You are on page 1of 9

Centro Federal de Educao Tecnolgica de Minas Gerais

5
Evoluo histrica da EAD
Silvane Guimares Silva Gomes e-Tec Brasil Tpicos em Educao a Distncia

Pgina

74

Centro Federal de Educao Tecnolgica de Minas Gerais

Meta
Apresentar a evoluo da EAD, relacionando-a com as principais tecnologias utilizadas.

Fonte: www.sxc.hu

Objetivo
Ao final desta aula, voc dever ser capaz de: 1. identificar as geraes de evoluo da EAD baseadas nas tecnologias utilizadas.

Pgina

75

Centro Federal de Educao Tecnolgica de Minas Gerais

Iniciando a aula...
Como vimos na aula passada, nos ltimos anos houve um aumento de ofertas de cursos na modalidade a distncia e tambm dos estudos sobre EAD. Agora voc vai ver em detalhes como a EAD comeou. Nesta aula, faremos uma retrospectiva da histria da EAD, relacionando sua evoluo ao desenvolvimento de tecnologias. Vamos perceber que a EAD no to recente como muita gente imagina, uma vez que h relatos dessa modalidade de ensino em sua forma embrionria e emprica desde o sculo XIX. Entretanto, somente nas ltimas dcadas passou a fazer parte das atenes pedaggicas. A EAD surgiu da necessidade do preparo profissional e cultural de milhes de pessoas que, por vrios motivos, no podiam freqentar um estabelecimento de ensino presencial e vem evoluindo, ao longo do tempo, com as tecnologias disponveis, as quais influenciam o ambiente educativo e a sociedade.

Evoluo histrica da EAD


Se voltarmos no tempo, poderemos encontrar indcios de educao aplicada a distncia, nas EPSTOLAS DE SO PAULO, ou quando da inveno da Imprensa no scu- EPSTOLAS DE lo XV, em que os livros impressos eram lidos e transmitidos aos alunos. No SO PAULO entanto, a difuso da EAD s ocorreu, de fato, nos sculos XIX e XX, em v- Conjunto de cartas do Paulo reunidas no rios pases europeus, como Sucia, Frana, Espanha, Inglaterra e tambm apstolo Novo Testamento. nos Estados Unidos. No Brasil, porm, so pouco precisos os registros sobre a existncia de ensino a distncia, mas h relatos de experincias de um curso profissionalizante de datilografa por correspondncia no Rio de Janeiro, na segunda metade do sculo XIX. Sendo assim, apresentaremos de forma sucinta, como se deu a evoluo da EAD no mundo como um todo, inclusive no Brasil.

Uma retrospectiva histrica...


A Educao a Distncia (EAD), tambm chamada de Teleducao, em sua forma embrionria e EMPRICA conhecida desde o sculo XIX, mas somente nas ltimas dcadas assumiu status que a coloca no cume das atenes pedaggicas de um nmero cada EMPRICA vez maior de pases. Que dado pela J na Grcia antiga e, depois, em Roma, (Cartas de Plato e Epstolas de So Paulo) existia uma rede de comunicao que permitia o desenvolvimento signifcativo da correspondncia. (PICONEZ, 2003, p. 2)

experincia, sem comprovao cientfca.

Pgina

76

Centro Federal de Educao Tecnolgica de Minas Gerais

Fonte: www.sxc.hu

Fonte: www.sxc.hu

Figura 5.1: O Parthenon o mais conhecido dos edifcios remanescentes da Grcia Antiga.

Figura 5.2: O Coliseu, smbolo do Imprio Romano.

Um primeiro marco da educao a distncia foi o anncio publicado na Gazeta de Boston, no dia 20 de maro de 1728, pelo professor de taquigrafa Cauleb Phillips: Toda pessoa da regio, desejosa de aprender esta arte, pode receber em sua casa vrias lies semanalmente e ser perfeitamente instruda, como as pessoas que vivem em Boston. Em 1833, um anncio publicado na Sucia j se referia ao ensino por correspondncia e na Inglaterra, em 1840, Isaac Pitman sintetiza os princpios da taquigrafa em cartes postais que trocava com seus alunos. (PICONEZ, 2003, p. 2 e 3)
Fonte: www.sxc.hu

Figura 5.3: O correio foi uma importante ferramenta para o surgimento da EAD.

