You are on page 1of 32

Caro(a) aluno(a), Est chegando o final do ano letivo.

Ao longo dos bimestres anteriores, voc pde estudar temas diversos e vivenciar Situaes de Aprendizagem que lhe possibilitaram experincias importantes. Todas essas experincias so mais um passo no caminho das realizaes em sua vida. Este volume completa os objetivos de aprendizagem traados no incio do ano. Para isso, prope-se uma pesquisa sobre as diferentes profisses do mercado de trabalho, o que lhe permitir aprender mais sobre as diversas reas. Em seguida, voc e seus colegas criaro um projeto para organizar uma Semana de Profisses na escola. Aps a realizao desse evento, o foco ser a avaliao do processo de aprendizagem, a partir de diferentes pontos de vista. Continue estudando muito e fazendo suas tarefas com a mesma dedicao de mons trada at agora. Procure aperfeioar seus mtodos de estudo para obter me lhores resultados, porque isso sempre o auxiliar no apenas na vida escolar, mas tambm no cotidiano. Lembre-se sempre de que o saber inesgotvel e que possvel aprender mais e mais a cada dia! Bom estudo!
Equipe Tcnica de Lngua Portuguesa rea de Linguagens e Cdigos Coordenadoria de Estudos e Normas Pedaggicas CENP Secretaria da Educao do Estado de So Paulo

Lngua Portuguesa - 8a srie/9o ano - Volume 4


?

SiTuAo dE APrENdizAgEm 1 PESquiSANdo ProfiSSES

Para incio de conversa


responda no caderno s seguintes questes. 1. depois das explicaes do professor, o que voc compreendeu sobre o projeto apresentado no volume 4 nas aulas de Lngua Portuguesa? 2. Esse novo projeto tem carter poltico? responda sim ou no e explique por qu.

Discusso oral Sob orientao do professor, voc dever indicar uma ou duas profisses de seu interesse. Se conhecer alguma profisso nova, diferente das mais comuns, no se esquea de coment-la. o professor registrar na lousa todas as profisses indicadas pela classe. Anote-as no caderno. 3. Anote todas as profisses apontadas pelos colegas para futura tabulao de dados. 4. Entre as profisses indicadas, h alguma que voc no conhecia? Se houver, destaque-a(s) na relao que anotou. 5. quais foram as profisses mais mencionadas? 6. Anote quantos alunos escolheram cada uma delas.

Oralidade
Voc dever observar um colega e sugerir uma profisso adequada ao perfil dele, segundo sua percepo e com base em dois aspectos: o que voc considera importante para algum que segue determinada profisso; o que, nesse colega, parece torn-lo indicado para seguir esse ou aquele caminho profissional. Ele far a mesma coisa com voc. depois dos comentrios, escreva sua anlise.

PESquiSA Em gruPo
Voc, com alguns colegas que se interessam pela mesma profisso, vai pesquisar informaes sobre ela, entrevistando profissionais da rea (pessoalmente ou por e-mail ). Para tanto, siga estes passos:
3

Lngua Portuguesa - 8a srie/9o ano - Volume 4

Passo 1 Pesquise na internet e/ou em outras fontes respostas para as perguntas a seguir, anotando-as no caderno antes de falar com o especialista. Assim, essa pessoa responder apenas a perguntas para as quais as respostas no so facilmente encontradas. Antes de pesquisar, responda s questes, para depois confrontar o que voc pensa sobre o assunto com o que vai descobrir. a) Aponte algumas informaes sobre a histria dessa profisso no Brasil e no mundo. b) que tipo de atividade o profissional dessa rea realiza? c) Atualmente, qual a remunerao mdia de um profissional dessa rea? d) d o nome de trs faculdades onde possvel fazer um curso na rea. e) qual o tempo mdio de durao desse(s) curso(s)? f ) d dois exemplos de mensalidade para cursos nessa rea. g) quais so as principais reas de atuao desse profissional? Passo 2 Compare suas respostas com o que pesquisou e comente novas informaes ou a confirmao do que j sabia sobre a profisso pesquisada. Passo 3 formule, no caderno, perguntas sobre a(s) profisso(es) de seu interesse, diferente(s) das anteriores. depois, troque com seus colegas e selecionem as que considerarem mais interessantes. Passo 4 faa as perguntas ou as envie ao profissional escolhido. Anote as respostas no caderno. Passo 5 Voc e seus colegas devem discutir as respostas dadas pelo especialista, acrescentando as informaes coletadas na pesquisa, com o objetivo de preparar uma apresentao oral para a classe. organizem as etapas no caderno, indicando: a) quais informaes sero apresentadas; b) em que ordem; c) por quem; d) a opinio dos componentes do grupo sobre as informaes coletadas. Passo 6 Seu grupo deve produzir, em cartolina, um cartaz-sntese com as informaes apresentadas, que poder ser afixado na sala ou no mural da escola.

Lngua Portuguesa - 8a srie/9o ano - Volume 4

Leitura e Anlise de Texto 1. Leia o texto a seguir e responda no caderno s questes. Notveis desconhecidos Veja 20 carreiras ignoradas pelo grande pblico: Analista de inteligncia competitiva: especialista do mercado que cria programas da empresa observando os da concorrncia. rbitro de conflitos: negocia conflitos empresariais extrajudicialmente, o que economiza tempo para as partes envolvidas. Booker : trabalha em agncia de modelos ou independentemente descobrindo talentos. Em algumas agncias, tem o papel de conseguir trabalho para as modelos. Coach: o personal trainer de carreiras, uma espcie de psiclogo s para a vida profissional. Coffeetender : o especialista em bebidas base de caf. Decupador de imagens: assistente de edio que seleciona e digitaliza imagens gravadas ou de arquivo para preparar a edio. Editor de imagem: monta vdeos e filmes; precisa dominar ferramentas de edio como Avid e Final Cut. Engenheiro de projetos: responsvel por gerir a criao de produtos por meio de softwares modernos. Especialista em compensation: cria polticas criativas de remunerao nas empresas, muitas vezes analisando o desempenho individual dos funcionrios. Gerente de inovao: traa diretrizes para inovao de produtos ou processos. Gerente de marketing de relacionamento: cria programas de relacionamento com vrios tipos de cliente, por meio de programas de fidelidade e bnus. Gerente de projetos: responsvel por empreitadas de projetos, como construo de hidreltrica ou aplicao de projetos de tecnologia. Gerente de trade marketing e merchandising: responsvel por aes de valorizao da marca e promoes. Gestor de reputao: apura a confiabilidade e o potencial de uma marca, assim como as perspectivas de investimento.
5

