You are on page 1of 9

crtica

O VALOR DA LIBERDADE NA SOCIEDADE CONTEMPORNEA


DAS RECHT DER FREIHEIT.

de Honneth, Axel. Berlim: Suhrkamp, 2011.

Alessandro Pinzani

[1] Tarefa que j animava obras anteriores, como Sofrimento de inde terminao (So Paulo: Esfera Pblica, 2007) e o prprio Luta por reconheci mento (So Paulo: Editora 34, 2003), at agora seu livro mais conhecido e teoricamente mais denso.

[2] Operaes anlogas foram pra ticadas nos ltimos anos por alguns pensadores norteamericanos. Ver Pinkard, T. Hegels Phenomenology. The Sociality of Reason. Cambridge: Cambridge University Press, 1994; Neuhouser, Frederick. Foundations of Hegels Social Theory. Actualizing Freedom. Cambridge (MA): Harvard University Press, 2000. Pippin, Robert. Hegels Practical Philosophy. Rational Agency as Ethical Life . Cambridge: Cambridge University Press, 2008.

Das Recht der Freiheit [O direito da liberdade], o livro mais recente de Axel Honneth representa, por um lado, a tentativa mais sistemtica de organizar sua teoria, que como se sabe tem seu centro no conceito de reconhecimento, e, por outro, a tentativa de atualizar o pen samento hegeliano1. necessrio considerar este ltimo objetivo para melhor entender os alcances e os limites do primeiro. Em geral, temse a impresso de que o autor, ao seguir de perto a estrutura da Filosofia do direito de Hegel, coloca sua prpria teoria em um corpete rgido e justo demais. A proximidade com Hegel parece mais evidente na segunda parte do livro, a mais propriamente sistemtica, que estruturada de forma tripartida e segue de perto a estrutura da seo Eticidade da Filosofia do direito. parte sobre famlia do texto hegeliano correspon de, no texto de Honneth, a parte sobre relaes pessoais; quela sobre sociedade civil corresponde a parte sobre o mercado; finalmente, parte sobre o Estado corresponde a parte sobre o Estado democrtico. No se trata de meras analogias formais, j que a pretenso atualizar o pensamento hegeliano, livrandoo da sobrecarga metafsica2. Contra a perspectiva normativa que busca seu ponto de partida em normas, princpios ou procedimentos ideais, e no na empiria e na des crio de sociedades concretas perspectiva que caracteriza a maioria das teorias da justia contemporneas (John Rawls, Ronald Dworkin, etc.) , Honneth defende uma perspectiva hegeliana, que d relevn cia central aos acontecimentos histricos e interpretao deles nos ter mos do que o autor chama de reconstruo normativa, ou seja [...] um procedimento que tenta traduzir para o plano da teoria social as intenes normativas de uma teoria da justia, tomando como fio condutor, para selecionar e elaborar o material emprico, valores justificados de forma
crtica 207

imanente [ prpria sociedade]: as instituies e prticas existentes so analisadas e apresentadas em relao s suas prestaes normativas e na ordem pela qual se tornam significativas para a encarnao e realizao dos valores socialmente legitimados3. A anlise das instituies e prticas sociais existentes , portan to, ao mesmo tempo, uma avaliao com base em sua capacidade de realizar os valores prprios da sua sociedade (e no de outra). Ora, isso levanta um problema metodolgico importante, j que a anlise histrica de Honneth no acompanhada, como acontece em Hegel, por uma viso metafsicoracionalista que v na histria das institui es o caminho do Esprito, isto , um progresso constante, ainda que descontnuo. A renncia a tal viso abre a possibilidade de que a his tria no consista em um progresso, mas possa resultar em regressos e recadas na irracionalidade e na barbrie. Honneth, contudo, no parece disposto a aceitar completamen te essa concluso, que tornaria questionvel a prpria noo de uma reconstruo normativa. Portanto, ao longo do livro, descreve os fen menos histricos, que lhe servem como base para sua reconstruo normativa, como se constitussem um caminho fundamentalmente progressivo e positivo. Embora reconhea a existncia de patologias sociais e de desenvolvimentos errados [Fehlentwicklungen], termina seu livro expressando a esperana (ainda que no a certeza, como o faria Hegel) de que possvel que surja uma cultura europeia de cuidados compartilhados e de solidariedades ampliadas4. Na leitura de Honneth, os valores legtimos caractersticos das sociedades liberaldemocrticas modernas se fundiram em um nico, a saber, na liberdade individual nos seus sentidos plurais que conhece mos5, no porque a liberdade represente em si um valor superior aos outros, mas porque a prpria sociedade moderna ocidental lhe atribui esse valor superior. Neste sentido, Honneth se serve do conceito de justia a partir de uma perspectiva sociolgica e no abstratamente normativa: tratase de considerar o que uma determinada sociedade considera justo. Portanto, possvel analisar as diferentes esferas que formam nossa sociedade (relaes ntimas, mercado e Estado demo crtico) com base em como e quanto realizam a liberdade individual6. Na leitura de Honneth, todas as lutas por reconhecimento social escre veram em seus estandartes o lema da liberdade individual. Mais do que isso: na modernidade a exigncia de justia pode ser legitimada publicamente somente se faz referncia, de uma maneira ou de outra, liberdade individual7. A centralidade da liberdade individual no implica, contudo, a assuno de um paradigma, tipicamente liberal, de individualismo ontolgico ou metodolgico: Honneth no parte da ideia de que os
208