Em 1856, em Berlim, Charles Toussaint e Gustav Langenscheidt fundam a primeira escola por correspondncia destinada ao ensino de lnguas. Posteriormente, em 1873, em Boston, Anna Eliot Ticknor cria a Society to Encourage Study at Home. Em 1891, Thomas J. Foster, em Scarnton (Pennsylvania) inicia o International Correspondence Institute com um curso sobre medidas de segurana no trabalho de minerao. No segundo tero do Sculo XX, as instituies passam a utilizar os recursos do rdio e da televiso para a difuso de programas educacionais, agregando como suporte e apoio materiais impressos encaminhados via Correios. O rdio alcanou muito sucesso em experincias nacionais e internacionais, tendo sido bastante explorado na Amrica LatiHIPERTEXTO na nos programas de educao a distncia do Brasil, Colmbia, Mxico, Ve- Sistema de organizao da informao, no qual certas nezuela, entre outros. (...) A partir das dcadas de 60 e 70, a educao a distncia, embora mantendo os materiais escritos como base, passa a incorporar articulada e integradamente o udio e o videocassete, as transmisses de rdio e televiso, o videotexto, o computador e mais recentemente, a tecnologia de multimeios, que combina textos, sons, imagens, assim como, mecanismos de gerao de caminhos alternativos de aprendizagem (HIPERTEXTOS, diferentes

Pgina

palavras de um documento esto ligadas a outros documentos, exibindo o texto quando a palavra selecionada. Permite ao utilizador procurar e encontrar itens relacionados e circular entre eles facilmente. Exemplos: pginas na internet.

77

Centro Federal de Educao Tecnolgica de Minas Gerais

linguagens) e instrumentos para fixao de aprendizagem com feedback imediato (programas tutoriais informatizados) etc. (PICONEZ, 2003, p. 3 e 4) Saiba mais...
Cronologia do desenvolvimento de algumas aes em EAD no mundo
1829, Sucia: Instituto Liber Hermodes (150.000 usurios). 1840, Reino Unido: Faculdades Sir Isaac Pitman primeira escola por correspondncia na Europa. 1898, Sucia: Instituto Hermond curso de lnguas por correspondncia. 1922, Unio Sovitica: Ensino por correspondncia (350.000 usurios). 1938, Canad: Fundao do Conselho Internacional para Educao por Correspondncia. 1946, frica do Sul: Unisa Universidade da frica do Sul primeiros cursos superiores em educao a distncia. 1967, Alemanha: Fundao do Instituto Alemo para Estudos a Distncia. 1968, Noruega: Fundao da Associao Norueguesa de Educao a Distncia (reorganizada em 1984). 1969, Reino Unido: fundao da Universidade Aberta (200 mil alunos). 1972, Espanha: Fundao da Universidade Nacional de Educao a Distncia (110 mil alunos). 1974, Canad: Reconstituio da Universidade de Athabasca. 1982, Irlanda: Implantao do Centro Nacional de Educao a Distncia. 1988, Portugal: fundao da Universidade Aberta. 1990: Implantao da Rede Europia de Educao a Distncia, baseada na declarao de Budapeste. 1991, Relatrio da Comisso sobre Educao Aberta e a Distncia na Comunidade Europia.
(Adaptado de CORRA, Juliane. O cenrio atual da educao a distncia. In: SENAC. Curso de especializao a distncia. E-Book. Rio de Janeiro: Editora Senac Nacional, 2005. CD-ROM). Disponvel em: http://www.unifebe.edu.br/02_ead/fund_teorica_EAD_Unifebe_13mar2006.pdf Acessado em: 16/6/2008.