Lngua Portuguesa - 8a srie/9o ano - Volume 4

Gestor de responsabilidade socioambiental: afere riscos e degradao do ambiente e cria polticas nas empresas. No setor pblico, tem funo de fiscalizao ou de criao de projetos. Gestor de riscos: trabalha em empresas ou bancos e analisa potenciais novos negcios. Personal stylist: consultor de estilo e imagem, tem de facilitar o entendimento do conceito e, por isso, escolhe quem participa de campanhas. Em desfiles, decide quem vai desfilar e com que roupas. H pessoas que o contratam diretamente. Produtor de objetos: viabiliza objetos necessrios cenografia de desfiles, filmes, cenas para capas de revista e demais ensaios fotogrficos. Report: especialista em viagens e em pesquisas sobre a vida socioeconmica dos pases. Trendspotter: um caador de tendncias que investiga produtos a serem lanados em tecnologia, mdia e eletrodomsticos, por exemplo.
Notveis desconhecidos. Folha de S.Paulo, 13 de abril de 2008. Caderno Empregos.

2. responda no caderno: a) Voc entendeu todas as profisses descritas? b) Comente uma que tenha achado interessante. c) o professor dividir as profisses mencionadas no texto entre os alunos. Com base naquela que for indicada para voc, explique por que deve ter surgido essa rea de trabalho. d) que nova perspectiva do mundo exige esse perfil profissional? 3. Selecione, em jornais e revistas impressos ou na internet, textos de opinio sobre um assunto de seu interesse. Escolha um dos textos, cole-o no caderno e, depois da leitura, responda: a) qual o tema central do texto? b) que estratgia voc usou para selecionar o tema central? c) qual o ponto de vista do autor sobre o tema? d) que estratgia voc usou para identificar a posio do autor? e) quais argumentos ele apresenta para sustentar o ponto de vista dele? f ) que estratgia voc usou para identificar os argumentos do autor?
6

Lngua Portuguesa - 8a srie/9o ano - Volume 4

g) A que concluso ele chega? h) que estratgia voc usou para identificar a concluso do autor?

PESquiSA iNdiViduAL

Pesquise na internet outras profisses no tradicionais. No caderno, anote uma de seu interesse e traga informaes sobre ela, bem como a fonte de onde as extraiu.

Produo escrita
1. depois das pesquisas feitas, voc dever escrever um texto de opinio, justificando seu interesse por dada profisso; para tanto, construir, no caderno, o seguinte esquema de organizao textual: a) Levantamento de dados sobre as profisses que chamaram sua ateno. b) Escolha de uma profisso para escrita do texto. c) Produo de esquema textual, em que se possa identificar: o tema a ser desenvolvido; os elementos das profisses que so atraentes; os traos de personalidade que parecem combinar com esses elementos.

2. Com base no esquema, produza, no caderno, a primeira verso do texto, procurando organizar suas ideias de acordo com o que ficou previsto de forma esquemtica.

Estudo da lngua
faa as atividades a seguir no caderno. 1. o que voc sabe sobre os temas concordncia e regncia verbal? 2. o que voc sabe sobre os temas concordncia e regncia nominal? 3. Pesquise, em uma gramtica normativa da lngua portuguesa ou em outra fonte indicada pelo professor, as definies de regncia verbal e regncia nominal. Escreva-as com suas palavras e anote a fonte.
7

Lngua Portuguesa - 8a srie/9o ano - Volume 4

4. Pesquise, em uma gramtica normativa da lngua portuguesa ou em outra fonte indicada pelo professor, as definies de concordncia verbal e concordncia nominal. Escreva-as com suas palavras e anote a fonte. 5. o professor dar outras definies de regncia e concordncia. Anote-as e compare com as definies que voc escreveu nos exerccios 3 e 4. reescreva as suas, se necessrio. 6. Pesquise, no livro didtico, em gramticas normativas da lngua portuguesa ou em outras fontes indicadas pelo professor, as regras de regncia verbal e regncia nominal. Leia-as e destaque as que lhe parecem mais usuais. 7. discuta sua lista com alguns colegas, e selecionem as regras que o grupo considerar mais importantes e os casos que mais geram problemas de uso quando falamos ou escrevemos. Anote-as. 8. Pesquise, no livro didtico, em gramticas normativas da lngua portuguesa ou em outras fontes indicadas pelo professor, as regras de concordncia verbal e concordncia nominal. Leia-as e destaque as que lhe parecem mais usuais. 9. discuta sua lista com alguns colegas e selecionem as regras que o grupo considerar mais importantes e os casos que mais geram problemas de uso quando falamos ou escrevemos. 10. Com base nos resultados das pesquisas, a classe discutir o conjunto das regras. orientado pelo professor, cada grupo se encarregar de criar um quadro-sntese, a ser afixado na sala, com uma parte das regras discutidas e selecionadas. Anote o quadro para que possa ser consultado durante a realizao de exerccios em sala ou em casa. 11. Voc dever estudar as regras para participar de uma competio, em dia preestabelecido pelo professor. Nesse dia, voc far, com seu grupo, alguns exerccios, que sero aplicados para a classe em forma de competio. o grupo que resolver mais rpido e corretamente o total de atividades ganha o jogo. 12. Selecione dois pargrafos de um texto que voc tenha escrito. observe suas opes de regncia e concordncia, com base na sntese de regras produzida pela sala, e faa as correes necessrias. Se preciso, pea auxlio ao professor. 13. o professor indicar alguns exerccios adicionais para reforar a aprendizagem dos casos que, efetivamente, geram problema de uso. Anote e resolva-os.

