos pela organizao pesquisada.

Problematizao e Justificativa

Devem ser apresentadas as razes de ordem terica e/ou prtica que tornam o estudo relevante e portanto justificam a sua execuo. O esforo aqui convencer o leitor da importncia do tema escolhido, apelando para sua atualidade ou para a necessidade de mais conhecimento nesta rea especfica. A problematizao e a justificativa terminam com a abordagem do problema de pesquisa detectado, o qual originou o trabalho acadmico.

- Objetivos

Neste tpico busca-se tambm esclarecer quais sero os objetivos da pesquisa, que se ir empreender, isto , o que se quer obter com o estudo. Tanto quanto possvel os objetivos devero ser definidos em dois nveis: objetivos gerais (mais amplos) e objetivos especficos (mais restritos).

- Referencial Terico

O referencial terico como o prprio nome indica a parte do trabalho acadmico na qual so referenciadas as principais obras (teorias) a respeito do tema/assunto tratado. Na escrita do referencial se deve abordar e contrapor pontos de vista diferenciados e/ou complementares de autores considerados renomados na rea de estudo a que se refere a pesquisa. O referencial terico, ento, deve tratar de mostrar, indicar as principais teorias relativas ao tema do trabalho acadmico, bem como deve tratar o objeto de estudo por sua coletividade. Por exemplo, se o aluno escolheu pesquisar um

problema especfico de uma empresa especfica, no referencial terico ele dever mostrar as teorias relativas no mbito das empresas em geral.

Metodologia

O item 6 trata da metodologia envolvida no trabalho acadmico. Em sntese, trata do caminho a percorrer para elaborao da pesquisa/monografia final. Portanto, importante ressaltar o mtodo de pesquisa utilizado, justificando a escolha; alm de deixar claro as tcnicas de coleta de dados utilizadas e o tipo de pesquisa.

Desenvolvimento das Atividades

O desenvolvimento das atividades trata do item da monografia de maior elaborao e criatividade individual, pois diz respeito parte prtica propriamente dita do trabalho. Nesta parte do trabalho devem ser descritos todos os passos seguidos para a realizao do estgio, desde a deteco do problema de pesquisa, passando pela coleta de dados sobre o mesmo (que poder integrar uma pesquisa de campo), at a anlise dos dados/resultados obtidos. Enfim, o item 7 descrever ao leitor todas as etapas seguidas para que a parte prtica, sobretudo a proposta do estagirio, fosse cumprida.

8 Consideraes Finais As consideraes finais serviro para fechamento do trabalho e apresentaro os principais resultados da pesquisa, tendo como base o problema detectado e os objetivos propostos.

9 - Referncias bibliogrficas Elemento obrigatrio, que consiste de um conjunto padronizado de elementos descritivos retirados de um documento. As normas tcnicas para a elaborao das referncias bibliogrficas sero abordadas posteriormente, neste manual.

2.2.1 CONTEDO MNIMO NA ESTRUTURA DO TRABALHO

1. Mnimo de 1 pginas para introduo 2. Mnimo de 15 pginas para referencial terico 3. Mnimo de 10 pginas sobre a empresa e o desenvolvimento de suas atividades. 4. Mnimo de 2 pginas para consideraes finais.

7.1 Elementos ps-textuais So os elementos que tendo relao com o texto, complementam o trabalho. Nessa parte so colocados os elementos na seguinte ordem: a) Referncias; b) Apndices; c) Anexos: d) Glossrio

7.1.1 Apndices e anexos Elementos opcionais, apresentando as seguintes caractersticas: a) Apndices elaborados pelo prprio autor do trabalho; b) Anexos documentos no elaborados pelo prprio autor da monografia, que fundamentam, comprovam e ilustram o trabalho. Os ANEXOS e APNDICES so identificados por letras maisculas, consecutivas, travesso e pelos respectivos ttulos. Exemplos: APNDICE A Avaliao numrica de clulas inflamatrias totais ao quatro dias de evoluo. ANEXO A Representao grfica de contagem de clulas aos quatro dias de evoluo.

Os anexos e/ou apndices devem ser citados no texto entre parnteses, quando vierem no final da frase. Se inserido na frase, o termo ANEXO ou APNDICE vem livre dos parnteses.

