You are on page 1of 15

MULTICULTURALISMO, EDUCAO BRASILEIRA E FORMAO DE PROFESSORES: VERDADE OU ILUSO? SISS, Ahyas UFF UNIVERSO GT: Afro-Brasileiros e Educao / n.

n.21 Agncia Financiadora: No contou com financiamento O resultado de pesquisas realizadas nas ltimas dcadas do sculo passado e no incio desse, nas reas do multiculturalismo, da educao brasileira e da formao de professores, por pesquisadores como Ana Clia da Silva (1995; 2001) Ana Lcia Valente (1995,) Delcele Mascarenhas Queiroz 2002, (2003), Iolanda de Oliveira (1999, 2000), Luiz Alberto O. Gonalves (1985, 1998), Luiz Cludio Barcelos (1993), Maria Elena Viana Souza (1996, 2003), Nilma Lino Gomes (1997, 2000), Petronilha B. G. e Silva (1993; 2003, ), Regina Pahim Pinto (1993a, 1993b) e Siss (1994, 2003), dentre tantos outros estudiosos desses temas, apontam na direo de que a Instituio escola racial e culturalmente seletiva, vale dizer, discriminatria e excludente. Nela, o processo de aprendizagem vem sendo feito contra os interesses de uma parcela significativa de sua clientela - o alunado Afro-brasileiro1. Aqui, as memrias desse grupo racial, bem como a do indgena, so apagadas e o sabor do saber se faz amargo como o fel. Essa memria, que deveria se tornar mecanismo de potencializao do processo de ensinoaprendizagem transforma-se em mordaa que atrofia a aprendizagem do aluno e torna perversa a prtica do professor. A postura preconceituosa, discriminatria e excludente da Instituio escola no recente. Ela j era denunciada pela Imprensa Alternativa Negra (IAN) em meados da terceira dcada do sculo passado, ao ser constatado que
O sentimentalismo envenenado das nossas escolas, com suas referncias mais ou menos tolas ao pretinho Benedito com os seus elogios de raposas ao heroismo de Henrique Dias, tem dado ao negro a impresso de que os seus antepassados foram uns desgraados e de que os jovens negros s por isso tem de ser sempre uns vencidos. (...), o negro tem que ser respeitado aqui dentro e quando no o quiserem respeitar ele deve reagir (Jos Bueno Feliciano.O negro na Formao do Brasil, A Vz da Raa, ano l, no 14, julho de 1933, p. 4)

O termo afro-brasileiro aqui utilizado quer designar os descendentes de africanos nascidos no Brasil, filhos da dispora africana. Ao mesmo tempo remete a um movimento de identificao tnica com os nascidos na dispora africana de m aqueles de outros lugares. Ele deve ser compreendido ainda, no sentido que a ele dado pelo Movimento Negro nacional.
1

O papel desempenhado pelos professores daquela poca, no processo de discriminao e excludncia escolar do alunado Afro-brasileiro, tambm identificado e aparece aqui, inclusive como causa da evaso escolar da criana negra:
Ainda h grupos escolares que recebe negros porque obrigatrio, porm os professores menosprezam a dignidade da criana negra, deixando-os de lado para que no aprendam, e os pais pobres e desacoroados pelo pouco desenvolvimento dos filhos resolvem tir-lo da escola e entregar-lhes servios pesados (Olimpio Moreira da Silva, O que foi a raa negra, A Vz da Raa, ano l no 32, fevereiro de 1934, pg. 2).

Essas denncias feitas por afro-brasileiros, em relao Instituio escola e seus profissionais na primeira metade de dcada de trinta do sculo passado, continuam vlidas ainda hoje. A teoria do branqueamento e a tese da pseudodemocracia racial constituem-se como dois poderosos mecanismos que hoje, assim como ontem, vem produzindo e reproduzindo entre ns, as desigualdades raciais. Os resultados das pesquisas desenvolvidas contemporaneamente apontam, tambm, para a importncia e necessidade de se formar professores para uma prtica pedaggica eficiente no mbito de sociedades culturalmente estratificadas. Em pases culturalmente estratificados, como por exemplos Estados Unidos, Frana, Inglaterra e Pases Baixos, as intersees entre polticas educacionais, multiculturalismo e formao de professores ocupam lugar de destaque. No Brasil, pas de dimenses continentais, com cerca de 180 milhes de habitantes, dos quais cerca de 46% constituda por afro-brasileiros, essas intersees porm, no se constituem em motivo de preocupao significativa por parte dos formuladores das polticas educacionais. Eles vm, ao contrrio e sistematicamente, relegando essas intersees, quase que invisibilidade. Como conseqncia, os programas das Faculdades de Formao de Professores, na sua maior parte, sistematicamente desconsideram a importncia da dimenso das intersees entre multiculturalismo, processos educacionais e formao de professores. Essas pesquisas vm ressaltando, ainda o importante papel que o professor, devidamente instrumentalizado, estar apto a desempenhar no mbito de sociedades to