Lio dE CASA 1. Acesse o site do guia do Estudante (disponvel em: <http://guiadoestudante.abril.com.br>) e faa um teste vocacional, previamente selecionado pelo professor. Anote os resultados no caderno. 2. Analise os resultados que voc obteve no teste, comparando sua opinio inicial sobre suas aptides vocacionais com as indicadas pelo teste.
8

Lngua Portuguesa - 8a srie/9o ano - Volume 4

3. Anote os exerccios, do livro didtico ou de outra fonte, de regncia verbal indicados pelo professor. faa-os no caderno.

Pginas: Exerccios:

4. Anote os exerccios, do livro didtico ou de outra fonte, de regncia nominal indicados pelo professor. faa-os no caderno.

Pginas: Exerccios:

5. Anote os exerccios, do livro didtico ou de outra fonte, de concordncia verbal indicados pelo professor. faa-os no caderno.

Pginas: Exerccios:

6. Anote os exerccios, do livro didtico ou de outra fonte, de concordncia nominal indicados pelo professor. faa-os no caderno.

Pginas: Exerccios:
9

Lngua Portuguesa - 8a srie/9o ano - Volume 4

SiTuAo dE APrENdizAgEm 2 quAL o mELHor roTEiro PArA NoSSA SEmANA dE ProfiSSES?

Para comeo de conversa


responda s questes a seguir no caderno. 1. de forma sinttica, que profisso o interessava no incio da Situao de Aprendizagem 1 e por qu? 2. As pesquisas fizeram-no repensar sobre suas convices quanto sua rea de interesse? Por qu? 3. Considerando as novas informaes, escolha duas profisses sobre as quais voc gostaria de saber mais e explique os motivos de seu interesse.

Oralidade
A classe discutir as respostas s perguntas anteriores. de forma organizada, voc e seus colegas trocaro opinies sobre o que mudou na forma de pensar depois das pesquisas e informaes coletadas.

Leitura e Anlise de Texto 1. Leia o texto a seguir e responda s questes. Reforma universitria importncia social
Charles mady

(1) muito tem se discutido e pouco tem sido realizado no tema referente reforma da universidade para melhor adapt-la s nossas necessidades sociais e ao quanto a atual estrutura inibe e at impede que ela sirva de maneira mais adequada nossa populao. Para quem vive dentro dela, e tambm para ela, fica uma desagradvel impresso de que a universidade est isolada de nossa realidade, isolada da maioria que necessita urgentemente de uma atuao eficaz, saindo de baixo da redoma de vidro sob a qual ela vive. (2) um grande problema est na viso de produo de profissionais por meio da rpida especializao, pois o assim chamado mercado o exige, conceito esse que se casa perfeitamente com a necessidade de sobrevivncia dos recm-egressos dos cursos de graduao e ps-graduao. uma corrida contra o tempo, abrindo-se mo da qualidade. Esses jovens
10

Lngua Portuguesa - 8a srie/9o ano - Volume 4

profissionais sero apenas peas dessa mquina de produo e consumo, em que iro competir de forma selvagem por melhores resultados o resto de sua vida produtiva. Vo viver dentro de um curral intelectual, no dedicando tempo algum a nada alm dos limites de seus campos de interesse, sem terem noo do que ocorre ao seu redor, perdendo a crtica sobre quase tudo o que acontece fora de seus limites, desumanizando-se. (3) Estamos formando tcnicos de grande eficincia, esquecendo que as tcnicas so um meio para se produzir grandes profissionais, e no um fim em si mesmo. Na medicina isso devastador. (4) Num pas como o nosso, extremamente necessitado de generalistas, observamos a grande migrao de nossos alunos para reas tcnicas, em boa parte descomprometidos com as necessidades sociais. A sociedade, que mantm a universidade pblica, no v o adequado retorno desse empreendimento. Seus alunos iro servir s grandes empresas de sade, de equipamentos e fabricantes de remdios, que seguramente tm outros interesses que no o bem-estar da populao. (5) No h a menor dvida que fundamental o desenvolvimento de tecnologias de ponta. quando, porm, observamos que sabemos transplantar o corao de pacientes com doena de Chagas, mas no temos remdios para tratar a causa da molstia, algo de profundamente errado est ocorrendo. ou quando observamos os esforos mais que elogiveis na pesquisa sobre clulas-tronco, com todos os recursos tcnicos e financeiros disponveis, ocorrerem paralelamente a um mortal surto de dengue, somos obrigados a refletir a respeito. E a perguntar se a universidade no estaria isolada do povo. fica a impresso de que os desenvolvimentos tecnolgicos e cientficos so realizados sem se levarem em considerao os interesses da maioria da populao. (6) A nossa parcela de responsabilidade por esse processo grande. quando se discutem itens fundamentais de uma reforma universitria, as questes ficam muito mais centradas em estruturas e organogramas do que na reforma de mentalidades de seus componentes. quantos de ns esto realmente comprometidos com a universidade? quantos de ns enxergam a universidade como um fim, e no como um meio? quantos de ns tm na universidade um projeto institucional, e no pessoal? E quanto desses projetos privilegia uma minoria, em detrimento da maioria? quando discutimos, devemos abordar os problemas maiores com grande objetividade, sem medo, para no corrermos o risco de realizar reformas apenas cosmticas. devemos perguntar, por exemplo, quanto tempo cada qual de ns dedicou s aulas de graduao e ps-graduao. devemos perguntar, sem medo, por que aulas em outras cidades e outros Estados, devidamente patrocinadas pela indstria, so to disputadas, enquanto muitas vezes h enorme dificuldade em agrupar alguns professores para ministrar os cursos oficiais. (7) Ser que a universidade realmente se tornou meio, e no fim? Ser que estamos perdendo a paixo pela universidade, que tanto nos deu? Se a paixo pela atividade acadmica desaparece, desaparece a qualidade, com alto prejuzo para a atividade intelectual. Para piorar, o ensino est sendo marginalizado em benefcio das atividades de pesquisa.
11

