You are on page 1of 2

TERMOS JURDICOS

JURISDIO: O termo em estudo abrange duas definies. Pode ser conceituado como o poderfuno do Estado de solucionar litgios e aplicar a lei no caso concreto, e tambm como a rea territorial dentro da qual tal poder pode ser exercido. Do ponto de vista da teoria da separao dos poderes surge a primeira definio, sendo a jurisdio a funo tpica do Poder Judicirio, que ser exercida pela aplicao da lei no caso concreto a fim de solucionar conflitos entre as partes. J no sentido amplo, jurisdio sinnimo do territrio sobre o qual determinada autoridade exerce seu poder. COMPLEMENTO: Em seu sentido tradicional, a jurisdio compete apenas aos rgos do Poder Judicirio. Contudo, modernamente, j aceita a noo de que outros rgos tambm exercem a funo jurisdicional, desde que exista autorizao constitucional. Um exemplo a competncia que foi dada ao Senado Federal para julgar o Presidente da Repblica em caso de crime de responsabilidade. JURISPRUDENCIA: Como fonte formal do direito a repetio uniforme e constante de uma deciso sempre no mesmo sentido. No se confunde com sentena. Esta, isoladamente, deciso individualizada, aplicvel a um caso concreto especfico, enquanto a jurisprudncia constitui uma norma geral, resultante das seguidas e idnticas decises dos tribunais acerca de pedidos semelhantes.

ARRESTO (CAUTELAR): a apreenso judicial dos bens do devedor que podem ser
posteriormente reivindicados para o pagamento de uma dvida comprovada. uma medida cautelar que visa prevenir o perecimento da coisa, e impedir que o devedor, a fim de eximir-se da obrigao, aliene os bens que possui ou transfira-os para nome de terceiros. Para que seja concedido o arresto indispensvel que o credor apresente prova literal da dvida lquida e certa, bem como prova documental da inteno do devedor em no cumprir com sua obrigao. Arts. 813 a 821 do Cdigo de Processo Civil.

MANDADO: Consiste na ordem judicial escrita, emanada por autoridade judicial, que prescreve o
cumprimento de ato processual a ser executado, em regra, por oficial de justia. Tem contedos e finalidades especficas, tais como a citao do ru, intimao das partes ou testemunhas, busca e apreenso de objetos, priso etc.

MANDATO: para o Direito Privado, o contrato mediante o qual uma pessoa, o mandante,
outorga poderes a outra, o mandatrio, para que este execute determinados atos em nome do mandante e sob a responsabilidade deste. O instrumento do contrato de mandato a procurao. No mandato judicial os poderes outorgados pelo mandante referem-se prtica de atos ou defesa de interesses perante a justia.

MANDATO ELETIVO: o tempo que o candidato eleito ter para ficar de posse do seu cargo.
Os mandatos eletivos variam de um cargo para outro. Ex: senadores - 8 anos, presidente - 4 anos, etc.

QUALIFICAO: o ato de identificao das partes em uma pea jurdica. Esta proposta
reveladora de uma estrutura de exatido para a personalidade jurdica. PETIO INICIAL: Para que a atividade jurisdicional contenciosa (composio de lide) seja exercida
necessrio que o interessado provoque-a, pois prevalece o "princpio da inrcia". A petio inicial o instrumento pelo qual o interessado invoca a atividade jurisdicional, fazendo surgir o processo. Nela, o interessado formula sua pretenso, o que acaba por limitar a atividade jurisdicional, pois o juiz no pode proferir sentena de natureza diversa da pedida, bem como condenar o ru em quantidade superior ou em objeto diverso do demandado. Artigo 282 do Cdigo de Processo Civil: A petio inicial indicar: I - o juiz ou tribunal, a que dirigida; II - os nomes, prenomes, estado civil, profisso, domiclio e residncia do autor e do ru; III - o fato e os fundamentos jurdicos do pedido; IV - o pedido, com as suas especificaes; V - o valor da causa; VI - as provas com que o autor pretende demonstrar a verdade dos fatos alegados; VII - o requerimento para a citao do ru. O advogado (procurador) dever assin-la.

data venia: Trata-se de expresso respeitosa com a qual se inicia uma opinio contrria a de outra pessoa. Significa "com o devido respeito". utilizada para introduzir uma objeo ao que foi argumentado em uma petio, por exemplo. CF; Artigo 5, inciso: LXXVII - so gratuitas as aes de "habeas-corpus" e "habeas-data", e, na forma da lei, os atos necessrios ao exerccio da cidadania.

habeas corpus:

(pode ser impetrado por qualquer pessoa, no sendo necessria a presena de

advogado ou pessoa qualificada, nem tampouco de pea formal ou folha especfica). Consiste em garantia individual ao direito de locomoo e ser concedido sempre que algum sofrer ou se achar ameaado de sofrer violncia ou coao em sua liberdade de ir e vir, por abuso de poder ou ilegalidade. Alm disso, o habeas corpus considerado meio idneo para garantir todos os direitos do ru relativos sua liberdade de locomoo. O habeas corpus ser preventivo quando o paciente se achar na iminncia de sofrer coao em seu direito de locomoo; ser repressivo, por seu turno, quando o paciente j estiver sofrendo a coero. Previso Legal: Art. 5, LXVIII da Constituio Federal. Arts. 647 a 667 do Cdigo de Processo Penal (disciplinam o rito processual do habeas corpus).

habeas data: (exige pea formal e consequentemente ADVOGADO). uma ao garantida


constitucionalmente que assegura ao impetrante o conhecimento de informaes relativas sua pessoa, constantes de registros ou bancos de dados de entidades governamentais ou de carter pblico, podendo ser tambm impetrado para a retificao de dados, quando no se prefira faz-lo por processo sigiloso, judicial ou administrativo. Prev. Legal: Art. 5, LXXII da Constituio Federal. Lei 9.507/97, que regula o direito de acesso a informaes e disciplina o rito processual do habeas data.

You might also like