You are on page 1of 6

14/04/13

Letramento, alfabetizao e incluso digital

Novas descobertas
Classic Flipcard Magazine Mosaic
Tecnologias Assistivas,

search
Snapshot Timeslide

Sidebar

Letramento, alfabetizao e incluso digital

Dilogos sobre I

Software livre e Educao

Letramento, alfabetiza

Tpicos sobre Questo

Alm das redes

Modernidade Lq

Fronteiras do Pensame

[http://3.bp.blogspot.com/NfSA7b3phz0/UHyH5oICrrI/AAAAAAAAADM/o5I0agz3ww8/s1600/10.jpg]
http://criatividadepedagogica.blogspot.com.br/2010/08/alfabetizacao-ouletramento.html [http://criatividadepedagogica.blogspot.com.br/2010/08/alfabetizacao-ouletramento.html]

Levando em considerao as reflexes trazidas por Arajo (2007), o conceito de letramento delineia-se para alm do processo de alfabetizao, ou seja, [...] enquanto a alfabetizao ocupa-se da aquisio da escrita por um indivduo, ou grupo de indivduos, o letramento focaliza os aspectos scio-histricos da aquisio de um sistema escrito por uma sociedade (Tfouni, 1995), logo, ele resulta de um processo social, que considera no somente a codificao e decodificao, mas tambm, essencialmente o uso social destas prticas, caracterizando-se como um processo amplo que abarca tanto o sujeito alfabetizado, quanto o analfabeto. Na viso de Soares (2002), o letramento caracteriza-se como estado ou condio de quem exerce as prticas sociais de leitura e escrita, de quem participa de eventos em que a escrita parte integrante da interao entre pessoas e do processo de interpretao dessa interao. Neste sentido, Soares ancora a sua conceituao ao longo de seus estudos delineando-o como um estado ou condio, posto que ele representa a participao do sujeito nas situaes que envolvem a escrita.
novasdescobertasdigitais.blogspot.com.br/2012/10/letramento-alfabetizacao-e-inclusao_6974.html 1/6

14/04/13

Letramento, alfabetizao e incluso digital

A partir da dcada de Send 1980, os estudos advindos da feedback lingustica, pedagogia e da psicologia cognitiva trouxeram novas concepes sobre o ensino de lngua e alfabetizao. Nessas duas ltimas dcadas presenciamos uma reformulao na forma de concebermos a aquisio da lngua escrita. Isso se deve principalmente aos estudos sobre a Psicognese da Lngua Escrita, elaborados por Emlia Ferreiro e Ana Teberosky (1986), que se dedicaram evoluo das hipteses psicogenticas no processo de notao alfabtica. Dentro dessa perspectiva, Ferreiro (1985), ao se contrapor concepo de escrita como um cdigo de transcrio defende uma outra forma de se conceber a escrita, a escrita representao[1] [file:///C:/Users/cge/Desktop/Letramento.doc#_ftn1] , passando a explicar a aquisio do Sistema de Notao como a apropriao de um objeto de conhecimento que requer um processo de construo cognitiva, resultante da ao de um sujeito cognoscente. Alm da contribuio dos trabalhos da Psicognese, h uma outra linha de teorizao que tambm procura explicar como a criana se apropria do sistema de escrita alfabtica. Esta segunda linha de estudos procura identificar o papel das habilidades de reflexo fonolgica no aprendizado da leitura e da escrita. Entre os enquanto sistema de estudos sobre a Conscincia Fonolgica encontramos posies contrrias a respeito do papel das habilidades metalingusticas no processo de alfabetizao. Para alguns estudiosos, a conscincia fonolgica seria uma consequncia da alfabetizao; para outros, a conscincia fonolgica teria um papel causal e preditor do sucesso na alfabetizao ou, ainda constituiria um facilitador da aprendizagem da leitura e da escrita. Nesse perodo presenciamos tambm a construo da noo de letramento e uma redefinio do prprio conceito de sujeito alfabetizado, o qual no visto como algum que apenas saiba ler e escrever, mas, segundo Soares (1998), que exera as prticas sociais de leitura e escrita. Desta forma, defende-se que a escola deve proporcionar, diariamente, tanto atividades de ensino sistemtico da escrita alfabtica como prticas de leitura e produo de textos diversificados, j que o domnio das propriedades do sistema alfabtico e de suas convenes constituiria, por um lado, um objeto de conhecimento e as competncias de compreender e produzir gneros textuais constituiria outro domnio de conhecimento. Dentro desse contexto, tais estudos acabaram por influenciar diretamente os manuais de alfabetizao. Os autores de livros didticos passaram a repensar suas propostas e aos poucos as antigas cartilhas foram sendo substitudas pelos novos livros. Antes de discutirmos sobre qualquer tipo de evento de letramento, preciso entender que o termo letramento no Brasil
novasdescobertasdigitais.blogspot.com.br/2012/10/letramento-alfabetizacao-e-inclusao_6974.html 2/6