Lngua Portuguesa - 8a srie/9o ano - Volume 4

Hoje em dia h inmeros ndices para avaliar os mritos da produo cientfica, produo essa que determina a evoluo na carreira universitria, gerando como consequncia uma enormidade de publicaes, boa parte delas repetitivas, redundantes, com ampla valorizao dos mtodos, em detrimento das ideias. (8) que ndices h para avaliar atividades didticas? digo com frequncia que valorizo muito aulas em ambientes acadmicos, a presena do professor em enfermarias e ambulatrios e discusses com internos e residentes. o chamado currculo oculto, difcil de ser avaliado por qualquer ndice. mas essa a nossa funo mais nobre. infelizmente, hoje escrevemos muito mais do que ensinamos. Ns nos preocupamos muito com quem vai entrar na universidade, mais do que como esses alunos vo sair. o compromisso maior dever ser com uma reforma de mentalidades, portanto, cultural, muito mais do que com uma reforma estrutural. qualquer reforma dever compatibilizar a pesquisa e a assistncia ao ensino, de forma equilibrada. Caso contrrio, no ter sentido e estar fadada ao fracasso. E a universidade perder a oportunidade de atuar de forma profunda na elaborao de novas condutas sociais. (9) Esses temas merecem longas e rduas discusses. devemos ter como uma das misses mais importantes atingir concluses que possam beneficiar a universidade, para que esta possa participar, da melhor forma possvel, da realizao de um projeto social maior.
Charles mady, professor associado da faculdade de medicina da universidade de So Paulo, diretor da unidade de miocardiopatias do inCor-HC-fmuSP.
mAdY, Charles. reforma universitria: importncia social. O Estado de S. Paulo, 29 de abril de 2008.

2. No caderno, responda s questes. a) de forma ampla, o texto fala sobre reforma universitria. qual o recorte especfico que ele faz do tema? b) No 2o pargrafo, o autor apresenta seu ponto de vista sobre o assunto. qual ? c) Ele acrescenta outro argumento no 3o pargrafo ou refora a ideia anterior? d) o autor aprofunda o problema dos especialistas da rea mdica no 4o pargrafo. de que forma? e) Podemos dizer que, com base no que o professor mady diz no 5o pargrafo, ele se coloca totalmente contrrio aos especialistas? Explique. f ) quem parece ser o ns que o professor usa no 6o pargrafo? Comprove sua afirmao com um trecho do texto. g) que novo argumento o professor acrescenta no 7o pargrafo?
12

Lngua Portuguesa - 8a srie/9o ano - Volume 4

h) No 8o pargrafo, ele continua desenvolvendo a ideia anterior. de que forma? i) A que concluso ele chega no ltimo pargrafo? retome as ideias com suas palavras.

3. Com base na leitura do texto, preencha o esquema a seguir.

Qual o tema tratado?

Qual o ponto de vista do autor?

Quais argumentos so apresentados pelo autor? Cite um exemplo dado pelo autor que sustente um dos argumentos dele (o chamado argumento complementar).

Qual a concluso do autor?

4. Com base na leitura de outro texto, indicado pelo professor, preencha o quadro a seguir.

Qual o tema tratado?

Qual o ponto de vista do autor?

13

Lngua Portuguesa - 8a srie/9o ano - Volume 4

Quais argumentos so apresentados pelo autor? Cite um exemplo dado pelo autor que sustente um dos argumentos dele (o chamado argumento complementar).

Qual a concluso do autor?

Produo escrita
faa as atividades a seguir no caderno. 1. Para voc, o que um resumo? 2. que estratgias voc usa para resumir um texto? 3. o professor indicar uma narrativa do livro didtico ou de outra fonte para leitura. Anote, em tpicos, os fatos principais narrados. 4. Pesquise, na internet ou em outra fonte, indicada pelo professor, informaes sobre esse texto e autor. Anote-as. 5. depois da pesquisa, volte ao texto resumido, releia-o e comente se as informaes que voc adquiriu sobre o autor e a obra auxiliam a compreenso do texto. 6. retome os tpicos levantados no exerccio 3. Voc considera que esses fatos so relevantes? Explique. 7. Analise se os fatos que voc selecionou no exerccio 3 cumprem as seguintes caractersticas: a) Trata-se do levantamento de acontecimentos principais? b) foram selecionados os fatos que, efetivamente, fazem a histria andar? c) Em torno deles, em geral, h acontecimentos perifricos, que no constam dos tpicos? d) uma sntese dos acontecimentos na ordem em que foram apresentados no original? 8. depois das explicaes do professor, sintetize alguns procedimentos para resumo de narrativas.
14

Lngua Portuguesa - 8a srie/9o ano - Volume 4

9. o professor indicar um texto argumentativo do livro didtico ou de outra fonte. Leia-o e anote, em tpicos, as principais ideias do texto. 10. Analise se os tpicos que voc selecionou no exerccio anterior cumprem as seguintes caractersticas: a) Apresentam o tema do texto? b) indicam o ponto de vista do autor do texto sobre o assunto? c) Apontam os argumentos formulados pelo autor para defender seu ponto de vista? d) Apresentam a concluso do raciocnio do autor? 11. os elementos mencionados na atividade anterior aparecem nos tpicos que voc relacionou na mesma ordem que no original? 12. depois das explicaes do professor, sintetize alguns procedimentos para resumo de textos argumentativos. 13. o professor indicar uma narrativa ou um texto argumentativo para voc resumir. Com base nas caractersticas sistematizadas anteriormente, resuma o texto.

