You are on page 1of 2

Aplicao Prtica Terica

Os conhecimentos apreendidos sero de fundamental importncia para a reflexo terica envolvendo a compreenso necessria de que o direito, para ser entendido e estudado enquanto fenmeno cultural e humano, precisa ser tomado enquanto sistema disciplinador de relaes de poder, a partir da metodologia utilizada em sala com a aplicao dos casos concretos, a saber: Caso Concreto 1 Juzo de realidade (de fato) e juzo de valor Os Juzos de Valor distinguem-se dos Juzos de Realidade, tambm denominados de fato. Veja, por exemplo, quando a psicloga Anglica do Carmo perguntou ao fsico nuclear Florncio das Neves, doente renal crnico, se preferia a vida ou a morte e ele respondeu que preferia a vida e justificou afirmando que: (1) Primeiro, a vida um processo biolgico que tem incio, meio e fim. Ainda estou no meio desse processo. (2) Segundo, os avanos da medicina fazem a vida se tornar mais longa. No entanto, quando Anglica fez a mesma pergunta ao pastor Henrico Ficahey, este lhe respondeu que preferia a vida: (3) Primeiro, porque o direito vida um bem muito precioso ao ser humano. (4) E, segundo, porque as pessoas em geral gostam de estar vivas e no desejam morrer to cedo. Por que correto afirmar que as afirmativas 1 e 2 so juzos de fato e as afirmativas 3 e 4 so juzos de valor?

R: Porque as afirmativas 1 e 2 esto relacionadas a processos biolgicos, e portanto fazem parte do juzo de realidade que abarca o mundo natural do homem; j as respostas dadas pelo pastor, vo alm da questo natural biolgica do homem ele mensura a vida a partir de questes complexas, usando como exemplo a questo de que a vida o maior bem que qualquer ser humano pode ter e no importa se ela fantstica ou miservel, porque no geral as pessoas desejam continuar vivas. O objeto da investigao (vida) observado por ambos de maneiras paradoxas. O fsico a v como cincia natural (biologia), logo ela simples. O pastor a v como cincia humana (filosofia), logo complexa.

Caso Concreto 2 Os significados do vocbulo "direito". Do ponto de vista da Cincia Jurdica, o direito um conjunto de normas sociais obrigatrias que asseguram o equilbrio do organismo social e que so impostas coercitivamente pelo Estado. Mas este apenas um dentre os muitos significados possveis da palavra "direito". Consideremos as expresses seguintes: 1. o direito brasileiro no permite o jogo em cassino; 2. o Estado tem o direito de legislar; 3. a segurana pblica direito de todos; 4. cabe ao direito estudar os crimes da Internet; 5. o direito faz parte da vida social. Agora insira o nmero que corresponde ao significado da palavra direito em cada afirmativa: (3) "direito" significa o que devido por justia. (1) "direito" significa a norma, a lei, a regra social obrigatria. (2) "direito" significa a faculdade, o poder, a prerrogativa que o Estado tem de criar leis. (4) "direito" significa cincia, ou, mais exatamente, a cincia do direito. (5) "direito" considerado como fenmeno da vida coletiva. Ao lado dos fatos econmicos, artsticos, culturais, esportivos etc., tambm o direito um fato social. OBS: O professor pode aproveitar para apresentar tambm exemplos construdos a partir de sua realidade local. QUESTO OBJETIVA (Auditor Receita Federal-2002) (A ) Para Miguel Reale o mundo tico o mundo do dever ser, distinto do mundo do ser, onde no h deveres a cumprir, mas previses que tm de ser confirmadas para continuarem sendo vlidas. X ( B ) A norma tica estrutura-se como um juzo de fato, o que significa que ela estabelece uma direo a ser seguida e a medida da conduta considerada, avalorativamente, lcita ou ilcita. ( C ) A norma tica, sendo um dever ser, destituda da caracterstica de imperatividade.

( D ) Tendo por objeto decises e atos humanos, a norma tica perde validade quando ocorre a sua violao. ( E ) Toda norma tica expressa um juzo de valor, portanto, diferentemente da norma jurdica, destituda de sano.

You might also like