You are on page 1of 3

Figuras e modos do Silogismo

As figuras e os modos do silogismo so critrios de classificao dos silogismos. As figuras resultam da posio do termo mdio nas premissas. Os modos resultam da qualidade (afirmativa ou negativa) e da quantidade (universal ou particular) das proposies, por isso, para cada proposio so quatro as variaes possveis - A, E, I e O. No que se refere ao lugar ocupado pelo termo mdio (M) nas premissas podemos encontrar as seguintes alternativas: 1 figura 2 figura 3 figura M P P M M P S M S M M S S P S P S P 4 figura P M M S S P

Como para cada uma das trs proposies do silogismo existem quatro possibilidades de combinao qualidade /quantidade (A; E, E; O) temos por cada figura 4X4X4=64 modos possveis e, para as 4 figuras, 64X4=256 modos possveis. De todos estes modos, apenas 19 so modos vlidos, isto , respeitam as oito regras (ou as trs de Lukasiewics). Os lgicos medievais inventaram um sistema mnemnico - um conjunto de palavras em lngua latina para designar estes modos vlidos. Para designar os quatro modos da 1 figura, tomaram-se as quatro primeiras consoantes do alfabeto latino (B, C, D e F) e todos os outros modos das restantes figuras comeam por uma dessas consoantes. Nestas palavras mnemnicas, as vogais indicam a qualidade e a quantidade das trs proposies que constituem o silogismo, como por exemplo BArbArA, que traduz um dos modos vlidos da 1 figura, constitudo por trs proposies todas afirmativas e universais.

AS REGRAS DO SILOGISMO
1 O silogismo tem trs termos e s trs termos. 2 Nenhum termo pode ser mais extenso na concluso do que nas premissas. 3 A concluso no deve conter nunca o termo mdio. 4 O termo mdio deve ser tomado pelo menos uma vez universalmente. 5 De duas premissas negativas nada se pode concluir. 6 De duas premissas afirmativas no se pode tirar uma concluso negativa. 7 A concluso segue sempre a parte mais fraca. 8 De duas premissas particulares nada se pode concluir. (Estas regras reduzem-se s trs regras que Aristteles definiu. O que se entende por parte mais fraca so as seguintes situaes: entre uma premissa universal e uma particular, a parte mais fraca a particular; entre uma premissa afirmativa e outra negativa, a parte mais fraca a negativa.)

OS MODOS VLIDOS DO SILOGISMO:


So 19 os modos vlidos do silogismo. Para a primeira figura so vlidos os modos: AAA, EAE, AII, EIO; para a segunda figura so vlidos os modos: EAE, AEE, EIO, AOO; para a terceira figura so vlidos os modos: AAI, IAI, AII, EAO, OAO, EIO; para a quarta figura so vlidos os modos: AAI, AEE, IAI, EAO, EIO. O lgico portugus Pedro Hispano apresenta-nos as frmulas mnemotcnicas que os escolsticos inventaram para fixar os modos do silogismo: 1 Figura: Barbara; Celarent, Darii, Ferio. Exemplos: A - Toda a virtude boa. A - Toda a justia virtude. A - Toda a justia boa. E - Nenhum ser racional animal. A - Todo o homem racional. E - Nenhum homem animal. A - Todo o homem mortal. I - Algum filsofo homem.

I - Algum filsofo mortal. E - Nenhum agnstico cr em Deus. I - Alguns filsofos so agnsticos. O - Algum filsofos no crem em Deus. 2 Figura: Cesare, Camestres, Festino, Baroco. Exemplos: E - Nenhuma utopia realidade. A - Toda a verdade realidade. E - Nenhuma verdade utopia. A - Todo o homem racional. E - Nenhum animal racional. E - Nenhum animal homem.

OS MODOS VLIDOS DO SILOGISMO


O silogismo tem um valor demonstrativo que assenta em propriedades puramente formais. A lgica essencialmente demonstrativa. Da a sua preocupao com a adequao entre a linguagem e o real com o objectivo de fazer enunciados acerca deste.

1 Figura
AAA Barbara EAE Celarent AII Darii EIO Ferio

2 Figura
EAE Cesare AEE Camestres EIO Festino AOO - Baroco

3 Figura
AAI Darapti EAO Felapton IAI Disamis AII - Datisi OAO Bocardo EIO Ferison

4 Figura
AAI Bramalip AEE Calemes IAI Dimatis EAO - Fesapo EIO Fresison

You might also like