You are on page 1of 6

EXCELENTSSIMO MARANHO

SENHOR

DOUTOR

DESEMBARGADOR

PRESIDENTE DO EGRGIO TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DO

AUGUSTO DA SILVA DH CARVALHO, Auxiliar Judicirio, matricula 1503580, 3a Vara da Comarca de Timon, neste Estado, com fulcro no art. 173 do Estatuto dos Servidores Pblicos Civis do Estado do Maranho, Lei n 6.107/94. vem honrosa presena de Vossa Excelncia requerer o que segue: O requerente constatou que o valor percebido da gratificao natalina referente aos anos de 2011 e 2012 no foram levadas cm considerao o percentual recebido a ttulo de GAJ (20% sob o vencimento), o que afronta disposio expressa da Lei Estadual n 6.107, de 27 de julho de 1994. o estatuto dos servidores pblicos civis do Estado do Maranho. Isso porque, em seu arl. 48, o aludido estatuto traz em seu bojo o conceito de remunerao, verbis:

Art. 48 - Remunerao o vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens pecunirias permanentes ou temporrias estabelecidas cm lei. (destaquei)

Mas adiante, ao tratar de gratificao natalina, preconiza de forma clara que:

Art. 77 - A gratificao natalina corresponde a 1/12 (um doze avos) da remunerao a que o servidor fizer jus no ms de dezembro, por ms de exerccio no respectivo ano. (destaquei)

Desta feita, infere-se que o clculo do valor pertinente ao 13 salrio deve incidir sobre a REMUNERAO, que composta pelo vencimento

SOMADO S VANTAGES PECUNIRIAS, QUE SEJAM DE CARTER PERMANENTE E TEMPORRIO. Cumpre destacar ainda que o douto Parecer da Assessoria Jurdica da Previdncia n 4132012-AJP corroborou o entendimento aqui esposado, ou seja, pela incidncia da GAJ sobre o 13 salrio e ferias. Neste quadro, injustificadamente no levado em considerao no clculo da Gratificao Natalina e frias a Gratificao de Atividadc Judiciria - GAJ, o que vem acarretando prejuzos financeiros ao requerente. Assim, solicita-se aqui to somente que seja includo na base de clculo do 13 e frias a GAJ (gratificao de atividade judiciria) e no qualquer incorporao da GAJ ao vencimento do requerente,

Por todo exposto, requer:


a) o pagamento da diferena entre o clculo da gratificao natalina correspondente da 1/12 (um doze avos) da remunerao do ms de dezembro (composta pela GAJ) e frias, bem como do que j foi percebido a ttulo de 13 salrio e frias; b) a implementao definitiva desses clculos nas gratificaes natalinas e terias vindouras. Nesses termos,

Perde e espera deferimento. Timon, 23 de novembro de 20

Augusto da >U_vq de Carvalho


Auxiliar Judicirio 1503580 TJMA

vf M^vc^^y / v^_ jf

Estado do Maranho Poder Judicirio TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DO MARANHO PARECER-AJP - 4132012 ( relativo ao Processo 366962011)

Cdigo de validao: DF20EB1BCB

REQUERENTE: PETRONIO DE AGUIAR PEREIRA JNIOR ASSUNTO: PAGAMENTO ORIGEM: SO LUS - MA

Trata-se de solicitao do pagamento da Gratificao Natalina referente Gratificao de Atividade Judiciria (GAJ), vez que a ltima integra a remunerao do servidor do Poder Judicirio deste Estado. A Coordenadoria de Pagamento informou (DESPACHO-CP 302012) que a Gratificao de Atividade Judiciria - GAJ no incorporada ao vencimento ou remunerao do servidor, conforme disposto no art. 9 da Resoluo n. 59/2010. o relatrio necessrio. Passo a opinar. Inicialmente, cabe analisar a legislao pertinente matria. A Constituio Federal, no seu art. 37, fixa os princpios que regem a Administrao Pblica, em especial o da legalidade, nos seguintes termos:
Art. 37. A administrao pblica direta e indireta de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios obedecer aos princpios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia e, tambm, ao seguinte: (grifo nosso)