diversificadas, seja por gnero, classe, cultura, raa2 ou etnia3, como o caso de nossa sociedade. Ele estar capacitado, por exemplo, a perceber e combater as ideologias racistas e os esteretipos veiculados pelos diversos materiais didticos colocados sua disposio. Ele poder desmistificar os valores particulares que os currculos escolares muitas das vezes tentam tornar gerais ou hegemnicos. Ele poder combater com eficcia, a forma estereotipada e preconceituosa com que a histria dos afro-brasileiros enfocada nos livros didticos nos quais, na maioria das vezes, os afro-brasileiros so enfocados apenas, e quase sempre, como e enquanto escravizados. Os afro-brasileiros no Brasil de hoje so ignorados, permanecendo invisveis nesses livros. A estrutura dos currculos dos cursos de Formao de Professores, se privilegiam as diversidades de classes e de gnero, silenciam a respeito da histria da frica e das diversidades tnica e cultural brasileiras. Esse enfoque terico-metodolgico objetiva, sem dvidas, homogeneizar a populao nacional tornando invisvel o segmento populacional afro-brasileiro e suas prticas culturais. Muito embora haja um consenso entre os pesquisadores da rea de relaes raciais e educao no sentido de se intervir na rea de formao de professores, h dvidas quanto forma mais apropriada ou eficiente de faz-lo, havendo vrias propostas nesse sentido. H, por exemplo, uma corrente terica propondo que os professores se submetam a cursos peridicos de reciclagem que incluiriam anlises das relaes raciais na escola; uma outra proposta diz respeito a que se inclua a histria da frica nos currculos oficiais; outras ainda propem uma total reformulao curricular com contedos multiculturais, sem especificar o que entendem por esse termo; outras
A categoria raa deve ser percebida, nesse trabalho, como mecanismo de estratificao social que opera fundamentado na percepo da diversidade fenotpica, como por exemplo, cor da pele, textura de cabelo e se constitui como um mecanismo importante e poderosssimo determinante de estratificao social. estrutura social. Portanto, as desigualdades sociais so histrica e socialmente produzidas, constituindo-se como o resultado de relaes de poder assimtricas, social e politicamente construdas. Nessa perspectiva, a categoria raa aqui se distancia de qualquer filiao determinismos biolgicos, ao mesmo tempo em que rompe com reducionismos simplistas de classe, os quais concebem a raa como um mero hepifenmeno.
2 3

Etnia, por sua vez, empregada aqui em seu sentido mais amplo, permitindo identificar aqueles diferentes grupos sociais que se particularizam por possurem tradies, cultura, lngua e signos comuns, que a tornam manifesta. A presena dessas caractersticas possibilita, aos membros de um grupo tnico, a construo de subjetividades diferenciadas, permitindo-lhes identificarem-se a si prprios e, em um movimento inverso, a serem tambm identificados pelos membros de outros grupos sociais como singulares nesses aspectos. Nessa perspectiva, a existncia, ou no, de uma comunidade de sangue, no fator determinante.

postulam a introduo de uma pedagogia intertnica, para se ficar apenas nestas. O documento intitulado PCN (Parmetros Curriculares Nacionais), que h tempos de domnio do pblico acadmico, pelo tratamento que dado ao tema da diversidade traduz o reconhecimento de que a clientela escolar multicultural . A nova LDB (Lei de e Diretrizes e Bases da Educao), Lei no 9.394, por sua vez reza, no artigo 26, pargrafo 40 o seguinte:
4o O Ensino da Histria do Brasil levar em conta as contribuies das diferentes culturas e etnias para a formao do povo brasileiro, especialmente das matrizes indgena, africana e europia.

