You are on page 1of 18

MANUAL DE LITURGIA 2 Conhecer Para Melhor Celebrar

Introduo

O culto cristo atribui, com alegria, todo louvor, honra, glria e poder ao Deus trino. Como cristos, cultuamos Deus Pai por intermdio de Deus Filho, mediante a atuao de Deus Esprito Santo. esse o enfoque do culto cristo que o torna diferente do de qualquer outro das religies do mundo (islamismo, judasmo, budismo, etc). Mas o culto especificamente cristo no segue um s modelo. A histria da igreja demonstra que vrias formas de culto tm surgido ao longo dos tempos: uma diferente das outras; umas que mexem mais com a cabea, outras, com o corao. Temos a riqueza do culto anglicano e a singeleza da liturgia reformada tradicional. Temos a Avivada assemblia pentecostal e o silncio da reunio tradicional ambas destacando, de um modo contrastante, sua doutrina do Esprito Santo. Tanto umas quanto outras so legtimas formas de adorao. A histria da igreja tambm demonstra que o culto cristo sempre recebeu influncia da sociedade em sua volta. Nas Igrejas da Comunidade Metropolitana temos toda essa diversidade de expresses, como manifestao legitima de adorao local. Estudar liturgia preparar-se para celebrar a maior festa da vida crist. Para compreend-la melhor, precisamos responder algumas perguntas fundamentais: O que liturgia? Por que celebrar? O que celebrar? Quem celebra? Como celebrar? Nossa inteno responder com humildade e objetividade a estas indagaes. Reunimos aqui vrios recursos que podero auxiliar na preparao e na reflexo sobre as diversas celebraes do povo de Deus. Este manual no um livro de regras e normas a serem seguidos mas um auxilio para que cada comunidade possa conhecer mais, para melhor celebrar o Culto ao Nosso Deus.

Rev.Cristiano Valrio Igrejas da Comunidade Metropolitana do Brasil www.icmbrasil.com

Igrejas da Comunidade Metropolitana do Brasil www.icmbrasil.com

MANUAL DE LITURGIA 3 Conhecer Para Melhor Celebrar

ndice de temas 01) 02) 03) 04) 05) 06) 07) 08) 09) 10) 11) 12) 13) 14) O que Liturgia? Por que celebrar? O que celebrar? Quem celebra? Como celebrar? Celebrao dos Sacramentos Ritos Ano Liturgico Lecionrio Cores na Liturgia Smbolos Recomendamos Recursos na Internet Bibliografia

Igrejas da Comunidade Metropolitana do Brasil www.icmbrasil.com

MANUAL DE LITURGIA 4 Conhecer Para Melhor Celebrar

1. O que Liturgia?
O termo liturgia provm do grego leitourgia que, em sua origem indicava a obra, a ao ou a iniciativa assumida livremente por um particular (indivduo ou famlia) em favor do povo ou do bairro ou da cidade ou do Estado. Portanto, a liturgia era a obra pblica assumida com liberdade. Com o passar do tempo a liturgia perdeu o seu carter livre e passou a significar um servio obrigatrio. A traduo grega do Antigo Testamento apresenta a liturgia como sendo um servio religioso prestado pelos levitas a Jav, primeiro na tenda e depois no templo de Jerusalm.

2. Por que Celebrar?


Celebrar significa tornar clebre um determinado momento ou acontecimento da vida. O ato de celebrar faz parte da vida humana, uma ruptura da rotina cotidiana. O liturgista italiano, Romano Guardini, fala da celebrao como dimenso ldica da vida que extrapola o tempo e o espao. Celebrar comemorar, isto , atualizar na memria algo em comunho com algum. A histria j vivida por algum, grupo ou pas outra razo pela qual se celebra. Aqui surgem os diferentes tipos de celebraes: cvicas, sociais, religiosas... Na religio a celebrao ocupa um espao privilegiado.

3. O que Celebrar?
Em toda e qualquer celebrao o centro a VIDA. Celebramos a vida. A vida provoca e faz acontecer a celebrao que, por sua vez, compreende uma simples festa de aniversrio at um fato que envolva todo o mundo. Referindo-se celebrao litrgica o que se celebra a vida de Deus no meio do povo em vista de comemorar o mistrio (projeto) da salvao. O projeto de comunho de Deus com o seu povo e que chamamos de obra da salvao, foi prenunciado pelo prprio Deus no Antigo Testamento e realizado em Cristo. Hoje a Liturgia o celebra, isto , o rememora e o torna presente na Igreja. Portanto, podemos dizer que o ponto central da liturgia crist o Mistrio Pascal. Por mistrio pascal compreendemos a plenitude da presena de Deus no meio do seu povo na pessoa de Jesus, desde a sua encarnao at a ressurreio. o centro da histria da salvao.