[3] Honneth, A. Das Recht der Frei heit. Berlim: Suhrkamp, 2011, p. 23. [Citaes traduzidas pelo autor.]

[4] Ibidem, p. 624.

[5] Ibidem, p. 9.

[6] Em nota, o autor faz uma afirma o bastante relevante do ponto de vista terico: Em seguida no consi derarei a ideia de igualdade, por mais influente e rica de consequncias que seja, como um valor independente, j que pode ser entendida somente em relao igualdade individual (p. 35, nota 1). Essa breve observao o nico espao que Honneth reserva em seu livro ao conceito de igualdade, tra dicionalmente central nas teorias da justia (o termo nem sequer aparece no ndice analtico). [7] Honneth, op. cit., p. 38.

[8] Como veremos, Honneth consi dera at certo ponto estas perspecti vas patologias sociais.

[9] Na primeira parte do livro o autor realiza uma reconstruo hist rica dos diferentes conceitos de liber dade, servindose da obra de pensa dores bastante diversos entre si: Hobbes, Sartre, Nozick, Rousseau, Kant, Rawls, Habermas, os romnti cos alemes, Herder, Mill, Arendt, Hegel, Marx e Gehlen. Neste contex to no temos espao para dedicarnos anlise da leitura que Honneth faz desses autores e que, de qualquer maneira, funcional parte mais sistemtica do livro, dedicada expo sio terica dos trs conceitos de liberdade.

[10] Tratase, portanto, de direitos meramente negativos, j que os direi tos polticos pertencem, segundo Honneth, esfera da liberdade social.

[11] Honneth, op. cit., pp. 161 e 164. [12] Analogamente, na seo da Filosofia do direito de Hegel dedicada ao direito abstrato, o autor criticava a tendncia, tpica de muitos juristas e filsofos, a reduzir o indivduo mera pessoa jurdica detentora de direitos formais.

