You are on page 1of 4

GNEROS TEXTUAIS

1- Artigo de opinio

Texto dissertativo que deve conter um posicionamento crtico (favorvel ou no) do escritor em relao ao tema apresentado.

A partir do momento que se toma um determinado posicionamento, o autor deve expor o seu ponto de vista e ter embasamento para sustentar sua opinio, isto se faz apresentando dados concretos, factuais (baseado em fatos). Os textos de apoio normalmente trazem esses dados que auxiliam na construo do texto.

2- Carta de reclamao / carta do leitor

O redator da carta deve assumir uma posio que est marcada no comando, por exemplo: como leitor da revista Veja, como leitor da revista sade. Essa carta ser escrita para algum, o editor da revista por exemplo. Durante a escrita da carta necessrio que apaream marcas de dilogo entre quem escreve e a quem a carta se destina.

A estrutura dos dois tipos de carta deve conter a data, um chamamento (como Caro editor, Caro senhor), o contedo em si e a assinatura, lembrando que voc s deve assinar com a inicial do seu sobrenome (Atenciosamente, N.).

O que difere esses dois tipos de cartas o contedo, sendo que a carta de reclamao est explcito que necessrio fazer uma reclamao. Observe: Como leitor da revista Sade, escreva uma carta ao editor, Sr. Silva, com at 15 linhas, reclamando sobre a falta de apresentao de receitas cujos temperos substituam o sal na alimentao humana. Assine a carta apenas com o nome Leitor. O comando j faz um recorte sobre o que deve ser apresentado na reclamao, no se deve, portanto, fugir do que proposto.

A carta do leitor deve trazer a sua opinio sobre o tema que est sendo discutido, tendo como sustentao da carta, argumentos slidos, baseados em dados e fatos. No se preocupe em dizer apenas o que voc acha e pensa, mas d seu ponto de vista explicando o porqu voc acha isso e s exponha fatos que so verdadeiros.

Como leitor da revista Veja, escreva uma carta ao editor, Sr. Silva, com at 15 linhas, expondo sua opinio a respeito da nova lei antipalmada, sustentando sua posio. Assine a carta apenas com o nome Leitor.

3- Relato

O relato um texto essencialmente descritivo, isto , apenas descreve coisas, situaes, sem ter a opinio de quem escreve.

4- Resumo

Fazer o resumo de um texto apresentar, com as prprias palavras, os pontos relevantes de um texto. O resumo deve ter um estilo objetivo, sem comentrios ou julgamentos sobre o assunto que est sendo resumido.

No copie fragmentos do texto original, isso demonstra que voc no o compreendeu.

Passos para a realizao de um resumo: 1. Ler o texto ininterruptamente com a preocupao de responder pergunta: do que trata o texto?; 2. Leitura com interrupes, com o lpis na mo, para compreender o significado de palavras difceis, para captar o sentido de frases mais complexas;

3. Fazer uma segmentao do texto em bloco de ideias. Em seguida, resumir a ideia ou as ideias centrais de cada fragmento; 4. Dar a redao final com as suas palavras, condensando os segmentos e encadeando-os.

Lembre-se: o resumo no pode conter nenhum dado adicional nem avaliao explcita ao texto a ser resumido. E deve ser escrito em um bloco s.

5- Resposta interpretativa

Neste tipo de texto preciso entender a essncia da proposta. Voc deve basear sua resposta a partir dos textos de apoio. Aqui, a interpretao do contedo o fundamento, portanto, quando interpretamos procuramos reproduzir esse contedo associando-o ao contexto dado pelo enunciado. Observe que a proposta vem carregada de perguntas. Com base nelas crie seu roteiro da resposta. Siga essas dicas: - escreva em 3 pessoa; - dois ou trs pargrafos; - sua resposta deve estar baseada nos textos de apoio; - no d sua opinio; - no fuja do contedo apresentado nos textos de apoio; - utilize uma citao para fundamentar a resposta (com base nos textos de apoio).

6- Resposta argumentativa

Este gnero de texto mais parecido com uma dissertao. Sua opinio requerida, porm, sem utilizao da 1 pessoa. Com base nos textos de apoio,

fundamente sua resposta com base em seu conhecimento, procurando argumentos que fundamentem sua resposta. A resposta argumentativa deve extrapolar os textos de apoio, isto , no deve ficar baseado apenas neles.

7- Notcia

A notcia um gnero textual que faz parte da esfera jornalstica e tem como objetivo maior transmitir uma informao com objetividade. Desta forma, o primeiro pargrafo de uma notcia deve conter o LEAD, ou seja, deve-se responder s perguntas essenciais: o que, quando, onde, quem, como e por qu. Deve ter um ttulo chamativo, que desperte o interesse do leitor.

8- Texto instrucional

Um texto instrucional aquele cuja funo instruir, ensinar, mostrar como algo deve ser feito. Descrevem as etapas que devem ser seguidas para um determinado procedimento. As instrues so construdas com verbos no modo imperativo (misture a farinha com o fermento), ou com o verbo no infinitivo (misturar a farinha com o acar).

Redija um texto aos leitores da revista Sade, com at 15 linhas, que far parte da reportagem sobre o uso do sal, em que sejam apresentadas instrues sobre como substituir o sal na alimentao humana, considerando as informaes apresentadas nos textos.

You might also like