You are on page 1of 27

Histria da Igreja ( Eclesiologia )

Diviso da Histria da Igreja


- Histria da Igreja Antiga (32 - 590), - Histria da Igreja Medieval (590 - 1517), - Histria da Igreja Moderna (1517 - 1906). - Histria da Igreja Contempornea (1906 - hoje) Histria da Igreja Antiga Avano do Cristianismo no Imprio: at o ano 100 Luta da Antiga Igreja Catlica Imperial para sobreviver: 100 - 313 Supremacia da Antiga Igreja Catlica Imperial: 313 - 590 Histria da Igreja Medieval Surgimento do Imprio e do Cristianismo Latino Teutnico: 590 - 800 Relaes entre a Igreja e o Estado: 800 - 1054 Supremacia do Papado: 1054 - 1305 Incio da Renascena: 1305 - 1517 Histria da Igreja Moderna Reforma e Contra-Reforma: 1517 - 1648 Racionalismo, Reavivamento e Denominacionalismo: 1648 - 1789 Tempos de Reavivamento e Misses: 1789 - 1914 Histria da Igreja Contempornea Movimento Pentecostal Surgimento do Neo-Pentecostalismo A Igreja Hoje: Desafios e Perspectivas

IGREJA ANTIGA (32 590)


32-313 EXPANSO OPOSIO REAO PERSEGUIO

1 - EXPANSO
a) Esforo Evangelstico: - fundao da Igreja: Pentecostes (At.2) - atividades dos apstolos e missionrios (principalmente Pedro e Paulo) do sc. I na evangelizao do mundo. A tradio crist reconhece que os apstolos e outros lderes levaram a mensagem do evangelho a pases distantes. - a ordem de Jesus (Mt. 28.19 e Mc. 16.15) foi obedecida e cumprida pela Igreja do sc. I, que anunciou o evangelho em Jerusalm (cap. 1 7), Judia e Samaria (cap. 8 12), at os confins da Terra (cap. 13 28). - fim da era apostlica: morte de Joo no fim do sc I. b)Igrejas de Destaque: - Igreja de Jerusalm (32-50): foi a sede do ministrio dos apstolos originais e tinha como principais lderes Pedro, Joo e Tiago, irmo do Senhor. Com a destruio de Jerusalm (e do Templo) em 70 dC praticamente desapareceu. - Igreja de Antioquia da Sria (45-60): foi a sede do ministrio de Paulo e responsvel pela expanso do evangelho em direo sia Menos e Europa. - Igreja de Roma (60 em diante): concentrava grande nmero de cristos, e era uma das mais ricas do Imprio. Alm disso, Pedro e Paulo estavam sepultados ali. Por fim, a cidade era a capital do Imprio. b) elementos favorveis expanso: - influncia intelectual grega: as conquista de Alexandre, O Grande (332-323 AC.) difundiram a cultura grega (helenismo), unificando a lngua (grego Koin) e a cultura. Nos tempos de Cristo e dos apstolos, o grego era uma lngua universal, falada em todo o Imprio Romano. O prprio Novo Testamento foi escrito na lngua grega.

- influncia poltica romana: os romanos estabeleceram uma unidade territorial em seu extenso imprio, facilitando a expanso do evangelho. - perodo de paz (pax romana). - ausncia de fronteiras entre os pases, pois todos eram dominados por Roma. - estradas pavimentadas e facilidades de transporte terrestre e martimo. - influncia religiosa judaica: o monotesmo judaico era bastante conhecido em diversas partes do mundo, especialmente nas regies em que haviam sinagogas. Alm disso, sua lei moral rgida, a esperana no Messias e a obedincia s Escrituras, caractersticas distintivas do judasmo, fez com que os povos pagos aceitassem com mais facilidade a doutrina crist que, apesar de diferente, possua pontos em comum com a f judaica.

c) Conseqncias do fim do ministrio apostlico original: d) alguns destes problemas foram restritos a algumas Igrejas, outros, tornaramse generalizados. - vazio de autoridade: desaparecimento gradual dos ministrios da Igreja (Ef. 4.11). - crise de liderana: surgimento de lderes arrogantes e orgulhosos. Ex.: Ditrefes (3 Jo. 9,10). - nicolatas (dominadores do povo): so falsos mestres que ensinam sua superioridade e primazia (Ap. 2.6,15). - seguidores da doutrina de Balao: so falsos profetas (Ap. 2.14). - tolerncia com a imoralidade (Ap. 2.20,21). - frieza espiritual (Ap. 3.15,16).

2 - OPOSIO
1. Ataques Externos: - rumores populares: orgia (festa do amor ou gape), ingesto de carne e sangue (santa ceia). - rejeio social.

Defesa Os Apologistas: homens de grande influncia que empreenderam a justificao racional do cristianismo junto aos polticos e pagos do Imprio. 2. Ataques Internos: as Heresias a) Legalismo Judaizante (sc. I): Judaizantes eram os judeus convertidos ao cristianismo, mas que pregavam a observncia de algumas normas exteriores da lei como indispensveis salvao (circunciso, guarda do sbado e outras). Este legalismo foi combatido pelos escritores neotestamentrios. Ex.: Gl. 3.1-5, 5.14; At. 15 e outros. b) Montanismo (Montano, da Frgia, em 155): contra o formalismo e a nfase no elemento humano, e no no Esprito Santo. - Montano era o paraclto (advogado), atravs de quem o Esprito Santo falava de forma inspirada. - o reino celestial seria instalado brevemente em Pepuza, cidade natal de Montano, que por sua vez teria um papel de destaque neste reino. - eram adeptos do ascetismo, fazendo longos jejuns e alimentao simples.