Igrejas da Comunidade Metropolitana do Brasil www.icmbrasil.com

MANUAL DE LITURGIA 5 Conhecer Para Melhor Celebrar

4. Quem Celebra?
Nas Igrejas da Comunidade Metropolitana quem celebra os sacramentos e demais celebraes a comunidade reunida. Como diz nosso estatuto da Fraternidade Universal das Igrejas da Comunidade metropolitana no artigo IV: A ICM reconhece o sacerdcio universal de todos os crentes (1Pd 2,5-10). Em algumas comunidades comum ouvir frases tais como: Reverendo, o Senhor que vai celebrar hoje?; Quem celebrou o culto domingo passado foi o fulano; Naquela comunidade quem celebra cicrano; Vamos assistir a celebrao naquela igreja. Afinal de contas quem mesmo que celebra? O corpo de Cristo reunido que Celebra na ICM. Jesus Cristo o nico sacerdote, o celebrante principal. Ns somos convocados pelo Esprito Santo para celebrar com Jesus e com os demais membros da comunidade. Celebrar participar como sujeito e no como mero assistente. Na celebrao litrgica a pessoa torna-se participante de toda a vida de Jesus de Cristo (Mistrio Pascal) e da vida de seus irmos e irms inserida neste mistrio de salvao. Portanto, quem celebra toda a comunidade reunida em assemblia. O xito de uma celebrao est diretamente ligado diversidade de funes atribudas aos membros de sua assemblia. De fato, a assemblia litrgica uma comunidade reunida, mas nunca de modo massificado. No massa nem pblico. Articula-se em torno de diversas atividades especficas distribudas entre seus diversos membros. Sabemos tambm que essas atividades, funes e papis so, pois, verdadeiros servios ou ministrios, porque ajudam a assemblia a celebrar a vida de forma plena. Dentre os principais servios lembramos a acolhida, leitura, canto, orao, ofertrio, assistncia mesa-altar, presidncia.

5. Como Celebrar?
Liturgia Reformada Em Joo Calvino temos uma excelente referncia na reflexo sobre o Culto Cristo. a) Objetividade No entendimento de Calvino, o culto tem o objetivo principal de glorificar a Deus. Todos os elementos da liturgia leitura, orao, canto, sacramento, sermo combinam-se para dar voz a uma grande doxologia oferecida pelo seu povo. Calvino rejeitou os outros conceitos do culto, correntes em sua poca: _ O da Igreja Medieval, para a qual a liturgia servia como meio de obter graa e perdo. Calvino ensinou que a graa e o perdo j foram alcanados para ns pelo sacrifcio de Cristo. A congregao se rene, no para obter graa, mas para celebrar com gratido o dom gracioso da salvao, concedido por Deus aos que crem; _ Os dos Anabatistas, os quais argumentavam que a finalidade do culto proporcionar nimo e conforto espiritual ao indivduo. Calvino contestou esta posio por ser uma inverso do objetivo do culto, centralizando-o nos sentimentos do crente, ao invs de dirigi-los ao criador. O culto reformado no subjetivo, com nfase nas emoes

Igrejas da Comunidade Metropolitana do Brasil www.icmbrasil.com

MANUAL DE LITURGIA 6 Conhecer Para Melhor Celebrar religiosas do indivduo. a glria de Deus que buscamos no culto, e esta em primeiro lugar. O nosso prprio benefcio espiritual um dos frutos que resulta da adorao a Deus. A comunidade crist se rene para render ao Senhor a glria devida ao Seu Nome *Esta posio Calvinista, esta de acordo com o que entendemos ser uma viso inclusiva (ecumnica) pois o bem estar dos crentes uma conseqncia natural de sua adorao a Deus (o culto) e no o seu fim. Conforme nossa viso diz: Somos transformados por aquilo que encontramos. b) nfase na Palavra do Evangelho na Palavra do Evangelho que Deus se revela a seu povo: a) nas leituras das Escrituras Sagradas; b) no sermo; c) na Santa Ceia, em que a mesma Palavra comunicada por outra maneira. * Na ICM ousamos em no encerrar a Palavra ao Canon das Escrituras, por entender que a Palavra (o Verbo) antecede s Escrituras. Ou seja, nesta perspectiva o centro do Culto Cristo, A Palavra Viva. c) nfase no sacramento da Santa Ceia Calvino insistia em que a santa Ceia devia ser celebrada todos os Domingos (Institutas, IV, XVII, xliii). Joo Knox tambm deu a mesma importncia ao Sacramento. A mesa da Ceia era o ponto central no templo (no o plpito e nem to pouco um altar), o ministro dirigindo o culto da mesa, subindo para o plpito apenas para ler as Escrituras e para pregar. Em Genebra, os participantes sentavam-se volta da mesa para tomar a Ceia do Senhor. Para Calvino, o ponto culminante da liturgia o Sacramento. *As Igrejas da Comunidade Metropolitanas tem no sacramento da Santa Ceia o ponto central de seu culto. Somos o povo que se rene entorno da mesa do Senhor e ainda que temos uma diversidade de formas na celebrao da Santa Ceia, todas as comunidade so orientadas a celebrar pelo menos todos os domingos. d) Continuidade com o passado A liturgia no era uma reforma feita na Missa; era (a tentativa de ) restabelecimento do culto da Igreja Primitiva, sem as perverses da Idade Mdia. O Instrumento com que Calvino contou para efetuar a restaurao do culto da Igreja Primitiva foi o Saltrio. Nos Estatutos relativos Organizao da Igreja e do Culto em Genebra (1537), Calvino escreveu: Desejamos que os Salmos sejam cantados na Igreja de acordo com o uso da antiguidade e o testemunho de So Paulo. O canto dos Salmos nos estimula a levantar os nossos coraes a Deus. Juntamente com os Salmos, foram cantados tambm os credos dos primeiros sculos da Era Crist, o Declogo, o Nunc Dimitris e outros hinos do Novo Testamento todos metrificados. O culto Reformado no era inovao baseada na inveno dos reformadores; tinha profundas razes no passado nas liturgias do antigo Israel e na Igreja Catlica primitiva. e) nfase na participao de todo o povo Atravs dos hinos todo o povo de Deus participava na liturgia. No era um coro de vozes treinadas, que cantava para uma assistncia; era a congregao de Jesus Cristo, que cantava para o louvor e a glria de Deus. Igrejas da Comunidade Metropolitana do Brasil www.icmbrasil.com