Assim sendo, tem-se no princpio da legalidade o alicerce do Estado de Direito, pelo que todos os atos administrativos s podem ser praticados luz dos dispositivos legais, ou seja, s ser lcito ao administrador praticar atos expressamente autorizados em lei. cedio que a remunerao do servidor diz respeito ao vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens pecunirias permanentes ou temporrias estabelecidas em lei, conforme dispe o art. 48 do Estatuto dos Servidores Pblicos Civis do Estado do Maranho:

"Art. 48 - Remunerao o vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens pecunirias permanentes ou temporrias estabelecidas em lei".

No h dvida de que a Gratificao de Atividade Judiciria - GAJ, apresenta-se como vantagem acrescida ao vencimento dos servidores do Poder Judicirio do Estado do Maranho, como bem se pode depreender da leitura do art. 7, l, Lei 9.326/2010:

Estado do Maranho Poder Judicirio TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DO MARANHO "Art. 7-D O Poder Judicirio dispor, por resoluo do Tribunal de Justia, sobre a concesso mensal da Gratificao de Atividade Judiciria - GAJ e anual da

Gratificao por Produtividade Judiciria - GPJ, que tero a seguinte composio:


l - 20% (vinte por cento) sobre o vencimento do cargo efetivo, a titulo de Gratificao de Atividade Judiciria - GAJ;

A vantagem em discusso no revela benefcio de carter geral, mas pessoal, em decorrncia do acrscimo por "atividade jurdica especial" que o servidor se prestar a exercer, glosa monetria pr labore faciendo, portanto, e no indenizatria bonificante, nos termos da dicotomia doutrinria que se possa empregar. A sua natureza exsurge, sob todas as luzes, quando se lana mo do postulado hermenutico autntico, considerando a mens legislatoris, in casu, da Administrao Superior deste Egrgio Tribunal, resplandecida em resoluo interna. Estes auridos pecunirios concedidos ao largo do tempo e que, por isso, em certo aspecto, podem reputar-se vantagens permanentes, no so, s por isso, acrscimos pecunirios "incorporados", ipso facto, aos vencimentos; quanto a isto, tenho que a resoluo clara, e por assim ser, in claris cessai interpretado. De outra sorte, tenho que a leitura do art. 9 da Resoluo n. 59/2010 deve ser constrita vedao de incorporao salarial para fins de aposentadoria, adicional por tempo de servio, adicional de qualificao, licena-prmio e demais vantagens que incidem sobre o vencimento - no singular, com efeito -, de modo que no passe a representar novo marco salarial. Assim o , por suposto, haja vista que caso a Administrao do TJ o quisesse, aumentaria o prprio salrio do servidor, e no o beneficiaria com uma gratificao por atividade judiciria. Enfim, a questo suscitada, porm, delineia-se ao cume de responder: se agrega a base de clculo do 13 salrio.
Neste particular, trago leitura o Estatuto dos Servidores Pblicos Civis do Estado do Maranho sobre a gratificao natalina em seu artigo 77, litteris:
Art. 77 - A gratificao natalina corresponde a 1/12 (um doze avos) da remunerao a que o servidor fizer jus no ms de dezembro, por ms de exerccio no respectivo ano.

Em que pese a informao da Coordenadoria de Pagamento (INFORMA CP 30/2012), com todas as vnias, sobre o fato de que a Gratificao de Atividade Judiciria no ser incorporada ao vencimento ou remunerao, consoante art. 9, Resoluo n. 59/2010, entende esta Assessoria Jurdica Especial da Presidncia que o termo utilizado para compor o
Assinado em 07/05/2012 16:4 l, por MAURCIO ALBUQUERQUE GASPAR.