c) Marcionismo (Mrcion, filho do bispo de Sinope, em 150): seus objetivos eram combater o mundo material e o legalismo judaizante, mas acabou por criar heresias. - o Deus do Antigo Testamento, chamado Jeov, criou o mundo material imperfeito e diferente do Deus do Novo Testamento, pai de Jesus, que lhe superior. - rejeitou todo o Antigo Testamento, afirmando ser a palavra do deus inferior Jeov. - aceitava apenas o Evangelho de Lucas e as 10 cartas de Paulo (rejeio a 1 e 2 Timteo e Tito). - os mpios no passaro por um julgamento pois, no final, todos sero restaurados. - Jesus surgiu como homem maduro (negao da encarnao) d) monarquismo (dinmico e modalista) d1) dinmico: o poder de Deus veio sobre o homem Jesus, q foi adotado (adocionismo). uma negao da divindade de Jesus. Condenado em 268 no snodo de Antioquia.

d2) modalista: o Pai, o Filho e o Esprito Santo so a mesma pessoa (no Ocidente: patripassionismo; no Oriente: sabelianismo Sablio, excomungado em 220). uma negao da trindade. e) Gnosticismo (Saturnino Sria e Baslides Egito): a chave para se alcanar a salvao (libertao do esprito) um conhecimento especial (gnosis) e secreto obtido por apenas um grupo de iniciados. Este conhecimento foi trazido ao mundo por um mensageiro celestial Cristo. Busca-se conhecer a Deus atravs da sabedoria humana. Afirma que a matria essencialmente m malignidade do corpo e que apenas o esprito, o qual se encontra encarcerado no corpo, pode ser salvo (dualismo). Deste entendimento, decorriam algumas heresias: - se o corpo mau e Jesus nunca pecou, ento Ele no tinha corpo fsico, mas seu corpo era mera aparncia (docetismo). - se Jesus no tinha corpo fsico, ento no sofreu na cruz e nem mesmo ressuscitou. - descrena na divindade de Jesus, afirmando ser ele apenas um ser angelical (aeon). - promoviam a adorao a anjos. A heresia gnstica resultou em duas vertentes: os libertinos e os ascetas: e1) os libertinos entendiam que, se o corpo maligno e a salvao diz respeito apenas ao esprito, que bom, ento pode-se pecar livremente, pois o corpo est definitivamente perdido. e2) os ascetas entendiam que, se o corpo maligno e o pecado nele habita, ento deve ser subjugado, atravs da autoflagelao e do celibato. Nota: as seguintes referncias demonstram a preocupao dos escritores bblicos quanto propagao destes ensinos j nos tempos apostlicos: I Jo.4.1-3; I Co.15 e outros. Defesa Os Polemistas: foram homens que deram uma resposta s heresias da poca, condenando-as. Ex.: Irineu de Leo, Clemente de Alexandria, Orgenes de Alexandria, Tertuliano de Cartago.

3 - REAO DA IGREJA
a) tentativa de se organizar o cnon das Escrituras, ou seja, o conjunto dos livros inspirados. - AT: todos os 39 livros reconhecidos pelos judeus da Palestina como cannicos. - NT: foram submetidos a uma srie de critrios: universalidade, apostolicidade etc. b) credo dos Apstolos: formulado pelos lderes da Igreja, sintetizando as doutrinas essenciais da Igreja Primitiva (leitura na Bblia Apologtica). c) didaqu ou ensino dos 12 apstolos: manual de instruo acerca da vida crist, que circulava em diversas Igrejas. d) bispado monrquico: estabelecimento do bispo como liderana da Igreja nas cidades. - para justificar a autoridade dos bispos, criou-se a doutrina da sucesso apostlica, ou seja, cada bispo derivava sua autoridade de um apstolo, fundador da Igreja na cidade. Este fato centralizou o comando das Igrejas e estabeleceu uma certa hierarquia.

4 - PERSEGUIO:
A) Causas da Perseguio: - poltica: o cristianismo era visto como uma ameaa segurana do Estado pois os cristos rejeitavam a soberania do imperador para reconhecer a soberania de Cristo. - religiosa: os cristos no adoravam dolos e eram acusados de prticas abominveis. - social: o cristianismo tinha valores que confrontavam com a sociedade da poca (escravido, teatro, templos, festas populares). - econmica: crise na economia do imprio era atribuda aos cristos, que no prestavam culto s divindades pags. B) Imperadores: - Nero (54-68): acusou os cristos pelo incndio de Roma em 64 d.C.; em seu governo foram mortos Pedro e Paulo. - Domiciano (81-98): ao final de seu reinado houve intensa perseguio aos cristos em Roma e na sia Menor; nesta poca o apstolo Joo foi exilado na ilha de Patmos.
6

- Trajano (98-117): implementou a poltica de Trajano - no perseguia diretamente, mas se houvesse denncia, obrigava a sacrificar ao imperador e negar a Cristo, sob pena de execuo. Os mortos nesta perseguio foram chamados mrtires. Exemplo: Incio, bispo de Antioquia, chamado Portador de Deus, foi conduzido a Roma e no trajeto escreveu as 7 Cartas do Martrio. - Diocleciano (297-305): alm de perseguir e matar os cristos, executando-os espada ou lanando-os s feras, determinou a destruio de livros sagrados e locais de culto. Os que entregavam os exemplares de livros sagrados (cartas paulinas, evangelhos e outros) para serem queimados eram chamados traditores. (((- Marco Aurlio (160-181): atribuiu as calamidades de seu reino, provocadas por homens e pela natureza, aos cristos, que se recusavam a adorar os deuses romanos. Exemplo: Justino, o Mrtir, morreu em Roma nesta poca. -Dcio (249-251): exigia oferta anual de sacrifcio aos deuses e ao imperador, e quem cumpria a ordem imperial recebia o libellus, certificando sua obedincia lei romana. - o objetivo era fazer os cristos negar a f, inclusive por meio da tortura, mas no mat-los, para evitar o surgimento de mrtires que estimulassem ainda mais a resistncia. - os que resistiam eram chamados confessores. Exemplo: Orgenes foi torturado neste perodo, o que causou sua morte algum tempo depois.))) 313-590
UNIO IGREJA-ESTADO QUEDA DO IMPRIO ROMANO PRIMAZIA DO BISPO DE ROMA

1 - UNIO IGREJA-ESTADO
A) Converso de Constantino: - no final do sculo III e incio do sculo IV, o Imprio Romano passava por intensas disputas pelo poder entre pretendentes ao trono. - um desses pretendentes chamado Constantino, frente de um enfraquecido exrcito, antes de uma batalha, teve uma viso de um sinal no cu e ouviu de Deus: Com este sinal vencers!. - motivado pela viso celestial, confeccionou o sinal e o colocou frente de seu exrcito o labarum (X e P, iniciais de XPISTOS = Cristo em grego). Venceu a batalha conquistando Roma e o Imprio.

