You are on page 1of 26

Uma proposta para leitura e interpretao de charges

Prof. Jos Carlos

Conceituando o gnero textual CHARGE


Segundo Srgio Roberto Costa, no Dicionrio de Gneros Textuais, a charge uma ilustrao ou desenho humorstico, com ou sem legenda ou balo, veiculado pela imprensa, impressa ou eletrnica, que tem por finalidade satirizar ou criticar algum acontecimento do momento. Geralmente um texto opinativo, expresso em dimenso verbal e no verbal.

Ainda sobre CHARGE


Podemos dizer que a charge um texto multimodal, uma vez que utiliza-se de mais de um modo de elaborao da mensagem comunicativa, nesse caso o verbal (atravs de legendas e bales com dilogos) e o no verbal (que utiliza-se das imagens icnicas). A agressividade, presente na charge, incita o leitor a se conscientizar e assumir uma atitude crtica diante do texto. A charge uma crtica temporal, desta forma, seu texto envelhece rpido.

Ainda sobre CHARGE


Para fins acadmicos e didtico-pedaggicos podemos estruturar um modelo de anlise para a charge, o qual facilita a nossa organizao de idias e forma de expressar a nossa compreenso.

Toda charge uma crtica temporal


Em nossa anlise, devemos apresentar o tema ao qual a charge se refere e o contexto no qual ela est inserido. Lembrando-se que ela a opinio de um chargista. Geralmente as charges so situacionais e tratam de temas que esto acontecendo no campo da poltica, educao, cultura, cidadania, economia, entre outros.

IMPORTANTE
Para que haja uma compreenso da mensagem conotativa (figurada) da charge, preciso que o leitor (interpretante) esteja ciente, consciente ou inserido no contexto ou situao a qual ela se refere.

PROPOSTA DE ANLISE
Estruturamos a anlise basicamente em trs partes: DESCRIO INTERPRETAO CONCLUSO

ASPECTOS DESCRITIVOS
Plano da expresso O sentido denotativo (o real) O primeiro significado O que ns vemos como imagem Todos os elementos visuais apresentados ou expressos so de fundamental importncia

ASPECTOS SIGNIFICATIVOS E INTERPRETATIVOS


Plano do contedo O sentido conotativo (o figurativo) Os outros significados e sentidos (metfora e hiprboles) O que os elementos visuais nos comunicam Os outros sentidos atribudos ao conjunto imagtico expresso pela charge

ASPECTOS CONCLUSIVOS
O desfecho conclusivo da anlise da charge. expressa claramente a interpretao pessoal do leitor (interpretante) da charge.

Vamos aos exemplos:

Exemplo 1

Assunto: cotidiano do brasileiro Contexto: Situao atual dos consumidores de baixa renda brasileiros que privilegiam necessidades secundrias, como internet e TV a cabo, ao invs de necessidades bsicas como alimentao.

ASPECTOS DESCRITIVOS
Um homem, que est instalado embaixo de um viaduto, assiste televiso e chama sua mulher para acompanh-lo na recepo do programa os miserveis. Acima da imagem h o ttulo: Brasileiro troca arroz e feijo por internet e TV a cabo

ASPECTOS INTERPRETATIVOS
Num sentido conotativo, a imagem completa o que est exposto no ttulo. Evidencia que os brasileiros em condies de baixa renda mesmo morando embaixo de um viaduto, condio mxima de pobreza, tem uma televiso e usufruem do prazer de acompanhar uma programao de TV paga. O nome do programa, Os Miserveis, ironiza com a questo da auto-percepo e identificao que o brasileiro tem de si. Nesse caso podemos dizer que so miserveis assistindo a miserveis.

ASPECTOS CONCLUSIVOS
Podemos dizer que a charge ironiza com a situao de misria e alienao que vive alguns brasileiros de baixa renda e critica nitidamente essa troca contraditria de valores e necessidades.

Exemplo 2

Assunto: tica na escola

Contexto: Situao contempornea sobre a perda ou esquecimento dos valores ticos no ambiente escolar, envolvendo os discentes e at mesmo os docentes.

ASPECTOS DESCRITIVOS
A imagem retrata, no plano de fundo, uma lousa de uma sala de aula. A esquerda uma professora de costas para o quadro, pede para que um garoto escreva a palavra TICA. O garoto, postado em frente a lousa e observando a caixa de giz vazia, se posiciona afirmando que roubaram o giz.

ASPECTOS INTERPRETATIVOS
Est implcita, de forma conotativa, que falta tica no ambiente escolar, uma vez que roubam o giz, um bem alheio (no caso, da instituio, seja ela pblica ou privada). A palavra TICA em negrito nos evidencia o tema da questo abordada, uma vez que vem em destaque.

ASPECTOS CONCLUSIVOS
H uma ironia questo da ausncia dos valores ticos e morais na formao dos indivduos, salientando que a escola uma instituio que em sua essncia deve preservar, esclarecer e reivindicar pela tica, seja ela nas prticas escolares ou nas prticas sociais.

Exemplo 3

Assunto: Relaes na redes sociais Contexto: O boom das redes sociais e as relaes que se constroem nelas. As trocas simblicas e as representaes que as redes sociais tem oferecido, especificamente o facebook.

ASPECTOS DESCRITIVOS
A imagem mostra uma cama na qual est acomodado um casal, sentados virados cada um para um lado (a mulher para esquerda e o homem para direita), esto cobertos at a cintura por um lenol. No colo de cada, h um notebook e ambos esto digitando. Em cima de cada notebook est um balo com a imagem de uma boca.

ASPECTOS INTERPRETATIVOS
A charge ironiza a questo das convergncias das prticas afetivas e cotidianas para as redes sociais e evidencia que as trocas de afetos esto cada vez mais distantes e impessoais mesmo havendo uma proximidade geogrfica de cunho ntimo. Trocamos as relaes interpessoais, envolvendo toques, carcias, abraos, expresses faciais por relaes mediadas pela mquina e norteadas por uma cibercultura.

ASPECTOS CONCLUSIVOS
Traz de uma forma exagerada (hiprbole) e irnica a maneira como acontecem as relaes afetivas entre casais. Cada vez mais h distanciamento nas trocas simblicas, porm uma proximidade fsica de intimidade. Somos convocados a refletir at que ponto isso positivo, numa sociedade em que os indivduos se tornam cada vez mais individualistas e se colocam isolados do contato fsico e interpessoal.

Vamos s anlises individuais!

You might also like