You are on page 1of 2

Nell Nell foi criada sem nenhum contato com o mundo.

descoberta por um mdico e uma psicloga que tentam descobrir como foi sua vida at ento.

Resenha

do

Filme

Nell

O filme Nell traz atravs de seuspersonagens valiosas reflexes sobre o comportamento humano.

Nell foi criada pela me eremita e isolada do mundo desenvolveu uma linguagem prpria. Com a morte da me a personagem passa a ter contato com o mundo exterior reagindo de forma agressiva ao entrar em contato com outras pessoas e com as situaes novas. Em contato com um mdico e com uma psicloga, que passam a conviver com Nell em seu prprio ambiente (o bosque em que viveu at ento), passam a comunicar-se muitas vezes atravs da emoo.

A personagem tem medo de sair luz do dia e o Doutor utiliza como reforo positivo o alimento. Ao parar de dar o alimento, ele faz com que Nell saia atrs do mesmo, vencendo o medo ela desfruta da recompensa que o alimento e da sensao agradvel de estar ao sol, sentindo o vento ela relembra da infncia junto com sua irm gmea.

Muitos so os momentos em que a personagem reage com medo: ao ouvir msica, ao sentir o flash da mquina fotogrfica, ao ouvir o barulho do helicptero, todas situaes ainda no vivenciadas por ela.

De acordo com Skinner (1954), o ser humano desenvolve meios de controlar o mundo ao seu redor, controlando dessa forma a si mesmo. Nesse contexto aparece o drama pessoal da Doutora, que ao vivenciou o abandono de sua me pelo marido. Essa situao a traumatiza e adulta passa a ser uma mulher fechada para os relacionamentos amorosos. Neel compreende seus sentimentos e a conforta.

A divulgao da existncia de Nell nos jornais faz com que seus amigos a retirem do bosque e a levem para a cidade. No hospital, um ambiente desconhecido e ameaador, Nell deixa de comunicar-se, regride. O doutor sentindo-se culpado e impotente deixa de estimul-la. No tribunal a personagem volta a comunicar-se e convence a todos que pode ser independente e que feliz no ambiente que vive.

O filme aborda a questo das diferenas culturais, pois a personagem criou um dialeto e rituais prprios, como a forma que velou e sepultou a me e a irm. Outra importante reflexo trazida nessa obra a do respeito s diferenas individuais.

A cena final do filme mostra que independente das culturas possvel conviver com harmonia, respeitando as diferentes formas de ver e perceber o mundo.

Atravs de sua trajetria de vida Nell ensina que muito alm das tecnologias e das convenes sociais preciso ser feliz e que a linguagem dos sentimentos universal.

Angela Becker

You might also like