B) Edito de Milo (313 d.C.): lei promulgada pelo imperador Constantino, concedendo liberdade de cultos aos cristos. Objetivos do Imperador: - eliminar focos de conflito no Imprio, - usar o cristianismo como fator de unidade do Imprio.

C) Conseqncias da Unio Igreja-Estado: a) formou-se uma teologia oficial, defendida pela liderana da Igreja (inclusive por Eusbio de Cesaria 264-340 bispo, escreveu a obra Histria Eclesistica) e aprovada pelo imperador. - o imperador passou a ser visto pela Igreja como instrumento de Deus e at como um ser divino, por ter posto fim perseguio aos cristos. - a riqueza passou a ser sinal do favor divino. - negligncia na esperana no retorno de Cristo. b) Hierarquizao da Igreja: - a influncia do imperador sobre a liderana da Igreja ocasionou intensas disputas por cargos eclesisticos. - muitos lderes da Igreja eram homens ricos e influentes. - a Igreja deixou de ser Apostlica e passou a ser denominada Igreja Catlica Imperial. - teve incio a construo de templos suntuosos, como as grandes baslicas. OBS.: - Igreja Apostlica (1 sc.) / Igreja Universal ou Catlica (2 e 3 sc.) / Igreja Catlica Imperial (4 e 5 sc.) / Igreja Catlica Apostlica Romana (6 sculo at hoje) c) Paganizao da Igreja: - multides ingressam na Igreja sem passar por uma converso genuna, ocasionando a queda do padro moral e espiritual dos cristos. - a situao piorou com as invases brbaras sobre o imprio. Alguns Desvios da Igreja: - Orao pelos Mortos: nos tempos de perseguio, era costume que os cristos se reunissem no tmulo de algum mrtir para relembrar sua f esta a origem da orao aos mortos.
8

- Culto aos Santos: confeco de imagens e quadros para ensinar as histrias bblicas aos analfabetos tornou-se a semente da idolatria - Dias Santos: estratgia evangelstica de organizao festas crists nas vsperas das festas pags, com o objetivo de atrair os pagos. Nestas festas costumava-se invocar a memria de algum mrtir ou personagem importante, como os apstolos. - Procisso e Incenso: elementos do culto ao imperador, incorporados Igreja.

d) Os Conclios: reunio dos lderes da Igreja, convocados pelo imperador, para firmar a posio da instituio diante das grandes controvrsias teolgicas. Conclio de Nicia (325): - controvrsia: divindade e eternidade de Cristo. - heresia: arianismo (rio, bispo de Alexandria) - o Filho no era eterno , mas foi a 1 criao do Pai: houve um tempo quando ele no existia. - debatedores: Alexandre (e Atansio) x Euzbio de Nicomdia (defendendo rio). - resultado: rio foi expulso da Igreja e o arianismo condenado como heresia. Nota: vrios outros Conclios se reuniram em anos subseqentes, com o objetivo de discutir aspectos doutrinrios e estabelecer normas para a Igreja. Ex.: Conclio de Constantinopla (381), Conclio de feso (431) e Conclio de Calcednia (451). ((((Observao: Atos dos Sucessores de Constantino: - 380: Teodsio I tornou o cristianismo a religio oficial do Imprio Romano. - 392: foi proibido o paganismo.))) (*) Jernimo (347-420): realizou a traduo do AT hebraico e do NT grego para o latim, cuja verso foi chamada Vulgata. (**) Agostinho (354-430): bispo de Hipona, frica. Foi o mais influente telogo da Igreja ocidental, depois do apstolo Paulo. Principais obras (100 livros e 500 sermes): Da Cidade de Deus e Confisses. Conceitos teolgicos: Igrejas visvel e Igreja invisvel; natureza humana pecaminosa e salvao mediante a graa soberana de Deus. Ensinava: batismo infantil, o purgatrio e a predestinao incondicional.

2 - QUEDA DO IMPRIO ROMANO DO OCIDENTE


- invases brbaras: francos, lombardos, hunos, visigodos, vndalos etc. - mudana da capital para Constantinopla (330) - diviso do Imprio Romano: oriente e ocidente (Teodsio, em 379) - queda do Imprio do Ocidente (476)

3 - A PRIMAZIA DO BISPO DE ROMA: causas


- bispado monrquico: fruto da reao da Igreja contra os ataques externos e internos. - doutrina da sucesso petrina: Pedro o principal apstolo, recebeu o comando da Igreja Apstlica e foi o fundador da Igreja de Roma. - decadncia de outros centros eclesisticos (Jerusalm, Alexandria, Antioquia etc) - Roma era a capital do Imprio e uma cidade rica. - reconhecimento dos imperadores. - a transferncia da capital para Constantinopla e, depois, a queda do IROc, permitiu o reconhecimento do bispo de Roma como autoridade poltica. - papel desempenhado na preservao da cidade da destruio pelos brbaros.

IGREJA MEDIEVAL (590 a 1517)


Desenvolvimento do Papado Islamismo Monasticismo Cisma da Igreja Supremacia do Papado

1 - DESENVOLVIMENTO DO PAPADO
a) O Primeiro Papa: Gregrio I (590-604): - venceu a disputa pela supremacia com o patriarca de Constantinopla e recebeu o reconhecimento do imperador oriental como o chefe de todas as Igrejas. - expandiu o poder e autoridade temporal, mas restrito a Roma. - foi administrador eficiente e tornou a Igreja de Roma a mais rica da cristandade. - foi destacado telogo e pregador. - introduziu o cntico gregoriano na liturgia. - criou festas religiosas na vspera das pags. - empreendeu a tarefa de cristianizar os brbaros, tendo enviado 40 missionrios para a Inglaterra a fim de formar uma Igreja Crist.