indivduos representam um prius ontolgico, isto , que existem ante rior e independentemente do seu contexto social; tampouco faz do indivduo o juiz ltimo da legitimidade das instituies sociais, como na tradio liberal8. Seu conceito de liberdade individual no descon sidera o fato de que o indivduo est desde sempre inserido em um contexto social caracterizado pela existncia de instituies e prticas sociais legtimas. Hegel tinha dividido sua Filosofia do direito em trs partes, dedicadas respectivamente ao direito abstrato, moralidade e eticidade. Hon neth identifica trs diferentes sentidos de liberdade que, grosso modo, correspondem tripartio hegeliana: a liberdade negativa ou jurdica, a liberdade reflexiva ou moral e a liberdade social9. A liberdade jurdica est ligada existncia de um sistema de direi tos subjetivos, surgido na modernidade por um processo paulatino. Honneth reconhece que inicialmente os direitos subjetivos tiveram primariamente carter econmico, com o primado do direito pro priedade primado no somente prtico, mas tambm terico (de Locke ao prprio Hegel tal direito recebe um lugar de primazia nas relaes dos indivduos entre si e com a comunidade). Contudo, ao longo do tempo, os direitos subjetivos acabaram criando um espao de proteo do indivduo, que lhe permite desenvolver autonoma mente seu plano de vida independentemente das concepes e dos valores socialmente dominantes. Os direitos subjetivos constituem uma esfera privada, qual o indivduo pode retirarse, subtraindose s obrigaes comunicativas ligadas exigncia de justificar escolhas de vida e valores individuais10. Mas na liberdade jurdica estaria presente o risco de uma pato logia social: a total identificao, pelos indivduos, de sua liberdade com a liberdade jurdica, isto , com seus direitos negativos e que, portanto, tais direitos acabem sendo os elementos constitutivos do plano de vida de seus titulares. Assim, os sujeitos tendem a retirarse na gaiola de seus direitos subjetivos e a prse perante os outros exclusivamente como pessoas jurdicas, demandando a resoluo de todos os seus conflitos unicamente aos tribunais. A pessoa se reduz assim soma de suas pretenses jurdicas 11, fechandose ao fluxo comunicativo que a une s outras pessoas12. Os direitos so usados, portanto, como uma barreira s exigncias de justificao que provm dos outros indivduos. O segundo tipo de liberdade, a liberdade moral, coincide com aqui lo que na tradio filosfica foi definido como autonomia moral, e consiste basicamente na capacidade de pr em questo normas, exi gncias ou instituies socialmente vlidas com base em razes uni versais, isto , com base em argumentos que poderiam encontrar o consenso de todos os envolvidos (manifestase aqui a influncia da
crtica 209

teoria do discurso de Habermas). Em outras palavras, cada indivduo livre para questionar as exigncias morais que a sociedade lhe impe, contanto que desde um ponto de vista universal. Neste sentido (como salientava Hegel em sua crtica a Kant), essa liberdade toma uma forma negativa: a liberdade de rechaar normas ou instituies sociais que no superem o teste de universalizao (isto , que se fundam sobre argumentos que no podem encontrar o consenso dos envolvidos). Isso implica que contrariamente ao que acontece no caso da liber dade jurdica os sujeitos esto dispostos, se necessrio, a justificar suas aes e suas escolhas recorrendo a argumentos universalizveis13. A liberdade moral exige, para ser exercida, no somente que os indiv duos possuam a capacidade de distinguir entre razes corretas ou fal sas, mas tambm que sejam capazes de colocarse no lugar dos outros. Justamente essa capacidade, contudo, abre o risco de outras duas patologias sociais: o indivduo tornarse um moralista incapaz de situarse no prprio contexto social, agindo como se tal contexto no existisse, isolandose socialmente e tendendo a considerarse como um legislador moral todopoderoso, ou chegar a uma postura de verdadeiro terrorismo com motivaes morais, a partir da qual a ordem social considerada injusta e imoral na sua totalidade, exigin do a sua destruio14. Ao terceiro tipo de liberdade, liberdade social, so dedicados quase dois teros do livro, j que nela se realizaria, para Honneth, a liberdade do indivduo. Em relao s outras duas, Honneth afirma que elas se comportam de forma parasitria perante uma prxis de vida social que no somente as precede sempre, mas qual devem tam bm seu direito de existir15. A liberdade jurdica e a moral permitem que o indivduo distanciese ou fechese perante as exigncias ligadas a relaes sociais preexistentes, mas so incapazes de criar elas mes mas esta realidade intersubjetivamente compartilhada no interior do mundo social16. A tese central de Honneth, nesse sentido, a de que a liberdade individual alcana uma realidade socialmente experimentvel e socialmente vivida somente em construtos institucionais que dispem de obrigaes complementares ligadas a papis [sociais], enquanto nas esferas do direito e da moral, previstas oficialmente para ela, possui somente o carter de um mero distanciamento ou de uma reviso reflexiva17. Isto , experimentamos nossa liberdade individual somente no contexto de obrigaes sociais que surgem do fato de desempe nharmos certos papis sociais (por exemplo, enquanto parceiros, pais, amigos, agentes econmicos, produtores, consumidores, cida dos, etc.). Essa liberdade social, pois, longe de isolar o indivduo do contexto social no qual se encontra, s vivida em tal contex
210

[13] Honneth, op. cit., p. 193.

[14] Aqui tambm h um eco da crtica posio da subjetividade moral efetuada por Hegel na seo Mo ralidade da sua Filosofia do direito.

[15] Honneth, op. cit., p. 221.