Produo em grupo
1. depois de todas as pesquisas sobre profisses, o professor colocar na lousa as que forem mais destacadas pela turma. Cada aluno indicar uma rea de seu interesse. depois que todos tiverem se manifestado, voc e os colegas faro uma tabulao dos dados para que a classe possa discutir o que fazer com os resultados na organizao da Semana de Profisses. 2. depois da tabulao, o professor orientar a anlise dos dados, verificando as grandes tendncias de interesse. Anote-as no caderno. 3. Com os interesses principais da sala definidos, voc, ou algum de seu grupo, dever copiar a tabela a seguir no caderno e preench-la, tendo como base a seguinte pergunta: como poderamos contemplar tais interesses em cinco aulas? Para o preenchimento da ficha, considerem os seguintes critrios: a) cada grupo dever discutir e construir o formato da Semana que lhe parea mais coerente com os interesses coletivos, anteriormente discutidos e definidos; b) as propostas devem levar em conta um equilbrio entre falar, escutar, ler e escrever; c) o grupo deve dividir as tarefas na produo da Semana.

15

Lngua Portuguesa - 8a srie/9o ano - Volume 4

Ficha de roteiro para a Semana de Profisses Tempo de aula previsto Descrio das atividades a realizar Interesse(s) coletivo(s) contemplado(s) pelas atividades descritas

1o dia:

2o dia:

3o dia:

4o dia:

5o dia:

16

Lngua Portuguesa - 8a srie/9o ano - Volume 4

4. depois da organizao das propostas, ter incio a fase de apresentao dos projetos para que a classe possa selecionar o que considerar mais adequado. o professor apresentar alguns critrios para seleo. responda no caderno: a) o que compreendeu do critrio 1 (adequao faixa etria)? b) o que compreendeu do critrio 2 (viabilidade)? c) o que compreendeu do critrio 3 (adequao aos interesses da maioria)? d) o que compreendeu do critrio 4 (adequao das atividades sugeridas ao tempo disponvel)? 5. Preencha a ficha a seguir, anotando o nmero de seu grupo.

A proposta A proposta vivel ou parece interessante muito difcil de Grupo ___ para a faixa ser realizada em etria? Por qu? sala de aula? Que recursos ela exige?

A proposta est adequada aos interesses da maioria, anteriormente indicados? Explique brevemente.

A proposta est adequada quanto ao tempo disponvel para sua realizao? Justifique.

Estudo da lngua
1. o que voc sabe sobre o tema colocao pronominal? 2. Pesquise, em uma gramtica normativa da lngua portuguesa ou em outra fonte indicada pelo professor, a definio de colocao pronominal. No caderno, escreva-a com suas palavras e anote a fonte. 3. o professor apresentar outra definio de colocao pronominal. Anote-a no caderno e compare com a definio que voc escreveu no exerccio 2. reescreva a sua, se necessrio.
17

Lngua Portuguesa - 8a srie/9o ano - Volume 4

4. Pesquise, no livro didtico, em gramticas normativas da lngua portuguesa ou em outras fontes indicadas pelo professor, regras de colocao pronominal. Leia-as e destaque as que lhe parecem mais usuais. 5. discuta sua lista com alguns colegas, e selecionem as regras que o grupo considerar mais importantes, uma vez que so as referentes aos casos que geram problemas de uso quando falamos ou escrevemos. Anote-as no caderno. 6. Com base nos resultados das pesquisas, a classe discutir o conjunto das regras. orientado pelo professor, cada grupo se encarregar de criar um quadro-sntese, a ser afixado na sala, com uma parte das regras discutidas e selecionadas. Anote o quadro no caderno para que possa ser consultado durante a realizao de exerccios em sala ou em casa. 7. Voc dever estudar as regras para participar de uma competio, em dia preestabelecido pelo professor. Nesse dia voc far, com seu grupo, alguns exerccios, que sero aplicados para a classe em forma de competio. o grupo que resolver mais rpido e corretamente o total de atividades ganha o jogo. 8. o professor indicar alguns exerccios adicionais sobre o uso do acento grave indicador de crase, para reforar a aprendizagem dos casos que, efetivamente, geram problema de uso. Anote e resolva-os no caderno. Lio dE CASA 1. Selecione dois pargrafos de um texto que voc tenha escrito. observe suas opes de colocao pronominal, com base na sntese de regras produzida pela sala, e faa as correes necessrias. 2. Anote os exerccios sobre crase, do livro didtico ou de outra fonte, indicados pelo professor. faa-os no caderno.

Pginas: Exerccios: 3. Anote os exerccios sobre colocao pronominal, do livro didtico ou de outra fonte, indicados pelo professor. faa-os no caderno.

Pginas: Exerccios:
18

Lngua Portuguesa - 8a srie/9o ano - Volume 4

19

Lngua Portuguesa - 8a srie/9o ano - Volume 4

SiTuAo dE APrENdizAgEm 3 TomANdo umA dECiSo CoLETiVA

Produo escrita
Tendo em vista as propostas apresentadas para a Semana de Profisses, elabore, no caderno, um texto opinativo indicando a proposta que voc considera mais interessante e apresente os motivos de sua escolha. Na argumentao, leve em conta cada um dos critrios discutidos na Situao de Aprendizagem anterior.