14/04/13

Letramento, alfabetizao e incluso digital

vem do termo ingls literacy, o qual tradicionalmente era traduzido por alfabetizao. A opo por dar palavra inglesa uma nova traduo advm dos sentidos que ela adquiriu devido s novas compreenses do que significaria objetivamente ser alfabetizado na sociedade contempornea. (BRITTO, 2003, p. 51) No entanto, preciso compreender que, tal como tem sido utilizado, o termo letramento tem produzido vrios significados, conforme seus usos e especificidades. Isso fica bastante evidente quando analisamos alguns ttulos publicados recentemente em portugus. Vejamos alguns concepes de letramento nestas obras: No Brasil a palavra Letramento foi usada por Kato (1998, p. 11), em sua obra No mundo da escrita: uma perspectiva psicolingstica, ao assegurar que:
A fala a fala pr-letramento; a escrita aquela que pretende representar a fala da forma mais natural possvel; a escrita a escrita que se torna quase autnoma da fala, atravs de convenes rgidas; a fala aquela que resulta do letramento.

Na obra Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prtica social da escrita, organizada por Kleiman (1995, p.15), a referida autora assevera que:
Os estudos sobre o letramento no Brasil esto numa etapa ao mesmo tempo incipiente e extremamente vigorosa, configurando-se hoje como uma das vertentes de pesquisa que melhor concretiza a unio do interesse terico, a busca de descries e explicaes sobre um fenmeno, com interesse social, ou aplic ado formulao de perguntas cuja resposta possa vir a promover uma transformao de uma realidade to preocupante como a crescente marginalizao de grupos sociais que no conhecem a escrita.

Leda Tfouni (2002, p.9), em sua obra Letramento e alfabetizao, afirma que:
O letramento focaliza os aspectos scio-histricos da aquisio da escrita. Entre outros casos, procura estudar e descrever o que ocorre nas sociedades quando adotam um sistema de escritura de maneira restrita ou generalizada; procura ainda saber quais prticas psicossociais substituem prticas letradas em sociedades grafas.

Soares (2004, p.18), aborda em sua obra Letramento: em


novasdescobertasdigitais.blogspot.com.br/2012/10/letramento-alfabetizacao-e-inclusao_6974.html 3/6