MANUAL DE LITURGIA 7 Conhecer Para Melhor Celebrar

f) Faa-se tudo decentemente e com ordem (I Corntios 14:40) A liberdade dentro dos princpios do Cristianismo Primitivo evitava por um lado, o formalismo de ritos mortos, e portanto, o relaxamento que se observa em muitas igrejas, onde qualquer salada serve para o culto e onde no existe qualquer senso de liturgia. Calvino insistiu em que houvesse liberdade disciplinada, na liturgia do culto. g) Liturgia em funo da Transformao da Igreja e da Sociedade importante notar que para Calvino, dar glria a Deus significava muito mais do que entoar louvores no templo aos Domingos. Para ele, significava permitir que o Esprito Santo transformasse a vida individual e coletiva de tal forma que atingisse todos os seus aspectos religiosos, familiares, sociais, polticos, culturais, para se tornarem um grande salmo de louvor a Deus. *Neste sentido tambm encontramos em Calvino as bases da nossa viso pois cremos que o No se calar diante da Injustia uma forma de adorao a Deus. Como diz nossa viso: Somos chamados a: - Praticar o direito, amar a misericrdia e caminhar humildemente com Deus. (Miquias 6:8) - Explorar os questionamentos da vida com coraes e mentes abertos. - Levantar as nossas vozes em sagrado desafio contra a excluso religiosa (e poltica e sistmica). - Alcanar quem est sem esperana. - Levantar novas geraes de ativistas espirituais reconhecidos e com grande alcance.

6. Celebrao dos Sacramentos


Nas Igrejas da Comunidade Metropolitana temos apenas dois sacramentos: Batismo e Santa Ceia. As demais celebraes so ritos comuns e facultativos como o casamento. Os sacramentos so a celebrao daquilo que j verdade em nossa relao com Deus e com o prximo. So recursos didticos para nos ensinar a grandeza do mistrio divino da salvao.

a) Batismo Definio e Forma


Batismo um momento de extrema alegria, algo desejado com ansiedade, pois nele, o batizando d um dos passos mais importante de sua vida. Atravs do batismo, a pessoa estar declarando diante de Deus e dos homens/mulheres que sua opo por Cristo pra valer. Entretanto, a m compreenso de muitos em torno deste ato de f, tem levado os cristos desunio e ao preconceito dividindo o corpo em vez de unir; derribando em vez de edificar; excluindo em vez de ajuntar o povo de Deus. A palavra Batismo pode adquirir muitas definies (novo nascimento; regenerao; insero no Reino de Deus; lavagem de pecados, etc). Ficar preso apenas numa das definies arriscado, pois coloca em risco a profundidade do termo. Ns cremos que a busca por uma total compreenso deste smbolo de f que garante a sua real Igrejas da Comunidade Metropolitana do Brasil www.icmbrasil.com

MANUAL DE LITURGIA 8 Conhecer Para Melhor Celebrar interpretao, evitando assim as constantes discusses, divises e contendas entre o corpo de Cristo. Vejamos algumas definies sobre o significado do Batismo e sua finalidade: Em primeiro lugar, Batismo um smbolo de f: a palavra smbolo (simbalu) no grego significa lanar as coisas de forma que caiam ordenadas; a palavra tambm pode ser definida como aquilo que une em si. Smbolos no podem ser definidos. Definir significa colocar limites, e, quando colocamos limites nos smbolos, eles perdem sua fora e sentido. O Batismo um smbolo de unidade do povo de Deus, ou seja, a vida da Igreja gira em torno deste ato de f e aceitao da graa de Deus: Quem crer e for batizado ser salvo (Mc 16. 16). Quando o smbolo fica preso, ou limitado numa nica interpretao/definio absolutista, ele perde o seu poder de unio (simbalu). Neste caso, prender o Smbolo do Batismo numa nica interpretao ou frmula, significa exauri-lo do seu poder e fora de ao; significa tambm correr o risco de limitar e privar a muitos(as) da graa de Deus. Uma igreja que adota ou defende somente o batismo por imerso, por exemplo, como o nico e verdadeiro sinal de f, questionando e desacreditando das demais formas, ter de excluir da graa de Deus muitos idosos, invlidos, enfermos, etc., pois a maior parte destas pessoas no tm condies de ir a um rio ou entrar numa piscina ou tanque para receberem o sinal da f que salva. Seria Deus to cruel a ponto de criar um meio de salvao que excludente? Logo, quando se reconhece que o Batismo um smbolo de f, no importa a forma como o mesmo realizado, o que vale o contedo da f daquele(a) que est sendo batizado(a). Quem crer e for... a f vem sempre antes do ato.