Produo em grupo
1. de acordo com o resultado da votao, uma proposta ser vitoriosa. depois que a tiverem escolhido, copiem da lousa a organizao geral da Semana. 2. Com base no nmero de grupos na sala, deve-se estipular a diviso do trabalho. Por exemplo, se houver dez grupos, dois devem se organizar e se apresentar por dia. o professor orientar os grupos para que no haja repetio de formatos. Para estabelecer uma primeira verso da proposta de apresentao de seu grupo, veja qual tema cabe a vocs e discutam uma primeira ideia sobre o que pretendem fazer. 3. registrem no caderno, em forma de roteiro, as ideias para a apresentao. faam a diviso das etapas no tempo. Por exemplo: dois minutos apresentao geral da proposta do grupo e dos componentes da equipe. 4. depois que todos os grupos tiverem terminado de elaborar as apresentaes, o professor escrever na lousa o roteiro da Semana de Profisses. Anote-o no caderno, em um quadro como o exemplo a seguir.

Dia da Semana de Profisses

Grupos a produzir e a se apresentar

Descrio de cada apresentao

5. A prxima ficha organizar o trabalho de cada grupo internamente, indicando quais os materiais necessrios e quem na equipe ficar encarregado de cada item. Copie-a e preencha.
20

Lngua Portuguesa - 8a srie/9o ano - Volume 4

Ficha para organizao dos materiais Materiais necessrios para a apresentao Responsvel pela produo do material

6. A terceira ficha prope a elaborao de um breve roteiro da apresentao. Preencha-a, utilizando o modelo a seguir como exemplo.

Roteiro para a apresentao dos grupos Momento da apresentao Durao dessa etapa Quem far e o que far

Estudo da lngua
Paragrafao I A seguir, voc encontrar um texto dividido em cinco partes. Para cada uma delas ser feita uma proposta de exerccio. Jogador de futebol1 Aquele que pratica o futebol como ocupao, meio de vida dicionrio michaelis2 Parte 1 o que ser jogador de futebol? o jogador de futebol o profissional que pratica o futebol como ocupao, participa de campeonatos regulamentados por instituies
1 2

A formatao dos pargrafos foi propositalmente alterada em funo dos exerccios propostos. Michaelis. Moderno dicionrio da lngua portuguesa. So Paulo: melhoramentos, 2007.

21

Lngua Portuguesa - 8a srie/9o ano - Volume 4

competentes e recebe um salrio em troca do seu trabalho. o futebol um esporte tradicional no Brasil, onde dois times compostos por onze jogadores cada tm como objetivo colocar a bola dentro da baliza adversria, constituindo um gol, no final da partida de noventa minutos, o time que conseguir o maior nmero de gols o vencedor. Alm de atuar nas partidas, a rotina do profissional rdua, sendo composta por treinos, exerccios e preparao fsica. A concentrao antes dos jogos fundamental e ajuda a equipe a estudar a estratgia mais adequada para enfrentar o time adversrio. Atualmente, pode-se dizer que o mercado externo mais atrativo, e que o profissional brasileiro muito bem-visto l fora, devido grande quantidade de bons jogadores. quais as caractersticas necessrias para ser um jogador de futebol? Para ser um jogador de futebol necessrio interesse pelos esportes, gosto pelo trabalho em grupo e pelo treinamento, alm de garra e determinao para buscar sempre a vitria. outras caractersticas interessantes so: boa forma fsica, disposio, velocidade, criatividade, capacidade de deciso, agilidade, concentrao, iniciativa, senso de equipe, ateno aos detalhes, habilidade com os ps e com a cabea (e com as mos, no caso do goleiro), habilidade com a bola. qual a formao necessria para ser um jogador de futebol? No existe formao necessria para ser jogador de futebol, pois por ser um esporte, o aprendizado vem com a prtica. Atualmente, com a grande demanda de jogadores brasileiros para o exterior recomendvel que o jogador tenha conhecimentos de lnguas estrangeiras, embora o comum seja o aprendizado do idioma na prtica, ou seja, devido necessidade de comunicao. Tambm recomendvel que o profissional tenha noo de direito, ou contrate algum para resolver os trmites legais, pela complexidade dos atuais contratos futebolsticos, como vistos internacionais, compra e venda de passes, publicidade etc.

Parte 2 Principais atividades participar de treinamentos em grupo ou individuais participar dos exerccios em grupo ou individuais frequentar o centro mdico e consultar-se com os preparadores fsicos sempre que necessrio estudar a estratgia de jogo, as caractersticas de cada jogador, e os ltimos resultados do time adversrio participar de reunies de equipe para definir estratgias de jogo participar da concentrao antes de cada jogo atuar sempre que o tcnico achar necessrio motivar os outros jogadores, mesmo diante dos difceis desafios participar de torneios e competies nacionais (Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil, campeonatos estaduais etc.), ou internacionais (Copa Libertadores da Amrica, Campeonato mundial etc.).