Entretanto, se os programas das Faculdades de Formao de Professores, na sua maior parte, vm ignorando a dimenso das intersees entre raa ou cor e educao e entre educao e constituio de identidade dos diferentes grupos raciais nacionais, no vejo como podero ser implementadas mudanas nesse cenrio. Dito de outra forma, no vislumbro, at agora, a elaborao de projetos oficiais voltados para os sujeitos histricos brasileiros, diversificados por gnero, cultura e raa ou cor e com os quais os futuros professores iro atuar. Sabe-se que, a clientela da escola pblica diversificada. Sabe-se, tambm, que o maior segmento dessa clientela composto por alunos de origem afro-brasileira. Cabe, pois, aos cursos e faculdades de formao de professores instrumentalizar o professor para a prtica docente no seio de uma sociedade plural pois, a ele caber, nas salas de aula explicitar - sem hierarquizar - as diferenas raciais, culturais, econmicas e de gnero de seus alunos, transformando as salas de aula e, por conseguinte, a instituio escola, em um espao democrtico. Se verdade que o conhecimento provisrio, ou seja, que ele est sempre em construo e que a forma pela qual o sujeito olha o objeto modifica o objeto, ento o conhecimento, enquanto maneira pela qual se apreende o real h que estar aberto a novas contribuies e a reformulaes que possibilitem o questionamento e a descolonizao do imaginrio dos educadores, ajudando-os a abandonar novos e velhos preconceitos e prticas, ao mesmo tempo em que sugere sadas para a crise pedaggica atual, possibilitando o avano do ato de conhecer, de interpretar o real e de nele interferir. Que capacite aos professores produzir em sua praxis social transformadora, um saber com sabor, que no seja incompatvel com a dignidade humana em geral e com a dignidade dos afro-brasileiros, em particular.

A educao na perspectiva dos afro-brasileiros vem se configurando, ao longo do fim do sculo passado e incio desse, como um novo olhar analtico lanado sobre as mltiplas relaes que permeiam os processos de discriminao racial enquanto forma de excluso, a construo da cidadania, a formao de subjetividades, e o papel que a educao desempenha nesses processos. Esse novo olhar tm possibilitado estruturar-se uma nova prtica educacional, principalmente por parte de alguns professores afrobrasileiros. A partir do final dos anos noventa essa prtica vem se constituindo, ainda de forma incipiente, mas que consegue tencionar e influenciar as prticas educacionais ditadas pela tradio em uma sociedade que por mais de trezentos e cinqenta anos foi escravista e que aprendeu a perceber os afro-brasileiros sob uma tica deformada e deformadora . Um dos principais desafios que alguns pesquisadores, afro-brasileiros ou no, vm se colocando, o de saber como educar para uma sociedade diversificada por gnero, classe social, cultura, raa ou etnia, respeitando as diferenas. Isso implica em uma mudana de atitudes e de valores. Apenas reconhecer-se o carter diversificado da nossa sociedade muito pouco, como tambm no basta que os professores e as instituies escolares reconheam a diversificao da sua clientela, seja por gnero, por classe, por raa e que possuem culturas diferentes. Isso j sobejamente conhecido. A simples presena fsica de seus alunos evidencia isso. Se esse reconhecimento no se fizer acompanhar por polticas de respeito aos diferentes e por uma mudana de atitudes frente a eles, dificilmente essa escola ser capaz de criar mecanismos potentes para transformar as relaes de dominao e de excluso, tanto no seu interior, quanto na sociedade ampliada. Sabemos que as polticas pblicas educacionais definem sua clientela tomando por base os critrios de equidade ou, colocado de outra forma, a sua clientela definida tomando-se como parmetros os direitos dos cidados. Gonalves & Silva (1998) nos lembram que isto se tornar problemtico em sociedades que se representam como monoculturais mas que so altamente diversificadas internamente em termos culturais. No caso brasileiro nossas polticas pblicas educacionais vm definindo seus sujeitos quase sempre em termos genricos como por exemplo classes sociais, comunidade, jovens trabalhadores, povo, etc., sem fazerem referncias raa, cor ou gnero dos sujeitos de sua ao, ou seja, sem dar-lhes concretude social e histrica. A educao, em uma perspectiva diversificada, que atenda os interesses de sujeitos sociais concretos, no se constitui como principal objeto fortemente demandado