Estado do Maranho Poder Judicirio TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DO MARANHO

artigo citado faz referncia ao fato de que a gratificao in casu no ser incorporada para o fim de proventos de aposentadoria e incidncia de vantagens outras, todavia, inconteste que a mesma integre a base de calculo da gratificao natalina, pela razo de ser gratificao pr labore in faciendo, e, porque no, ante a ausncia dessa restrio legal, logo, agregando-se remunerao a que diz o art. 77 supracitado.
Sobre o assunto, assim a jurisprudncia, em situaes iguais ou parecidas, vem se posicionando, in verbis:
SERVIDORES PBLICOS. PRMIO DE INCENTIVO DA LEI PAULISTA N 8.975/1994. INCLUSO NA BASE DE INCIDNCIA DO 13 SALRIO E DO TERO DE FRIAS. A normativa de regncia atrai os valores do Prmio de Incentivo, objeto da Lei local n 8.975, de 1994, para a base de clculo do 13 salrio e do tero constitucional deferias dos servidores pblicos paulistas. O carter pr labore faciendo dessa vantagem pecuniria de produtividade no dotada de fora bastante para exclu-la do mbito das verbas remuneratrias do 13 salrio e do tero de frias. No provimento da remessa obrigatria e da apelao da Fazenda paulista; acolhida do recurso dos autores. (TJ/SP, 365502020098260053 SP 0036550-20.2009.8.26.0053, Julgamento: 23/01/2012) 16/01/2012, 11a Cmara de Direito Relator: Ricardo Dip, Data de Pblico, Data de Publicao:

INTEGRAO DO ADICIONAL DE PERICULOSIDADE NA BASE DE CLCULO DAS HORAS frias EXTRAS. acrescidas O de adicional 1/3. de periculosidade possui inegvel RS natureza 0058100remuneratria, devendo integrar a base de clculo das horas extras, 13 salrios e (TRT-4, 581009420095040292 94.2009.5.04.0292, Relator: RICARDO CARVALHO FRAGA, Data de Julgamento: 01/06/2011, 2a Vara do Trabalho de Sapucaia do Sul)

Verifica-se, frente ao que dos autos consta que o servidor faz jus que a Gratificao de Atividade Judiciria integre o 13 (dcimo terceiro) salrio. Logo, no h bice legal para o atendimento do pleito em voga. Sendo assim, levando em considerao a interpretao dada aos dispositivos legais atravs do presente parecer, opina esta Assessona Jurdica da Presidncia pelo deferimento do pleito no sentido de ser considerada a verba relativa Gratificao de Atividade Judiciria no clculo da gratificao natalina por ser ela parte integrante da remunerao, incidindo, entretanto, a partir do presente exerccio, ou seja, no clculo do 13 (dcimo terceiro) deste ano de 2012. o parecer. Diretoria Geral. Sugere-se o encaminhamento dos autos para a Diviso de Folha de Pagamento a fim de realizao do clculo do valor que acometer cada servidor optante pela Gratifica de Atividade Judiciria, quando da incidncia no 13(dcimo terceiro) salrio. Aps, Diretoria Financeira para verificao de dotao oramentaria relativa a tal pagamento.
Assinado em 07/05/2012 10:41, por M A U R C I O A L B U Q U E R Q U E GASPAR.

Eslado do Maranho Poder Judicirio TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DO MARANHO

MAURCIO ALBUQUERQUE GASPAR Assessor Chefe da Assessoria Jurdica da Presidncia Assessoria Jurdica da Presidncia Matrcula 143024

Documcnlo assinado. SO LUS - TRIBUNAL DL JUSTIA, 07/05/2012 16:41 (MAURCIO ALBUQUERQUE GASPAR)

Assinado cm 07/05/2012 1 6 . 4 1 . por MAURCIO ALBUQUKRQ.UK GASPAR.

You might also like