b) Batismo de Crianas
A Igreja Crist comeou no dia de Pentecostes, quando o Esprito Santo foi dado aos discpulos de Cristo (At 2:1-4). Neste dia o apostolo Pedro anunciou o evangelho e chamou seus ouvintes ao arrependimento, f em Cristo e ao Batismo, disse-lhes que estas promessas eram para os crentes e seus filhos (At 2:38-39). As pessoas que se convertiam eram batizadas com toda sua famlia: Paulo batizou Lidia e sua famlia (At 16:15), o carcereiro e todos os seus (At 16:32-33) e a famlia de Estfanas (1Co 1:16). No ano 215, Hiplito escreveu: "batize-se primeiro as crianas, e se elas podem falar, deixe-as falar. Se no, que seus pais ou outros parentes falem por elas" (Tradio Apostlica 21,16). As igrejas crists que descendem da reforma do sculo 16 batizam crianas recm nascidas criadas por pessoas crentes. Entre estes esto os Luteranos, Anglicanos, Presbiterianos, Metodistas e Igreja do Nazareno. No sculo 16 surgiu um movimento de reforma radical (Fundamentalista), cujos participantes se tornaram conhecidos como anabatistas, batizando apenas capazes de dar uma afirmao pessoal da f e, portanto negando o batismo s crianas recmnascidas. Entre as igrejas que jamais batizam crianas recm-nascidas esto: os batistas, a maioria das igrejas pentecostais e os adventistas. As Testemunhas de Jeov e os Mrmons tambm no batizam crianas. Igrejas da Comunidade Metropolitana do Brasil www.icmbrasil.com

MANUAL DE LITURGIA 9 Conhecer Para Melhor Celebrar

Estas igrejas fazem, no mximo, uma mera apresentao das crianas durante uma reunio da igreja. Baseiam esta cerimnia no fato de Jos e Maria terem apresentado o menino Jesus no Templo, mas se esquecem que Jesus tambm foi circuncidado ao 8 dia (Lucas 2:21-24). Na Nova Aliana o batismo, que substitui a circunciso (Cl 2:1112), incorpora a pessoa ao povo de Jesus, a igreja (Gl 3:27-28). Para as igrejas histricas Os que se negam o batismo s crianas cometem um grave erro, no permitem a milhares de pequeninos terem uma famlia e lar espiritual. Raciocinam: 1. A Igreja a comunidade dos discpulos, o povo de Deus da Nova aliana, a famlia da f, o corpo de Cristo e a Noiva pela qual Cristo morreu para que pudesse santific-la e purific-la (Atos 6:2; Glatas 6:10; Efsios 1:23; Efsios 5:25-26). 2. atravs do batismo que a pessoa consagrada em nome do Pai, Filho e Esprito Santo, se torna um discpulo e recebida como membro na igreja (Mateus 28:19; Atos 2:41). 3. Logo, a criana que no batizada no membro da igreja de Cristo, portanto no tem uma famlia nem um lar espiritual; apenas um visitante ou freqentador da igreja. No que diz respeito Salvao as crianas no correm qualquer perigo se no forem batizadas. Bastava lembrar-lhes a palavra de Jesus: Deixai vir a mim os pequeninos e no os embaraceis, porque dos tais o reino de Deus (Lucas 18:16); Da boca de pequeninos e crianas de peito tiraste perfeito louvor (Mateus 21:16); Qualquer que receber uma criana, tal como esta, em meu nome, a mim me recebe; e qualquer que a mim me receber, no recebe a mim, mas ao que me enviou (Marcos 9:37). O batismo infantil apenas a expresso dessa realidade. Jesus recebe as crianas no seu Reino e na sua igreja. A mera apresentao no expressa esta realidade, aquela criana no reconhecida como parte do povo de Deus. S o batismo incorpora ao povo de Jesus, a igreja Crist. Criana sem batismo criana sem igreja, criana sem igreja criana sem lar e famlia espiritual. Ciente destas verdades as igrejas histricas recomendam aos pais cristos que apresentem seus filhos e menores sob sua guarda para serem batizados no primeiro ms aps o nascimento. Neste ato eles assumem o compromisso educar as crianas com a disciplina e os ensinamentos cristos (Efsios 6:4). Encorajamos os que foram batizados na infncia a fazer a Profisso de F, que a cerimnia em que, com conscincia, confirmam o batismo recebido na infncia. Nas Igrejas da Comunidade Metropolitana, as comunidades so livres para celebrar ou no o Rito de Batismo de crianas, pois entendemos que o Rito apenas a celebrao de algo que j realidade na vida da pessoa. Quando um casal deseja batizar seu filho e a comunidade local celebra o batizado, este apenas a celebrao daquilo que j fato. Igrejas da Comunidade Metropolitana do Brasil www.icmbrasil.com

MANUAL DE LITURGIA 10 Conhecer Para Melhor Celebrar A criana filho ou filha querido de Deus e de seus pais ou mes e j so desde o seu nascimento ou adoo recebidos na comunidade de f como membro legitimo. O batismo ento apenas a celebrao deste acolhimento.

