You are on page 1of 4

Princpios gerais de direito Segundo o Professor Celso Ribeiro Bastos, so ideias fundamentais sobre a organizao jurdica de uma comunidade

, emanados da conscincia social, que cumprem funes fundamentadoras, interpretativas e supletivas, a respeito de seu total ordenamento jurdico. So estes os princpio gerais do direito, segundo aludido professor: justia, igualdade, liberdade, e dignidade da pessoa humana.

Princpios peculiares do Direito do Trabalho So as linhas diretrizes ou postulados que inspiram o sentido das normas trabalhistas e configuram a regulamentao das relaes de trabalho conforme critrios distintos dos que podem encontrar-se em outros ramos do direito. (Alice Monteiro de Barros).

Esses princpios possuem trs funes: informar o legislador; orientar o juiz em sua atividade interpretativa; integrar (completar, preencher) o direito, que a sua funo normativa.

Segundo Amrico Pl Rodriguez, so estes os princpios especficos de Direito do Trabalho: princpio da proteo; princpio da primazia da realidade; princpio da irrenunciabilidade; princpio da continuidade; princpio da boa-f e princpio da razoabilidade.

Princpio da Proteo

Consubstanciado em trs facetas: a) princpio da norma mais favorvel; b) condio mais benfica; c) in dubio pro operrio

a) Norma mais favorvel: autoriza a aplicao da norma mais favorvel diante da existncia de duas ou mais normas, independentemente de sua hierarquia, a aferio da norma mais favorvel pressupe a aplicao de um dos seguintes critrios: a.1) conglobamento: compara-se as normas, e escolhe aquela mais favorvel em sua totalidade; a.2) acumulao: seleciona-se em cada uma das normas o preceito mais favorvel o que termina criando uma terceira norma, j que se escolhe das duas normas comparadas aquilo que melhor para o empregado. Prevalece o princpio do conglobamento para o TST.

b) Condio mais benfica Procura proteger situaes pessoais mais vantajosas que se incorporam ao patrimnio do empregado de forma expressa ou tcita. Como por exemplo o fornecimento habitual de vantagens que no mais podero ser retiradas, pena de leso ao artigo 468 da CLT.

c) in dubio pro operario Diante de uma dvida, prevalecer o entendimento que seja mais favorvel ao empregado. Essa faceta no se aplica diante do nus da prova, logo, no processo, se o juiz est em dvida, dever observar o nus da prova, ou seja, quem detinha o nus da prova e no conferir ganho de causa ao obreiro.

Princpio da primazia da realidade Significa conferir primazia ao contexto ftico e no ao contexto formal da relao de emprego. Logo, a realidade ftica prevalecer sobre um documento que no diga a verdade, por exemplo.

Princpio da irrenunciabilidade Est vinculado ideia de imperatividade, isto , de indisponibilidade dos direitos. Nas palavras da Professora Alice Monteiro de Barros, seu objetivo limitar a autonomia da vontade das partes, pois na seria vivel que o ordenamento jurdico, impregnado de normas de tutela do trabalhador, permitisse que o empregado se despojasse desses direitos.

Princpio da continuidade Visa preserva o emprego e ao mesmo tempo proporcionar segurana econmica ao trabalhador e incorpor-lo ao organismo empresarial. Est previsto na smula 212 do Colendo TST.

Princpio da boa-f Pode ser tido como um princpio aplicado a todos os ramos do direito e no apenas ao Direito do Trabalho. Em sua dimenso objetiva, consiste em impor s partes que ostentem comportamento com lealdade recproca nas relaes contratuais. Em sua dimenso subjetiva, assenta-se na crena que induz uma parte a agir

equivocadamente, mas na absoluta convico de que no est lesando direitos alheios juridicamente protegidos.

You might also like