[16] Ibidem, p. 222.

[17] Ibidem, p. 229.

to, isto , na interao com outros indivduos. Isso leva Honneth a no identificar patologias sociais ligadas ao seu exerccio, j que tais patologias remetem a um malentendido sistemtico que leva o indivduo a atribuir um sentido errado sua liberdade jurdica ou moral malentendido que, contudo, tem suas causas nas prprias formas de liberdade em questo; no caso da liberdade social, esta mos perante desenvolvimentos errados que, segundo Honneth, no seriam provocados pelo prprio sistema da liberdade social. Ora, com isso, o autor abre espao para uma ambiguidade, pois aparen temente as causas de tais desenvolvimentos no seriam imanentes ao sistema descrito, por exemplo esfera do mercado ou do Esta do democrtico. Na realidade, como o prprio Honneth explicou em ocasio de uma discusso sobre seu livro realizada em Berlim em fevereiro de 2012, no caso da liberdade social, os fenmenos negativos se do quando um certo patamar de desenvolvimento de tal liberdade atingido e, em seguida, novamente abandonado. Tratase, em suma, de regresses histricas, que levam a sociedade a perder um nvel de liberdade social que j tinha alcanado, e no de patologias individuais. Por isso, contrariamente ao que acon tece nos captulos dedicados liberdade jurdica e moral, o objeto principal de Honneth nessa parte uma leitura do desenvolvimento histrico das trs esferas nas quais se realiza a liberdade social: as relaes pessoais, o mercado e o Estado democrtico. Tratase, nesse caso, de ver qual a contribuio das trs esferas realizao daquela liberdade, na qual se concentram os valores considerados legtimos na sociedade dos pases industrializados e democrticos da Europa ocidental. Como acontece com Hegel, contudo, o leitor suspeita que a reconstruo normativa em pauta tenha como objeto uma socie dade especfica, a saber, a do autor: a Alemanha, j que boa parte do material emprico apresentado referese evidentemente, ainda que no explicitamente, sociedade alem e s em parte pode ser visto como uma descrio fiel de outras sociedades, inclusive as de outros pases industrializados. Assim, na reconstruo da evoluo das maneiras de viver as rela es pessoais, que compreendem amizade, relaes ntimas (quer no sentido de relaes amorosas, quer no sentido de relaes sexuais) e famlia, Honneth mostra como se passa da viso clssica de amizade masculina a formas de amizade entre pessoas de diferentes gneros, ou como se passa do amor romntico ao amor livre dos anos 1970 e a uma maior abertura em relao a tais questes, ou como a famlia patriarcal ampliada d lugar famlia nuclear tradicional, na qual os pais ficam presos a seus papis (o homem trabalha e sustenta a famlia, a mulher fica em casa cuidando dos filhos), famlia moderna, na qual a diviso dos papis entre os gneros no to rgida, e, finalmente, s
crtica 211

novas famlias, no mais compostas por dois pais de gnero diverso e pelos filhos, mas, eventualmente, por pais do mesmo gnero ou por diferentes casais de pais, consequncias de divrcios, etc. Essa his tria, embora incompleta (faltam, por exemplo, formas de relaes pessoais importantes como clubes, associaes, camaradagem, etc.), , provavelmente, a menos problemtica para efetuar uma reconstru o normativa que aponte para um progresso. significativo que o nico risco de um desenvolvimento errado mencionado diga respeito famlia e se refira ausncia eventual de polticas pblicas de apoio s famlias (portanto, seja atribuvel esfera da poltica). A tarefa mais rdua talvez seja mostrar como a esfera do merca do pode ser o lugar onde se realiza a liberdade social dos indivduos. O prprio Honneth reconhece as dificuldades ligadas a essa tarefa, uma vez que o sistema da economia de mercado capitalista no parece minimamente orientado construo de uma relao de reconheci mento recproco, na qual os indivduos possam ver na liberdade dos outros a condio para o exerccio da sua prpria liberdade, como exige o conceito de liberdade social que deveria ser realizado pela esfera do mercado18. Destarte, parece difcil ver como a esfera do mercado orga nizado de forma capitalista possa ser considerada uma instituio relacional de liberdade social19. verdade que tal esfera pressupe a institucionalizao de direitos individuais que correspondem cria o da liberdade jurdica; e que, portanto, nela os indivduos possuem um mnimo de liberdade. Contudo, prevalece a concentrao no inte resse particular e uma viso pela qual cada um v no outro meramente um meio para alcanar seus fins particulares. O atual mercado capita lista (quer o mercado de trabalho, quer o mercado tradicional onde se trocam mercadorias) tende a isolar os indivduos uns dos outros e a convenclos de que a nica coisa que conta a maximizao dos lucros individuais, no a satisfao das carncias sociais. Isso leva os indivduos a no assumir aquela atitude de confiana e benevolncia que, j segundo Adam Smith, representa a condio necessria para o correto funcionamento do sistema20. Em harmonia com essa viso, Honneth pensa, ento, que as relaes contratuais no mercado de trabalho deveriam obedecer no somente a imperativos econmicos (a lei da oferta e da procura, por exemplo), mas tambm a normas e princpios normativos independentes e, sobretudo, deveriam ser expresso de relaes de reconhecimento recproco: os atores econ micos devem ter se reconhecido de antemo como membros de uma comunidade cooperativa antes de poderem atribuirse reciprocamen te o direito de maximizar seu lucro no mercado21. Na sua reconstruo normativa do desenvolvimento histrico do mercado capitalista, Honneth v a realizao paulatina dos princ pios de liberdade social, que lhe servem de fundamento e asseguram
212