10

- fortaleceu as instituies catlicas como a eucaristia, absolvio sacerdotal, penitncias, purgatrio e missa como sacrifcio. b) Formao do Estado Papal: - aps um perodo de caos poltico e social, a Europa Central (Glia) foi ocupada pelos francos, que inauguraram um reino e se converteram ao catolicismo. - o rei dos francos Carlos Martell (714-741) derrotou os muulmanos na Batalha de Poitiers ou Tours, em 732, preservando a parte central da Europa da influncia do islamismo. - a Itlia sofreu a invaso dos lombardos (arianos), e o papa Estevo II, sentindo Roma ameaada, pediu auxlio a Pepino, o Breve (741-758), que expulsou os invasores. - em 756 Pepino decidiu doar ao papa todo o territrio conquistado, denominando-o Patrimnio de So Pedro. Com isso, a Igreja Catlica tornou-se um verdadeiro estado, e manteve suas posses territoriais at 1870, quando deu-se a unificao italiana, tendo seu territrio reduzido ao Vaticano. - o reino dos francos alcanou seu apogeu com Carlos Magno (742-814), coroado imperador em 800 por Leo III, e que se tornou um dos maiores conquistadores da Europa em todos os tempos. Aps sua morte, o imprio carolngeo sobreviveu apenas por algum tempo.

2 - ISLAMISMO
a) Origens: a 3 grande religio monotesta do mundo e foi fundada por Mohammad (Maom), no ano de 622. O ano de 622 marca a fuga do profeta de Meca para Medina (hgira), perseguido por suas pregaes contra o politesmo e a idolatria. Em pouco tempo, j era grande o nmero de seus seguidores. b) Expanso: - apesar da morte de Maom, em 632, as tribos rabes unidas sob a bandeira religiosa partiram para a conquista do imprio romano oriental, chegando a ameaar Constantinopla.

11

- no oriente mdio, os muulmanos conquistaram Jerusalm e o califa Omar construiu, no local do antigo Templo judeu, a Mesquita de Omar ou Domo da Rocha (638). - na Europa ocidental, Portugal e Espanha caram sob domnio muulmano, mas seu avano foi detido pelos exrcitos de Carlos Martell, que os venceu em 732, na Batalha de Poitiers ou Tours. (((c) Prticas Religiosas: A palavra Islam significa, originalmente, paz, mas no sentido religioso significa submisso vontade de deus. O Islamismo tem no Alcoro seu livro sagrado e em Alh o seu deus. O verdadeiro muulmano deve observar cinco regras ao longo de sua vida: - confessar Alh como nico deus e Maom como seu profeta; - orar cinco vezes ao dia, com o rosto voltado para Meca; - doao aos pobres (Zakat significa purificao, crescimento - 2,5% do que ficou ocioso das finanas no ano) - jejuar no ms sagrado do Ramada, abstendo-se de alimento, bebida e relaes sexuais do nascer ao por do sol; - realizar uma vez no ano a peregrinao a Meca, desde que tenha condies fsicas e financeiras.)))

3 - MONASTICISMO
Movimento surgido na poro oriental do Imprio que pregava o isolamento da sociedade como forma de purificao do corpo e alma. A primeira ordem monstica do Ocidente foi fundada por Bento de Nrsia, em 529, no mosteiro de Monte Cassino, de onde se originou a ordem dos beneditinos e instituiu a REGRA (73 captulos orientando sobre a vida monstica). a) Causas do monasticismo: - influncia do gnosticismo ascetista (aperfeioamento do esprito s podia ser alcanado pela autoflagelao da carne); - apoio da vida celibatria por homens influentes como Orgenes, Tertuliano e Jernimo. - decadncia moral e espiritual da Igreja Catlica Imperial.

12

b) Espcies de Monasticismo: - oriental: ascetismo extremado, busca da salvao pessoal, isolamento individual, independncia da Igreja. - ocidental: ascetismo moderado, realizao da obra de Deus, isolamento comunitrio, submisso Igreja. c) Princpios bsicos (mosteiros): seguiram a regra beneditina. orao + trabalho + obedincia + vida comum + pobreza. - faziam 8 cultos e recitavam todo o livro de salmos em uma semana (Sl.119.62,164) d) Aspectos do Monasticismo: - positivos: preservao de documentos antigos; centros de cultura, alfabetizao e cristianizao. - negativos: propagao da idia de que a salvao s pode ser alcanada mediante sacrifcios e penitncias, os monges se consideravam superiores aos que moravam em sociedade. * estrutura do clero da Igreja Catlica: clero regular (sacerdotes isolados da sociedade e que viviam conforme uma regra) e clero secular (sacerdotes que viviam em contato com a sociedade). e) Reforma Monstica: Os mosteiros se expandiram por toda a Europa, porm, entraram em rpida decadncia: Causas da decadncia espiritual: - enriquecimento devido a vultosas doaes; - influencia poltica dos nobres (senhores feudais); - afastamento dos padres originais. - diante deste quadro, um novo movimento vai surgir com o objetivo de resgatar os verdadeiros princpios do monasticismo, especialmente a POBREZA - OBEDINCIA - CASTIDADE.

13

- as mais famosas ordens monsticas deste perodo foram: ordem cluniacense (910), ordem franciscana (Francisco 1181-1226) e ordem dominicana (Domingos Guzman (1170-1221). (((ordem franciscana: Francisco (1181-1226), filho de um rico comerciante da cidade de Assis, Itlia, renunciou ao luxo e riquezas, com o objetivo de fazer boas obras, pregar o evangelho ao povo e cultivar uma vida de simplicidade. A ordem teve aprovao do papa Inocncio III, em 1210, e tinha como principais caractersticas: regra franciscana (pobreza, castidade e obedincia), submisso ao papa, trabalho social e missionrio. - ordem dominicana: Domingo Guzman (1170-1221) tinha como objetivo estudar as Escrituras para, atravs da persuaso intelectual, converter os incrdulos ao evangelho. A ordem foi aprovada pelo papa em 1216.)))