14/04/13

Letramento, alfabetizao e incluso digital

trs gneros que Letramento o resultado da ao de ensinar ou de aprender a ler e escrever: estado ou condio que adquiri um grupo social ou um indivduo como conseqncia de ter-se apropriado da escrita. Este conceito reveste-se de um olhar que identifica o letramento em diferentes espaos de escrita transpondo a superfcie do papel ao meio virtual os quais geram diferentes modalidades de prticas sociais de leitura e escrita em que o sujeito alm de ler e interpretar, ele tem a possibilidade tambm de interagir. Arajo (2007) avana analisando os estudos que convergem nesta rea, situando que o que sustenta a ampliao do conceito de letramento para letramento digital, a idia de interao, a ao de interagir, para alm de interpretar. O sujeito tem a possibilidade de, nas prticas de leitura e escrita, alm de interpretar e repercutir sua interpretao no seu convvio social, avanar nas prticas interagindo com o texto, onde a interao passa a ser uma interveno. Esse novo advento de letramento repercute da introduo e expanso das tecnologias da informao e comunicao (TIC). Com elas, o processo de troca e disseminao de informao e comunicao torna-se mais dinmico e acessvel a sociedade. Tal concepo coaduna com a defendida pelos documentos oficiais do Brasil, nos revelando que a [...] incluso digital ora aparece como objetivo principal de programas de disseminao das TICs nas escolas, ora como um subproduto da fluncia que as crianas ganham ao usar computador e Internet. A meta a qualidade do processo de ensino-aprendizagem, sendo o letramento digital decorrncia natural da utilizao frequente dessas tecnologias (BRASIL, 2008). Nessa perspectiva, Bonilla (2010) conclui que o acesso as TIC deve ser feito considerando o prisma da qualidade, sendo fundante o investimento na democratizao para acesso e uso e a capacitao docente para este fim. Referncias ARAJO, Rosana Sarita de. Letramento digital e educao . In: Percurso na formao de professores com tecnologias da informao e da comunicao. Macei: EDUFAL, 2007. BONILLA, Maria Helena. Polticas pblicas para incluso digital nas escolas. Revista Motrivivncia. Ano XXII, No 34, P. 40-60 Jun./2010. BRASIL. CMARA DOS DEPUTADOS. Conselho de Altos Estudos e Avaliao Tecnolgica. Um Computador por aluno: a experincia brasileira. Braslia: Cmara dos Deputados, Srie Avaliao de Polticas Pblicas, Braslia/DF, n.1, 2008.
novasdescobertasdigitais.blogspot.com.br/2012/10/letramento-alfabetizacao-e-inclusao_6974.html 4/6

14/04/13

Letramento, alfabetizao e incluso digital

BRITO, Luiz Percival Leme. Sociedade de cultura escrita, alfabetismo e participao. In: RIBEIRO, Vera Masago (Org.) Letramento no Brasil. So Paulo: Global, 2003. FERREIRO, Emlia. Reflexes sobre alfabetizao . So Paulo: Cortez, 1985. FERREIRO, E & TEBEROSKY, A. Psicognese da lngua escrita. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1986. KATO, Mary A. No mundo da escrita: psicolingustica. So Paulo: tica, 1998. uma perspectiva

KLEIMAN, ngela B. Modelos de letramento e as prticas de alfabetizao na escola. In: KLEIMAN, ngela B. (Org.) Os significados do letramento : uma nova perspectiva sobre a prtica social da escrita.Campinas, SP: Mercado de Letras, 1995. SOARES, M. Letramento : um tema em trs gneros. Belo Horizonte: Autntica. 2004. TFOUNI, Leda Verdiani. Letramento e alfabetizao . So Paulo: Cortez, 2002.

[1] [file:///C:/Users/cge/Desktop/Letramento.doc#_ftnref1] No incio dos

anos 1980 Ferreiro e seus colaboradores ainda usavam o termo representao como sinnimo de notao. Posted 2nd October 2012 by Ferdinando Melo
0

Add a comment

novasdescobertasdigitais.blogspot.com.br/2012/10/letramento-alfabetizacao-e-inclusao_6974.html

5/6

14/04/13

Letramento, alfabetizao e incluso digital

D i g i t es e uc o m e n t r i o . . .

Comentar como: Publicar Visualizar

novasdescobertasdigitais.blogspot.com.br/2012/10/letramento-alfabetizacao-e-inclusao_6974.html

6/6

You might also like