You are on page 1of 1

Princpios de um Grupo Acolhedor

GCOI - Grupos de Crescimento da Oitava Igreja

O OP PR RI PE ER IN NC C P PI IO OD DO OP RF FU UM ME E
2 Corntios 2:15
Alguns missionrios foram visitar um ancio religioso na esperana de buscar alguns conselhos para sua tarefa de anunciar Jesus aos outros. Aps conversarem com o ancio, ficaram um tanto confusos ao serem desafiados a pensar no Segredo da Rosa: Ela no faz nada, apenas exala seu perfume. Por isso a rosa amada por todos. Portanto, senhores, perfumem, tambm, disse o experiente homem. Eles estavam acostumados a bolar estratgias de alcance, campanhas com msica, testemunhos e pregaes, cursos de estudo da Bblia e discipulado, e voltaram para casa com aquela frase em mente Perfumem, senhores! Antes de ouvir nossas prelees sobre o amor de Cristo, as pessoas desejam sentir este amor. Falar sobre Deus os fariseus sabiam fazer bem. Mas s Jesus foi capaz de viver o amor de Deus medida que o explicava. Por onde ele passava, o Bom Perfume era exalado. Da mesma forma ele recomendou a seus discpulos: Nisto todos sabero que vocs so meus discpulos: quando amarem uns aos outros (Joo 13:35). O amor perfuma! Num tempo onde predomina o mau cheiro do individualismo e do egosmo, da solido e da morte, ns somos chamados a exalar um perfume que agrada a Deus, atravs do amor de Cristo. Uma das maneiras de crescermos nesta rea lutando contra preconceitos que nos separam das pessoas, especialmente daquelas diferentes de ns. Nossa tendncia natural de nos aproximarmos apenas dos parecidos, que tm os mesmos gostos de nosso grupo de relacionamentos. Assim, intencionalmente ou no, exclumos os diferentes, como se no fossem dignos de nosso relacionamento ou de nosso amor. Tornamo-nos fechados em nosso prprio modo de encarar a vida, passando s outras pessoas uma atitude de resistncia ao invs de abertura. Por sermos porta vozes de Jesus, a mensagem que acabamos passando a de que Jesus mais exclui do que acolhe. Atravs deste estudo, queremos nos tornar mais e mais o bom perfume de Cristo, agradando a Deus atravs de nosso estilo de vida ativo de amar ao prximo.

Abertura
Voc est em um elevador e algum entra com um perfume suave e gostoso. O que vem sua mente a respeito da pessoa que entrou? (lembre-se: um perfume suave e gostoso).

Estudo
O texto de 2 Corntios 2:15 diz que somos para com Deus o bom perfume de Cristo, nos que se

salvam e nos que se perdem. Esta uma linguagem sacrificial do A.T., com duas conotaes: Jesus nos faz agradveis a Deus, e para os outros somos o conhecimento da presena de Jesus.
1) Ao falarmos sobre algum que exala o bom perfume de Cristo, que pessoa vem sua mente? O que esta pessoa faz ou deixa de fazer para que voc se lembre dela, assim? 2) Como voc definiria uma pessoa que exala o bom perfume de Cristo por onde anda? 3) Leia Mateus 5:14,15. O que esta passagem tem de ligao com este tema? 4) Na introduo, falamos sobre aceitarmos pessoas diferentes de ns, acolhendo-as com amor. Que impacto nosso grupo pequeno (e igreja) teria se vivssemos isto de maneira intensa e proposital? 5) Quais so as pessoas diferentes de seu grupo que vocs poderiam (e deveriam) amar de forma prtica?

Compromisso
Uma das grandes barreiras para vivermos o Princpio do Perfume o individualismo: eu s uso este perfume quando ningum est por perto. Como o grupo poderia romper esta barreira de maneira prtica e concreta? Compartilhe o nome de uma pessoa para a qual voc vai exalar o bom perfume de Cristo esta semana. Aproveitem para orar por estas pessoas.
Adaptado de Aprendendo a Amar Christian Schwarz 1

You might also like