c) Santa Ceia
1 Corntios 11:23: Porque eu recebi do Senhor o que tambm vos entreguei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi trado, tomou o po. A Ceia do Senhor um ato de culto que tem a forma de uma refeio cerimonial, na qual os servos de Cristo participam do po e do vinho, para comemorar a morte de Cristo e celebrar o novo relacionamento segundo a aliana que eles desfrutam com Deus. Na noite em que foi trado, nosso Senhor Jesus Cristo instituiu o sacramento de seu corpo e sangue, chamado Ceia do Senhor, para ser observado em sua igreja at o fim do mundo, para ser uma lembrana perptua do sacrifcio que em sua morte ele fez de si mesmo; para selar, aos verdadeiros crentes, todos os benefcios provenientes desse sacrifcio para o seu nutrimento espiritual e crescimento nele, e seu compromisso de cumprir todos os seus deveres para com ele; e ser um vnculo e penhor de sua comunho com ele e uns com os outros, como membros do seu corpo mstico (Confisso de F de Westminster, XXIX.1). Os textos bblicos que tratam da Ceia e nos quais se baseia a declarao acima so: mt 26.26-29; Mc 14.22-25; Lc 22.17-20; 1Co 10.16-21; 11.17-34. O sermo de Jesus (Jo 6.35-38) a respeito de si mesmo como o po da vida e da necessidade de alimentar-se dele, comendo a sua carne e bebendo o seu sangue, foi pregado antes da instituio da Ceia e melhor entendido como tratando daquilo que a Ceia significa, ou seja, a comunho com Cristo pela f, ao invs da Ceia em si. Nesta Celebrao partido o Po zimo ou asmo, matzo (diche) matz (hebraico), ( sem fermento ) e o vinho. A Ceia do Senhor tem uma referncia passada morte de Jesus e tem uma referncia presente nossa participao corporativa em Cristo, mediante a f. E tem uma referncia futura pelo fato de ser uma garantia da sua segunda vinda. Esse servio de culto, no qual os cristos recordam o sofrimento que Cristo suportou por eles, uma marca distintiva da religio crist por todo o mundo. Na ICM a exemplo da Ceia Instituda por Cristo, no existe nenhuma forma de excluso. Todos e Todas so bem vindos a mesa do Senhor!

d) Celebraes Especiais
Alem das celebraes prprias do calendrio litrgico, temos a liberdade como comunidade verdadeiramente inclusiva, de celebrar as datas importantes do nosso calendrio local como o Culto em Louvor a Deus pela semana da Conscincia Negra; Dia Mundial de Combate a Homofobia; Dia Mundial de Combate a AIDS entre outros. Cada

Igrejas da Comunidade Metropolitana do Brasil www.icmbrasil.com

MANUAL DE LITURGIA 11 Conhecer Para Melhor Celebrar comunidade decide quais so as datas especiais e como sero celebradas, se em Culto Especial de Gratido ou se apenas ser feita uma meno da data no culto. Algumas comunidades celebram em Louvor a Deus pelo aniversario do Pastor, aniversrio da Igreja local e mundial, aniversrio de ordenao do Pastor e etc. O Culto no oferecido ao Pastor e ou a Igreja e sim a Deus em Gratido pelo aniversrio do Pastor ou da Igreja. Portanto deve-se tomar cuidado para no exagerar nas homenagens. Quando uma celebrao Especial realizada em outro dia que no o Domingo, a Santa Ceia pode tambm ser oferecida por entendermos que este sacramento o centro da nossa adorao a Deus. Na Celebrao Especial a cor seria Branco e ou Dourado, contudo pode se usar cores que lembrem esta data. Costumamos usar o Arco-iris de 6 cores no Culto do dia da Parada do Orgulho Gay, No dia de Combate a Homofobia. Branco e dourado talvez no combinem com o dia da Conscincia Negra. Em fim somos livres para usar de criatividade ao preparar as celebraes especiais.

7. RITOS
Os Ritos da igreja dirigidos por ministros (as) devidamente autorizados (as), so os seguintes: a) O RITO DE ORDENAO, a consagrao de pessoas devidamente qualificadas para o ministrio profissional desta Igreja. Manifesta-se pela imposio das mos por parte de clrigos ou clrigas ordenadas e autorizadas ou Bispas e Bispos da FUICM. b) O RITO DE RECEPO DE NOVOS MEMBRO NA IGREJA, ser conduzido pelo Pastor, ou Pastora, diante de uma Congregao local, dentro de qualquer servio de culto regular. De acordo com os requisitos estabelecidos pela igreja local, uma pessoa batizada como Crist pode tornar-se membro ativo da igreja local ou grupo local, mediante uma carta de transferncia de uma organizao Crist reconhecida ou mediante uma profisso de f. c) O RITO DE BENO DE UNIO ou RITO DE BENO DO MATRIMNIO, a celebrao de unio espiritual de duas pessoas de maneira adequada, devidamente efetuada por um Pastor ou uma Pastora. d) O RITO DE EXEQUIAS, OU SERVIO DE HONRAS FNEBRES, deve ser conduzido adequadamente pelos ministros da Igreja para a pessoa falecida. e) O RITO DA IMPOSIO DE MOS, ou orao para os enfermos do corpo, mente e esprito, deve ser conduzido pelos ministros da Igreja, a seu critrio, quando for solicitado. f) O RITO DA BNO, pode ser conduzido pelos ministros da Igreja para pessoas, objetos ou relaes, quando o ministro o julgar adequado. Este rito inclui a dedicao do edifcio de uma igreja para a gloria de Deus.