Parte 3 reas de atuao e especialidades os jogadores de futebol tm posies definidas, ou seja, cada um tem a sua funo dentro de um time. So elas:

22

Lngua Portuguesa - 8a srie/9o ano - Volume 4

goleiro: o nico jogador que pode colocar as mos na bola, apenas dentro da sua rea, com o objetivo de defender o gol, o que exige grande agilidade e reflexo zagueiro: ocupa a regio da meia-lua central da grande rea, geralmente os zagueiros so altos e resistentes, para ajudar o goleiro a defender a rea Lateral: os laterais oferecem resistncia ao ataque adversrio, e tm a misso de auxiliar o ataque pela faixa lateral, com cruzamentos ou passes longos Volante (ou Trinco): tem a misso de fazer a ligao entre a defesa e o ataque, inserido ora no grupo defensivo, ora no grupo do meio-campo, j que faz a ponte entre ambos meio-campo central: responsvel por passar a bola aos avanados e ponta de lana, e por isso fundamental a sua capacidade de drible, de viso de jogo, e de passe meio-campo lateral: esto interligados com os zagueiros e os volantes, so os que percorrem maior rea do campo, por isso imprescindvel velocidade, exploso de jogo e habilidade com dribles Atacante (central/laterais): manipulam e finalizam a jogada, por isso necessrio que tenham habilidade de dribles Atacante (ponta de lana/ centroavante): jogadores que ficam mais perto do goleiro adversrio, portanto geralmente so os que finalizam a jogada Tcnico de futebol: quem comanda o time, acompanha os treinamentos, prepara as estratgias de jogo e as substituies de jogadores, escolhe o elenco titular e o reserva etc. geralmente, os tcnicos so ex-jogadores, que depois de se aposentar se dedicam preparao de um time Parte 4 Por ser um pas com tradio no futebol, em que grande parte dos brasileiros sonha se tornar um profissional desse esporte, o mercado de trabalho grande e competitivo, embora as melhores propostas estejam no exterior. os jogadores brasileiros so muito bem cotados no futebol do mundo todo, principalmente na Europa, onde existem os melhores salrios e condies de trabalho. Pela tradio futebolstica, muitos jogadores brasileiros so levados por olheiros para o exterior ainda muito jovens, no tendo nem oportunidade de atuar profissionalmente em nenhum time nacional. importante ressaltar que a carreira de jogador de futebol curta, por exigir muita energia, disposio e preparo fsico dos atletas. Parte 5 Charles miller, filho de um empregado de uma empresa ferroviria, nascido no bairro do Brs, em So Paulo, viajou para a inglaterra aos nove anos para estudar. Ao retornar ao Brasil, em 1894, trouxe com ele a primeira bola de futebol e o conjunto de regras, sendo considerado, assim, o precursor do futebol no Brasil. Em 1895 foi realizado o primeiro jogo de futebol, entre funcionrios de empresas de origem inglesa que atuavam em So Paulo. o primeiro time a se formar foi o So Paulo

23

Lngua Portuguesa - 8a srie/9o ano - Volume 4

Athletic, fundado em 1888. No incio, o futebol era restrito s elites, sendo vetada a participao de negros nos jogos. Atualmente, o Brasil considerado o pas do futebol e a seleo brasileira a nica seleo pentacampe do maior torneio do esporte, a Copa do mundo. onde achar mais informaes? fifA (fdration internationale de football Association) CBf (Confederao Brasileira de futebol)
Brasil Profisses. disponvel em: <http://www.brasilprofissoes.com.br/verprof.php?codigo=427>. Acesso em: 22 jun. 2010.

1. Na parte 1 do texto, h trs pargrafos. Separe-os. depois, responda no caderno: a) qual a ideia central do primeiro pargrafo? b) qual a ideia central do segundo pargrafo? c) qual a ideia central do terceiro pargrafo? d) H algum outro elemento na parte 1 do texto que permite ao leitor dividi-la em trs partes? que elemento esse? e) Para maior compreenso, com que critrios voc dividiria a parte 2 do texto? f ) Para maior compreenso, com que critrios voc dividiria a parte 3 do texto? g) que ttulo voc daria para a parte 4? Por qu? h) que ttulo voc daria para a parte 5? Por qu? 2. o professor dividir os pargrafos de um texto produzido por alguns alunos, deixando-os fora de ordem. Voc dever reorganiz-los, justificando a sequncia escolhida. 3. o professor entregar outros textos sem paragrafao. Voc dever dividi-los, indicando um critrio para a organizao de cada pargrafo. Conjunes 1. o professor escrever na lousa alguns pargrafos de textos de alunos para anlise do uso de conjunes e reescrita coletiva, quando necessrio. Anote-os no caderno e faa as alteraes indicadas pelo grupo.
24

Lngua Portuguesa - 8a srie/9o ano - Volume 4

2. Pesquise no dicionrio a definio de conjuno, anotando-a no caderno. 3. o professor anotar na lousa algumas definies para o termo conjuno. A classe discutir e eleger a que parecer mais clara. Anote-a no caderno. 4. Com base na definio preestabelecida no exerccio anterior, o professor selecionar alguns fragmentos de textos para que voc localize as conjunes. Copie os fragmentos no caderno. Ortografia 1. Com base em uma discusso em sala e na observao do professor feita em textos dos alunos, ser produzida uma lista de palavras que so usadas com frequncia e que costumam gerar dvidas quanto grafia. 2. o conjunto das palavras selecionadas ser organizado em um cartaz, a ser afixado na classe ou em outro local indicado pelo professor. 3. Escreva no caderno a relao de palavras ditadas pelo professor, optando pela grafia que considerar correta. Em seguida, voc deve refletir se possvel encontrar um critrio para agrup-las (por exemplo, palavras que apresentam um mesmo radical ou aquelas com uma mesma terminao etc.). 4. o professor circular algumas ocorrncias ortogrficas nas produes de texto dos alunos e escrever trechos na lousa. Copie-os e, com ajuda de um dicionrio, confirme os usos adequados e corrija os inapropriados norma-padro da lngua. Paragrafao II 1. o professor escrever na lousa alguns pargrafos que no esto bem organizados com base em dois critrios: pargrafos com mais de um tpico ou que no apresentam o tpico bem desenvolvido. Voc dever copi-los e dividi-los entre as duas categorias indicadas. 2. Pesquise duas definies de pargrafo nas fontes sugeridas pelo professor. Leia-as e reescreva o conceito de acordo com o seu entendimento. Lio dE CASA 1. Anote os exerccios sobre paragrafao, do livro didtico ou de outra fonte, indicados pelo professor. faa-os no caderno.

