You are on page 1of 5

CONCEITO E SURGIMENTO DO EMPREENDEDORISMO EMPREENDEDOR: Algum que sonha e busca transformar seu sonho em realidade.

. Fernando Dolabela ( 1999 ) EMPREENDER agir, buscar o sonho, conceber o futuro.

CONCEITO MAIS ACEITO DA ATUALIDADE Empreendedorismo o processo de criar algo diferente e com valor, dedicando tempo e o esforo necessrios, assumindo os riscos financeiros, psicolgicos e sociais correspondentes e recebendo as consequentes recompensas da satisfao econmica e pessoal. Robert Hirsch

SURGIMENTO DO EMPREENDEDORISMO No incio do sculo XVI a palavra empreendedor foi usada pela primeira vez em coordenao de operaes militares. A palavra empreendedor (entrepreneur) surgiu na Frana por volta dos sculos XVII e XVIII, com o objetivo de designar aquelas pessoas ousadas que estimulavam o progresso econmico, mediante novas e melhores formas de agir. A partir de 1800 o economista Jean Batist atrelou o termo a produo e processos.

SURGIMENTO DO EMPREENDEDORISMO NO MUNDO 1-Surgimento do Empreendedorismo 1950 - Joseph Schumpeter Joseph Schumpeter chegou a escrever que a medida para uma sociedade ser considerada capitalista saber se ela confia seu processo econmico ao homem de negcios privado.

1967 com KENNETH E. KNIGHT e em 1970 com PETER DRUCKER foi introduzido o conceito de risco, uma pessoa empreendedora precisa arriscar em algum negcio.

1985 - GIFFORD PINCHOT foi introduzido o conceito de Intra-empreendedor, uma pessoa empreendedora mas dentro de uma organizao.

EMPREENDEDORISMO NO BRASIL

No Brasil, o empreendedorismo comeou a ganhar fora na dcada de 1990, durante a abertura da economia. A entrada de produtos importados ajudou a controlar os preos, uma condio importante para o pas voltar a crescer, mas trouxe problemas para alguns setores que no conseguiam competir com os importados, como foi o caso dos setores de brinquedos e de confeces. S no ano 2000, surgiu um milho de novos postos de trabalho. Investidores de outros pases voltaram a aplicar seu dinheiro no Brasil e as exportaes aumentaram. Juntas essas empresas empregam cerca de 40 milhes de trabalhadores.

CARACTERISTICAS DO EMPREENDEDOR 1- PERSISTNCIA Enfrentar os obstculos e buscar, a todo custo, o sucesso. 2- CORRER RISCOS CALCULADOS Disposio de assumir desafios e responder por eles. 3- EXIGNCIA DE QUALIDADE E EFICINCIA Fazer sempre mais e melhor. Satisfazer ou superar as expectativas de prazos e padres de qualidade. 4- COMPROMETIMENTO Sacrifcio pessoal, colaborao com os funcionrios e esmero com os clientes. Importantes atitudes para o sucesso de uma empresa. 5-BUSCA DE INFORMAES Busca constante de dados sobre clientes, fornecedores, concorrentes e sobre o prprio negcio. 6- ESTABELECIMENTO DE METAS Saber estabelecer objetivos que sejam claros para a empresa, tanto em longo como em curto prazo. 7- PLANEJAMENTO E MONITORAMENTO SISTEMTICOS Organizao de tarefas de maneira objetiva, com prazos definidos, a fim de que possam ter os resultados medidos e avaliados. 8- PERSUASO E REDE DE CONTATOS Usar estratgias para influenciar e persuadir outras pessoas. Manter contato com pessoas-chaves, relacionadas ou no com o negcio, que ajudem a atingir os objetivos. 9- INDEPENDNCIA E AUTOCONFIANA

Ter autonomia para agir e manter sempre a confiana no sucesso. OBJETIVO DO EMPREENDEDOR O empreendedorismo busca a auto-realizao, estimula o desenvolvimento como um todo e o desenvolvimento local, apoiando a pequena empresa, ampliando a base tecnolgica, criando empregos.