por todos os grupos sociais, mas apenas por aqueles grupos que esto alijados das instncias de deciso por questes econmicas e, sobretudo por questes culturais, o que explica o bem o fato de os afro-brasileiros e os afro-americanos estarem situados entre os principais formuladores de polticas culturalmente diversificadas, tambm na rea da educao. No caso norte-americano, o surgimento de uma educao em perspectiva culturalmente diversificada resultado da iniciativa de pesquisadores e professores doutores afro-americanos, influenciados, de incio, pelos precursores dos Estudos Negros e pelo xito que os Black Studies alcanaram nas escolas norte-americanas como o demonstram Gonalves & Silva (1998). Nos Estados Unidos, pesquisadores da rea de Estudos Sociais como Gwedolin C. Baker, James A. Banks, Geneva Gay e Carl A. Grant, associando cultura identidade, Formao de Professores e diversidade cultural prescrevem reformulaes metodolgicas e curriculares no sentido de se criar uma igualdade de oportunidade, de rendimento e de progresso escolar para os alunos, quaisquer que sejam sua classe social e seu grupo racial. Dentre outros objetivos, essa educao em perspectiva multicultural se prope, segundo Banks (1995), a instrumentalizar os alunos, possibilitando-lhes construir conhecimentos, atitudes e habilidades necessrias para um agir efetivo em uma sociedade plural, bem como no interagir, negociar e comunicar-se com pessoas de diferentes grupos, a fim de criar uma comunidade cvica e moral que trabalhe para o bem comum. A reformulao curricular, na direo de uma educao multicultural, dever passar por quatro momentos diferentes na perspectiva de Banks: as contribuies, heris e heronas, as festividades, a alimentao e dados culturais fundamentais dos diversos grupos tnicos podem ser enfatizados em um primeiro momento. A seguir, contedos e assuntos que dizem respeito a um grupo tnico especfico so acrescidos ao currculo. Em um terceiro momento, modifica-se a prpria estrutura curricular possibilitando aos alunos a anlise de fatos, de temas e a apreenso de conceitos na perspectiva de grupos sociais diversificados. Por ltimo, elabora-se o currculo obedecendo-se ao objetivo principal qual seja possibilitar a reflexo e a tomada de decises e de solues de problemas sociais por parte do alunado. No combate ao preconceito racial, so desenvolvidas anlises das caractersticas raciais do alunado, de suas atitudes e das atitudes dos membros de outros grupos tnicos frente aos primeiros, aps o que so elaboradas frmulas ou estratgias que possibilitem o desenvolvimento de atitudes e valores em uma perspectiva democrtica junto aos discentes.

Entre a teoria multicultural e a sua prtica voltada para a educao situa-se a formao de professores. Antes de ser introduzida nos programas oficiais de formao de professores, a formao de docentes em uma perspectiva multicultural era feita atravs de Workshops nos quais os professores j em exerccio travavam contatos com princpios e orientaes de caracterstica multicultural. Gollnick (1995) afirma que, em um momento posterior os prprios estabelecimentos de ensino entenderam que uma formao de professores s poderia ser considerada satisfatria se inclusse contedos multiculturais na sua agenda. Nesse sentido, Grant & Tate (1995) assinalam o fato de que h cursos de formao de docentes que privilegiam o combate aos esteretipos racistas, classistas ou de gnero, buscando elimin-los. Outras propostas de formao docente entretanto, dizem respeito preparao do professor para o trabalho no contexto de um grupo especfico. Nesse caso, o eixo da formao ir privilegiar a valorizao da histria desse grupo, suas lutas e contribuies. Esses autores afirmam ainda que uma parcela significativa de cursos de formao de docentes entendem ser a educao multicultural um mecanismo com potencial de promover a igualdade na estrutura social e o pluralismo cultural. Para tanto, eles analisam as formas pelas quais as diferenas e as desigualdades se manifestam nas relaes sociais; analisam estratgias de aprendizagem particulares dos diversos grupos sociais e aprendem a utiliz-las com o objetivo fundamental de otimizar a educao do alunado. Por ltimo, mas nem por isso menos importante, h aqueles que percebem a educao em perspectiva multicultural como um possvel mecanismo de reconstruo social. Aqui enfatiza-se uma leitura social crtica pelos alunos, objetivando o desenvolvimento de estratgias de ao social por parte desses alunos. Acredito ser fundamental que se perceba como a elaborao de anlises e estudos da prtica docente tem funcionado como mecanismo potencializador da formao docente. Teoria e prtica caminhando juntos. H que aqui a recomendao de Ladson-Billings (1994) de que o estmulo atuao docente em uma perspectiva multicultural requer que sejam escolhidos aqueles interessados em trabalhar nesse sentido; que lhes sejam proporcionadas diferentes experincias educativas que lhes possibilitem apreender o papel central das culturas e a criticar as estruturas sociais injustas; que haja uma longa imerso do docente na cultura dos diferentes grupos junto aos quais desenvolvem suas atividades; que as diferentes experincias de ensino e de aprendizagem culturalmente