Podemos afirmar, assim, que a EAD vem sendo largamente difundida TECNOLGICA pelo mundo todo, graas EVOLUO TECNOLGICA. Podemos considerar como A evoluo tecnolgica e a EAD O desenvolvimento tecnolgico aplicado ao campo da comunicao e da informao provocou mudanas na evoluo da EAD. Essa evoluo tecnolgica da qual a EAD faz parte pode ser dividida em fases cronolgicas. A primeira ocorreu at a dcada de 1960; foi chamada de gerao textual e utilizava somente textos impressos enviados pelos Correios. A segunda ocorreu entre as dcadas de 1960 e 1980; foi chamada de gerao analgica e utilizou como suporte em textos impressos complementados por RECURSOS TECNOLGICOS AUDIOVISUAIS.

EVOLUO

evoluo tecnolgica todo e qualquer recurso tecnolgico que em determinado momento foi considerado uma inovao. Na EAD, podemos exemplificar com algumas tecnologias vistas, na poca da sua apario, como inovaes: o quadro, negro, a caneta, o caderno, o livro... posteriormente a TV, o rdio, o fax e, mais recentemente o computador, a internet etc.

Pgina

78

RECURSOS TECNOLGICOS AUDIOVISUAIS

Todo e qualquer recurso de imagem e sons utilizados na educao para ajudar no entendimento de um assunto, fixar a aprendizagem, motivar, estimular a participao em atividades etc. Podemos citar, como exemplos, o quadro-de-giz, a voz da pessoa que est ministrando uma aula, gravuras ou ilustraes, maquetes, televiso educativa, retroprojetor, fitas cassete CD-Rom e computador.

Centro Federal de Educao Tecnolgica de Minas Gerais

A terceira, e atual, a gerao digital; utiliza o suporte de recursos tecnolgicos modernos, tais como as tecnologias de informao e comunicao e de fcil acesso s grandes redes de computadores, bem como internet. Saiba mais...
Visite os sites das universidades e veja o que elas esto oferecendo na modalidade EAD: http://www.ufv.br/ https://www2.cead.ufv.br/cead/ http://www.ufsc.br/ http://www.ufpr.br/portal/ http://www.ufrgs.br/ufrgs/ http://www.portal.ufba.br/ http://www.unb.br/

A EAD e o tipo de tecnologia utilizada: independente ou dependente


Como a EAD possui uma longa histria, possvel agrup-la em geraes, de acordo com os recursos tecnolgicos utilizados em cada uma delas. As formas de ensinar e estudar a distncia foram se modificando ao longo dessas geraes, e as tecnologias educacionais usadas podem ser divididas em dois tipos: Independentes, quando no dependem de recursos eltricos ou eletrnicos para sua utilizao e/ ou produo.
Fonte: www.sxc.hu

Figura 5.4: Material impresso, livros e apostilas so exemplos de tecnologias independentes.

Dependentes, quando dependem de um ou de vrios recursos eltricos ou eletrnicos para serem produzidas e/ou utilizadas, como por exemplos: vdeos, filmes, internet, chat, frum, e-mails, texto eletrnico.
Fonte: https://www2.cead.ufv.br/sistemas/pvanet/Chat/chat_exibe_chat. php?cod=10631

Figura 5.5: O computador uma tecnologia dependente da energia eltrica e do tipo de comunicao. Se a comunicao for sncrona, como no exemplo da figura com o chat, depende da internet.

O uso combinado desses dois tipos de tecnologias educacionais em cursos de EAD interessante, porque assegura maior possibilidade de atingir os diferentes tipos de pblico. No caso do Brasil, um pas com dimenses continentais, imprescindvel que sejam utilizados os vrios tipos de tecnologias, para assegurar o acesso de maior nmero possvel de pessoas aos cursos de EAD.

Pgina

79

Centro Federal de Educao Tecnolgica de Minas Gerais

Geraes de EAD
O desenvolvimento da EAD pode ser dividido em cinco geraes, de acordo com as tecnologias utilizadas:
Geraes de EAD Caracterstica Tecnologia e mdia utilizadas Objetivos pedaggicos Mtodos pedaggicos

1 gerao -1880 Imprensa e Correios.

