You are on page 1of 6

1. Introduo Os materiais possuem comportamentos que, para melhor manipulao deles, fazse necessrio o conhecimento desses comportamentos.

A mecnica das fraturas detalha sobre o comportamento das trincas nos materiais. Atravs dos ensaios de materiais, obtida a resistncia dos mesmos, que pode ser influenciada pela presena de uma trinca. E 1913, as primeiras ideias surgiram com Inglis que, apesar de ter tido grande avano, ele no conseguiu explicar o porque dos materiais no de quebrarem na presena de entalhes. Foi quando Griffith, em 1921 deu continuidade ao trabalho de Inglis, conseguindo sucesso em suas teorias, e seu modelo aceito at os dias de hoje, e vai de estudos do tamanho do defeito crtico que pode causar o incio de uma trinca, at do que depende a propagao dessa trinca. Paralelo a isso, a anlise das estruturas tambm estuda o comportamento dos materiais em tamanhos maiores, como por exemplo, projetos de construo civil.

2. Griffith 2.1. Origem da Mecnica da Fratura Griffith foi um dos percussores da mecnica da fratura. As primeiras ideias surgiram com Inglis em 1913 ao estudar entalhes elpticos em placas planas em carregamento uniforme, o mesmo obteve o Fator de Concentrao de Tenso (KT) que descreve o efeito da geometria da trinca no nvel de tenses na ponta da trinca, segundo Inglis quando o raio da ponta do entalhe tende a zero ( 0), tem-se a definio terica de trincas, cujos campo de tenses tende ao infinito em suas pontas. Sendo assim a trinca apresentaria um KT infinito, o que no verdico, pois nesta condio qualquer tenso nominal, por menor que fosse, provocaria a runa da estrutura. Abaixo temos a equao do Fator de Concentrao de Tenso.

Onde, a meio comprimento de trinca raio de curvatura da trinca

Apesar das formulaes Inglis no conseguiu explicar porque essas peas com entalhes no quebravam. Foi Griffith que deu o passo seguinte para um melhor entendimento das trincas. Griffith props em 1921 uma extenso do trabalho de Inglis, permitindo uma viso alternativa para a compreenso do processo de propagao de trincas. Este modelo, conhecido atualmente como modelo de Griffith um dos pilares da mecnica da fratura. 2.2. Critrio Griffith O estudo da fratura e propagao de trincas lentas, ou de quase-equilbrio (fratura estvel), possui seu incio com o trabalho de Griffith em 1920-1922 [Griffith 1920]. Ele retomou o modelo de uma trinca elptica em uma placa, plana e infinita, utilizado por Inglis. Pensando na questo do campo global no interior de um corpo, ele
2

procurou elaborar sua teoria com a finalidade de calcular qual deveria ser o tamanho do defeito crtico, capaz de dar incio propagao de uma trinca. Com isto, ele explicou quantitativamente o decrscimo na resistncia dos materiais, devido presena de um defeito de tamanho crtico. Este clculo contribuiu para o avano da MFC, fornecendo as bases matemticas para o clculo da resistncia mecnica de um material. A importncia do trabalho de Griffith se reflete at os dias de hoje. Seu trabalho considerado como o incio da MFC, o que a tornou uma cincia quantitativa do comportamento mecnico dos materiais. Griffith obteve sucesso em seu estudo ao analisar amostras de vidro com a mesma ideia de trinca elptica de Inglis. Ele considerou que a fratura ocorre em um material frgil ideal, com uma trinca de comprimento 2a no interior de uma placa sujeita a uma tenso uniforme aplicada no infinito.

Figura 2.1:

Griffith prope e prova este simples teorema com sua experincia: Seja um slido linear elstico, deformado por foras de contato aplicadas sua superfcie. A soma da energia potencial das foras aplicadas e da energia de deformao elstica do corpo ser diminuda ou permanecer inalterada pela introduo de uma trinca, cuja superfcie no esteja sujeita a traes.