4 - O CISMA DA IGREJA DE 1054


a separao entre as Igrejas do Oriente (Constantinopla) e do Ocidente (Roma). DIFERENAS Oriental Submisso ao imperador Abolio de imagens e cones (739) Uso da barba obrigatrio pelo clero Admitia casamento para cargo inferior a bispo Uso do po fermentado na Eucaristia Ocidental independncia poltica idolatria uso da barba facultativo celibato clerical uso do po no fermentado

(*) controvrsia iconoclasta do sculo VIII: o imperador romano do oriente proibiu a reverncia s imagens e esculturas (726) e removeu da Igreja tudo o que pudesse causar idolatria (739), exceto a Bblia. (*) a controvrsia sobre o uso do po no levedado na Eucaristia, pela Igreja Ocidental, provocou o Cisma da Igreja com a excomunho mtua entre o patriarca e o papa.

14

5 - A SUPREMACIA DO PAPA (1000-1500)


A) Situao da Igreja no sculo IX: - lderes da Igreja envolvidos em corrupo, crimes, imoralidade e luxo. - prtica da simonia (de Simo, o mago de Samaria): compra e venda de cargo da Igreja. - paganismo generalizado, com diversas prticas herticas: culto aos santos e a Maria, romarias e outras. - as relquias sagradas e a missa eram o grande atrativo da religio.

B) Gregrio VII (Hildebrando) (1073-1085): - aps um perodo de decadncia no sculo X, o poder do papa vai dominar o cenrio da histria secular at a reforma protestante. - aes de Gregrio VII: - acreditava que o poder espiritual (Igreja) deveria controlar o poder civil, por estar acima dele; - aboliu a simonia (comrcio de cargos eclesisticos), - proibiu o casamento do clero, - proibiu a investidura laica (escolha de leigos pelo senhor feudal para ocupar ofcio eclesistico), estabelecendo a investidura eclesistica; - estabeleceu a infalibilidade papal; - exerceu controle sobre os mosteiros. C) Feudalismo: sistema scio-poltico baseado na posse da terra e nas relaes entre senhores (suseranos) e servos (vassalos). - a queda do Imprio Carolngio resultou num retrocesso do comrcio e da cultura, sem falar na descentralizao poltica que se seguiu. Estes fatos levaram o povo a deslocar-se para o campo, em busca de sustento para sua sobrevivncia. - a Igreja era grande proprietria de terras, advindas de doaes recebidas de reis (Patrimnio de So Pedro), nobres religiosos e penitentes. Assim, os bispos se tornaram grandes proprietrios, mais envolvidos com assuntos seculares do que nas atividades eclesisticas.

15

- durante o feudalismo, um nico reino centralizado existia na Europa: o Sacro Imprio Romano Germnico (Otto, coroado imperador em 962 pelo papa Joo XII. D) A Santa Inquisio: era a polcia catlica, composta por membros do prprio clero, que perseguia, torturava e matava toda pessoa discordava das doutrinas catlicas (herege). - o inquisidor era submetido apenas ao papa e alguns tinham poderes ilimitados. - em 1252, o papa Inocncio IV editou a Bula Ad Extirpanda, em que autorizou o uso de tortura pela inquisio, para obrigar os hereges a confessar seus crimes e delatar companheiros. E) As Cruzadas (1099-1270): foram expedies militares europias que tinham como objetivo libertar a Palestina da dominao muulmana, que aps 1070 impediram os cristos de peregrinarem Terra Santa. Foram convocadas com apoio do Papa e, em regra, eram lideradas por nobres ou reis europeus.

F) Situao no final da idade mdia: tempo das Reformas Reforma Econmica: as cruzadas reabriram as rotas do comrcio com o Oriente, fazendo surgir uma nova classe social, a burguesia. Reforma Social: deslocamento das pessoas do campo para a cidade Campo Senhor Feudal Agricultura Cidades Burguesia Comrcio

Reforma Poltica: burguesia apoiou os reis e o fortalecimento dos estados nacionais, incentivando e financiando as grandes navegaes e descobertas.

Reforma Cultural (renascimento): revoluo intelectual e artstico. Ex. Michelngelo, Leonardo da Vinci, Cames e Galileu Reforma Religiosa: revoluo espiritual.

16

HISTRIA DA IGREJA MODERNA (1517 - 1906) A IGREJA DO SCULO XVI REFORMA PROTESTANTE
Definio: movimento religioso de oposio ao catolicismo romano, cujo objetivo foi voltar aos princpios originais do cristianismo. - precursores: John Wycliffe (Inglaterra), Johann Huss e Savonarola - tinha dois princpios bsicos: Sola Scriptura e Sola Fides Fatores Favorveis Reforma: a) Fator Poltico: consolidao de estados-naes e sentimento nacionalista com forte desejo de se criar Igrejas Nacionais.

b) Fator Econmico: a burguesia (comerciantes) com desejo de libertar o povo dos impostos papais, para que o comrcio seja fortalecido ainda mais.

c) Fator Intelectual: o homem tornou-se mais esclarecido e questionador, opondo-se ao sistema papal, corrupo do clero e ao monoplio da salvao atravs dos sacramentos. d) Venda das Indulgncias: documento comercializado por pessoas ligadas Igreja Catlica e cuja obteno garantia o perdo dos pecados. 1. Martinho Lutero (1483-1546) Alemanha 31/10/1517: foi o iniciador do movimento reformista. - era monge agostiniano e doutor em Teologia. - converso: compreenso de Rm.1.17. - decepo com a corrupo e imoralidade do catolicismo romano. - afixou as 95 teses contrrias venda das indulgncias na porta da capela de Wittemberg, condenando a venda de indulgncias (31 de outubro de 1517). - foi excomungado pelo Papa, e queimou a bula de excomunho.