Igrejas da Comunidade Metropolitana do Brasil www.icmbrasil.com

MANUAL DE LITURGIA 12 Conhecer Para Melhor Celebrar

8. Ano Litrgico
O Domingo o dia de culto (celebrao) por excelncia. Mas desde a mais remota antiguidade, a Igreja atribuiu a certos domingos (bem como s semanas por eles iniciadas) uma colorao especial, uma inteno memorial especfica. o que se chama de ano litrgico ou ano cristo ou eclesitico. O ponto de partida do ano litrgico foi a festa da Pscoa. Com a festa da Pscoa, o ano, por assim dizer, recebe um domingo. Muito cedo a celebrao pascal anual passou a ser precedida de seis semanas preparatrias (a Quaresma, cujos contornos se completaram com a regulamentao do catecumenato pr-batismal) e seguida de sete semanas de jbilo que levavam ao Pentecostes, incluindo o dia da Asceno e o de Pentecostes. O Ano Cristo possui trs ciclos:

A sequncia semanal do domingo que, de sete em sete dias, comemora a ressurreio do senhor, formando o alicerce e o ncleo do ano litrgico.

Igrejas da Comunidade Metropolitana do Brasil www.icmbrasil.com

MANUAL DE LITURGIA 13 Conhecer Para Melhor Celebrar 1. O Ciclo do Natal que inclui as quatro semanas do Advento, os 12 dias do Natal, e termina no dia 6 de janeiro, a Epifania do Senhor. 2. O Ciclo da Pscoa que abrange os 40 dias da Quaresma (terminando na Semana Santa), os 50 dias da Pscoa e chega ao apogeu no dia de Pentecostes 3. O Tempo Comum (do Esprito Santo e da Igreja) tempo normal ou habitual. o tempo-padro, marcado pelo ciclo semanal tendo o seu ponto alto na adorao dominical do Senhor, que venceu a morte e renova todas as coisas. Duas vezes por ano, o tempo comum cede lugar ao tempo no-comum os ciclos do Natal e da Pscoa, que irrompem no tempo comum para se festejarem os maravilhosos feitos de Deus na encarnao e ressurreio de seu Filho. Todavia, durante o tempo comum ocorrem quatro dias especiais Batismo do Senhor, Transfigurao do Senhor, no 1 Perodo ; e Trindade e Cristo,o Rei do Universo, no 2 Perodo.

9. Lecionrio
O uso de um lecionrio proporciona consistncia nas leituras, garantindo que no decorrer do ano, o testemunho pleno da Bblia ser ouvido no culto. O Lecionrio consiste em um sistema organizado de leituras bblicas para o culto, que acompanha o desdobramento do ano litrgico. Este lecionrio fornece trs leituras para cada culto dominical por um perodo de trs anos. As leituras seguem um plano que proporciona uma viso panormica de toda a histria da salvao. Sendo um texto do Antigo Testamento, um das Epstolas e um dos Evangelhos, inclui tambm um Salmo que pode ser lido mas que se destina a ser cantado como responso do povo aps a primeira leitura. Advento; Natal; 1 perodo do Tempo Comum; Quaresma; Semana Santa; Pscoa; 2 perodo do Tempo Comum.

Dicas Importantes:
A Internet esta repleta de subsdios para a preparao dos sermes e meditaes nas leituras bblicas de cada domingo. Um outro recurso muito til a Revista VIDA PASTORAL Ed.Paulus Esta Revista bimestral contem comentrios dos textos do lecionrio com pistas para reflexo. Disponvel nas Lojas da Editora Paulus e em outras livrarias catlicas e metodistas, gratuitamente ou por R$2,00 o exemplar.

Igrejas da Comunidade Metropolitana do Brasil www.icmbrasil.com

MANUAL DE LITURGIA 14 Conhecer Para Melhor Celebrar

10. Cores na Liturgia

BRANCO E OURO - Simboliza a vitria, a paz, a alegria. Usa-se: nos Cultos de Celebraes Festivas: na Pscoa, no Natal, no Aniversrio da Igreja, e nos Casamentos. O Branco a cor predominante da ressurreio. VERMELHO - Simboliza o fogo, o sangue, o amor divino, o martrio. usado: no Domingo de Ramos e da Paixo, na Sexta-Feira da Paixo, no Domingo de Pentecostes, nas Celebraes de Ordenao de Clrigos e Diconos. VERDE - a cor da natureza, vida e crescimento, esperana. Usa-se no Tempo Prprio. ROXO - Simboliza a reflexo, arrependimento e preparao. Usa-se no Tempo da Quaresma. Pode-se tambm usar nos Cultos em Memria dos Mortos, Celebraes de Corpo Presente e Enterros. LILS - a cor da feliz preparao. Usa-se no Advento, tempo de feliz expectativa e de esperana, num viver sbrio, e no de penitncia, como a Quaresma. ROSA - Simboliza tambm a alegria. Pode ser usado no 3 Domingo do Advento, chamado "Gaudete", e no 4 Domingo da Quaresma, chamado aqui "Laetare", ambos domingos da alegria. Outras cores Tambm costumam ser usadas como o Azul (no advento), Preto (usado na quarta-feira de Cinzas e Sexta-feira da Paixo) entre outras. Entendemos que aqui, devemos seguir a mesma orientao de evitar o que especfico de uma ou de outra denominao e valorizar o que comum.