7.1.2 Glossrio Elemento opcional, que consiste em uma lista em ordem alfabtica de palavras ou expresses tcnicas de uso restrito ou de sentido obscuro utilizadas no texto, acompanhadas das respectivas definies.

10

3 FORMATAO DO TEXTO Os trabalhos devem ser digitados em papel branco, formato A4 (210x229mm), impressos em uma s face da folha.

Com relao s margens, as folhas devem apresentar margem esquerda e superior de 3cm; direita e inferior de 2cm.

Todo o texto deve ser digitado com espaamento entre linhas de 1,5cm, com exceo das citaes longas, das notas de rodap, que o sero em espao simples.

A digitao do texto dever utilizar fonte Arial, tamanho 12 para o texto e 10 para citaes longas e notas de rodap.

O alinhamento do texto Justificado e no se deve colocar marcas de tabulao no incio de cada pargrafo.

A contagem das folhas se d a partir da folha de rosto. As folhas que antecedem o texto (pr-textuais) so contadas, mas no numeradas. A numerao deve ser exibida na primeira pgina aps o sumrio ou lista de ilustraes (se houver) A numerao das folhas feita em algarismos arbicos, no canto superior direito.

Para destaque do contedo do trabalho, recomenda-se o uso da numerao progressiva para as sees do texto. O indicativo da enumerao progressiva precede o ttulo de cada seo. As divises primrias do texto devero abrir nova pgina.

Conjugao verbal: recomenda-se a expresso impessoal, evitando-se o uso da primeira pessoa do plural como do singular. Igualmente no deve ser adotada a forma o autor ou o escritor em expresses como: o autor descreve ou o autor conclui que.

11

4 - CITAES As citaes so elementos retirados das publicaes consultadas para a realizao do trabalho. A fonte (referncia) de onde foi extrada a informao deve ser citada, obrigatoriamente, respeitando-se assim os direitos autorais. As citaes podem ser indiretas (ou livres); diretas (ou textuais) e citao de citao.

Citao indireta: ocorre quando so reproduzidas idias e informaes do documento sem, entretanto, transcrever as palavras do autor.

Citao direta: a transcrio literal feita de outros autores. reproduzida, exatamente como aparece no original, acompanhada de dados da fonte.

Citao de citao: transcrio direta ou indireta de um texto em que no se teve acesso ao original.

4.1.1 Citaes indiretas Nas citaes indiretas, o aluno deve expressar com suas prprias palavras idias de outros autores. O texto deve vir acompanhado da referncia, ou seja, sobrenome em letras maisculas e minsculas do autor que est sendo citado e da data de publicao do documento de referncia. Exemplo: A ironia seria assim uma forma implcita de heterogeneidade mostrada, conforme a classificao proposta com Campos (1965).

4.1.2 Citaes Diretas Nas citaes diretas, o texto transcrito deve estar contido entre aspas duplas e deve vir acompanhado da referncia, ou seja, o sobrenome do autor em letras maisculas e minsculas, seguido pela data de publicao e pgina do documento de onde foi retirada a transcrio.

12

Exemplo: Para Zambalde (2003, p.15), os textos acadmicos se constituem em ricos materiais de pesquisa.

Citaes longas (mais de trs linhas) devem constituir um pargrafo independente, recuado 4cm da margem esquerda, com espao datilogrfico menor (espao simples), com letra menor que a do texto (fonte 10) e sem as aspas, como o exemplo abaixo:
Quando falamos (usando o que vou chamar, por falta de termo melhor, estilo falado), estamos sujeitos a muitas limitaes que no existem no caso da escrita: precisamos manter a ateno no interlocutor; no podemos sobrecarregar sua memria (sem a nossa) no podemos voltar a apagar o que acabamos de dizer, e assim por diante. (PEPLINI, 1980, p.38)

4.1.2 Regras gerais a) Caso a referncia da citao (direta ou indireta) venha aps o texto, ela deve estar contida entre parnteses e o sobrenome do autor apenas em maisculas. Exemplo (Citao Direta): Apesar das aparncias a desconstruo do logocentrismo no uma psicanlise da filosofia. (DRRIDA, 1967, p. 293). Exemplo (Citao Indireta): A arte da conversao abrange extensa e significativa parte da nossa existncia cotidiana. (S, 1995, p.17).