17

- foi levado a presena do Imperador Carlos V e negou-se a uma retratao. - os nobres alemes dividiram-se em dois grupos: catlicos e protestantes. - no retorno para Wittenberg, foi sequestrado por um nobre alemo, que o levou para um lugar seguro, a salvo de seus perseguidores, que intentavam contra sua vida. - a partir de ento, os ventos da reforma espalharam-se para diversas outras regies da Europa, atingindo inclusive o clero romano e a nobreza. OBS.: O nome protestante deriva do fato dos prncipes luteranos alemes terem apresentado um protesto junto ao imperador Carlos V em 1529, defendendo a f crist reformada. Ensinos de Lutero: - sola scriptura, sola fide: justificao pela f e superioridade das Escrituras. - sacerdcio do crente (acesso direto a Deus). - contrrio ao celibato clerical. 2. Zwnglio (1484-1531) Suia de lngua alem (Zuriche): muitas de suas idias eram semelhantes s de Lutero, mas divergiam quanto Santa Ceia (memorial). Aceitou a predestinao incondicional de Calvino.

3. Joo Calvino (1509-1564) Suia de lngua francesa (Genebra) - 1541. - converteu-se em 1533 e foi perseguido em Paris . - estabeleceu-se em Genebra com o objetivo de torn-la uma cidade crist modelo, com leis baseadas na moral bblica e educao exemplar (foi exilado de 1538-1541) - estabeleceu uma ordem no culto: orao, leitura bblica, leitura de salmo, orao, sermo, orao, leitura de salmo, beno. - as Igrejas eram governadas por um grupo de presbteros. Teologia Calvinista: - depravao total da humanidade - eleio incondicional (dupla predestinao): Deus escolhe soberanamente os eleitos e sua chamada irresistvel. - limitao da redeno (Cristo morreu pelos eleitos) - irresistibilidade da graa - perseverana dos santos: os eleitos so manifestos pela santidade e a graa divina os sustenta para que no se desviem.
18

Principal Obra: Institutas da Religio Crist (1536). Arminianismo (Jacobus Arminius, 1560-1609, Holanda): sistema teolgico oposto ao calvinismo: - livre arbtrio: o homem pode procurar a graa, - a graa pode ser resistida - predestinao condicional - Cristo morreu por todos - o cristo pode perder a salvao - vai influenciar o metodismo 4. Henrique VIII Inglaterra - 1534: - precursor: Wycliff, que se insurgira contra o poder papal no sculo XIII. - a Igreja Catlica (papa Clemente VII, submisso a Carlos V, imperador da Espanha e Alemanha e sobrinho de Catarina) negou-lhe o direito ao divrcio para o novo casamento em 1527, o que fez com que o soberano ingls promulgasse o Ato de Supremacia (1534), atravs do qual confiscou todos os bens e propriedades da Igreja Catlica e fundou a Igreja Anglicana, sob controle estatal. - no houve profundas mudanas estruturais foi a REFORMA SEM REFORMA

Medidas tomadas por Henrique VIII: - Uma Bblia disponvel em cada Igreja - Fechamento dos mosteiros e confisco de bens da Igreja Catlica. Evoluo da realeza na Inglaterra: Aps a morte de Henrique VIII (1547), seguiu-se um perodo de intensa disputa, inclusive de se restabelecer o catolicismo. No entanto, a partir de 1558, a Igreja Anglicana foi confirmada como oficial por Elizabeth (1558-1608) , recebendo forte influncia calvinista. 5. Os Anabatistas (rebatizador): movimento protestante radical formado por camponeses e artesos, que surgiu na Suia (depois se expandiu para outros pases, como sul da Alemanha) e que entendia invlido o batismo de crianas pela Igreja Catlica, sendo necessrio um novo batismo quando adulto. Eram calvinistas. - sofreram grande perseguio, de catlicos e protestantes (morte por afogamento). - em Londres, fundaram a 1 Igreja Batista inglesa. - separao Igreja-Estado. - autoridade da Bblia. - pacifistas.

19

OBSERVAO: Os seguintes pases fizeram do protestantismo sua religio oficial: Dinamarca, Noruega, Sucia, Esccia (John Knox, 1505-1572, os cristos escoceses foram chamados presbiterianos) Portugal e Espanha mantiveram-se fiis ao catolicismo. Na Frana, os protestantes foram chamados huguenotes, com influncia calvinista, mas o governo continuou catlico (1547: 15% cristos reformados). A 1 Igreja Calvinista foi estabelecida em 1559, mas havia grande perseguio aos protestantes. Em 1572, ocorreu o triste episdio da Noite de So Bartolomeu (24 de agosto), com o massacre de 2 mil huguenotes em Paris. Esta perseguio durou vrios meses e em toda a Frana foram mortos de 70 a 100 mil protestantes (15621598: guerra contra os huguenotes; 1685: uma s f na Frana, com Luis XIV). Pases Baixos ou Holanda: teve ampla aceitao os ideais protestantes, formando-se a Igreja Reformada de orientao presbiteriana (calvinista).

6. CONTRA-REFORMA: movimento Catlico cujo objetivo era deter o avano do protestantismo. Conclio de Trento (1545-1563): reunio dos lderes catlicos, com o objetivo de discutir atitudes e solues para alterar o quadro desfavorvel por que passava o catolicismo. - Reativou a Santa Inquisio. - Elaborou o ndex: lista de livros proibidos. - Criao da Companhia de Jesus (jesutas): misses e catequese. - Tornou cannicos alguns livros apcrifos, incluindo-os na Bblia Catlica. - somente a Igreja tinha autoridade para interpretar as Escrituras

A IGREJA DO SCULO XVII

1. Guerra dos Trinta Anos (1618-1648): conflito que colocou frente a frente catlicos e protestantes de diversas regies da Europa (Bomia, Alemanha, Frana, Holanda, Sua etc.).

