You are on page 1of 2

Compromisso com a ao

http://www.determinantes.fiocruz.br/chamada_home.htm

Determinantes Sociais da Sade ou Por que alguns grupos da populao so mais saudveis que outros? As diferenas ou desigualdades na situao de sade entre indivduos ou entre grupos da populao no so novidade para ningum. Se compararmos um grupo de idosos com um grupo de jovens, de se esperar que a situao de sade dos dois grupos seja diferente. O mesmo ocorre se compararmos um grupo de mulheres com um grupo de homens. Teremos desigualdades ocasionadas por doenas prprias de cada sexo. Todos conhecemos e aceitamos essas diferenas e as consideramos 'naturais'. O que no tem nada de natural so aquelas diferenas na situao de sade relacionadas ao que chamamos Determinantes Sociais da Sade (DSS), ou seja, desigualdades decorrentes das condies sociais em que as pessoas vivem e trabalham. Ao contrrio das outras, essas desigualdades so injustas e inaceitveis, e por isso as denominamos de iniqidades. Exemplo de iniqidade a probabilidade 5 vezes maior de uma criana morrer antes de alcanar o primeiro ano de vida pelo fato de ter nascido no nordeste e no no sudeste. O outro exemplo a chance de uma criana morrer antes de chegar aos 5 anos de idade ser 3 vezes maior pelo fato de sua me ter 4 anos de estudo e no 8. As relaes entre os determinantes e aquilo que determinam mais complexa e mediada do que as relaes de causa e efeito. Da a denominao de 'determinantes sociais da sade' e no 'causas sociais da sade'. Por exemplo, o bacilo de Koch causa a tuberculose, mas so os determinantes sociais que explicam porque determinados grupos da populao so mais susceptveis do que outros para contrair a tuberculose. O que so Determinantes Sociais da Sade (DSS)? Os Determinantes Sociais da Sade incluem as condies mais gerais socioeconmicas, culturais e ambientais de uma sociedade, e relacionam-se com as condies de vida e trabalho de seus membros, como habitao, saneamento, ambiente de trabalho, servios de sade e educao, incluindo tambm a trama de redes sociais e comunitrias. Esses determinantes influenciam os estilos de vida, j que as decises relativas, por exemplo, ao hbito de fumar, praticar exerccios, hbitos dietticos e outras esto tambm condicionadas pelos DSS. Sabe-se hoje, tambm, que a percepo de pertencer a grupos sociais excludos da maioria dos benefcios da sociedade gera sofrimento e sentimentos de inferioridade e discriminao, e isso contribui na determinao dos padres de sade dos indivduos. Os pesquisadores Dahlgren e Whitehead propem um esquema que permite visualizar as relaes hierrquicas entres os diversos determinantes da sade.

Se quisermos combater as iniqidades de sade, devemos conhecer melhor as condies de vida e trabalho dos diversos grupos da populao. Precisamos, ainda, conhecer as relaes dessas condies de vida e trabalho, por um lado, com determinantes mais gerais da sociedade e, por outro, com determinantes mais especficos prprios

1 de 2

07/04/2013 20:24

Compromisso com a ao

http://www.determinantes.fiocruz.br/chamada_home.htm

dos indivduos que compem esses grupos. Devemos tambm definir, implementar e avaliar polticas e programas que pretendem interferir nessas determinaes. Por fim, devemos fazer com que a sociedade se conscientize do grave problema que as iniqidades de sade representam, no somente para os mais desfavorecidos, como tambm para a sociedade em seu conjunto, buscando com isso conseguir o apoio poltico necessrio implementao de intervenes. A misso da Comisso Nacional sobre DSS Para atuar nessas diversas frentes foi criada em 13 de maro de 2006, por Decreto Presidencial, a Comisso Nacional sobre Determinantes Sociais da Sade (CNDSS). Como no podia deixar de ser, dada a complexidade da tarefa, a Comisso est integrada por 16 personalidades oriundas dos mais diversos setores da vida social, econmica, cultural e cientfica do pas. A cerimnia de lanamento da CNDSS ocorreu no dia 15 de maro de 2006, na sede da Organizao Panamericana de Sade, com a presena do ento Ministro da Sade, Dr. Jos Saraiva Felipe. As principais linhas de atuao da Comisso so: - Produzir conhecimentos e informaes sobre as relaes entre os determinantes sociais e a situao de sade, particularmente as iniqidades de sade; - Promover e avaliar polticas, programas e intervenes governamentais e no-governamentais realizadas em nvel local, regional e nacional relacionadas aos DSS; - Atuar junto a diversos setores da sociedade civil para promover uma tomada de conscincia sobre a importncia das relaes entre sade e condies de vida e sobre as possibilidades de atuao para diminuio das iniqidades de sade.

2 de 2

07/04/2013 20:24

You might also like