[18] Ibidem, p. 318. [19] Ibidem, p. 302.

[20] Idem, 330 e ss.

[21] Ibidem, p. 349.

[22] Ibidem, p. 358.

[23] Por exemplo: Rosa, H. Besch leunigung. Die Vernderung der Zeitstrukturen in der Moderne. 2. ed. Frankfurt a. M.: Suhrkamp, 2005; Foster, J. B. e Magdoff, F. The Great Financial Crisis. Causes and Con sequences . Nova York: Monthly Review Press, 2009; Stieglitz, J. Freefall. Free Markets and the Sinking of the Global Economy . Londres: Penguin, 2009; Drre, K., Lessenich, S. e Rosa, H. Soziologie Kapitalismus Kritik. Eine Debatte. Frankfurt a. M.: Suhrkamp, 2009; Chang, H.J. 23 Things They Dont Tell You About Capitalism . Londres: Allen Lane, 2010; Harcourt, B. E. The Illusion of Free Markets . Cambridge (MA): Harvard University Press, 2011. [24] Honneth, op. cit., p. 471.

sua legitimao. Em particular, menciona os mecanismos institucio nais que visam garantir um procedimento discursivo de acordo de interesses e ancorar juridicamente a igualdade de oportunidades22. Na realidade, aqui como em outros momentos, Honneth parece refe rirse realidade alem, na qual, como se sabe, existe (melhor seria dizer: existia em considerao das profundas transformaes pelas quais passou o modelo de mercado social alemo) um mecanismo de cogesto das empresas e de harmonizao dos interesses por meio de contratos nacionais e da mediao do governo. Em outros pases, contudo, os mecanismos institucionais mencionados por Honne th permanecem uma utopia, e o mercado de trabalho no obedece a regras estabelecidas discursivamente, nem ao princpio da igualdade de oportunidades. Portanto, a reconstruo normativa, neste caso, parece questionvel no somente com base na interpretao do dado emprico (isto , no somente questionando se at no modelo social de mercado alemo de fato os mecanismos mencionados por Honneth funcionaram da maneira descrita pelo autor), mas tambm com base nos prprios dados empricos apresentados. Alm disso, chamam a ateno os fatos de Honneth no tratar o mercado financeiro, hoje to dramaticamente importante, e no mencionar em momento nenhum a grande ciso histrica marcada pela queda do Muro e pelo fim do socialismo real o que admira, em uma obra que pretende oferecer uma reconstruo normativa baseada na histria das sociedades ocidentais modernas. A situa o atual, caracterizada pelo aumento vertiginoso do desemprego na maioria dos pases industrializados, pelo desmantelamento do modelo social de mercado alemo, pela progressiva mas constan te reduo dos direitos trabalhistas, pela concorrncia entre pases, que querem oferecer s empresas condies mais vantajosas custa dos empregados, etc., considerada por Honneth um mero desen volvimento errado de um processo que, de outra forma, poderia ter levado a uma sociedade mais justa e no, como acham outros auto res23, como a consequncia inevitvel de certa lgica imperante nas ltimas dcadas de privatizaes e desregulamentaes. A ltima parte do livro dedicada reconstruo normativa do processo que levou do Estado liberal de direito ao atual Estado democrtico constitucional e social. Em particular, o autor analisa a instituio da esfera pblica democrtica como um espao social intermdio, no qual cidads e cidados devem formar aquelas con vices passveis de um consenso geral, que deveriam ser respei tadas pelo processo de legislao parlamentar por meio de proce dimentos prprios do Estado de direito24. Contrariamente ao que acontece com as relaes pessoais e o mercado, a realizao da liber dade social nessa esfera depende da sua realizao nas outras duas.
crtica 213