20

- terminou com a Paz de Westflia, que assegurou o fim das perseguies e a liberdade religiosa. 2. Os Puritanos: movimento surgido no interior da Igreja Anglicana cujo objetivo era promover uma verdadeira reforma na Inglaterra, nos mesmos moldes da Alemanha e Sua. - 1572: fundao da 1 Igreja Presbiteriana Inglesa (unida ao estado). - pretendiam eliminar os rituais catlicos e a liturgia. - alguns puritanos separatistas decidem criar uma forma de governo da Igreja chamado Congregacional. - 1620: um grupo de puritanos congregacionais emigram para os EUA bordo do navio Mayflower, e se estabelecem em Plymouth. - pice do movimento puritano: ocorre quando Oliver Cromwell assume o governo ingls (1640-1662). Com a retomada do poder pelos anglicanos, muitos ministros puritanos foram expulsos da Igreja Anglicana e formaram suas prprias Igrejas. - 1648: a Igreja Presbiteriana Calvinista torna-se a Igreja Oficial. - os puritanos influenciaram profundamente a sociedade inglesa, at o sc. XIX. Ideais Puritanos: - Santidade e piedade pessoal. - Simplicidade no culto + ensino da Palavra (3h) - Mensagens abrangentes(aspectos familiar, trabalho, lazer, educao). - aproximao entre os pastores e os fiis (visitas).

A IGREJA DO SCULO XVIII

1. O Movimento Pietista: surgiu na Alemanha, como resultado da decadncia do luteranismo, enfatizando a necessidade de uma vida crist autntica, comunho com Deus, obras filantrpicas e misses. - ficou conhecido tambm como irmos morvios, e imigrou para a Amrica do Norte (EUA). 2. O Primeiro Grande Despertamento: ocorreu por influncia de trs homens, principalmente: John Wesley, George Whitefield e Jonathan Edwards. John Wesley (1703 - 1791): o fundador do movimento metodista, que sofreu influncia do pietismo e da teologia arminiana. - Foi ordenado ministro da Igreja Anglicana em 1725.
21

- Metodista: vida crist pautada pela Palavra e disciplina rigorosa. - Crena na salvao acessvel por todas as pessoas atravs da f e arrependimento. - A salvao uma experincia pessoal e transformadora. 2. George Whitefield (1714 - 1770): - Foi ordenado ministro da Igreja Anglicana em 1739. - Durante algum tempo permaneceu unido ao ministrio de Wesley, mas se separaram por uma questo doutrinria: Whitifield era calvinista. - Foi o 1 ministro ingls a pregar ao ar livre, no que foi seguido por Wesley. - Seu ministrio atingiu diversas diversos pases, inclusive os E.U.A.

3. Jonathan Edwards (1703 - 1758): EUA. - Foi o maior telogo da histria dos E.U.A. - Produziu grande impacto espiritual com o sermo Pecadores nas mos de um Deus irado.

Comparao entre a descendncia do Justo e do mpio:


Jukes ( Ateu ) - 560 descendentes
310 morreram em extrema pobreza 150 criminosos 7 assassinos 100 alcolatras mais da metade das mulheres prostitutas Custo: 1 milho e 250 mil dlares

Jonathan Edwards - 1394 descendentes


295 diplomados em universidade, 23 Reitores 3 Senadores , 3 Governadores, 3 Prefeitos 130 Juzes, 100 Advogados , 56 Mdicos 75 Oficias das Foras Armadas 100 Missionrios e Pregadores 80 Funcionrios Pblicos 1 Superintendente do Tesouro 1 Vice-Presidente

A IGREJA DO SCULO XIX

1. Cenrio Religioso: - Liberalismo teolgico: descrena no sobrenatural e rejeio de alguma verdade bblica (encarnao do verbo, ressurreio). - Heresia unitariana: negao da divindade de Jesus e da existncia do Esprito Santo. - Busca de aceitao social: a prosperidade levou muitos a buscar respeito e aceitao social, afastando-se da Igreja.
22

- surgimento de algumas seitas nos EUA: Mrmons, Testemunhas de Jeov, Adventistas do 7 Dia e Cincia Crist. 2. Dispensacionalismo: movimento teolgico com nfase na escatologia, fundado por John Nelson Darby, na Inglaterra. - dividiu a histria em sete perodos: inocncia, conscincia, governo civil, promessa, lei, graa e reino. - escatologia: arrebatamento secreto e pr-tribulacionalismo. 3. O Segundo Grande Despertamento: ocorreu por influncia de trs homens, principalmente: Charles Finney, DL Moody e CH Spurgeon. a) Charles Finney (1792-1875) - lanou a semente do 2 despertamento nos EUA a partir de 1824. - costume de fazer apelo ao fim das reunies e havia manifestaes sobrenaturais sobre a pessoa (prostrao, choro compulsivo) - Estatstica: 85% dos convertidos permaneciam fiis.

b) D.L Moody (1837-1899) - converso em uma sapataria onde trabalhava, atravs de seu professor da EBD. - Iniciou seu ministrio na EBD. - abandonou sua promissora carreira como comerciante para dedicar-se integralmente ao ministrio. - levantou um edifcio para o culto que foi destrudo no grande incndio de Chicago, em 1871, que consumiu inclusive sua casa. - Foi a Nova York angariar fundos para nova construo e teve uma profunda experincia com Deus. - Seu mtodo era simples, mas atingia diretamente o corao dos ouvintes. - Pregou tambm na Inglaterra ( 1873-1875 ) e outros pases da Europa. c) Charles Haddon Spurgeon (1834-1892) - Pertencia a famlia crist. - Converteu-se aos 15 anos, num culto com poucas pessoas em que no havia pregador devido a uma tempestade de neve, e um sapateiro pregou em Is. 45.22. - Na juventude, ocupava-se em distribuir folhetos, visitas e ensinos na EBD. - Comeou a pregar com 19 anos - aos 21 foi convidado para pastorear a igreja de Waterbeach, no interior da Inglaterra. Algum tempo depois, recebeu convite para assumir o plpito de uma Igreja Batista em Londres (18.12.1853), que possua aproximadamente 280 membros.
23