Pginas: Exerccios:
25

Lngua Portuguesa - 8a srie/9o ano - Volume 4

2. Anote os exerccios, do livro didtico ou de outra fonte, de ortografia, indicados pelo professor. faa-os no caderno.

Pginas: Exerccios:

SiTuAo dE APrENdizAgEm 4 APrESENTAES fiNAiS: AVALiANdo rESuLTAdoS

Avaliao do projeto
Primeira proposta de avaliao 1. Avalie sua participao na apresentao de seu grupo e d uma nota para ela. Para tanto, leve em conta os seguintes critrios: sua participao nas atividades do volume 4; suas contribuies para a preparao da apresentao do seu grupo; sua atuao no momento da apresentao.

d a nota e escreva, no caderno, uma justificativa baseada nos trs tpicos indicados e em outros que voc considerar relevantes. 2. que aspectos deveriam ser aperfeioados para melhor aproveitamento de sua aprendizagem?

Segunda proposta de avaliao 1. individualmente, avalie a apresentao do seu grupo.

26

Lngua Portuguesa - 8a srie/9o ano - Volume 4

2. Agora, com seus colegas de grupo, apresentem suas respostas individuais e discutam o que acharam da apresentao. 3. depois das discusses, responda: a) quais atitudes mostraram-se produtivas? Justifique.

b) quais atitudes mostraram-se improdutivas? Justifique.

Terceira proposta de avaliao responda s questes 1 e 2 individualmente, com base em seu comportamento no dia da apresentao do outro grupo. 1. Sua atitude durante a apresentao dos colegas foi adequada? Justifique.

2. Se no participou de forma construtiva, que motivos o levaram a ter essa atitude? Justifique.

27

Lngua Portuguesa - 8a srie/9o ano - Volume 4

As prximas questes devem ser respondidas por voc em conjunto com seu grupo. 3. A conduta da classe, de forma geral, foi adequada durante a apresentao dos grupos? Justifiquem sem citar nomes.

4. Se a classe, de maneira geral, no participou de forma construtiva, segundo a percepo do grupo, o que motivou essa atitude?

5. quais sugestes o grupo d para estimular mudanas em atitudes inadequadas?

Quarta proposta de avaliao 1. indique duas apresentaes de outros grupos na Semana de Profisses que chamaram sua ateno positivamente.

28

Lngua Portuguesa - 8a srie/9o ano - Volume 4

2. destaque um aspecto interessante da primeira apresentao selecionada.

3. destaque um aspecto interessante da segunda apresentao selecionada.

4. o que voc aprendeu com essas apresentaes?

5. indique uma apresentao que no o envolveu. Justifique sua escolha.

Quinta proposta de avaliao Pensando nas contribuies da Semana, responda: o que ela significou para a sua aprendizagem? Leve em conta no apenas as informaes adquiridas, mas a experincia de apresentar para a sala, de organizar o trabalho do grupo e a interao com os colegas, entre outros aspectos. responda no caderno. VoC APrENdEu? 1. Sintetize o que voc considera ter aprendido sobre a organizao coletiva de um evento voltado para os interesses comuns dos participantes.
29

Lngua Portuguesa - 8a srie/9o ano - Volume 4

2. Com base no que foi feito na Situao de Aprendizagem 3, quais procedimentos podem ser indicados para a reviso de seus textos, com o objetivo de torn-los mais eficientes? 3. Segundo sua anlise, com base nos trabalhos realizados, que aspectos so importantes para o desenvolvimento de um bom trabalho em grupo? 4. Aponte dois aspectos significativos em seu processo de aprendizagem neste bimestre. Justifique sua resposta. 5. o que ficou como processo de aprendizagem do ano? o que achou pertinente? o que faltou?

Exerccios complementares
1. Voc e seus colegas devero pensar em como organizariam uma festa para a classe no espao da sala de aula, com todos os limites impostos por esse lugar. Criem, no caderno, um roteiro do que seria feito. 2. discuta com seu grupo se a proposta apresentada coerente com os interesses coletivos e com o contexto em que essa situao ser construda. 3. os grupos devero apresentar as propostas, e a classe dever discutir e selecionar a mais interessante e adequada ao contexto. 4. Para organizar uma prxima festa, seria interessante avaliar como foi essa? Por qu? 5. Como fariam essa avaliao?

PArA SABEr mAiS


Livro SCHWArTz, gilson. As profisses do futuro. So Paulo: Publifolha, 2000. Texto em linguagem razoavelmente simples, procura discutir questes ligadas profissionalizao no futuro prximo. Sites Guia do Estudante Site com informaes sobre cursos superiores, notcias de vestibulares e outros assuntos relacionados ao universo do estudante. disponvel em: <http://guiadoestudante.abril.com. br>. Acesso em: 22 jun. 2010.

30

Lngua Portuguesa - 8a srie/9o ano - Volume 4

Releituras Site com grande variedade de textos literrios e biografias de autores de literatura em lngua portuguesa. disponvel em: <www.releituras.com>. Acesso em: 22 jun. 2010. UOL Empregos Site com dicas e informaes sobre primeiro emprego, carreiras, pesquisas etc. disponvel em: <http://noticias.uol.com.br/empregos/>. Acesso em: 22 jun. 2010. Brasil Profisses Site dedicado a informar, dar dicas e orientar os interessados em conhecer as profisses do Brasil. disponvel em <http://www.brasilprofissoes.com.br>. Acesso em: 22 jun. 2010.

31

Lngua Portuguesa - 8a srie/9o ano - Volume 4

32

You might also like