Atingir alunos desfavore- Guias de estudo, autocidos socialmente, espe- avaliao, material encialmente as mulheres. tregue nas residncias. Apresentao de infor- Programas teletransmitimaes aos alunos, a dis- dos e pacotes didticos tncia. (todo o material referente ao curso entregue ao aluno pelos correios ou pessoalmente). Oferecer ensino de quali- Orientao face a face, dade com custo reduzido quando ocorrem enconpara alunos no universi- tros presenciais. trios.

2 gerao -1921 Difuso de rdio e TV.

3 gerao -1970 Universidades Abertas.

4 gerao -1980 Teleconferncias por u- Direcionado a pessoas Interao em tempo real dio, vdeo e computador. que aprendem sozinhas, de aluno com aluno e insgeralmente estudando trutores a distncia. em casa. 5 gerao -2000 Aulas virtuais baseadas Alunos planejam, organi- Mtodos CONSTRUTIno computador e na in- zam e implementam seus VISTAS de aprendizado ternet. estudos por si mesmos. em colaborao.

Geraes de EAD Caracterstica Formas de comunicao Tutoria Interatividade 1 gerao -1880 Correios e correspondn- Instruo por correspon- Aluno/material didtico cia. dncia. escrito. 2 gerao -1921 Rdio, TV e outros recursos didticos, como: caderno didtico, apostilas, fita K-7. Atendimento espordico, Pouca ou nenhuma intedependendo de contatos rao professor/aluno. telefnicos, quando possvel. Guia de estudo impresso, orientao por correspondncia, transmisso por rdio e TV, AUDIOTEIPES gravados, conferncias por telefone, kits para experincias em casa e biblioteca local.

Pgina

80

3 gerao -1970 Integrao udio e vdeo Suporte e orientao ao e correspondncia. aluno. Discusso em grupo de estudo local e uso de laboratrios da universidade nas frias.

Centro Federal de Educao Tecnolgica de Minas Gerais


Continuao

Geraes de EAD 4 gerao -1980 Recepo de lies veicu- ATENDIMENTO SNCRO- Comunicao sncrona e ladas por rdio ou televi- NO e ASSNCRONO, de- assncrona com o tutor, so e audioconferncia. pendendo de contatos professor e colegas. eletrnicos. 5 gerao -2000 Sncrona e assncrona. Atendimento regular por Interao em tempo real um tutor, em determina- ou no, com o professor do local e horrio. do curso e com os colegas de curso.

Fonte: Adaptado de MOORE, M.; KEARSLEY, G. 1996.

CONSTRUTIVISTA

Relativo ou pertencente ao construtivismo, uma das correntes tericas em educao, empenhada em explicar como a inteligncia humana se desenvolve, partindo do princpio de que o desenvolvimento da inteligncia determinado pelas aes mtuas entre o indivduo e o meio.

AUDIOTEIPE
Fita cassete.

ATENDIMENTO ASSNCRONO

ATENDIMENTO

SNCRONO Aquele que permite a comunicao entre duas ou mais pessoas em tempo real. Neste caso, as pessoas precisam estar conectadas de alguma forma. Exemplos: no chat, no telefone, na videoconferncia.

Permite o debate de temas, com a incluso de opinies em qualquer tempo, no sendo necessrio que os alunos estejam conectados simultaneamente, como na comunicao sncrona. Como exemplo, podemos citar correspondncia, e-mail, aulas gravadas etc.

Concluso
importante voc levar em considerao que, em cursos na modalidade a distncia, de nada adianta utilizar uma inovao tecnolgica atual, por si s. preciso selecionar os meios mais apropriados para determinada situao de ensino-aprendizagem, considerando os objetivos pedaggicos e didticos previamente definidos, bem como as caractersticas da clientela e a acessibilidade aos meios. fundamental que alunos, professores, tutores estejam integrados e prximos, para que haja facilitao no processo de ensino-aprendizagem. Para isso, alguns fatores devem ser levados em considerao: o pblico-alvo do curso em EAD; a tecnologia utilizada para levar a informao; o grau de interao entre alunos, professores e tutores; as mediaes pedaggicas. Se voc fez uma reflexo, levando em conta esses fatores, est no caminho certo... necessrio considerar o sujeito envolvido no processo de ensino-aprendizagem, a escolha e o uso didtico que ser dado a cada tecnologia utilizada e se o principal ator do processo, o aluno, ter acesso tecnologia que ser empregada no curso.