Figura 2.2: Ensaio hipottico de trao em uma placa com trinca Fonte: (ROSA, 2002)

Para o melhor entendimento desse teorema, vamos considerar um material elstico linear (ex: vidro) e a variao de energia do sistema quando a trinca sofre um aumento infinitesimal, da, ou seja, uma trinca de comprimento inicial a e que em determinado instante assume o comprimento a+da. Inicialmente este material sofre um carregamento constante simulando um ensaio de trao. Ao formar uma trinca o material libera energia elstica proveniente da quebra da ligao qumica dos tomos e em seguida a mesma absorvida como energia de superfcie, que utilizada na formao de novas superfcies livres. Ao relacionar carga com deslocamento no ensaio hipottico de trao temos a figura 2.2, ao fixar o valo de deslocamento u1 e o manter constante, o aumento do comprimento da trinca de a para a+da provocar uma reduo da energia elstica de deformao de: P1.u1 para P2.u1 Da o corpo com a trinca maior se comporta como uma mola mais flexvel em relao ao mesmo com a trinca menor, em consequncia a rigidez da placa diminui e a fora exercida pela placa reduz de P1 para P2. Nesta condio, esse aumento da trinca libera energia elstica (P1 P2).u1 que pode ser transformada em energia de superfcie, esta absorvida pelas novas faces geradas pelo avano da trinca. Agora, para os dois tamanhos de trinca, ao considerarmos a condio de carregamento constante, o corpo com a trinca maior, funcionando como uma mola mais fraca, sofre um deslocamento maior que quando tinha a trinca menor e a energia elstica de deformao armazenada maior. Desta forma a variao da energia potencial dada pela variao da energia complementar, como segue: P1 ( u 2 - u 1 ) - 0,5 P 1 ( u 2 - u 1 ) = 0,5 P 1 ( u 2 - u 1 ) Resumindo, temos que: Com deslocamentos iguais a energia de deformao decresce de: 0,5 ( P 1 - P 2 ) u 1 Com cargas iguais a energia potencial total decresce de: 0,5 P 1 ( u 2 - u 1 ) Chamando dP = P 1 - P 2 e du = u 2 - u 1 Podemos escrever que: Variao de energia de deformao: dU = - 0,5 u dP Variao de energia potencial: dV = - 0,5 P du A relao entre u e P dada por: u=CP onde C uma constante para um dado comprimento de trinca, denominada de flexibilidade do sistema, o inverso da rigidez. Como a variao do comprimento da trinca tende a zero, da 0, o valor de C igual para as trincas de comprimento a e (a + da), logo du = C dP

Com estas duas ltimas expresses, as equaes da variao da energia podem ser reescritas como: - 0,5 u dP = - 0,5 C P dP - 0,5 P du = - 0,5 P C dP o que prova que os dois conceitos so equivalentes quando o acrscimo da trinca pequeno. Assim, para um aumento infinitesimal do comprimento da trinca, a reduo da energia elstica de deformao de um corpo trincado, com condies de deslocamento constante, igual reduo da energia potencial sob condies de carga constante. Assim Griffith percebeu que quando a energia potencial for menor que a energia de superfcie a trinca fica de uma forma estvel, e quando a energia potencial for maior que a energia de superfcie ocorre a instabilidade e a trinca se propaga. Quando as duas energias esto em igualdade ocorre um equilbrio instvel, a energia total do sistema (E) igual a soma da energia potencial (P) com a energia de formao das superfcies da trinca(s): (1) P0 a energia potencial total de uma placa sem trinca e B a espessura da placa conforme a figura 2.1. P = P0 superfcie de rea da trinca. (2)

s igual ao produto da energia elstica de superfcie do material (s), e a nova s= 2(2aBs) (3)
Substituindo as equaes (1) e (2) na equao (3), Griffith obteve e a tenso de fratura:

A equao acima vlida somente para materiais idealmente frgeis. Griffith obteve bons resultados trabalhando com vidros, porem a equao subestima a tenso de fratura dos materiais estruturais comuns.

3. Anlise de Estruturas A Anlise de Estruturas provavelmente a aplicao mais comum do mtodo dos elementos finitos. O termo estrutura no s diz respeito as estruturas de engenharia civil como pontes e edifcios, mas tambm estruturas navais, aeronuticas, mecnicas e etc. Os sete tipos de anlises de estruturas que podem ser executadas so os seguintes: 3.1 Anlise esttica Usada para determinar deslocamentos, tenses, etc. sob condio de carga esttica. Tem-se dois tipo de anlises estticas, linear e no linear, sendo que as nolinearidades podem incluir plasticidade, tenso, rigidez, grandes deformaes, grandes tenses, hiperelasticidade, superfcie de contato, e fissurao.