relevantes sejam observadas, recomendando ainda, a prtica de supervisionados com durao prolongada e em ambientes especficos.

estgios

Diferentemente de um mero exerccio de retrica, as relaes que as diversidades de gnero, cultura, raa ou etnia e de classe estabelecem com a educao e com a formao docente na sua verso norte-americana, compreende anlises tericas e uma prtica que buscam modificar as relaes de poder naquela sociedade. uma ao coletiva empreendida por sujeitos histricos no sentido de reconfigurar toda uma sociedade e de institu-la em bases mais justas. Nesse sentido, o papel exercido pela educao multicultural escolarizada reveste-se de importncia fundamental e ela vem se alimentando, em grande parte, das anlises acadmicas desenvolvidas por professores-pesquisadores afro-americanos que lecionam nas diferentes universidades daquele pas, preocupados em transformar a lgica e a forma pela qual aquela sociedade se representa a si mesma e aos grupos que a constituem, como bem o demonstram Gonalves & Silva (1998). No Brasil, no perodo compreendido entre o ps-abolio e at o fim dos anos oitenta, a produo acadmica envolvendo as reas das relaes raciais, educao, formao de professores e de um multiculturalismo que j se insinuava, constituiu-se como qualitativamente significativa, embora seja, em termos quantitativos, pouco expressiva4. fato notrio que h uma lacuna enorme nos dados censitrios relacionados estruturao racial da sociedade brasileira, lacuna que se estende do perodo imediatamente ps-abolio at o incio dos anos noventa5. Nos anos de 1910 e 1930 no foi realizado levantamento censitrio nacional; os censos de 1900, 1920 e 1970 no esto estratificados por raa; as informaes relativas aos dados colhidos pelo censo de 1960 nunca foram publicados em sua totalidade e os censos realizados nos anos de 1940,1950 e 1980 so notveis pela escassez de dados demogrficos relacionados varivel raa ou cor. As Pesquisas Nacionais por Amostragem de Domiclios (PNADs) dos anos de 1976, 1984 e 1987 constituram-se, no perodo histrico recente, como importante fonte
4

Fora da academia, porm, vamos encontrar nessa poca, intelectuais e militantes do Movimento Negro nacional produzindo uma farta e interessante literatura em pelo menos 14 jornais da Imprensa Alternativa negra, no eixo Rio de Janeiro-So Paulo. Por presses exercidas por organizaes do Movimento Negro nacional e por pesquisadores ligados ou no academia, dados relacionados varivel raa ou cor foram introduzidos no censo realizado pelo IBGE em 1991.
5