b) Quando houver coincidncia de sobrenomes de autores e data de publicao, acrescentar as inicias do prenome (primeiro nome do autor); se assim mesmo existir coincidncia, colocam-se os prenomes por extenso. Exemplo: Barbosa, C. (1957) Barbosa, C. (1957) Barbosa, Carlos (1957) Barbosa, Celso (1957)

13

c) Em se tratando de entidades coletivas conhecidas por sigla, deve-se citar o nome por extenso acompanhado da sigla da primeira citao e a partir da apenas a sigla. Exemplo: A tabela confirma os dados apresentados anteriormente. (INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATSTICA IBGE, 1975). Nas citaes seguintes ser apenas IBGE (1975) OU (IBGE, 1975).

d) Para suprimir partes de uma citao, usam-se reticncias entre colchetes [...], no local que se quer suprimir. e) Para citao de textos em lngua estrangeira duas opes se apresentam: transcrever a citao na lngua original, traduzindo em nota de rodap ou traduzir diretamente no texto e indicar, em nota de rodap, a lngua do documento original. f) Quando for necessrio fazer traduo ou grifar palavras para destacar alguma passagem, a alterao do original deve ser indicada entre parnteses. Ex: (traduo do autor) (grifo do autor) (grifo nosso) g) Quando se tratar de dados obtidos por informao oral (debates, palestras, comunicaes, etc.), indicar entre parnteses a expresso informao verbal, mencionando-se os dados disponveis, somente em nota de rodap. h) Citaes de informaes extradas das redes de comunicao eletrnica. Exemplos: Atravs da lista de discusso do COMUT on line1, sobre-se que a mesma... Segundo Ferreira (1998:03)2, as informaes contidas em uma ...

1 2

listserv@ibict.br http://www.eca.usp.br/eca/prof/sueli/intro

14

OBS: Em ambos os casos, a referncia completa dos documentos eletrnicos que deram origem citao deve constar da listagem das referncias no final do trabalho.

4.1.3 Citao de Citao Para fazer citao de citao (informaes provenientes de trabalhos no consultados no original) adota-se o seguinte procedimento:

No texto, citar o sobrenome do autor do documento no consultado, seguido da expresso apud ou sua traduo em portugus citado por, e os dados da fonte secundria efetivamente consultada.

Exemplo: Marinho3 (1980 apud Marconi e Lakatos, 1982:32) apresenta a formulao do problema.

5 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS Referncia Bibliogrfica o conjunto de elementos que permite a identificao, no todo ou em parte, de documentos impressos ou registrados em diversos tipos de materiais.

As referncias so alinhadas somente margem esquerda do texto e de forma a se identificar individualmente cada documento, em espao simples e separadas entre si por espao duplo. O recurso tipogrfico (negrito, grifo ou itlico) utilizado para destacar o elemento ttulo deve ser uniforme em todas as referncias de um mesmo documento. As referncias devem ser reunidas no final do trabalho, em ordem alfabtica.

MARINHO, Pedro. A pesquisa em cincias humanas. Petrpolis: Vozes, 1980.

15

5.1 Indicao de Autores a) Indica-se o autor, de modo geral, pelo ltimo sobrenome, em maisculas, seguido do prenome (primeiro nome) e outros sobrenomes, abreviados ou no. Os nomes de diferentes autores devem ser separados por ponto-evrgula, seguido de espao. Exemplo: FOLLET, Mary Parket.

c) Sobrenomes compostos: deve-se iniciar a referncia pela primeira parte do sobrenome. Exemplo: CASTELO BRANCO, Camilo.

c) At trs autores: indicam-se todos separados por ponto-e-vrgula. Exemplo: GRAHAM, Stedman; GOLDBRATT, Joe Jeff; DELPY, Lisa.

d) Mais de trs autores: indica-se apenas o primeiro, seguido da expresso et al. Exemplo: ANDERY, Maria Amlia et al.

e) obra com vrios trabalhos ou contribuio de vrios autores: indicar o responsvel intelectual (coordenador, organizador, etc.) seguido da abreviao da palavra que caracteriza o tipo de responsabilidade, entre parnteses. Exemplo: ARROJO, Rosemary (Org.)

f) Eventualmente,

nome do

autor

de

vrias

obras

referenciadas

sucessivamente, na mesma pgina, pode ser substitudo, nas referncias seguintes primeira, por um trao sublinear (equivalente a seis espaos) e ponto.