11. Smbolos Cristos


a) O que Smbolo? Se pensa que o simblico geralmente algo irreal. Smbolo o encontro de duas realidades numa s, smbolo a presena da mesma realidade em outra forma. O bolo de aniversrio representa festa, a aliana significa amor e fidelidade. Contudo o Smbolo constantemente resgnificado. Smbolo pode ser um objeto, um elemento capaz de expressar de alguma maneira uma realidade que est presente, que a gente no pode expressar totalmente, mas que mais do que a gente pode exprimir por palavras. Smbolo um objeto, um gesto, um elemento, um movimento, uma expresso corporal, onde o que vale no mais aquilo que em si , mas o que exprime, o que significa. Exemplo: Um rapaz que leve uma rosa a sua noiva (ou ao noivo) o que importa no o valor da rosa em si , mas o que significa: a rosa define o mistrio profundo do amor que existe.

Igrejas da Comunidade Metropolitana do Brasil www.icmbrasil.com

MANUAL DE LITURGIA 15 Conhecer Para Melhor Celebrar b) Os Smbolos na Liturgia As realidades que Deus nos quer revelar e comunicar na Liturgia , que so profundas e inefveis, na qual o homem no consegue exprimir, so expressas liturgicamente nos sinais sagrados e smbolos. Muito mais que os conceitos, a Liturgia se interessa mais pelas realidades que expressa. A Liturgia um acontecer de realidades sagradas e ocultas em forma terrena. preciso transformar em ao vivencial aquela ao mediante a qual o homem que tem f compreende, acolhe e realiza os sinais da graa invisvel. o homem todo que celebra o culto. No s alma e inteligncia, mas todo o seu corpo deve entrar em comunicao com Deus. O corpo humano o maior smbolo da linguagem religiosa. Assim tambm, no s a comunicao pela linguagem falada, mas por sinais que signifiquem e comuniquem a graa estabelecida por Deus: a santificao do homem. "Que o Deus da paz em pessoa vos santifique totalmente, e que vosso esprito, alma e corpo, sejam perfeitamente ... irrepreensveis por ocasio da vinda de Nosso Senhor. Aquele que vos chama fiel: Ele ainda quem agir" (1 Ts 5, 2324) . c) A Polmica das Imagens. Muitos querem incriminar a Igreja Catlica e outras igrejas, afirmando que elas desrespeitam a ordem que Deus deu a Moiss :"no vos pervertais, fazendo para vs uma imagem esculpida em forma de dolo..." (Dt 4,15-16). Os cristos, desde os primeiros sculos, entenderam, sob a luz do Esprito Santo, que Deus nunca proibiu fazer imagens, e sim "dolos", deuses, para adorar. O povo de Deus vivia na terra de Cana, cercado de povos pagos que adoravam dolos em forma de imagens (Baals, Moloc, etc). Era isso que Deus proibia terminantemente. A prova de que Deus nunca proibiu imagens, que Ele prprio ordenou a Moiss que fabricasse imagens de dois Querubins e que tambm pintasse as suas imagens nas cortinas do Tabernculo. Os querubins foram colocados sobre a Arca da Aliana. "Fars dois querubins de ouro; e os fars de ouro batido, nas duas extremidades da tampa, um de um lado e outro de outro... Tero esses querubins suas asas estendidas para o alto e protegero com elas a tampa ... " (Ex. 25,18s, Ex 37,7; 1 Rs. 6,23; 2 Cr. 3,10). "Fars o tabernculo com dez cortinas de linho fino retorcido, de prpura violeta sobre as quais alguns querubins sero artsticamente bordados" (Ex. 26,1.31). Que fique claro, de uma vez por todas, a bblia nunca proibiu imagens, e sim, "fabricar imagens de deuses falsos" . O mesmo Deus mandou que, no deserto, Moiss fizesse uma imagem de uma serpente de bronze (Nm 21, 8-9), que prefigurava Jesus pregado na cruz (Jo 3,14). Tambm o rei Salomo, quando construiu o templo, mandou fazer querubins e outras imagens (I Rs 7,29). Idolatria na verdade seria colocar algo ou algum no lugar onde Deus deveria estar.

Igrejas da Comunidade Metropolitana do Brasil www.icmbrasil.com

MANUAL DE LITURGIA 16 Conhecer Para Melhor Celebrar *Nas Igrejas da Comunidade Metropolitana do Brasil costumamos evitar smbolos especficos de denominaes, embora isso no seja uma lei em nosso meio, o uso de bom senso que nos dirige quanto ao adorno do local de adorao.