de dados oficiais, mas mesmo elas revelam-se limitadas enquanto fonte de consulta por no abranger as reas rurais dos estados da Regio Nordeste. Importantssimas pesquisas foram realizadas nessas reas nesse perodo, merc do esforo de alguns poucos e abnegados pesquisadores. Entretanto elas foram, na maioria das vezes, ou relegadas ao ostracismo, ou reduzidas invisibilidade quando comparadas outras reas de produo do conhecimento nessa mesma poca (Hasenbalg & Silva, 1992; Pinto, 1993 e Silva, 1996). Para Gonalves (1997), na segunda metade da dcada de 80, quatro grandes campos de pesquisa nessas reas estavam bem definidos: o dos Diagnsticos, o dos Materiais Didticos, o da Formao de Identidades e o dos Esteretipos. O campo dos Diagnsticos era constitudo por pesquisadores que elaboravam diagnsticos da situao educacional dos negros no Brasil. Os resultados dessas pesquisas tornavam evidente que o acesso de crianas brancas e afro-brasileiras ao sistema oficial de ensino era diferenciado, com os afro-brasileiros freqentando escolas pblicas de periferia, que no contavam com professores habilitados, com materiais didticos deficientes e nem com instalaes adequadas. Utilizando-se de anlises quantitativas, os pesquisadores desse campo tornavam evidente que as trajetrias escolares dos afro-brasileiros eram as mais acidentadas e distinguiam os mecanismos que concorriam para tanto. As pesquisas realizadas por Carlos Hasenbalg no CEAA Centro de Estudos Afro-Asiticos - no Rio de Janeiro e por pesquisadores da Fundao Carlos Chagas, em So Paulo, so paradigmticas nesse campo. O segundo campo, o dos Materiais Didticos era configurado por pesquisas fundamentadas em Althusser e na teoria da reproduo de Bourdieu. Desnudando as ideologias que subjazem aos textos didticos, essas pesquisas apontavam na direo dos livros didticos e demais materiais pedaggicos como mecanismos de reproduo do sistema ao veicularem preconceitos de raa e de classe, colocando os afro-brasileiros, os indgenas, as mulheres e os operrios em situao de inferioridade, naturalizando as desigualdades. As Belas Mentiras de Maria de Lourdes Nosella pode ser apontado como caracterstico desse campo. Por congregar pesquisadores de vrias reas do conhecimento, o campo da Formao de Identidades foi o mais tencionado, no entender de Gonalves (1997). Esses pesquisadores se impunham a tarefa de investigar e analisar questes como: de que forma so construdas as identidades dos afro-brasileiros, tanto no espao escolar como fora dele? Pensando os processos educativos, no s como aqueles que ocorrem

10

na escola mas, tambm fora desse espao, esses pesquisadores buscavam compreender como possvel influenciar-se no desenvolvimento da auto-estima das crianas afrobrasileiras nos vrios espaos educativos. O quarto campo, o dos Esteretipos, reunia pesquisadores preocupados com a imagem dos afro-brasileiros veiculados pelos veculos de comunicao de massa, como a televiso e a mdia em geral. Entendiam eles que, tanto a televiso como os jornais e revistas competiam com a escola na formao e veiculao dos esteretipos negativos em relao populao afro-brasileira. A partir da primeira metade dos anos noventa, o panorama dessa produo comear a se transformar, tanto quantitativa como qualitativamente. Essa transformao ser propiciada, por um lado, pelo aparecimento de novas pesquisas situadas na confluncia das reas entre multiculturalismo, educao brasileira e formao de professores, pesquisas essas que, em grande parte, se constituem como o resultado de discusses e anlises elaboradas na segunda metade da dcada passada no interior, tanto da academia, quanto de importantes movimentos sociais como o Movimento Negro nacional, o novo Movimento Sindical, o Movimento Feminista e o Movimento de Mulheres Negras, para citar apenas alguns. A importncia que essas pesquisas vm alcanando pode ser comprovada pelo interesse que vem despertando na academia e tambm em diferentes fruns privilegiados de discusso como por exemplo, nos encontros da ANPEd (Associao Nacional de ps-graduao e Pesquisa em Educao), e da ANPOCS (Associao Nacional de ps-graduao e Pesquisa em Cincias Sociais). A recente promulgao da Lei 10.639, de 09/01/2003 ao determinar, no seu Artigo 26-A, que Nos estabelecimentos de ensino fundamental e mdio, oficiais e particulares, torna-se obrigatrio o ensino sobre Histria e Cultura Afro-Brasileira e que o contedo contedo programtico (...) incluir o estudo da Histria da frica e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formao da sociedade nacional, resgatando a contribuio do povo negro nas reas social, econmica e poltica pertinentes Histria do Brasil, somadas publicisao e intensidade das discusses sobre a implementao de uma poltica de cotas como mecanismo de acesso ao ensino superior, voltada para os afro-descendentes vm tensionando as pesquisas localizadas na confluncias das reas do multiculturalismo, com a educao brasileira e com a formao de professores. A fundao, no mbito da ANPEd, de um Grupo de Trabalho voltado especificamente para a discusso das