16

Exemplo: FREYRE, Gilberto. Casa grande & senzala: formao da famlia brasileira sob regime de economia patriarcal. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1943. 2v.

______. Sobrado e mucambos: decadncia do patriarcado rural no Brasil. So Paulo: Ed. Nacional, 1936.

5.2 Principais tipos de referncias 5.2.1 Livros AUTOR. Ttulo. edio. Local: Editora, data. Exemplo: FAVARETTO, Celso. A inveno de Hlio Oiticca. 2.ed. So Paulo: Edusp, 2000.

5.2.2 Peridicos TTULO (da publicao). TTULO (da parte). Local: Editora, volume, nmero (do ano e/ou volume, e do fascculo), data (incluindo peridicos de publicao), e demais particularidades (que identificam a parte). Exemplo: RAE Revista de Administrao de Empresas. So Paulo: Fundao Getlio Vargas, v.41, n.2, abr./jun.2001.

5.2.3 Matrias em Peridicos AUTOR. Ttulo e subttulo (do artigo). Ttulo (do peridico), Local, volume e/ou ano, fascculo ou nmero, paginao inicial e final do artigo, informaes de perodo e data de publicao. STEWART, Arthur F. C. S. Paz, Deus e Realismo: as estradas negligenciadas da cincia e da religio. Cognitivo Revista de Filosofia, So Paulo, ano 1, n.1, p.153-183, 2 sem. 2000.

5.2.4 Matrias ou artigos em jornais 17

AUTOR. Ttulo (do artigo). Ttulo (do jornal), Local, data (dia, ms e ano). Nmero ou ttulo do caderno, seo ou suplemento, pginas inicial-final do artigo. Exemplo: COLOMBO, Sylvia. Indito de Antnio Cndido lanado este ano. Folha de So Paulo, So Paulo, 21 de maio de 2001. Folha Ilustrada, E6.

5.2.5 Legislao JURISDIO. Ttulo (especificao da legislao, nmero e data). Ementa. Dados da publicao. Exemplo: BRASIL. Constituio (1988). Constituio da Repblica Federativa do Brasil: promulgada em 05 de outubro de 1988: atualizada at a Emenda Constitucional n. 20, de 15 de dezembro de 1998. 21 ed. So Paulo: Saraiva, 1999.

5.2.6 Documentos de Internet Alm dos elementos tradicionais, a referncia a documentos consultados online deve incluir o endereo eletrnico (URL) e, quando apropriado, a data de acesso ao documento, alm das demais notas que se considerarem necessrias. Exemplo: MEC Ministrio da Educao. Educao Superior a distncia.

http://www.mec.gov.br/Sesu/educdist.shtm [acesso em 04 de outubro de 2000].

18

ANEXO A - Modelo de capa FACULDADE DE CINCIAS ADMINISTRATIVAS DE CURVELO

NOME DO AUTOR

TTULO DO TRABALHO Sub-ttulo (se houver)

CURVELO /MG ANO

19

ANEXO B - Modelo de folha de rosto FACULDADE DE CINCIAS ADMINISTRATIVAS DE CURVE.LO

NOME DO AUTOR

TTULO DO TRABALHO Sub-ttulo (se houver)

Monografia apresentada Faculdade de Cincias Administrativas de Curvelo, contendo os resultados do Estgio Supervisionado realizado no perodo de __/__/____ a __/__/____, na Empresa ____________________________________, municpio de _____________________, na rea de _____________________. Orientador Didtico: Orientador Tcnico: Coordenador de Estgio:

CURVELO /MG ANO

20

ANEXO C Modelo de dedicatria

Dedico esta monografia a meus pais, familiares e amigos, os quais muito auxiliaram para que este objetivo fosse alcanado.