- a partir de ento as audincias afluram em massa e a Igreja passou a no mais comportar os fiis. - Spurgeon deu incio construo do Tabernculo Metropolitano, com capacidade para 6.000 pessoas, que foi inaugurado em 1861. - sua maior audincia deu-se em Londres, quando pregou por duas horas a 23.654 pessoas. - pregou em vrios pases do mundo; editou 135 livros. Observaes finais Os anos de 1857 - 1859 marcam um perodo de grande avivamento. Na 2 metade do sculo XIX, surgiram os Movimentos de Santidade por influncia de Moody (Vida crist autntica), o exrcito da Salvao (recuperao dos miserveis e prostitutas 1878) A partir de 1870, comeou-se a pregar a cura fsica era parte do evangelho e muitos ministros comearam a anunciar verdades contidas no livro de Atos (sinais, batismo no Espirito Santo, evangelizao, misses urbanas, etc.)

HISTRIA DA IGREJA CONTEMPORNEA (1906-HOJE)


1) MOVIMENTO PENTECOSTAL:

Origens: a partir de 1890, muitas Igrejas e grupos evanglicos dos EUA comearam a se preocupar com a evangelizao mundial, face iminncia do retorno de Cristo e aos milhares de povos no alcanados. Muitos lderes e telogos acreditavam que esta tarefa s seria possvel atravs da experincia vivida pela Igreja no dia de Pentecostes, onde o batismo com o Esprito Santo deu-se com a evidncia do falar em lnguas humanas (xenolalia), o que permitiria a evangelizao dos povos. Aps amplo debate doutrinrio, os estudiosos pentecostais chegaram concluso de que o batismo com o Esprito Santo podia ocorrer em lnguas humanas ou em lnguas desconhecidas na Terra (glossolalia), e seu propsito inicial no era a obteno do dom em lnguas humanas com propsito de evangelizao dos povos, e sim a edificao pessoal e capacitao espiritual para a evangelizao.

24

Movimento Pentecostal nos EUA

William Joseph Seymour (1870-1922): era negro, pobre e cego de um olho, e tornou-se o principal lder pentecostal do incio do sculo XX. - estudou numa escola teolgica em que se ensinava que o falar em lnguas a evidncia bblica do batismo no Espirito Santo (1905 - Charles Fox ParhAm) - foi convidado a dirigir reunies em Los Angeles, e abriu um salo na rua Azuza, 312 (abril de 1906) - Local: humilde - Ambiente: sobrenatural - Alcance: mundial - Expectativa: Restaurar o cristianismo dos tempos apostlicos (Igreja Primitiva) - Perodos de avivamento 1906-1908 e 1911 - Resultado: Criao da Assemblia de Deus (1914) a partir de um conclio de ministros pentecostais.

Movimento Pentecostal no Brasil Daniel Berg e Gunnar Vingren: missionrios suecos que receberam, nos EUA, uma palavra proftica para anunciar o evangelho no Par. - aportaram em Belm em 19.10.1910. - a pregao pentecostal causou impacto nas denominaes tradicionais, e os missionrios foram impedidos de anunciar o batismo com o Esprito Santo. Por fim, expulsos das Igrejas, tornaram-se independentes, at que em 1918 a nova Igreja foi registrada como Assemblia de Deus. Movimento Carismtico: a introduo da experincia com o Espirito Santo (dons e batismo) nas denominaes tradicionais ou histricas (presbiteriana, batista, metodista, catlica.) - muitos irmo de igrejas tradicionais comearam a buscar um enchimento do Esprito Santo. No Brasil: os carismticos foram obrigados a sair das igrejas tradicionais, formando novas denominaes: Igreja Presbiteriana Renovada, Metodista Livre, etc. Outros pases: os carismticos mantiveram-se em suas denominaes. Na Igreja Catlica, o movimento carismtico comeou em 1967, com um grupo de estudantes da universidade de Duquesne, que comearam a buscar a experincia do batismo no Esprito Santo.
25

- ao receberem o batismo co o Esprito Santo, a maioria destes estudantes deixou a Igreja Catlica e uniram-se ao Pentecostalismo Evanglico. - alguns estudantes mantiveram-se na Igreja Catlica, o que deu origem a inmeros grupos catlicos carismticos. Infelizmente, a experincia destes catlicos tem se mostrado emocionais e at demonacas.

(*) Pentecostalismo da Unicidade (a partir de 1914): ensino que teve sua raiz na heresia unitariana do sculo XIX. - Deus no Antigo Testamento Jeov e no Novo Testamento Jesus (nega a trindade). - Batismo: s em nome de Jesus. - Salvao: Converso + batismo em guas + batismo no Esprito Santo.

2) MOVIMENTO NEO-PENTECOSTAL: surgiu a partir da dcada de 70 com Igrejas que do nfase em:

- exorcismo - evangelho da prosperidade - evangelho da sade perfeita origem: EUA destaques: Keneth Hagin e Benny Hinn

- confisso positiva - maldio hereditria - cura interior etc.

3) ASPECTOS DO EVANGELHO NO BRASIL HOJE:

A) Positivos: - em muitas Igrejas, temos o cultivo da adorao sincera e louvor participativo - aumento quantitativo de pessoas nas Igrejas - quebra de barreiras denominacionais (unidade do Corpo) B) Negativos: - uso de estratgias extra-bblicas por algumas Igrejas para atrair pblico (objetos etc).

26

- desprezo crescente pelo ensino srio da Palavra (EBD, culto de ensino) e Orao (viglia, culto de orao). - surgimento de heresias. - pregaes que deixam de ser cristocntricas.

- a Igreja passou a ser lugar onde se busca o que interessa (evangelho parcial ou fast-food). - negligncia na santificao. - falta de compromisso com a Igreja. - falta de acompanhamento pastoral e desobedincia aos pastores.

CONCLUSO :

27

You might also like