11

pesquisas relativas educao dos afro-brasileiros - GT 21 - denominado AfroBrasileiros e Educao, vem se configurando como um importante espao de interlocuo entre os diferentes pesquisadores dessa rea. Entretanto, em que pese a contribuio que importantes pesquisas elaboradas em perspectiva multicultural e relacionadas educao dos afro-brasileiros vm oferecendo formao de professores, nas suas diferentes instncias e modalidades, parece existir um divrcio, ou um hiato enorme, entre essas pesquisas e a realidade de uma parcela significativa dos cursos de formao de professores, notadamente nas diferentes licenciaturas. A lacuna deixada pelos Cursos de Formao de Professores, no que diz respeito prtica docente no seio de uma sociedade multicultural, obstaculizar o professor no processo de identificao de prticas discriminatrias em sala de aula dificultando ainda a criao de estratgias e mecanismos de combate s mesmas por esses profissionais, a quem cabe nas salas de aula, segundo Silva (1997), explicitar - sem hierarquizar - as diferenas raciais, culturais, econmicas e de gnero de seus alunos, transformando as salas de aula e, por conseguinte, a Instituio escola, em um espao democrtico, espelho da riqueza humana. A dinmica atualmente estabelecida entre racismo, relaes raciais e educao dos afro-brasileiros bastante diferente daquela existente no sculo passado. A publicisao da discusso sobre a legitimidade, ou no, da implementao das polticas de Cotas como mecanismo de acesso de afro-brasileiros ao ensino superior nas universidades oficiais trouxe consigo, o reconhecimento oficial e tardio, da existncia de discriminao racial e da violao dos direitos dos afro-brasileiros, constitucionalmente declarados. Dificilmente algum, hoje, desconheceria o fato de que somos uma sociedade multicultural e que a sociedade brasileira seja racista, ainda que nenhum de ns o seja. Racista , sempre, o outro. No obstante, a formao de professores continua a acontecer como se fssemos uma sociedade monocultural. Ainda que as desigualdades de classe sejam abordadas, a abordagem multicultural da sociedade e seu correspondente na educao permanecem, quase sempre, fora dos currculos que orientam tal formao. Creio no ser difcil constatar-se que a sobrevida do mito da democracia racial se faz presente hoje e atua com relativa intensidade na maior parte dos currculos dos Cursos de Formao de Professores. Ainda que no se possa negar o carter

12

multicultural da sociedade brasileira, os currculos dos cursos de formao de futuros docentes, com honrosas excees vem, sistematicamente, ignorando as contribuies que as pesquisas elaboradas em perspectiva multicultural oferecem ao processo de formao de professores. Ao operarem a homogeneizao racial e cultural da sociedade brasileira essa formao promove a invisibilidade dos diversos segmentos que a compem. O professor, assim formado, no estar instrumentalizado para a prtica docente no seio de uma sociedade plural. Sabe-se que, a clientela da escola pblica no cultural e nem racialmente homognea e que o alunado de origem Afro-Brasileira parcela expressiva dessa escola. Em presena de uma clientela assim caracterizada, esse professor certamente ter grande dificuldade de identificar e desmistificar as vises estereotipadas e preconceituosas, bem como as ideologias racistas veiculadas pelos currculos escolares oficiais e pelos demais materiais pedaggicos colocados sua disposio, como muito bem nos lembra Silva (1995), h mais de uma dcada.

13

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS BANKS, J. A. Multicultural Education: Historical Development, Dimensions and Pratice. In: Banks, J. & Banks, C. A. McGee (org). Handboock of Research on Multicultural Education. MacMilian, New York, 1995. BARCELOS, L. C. Educao e Desigualdades Raciais no Brasil. Caderno de Pesquisa. So Paulo, Fundao Carlos Chagas, 1993. BRASIL. Lei no. 9.394, de 20.12.1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educao Nacional. In: Dirio Oficial da Unio, Ano CXXXIV, no 248, 3. 12. 1996, pp. 27.833-27.841 __________MINISTRIO DA EDUCAO E DO DESPORTO. Documentos Preliminares Sobre a Poltica Curricular Para o Ensino Mdio. SEMTEC, 1996 __________Secretaria de Educao Fundamental. Parmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos: apresentao dos temas Transversais/Secretaria de Educao Fundamental. - Braslia: MEC/SEF, 1998. 436 p. FELICIANO, J. B. O negro na Formao do Brasil. A VOZ DA RAA, 1933, p..4 no 14,