21

ANEXO D Modelo de agradecimentos AGRADECIMENTOS

Agradeo a Deus pelo dom da vida, minha esposa Laura, pela pacincia e a meus filhos Marcos e Joo pela razo de tudo fazer. ANEXO E Modelo de Epgrafe 22

Saber no suficiente; temos aplicar. Ter vontade no suficiente: temos que implement-la. (Goethe) ANEXO F Modelo de Resumo 23

RESUMO

O presente estudo usou a teoria das configuraes de poder proposta por Mintzberg (1983) para perseguir dois principais objetivos: a) identificar quais os tipos de configuraes que melhor representariam as relaes de poder presentes em uma organizao de pesquisa, segundo a percepo dos seus empregados e b) investigar possveis relaes existentes entre algumas variveis e a percepo de poder que os empregados tinham da organizao. A pesquisa foi conduzida na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuria - Embrapa, com uma amostra de 1013 funcionrios. Foi utilizada a Escala de Configurao do Poder Organizacional construda por Paz (1996), associada a uma verso reduzida da escala construda por Gordon et al. (1980) para medir o comprometimento sindical - uma das variveis independentes da pesquisa. Na anlise dos dados foram usadas estatsticas descritivas e inferenciais (regresso mltipla do tipo stepwise). Os resultados da pesquisa apontaram as configuraes missionria e meritocracia como as que melhor representariam as relaes de poder na Embrapa. As variveis tempo de organizao e cargo foram as melhores prognosticadoras dessas duas configuraes de poder.

Palavras-chaves: poder diagnstico organizacional.

nas

organizaes;

comprometimento

sindical;

ANEXO G Modelo de Sumrio 24

SUMRIO

1 INTRODUO ............................................................................................... 08 2 REFERENCIAL TERICO ............................................................................ 12 2.1 O Fordismo ............................................................................................... 14 2.1.1 Caractersticas Gerais ............................................................................. 14 2.1.2 A Crise do Fordismo ................................................................................ 18 2.2 A Produo Flexvel ................................................................................... 20 2.2.1 O Mundo Flexvel ...................................................................................... 22 2.2.2 Brasil Tardio? ............................................................................................ 24 3 O EXEMPLO DA INDSTRIA AUTOMOBILSTICA NO BRASIL ............... 27 3.1 A Instalao das Empresas Automobilsticas no Brasil ....................... 30 3.2 O Recente Processo de Reestruturao Produtiva .............................. 34 4 METODOLOGIA ........................................................................................... 38 5 DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES ....................................................41 6 CONSIDERAES FINAIS ......................................................................... 70 REFERNCIAS .................................................................................................. 74 ANEXOS ............................................................................................................ 77

ANEXO H Modelo de Lista de Ilustraes

25

Lista de Ilustraes Tabela 1 Taxa de Inflao dos meses mpares do ano de 2005

ANEXO I Modelo de Lista de Siglas e Abreviaturas 26

LISTA DE SIGLAS E ABREVIATURAS

CRA Conselho Regional de Administrao ABNT Associao Brasileira de Normas Tcnicas UFMG Universidade Federal de Minas Gerais OAB Ordem dos Advogados do Brasil FAC Faculdade de Administrao de Curvelo PQT Programa de Qualidade Total

ANEXO J - (Modelo de Referncia Bibliogrfica/Terica)

27

REFERNCIA
BARBETTA, Pedro Alberto. Estatstica Aplicada s Cincias Sociais. 5a ed. Florianpolis: Editora da UFSC, 2002, disponvel em http://www.inf.ufsc.br [Acesso em 30 de maio de 2010] BERRY, Leonard L. Servios de satisfao Mxima: guia prtico de ao/Leonad L. Berry; traduo de Bazn Tecnologia, e lingstica. Rio de Janeiro: Campos, 1996. CHIAVENATO, Idalberto. Gesto de Pessoas: O novo papel dos recursos humanos nas organizaes. 1 ed. Rio de Janeiro: Campus, 1999. CHURCHILL, Jr, Gilbert A. & PETER, J. Paul. Marketing: Criando valor para os clientes. 2 ed. So Paulo: Saraiva, 2003. COBRA, Marcos. Marketing de Servio Financeiro. 2 ed. So Paulo: Cobra, 2003. GIL, Antnio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 3a ed. So Paulo: Atlas, 1991. GRROOS, Christian. Marketing: Gerenciamento e Servios. Traduo da Segunda Edio. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003. GRROOS, Christian. Marketing: Gerenciamento e Servios: a competio por servios na hora da verdade. 1a ed. Rio de Janeiro: Campus, 1995.

KOTLER, Fhilip. Administrao de Marketing: Anlise, Planejamento, Implementao e Controle. 4a ed. So Paulo: Atlas, 1996. www.merkatus.com.br/10 boletim/26.htm. [acesso em 05 de maio de 2010]

28

You might also like