3.2 Anlise modal Usada para calcular as frequncias naturais e modos de vibrao de uma estrutura. H diferentes mtodos disponveis de extrao de modos. 3.3 Anlise harmnica Usada para determinar a resposta de uma estrutura a cargas harmnicas variveis no tempo. 3.4 Anlise dinmica transiente Usada para determinar a resposta de uma estrutura s cargas arbitrariamente variveis no tempo. So permitidas todas as no-linearidades mencionadas na anlise esttica. 3.5 Anlise espectral Uma extenso da anlise modal, usada para calcular tenses e deformaes devidas a um espectro de resposta ou uma contribuio de PSD (vibraes aleatrias). 3.6 Anlise de Flambagem Usada para calcular as cargas de flambagem e determinar a forma do modo de flambagem. Ambas as anlises, flambagem linear e flambagem no linear, so possveis. 3.7 Anlise Dinmica Explcita O ANSYS prov uma interface ao LS-DYNA, programa de elementos finitos usado para calcular solues rpidas para cargas dinmicas, grandes deformaes e complexos problemas de contato. Alm dos tipos de anlise citados, vrias caractersticas especiais esto disponveis, como: mecnica da fratura, compsitos, fadiga, p-mtodo, etc. 4. Concluso Em seus estudos, Inglis obteve o Fator de Concentrao de Tenso (K T), que foi desmentido por no verdadeiro. Mas o trabalho de Inglis no foi por todo em vo, j que Griffith deu continuidade a ele, e obteve sucesso, conseguindo explicar o comportamento das trincas. Podemos concluir que o conhecimento das caractersticas dos materiais muito importante pois assim, tem-se um domnio maior deles, o que favorece o trabalhar com eles, seja em uma pequena cadeira, como em um grande projeto da indstria naval.

5. Referncias Alves, L. M. Modelagem e Simulao do Campo Contnuo com Irregularidades: Aplicaes em Mecnica da Fratura com Rugosidade. Curitba, 2011. Tese (PsGraduao em Mtodos Numricos em Engenharia). Universidade Federal do Paran Campus III Centro Politcnico. Fontes, C. Mecnica da Fratura. Assistncia Tcnica Consumveis - ESAB BR. 2003. Fundamentos da Mecnica da Fratura e da Propagao de Trincas por Fadiga. Disponvel em: <http://www.maxwell.lambda.ele.puc-rio.br/3496/3496_3.PDF>. Acesso em: 22 jan, 2013. Oliveira, A. F., Matsubara, D. B., Ceoni, F. C., Gomes, T. E. Fratura por Clivagem. POLI 10/2010. Reviso Bibliogrfica. Disponvel em: < http://www.maxwell.lambda.ele.pucrio.br/18829/18829_3.PDF>. Acesso em: 22 jan, 2013. Rosa, E. Anlise de Resistncia Mecnica de Peas e Componentes Estruturais. Grupo de Anlise e Projeto Mecnico Departamento de Engenharia Mecnica Universidade Federal de Santa Catarina. Agosto 2002. Sousa, R. A., Martha, L. F. C. R., Castro, J. T. P., Lopes, A. A. O., Miranda, A. C. O. Parmetros que Influenciam nas Medidas de Zonas Plsticas Usando a Mecnica da Fratura Linear Elstica. Tenso Dctil-Frgil Fratura Dctil e Fratura Frgil. Disponvel em: <http://www.ebah.com.br/content/ABAAABYFoAL/aula-mecanica-fratura-m-c-m>. Acesso em: 18 jan, 2013. TRAJANO,J.AvaliaodefatoresqueinterferemnascheiasdabaciadoValedoRioItaja.Blu menau,1994.Dissertao(MestradoemEngenhariaambiental).CoordenadoriadePsGraduao,UniversidadeRegionaldeBlumenau. Analise de estruturas. < http://www.ebah.com.br/content/ABAAAABpAAH/analiseestruturas >. Acesso em: 24 jan, 2013. Martha, L. F. Introduo Anlise de Estruturas. < http://www.tecgraf.pucrio.br/ftp_pub/lfm/civ1112-aula01.pdf >. Acesso em: 23 jan, 2013.

You might also like