d) Idolatria Evanglica
Olhando sob esse prisma, aqueles que se denominam adoradores de um nico Deus, podem cometer dois grandes erros. O primeiro dizer que no somos idlatras, quando nosso corao est cheio de altares. Dizer que no nos prostramos diante de ningum seno de Deus, quando, na verdade, continuamos venerando nosso reflexo no espelho, fazendo tudo convergir ao nosso umbigo. No entanto, o mais enganoso dos erros o erro de servir ao nico e verdadeiro Deus com um corao idlatra. A tentao de fazer de Deus um mero deus e, da adorao, mera idolatria. Fazemos isso aplicando os valores da idolatria em nossa espiritualidade. Relacionandonos com Deus de forma utilitria, egocntrica e manipulativa. Quando nossa relao com Deus consiste apenas de us-lo em prol do alcance de nossos desejos. Quando aquele que deve ser o centro apenas um meio. Quando nos damos o direito de ignor-lo uma vez que o consideremos desnecessrio. A idolatria evanglica ainda mais contundente do que a venerao a imagens. Quando a praticamos, tentamos reduzir Deus a uma funo menor: a funo de nos fazer felizes. E quando a felicidade o desejo final, Deus se torna um mero dolo. Aquele que o princpio e o fim de todas as coisas visto como um trampolim para a realizao de seus filhos. Ao invs de ser adorado, passa a ser utilizado. E nada nos acusa de idolatria, pois continuamos cantando nossos cnticos de adorao, praticando nossas disciplinas espirituais e realizando nossas rotinas religiosas. Mas o intento final no a glria de Deus e, sim, a exaltao pessoal. Se as motivaes so centradas no homem, o deus adorado aos domingos o prprio homem. Servimos a Deus com corao idlatra quando olhamos para Deus procurando enxergar a ns mesmos. Quando levantamos as mos aos cus, enquanto nos conveniente. Quando ignoramos a soberania do Deus que nos sonda e conhece para manipularmos sua palavra, visando nosso bem-estar. Deus um dolo quando ele se torna um passaporte para o cu ou um escape do inferno. Deus um dolo quando ele se torna um mero pagador de contas e provedor de luxos. Deus se torna um dolo quando no aceito sua autoridade disciplinar em minha vida, revoltando-me contra os maus acontecimentos da vida e exigindo que ele faa alguma coisa para que eu volte a me sentir bem.

Igrejas da Comunidade Metropolitana do Brasil www.icmbrasil.com

MANUAL DE LITURGIA 17 Conhecer Para Melhor Celebrar

12. Recomendamos a leitura destes materiais:


O culto Cristo: teologia e prtica. J.J. Von Allmen. Editora ASTE. Pequeno vocabulrio prtico de liturgia. Susana Alves Motta (org.). Editora Paulus. Srie Colmia Fascculo 1: Nossa Liturgia: das origens at hoje. Nelson Kirst. Editora Sinodal. Srie Colmia Fascculo 2: A Liturgia toda: parte por parte. Nelson Kirst. Editora Sinodal. Srie Colmia Fascculo 3: Liturgia: como se faz. Ari Knebelkamp e Hans A. Trein. Editora Sinodal. Serie Culto Arte: Celebrando a Vida: Advento, Natal, Epifania. Rubem Alves (Org.). Editora Vozes. Serie Culto Arte: Celebrando a Vida: Tempo Comum. Rubem Alves (Org.). Editora Vozes. Serie Culto Arte: Celebrando a Vida: Quaresma e Pscoa. Rubem Alves (Org.). Editora Vozes. Serie Culto Arte: Celebrando a Vida: Pentecostes. Rubem Alves (Org.). Editora Vozes. Teologia prtica no contexto da Amrica Latina (Especialmente o captulo seis). Cristoph Schneider-Harpprecht (Org.). Editoras ASTE e Sinodal.

Igrejas da Comunidade Metropolitana do Brasil www.icmbrasil.com

MANUAL DE LITURGIA 18 Conhecer Para Melhor Celebrar

13. Recursos na Internet www.servicioskoinonia.org


Diversos Recursos Litrgicos, inclusive Lecionrio, ilustraes, Comentrios Bblicos e etc. (Espanhol)

www.tatigi.com.br/lec/index.html
um Site onde voc pode encontrar recursos para uso na liturgia de sua Igreja Crist. O seu pblico principal so liturgistas, pastores e ministros que se interessam e gostam de liturgia.

www.metodista.br/fateo/materiais-de-apoio/liturgia
Recursos litrgicos Universidade Metodista de So Paulo

www.clailiturgia.org
Recursos Diversos CLAI Conselho Latino Americano de Igrejas (espanhol)

www.paoquentediario.com.br
Site Po Quente Dirio: Recursos Litrgicos e Comentrios ao Lecionrio

www.liturgiareformada.blogspot.com
Sociedade pela Liturgia Reformada

www.scribd.com/doc/23169652/Calendario-Liturgico-Cristao-Igreja-Metodista
Calendrio Litrgico - Igreja Metodista

www.cultocristao.hpg.com.br
Culto Cristo

14. BIBLIOGRAFIA
Dicionrio de Liturgia Estatutos da Fraternidade Universal das Igrejas da Comunidade Metropolitana Liturgia Crist Reformada Igreja Presbiteriana Liturgia Crist Luterana Ano Litrgico e Ritos Especiais Igreja Metodista Comunidade Catlica Shalom Doc. CNBB, N. 43 Animao da Vida Litrgica no Brasil, So Paulo, Paulinas, 1989 VALLE, Pe. Srgio F., A Liturgia na Catequese, So Paulo, Paulinas, 1993

Igrejas da Comunidade Metropolitana do Brasil www.icmbrasil.com

You might also like