A reconstruo normativa da formao da esfera pblica democr tica oferecida por Honneth segue em geral a operao anloga reali zada por Habermas em 196225. Honneth salienta a importncia do Estadonao nesse processo e fala da necessidade para o desen volvimento de uma esfera pblica democrtica de uma certa medida de patriotismo, que, contudo, deve assumir hoje o aspecto de um patriotismo constitucional, para que se estabeleam pon tes de comunicao entre rgos de governo e populao26. Falando dos desenvolvimentos errados nessa esfera, Honne th menciona o fato de que a mdia deixou de gerar informao para comercializarse e tornarse um mecanismo de produo de riqueza atravs da venda de espao publicitrio, e lamenta a apatia presente entre os cidados, que parecem no ter interesse em participar ativa mente do processo de formao da vontade poltica (que no se limita somente participao nas eleies, mas compreende a participao nas discusses que acontecem no contexto da esfera pblica). Hon neth apresenta cinco condies que deveriam permitir um melhor exerccio da liberdade social, embora em princpio no possam ser preenchidas todas e completamente27, mas sem as quais no seria possvel pensar a esfera pblica como esfera de liberdade social. As menos problemticas dizem respeito existncia de garantias jur dicas para a participao poltica dos indivduos e presena de um espao comunicativo comum, j a terceira, relativa existncia de um sistema diferenciado de mdia, mais difcil de ser realizada; extrema mente complicada a realizao das duas ltimas: a disponibilidade dos cidados a se engajarem nas discusses pblicas e o desenvolvi mento de um sentimento de solidariedade cvica mantido por uma correspondente cultura poltica da solidariedade. As convices elaboradas nos debates pblicos devem transfor marse em estratgias concretas de ao ou em normas jurdicas atra vs da atividade legislativa dos parlamentos, isto , atravs da ao do Estado. Honneth define o Estado como o rgo reflexivo ou a rede de instncias polticas com a ajuda da qual os indivduos, que se comu nicam entre si, tentam transpor na realidade suas vises, alcanadas experimental ou deliberativamente relativamente s solues moral e pragmaticamente adequadas de problemas sociais28. Nessa viso, o Estado o instrumento atravs do qual os cidados ativos politica mente realizam suas convices e, portanto, sua liberdade social. Con tudo, os desenvolvimentos errados so particularmente numerosos e concernem incapacidade concreta do Estado em lidar com os proble mas ligados economia, com a influncia dos lobbies, com a burocrati zao dos partidos polticos, etc. Uma sada possvel identificada por Honneth na capacidade de pressionar os parlamentos demonstrada pelos movimentos sociais e as associaes civis29.
214

[25] Habermas, J. Mudana estrutural da esfera pblica . Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1984.

[26] Honneth, op. cit., pp. 4959.

[27] Ibidem, p. 540, nota 505.

[28] Ibidem, p. 570.

[29] Ibidem, p. 608.

Apesar dos diagnsticos negativos sobre os inmeros desenvolvi mentos errados que assombram as esferas do mercado e do Estado, o livro termina com uma nota otimista: a esperana no surgimento de uma cultura poltica democrtica e participativa capaz de retomar o caminho fundamentalmente progressivo registrado por Honneth na sua reconstruo normativa da maneira em que a liberdade social veio afirmandose como o valor principal da sociedade ocidental moderna. O otimismo de Honneth no , portanto, crena dogmtica no pro gresso de tal liberdade (como em Hegel), mas um otimismo cauteloso e consciente das dificuldades com as quais ela ainda tem que lidar.
Alessandro Pinzani professor da Universidade Federal de Santa Catarina.

crtica 215

You might also like