TIPOS DE EMPREENDEDORES O empreendedor nato; O herdeiro; O coorporativo; Serial; Social; Empreendedor por necessidade; O que aprende ( inesperado); Normal

EMPREENDEDOR NATO Geralmente so os mais conhecidos e aclamados. Suas histrias so brilhantes e, muitas vezes, comeam do nada e criam grandes imprios. Comeam a trabalhar muito jovens e adquirem habilidade de negociao e de vendas. So visionrios, otimistas, esto frente do seu tempo e comprometem-se 100% para realizar seus sonhos. Suas referencias e exemplos a seguir so os valores familiares e religiosos, e eles mesmos acabam por se tornar uma grande referencia. Exemplo: Bill Gates

EMPREENDEDOR HERDEIRO Sucesso Familiar O empreendedor herdeiro recebe logo cedo misso de levar frente o legado de sua famlia. Empresas familiares fazem parte da estrutura empresarial de todos os pases, e muitos imprios foram construdos nos ltimos anos por famlias empreendedoras, que mostraram habilidade de

passar o basto a cada nova gerao. O desafio do empreendedor herdeiro multiplicar o patrimnio recebido. O empreendedor herdeiro aprende a arte de empreender com exemplos da famlia, e geralmente segue seus passos. Alguns tm senso de independncia e desejo de inovar, de mudar as regras do jogo. Outros so conservadores e preferem no mexer no que tem dado certo EMPREENDEDOR CORPORATIVO O Empreendedor Corporativo tem ficado mais em evidencia nos ltimos anos, devido necessidade das grandes organizaes de se renovar, inovar e criar novos negcios. So geralmente executivos muito competentes, com capacidade gerencial e conhecimento de ferramentas administrativas. Trabalham de olho nos resultados para crescer no mundo corporativo. Assumem riscos e tem o desafio de lidar com a falta de autonomia, j que nunca tero o caminho 100% livre para agir. So hbeis comunicadores e vendedores de suas ideias.

EMPREENDEDOR SERIAL O Empreendedor serial aquele apaixonado no apenas pelas empresas que cria, mas principalmente pelo ato de empreender. uma pessoa que no se contenta em criar um negcio e ficar frente dele at que se torne uma grande corporao. Como geralmente uma pessoa dinmica, prefere os desafios e a adrenalina envolvidos na criao de algo novo a assumir uma postura de executivo que lidera grandes equipes. Normalmente est atento a tudo o que ocorre ao seu redor e adora conversar com as pessoas, participar de eventos, associaes, fazer networking. Geralmente tem uma habilidade incrvel de montar equipes, motivar o time, captar recursos para o incio do negcio e colocar a empresa em funcionamento.

EMPREENDEDOR SOCIAL O empreendedor social tem como misso de vida construir um mundo melhor para as pessoas. Envolve-se em causas humanitrias com comprometimento singular. Tem um desejo imenso de mudar o mundo criando oportunidades para aqueles que no tm acesso a elas. Suas caractersticas so similares s dos demais empreendedores, mas a diferena que se realizam vendo seus projetos trazerem resultados para os outros e no para si prprios. De todo os tipos de empreendedores o nico que no busca desenvolver um patrimnio financeiro, ou seja, no tem como um de seus objetivos ganhar dinheiro. Prefere compartilhar seus recursos e contribuir para o desenvolvimento das pessoas.

EMPREENDEDOR POR NECESSIDADE O empreendedor por necessidade cria o prprio negocio porque no tem alternativa. Geralmente no tem acesso ao mercado de trabalho ou foi demitido. No resta outra opo a no ser trabalhar por conta prpria. Geralmente se envolve em negcio informal, desenvolvendo tarefas simples, prestando servios e conseguindo como resultado pouco

retorno financeiro. um grande problema social para os pases em desenvolvimento, pois apesar de ter iniciativa, trabalhar arduamente e buscar de todas as formas a sua sobrevivncia e a dos seus familiares, no contribui para o desenvolvimento econmico. Sua existncia em grande quantidade um problema social que, no caso brasileiro, ainda est longe de ser resolvido. EMPREENDEDOR QUE APRENDE (INESPERADO) Este tipo de empreendedor tem sido muito comum. normalmente uma pessoa que, quando menos esperava, se deparou com uma oportunidade de negcio e tomou a deciso de mudar o que fazia na vida para se dedicar ao negcio prprio. uma pessoa que nunca pensou em ser empreendedor, que antes de se tornar um via a alternativa de carreira em grandes empresas como a nica possvel. O momento de disparo ou de tomada de deciso ocorre quando algum o convida para fazer parte de uma sociedade ou ainda quando ele prprio percebe que pode criar um negocio prprio.

You might also like