GOLLNICK, D. M. National and State Iniciatives for Multicultural Education In: Banks, J. & Banks, C. A. McGee (org). Handboock of Research on Multicultural Education. MacMilian, New York, 1995. GOMES, N. L. A Contribuio do Negro Para o Pensamento Educacional Brasileiro. In: Silva, P.: Barbosa, L. O . O pensamento Negro da Educao no Brasil: Expresses do Movimento Negro. So Carlos, UFSCAr, 1997 _______________ Diversidade Cultural e Formao de Professores. In: Educao em Revista. Belo Horizonte, 2000 GONALVES, L. .A O. Diversidade e Multiculturalismo. Palestra. UFF/1997. mimeo ____________________ & SILVA, P.. B. G. O JOGO DAS DIFERENAS: Multiculturalismo e Seus Contextos. Ed. Autntica, Belo Horizonte, 1998. GRANT, C. A. & TATE, W. F. Multicultural Education Through The Lens of the Multicultural Education Reserarch and Schools. In: Banks, J. & Banks, C. A. McGee (org). Handboock of Research on Multicultural Education. MacMilian, New York, 1995. HASENBALG, C. A. & Silva, N. do V. Relaes Raciais no Brasil Contemporneo. Rio de Janeiro, RIO FUNDO EDITORA, 1992.

14

LADSON-BILLINGS. Successful Teachers of African American Children. JosseyBass, San Francisco, 1994 OLIVEIRA, I. Desigualdades Raciais: Construes da Infncia e da Juventude.

Niteri. Intertexto, 1999 _______________ (et all). Cor e Magistrio. CD-RON da 23 a Reunio Anual da

ANPEd. Caxambu, ANPEd, 2000. PINTO, R. P. MOVIMENTO NEGRO EM SO PAULO; LUTA E IDENTIDADE. Tese (doutorado). Universidade de So Paulo. 1993. mimeo. _______________Multiculturalidades e Educao de Negros. Cadernos Cedes, Campinas, no 32, PP. 35-48. 1993, QUEIROZ, D. M. Desigualdades Raciais no Ensino Superior no Brasil. Um Estudo Comparativo. In: Queiroz Delcele Mascarenhas. O Negro na Universidade. Salvador: Programa A Cor da Bahia, Novos Toques, 2002. _________________ O Vestibular e as Desigualdades Raciais. In: Oliveira, I. da, Silva, Petronilha B. G. e (orgs). Identidade Negra: Pesquisas Sobre o Negro e a Educao no Brasil. Rio de Janeiro, ANPEd, 2003. SILVA, A. C. da. As Transformaes da Representao Social do Negro no Livro Didtico e Seus Determinantes. In: CD-RON da 21a Reunio Anual da ANPEd. Caxambu, ANPEd, 1999. _______________ Desconstruindo a Discriminao do Negro no Livro Didtico. Salvador: EDUFBA, 2001 SILVA, .O M. da. O que foi a Raa Negra. A VOZ DA RAA, no 32, 02 1934, p.

SILVA, Petronilha B. G. Movimento Negro, Educao e Produo do Conhecimento de Interesse dos Afro-Brasileiros. Comunicao Apresentada ANPEd. 1995. mimeo ___________________SILVA, P. B. G. e Barbosa, M. L. de A. EDUFSCAr, 1997 ___________________ Aprender a Conduzir a Prpria Vida: Dimenses do Educarse Entre Afro-descendentes e Africanos. In: Silvrio, V. R.; Silva, P. B. G.; Barbosa, O Pensamento

Negro em Educao no Brasil. Expresses do Movimento Negro. So Carlos,

15

L. M. de A. (orgs). De preto a afro-descendente: trajetos de pesquisa sobre relaes tnico-raciais no Brasil. So Carlos, EDUFSCAr, 2003. SISS. A. Democracia Racial, Culturalismo e Conflito no Imaginrio dos NoBrancos. Dissertao (mestrado). Instituto Universitrio de Pesquisas do Rio de Janeiro - IUPERJ. 1994. mimeo. __________ Afro-Brasileiros, Cotas e Ao Afirmativa: Razes Histricas. Rio de Janeiro/Quartet; Niteri/PENESB, 2003. SOUZA, M. E. V. Ideologia Racial, Movimento Negro no Rio de Janeiro e Educao Escolar. Dissertao (mestrado). Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 1996. _________________ Culturas, Realidades e Preconceito Racial no Cotidiano Escolar. Tese (doutorado). Universidade de Estadual de Campinas. 2003 VALENTE, A. L. Proposta Metodolgica de Combate ao Racismo. Cadernos de Pesquisa, So Paulo, Fundao Carlos Chagas, 1995.

You might also like