Resumindo...
H relatos de que as Epstolas de So Paulo podiam ser consideradas, no passado, uma forma de aplicao da educao a distncia. A difuso da EAD s ocorreu, de fato, nos sculos XIX e XX, em vrios pases europeus, como Sucia, Frana, Espanha, Inglaterra e tambm nos Estados Unidos. No Brasil, so pouco precisos os registros sobre a existncia de ensino a distncia,

Pgina

81

Centro Federal de Educao Tecnolgica de Minas Gerais

mas h relatos de experincias de um curso profissionalizante de datilografa por correspondncia no Rio de Janeiro, na segunda metade do sculo XIX. A evoluo tecnolgica da qual a EAD faz parte pode ser dividida em fases cronolgicas. A primeira, na dcada de 1960, foi chamada de gerao textual e utilizou somente textos impressos enviados pelos correios; a segunda ocorreu entre as dcadas de 1960 e 1980 e foi chamada de gerao analgica, utilizando como suporte textos impressos complementados por recursos tecnolgicos audiovisuais; a terceira e, atual, a gerao digital, que utiliza o suporte de recursos tecnolgicos modernos, tais como as tecnologias de informao e comunicao e de fcil acesso s grandes redes de computadores, bem como internet. As formas de ensinar e estudar a distncia foram se modificando ao longo dessas geraes, e as tecnologias educacionais usadas podem ser divididas em independentes (muito utilizadas na primeira gerao de EAD) e dependentes. Atividades
Agora est na hora de voc realizar as Atividades de Aprendizagem deste mdulo de contedo. Entre no Ambiente Virtual de Aprendizagem (Moodle) e faa a(s) atividade(s) da semana. Observao: Realize esta atividade preferencialmente junto com o tutor para fins de avaliao da participao e de frequncia no ambiente virtual.

Referncias bibliogrficas
CORRA, Juliane. O cenrio atual da educao a distncia. In: SENAC. Curso de especializao a distncia. E-Book. Rio de Janeiro: Editora Senac Nacional, 2005. CD-ROM). Disponvel em: <http://www.unifebe.edu.br/02_ead/fund_teorica_ EAD_Unifebe_13mar2006.pdf> Acesso em: 16 jun. 2008. MOORE, M. G.; KEARSLEY, Greg. Distance education: a systems view. Belmont: Wadsworth Publishing Company, 1996. Traduo, 2005. NUNES, I. B. Noes de educao a distncia. Revista Educao a Distncia, Braslia,. v. 4/5, dez.1993-abr. 1994: p. 7-25. Disponvel em: <http://www.rau-tu.unicamp.br/nou-rau/ead/ document/?view=3>. Acesso em: 23 jun. 2008 PICONEZ, S. C. B. Introduo Educao a Distncia: os novos desafios da virtualidade. Portal do Ncleo de Estudos de Eja e Formao de Professores. 2003. Disponvel em: <http://www.nea. fe.usp.br/sigepe/informacoes/upload/ Introduo%20a%20EaD.pdf>. Acesso em: 23 jun. 2008 PIMENTEL, N. M. Educao a distncia. Florianpolis: SEAD/UFSC, 2006. ROSINI, A.M. As novas tecnologias da Informao e a educao a distncia. So Paulo: Thomson Learning, 2007.

Pgina

82

VALENTE, Jos Armando. Por qu o computador na educao? Disponvel em: <http://www. nied.unicamp.br/publicacoes/separatas/Sep2.pdf>. Acesso em: 23 jun. 2008.

You might also like